Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Yanne Katiussy Pereira Gurgel Aum

Ciências Humanas

Educação
  • seguir carreira na engenharia: meninas da amazônia, vocês podem!
  • A presença masculina na área de Engenharia, no Brasil e no Mundo, é majoritária. Contudo, a contínua necessidade de evolução nessa área, com desenvolvimento de projetos inovadores para demandas cada vez mais complexas, leva esse fato de encontro ao entendimento de que a diversidade move a inovação. Nesse contexto, a ainda pouca presença de mulheres na Engenharia leva a um falso entendimento de pouca importância que a mulher teve e tem no desenvolvimento de ciência e tecnologia. O contexto social de polarização de habilidades vinculadas ao gênero, masculino e feminino, muito presente ainda na sociedade dificulta a mudança desta realidade. Nesse contexto, o objetivo desta proposta é desenvolver habilidades da área de Engenharia em meninas de escolas públicas de Manaus, por meio de projetos científicos desenvolvidos com parceria Universidade-Escola. Espera-se com esse projeto entender o efeito de treinamentos com meninas de escolas publicas no seu desempenho em matérias de ciências exatas, desenvolver estratégias de incentivo às meninas e mulheres a seguirem carreira na Engenharia e desenvolver produtos para o ensino de ciências exatas no Ensino Básico.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 30/12/2020-30/06/2022
Foto de perfil

Yanne Katiussy Pereira Gurgel Aum

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de um dispositivo microfluídico impresso em 3d para detecção de derramamento de óleo em água
  • Nas últimas décadas vem se intensificando as preocupações relacionadas ao potencial de contaminação de corpos hídricos por petróleo e seus derivados em acidentes ambientais, causados por transporte de combustíveis em navios e dutos ou relacionados às atividades de exploração, produção e refino. Dispositivos portáteis para monitoramento em tempo real da poluição por óleo em ambientes aquáticos podem ser muito úteis na proteção ambiental. Isso porque, os métodos convencionais de análise de contaminantes geralmente precisam ser conduzidos em laboratório, envolvendo transporte, preparo da amostra e análise em equipamento profissional de alto custo. Neste contexto, esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema microfluídico para detectar automaticamente a poluição por óleo em amostra de teste. O protótipo do sistema proposto será fabricado usando tecnologia de impressão 3D e a detecção do óleo realizada em espectrômetro de fluorescência. A técnica de extração em fase sólida com bioadsorvente oriundo de resíduo regional amazônico será testada no enriquecimento do óleo em amostra padrão de mistura de óleo-água, visando aumentar a sensibilidade de detecção. Portanto, espera-se demonstrar que o dispositivo portátil desenvolvido pode ser potencialmente utilizado na detecção in-situ em tempo real na detecção de óleo em água.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Yara Cristina de Paiva Maia

Ciências da Saúde

Nutrição
  • smart prognostics: uma plataforma baseada em software integrando marcadores nutricionais, clínicos e moleculares para prognóstico de pacientes com câncer avançado
  • Os fatores prognósticos para cânceres avançados são essenciais para decisões sobre os objetivos terapêuticos e escolha do tratamento adequado. Os fatores prognósticos como achados clínicos, patológicos e biológicos são utilizados para predizer o comportamento clínico do paciente, como a possibilidade de recorrência da doença ou a sobrevida. No entanto, estes fatores clássicos parecem não ter impacto no prognóstico. Durante a prática clínica, percebe-se a necessidade de recorrer a outras estratégias, como identificação de novos marcadores prognósticos ou a criação de novos modelos prognósticos de sobrevida, uma vez que a predição da evolução é fundamental para o tratamento adequado. O objetivo deste projeto é desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para o prognóstico de cânceres avançados que, atualmente, carecem de prognóstico efetivo, buscando a convergência entre as áreas de Nutrição, Biologia Molecular, Medicina e Computação. A solução se baseia na inclusão de marcadores nutricionais associados aos marcadores já existentes, para a criação de um modelo preditivo implementado em um sistema de software, almejando otimizar o tratamento por meio da estimativa precisa da sobrevida do paciente com tumores sólidos metastáticos. Ainda, o sistema a ser implementado, reconhecerá os diferentes perfis de marcadores e será capaz de recomendar terapias e condutas multiprofissionais que visem à melhoria da qualidade de vida do paciente. Um estudo prospectivo investigará a associação da sobrevida global de 200 pacientes com tumores sólidos metastáticos, com o consumo alimentar, composição corporal, estado nutricional, capacidade funcional, marcadores bioquímicos e inflamatórios, modelos prognósticos clássicos e marcadores moleculares. As avaliações serão trimestrais e o seguimento clínico até o óbito ou até a última avaliação após 6 meses da inclusão. O empacotamento da solução em um sistema de software representará um grande avanço tecnológico e de alto impacto social.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025