Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação UNIRG
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Voar Arte Para Infância e Juventude
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Rosy Mary dos Santos Isaias
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
Resumo:
Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
20/04/2022-30/04/2025
Roxana Isabel Cardozo Gonzales
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
Resumo:
Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2022-28/02/2025
Rozana Aparecida Lopes Messias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
Resumo:
No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos entremeios, no terceiro espaço criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Ruann Janser Soares de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
Resumo:
O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rubem Luis Sommer
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório multiusuário de nanociência e nanotecnologia - labnano
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
Vigência:
18/12/2019-31/12/2023
Rubenita Barros Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana municipal de ciências, tecnologias e meio ambiente: a transversalidade da educação ambiental
Resumo:
A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor. Pode ser considerada uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. É aprender na realidade e da realidade.A educação escolar precisa ser acompanhada de reflexões relacionadas às questões sociais, por isso é importante que as instituições de ensino apresentem conteúdos por meio de textos e de livros que geram a aprendizagem transversal, de maneira que envolva os alunos em diálogos e debates. Os temas transversais devem ser orientados pelas situações que os alunos e educadores vivem em sociedade. Esses conteúdos devem ser inseridos de diferentes maneiras em cada disciplina do ensino, como se atravessassem os campos de conhecimento. Partindo desses pressupostos, vemos que a transversalidade por atravessar, de alguma forma, todas as disciplinas, nos dá um leque de possibilidades a cerca dos temas a serem trabalhados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. Sendo assim, pretendemos trabalharemos a transversalidade da educação ambiental, na IV Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente: a transversalidade da educação ambiental. Assim temos que, educação ambiental é um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo, esta, apenas um dos inúmeros aspectos relacionados à questão ambiental. Portanto, falar sobre Educação Ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, vinculada aos temas ambientais e globais. Sendo assim, um momento oportuno para abordar a temática sobre educação ambiental, e levar ao grande público tais discussões, feitas por professores pesquisadores da área, é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT 2021. Momento impar para que o conhecimento acadêmico possa ser transmitido, discutido e dialogado com a comunidade extramuro das universidades, mesmo que de forma remota. Para tanto, o evento que estamos organizando contará com a participação de professores das áreas da Física, Filosofia, Engenharia Ambiental Biologia, Pedagogia e Biblioteconomia. Onde os mesmos irão dar palestras, participarão de mesas-redondas, de minicursos, de oficinas, onde explanarão sobre o tema da SNCT e da SMCT.
Instituição/UF/País:
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar - MA - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Rubens Caram Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
manufatura aditiva de ligas metálicas de processamento complexo
Resumo:
A manufatura aditiva é reconhecida como um dos principais pilares da indústria 4.0, englobando técnicas em que há sucessiva adição de material, na forma de camadas, para a obtenção de um produto final. Quando se trata de materiais metálicos, a técnica de fusão em leito de pó por feixe de laser (L-PBF) assume papel de destaque, com potencial demonstrado de forma ampla, especialmente na produção de peças com geometrias complexas. Nessa técnica, pós metálicos são fundidos seletivamente por um laser de alta energia, camada por camada, até a obtenção da peça projetada. Embora muitos metais puros e ligas já tenham sido processados com sucesso por meio dessa tecnologia, ainda há limitações e falta de informação acerca de muitas outras composições. Por isso, neste projeto, a manufatura aditiva por L-PBF de materiais metálicos de processamento complexo será avaliada. Em particular, duas classes de metais serão foco do estudo. No primeiro caso, ligas de Ti-Nb, que são materiais promissores para implantes ortopédicos/dentários, serão processadas a partir de seus pós elementares. As diferenças físico-químicas entre o Ti e o Nb, como as distantes temperaturas de fusão, fazem com que a formação in-situ dessas ligas seja complexa e, muitas vezes, observa-se a falta de fusão do Nb, comprometendo de forma deletéria as propriedades finais. No segundo caso, ligas de Cu, utilizadas em trocadores de calor, por exemplo, são de difícil processamento pela sua baixa absortividade do feixe de laser e alta condutibilidade térmica, fatores que dificultam a formação da poça de fusão. Portanto, para se obter um produto final com alta consolidação e microestrutura favorável às propriedades desejadas, é necessário entender com profundidade a processabilidade dessas ligas. Para tal, as janelas de processamento serão determinadas a partir da variação dos parâmetros de processamento e da correlação com a consolidação, microestrutura e propriedades mecânicas obtidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Rubens Lichtenthäler Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de feixes de núcleos exóticos.
