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Vivian Alonso Goulart
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma plataforma diagnóstica diferencial para sars-cov-2 e outras síndromes respiratórias baseada em rt-pcr multiplex e sistema capilar de detecção
Resumo:
As síndromes respiratórias são onipresentes na história da humanidade, acarretando constantes prejuízos sociais, econômicos, culturais e políticos. A atual pandemia causada pelo SARS-COV-2 evidenciou tanto a extrema necessidade de detecção e controle das cepas virais envolvidas nos surtos infecciosos, quanto a urgência por investimentos nacionais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nesta área. Visto que as síndromes respiratórias compartilham diversos sintomas em comum dificultando a investigação clínica, se torna imprescindível a utilização de metodologias diagnósticas que permitam a detecção diferencial de cepas com potencial pandêmico, como SARS-COV-2, frente a outros agentes causadores de síndromes respiratórias. Diante desse problema, o presente projeto pretende desenvolver uma plataforma diagnóstica diferencial padrão ouro baseada na detecção de material genético por biologia molecular, com alta sensibilidade e especificidade. Para isso a técnica RT-PCR multiplex será otimizada para conter diferentes fluoróforos e tamanhos distintos de alvos, cujas sequências estão disponíveis no NCBI/GenBank, permitindo o desenvolvimento de um kit diagnóstico one-tube que distinga 22 síndromes gripais (HAdV, HBoV, Cor229, HKU, Cor63, Cor43, nCov-2, EV, HMPVA, HMPVB, Mpneu, HPeV, RV, FLUA, FLUB, H1N1, HPIV(1,2,3 e 4), HRSVA e HRSVB). Os laboratórios envolvidos na proposta possuem toda a infraestrutura, equipamentos e corpo técnico necessários para a realização dos experimentos propostos. Os membros da equipe integram o INCT-TERANANO, permitindo ampla colaboração da UFU com diversos pesquisadores. A metodologia a ser desenvolvida é inovadora e mais eficaz, não estando disponível nos protocolos hospitalares atuais e sua implementação poderá impactar diretamente na vigilância epidemiológica de nosso país. Além dos artigos científicos, dissertações e teses, a execução do presente projeto poderá gerar depósitos de patentes importantes para uma nova estratégia diagnóstica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Vivian Chagas da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
remoção de metais pesados utilizando resíduos agroindustriais como biossorventes
Resumo:
Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de metais pesados. Esses elementos quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar e, por não possuir nenhuma função dentro dos organismos, sua acumulação pode provocar graves doenças, sobretudo nos mamíferos, como câncer e outras doenças graves. Dentre as várias tecnologias usadas atualmente para a remoção de metais pesados em águas, a adsorção é a mais versátil e a mais utilizada. A adsorção é um dos mais efetivos no tratamento de remoção de metais pesados devido à baixa geração de resíduos, fácil recuperação dos metais pesados e a possibilidade de reutilização do adsorvente. Nos últimos anos o processo de adsorção tem aparecido como uma técnica de grande potencial para o tratamento de efluentes industriais como remoção de agentes contaminantes da água, principalmente devido à utilização de adsorventes naturais obtidos de subprodutos da indústria e da agricultura que são de baixo custo. O crescimento da utilização da técnica gera a necessidade de estudos que objetivam no aperfeiçoamento do adsorvente. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar e avaliar a cinética de remoção do cobre, zinco e níquel utilizando a técnica de biossorção, utilizando vários tipos de resíduos agroindustriais, tais como fibra de coco, casca de mandioca, palha de milho, etc como biossorventes para determinar o tempo adequado para uma remoção eficiente dos metais pesados e consequentemente será feito uma contextualização dessa técnica de adsorção com os conteúdos da Química, tendo como público alvo as alunas do Ensino Médio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
16/03/2021-30/09/2022
Vívian Vanessa França Henn
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
explorando fases quânticas em nanomateriais: desenvolvimento de funcionais da densidade e aplicações via dft
Resumo:
O grande desafio de descrever a matéria completamente, ou seja, compreender todas as suas propriedades e características, é o tratamento quântico dos sistemas interagentes de muitos corpos. A tarefa se torna ainda mais difícil ao lidar com sistemas quânticos complexos na presença de heterogeneidades espaciais, como bordas, impurezas localizadas, potenciais confinantes, desordem. No entanto, essas heterogeneidades não são apenas comuns, mas muitas vezes inevitáveis em nanomateriais realistas. Portanto, é crucial estudar modelos teóricos heterogêneos para que as simulações numéricas sejam suscetíveis de aplicação a dispositivos reais. A Teoria do Funcional da Densidade (DFT) é uma ferramenta poderosa para investigar tais nanoestruturas interagentes e espacialmente heterogêneas. No entanto, o sucesso dos cálculos de DFT está intrinsecamente relacionado à qualidade e performance dos funcionais de densidade adotados. Neste projeto, propomos construir, otimizar e aplicar funcionais da densidade em cálculos de DFT para investigar emaranhamento quântico e transições de fase quânticas em nanomateriais heterogêneos. Exploraremos fenômenos críticos em metais, isolantes, supercondutores convencionais e superfluidos exóticos, bem como sua relação com o grau de emaranhamento dos nanomateriais. Estudos envolvendo estados emaranhados são oportunos para o desenvolvimento de tecnologias quânticas. Nosso objetivo é duplo: usar o emaranhamento como uma possível testemunha das transições de fase quânticas e entender a relação das fases com o graus de emaranhamento, visando a aplicação desses materiais em tecnologias quânticas. Iremos também investigar como todos esses fenômenos são afetados pela temperatura e pela dimensionalidade do modelo. Assim, as linhas de pesquisa propostas neste projeto vão desde a pesquisa fundamental, passando pelo desenvolvimento metodológico, até aplicações nas propriedades dos nanomateriais.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Viviana Borges Corte
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra de biologia: a ciência está em tudo!