Resumo:
Núcleos fora do vale de estabilidade apresentam, em alguns casos, propriedades bastante diferentes das propriedades do núcleos encontrados ao longo do vale de estabilidade. As energias de ligação dos núcleos estáveis são da ordem de 7-8 MeV enquanto que núcleos fora da linha de estabilidade podem ter energias de ligação abaixo de 1 MeV e em alguns casos da ordem de centenas de keV. Isso faz com que núcleos exóticos tais como 6He, 11Li, 11Be, 8B e outros se dissociem facilmente em colisões com alvos estáveis. Núcleos exóticos leves se dissociam em aglomerados de partículas (clusters), normalmente envolvendo uma partícula alfa, ou um núcleo mais estável, e um ou mais nucleons. Essa estrutura de cluster dá origem a mecanismos de reação direta muito mais intensos do que os encontrados na colisão de núcleos estáveis como o breakup e reações de transferência, com secções de choque comparáveis à fusão nuclear. Muitos destes processos podem ter implicações no processo de fusão nuclear, com consequências na astrofísica nuclear e na síntese dos elementos em explosões de supernovas. O sistema RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado no Instituto de Física da USP de São Paulo, é o único equipamento no Brasil e na América Latina, capaz de produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade. Desde sua instalação em 2004, tem sido produzidos feixes de núcleos exóticos leves como o 8Li, 6He, 8B, 7Be e outros. O sistema RIBRAS consiste em dois solenoides supercondutores que selecionam e focalizam o feixe secundário produzido pela colisão do feixe primário do acelerador Pelletron da USP com alvos estáveis. O estudo de reações diretas e fusão nuclear envolvendo projéteis exóticos é um tema de fronteira na física nuclear de baixas energias. Neste projeto propomos a medida de espalhamento e reações nucleares envolvendo projéteis exóticos. Estas medidas deverão fornecer novas informações sobre o mecanismo de reação e fusão nuclear em sistema exóticos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Rubens Maribondo do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saúde e biodiversidade como elementos de consolidação da pós-graduação e desenvolvimento regional
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
09/01/2020-09/01/2025
Rúbia Barcelos Amaral
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geometria e tecnologia nos livros didáticos de matemática do novo ensino médio
Resumo:
O presente projeto nasceu de duas fontes. Uma delas é a pesquisa intitulada A geometria nos livros didáticos e a integração das tecnologias digitais, na qual se iniciou o estudo acerca dos livros didáticos de Matemática, focando iniciativa (até então, recente) de implementação de tecnologia nos livros e uma profunda análise de aspectos geométricos. A segunda é a pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, cujo título é Lendo geometricamente os livros didáticos de Matemática, na qual um novo foco foi dado ao estudo da Geometria e dos livros didáticos. Como usual, uma pesquisa deixa em aberto novos caminhos a serem trilhados, e é nesse cenário que este projeto se apresenta. Estas experiências levaram a reflexões sobre as diferentes abordagens de conceitos geométricos presentes em distintos livros didáticos, assim como no âmbito das atividades que envolvem tecnologia. Não obstante, inquietações surgiram com o Novo Ensino Médio, de modo que questões relativas à dinâmica dessa mudança na escola, incluindo o material didático nesse contexto, tornaram-se também foco de interesse de pesquisa. Dessa forma, o problema de pesquisa se resume em: quais as diferentes abordagens exploradas no desenvolvimento de conceitos de Geometria e no uso de tecnologias em livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio? Entender como os conceitos geométricos são apresentados/construídos nos livros, a natureza das atividades, o tipo de abordagem que se vislumbra integrando as tecnologias e as relações feitas com outras áreas de conhecimento e com o cotidiano, especialmente no que tange o Novo Ensino Médio, são foco do trabalho proposto. Será feita também uma discussão teoricamente fundamentada sobre a formação do professor, de modo que esse tenha condições de entender as diferentes abordagens presentes nos livros didáticos, fazendo uma escolha consciente do livro a ser adotado em suas aulas. Espera-se, ainda, que uma contribuição, ainda que indireta, seja dada ao PNLD