Resumo:
Em um contexto de pandemia, agravada por correntes de desinformação, o mundo passa por grandes mudanças em todos os setores da atividade humana. A sociedade hoje conectada está cada vez mais diversa e globalizada. Estamos vivendo a quarta revolução industrial que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos (UNESCO, 2018). Não somente o setor industrial, mas como quase todos os setores da economia sofreram mudanças ocasionadas pela automatização, digitalização e desenvolvimento da internet. Além de mudanças econômicas e sociais, a era da digitalização também provocou mudanças profundas na comunicação. Redes sociais e plataformas de divulgação de conteúdo, como YOUTUBE®, blogs, entre outros, provocaram uma revolução na comunicação humana, diminuindo distâncias e democratizando a informação (COUTINHO & LISBÔA, 2011). Nos últimos anos, avanços incríveis aconteceram na ciência, tecnologia e inovações, levando a soluções rápidas para problemas reais, que pensávamos outrora que jamais seriam possíveis. Há, portanto, uma ruptura de paradigma entre as sociedades analógica e digital que mais do que conduzir-nos à Quarta Revolução Industrial, o avanço na ciência, tecnologia e inovações está provocando uma transformação cultural. Estas mudanças na sociedade, afetaram também a educação, desde a escola básica até o ensino universitário, que precisam ressignificar-se para atender às necessidades de crianças, jovens e adultos em um mundo cada vez mais diversificado, digitalizado e globalizado. Além da educação formal, essa realidade também se apresenta em transformação nas diversas formas de veiculação da informação entre as pessoas das diversas classes sociais ou culturais. Há de se pensar em uma forma nova de comunicar ciência à sociedade. Daí podemos refletir sobre como e o que ensinar para nossos jovens e adultos em um mundo onde as mudanças tecnológicas são tão rápidas? Como preparar os jovens para um mercado de trabalho e para uma sociedade cada vez mais digitalizada, diversificada, globalizada e altamente conectada? As crianças de hoje já nasceram num mundo digital, por isso o uso de celulares, tablets e outras tecnologias está cada vez mais comum em seu cotidiano e consequentemente no espaço escolar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018 apontam que 79,1% dos lares brasileiros estão conectados a uma rede de internet, ou seja, 126,9 milhões de pessoas. A facilidade de acesso à informação popularizou-se, nunca houve, na história da humanidade, as mesmas facilidades de propagação de notícias como há agora! Se antes existia uma disputa entre professores e celulares, hoje muitos educadores já criaram formas de unir educação com tecnologia para potencializar a aprendizagem. Pensar em escolas usando recursos como realidade aumentada ou até inteligência artificial, para muitos, já não parece uma cena futurista. Freire (2019) destaca que a situação de aprendizagem deve considerar um problema real do mundo, pois ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, ou seja, a educação deve ser transformadora (FREIRE, 2019, p.96). Apesar de reconhecer que a educação é capaz de intervir no mundo, Paulo Freire destaca que a educação por si não muda o mundo. Ela muda as pessoas, e estas sim, mudam o mundo (FREIRE, 1989). Deste modo, o olhar do professor não deve ser apenas para o conteúdo ou projeto pedagógico, mas sim um olhar mais atento ao desenvolvimento pessoal e integral do aluno. Dessa forma, a IV Mostra de Biologia: A ciência está em tudo! visa abordar a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o futuro do planeta, integrando o mundo natural (real) e o mundo tecnológico (virtual) como forma de despertar nas crianças e jovens a curiosidade em explorar e aprender cada vez mais. Tendo o conhecimento científico e o avanço tecnológico como referência estratégica, a IV Mostra de Biologia, focada na transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, caracteriza-se pela promoção de atividades de educação não formal e de divulgação científica que tem como objetivo principal estimular o aprendizado e a percepção do papel da ciência na sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Para isso, a Mostra trará um tema que desperta a curiosidade dos públicos de todas as idades: Tem ciência aqui? A partir dessa reflexão, queremos aprimorar a formação dos estudantes, unindo as capacidades de produzir conhecimentos com uma cidadania que sabe pensar (DEMO, 2010, p. 10) e com isso encontrar soluções que integram natureza e tecnologia para os problemas do dia-a-dia. As atividades serão desenvolvidas por estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Engenharias, Oceanografia, Geografia, Pedagogia, Línguas e Letras e Psicologia. Participam ainda, mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBio e alunos de Ensino Fundamental e Médio atendidos pelo Núcleo de Atendimento a alunos com Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) da Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Em sua quarta edição, a Mostra de Biologia exibirá a ciência, tecnologia e inovações em perspectiva transversal, permeando diversas áreas do conhecimento por diferentes formas - expositivas, interativas, nas modalidades presencial e/ou virtual. As atividades propostas foram pensadas visando estimular a criatividade, o senso crítico, a curiosidade e o espírito científico por meio de Exposição de CT&I, Seminário ou Ciclo de Palestras, Conjunto de Oficinas de CT&I, Mostra de Vídeos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Viviane Capoane
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
mapeamento das áreas em processo de arenização na bacia hidrográfica do rio pardo mato grosso do sul brasil
Resumo:
Solos arenosos são ecologicamente frágeis, altamente suscetíveis à erosão e de baixa aptidão agrícola. Quando convertidos para agroecossistemas desconsiderando as limitações naturais ocorrem graves consequências ambientais como erosão, sedimentação e degradação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, e econômicas em decorrência da diminuição da produtividade. Na bacia hidrográfica do rio Pardo, área de estudo do presente projeto, solos de textura arenosa correspondem a 37,6% da área, e a atividade agrícola predominante é a pecuária, com extensas áreas de pastagens em vários estágios de degradação com focos em processo de arenização. Considerando que o conhecimento das condições ambientais é fundamental para o entendimento de sua dinâmica, bem como para um manejo adequado dos recursos naturais, este projeto visa mapear as áreas em processo de arenização nesta bacia hidrográfica, bem como fazer uma caracterização geoambiental. A escolha da área foi motivada pela aprovação para implantação de sete Pequenas Centrais Hidrelétricas, no rio Pardo e sub-bacias, além da presença de uma Usina Hidrelétrica e duas Centrais Geradoras de Eletricidade já em operação, e pela importância desta bacia no abastecimento público de Campo Grande (50%) e demais municípios inseridos na bacia. Para a caracterização geoambiental serão utilizados dados geográficos de diferentes fontes, escalas, resolução espacial e resolução temporal. Para o mapeamento das áreas em processo de arenização serão derivados índices radiométricos de solo, água e vegetação, de imagens multiespectrais do Satélite Sentinel-2. A validação será feita a partir de índices espectrais de imagens interanuais. Para os focos de arenização de menor dimensão, serão feitos trabalhos de campo. Uma vez mapeados os areais, serão efetuadas coletas de amostras de solo para caracterização geoquímica. Espera-se que os dados gerados sejam utilizados pelos gestores na definição das áreas prioritárias para recuperação ambiental
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Viviane de Melo Resende
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa em discurso e gênero: cartografia para integração brasil e américa latina
Resumo:
Neste projeto, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NELiS/CEAM/UnB), fundado em 1988, do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB), fundado em 2012,e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), fundada em 1993. Com equipe formada por pesquisadoras docentes das cinco regiões do Brasil, a que se somam pesquisadoras docentes estrangeiras e estudantes de pós-graduação, propomos pesquisa para articulação de uma Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero. O objetivo é integrar os grupos de pesquisa de gênero em estudos críticos do discurso das cinco regiões do Brasil e dos países latino-americanos que compõem a estrutura da ALED. Para isso, reunimos uma equipe consolidada de pesquisadoras de estudos críticos do discurso e gênero e atuantes na ALED-Brasil, com o objetivo de levantar e analisar dados sobre os grupos e as pesquisas em discurso e gênero realizadas no continente, e com a meta final de articulação de uma rede na ALED internacional. Serão realizadas missões de trabalho para pesquisas sobre o tema nas universidades parceiras, mapeamentos de grupos de pesquisa em discurso e gênero nas regiões Nordeste, Sul, Norte, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil, e em países do Cone Sul, região Andina e Caribe. Serão produzidas Cartografias com base no mapeamento dos grupos, suas temáticas, abordagens teóricas e metodológicas. O produto final será a consolidação da rede latino-americana de estudos de discurso e gênero. Com essa rede, possibilitaremos internacionalização para vários grupos de pesquisa das cinco regiões do Brasil. Nossa principal motivação é o desejo de conhecer, mapear e articular grupos de pesquisa em discurso e gênero que poderiam beneficiar-se do mútuo contato. Em uma país continental como o Brasil, acreditamos que nossa cartografia será produtiva para a ciência produzida em estudos do discurso e em estudos de gênero no País e sua internacionalização
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Viviane Gomes Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o ensino de ciências na construção da identidade científica feminina
Resumo:
A ciência construída pela diversidade é essencial já que oportuniza a produção de conhecimento por/para diferentes identidades sociais. Porém, o cenário de acesso de meninas ao conhecimento científico não é satisfatório, e se torna ainda pior com o recorte racial. A escola deve democratizar o conhecimento científico, porém, Bourdieu a aponta como reprodutora da violência hegemônica. Portanto, é fundamental compreender os mecanismos do Ensino de Ciências que promovem o distanciamento de meninas, especialmente as negras, do conhecimento científico. Em Bourdieu, a identidade de gênero resulta da ação e assimilação de um habitus incorporado às identidades individuais e coletivas. A forma como as relações de poder é interiorizada ocasiona a naturalização das práticas escolares. O habitus de gênero dos sujeitos revela, assim, a contribuição da instituição escolar na naturalização de divisões de gênero. O conceito de habitus é uma forma de enxergar a ordem social e está associado à compreensão de uma héxis corporal ligada à apreensão de maneiras de ser dos agentes no espaço social. O habitus seria um instrumento que examina a coerência de características comuns dos grupos sociais de mesmas condições, os princípios que estruturam suas ações. Ao indivíduo, esses princípios não são nítidos e são naturalizados e assimilados como formas de ver, apreciar e julgar. Portanto, é fundamental compreender como as práticas escolares do Ensino de Ciências contribuem para a construção de um habitus de meninas, principalmente pobres e negras, que as afasta do interesse pelo conhecimento científico. O conceito de habitus permite compreender como as estruturas e os condicionamentos sociais atravessam o comportamento dos agentes e, assim, propor estratégias de interferência. Propomos reconhecer como as escolas percebem a relação das alunas com o ensino de ciências e a elaborar um projeto de ensino visando o discurso científico como promotor de novas práticas escolares em relação às meninas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Viviane Moraes de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
estudo experimental e modelagem da dinâmica de indivíduos interagentes
Resumo:
A dinâmica de sistemas onde os indivíduos interagem entre si e com o meio se revela uma rica e complexa tarefa. Os detalhes desse processo exigem um estudo cuidadoso tanto teórico quanto experimental. Dependendo das interações, os sistemas físicos podem formar padrões característicos, bem como apresentar características estatísticas universais. Desta forma, neste projeto propomos o desenvolvimento de experimentos envolvendo interações de múltiplos corpos, como enxames de robôs e cardume de peixes. Os robôs são extremamente versáteis e podem ser programados de forma a imitar a interação entre partículas, bem como seres vivos, o que possibilita uma vasta aplicação de problemas em Física Estatística. Da mesma maneira, o estudo experimental de cardume possibilita uma plataforma experimental simples e dinamicamente rica. Estes experimentos serão desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades vinculado ao PPG em Física Aplicada do Departamento de Física da UFRPE. A dinâmica destes sistemas físicos será registrada por câmeras de alta definição em 2 ou 3 dimensões. O processamento das imagens e obtenção dos dados exige o emprego de algoritmos de rastreamento e identificação de imagens personalizados, os quais serão desenvolvidos por este projeto. Para este fim o projeto conta com dois laboratórios computacionais, Laboratório de Computação Remota e Laboratório de Física Teórica e Computacional, com 35 Workstation para processamento de imagens, bem como cálculo numérico e simulações computacionais para modelar os sistemas físicos em questão. Desta forma, realizando experimentos e modelagens estaremos desenvolvendo pesquisas com publicações em periódicos de alto impacto, de maneira duradoura e eficiente. Outra grande contribuição é a formação de recursos humanos com habilidades tanto na modelagem computacional quanto na execução de experimentos, contribuindo para suprir a demanda de pesquisadores neste tema, possibilitando a geração de patentes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Viviane Sampaio Boaventura de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
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Currículo
Título do Projeto:
diabetes de início recente na covid-19: fenótipo clínico, imunológico e metabólico.