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rúbia Casagrande
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema nanoestruturado para liberação controlada de lipídeo pró-resolução: desenvolvimento tecnológico e avaliação da eficácia na dor, inflamação, infecção e reparo tecidual
Resumo:
A maresina 1 (MaR1) é um mediador lipídico especializado pró-resolução (10.1016/j.phrs.2019.104549). Nosso Grupo de Pesquisa demonstrou mecanismos analgésicos neuro-imunes inéditos da MaR1 (10.1111/bph.14647) e que a MaR1 reduz a inflamação e estresse oxidativo de pele induzidos por radiação UVB (10.1038/s41598-019-39584-6). Verificamos (em dados não publicados) o efeito da MaR1 no reparo de ferida cutânea e em modelo de artrite séptica (redução da inflamação e carga bacteriana). Em tese, a veiculação da MaR1 por sistemas de liberação controlada poderia aumentar sua atividade e duração de efeito por gerar balanço ideal entre agonista e receptor e proteção contra degradação. Os sistemas nanoestruturados de ferritina apresentam uma série de características benéficas (revisto em 10.1016/j.jconrel.2019.09.002), justificando sua escolha. Não existem sistemas para liberação controlada de MaR1. Assim, propomos desenvolver sistema nanoestruturado a base de ferritina para liberação controlada da MaR1 (nanoMaR1) com intuito de aumentar sua eficácia e duração de efeito. Para validar a nanoMaR1 serão utilizados 5 modelos: 1) Inflamação e estresse oxidativo induzidos pela radiação UVB (avalia uma etapa essencial pré-cancerosa); 2) Reparo tecidual de ferida cutânea (aplicação no pós-cirúrgico); 3) Inflamação por Adjuvante completo de Freund (CFA) (dor e inflamação crônica, regulação neuro-imune); 4) Neuropatia por lesão do nervo ciático (dor crônica neuropática); 5) Artrite séptica (infecção articular). Temos dados preliminares caracterizando a nanoMaR1, e observamos que doses de MaR1 antes ineficazes, são ativas na forma de nanoMaR1, inclusive com aumento da duração da analgesia no modelo de CFA. Assim, desenvolveremos um novo nano-biológico baseado em nanocapsulas de ferritina para liberação controlada de MaR1, nanoMaR1, para o tratamento de diversas doenças nas quais seja importante reduzir a dor, inflamação, estresse oxidativo, infecções e lesões cutâneas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Rubson Pinheiro Maia
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inselbergues de quixadá - ceará: origem e evolução geomorfológica.
Resumo:
O campo de inselbergues de quixadá no Ceará, desenvolve-se no âmbito de uma batólito granítico pré-cambriano atualmente exumado. Ao final do período brasiliano, houve muito plutonismo granítico na Província Borborema, no Nordeste Brasileiro. Essas intrusões, ocorreram ao longo de zonas de cizalhamento transcorrentes que facilitaram o acesso do magma ao interior da crosta. Atualmente, esses batólitos estão sendo exumados e em alguns pontos específicos, desenvolve-se inselbergues. O objetivo desse projeto é analisar as condições físico-químicas e estruturais que levam a manutenção da rocha frente a erosão levando assim, a formação dos insebergues de Quixadá - CE. Sabe-se que em geral, a composição da rocha na área do inselbergue e seu entorno, não diferencia. Não diante uma petrografia macroscópica de campo como também nas cartas geológicas de 1:100.000 da CPRM. Desse modo, é preciso realizar uma análise em escala de detalhe, comparando a composição, textura, grau de foliação ígnea, presença de diques, veios e enclaves para constituir uma base de informações morfogenéticas. Para tanto, o projeto reuniu diferentes especialistas nas áreas de Morfologia granítica, Geologia estrutural, Sensoriamento remoto, Geoprocessamento e as seguintes etapas metodológicas: 1. Datação por Isótopos Cosmogênicos (10Be) das taxas de erosão. Análise da composição mineral em percentuais por Fluorescência de Raio X. Análise de resistência física por método de rebote com esclerômetro. Elaboração de Ortomosaicos e modelos digitais de elevação de alta resolução com Drone. Mapeamento morfoestrutural na escala de 1:500 (Lineamentos estruturais e feições de relevo). Espera-se ao final do projeto, estabelecer uma assinatura geomorfológica para as diferentes fáceis graníticas, com foco nas distinções entre as proporções de Quartzo, K-Felsdpato, Biotita/Muscovita e nas caracteristicas físicas do granito. Isso permitirá compreender como se formam os inselbergues e a razão de sua morfologia complexa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Rudimylla Septimio Azeredo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