Resumo:
Nível persistentemente elevado de glicose sanguínea em pacientes sem histórico de diabetes mellitus (DM) tem sido observado como uma das complicações da COVID-19 (PMC7304415), podendo causar cetoacidose (PMC7404645; PMC8396224). O diabetes de início recente na COVID-19 (DIRC) tem sido descrito em pacientes na fase aguda da infecção e nos que persistem com sintomas pós-agudos da doença (PMC8010267). Ainda não se conhece o perfil clínico e a patogênese da DIRC. Infecções virais têm sido implicadas na etiopatogênese do DM do tipo 1, que está associada à produção de autoanticorpos e autorreatividade celular (PMID: 33716971, PMID: 34223884). Nossa hipótese é que parte dos pacientes com DIRC apresentam resposta autoimune contra alvos pancreáticos. Na COVID-19 têm sido descritas manifestações autoimunes, com produção de autoanticorpos, com implicações clínicas (PMID:34437579, PMID: 34010947). Nesse estudo, pretendemos investigar o perfil clínico, imunológico e metabólico de 70 pacientes com DIRC acompanhados pela nossa equipe no Centro Pós-COVID-19 em Salvador- Bahia (doi:10.1101/2021.06.07.21258520). Pacientes com DIRC (após diagnóstico de COVID-19; infecção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente; sem história de DM, e hemoglobina glicada > 6,4%) serão caracterizados quanto ao sexo, idade, índice de massa corpórea e história familiar de DM. Investigaremos auto- anticorpos para cinco antígenos pancreáticos comumente encontrados na DMT1. Serão selecionados 20 pacientes (10 com DIRC e 10 pós-COVID-19 sem DIRC) para estudo comparativo do perfil lipidômico/metabolômico. Por fim, avaliaremos prospectivamente casos de DIRC para investigar a persistência das alterações metabólicas e dos níveis séricos autoanticorpos. O conhecimento clínico e da patogenênese do DIRC é essencial para o manejo clínico do paciente, tomada de decisões quanto ao tratamento, acompanhamento cuidadoso e prevenção de complicações clínicas de agudas e crônicas (PMC7194589)
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Viviane Trindade Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
histórias marginais: experiências de institucionais de confinamento
Resumo:
A partir do escritos de presos (cartas, bilhetes, anotações, etc), apreendidos nos prontuários de sentenciados que passaram pela Penitenciária de Florianópolis entre dos anos 1930 e 1980, objetivo tomar como objeto de estudo a experiência prisional, problematizando a instituição de dentro para fora. Desde o dossiê Rivière (Foucault, 2013), os historiadores tem trazido à tona arquivos limítrofes que permitem vislumbrar memórias de criminosos a partir da vasta documentação produzida nas formidáveis oficinas em que se transformam os estabelecimentos penitenciários, responsáveis por compor grandes arquivos da infâmia (Arière, 2008). São trajetórias que passaram pela experiência de prisão e desse encontro com a instituição resultou a sistematização de registros, escritos tecidos e recolhidos durante o período de confinamento, armazenados nos dossiês da vida no cárcere: os prontuários. Estas fontes permitem vislumbrar a agencia dos presos, suas experiências atravessadas pela trajetória institucionais, aqui pensadas sob a perspectiva de Scott (1998), entendendo que eles não são indivíduos que têm a experiência, mas sim sujeitos constituídos por essa experiência. E, se o objeto de análise é a experiência prisional torna-se imperativo investigar a emergência dos detentos nas dinâmica intramuros, por meio dos registros anexados aos prontuários. O objetivo é problematizar a instituição de dentro para fora. Os fragmentos de trajetórias confinadas serão entendidos como entradas possíveis para promover a discussão pública sobre à questão das penitenciárias brasileiras, especialmente a catarinense, situando esta à um debate internacional mais amplo. Entre os resultados esperados, estão a publicação de artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais de altos extratos, o apoio a salvaguarda dos acervo institucional, criação de um site e de podcasts, e a publicação de um livro.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
07/04/2022-30/04/2025
Vivianne de Castilho Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tradução em equipe das correspondências entre leibniz e arnauld
Resumo:
O objetivo deste projeto é preparar, em equipe, uma tradução anotada para o português da correspondência trocada entre Leibniz e o teólogo Antoine Arnauld. Como um resultado, pretende-se publicar esta tradução comentada, acompanhada de estudos sobre o tema, em forma de artigos, realizados pelos membros da equipa ao longo da realização do projeto. As correspondências entre Leibniz e Arnauld são de importância crucial para o estudo da filosofia madura do primeiro. Nelas, as teses filosóficas expostas por Leibniz em seu também fulcral Discurso da Metafísica são submetidas ao escrutínio rigoroso de Antoine Arnauld, fomentando um debate intenso e acalorado, que obrigará Leibniz a aprofundar e refinar suas teses e argumentos. Deste ponto de vista, é um texto incontornável para quem deseja se aprofundar no pensamento do filósofo alemão. Apesar dessa relevância, a referida correspondência ainda não recebeu tradução para o português, configurando uma lacuna e um obstáculo para os estudos sobre Leibniz no Brasil. O presente projeto pretende colmatar essa lacuna. A implementação do projeto prevê reuniões semanais, nas quais a coordenadora submeterá a tradução de um trecho da correspondência para apreciação dos demais membros da equipe. Nessas reuniões, será necessário não só encontrar uma formulação adequada na língua de chegada, tanto para ouvidos brasileiros como portugueses, mas também dotar a atividade de tradução de estudos sobre a contextualização histórica e filosófica do texto. A tradução será a ocasião para viabilizar um intenso intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos sobre a minúcia do texto em exame. O resultado final desejado é uma tradução comentada, que deve servir de suporte para pesquisas de ponta sobre o assunto, bem como material bibliográfico para alunos de graduação e pós-graduação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Vladimir Pavan Margarido
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
taxonomia integrativa e delimitação de espécies para estimação da biodiversidade críptica ictiofaunística com ênfase nos complexos de espécies
Resumo:
A ictiofauna Neotropical é a mais diversa do mundo, e o Brasil destaca-se pela riqueza e diversidade de peixes. As maiores drenagens da região Neotropical estão localizadas em território brasileiro, e conhecer a ictiofauna destas regiões torna-se essencial para o desenvolvimento de ações que possam contribuir para modelos de preservação e manejo. Devido ao crescente aumento na descrição de novas espécies, presença de espécies crípticas e elevada similaridade morfológica, principalmente dentro dos complexos de espécies (espécies que compartilham características morfológicas muito similares e alta variabilidade cromossômica e/ou molecular), análises comparativas abrangentes se tornam necessárias. A taxonomia integrativa vem ganhando força nos últimos anos, aliando diferentes ferramentas e novos conceitos e métodos para a delimitação e classificação de espécies. A delimitação de espécies tem sido confundida com a conceituação de espécies, e vários conceitos alternativos de espécie surgiram, cada qual utilizando propriedades ou características diferentes para delimitá-la. Entretanto, o processo de especiação não é uniforme, ou seja, não leva a alterações em todos os aspectos do organismo (morfológico, ecológico, genético, ...) no mesmo momento, gerando a chamada gray zone, e dependendo dos caracteres utilizados, é possível chegar a diferentes conclusões referente à existencia de uma ou duas espécies. A utilização de diferentes caracteres proposta pela taxonomia integrativa pode proporcionar maior confiabilidade e minimizar a subestimação/superestimação da biodiversidade, principalmente em grupos complexos. No presente trabalho busca-se, através da citogenética e de marcadores do DNA aliadas à taxonomia morfológica tradicional, contribuir para um melhor conhecimento da ictiofauna e sua biodiversidade, desempenhando um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias, auxiliando a taxonomia e sistemática, e subsidiando propostas de conservação.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Vyacheslav Futorny
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
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Currículo
Título do Projeto:
teoria de representações
Resumo:
A teoria de representações é uma área de pesquisa de grande importância na matemática pura e aplicada e na física teórica. Ela iniciou-se no fim do século XIX com a ideia que grupos de simetria podem ser estudados através de suas ações em espaços vetoriais. Essa perspectiva deu origem à noção fundamental de representação. A análise de simetria em termos de representações tem se provado muito fecunda, com profundas aplicações em praticamente todas áreas de matemática e física de partículas. A influência de ideias da teoria quântica de campos na teoria de representações tem levado a uma grande síntese entre diversas áreas: as álgebras de Lie afins de Kac-Moody, os grupos quânticos, a mecânica estatística, formas automorfas, a topologia de nós, e o lançamento do programa geométrico de Langlands. O projeto abrange diferentes aspectos da teoria de representações, cobrindo desde combinatória algébrica em problemas de classificação até questões geométricas oriundas do programa geométrico de Langlands. As pesquisas neste projeto gravitam em torno de um núcleo: as álgebras de Kac-Moody e suas representações e realizações de campos livres, onde os membros do projeto tem grande experiência. O projeto visa desenvolver a teoria de representações destas estruturas e resolver conjecturas e problemas em aberto nesta teoria, em particular produzir contribuições importantes a conjectura geométrica de Langlands, ao problema de classificação de representações de álgebras de Kac-Moody afim e de representações de W-algebras. O projeto procura aprofundar conexões entre a teoria de álgebras de vértices e outros temas na matemática e na física teórica contemporânea. Vários resultados parciais já foram obtidos por membros do projeto e relatados em publicações em revistas internacionais de alto nível. A metodologia do projeto base-se nos avanços modernos em teoria de representações de álgebras de Lie, álgebras de vértice e física matemática.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Wagner Cotroni Valenti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
cultivo de tilápia-do-nilo em sistemas integrados com base nos princípios da economia circular
Resumo:
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)da Agenda 2030 e a Declaração de Xangai, promulgada recentemente com diretrizes para o desenvolvimento da aquicultura na década indicam a necessidade dos sistemas de produção aquícola evoluirem para modelos mais sustentáveis, com reciclagem interna de materiais e redução da pegada de carbono. Dentro desse novo cenário mundial, é essencial para o Brasil desenvolver sistemas que permitam o crescimento da aquicultura com mais resiliência e com um ganho líquido de lucratividade e sustentabilidade em relação aos sistemas atuais. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema inovador e disruptivo para a produção de tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus, sob o princípio da economia circular e de acordo com os ODSs. Esse sistema se baseia no uso de espécies com funções complementares para recuperar os nutrientes perdidos, como nitrogênio, fósforo e carbono, e reciclá-los no interior dos viveiros, elevando a taxa de assimilação das dietas pelas espécies alvo. Este processo irá permitir elevada produção de biomassa com valor comercial, reduzindo a emissão de efluentes eutrofizantes e gases de efeito estufa (GEE). Duas espécies bentônicas serão adicionadas aos viveiros de tilápia-do-nilo: o camarão-da-malásia, Macrobrachium rosenbergii e o curimbatá, Prochilodus lineatus. Apenas as tilápias serão alimentadas com dieta comercial, as outras espécies vão se alimentar de biota natural, sobras de dieta e resíduos produzidos pela tilápia. O camarão-da-malásia apresenta alto valor de mercado, aumentando a receita e se alimenta basicamente da biota do fundo e partículas de matéria orgânica. O curimbatá se alimenta principalmente de matéria orgânica muito fina (> 130 um) e do perifíton que cresce ao redor das partículas do fundo dos viveiros. Com essa combinação de espécies haverá maior assimilação da dieta, diversificação de produtos, gerando maior lucratividade e resiliência para o crescimento sustentável da produção de tilápias.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
10/02/2022-28/02/2025
Wagner de Rossi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
técnicas avançadas de lasers e fotônica aplicadas à saúde, indústria e meio ambiente.
Resumo:
O projeto pretende desenvolver uma série de técnicas de aplicações práticas nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente utilizando lasers e fontes de luz nas mais variadas regiões do espectro. As tecnologias desenvolvidas, a infraestrutura dos laboratórios envolvidos e o conhecimento adquirido pelos pesquisadores da equipe estarão disponíveis a uso externo através de parcerias ou prestação de serviços por meio dos cinco laboratórios multiusuários que compõe esta proposta. Estes multiusuários fazem parte de uma rede de laboratórios, chamado de Laboratório de Lasers e Aplicações Fotônicas, onde as diversas metas do projeto serão desenvolvidas. No total, são mais de uma dúzia laboratórios, localizados no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN em São Paulo e o no Centro Regional de Ciências Nucleares CRCN em Recife, ambos sob coordenação técnica e administrativa da Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN com sede no Rio de Janeiro. A maioria dos desenvolvimentos pretendidos tem a saúde como destaque, mas esta não é a única atividade de importância, e diversas tecnologias fotônicas de utilização na área nuclear, indústria e meio ambiente também fazem parte desta proposta. Estas atividades têm foco próprio, com produtos e conhecimento específicos, contudo, a multidisciplinaridade da ciência e o foco dado a estas metas, faz com que desenvolvimentos e técnicas inicialmente voltados para uma dada aplicação sejam úteis para outros usos, e praticamente todas as aplicações não diretamente ligadas à saúde podem ser adaptadas e direcionadas a este setor. Uma descrição resumida das metas do projeto é dada a seguir: Saúde - Desenvolvimento de ensaios pré-clínicos utilizando tecnologias baseadas em luz para combate à resistência antimicrobiana: Aqui, a terapia fotodinâmica utiliza fármacos fotossensíveis e aplicação de luz de comprimento de onda adequado para matar patógenos por indução de estresse oxidativo - Desenvolvimento de novos métodos diagnósticos de neoplasias maliignas baseados em imagens hiperespectrais por micro-FTIR: Espectro infravermelho com alta resolução espacial é utilizado para mapear tecidos biológicos e fornecer um diagnóstico preciso de neoplasias malignas. - Desenvolvimento de novos processos terapêuticos com laser na odontologia e medicina: São um conjunto de técnicas ópticas utilizando laser e espectroscopia infravermelho para diagnóstico e terapia em odontologia e medicina. - Desenvolvimento de um laser de subnanossegundo para remoção de tatuagens: trata-se de um sistema laser dedicado a esta aplicação que contempla um oscilador mestre do tipo microchip. - Utilização da técnica de tomografia por coerência óptica na área da saúde: São análises de diversos processos da área da saúde a serem desenvolvidas e disponibilizadas com a técnica de OCT. - Identificação de microrganismos baseado em espalhamento de luz e reconhecimento de padrões: Será construído um dispositivo automatizado dedicado a esta tarefa. - Imagens moleculares por Optical/CT para ensaios pré-clínicos e estudos ecológicos aplicados: Uso da técnica de tomográfica óptica de fluorescência e bioluminescência para imageamento em experimentos com plantas. - Estudo de processos de aceleração de elétrons e prótons por laser para aplicações na área da saúde: O objetivo é o de se obter feixes de prótons em sistemas compactos de lasers de femtossegundos para aplicações médicas. Meio Ambiente - Monitoramento de bioaerossóis na atmosfera e em ambiente fechado pela técnica de lidar por fluorescência: Esta fluorescência provocada pelo laser do Lidar visa monitorar bioaerosois poluentes e potencialmente nocivos à saúde como aqueles da Covid-19. - Monitoramento de Gases de Efeito Estufa na interface oceano-atmosfera na costa do estado de São Paulo: O Lidar aqui é utilizado em grandes áreas de oceano mapeamendo poluentes gasosos na região do Pré-Sal e de exploração de petróleo - Desenvolvimento de cavidades óticas gigantes para detecção de poluentes do ar: Esta técnica permite detectar poluentes atmosféricos, gases e particulado com grande precisão. Indústria - Funcionalização de superfícies para melhorias tribológicas de ferramentas de usinagem: Trata-se da produção de estruturas micrométricas na aresta de ferramentas de usinagem para melhorias tribológicas no processo de torneamento. Estas estruturas são desenhadas especificamente para buscar estas melhorias e são produzidas com laser de pulsos ultracurtos. - Funcionalização de superfícies para aplicações biomédicas: Aqui também são produzidas estruturas micrométricas com laser de pulsos ultracurtos, porém são produzidas sobre a superfície de implantes médicos ou odontológicos com o objetivo de aumentar a biocompatibilidade, aumentando a adesão de células e inibindo a criação de bactérias. - Produção de sistemas microfluídicos para síntese de radiofármacos e biorreatores: Sistemas microfluídicos produzidos em vidro, com o uso de laser de femtossegundos estão sendo desenvolvidos para síntese de radiofármacos com atividade molar aumentada através do aumento de concentração de flúor 18 radioativo. - Produção de nanopartículas de ouro por ablação com laser de pulsos ultracurtos: Pretende-se produzir e controlar o tamanho de nanopartículas de ouro produzidas pela irradiação de alvos sólidos de ouro com laser de femtossegundos. Nuclear - Limpeza e descontaminação via ablação a laser de superfícies metálicas e dielétricas: Lasers pulsados de nanosegundos são utilizados para ablação de superfícies contaminadas com radionuclídeos, retirando de maneira eficiente a presença destes contaminantes. - Padrões de speckle na análise de detectores do tipo CR-39: Imagens de padrões de espalhamento de luz com a placa CR-39 irradiada com Radônio serão analisados e correlacionados à dose de exposição. Além destes projetos específicos, a proposta busca a identificação de parceiros para desenvolvimento de outros projetos relacionados às capacidades do grupo