influência da adição de sn na resistência ao desgaste e à corrosão de ligas sustentáveis do sistema zn-al livres de pb para aplicações tribológicas
Resumo:
Ligas Zn-Al são utilizadas para a fabricação de mancais devido à sua resistência ao desgaste, o que é atribuída aos óxidos de alumínio e de zinco que se formam na superfície de desgaste. Contudo, o óxido de alumínio é um composto mais duro em relação ao óxido de zinco cumprindo o papel de suportar as cargas enquanto o óxido de zinco age como um lubrificante, porém de ação limitada e insuficiente. Alguns estudos abordam o efeito da adição de Pb em ligas de Zn-Al que, devido à discrepância das propriedades mecânicas entre as fases formadas, age como lubrificantes sólidos intrínsecos ao material. Contudo, a proibição, em muitos países, da incorporação do Pb em produtos em função de seus efeitos adversos à saúde humana e ao meio ambiente intensifica a procura por ligas metálicas ecológicas. Como alternativa o Sn, In e Bi têm sido utilizados como lubrificantes sólidos para produção de ligas livres de Pb, sendo o Sn o elemento mais abundante e de menor custo. Cabe aqui ressaltar que trabalhos relacionados à adição de Sn no sistema Zn-Al ainda são escassos, principalmente, quando se refere a um estudo que correlacione as propriedades de resistência ao desgaste e à corrosão com a evolução microestrutural resultante da solidificação em condições fora do equilíbrio, isto é, condições assemelhadas à produção industrial. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo elucidar esses pontos levantados buscando o desenvolvimento de ligas metálicas sustentáveis, livres de chumbo, com propriedades de desgaste e corrosão melhoradas visando a aplicação tribológica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Rudolf Eduard von Sinner
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Teologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
religião, política e teologia no espaço público
Resumo:
A religião é a força mais construtiva e mais destrutiva do nosso tempo (Ph. Jenkins). A religião sempre interagiu, de modo tanto construtivo quanto destrutivo, com o político. A secularização, a modernização, a democracia e o estado constitucional de direito pareciam relegar o religioso para o âmbito meramente privado. Isto não se confirmou: a adesão a uma diversidade cada vez maior a expressões religiosas e a sua incidência na esfera pública está crescendo. Sendo importantes fontes de recursos para a solidariedade e a proteção da dignidade humana, das quais o estado moderno não deve privar-se (Habermas), em países do Sul Global como no Brasil e na África do Sul são instituições de relações, apoio e cuidado, material e espiritual, sem cuja capilaridade a situação de sobrevivência seria muito mais precária. Sendo que religiões interferem também na política, seja para garantir seus direitos, seja para obter privilégios, seja para contribuir com o bem comum, seja para buscar hegemonia, urgem análises e reflexões crítico-construtivas em perspectiva interdisciplinar e intercultural. A hipótese principal é que tal situação, por um lado, torna urgente posturas e ações do estado laico quanto à garantia da liberdade religiosa, a isonomia e a equidistância no trato das religiões por parte do estado, responsabilizando-se pela manutenção da paz social. Por outro lado, é tarefa de reflexão, crítica e auto-crítica, das próprias religiões sobre a pertinência de sua atuação no espaço público diante do regramento jurídico em vigor e de suas convicções específicas. Para tanto, as contribuições previstas neste projeto juntam saberes da Teologia, das Ciências da Religião, da Filosofia, da História, do Direito e das Ciências Sociais em projetos que analisam populismo, conservadorismo, secularidade, ética, racionalidade, o uso de plataformas digitais, reações diante da pandemia, Ensino Religioso e violência de gênero. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Ruth Rufino do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
preparação de iscas atraentes para a mosca da fruta, ceratitis capitata (diptera: tephritidae)
Resumo:
A mosca das frutas Ceratitis capitata é considerada uma praga de importância econômica nos países produtores de frutas frescas, visto que as fêmeas acasaladas desta espécie depositam seus ovos nos frutos hospedeiros para o desenvolvimento das larvas, ocasionando perdas na produção de frutas. Para conter o desenvolvimento desses insetos são empregados inseticidas associados ou não com um atrativo alimentar, ocasionando problemas relacionados a contaminação dos alimentos. Assim, novas metodologias baseadas nas relações ecológicas existentes entre o inseto-praga e seus frutos hospedeiros, vêm sendo estudadas visando conter o desenvolvimento desta espécie de moscas das frutas em pomares comerciais. Nesse contexto, o presente estudo objetiva verificar qual sistema liberador (substrato adsorvente + ingrediente ativo) formulado a partir de compostos voláteis comuns ao feromônio sexual de C. capitata e seus frutos hospedeiros, carambola, manga e goiaba, pode ser usado como isca atrativa para fêmeas virgens e acasaladas desta espécie, e qual formulação induz um aumento do número de cópulas realizadas por machos coespecíficos. Deste modo, formulações de misturas dos compostos sintéticos comuns a mistura feromonal liberada por machos e aos frutos hospedeiros goiaba, carambola e manga serão preparadas em três diferentes concentrações e, juntamente com os extratos de aeração de machos de C. capitata e dos frutos hospedeiros goiaba, manga e carambola (tratamentos-controle), serão adsorvidos em diferentes liberadores de base polimérica para uso nos bioensaios comportamentais conduzidos em laboratório e em gaiolas de campo. Além disso, estudos relacionados com a cinética de liberação destes sistemas também serão conduzidos. Espera-se que as iscas propostas sirvam tanto como atraentes para fêmeas virgens e acasaladas de C. capitata, quanto como afrodisíacos para machos coespecíficos, podendo, desta forma, servir como ferramentas associadas ao manejo integrado da praga em questão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Ruth Verde Zein
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
patrimônio moderno iberoamericano: legado histórico e salvaguarda contempor nea
Resumo:
Esta proposta consolida ações conjuntas em desenvolvimento pela equipe proponente em outras redes científicas de estudo e pesquisa dedicadas ao reconhecimento e defesa do patrimônio moderno no âmbito ibero-americano: a Red de Investigación del Habitat Moderno (UNAM, México) e o Observatorio Iberoamericano Patrimonio Moderno (UPM, Espanha). Reconhece que a construção de habitats humanos adequados a uma vida saudável é uma das bases fundamentais da experiência moderna mas, ainda hoje, a maioria da população não usufrui desses benefícios mínimos comuns. Entende que esses ideais, com devidas correções de rota, são ainda válidos, e que urge reconsiderar o patrimônio conformado por esse legado moderno a partir das questões contemporâneas de sustentabilidade e urbanidade. Entende que o patrimônio moderno não se limita a edifícios, conjuntos e espaços abertos extraordinários, mas inclui um amplo legado corrente e comum, responsável pela definição da maioria das nossas cidades, do século XXI, e cujos melhores valores de uso devem ser renovados e recuperados. A proposta reconhece os inúmeros e variados esforços, que vêm sendo levados a cabo por diversas instituições ibero-americanas, gerando conhecimento sobre a preservação dessas arquiteturas e cidades modernas. Propõe relacionar, em rede aberta e disponível, variadas pesquisas realizadas e/ou em andamento, no quadro do desenvolvimento sustentável das cidades geradas e transformadas por este patrimônio. A rede irá incentivar essas práticas de pesquisa e ação concreta dando-lhes divulgação transnacional, a partir de um diagnóstico geral e reconhecimento das teorias e práticas de preservação do patrimônio moderno geradas por diversas instituições e indivíduos; irá elaborar prognósticos e propor metas comuns em prol de ações e políticas de proteção, de maneira atualizada e dinâmica, com foco não exclusivo nas instituições dos países dos membros constitutivos da rede aqui proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Sabrina Grassiolli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel do nervo vago e do baço sobre a homeostase do ferro e sua repercussão no controle secretor de insulina e adiposidade.