Instituição/UF/País:
Comissão Nacional de Energia Nuclear - RJ - Brasil
Vigência:
16/07/2021-31/07/2024
Wagner dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
política de avaliação educacional: comparação transcultural entre países sul-americanos no pisa
Resumo:
O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame estandardizado realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. Por meio dele, são levantadas informações sobre o desempenho dos estudantes, utilizadas para subsidiar discussões no âmbito das políticas educacionais. Por outro lado, o ranqueamento produzido a partir dos seus resultados evidencia uma representação deficitária dos sistemas educativos dos países sul-americanos. De fato, são de conhecimento da produção acadêmica os problemas oriundos desse raqueamento. Contudo, essa leitura não deve inviabilizar o uso de seus resultados na definição de uma política orientada pela avaliação educacional. Nessa vertente, esta pesquisa tem por objetivo compreender os fatores que influenciam os resultados do PISA e seus usos no contexto da política educacional em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai. A hipótese assumida é a de que os usos feitos dos resultados do PISA, fundamentados na concepção de accountability e na produção de ranqueamentos têm esvaziado o seu potencial para definir a própria política educacional, pois se limita a produzir um juízo de valor, sem acenar para planejamentos que auxiliem nos processos de tomada de decisões no âmbito educacional. Caracteriza-se como uma pesquisa de Método Misto, estruturada da seguinte maneira: i) revisão sistemática em periódicos das produções de cada país investigado sobre o PISA; ii) análise documental sobre a trajetória de participação, os resultados no PISA e seus desdobramentos para as políticas educacionais; iii) comparação transcultural por meio do questionário contextual aplicado junto ao PISA; e iv) entrevistas semi-estruturadas com os gestores responsáveis pela construção de políticas educacionais fundamentadas nos metadados gerados pelos exames estandardizados, em cada país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Wagner Farid Gattaz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de biomarcadores em neuropsiquiatria (inbion)
Resumo:
A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce. O insucesso até hoje das tentativas experimentais para identificar marcadores específicos para as diferentes doenças neuropsiquiátricas resulta, ao menos em parte, da falta de especificidade nas alterações globais da biologia cerebral para determinados quadros clínicos. Tal falta de especificidade está relacionada ao fato de que uma base genética comum pode estar ligada a anomalias comuns da estrutura e da função cerebral de doenças como a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Através da criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomarcadores em Doenças Neuropsiquiátricas (INBioN), objetivamos realizar um projeto integrativo reunindo cientistas no Brasil e no exterior de diferentes áreas na busca de uma melhor compreensão destas bases das doenças neuropsiquiátricas. Adotaremos estratégias experimentais considerando tanto as diferenças como as similaridades biológicas entre os diagnósticos destas três doenças, partindo da premissa de que uma base genética confere uma vulnerabilidade comum para distúrbios da maturação, da plasticidade e da função cerebrais, e que a interação desta base genética com fatores não-genéticos determina a patoplastia e as diferenças nas manifestações clínicas. Um grupo nuclear representativo de pacientes das 3 categorias diagnósticas será estudado antes da exposição a qualquer tipo de tratamento simultaneamente em 6 dimensões abrangentes (neuroquímica, neuroimagem, neuromodulação, neurocognição, genômica e proteômica), sendo depois seguido longitudinalmente a médio prazo. Os achados nestes grupos serão comparados com um grupo controle de indivíduos sadios pareados para variáveis demográficas. Através desta estratégia, identificaremos marcadores clínicos e biológicos para: detecção precoce de indivíduos com um risco aumentado para doenças neuropsiquiátricas de maneira geral; discriminação dos diferentes diagnósticos com uma especificidade maior, lançando luz sobre a compreensão dos mecanismos causais de cada uma destas três doenças; e definição de índices preditivos de resposta terapêutica e prognóstico a médio prazo. Além disso, correlacionaremos os achados de alterações em cada uma destas seis abordagens, buscando identificar combinações de marcadores específicos que possam guiar mudanças de conduta clínica. Por fim, exploraremos as seguintes linhas adicionais: investigações de indivíduos da população geral com transtornos subclínicos, que apresentam sintomas psiquiátricos esporádicos, permitindo-nos investigar estádios de transição para esclarecer o continuum entre saúde e doença nas dimensões clínicas e neurodiagnósticas, a fim de fornecer instrumentos confiáveis para o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de estratégias preventivas das doenças em questão; estudos clínicos de acompanhamento longitudinal com idosos saudáveis e indivíduos com transtorno cognitivo leve testando a eficácia de tratamentos inovadores; avaliação de alterações moleculares e bioquímicas em cérebros post-mortem de pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou doença de Alzheimer e controles sadios, a fim de desvendar vias moleculares e bioquímicas desreguladas comuns e diferenciais em doenças psiquiátricas maiores; e comparações de resultados centrais e periféricos de humanos com os resultados de expressão gênica em modelos animais transgênicos para elucidar os efeitos de genes de risco de desordens psiquiátricas em um nível molecular, numa abordagem translacional. A exequibilidade deste projeto multidimensional exige uma organização sofisticada, com recursos humanos de alto nível e uma rede integrada de laboratórios de altíssima complexidade, compatível com a solidez de estrutura e financiamento proporcionados para os INCTs. Esta estrutura nos dá condições de incrementar o impacto mundial das publicações científicas produzidas ao longo dos próximos anos, fomentar a participação de parceiros internacionais nestas publicações, e gerar produtos com potencial de proteção intelectual e comercialização, como kits diagnósticos ou novas estratégias terapêuticas. Além disso, de forma completamente integrada à geração de novos conhecimentos científicos, a criação do nosso INCT também alavancará fortemente atividades de formação de recursos humanos nos nossos centros no Brasil e no exterior, bem como atividades de transferência de conhecimentos para a sociedade, através da divulgação dos achados de pesquisa sobre biomarcadores de maneira apropriada, por profissionais capacitados e experientes neste tipo de comunicação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Wagner Franco Molina
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
Resumo:
A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
28/11/2019-30/11/2022
Wagner Meira Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilizando aprendizado de máquina para interpretar eletrocardiogramas
Resumo:
A melhoria das condições de vida e o progresso tecnológico da área da saúde levou ao aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, com modificação do perfil das doenças mais prevalentes: as doenças crônicas não transmissíveis passaram a predominar como causa de morbidade e mortalidade, com diminuição da importância das doenças agudas infecciosas e relacionadas ao ciclo materno-infantil. Todo este processo tem levado ao aumento da complexidade e do custo da assistência em saúde, com problemas relacionados ao acesso aos exames complementares e insuficiência da mão-de-obra especializada, além do aumento do custo dos sistemas de saúde. Esta situação se agrava no Brasil pelas dimensões continentais do país e pelas desigualdades marcadas entre as regiões e entre grupos populacionais. São necessárias soluções que facilitem o acesso dos pacientes aos métodos diagnósticos essenciais e dos profissionais de saúde à informação necessária ao cuidado, reduzindo o custo e melhorando a qualidade da assistência. A telessaúde tem sido uma ferramenta útil para este fim e o grupo proponente tem ampla experiência com a pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços em telessaúde. O Centro de Telessaúde (CTS) do HC-UFMG é o centro coordenador Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), que inclui mais de 1000 pontos remotos espalhados pelo estado de Minas Gerais, além de cidades da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Acre. Esta rede já realizou mais que 4,5 milhões de eletrocardiogramas, 130 mil teleconsultorias e seus vídeos educacionais já receberam quase 2 milhões de visualizações. O programa, premiado nacional e internacionalmente, é um exemplo notório de projeto de pesquisa que se transformou em programa de estado, com enorme impacto médico e social. O sucesso e a expansão da telessaúde em Minas Gerais e, mais recentemente em outros estados, permitiu a construção de grandes bases de dados contendo exames, diagnósticos realizados por médicos especialistas e dados cadastrais sobre os pacientes como, por exemplo, idade, sexo e comorbidades. Os estudos propostos propõem utilizar as bases de dados já organizadas e os sistemas ligados para desenvolver algoritmos de inteligência artificial para a análise automática do eletrocardiograma. Resultados preliminares do nosso grupo mostram que a grande quantidade de dados permitem treinar redes neurais artificiais que conseguem detectar anormalidades no eletrocardiograma com alta precisão e sensibilidade. E esses resultados podem ser usado para construção de novas ferramentas com grande potencial de impacto na prática clínica. Além disso, as soluções de inteligência artificial desenvolvidas podem ser reincorporadas ao sistema da telessaúde e trazer benefícios para a sociedade em curto ou médio prazo. Nesse contexto, o objetivo do projeto é desenvolver, validar e implementar sistema computadorizado de interpretação de traçado eletrocardiográfico, por meio de algoritmos de machine learning.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
02/09/2020-30/09/2022
Wagner Neves Diniz Chaves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os registros sonoros de théo brandão: identificação e estudo dos itinerários de uma coleção fonográfica
Resumo:
Este projeto tem por objetivo analisar a produção e circulação dos registros sonoros que o antropólogo, etnógrafo e folclorista alagoano Théo Brandão realizou entre 1940 e 1970 e que constituem um dos mais ricos, diversificados e ainda desconhecidos acervos de música tradicional brasileira. Partindo de pesquisa etnográfica nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), em Maceió, instituições que guardam e conservam os arquivos do pesquisador, com este projeto pretende-se, por um lado, identificar e analisar as redes de interações envolvidas nos processos de pesquisa e produção etnográfica de Théo Brandão ao longo de sua trajetória e, por outro, promover um conjunto de ações de salvaguarda desses acervos a partir do tratamento técnico da coleção para fins de disponibilização, consulta pública e pesquisa. Acredita-se que a visibilidade dada a esse conjunto documental suscitará uma série de novos estudos, usos e apropriações por parte de diferentes segmentos da sociedade, pesquisadores, músicos e artistas, grupos e coletivos populares. Situada na interface entre antropologia, etnomusicologia e museologia, a presente pesquisa, em um plano mais geral e comparativo, irá contribuir para a reflexão acerca do lugar dos registros sonoros na construção do campo de estudos de folclore bem como na própria configuração da etnomusicologia, da antropologia e das ciências sociais no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
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