Resumo:
A manutenção da homeostase do ferro é dependente da ação da hepcidina, a qual exerce controle sobre os sistemas reticulo-endotelial esplênico e hepático, regulando reciclagem e biodisponibilidade endógena do ferro, além de afetar a absorção intestinal. A obesidade, pelo seu grau crônico-inflamatório tem sido frequentemente relacionada a alterações da hepcidina e na homeostase do ferro, fatores ligados a resistência à insulina (RI). A hiperfunção vagal é capaz de causar hiperinsulinemia, RI e modular a resposta inflamatória via efeitos esplênicos. Assim, no presente projeto vamos avaliar os efeitos vagais e esplênicos sobre a homeostase do ferro e sua repercussão para a massa adiposa e secreção de insulina. Para tal, a obesidade será induzida por lesão hipotalâmica com glutamato monossódico (MSG; 4g/Kg). Ratos Controles (CTL) receberão salina. Aos 60 dias de vida os animais serão subdivididos em 8 grupos (20 ratos/grupos) de acordo com as cirurgias: Vagotomia subdiafragmática (VS); Esplenectomia (SPL), VS+SPL e Sham. Após 30 dias, metade dos animais de cada grupo será induzida a anemia hemolítica pela administração intraperitoneal de fenilhidrazina (FHZ; 40mg/Kg), formando 16 subgrupos (n=10 ratos/grupo). Aos 120 os animais serão eutanasiados, o sangue total coletado para análises de glicose, triglicerídeos, colesterol total, insulina, ferro, ferritina e IL6. O baço, fígado, pâncreas e tecido adiposo branco, serão removidos e submetidos a analises histológicas e imuno-histoquímica para marcação de hepcidina e ferroportina. Ilhotas pancreáticas serão isoladas e a secreção de insulina estudada. Serão registrados o peso corporal, consumo hídrico e alimentar dos animais. Todos os procedimentos serão previamente submetidos a aprovação pelo comitê de ética local. O presente estudo contribui para o entendimento da relação obesidade e metabolismo do ferro, sobretudo focando nos prováveis mecanismos autonômicos e esplênicos envolvidos nestes processos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Sady Mazzioni
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controles gerenciais, gestão de riscos e inovação nas práticas ambientais, sociais e de governança na cadeia de suínos e aves
Resumo:
O agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e representou em 2020 cerca de 26,6% do produto interno bruto (CNA, 2020). A cadeia produtiva agroindustrial da região sul é destaque em âmbito nacional e internacional (BRASIL, 2021), especialmente na produção de carnes derivadas de aves e suínos (EMBRAPA, 2021), impulsionando o Brasil a ser o terceiro maior produtor e um dos principais exportadores (EMBRAPA, 2020). Fatores institucionais, tecnológicos e organizacionais têm alterado o ambiente concorrencial do sistema produtivo (ZANELLA; LEITE, 2016), caracterizado pelo uso de sistemas modernos de planejamento, organização, coordenação, técnicas gerenciais e incorporação de novas tecnologias que resultam em constante crescimento da produção e da produtividade (RECK; SCHULTZ, 2016). O agronegócio é um grande receptor de investimentos do governo e de iniciativas de expansão do mercado (GOMES, 2019), acompanhado de crescentes preocupações com seus impactos ambientais, sociais e de governança (ESG). Os avanços do setor têm produzido riscos e impactos nos recursos naturais, com repercussões na biodiversidade, disponibilidade hídrica, qualidade do ar e do solo, na saúde humana e no seu crescimento. A implantação de controles gerenciais permite planejar, controlar e tomar decisões adequadas para que o produtor e a indústria de processamento acompanhem a evolução do setor (NUNES; AURELIO, 2016). Neste contexto, a proposta visa responder a seguinte problemática: como os controles gerenciais, a gestão de riscos e a inovação afetam as práticas de ESG na cadeia de suínos e aves? A pesquisa utilizará o método misto e a coleta de dados será por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de campo e pesquisa documental. Na análise dos dados quantitativos será utilizada a modelagem de equações estruturais e nas informações qualitativas a técnica de análise de conteúdo. O estudo pretende contribuir para melhorar as práticas de ESG no agronegócio.
Instituição/UF/País:
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Salette Amaral de Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
quantificação dos impactos das mudanças climáticas na costa do rio grande do sul
Resumo:
O presente projeto foca na avaliação dos impactos das mudanças climáticas na linha de costa do Rio Grande do Sul. Serão quantificados os riscos costeiros relacionados às mudanças climáticas, como processos erosivos vinculados ao déficit sedimentar, aumento do nível do mar e efeitos de tempestades extremas. Serão geradas linhas de recuo para subsidiar o planejamento, ordenamento e adaptação costeira frente à subida do nível do mar. A resposta costeira não ocorrerá de forma homogênea. A declividade do perfil de praia, composto pela região emersa e submersa (antepraia), é um fator chave para determinar como a costa irá responder a variações nas forçantes externas. Considerando a escassez de dados detalhados de batimetria e topografia na região, um esforço neste sentido será realizado no projeto. Somente assim, uma projeção de linha de costa futura mais confiável será garantida. Na área de estudo do projeto, entre o farolete Verga (32° 58,5 S; 52° 33,5 W) e o Farol de Mostardas (31° 15 S; 50° 54,5 W), estão incluídas: a região urbanizada do balneário Cassino e o Porto do Rio Grande, com seu distrito industrial, e mais ao norte, uma região com características erosivas conhecidas, e que apresenta um grande potencial de expansão urbana. As mudanças climáticas intensificarão as taxas de erosão, aumentando o recuo da linha de costa, causando perda de habitats e de patrimônio por processos erosivos, inundação e ação direta de ondas, acompanhadas de alterações no nível do lençol freático. Estes impactos em áreas urbanizadas e de agricultura poderão causar diversos problemas socioeconômicos. Através de estimativas históricas das variações da linha de costa baseadas em imagens de satélite, do monitoramento em altíssima resolução (centímetros), e de levantamentos batimétricos será possível projetar futuras linhas de costa nos cenários de mudanças climáticas para 10, 25, 50 e 100 anos e subsidiar ações de manejo costeiro no intuito de minimizar os prejuízos socioambientais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Samira Peruchi Moretto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as transformações socioambientais no campos e florestas do sul brasil: a expansão das monoculturas (1950 a 2020)
Resumo:
Na região Sul, no bioma da Mata Atlântica, o repovoamento e o desmatamento foram intensificados no final do século XIX e durante os dois primeiros quartéis do século XX. Dentre as fitofisionomias que foram amplamente devastadas está a Floresta de Araucária ou Floresta Ombrófila Mista, que na atualidade os seus remanescentes correspondem a menos de 3% da mata original no sul do país, ameaçadas pela expansão das monoculturas. Com o desmatamento, houve uma redução do volume madeirável e outras atividades econômicas, como agropecuária e monoculturas de árvores exóticas, se intensificaram. O objetivo deste projeto é investigar o processo histórico das transformações socioambientais ocorrido no sul do Brasil, mais especificamente onde havia a floresta com araucária e os campos sulinos, a partir de 1950 até 2020, em função dos incentivos às práticas de introdução de monocultura em grande escala, que catalisaram a descaracterização da paisagem nos espaços onde foram introduzidas. Os gêneros escolhidos para o monocultivo nesta região se dividem em dois grupos, o primeiro composto por monocultivos voltados a silvicultura, com o eucalipto e pinus spp, para atender a indústria madeireira; o segundo grupo, composto pelo milho e posteriormente a soja, para atender a agroindústria. A floresta e os campos nativos tiveram a sua extensão minimizada e sem possibilidade de auto recuperação ou reparação, em função das atividades da agroindústria. Houve a implementação de espécies exóticas que foram introduzidas para recomposição florestal, assim como, para atender a agroindústria, a exemplo da soja. Visa-se, portanto, entender como ocorreu o processo de transformação da paisagem e as medidas para conservação ou não dos ecossistemas envolvidos. Através da perspectiva da História Ambiental, serão consultadas fontes como: mapas, relatórios, censos demográficos, os periódicos, imagens de satélites, iconografia, entrevistas e a legislação federal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Página 164 de 188
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184
185
186
187
188
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 3.261 - 3.280 de 3.752 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript