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Sidney Jose Lima Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
fotônica para o futuro
Resumo:
Materiais para Fotônica- A Fotônica é tecnologia-chave do século 21 e a linha de pesquisa se concentra na preparação e caracterização de materiais para a fotônica quais sejam, fontes de luz, guias de luz e detectores à base de vidros especiais e materiais híbridos orgânicos-inorgânicos. Esses materiais se prestam às várias aplicações propostas que vão desde biomedicina até óptica não linear. O desenvolvimento desses materiais e a formação de recursos humanos para a área tem grande impacto econômico e social com a criação de novas empresas e negócios.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
22/07/2021-31/07/2024
Sidney Kuerten
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio paraguai no pantanal sul (entre foz dos rios miranda e apa).
Resumo:
O rio Paraguai é o rio-tronco de um sistema deposicional caracterizado pela presença de megaleques fluviais construídos pelos rios que drenam áreas circunvizinhas e por ele próprio. O rio Paraguai atravessa a maior área alagada do planeta, o Pantanal e integra um complexo sistema hídrico não isolado, que recebe ao longo de seu percurso o in put de água e sedimento advindo de importantes afluentes que drenam vastas áreas antropizadas (cerca de 400 mil km²). Assim, cinturões de meandros abandonados, anabranches, avulsões, migrações laterais, alterações na largura, comprimento de onda e curvatura dos canais sugerem, que o rio teve uma história quaternária influenciada por mudanças alóctones (climáticas) e autóctones (avulsões, etc.) suficientemente expressivas para produzir o padrão ora observado no trecho sul (entre a cidade de Corumbá e a foz do rio Apa). Este trecho do rio Paraguai constitui também um importante cenário turístico de pesca, integra a rota de segurança nacional, é uma via de escoamento de commodities que será potencializada pelo corredor bioceânico (Atlântico-Pacífico) com a edificação de um terminal hidroviário e uma ponte estaiada sob o canal. Uma complexa relação hidrológica e sedimentar depende da intensidade das cheias e a hipótese central é que neste trecho, o rio Paraguai apresenta funcionamento herdado, em que formas antigas são re-utilizadas, por condições hidrológicas muito diferentes de sua formação. As implicações, ambientais e ecológicas desse sistema são inteiramente desconhecidas e valorizam em muito os objetivos desta pesquisa (caracterizar o regime hidrossedimentar atual; interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial; e identificar a ocorrência e distribuição de microplásticos). Metodologicamente serão associadas geotecnologias atuais, técnicas de paleoidrologia, de hidrossedimentologia, cronologia absoluta, análises multi-proxy e a identificação e quantificação de microplásticos no Pantanal sul.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Síglia Pimentel Höher Camargo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plano educacional individualizado (pei): proposições e adequações para a realidade brasileira.
Resumo:
A inclusão de alunos com deficiências está legalmente amparada, refletindo-se no crescente aumento de matrículas destes estudantes na rede regular de ensino. A literatura é farta em documentar as dificuldades e despreparo dos professores frente à inclusão, sobretudo em como ensinar a todos, com qualidade e atendendo aos princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está na escola, mas efetivamente aprende e se beneficia dos estímulos que ela proporciona. O Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui em uma ferramenta de trabalho que pode auxiliar a superar esse desafio e nortear a inclusão de alunos com deficiências para garantir o seu processo inclusivo e progresso de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia de trabalho colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Diferente de outros países, sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil. Sua caracterização e formas de execução não é explicitamente abordada, recomendada e instruída em dispositivos legais nacionais, gerando dúvidas sobre como o PEI poderia ser implementado em nossas escolas. Essa proposta pretende, a partir de estudos de elevado rigor metodológico e nacionalmente contextualizados, investigar a viabilidade e efetividade do PEI, de modo a propor adequações para sua implementação na realidade educacional brasileira. Espera-se que a partir de estudos que nos permitam estabelecer diretrizes mais adequadas e voltadas à nossa realidade, se possa contribuir para alavancar a qualidade das práticas de inclusão escolar em nosso país. A estratégia metodológica a ser implementada envolve abordagens qualitativas e experimentais de pesquisa de caso único que permitem estabelecer práticas baseadas em evidências, com amostras de diferentes regiões brasileiras a partir do envolvimento interinstitucional de colaboradores na equipe de execução da proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Signe Dayse Castro de Melo e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2021
Resumo:
Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão e a divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem, ou Recursos Educacionais Abertos, impressos ou digitais, desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Agora, mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana, ele justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto provocado pela Pandemia de COVID-19. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bates (2016) e Filatro (2015), sugerindo-se o Modelo ADDIE de produção de artefatos para educação à distância, como norteador das discussões. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY, por meio de suas redes de comunicação social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
06/10/2021-31/10/2023
Silmara Cristina Dela da Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia
Resumo:
Este projeto tem como proposta a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital de termos e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de noções teórico-metodológicas que, desde a década de 1980, são propostas e mobilizadas por pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter teórico-prático, com vistas a: i) fazer um levantamento das pesquisas no campo da Análise do Discurso, que se voltam a corpora constituídos por distintas materialidades significantes, formuladas e com circulação na mídia; ii) compilar termos e conceitos teóricos mobilizados nessas pesquisas, realizadas em instituições brasileiras desde a década de 1980; iii) constituir um acervo digital composto por termos e conceitos teóricos em suas mobilizações analíticas, a ser disponibilizado na rede eletrônica, com foco na divulgação científica e no apoio ao ensino de graduação e pós-graduação na área. A necessidade de inventariar termos, conceitos e noções teóricas relevantes para os Estudos da Linguagem e do Discurso, a fim de conferir visibilidade a conceitos e noções da área, decorre da importância e abrangência dos discursos da/na mídia, em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como do vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, com o intuito de compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas. Tal proposta vincula-se às práticas do grupo de pesquisa MiDi Mídia e(m) Discurso (CNPq), à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e tradução, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, e ao projeto UFF Capes-Print História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais, e almeja produzir material consistente e acessível, que possa ser mobilizado para apoio ao ensino e à inserção de jovens pesquisadores às práticas de pesquisa no campo discursivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvana Alves Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais entre prematuros de baixo e alto risco para autismo
Resumo:
Apesar da imaturidade de áreas corticais, os recém-nascidos apresentam uma preferência inata por estímulos visuais sociais. Essa habilidade é essencial para guiar suas interações no ambiente, mas no recém-nascido prematuro (RNPT), parece não estar totalmente desenvolvida (Pereira, S.A., et al, 2017). O desinteresse por figuras sociais pode ser um sinal de comprometimento social. Crianças a termo que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam declínio do olhar para figuras sociais (Di Giorgio et al, 2016). Estes traços foram hipotetizados como sendo uma deficiência na ativação dos mecanismos de orientação subcortical, ou até mesmo, consequência de uma não especialização cortical (Di Giorgio et al, 2021), que no desenvolvimento típico direciona os recém-nascidos a estímulos visuais sociais. Mas, apesar da prematuridade aumentar a vulnerabilidade do cérebro, e interferir nas capacidades cognitivas e motoras dos RNPT, causando déficits que persistem até a vida adulta, a regulação dos domínios da interação social, identificados como biomarcadores para risco de TEA na primeira infância, ainda não foram elucidados nesta população. Oferecer estratégias de monitoramento precoce em prematuros com alto e baixo risco de desenvolver TEA, parece preencher esta lacuna. A identificação precoce e a intervenção oportuna melhoram o desenvolvimento (Novak I, et.al., 2019). Nesta perspectiva, a proposta foi consolidada por pesquisadores brasileiros, do Serviço ambulatorial Multidisciplinar de Atenção ao Espectro do Autismo (SEMEA) do Instituto Santos Dumont e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e pesquisadores da Rede italiana para detecção precoce de TEA (NIDA) com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais em RNPT durante os 24 primeiros meses de vida e caracterizar os registros da ativação cortical (fNIRS), atividade cerebral (EEG) e orientação do olhar (Eye-tracking) em RNPT com alto e baixo risco para TEA
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
Silvana de Souza Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
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Currículo
Título do Projeto:
redes de apoio e cuidado entre travestis e mulheres trans na pandemia de covid-19: trabalho sexual, saúde mental e resiliência
Resumo:
Este projeto tem como objetivo identificar e analisar processos de formação e atuação de redes de suporte e de práticas de cuidado, institucionais e comunitárias, voltadas para a saúde mental, que envolvem travestis e mulheres trans ao longo da pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial das que atuam no trabalho sexual. Serão utilizadas diferentes metodologias - trabalhos de campo, de orientação etnográfica, entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa -, em uma rede colaborativa envolvendo universidades e instituições internacionais, na Europa (Portugal, Espanha e França) e na América Latina (Chile, Peru e Equador). Com uma abordagem interseccional e interdisciplinar - a antropologia, a epidemiologia e a psicanálise-, pretende-se: investigar como redes se conformam e quais são as suas especificidades territoriais; identificar como serviços comunitários e institucionais funcionam desde o início da pandemia, se foram precarizados ou adensados e quais os condicionantes de tais processos; detectar diferenciais de acesso aos recursos de apoio social e cuidado entre TMT, conforme articulação de marcadores sociais da diferença como raça/cor, classe, geração, deficiência, etc.; e analisar as implicações da dinâmica de tais redes sobre processos de adoecimento psíquico e melhora de saúde mental. Visamos produzir e disseminar informações que auxiliem a formulação de políticas públicas para este grupo, no âmbito da saúde coletiva, em especial da saúde mental, bem como o fortalecimento de articulação de redes comunitárias e institucionais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Silvana Maldaner
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
influência dos movimentos de submeso na estimativa de parâmetros turbulentos de dispersão em uma camada limite estável
Resumo:
As mudanças climáticas e a necessidade de controle da qualidade de ar em grandes centros têm contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de dispersão e novas técnicas para a modelagem dos processos atmosféricos envolvidos. De forma geral, os modelos existentes conseguem descrever a difusão de escalares passivos na atmosfera. Entretanto, em algumas situações estes modelos não conseguem prever adequadamente a concentração de contaminantes, apresentando discrepâncias consideráveis entre as concentrações observadas e simuladas. Uma das razões para tais discrepâncias está associada à falta de informações confiáveis sobre o perfil vertical do coeficiente de difusão turbulenta na camada limite atmosférica estável. Existem diferentes formas para estimar tais coeficientes, porém a grande maioria das propostas empregam a teoria de similaridade Monin-Obukhov, que na sua forma original não é aplicável para situações noturnas caracterizadas por baixa velocidade do vento (camada limite estável). Estudos recentes sobre a camada limite estável sugerem que formulações de parâmetros turbulentos podem ser obtidas a partir da teoria de similaridade se ocorrer a filtragem dos movimentos de submeso em dados atmosféricos de alta frequência. Assim, este trabalho tem como objetivo calcular as formulações de difusão turbulenta na camada limite estável a partir da filtragem dos movimentos de submeso. Um objetivo adicional é verificar a universalidade dos parâmetros de dispersão e como estes são influenciados pelos movimentos de submeso. Para isso, dados observacionais de alta frequência e em diferentes níveis verticais serão empregados. A teoria de similaridade, a teoria de difusão estatística de Taylor, a análise espectral de Hilbert-Huang e a técnica de decomposição de multi-resolução de sinais serão empregadas para análise de séries temporais e partir disso, espera-se determinar uma formulação para o coeficiente de difusão para condições estáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
Silvana Maria Pantoja dos Santos
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
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Currículo
Título do Projeto:
memória e patrimônio na poesia maranhense contemporânea
Resumo:
O projeto tem por objetivo analisar a ressignificação do patrimônio cultural em produções de poetas maranhenses contemporâneos, a partir das impressões e sensações dos sujeitos poéticos nas suas relações com a memória da cidade. O centro histórico da cidade de São Luís tem uma considerável representatividade na produção literária local, o que justifica o forte vínculo do homem com o lugar de origem, formado por uma rede de posições sociofuncionais, unidas entre si por afinidades e tensões (COSTA, 2017, p. 205). Nesse sentido, é possível pensar a cidade revestida de artefatos, bens culturais, que resistem ao tempo e à ação humana, arraigados nos costumes e tradições e que se revelam por meio da escrita poética. Convém questionar: Como são problematizadas as demarcações espaciais de dominação, subjugação, acolhimento e resistência nas obras investigadas? Quais distanciamentos e proximidades as poesias de autores maranhenses contemporâneos carregam, quanto ao processo de rememoração do patrimônio cultural? A cidade comporta vivências particulares, sociais, bem como a memória do lugar por meio de registros históricas e culturais, logo, o modo como o patrimônio cultural é ressignificado na literatura, em especial, na poesia, é relevante. O aporte teórico se fundamentará nas reflexões de Halbwachs (2006), sobre memória individual e coletiva; Pesavento (2002) e Abreu (2011), sobre a memória da cidade e patrimônio; Paz (2012), sobre poesia, dentre outros. A pesquisa parte do levantamento de obras que tematizem o patrimônio cultural, seguida de análises, organização e sistematização do material coletado para posterior publicação de uma antologia de poetas voltados para tema da pesquisa. Nesse sentido, considera-se esta iniciativa um investimento que trará benefícios aos estudos do patrimônio cultural. Acredita-se, ainda, que os resultados que podem alcançar esta pesquisa darão importantes contribuições ao universo dos estudos da poesia contemporânea.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvana Maria Sobral Griz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
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Currículo
Título do Projeto:
análise audiológica em crianças com citomegalovirus
Resumo:
Introdução: A triagem auditiva neonatal universal (TANU) identifica neonatos com possíveis alterações auditivas e sua realização pode oferecer marcos do desenvolvimento da criança. No Brasil, a diversidade regional, econômica, social, sanitária e cultural pode influenciar a abordagem da implantação dos programas de TANU. Em 2019, o Joint Committee on Infant Hearing ressaltou a diminuição da idade média de identificação de alterações auditivas, minimizando o impacto dessas alterações na linguagem. Também reforça o aumento do impacto do citomegalovírus (CMV) no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, há necessidade de vigilância contínua do desenvolvimento auditivo de neonatos acometidos com o CMV, independentemente do resultado encontrado na TANU. Sabendo da necessidade de unidades de referência para diagnóstico e monitoramento audiológico, o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com Fonoaudiólogos e técnicos do CISAM e do Hospital Barão de Lucena, promoveram a implantação de um serviço de extensão em DIAGNÓSTICOS e MONITORAMENTO AUDIOLÓGICOS PARA CRIANÇAS COM RISCO PARA PERDA AUDITIVA, para os neonatos que falharem na TANU. A partir destas ações, foi identificada uma alta frequência de mães com CMV. Objetivo: analisar a audição das crianças nascidas de mães com CMV. Método: As mães de neonatos identificadas com CMV pelo exame do PCR, cujos filhos realizaram TANU serão encaminhadas Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco. Incialmente, serão realizados nos lactentes os exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco encefálico Automático, Emissões Otoacústicas Evocadas, avaliação audiológica comportamental e avaliação otorrinolaringológica. Estes lactentes serão acompanhados semestralmente até os três anos de idade para determinar os marcos do desenvolvimento auditivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Amelia Verdiani Tfouni
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
contaminantes químicos em produtos à base de microalgas: alimentação e saúde pública
Resumo:
O cultivo de microalgas, além de ser uma prática sustentável e não envolver a criação de animais, gera biomassas de alto valor agregado que possuem em sua constituição compostos benéficos à saúde. Tais alegações, quando declaradas em produtos para o consumo humano, vêm despertando cada vez mais o interesse do consumidor. No entanto, apesar das vantagens, os produtos à base de microalgas usados na alimentação podem apresentar compostos tóxicos e representar uma preocupação à saúde. Dentre estes compostos destacam-se os metais (Al, As, Cd, Hg, Pb) e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que são acumulados pelas microalgas e podem ocorrer na biomassa por resultado da contaminação ambiental, natural ou antropogênica. Já os ésteres de 3-monocloropropano-1,2-diol (3-MCPDE), 2-monocloropropano-1,3-diol (2-MCPDE) e de glicidol (GE) são compostos tóxicos formados no processo de refino de óleos comestíveis, podendo ocorrer em óleos de microalgas. Portanto, a avaliação de contaminantes químicos em produtos à base de microalgas para o consumo humano é uma demanda urgente, sendo que os dados existentes na literatura ainda são muito limitados. Dessa forma, a presente proposta pretende avaliar a ocorrência de contaminantes químicos em produtos de microalgas (suplementos alimentares em pó e óleo), comercializados no Brasil e em Portugal, otimizando e validando os métodos analíticos empregando a espectrometria de emissão por plasma com acoplamento indutivo (ICP OES) para a determinação de metais, a cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por fluorescência (HPLC-FLD) para a análise de HPAs e a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS) para a quantificação de 3-MCPDE, 2-MCPDE e GE. Com base em informações sobre o consumo de suplementos à base de microalgas pela população, será avaliada a ingestão dos contaminantes e o risco à saúde, bem como o risco-benefício, considerando que estes produtos também contêm compostos benéficos.
Instituição/UF/País:
Instituto de Tecnologia de Alimentos - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Barreiros dos Reis
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
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Currículo
Título do Projeto:
análise para identificação de remanescentes humanos resgatados do laboratório de curadoria de antropologia biológica, museu nacional, ufrj
Resumo:
No incêndio de 2 de Setembro de 2018 que devastou a sede do Museu Nacional, UFRJ, todo o acervo do Setor de Antropologia Biológica foi atingido. O acervo é composto por coleções provenientes principalmente de sítios arqueológicos, como diferentes sambaquis do litoral brasileiro e diferentes sítios da região de Lagoa Santa. Desde o estabelecimento do Núcleo de Resgate, a equipe curatorial de Antropologia Biológica vem participando diretamente do resgate dos remanescentes humanos. A Reserva Técnica, localizada no terceiro andar, colapsou até o térreo e foi escavada a partir da perspectiva da arqueologia forense, mapeando cuidadosamente a dispersão dos remanescentes colapsados em um cenário de sinistro. Sem a preservação da localização original destes, é necessária uma nova abordagem para buscar identificar os remanescentes o máximo possível. Destarte, objetiva-se analisar os remanescentes que estavam guardados no Laboratório de Curadoria, no térreo, cuja localização original foi preservada e a respectiva identificação, em diferentes níveis, é possível. Considerando os processos diferenciados de diagênese pelos quais cada remanescente foi modificado, segundo sua proveniência temporo-espacial, é esperado que sua composição tenha respondido de forma distinta, seja de forma acentuada ou discreta. A análise macroscópica buscará elementos que possam indicar potencial diferenciação, sem intervenção intrusiva ou destrutiva. A partir da análise microscópica, tanto de composição quanto histológica, buscaremos avaliar se elementos acentuados ou discretos na análise macroscópica podem de fato ser usados como indicadores de identificação e em quais níveis. Nesse sentido, o teste de diferentes análises de caracterização dos remanescentes com identificação conhecida pode promover a elaboração de um protocolo a ser aplicado nos demais remanescentes das demais áreas de guarda e em outros espaços afetados pelo mesmo tipo de sinistro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Sílvia Carla da Silva André Uehara
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da atenção primária à saúde no enfrentamento da covid-19: comparação entre os municípios brasileiros
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar e comparar a organização e assistência oferecida pelos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da Covid-19 no Brasil; e, como objetivo específicos: avaliar a organização e assistência da APS para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil; avaliar os Protocolos e/ou Planos de ação estaduais para o enfrentamento da Covid-19; comparar a organização e a assistência oferecida pela APS às pessoas com suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19 entre as capitais; comparar a organização e a assistência oferecida pela APS às pessoas com suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19 entre os estados e regiões; comparar a organização e a assistência oferecida pela APS às pessoas com suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19 entre os municípios, considerando a classificação do IBGE quanto ao porte populacional; e, comparar e avaliar a organização e a assistência oferecida pela APS às pessoas com suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19 entre os municípios, considerando os diferentes serviços inseridos na APS. Trata-se de um estudo de corte transversal analítico a ser realizado na APS do Brasil. A população-alvo será composta por gestores e gerentes responsáveis pelos serviços de APS. Para o cálculo amostral dos gestores da APS será considerado o número de municípios (com exceção das capitais) que tenha confirmado pelo menos um caso de Covid-12 no período de 26 de fevereiro de 2020 a 30 de junho de 2020. Ressalta-se que cada município deve possuir um gestor responsável pela APS; e, para o cálculo amostral dos gerentes será considerado o número de serviços de APS registrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Em relação a definição da amostra dos gestores da APS, será calculada com base na técnica de amostragem por estratificação que consiste na divisão da população de municípios em grupos que são chamados de estratos. Assim, os estratos serão os municípios, regiões e estados do Brasil, sendo sorteado aleatoriamente os municípios que irão responder a um questionário, caso esse município não responda, será sorteado um novo município dentro desse estrato. Com isso, neste estudo serão incluídos municípios com características semelhantes dentro dos estratos e diferentes entre os estratos, o que garante uma maior precisão nos estimadores. Ressalta-se que o mesmo cálculo amostral será utilizado para definir a amostra dos gerentes da APS; porém, a população será composta pelos serviços da APS. Dessa forma, este estudo permitirá a realização de comparações dentro das regiões brasileiras e entre as regiões. Para participar da pesquisa foram definidos os seguintes critérios de inclusão: gestor da APS de um município por pelo menos 3 meses durante a pandemia de Covid-19, e, como critérios de exclusão: responsáveis que durante o período da pandemia estava de licença e/ou férias; e, após três tentativas de contato sem sucesso. Esses mesmos critérios serão utilizados para a inclusão e exclusão de gerentes dos serviços da APS. Os dados serão coletados por meio da avaliação dos protocolos e/ou planos estaduais de enfrentamento à Covid-19 na APS e questionários autorrespondidos pelos gestores e gerentes dos serviços da APS. Para a coleta de dados serão construídos dois questionários (um questionário para gestores e outro para gerentes) e um check-list com base no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde e serão avaliados por especialistas. Pretende-se adotar pesos diferentes para as respostas, a fim de garantir o cálculo dos escores por meio da média aritmética simples dos valores obtidos. Tais valores serão transformados em escala de 0 a 10, para facilitar a comparação dos resultados. O escore geral será calculado a partir da média aritmética de todos os atributos (identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de Covid-19; medidas para evitar contágio nas unidades de saúde; estratificação da gravidade da Síndrome Gripal; manejo terapêutico e isolamento domiciliar de casos leves; diagnóstico precoce e encaminhamento a serviços de urgência/emergência ou hospitalares de casos graves; notificação imediata; monitoramento clínico; medidas de prevenção comunitária e apoio à vigilância ativa). Os questionários serão encaminhados pelo Google Forms e as respostas armazenadas em uma planilha Excel e a análise estatística será realizada no Software Livre R. Os dados serão apresentados em frequência relativa e absoluta, média e desvio padrão. A comparação dos escores será realizada com o teste de Análise de Variância (ANOVA) que irá medir a variação total dentro dos grupos e entre os grupos. Para todos os testes estatísticos, será utilizado o nível de significância de 5%. H0: Não há diferenças estatisticamente significantes entre as regiões quanto à organização e assistência da APS no enfrentamento da Covid-19; H0: Não há diferenças estatisticamente significantes entre os estados quanto à organização e assistência da APS no enfrentamento da Covid-19; H0: Não há diferenças estatisticamente significantes entre as capitais quanto à organização e assistência da APS no enfrentamento da Covid-19; H0: Não há diferenças estatisticamente significantes entre os municípios quanto à organização e assistência da APS no enfrentamento da Covid-19. Se H0 for rejeitada, os testes como Bonferroni ou T poderão ser utilizadas para identificar qual das regiões, estados, capitais e municípios apresentam melhor organização e assistência da APS. Ressalta-se que ainda serão realizadas análises considerando os indicadores socioeconômicos e sanitários dos municípios (agrupados de acordo com o porte populacional definido pelo IBGE), além de análises relacionando com os indicadores do PMaq. Seguindo os preceitos éticos, a pesquisa será apreciada pelo CEP/UFSCar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Silvia Eloiza Priore
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inquéritos de base populacional que realizam coleta de material biológico: uma revisão de escopo
Resumo:
Inquéritos populacionais foram desenvolvidos para auxiliar na formulação e avaliação de políticas públicas, contribuindo para reorientação dessas de acordo com as necessidades e vulnerabilidades da população.Com as informações coletadas é possível conhecer a distribuição de fatores de risco de populações específicas, o que possibilita desenvolver ações visando a prevenção e contribuindo para a saúde e qualidade de vida das populações. Objetiva-se avaliar os inquéritos populacionais, nacionais e internacionais, que realizam coleta de material biológico, realizados em população residente em domicílios particulares, representativos de suas respectivas nações. O projeto será desenvolvido na UFV em parceria com a UnB. Será realizada uma revisão de escopo, seguindo a metodologia proposta pelo manual do Joanna Briggs Institute, com base nas perguntas norteadoras: Quais são os inquéritos, de abrangência nacional, com coleta de material biológico, realizados em população residente em domicílios particulares? Como esses inquéritos são realizados? A revisão irá considerar artigos e documentos oficiais referentes aos inquéritos populacionais. Os resultados serão relatados na íntegra na revisão de escopo final e apresentados em um diagrama de fluxo de itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises para revisão de escopo (PRISMA). A qualidade desta revisão de escopo será avaliada pelo método Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR). Os produtos finais deste edital, serão artigo científico a ser publicado em revista indexada; resumo a ser apresentado em eventos da área de saúde ou similar; capacitação de toda equipe envolvida para padronização do protocolo de pesquisa e desenvolvimento das atividades. Também serão elaboradas publicações como relatório, cartilhas informativas, posts em redes sociais e materiais audiovisuais para divulgação dos resultados encontrados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2022
Silvia Helena Ribeiro Cruz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
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Currículo
Título do Projeto:
cartografia da vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas nas ilhas de cotijuba e combú em belém/pa: planejamento e ordenamento para o turismo comunitário
Resumo:
Esse estudo surge a partir de leituras, experiências empíricas e técnicas quanto aos problemas enfrentados pelas ilhas de Belém no que concerne a ocupação desordenada nos últimos vinte anos. A ocupação do território das ilhas de Cotijuba e Combú apresentam duas décadas de avanços quanto a instalação de equipamentos turísticos de hospedagem, alimentos e bebidas, entretenimento, casa de segunda residência e comércio em geral. Essas instalações tem contribuído para um processo de desmatamento das ilhas, ocupações sem condições estruturais quanto ao saneamento, ocupação desordenada e ausência de conforto para população residente e visitantes. Tem como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas das ilhas de Belém/PA, especificamente ilhas de Cotijuba e Combú, para o planejamento e ordenamento do Turismo Comunitário, ilhas essas que estão em extenso e profundo processo de ocupação desordenadamente. Os procedimentos metodológicos pautar-se-ão nos estudos dos riscos e vulnerabilidade ambientais por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas e elaboração de mapas para análises; Uma ferramenta importante para análise da vulnerabilidade social é o perfil socioeconômico da população investigada e propensa aos riscos, que no caso desse projeto, a população residente nas Ilhas de Cotijuba e Combú, assim como a aplicação da técnica da Cartografia Social, quando a população poderá auto identificar-se no processo do turismo e apontar os problemas oriundos desse. Ainda, será elaborado uma tabela com as características, variáveis, natureza da influência do turismo para que os pesquisadores possam representar as ações de riscos inerentes aos territórios. As análises, tanto da vulnerabilidade ambiental quanto social passarão por um processo de interseção da exposição e propensão à riscos e vulnerabilidades por parte da população local advindos da atividade turística desordenada, e assim definir o Plano de Ação para o turismo comunitário.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Luciana Fávaro
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
estudo do efeito mecanocalórico em compósitos de matriz elastomérica para aplicação em refrigeração do estado sólido
Resumo:
Os sistemas de refrigeração convencionais passaram por grandes avanços nos últimos anos em termos tecnológicos. No entanto, a utilização de gases nocivos ao meio ambiente ainda é uma realidade nesses equipamentos e a busca por maior eficiência energética tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias limpas e que exijam menor consumo de energia. Neste contexto, a utilização de refrigerantes sólidos se destaca como uma alternativa promissora no desenvolvimento de novos dispositivos de troca térmica. Entretanto, os materiais refrigerantes existentes atualmente constituem os grandes desafios em termos de desenvolvimento, por não apresentarem efeito calórico significativo. Este efeito pode se manifestar por diferentes princípios, por exemplo através da variação do campo magnético, elétrico ou da tensão mecânica aplicada no material. Dentre os efeitos calóricos, o magnetocalórico é o mais difundido. No entanto, apresenta baixa eficiência e alto custo. Já os materiais que apresentam efeito mecanocalórico têm se mostrado mais eficientes quanto a capacidade de troca térmica e custo de materiais. Apesar do grande potencial que os sistemas mecanocalóricos possuem, ainda existem muitas lacunas quando se trata de estudos de materiais poliméricos, em especial os elastômeros, aplicados a processos de refrigeração. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de compósitos de matriz elastomérica que serão analisados quanto a eficiência técnica e econômica do processo de refrigeração, devido ao efeito mecanocalórico (especialmente no que diz respeito aos efeitos barocalórico e torsiocalórico) podendo-se atingir eficiência melhor que aquela verificada na refrigeração convencional. Serão estudados materiais compósitos utilizando elastômeros (TPU, PVC, TPO e TPE) como matriz e diferentes tipos de cargas (grafite, óxido de alumínio, carbeto de silício, grafeno, e nanotubos de carbono) para o futuro desenvolvimento de equipamentos que se utilizem da refrigeração de estado sólido.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Márcia Ferreira Meletti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
direito à educação e a escolarização de pessoas com deficiência no brasil.
Resumo:
No Brasil, desde a Constituição de 1988, as políticas públicas indicam a necessidade de implementar práticas inclusivas no Sistema Nacional de Educação de modo a garantir o acesso, a permanência e a escolarização das pessoas com deficiência. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos físico, mental, intelectual e/ou sensorial de longo prazo, que, em interação com as barreiras, pode limitar sua participação na sociedade em igualdade de condições. O Sistema Nacional de Educação, regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, organiza todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior. Temos como questão: De que modo o Sistema Nacional de Educação está organizado, nas diferentes regiões geográficas, em termos de acesso, de permanência e da natureza dos serviços educacionais destinados às pessoas com deficiência? A análise proposta, realizada por meio de indicadores demográficos e educacionais, permite compreender em que medida sua escolarização é uma expressão de ações públicas efetivas, condizentes com o direito à educação. Teremos como fonte as estatísticas públicas dos Censos Demográfico (IBGE, 2010), da Educação Básica e do Ensino Superior (INEP, 2007 2023). As estatísticas públicas são reconhecidas pela literatura nacional e internacional como subsídios fundamentais para avaliação e implementação de políticas sociais. Serão utilizados os softwares IBM SPSS e R-Project 4.1.1. Realizaremos a análise exploratória de dados para maximizar a obtenção de informações e produção de indicadores; testes qui-quadrado para relacionar dependências entre variáveis e diagrama de lexis para representar como o tempo intervém na trajetória dos estudantes. Com isso, obteremos um diagnóstico longitudinal por região demográfica e pela segmentação das trajetórias escolares, compreendendo a configuração e o processo de implementação da política de inclusão escolar como parte de uma política social mais ampla.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Sílvia Maria Ferreira Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de articulação de prevenção à epidemia covid-19: narrativas, estratégias e técnicas de prevenção entre povos tradicionais e de periferias urbanas
Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar as experiências de vivenciar uma pandemia no mundo contemporâneo a partir dos adoecimentos provocados pela SARS-CoV2 entre sujeitos e grupos periféricos (indígenas, quilombolas e pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades). A proposta é fazer essa análise sobre as narrativas produzidas por esses sujeitos e coletivos a partir da experiência de viver, sentir e pensar sobre a atual pandemia. Pretende-se buscar nessas narrativas como a experiência de viver a pandemia se configura em um adoecimento, em estratégias de cuidado e reação à serviços e políticas de saúde. Para tanto, cada um dos pesquisadores irá desenvolver uma etnografia multi-situada (Marcus, 1995), onde o campo se torna um contexto que explode e envolve os sujeitos com os quais iremos buscar suas narrativas sobre a pandemia, além de notícias nas mídias governamentais e outras que abarcam as vidas dos sujeitos. Portanto, o objetivo geral é: - analisar as narrativas produzidas por sujeitos e coletivos indígenas e quilombolas e pessoas/coletivos que vivem nas periferias das grandes cidades sobre como estão vivenciando a pandemia do novo coronavírus; E objetivos específicos são: - identificar as estratégias e tecnologias de cuidado que estão sendo criadas; - mapear e analisar como os serviços de saúde estão atuando nessas comunidades. Nossa hipótese é que diante da ausência dos serviços de saúde e da desigualdade social que dificuldade o acesso de determinados coletivos às tecnologias de cuidado, esses coletivos criam estratégias para se protegerem e cuidarem nesse contexto, buscam pelas garantidas de seus direitos, apesar de tantas mortes que viveram. A proposta apresenta relevância e importância por pretender dialogar com epistemologias desses coletivos periféricos e mapear estratégias de cuidado efetivas. Vale mencionar que o Secretário Geral da OMS chamou atenção, que era preciso adaptar estratégias de prevenção à covid-19 em países da América Latina e África.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvia Martins dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xxvi ciência viva
Resumo:
A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 26 anos em 2021. O objetivo da feira Ciência Viva é o de divulgação e popularização da Ciência, buscando promover a capacidade criativa e investigativa na construção do conhecimento, estimulando a realização de atividades de pesquisa nas escolas. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, além de despertar vocações e de revelar capacidades. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal, que deverá contar com a participação de 80 trabalhos. Serão realizadas ações formativas, como minicursos e oficinas, voltadas a professores e estudantes da educação básica interessados em participar da feira, buscando ajuda-los a compreender a proposta da feira e as suas possibilidades de participação, bem como aprender com suas práticas, favorecendo as trocas de saberes e estreitar a relação entre os organizadores da feira e os professores e alunos da educação básica. Além disso, a equipe de pesquisadores e monitores que compõe a comissão organizadora da feira buscará apoiar as ações desenvolvidas pelos professores e alunos nas escolas, buscando continuamente colaborar com esses no desenvolvimento dos trabalhos. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Silvia Martins dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana nacional de ciência e tecnologia uberlândia 2021
Resumo:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) constitui-se em um evento nacional, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que teve início no ano de 2004. Segundo o site do evento, a SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O tema para o ano de 2021 é A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.. A SNCT, em Uberlândia e região é coordenada e realizada pelo Museu DICA (Diversão, Ciência e Arte) órgão do Instituto de Física, contemplando parcerias com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberlândia. Desde a primeira edição, em 2009, a SNCT em Uberlândia vem se constituindo em um importante espaço para a divulgação científica à população da cidade, para a formação de discentes, docentes e técnicos da UFU, e para o fortalecimento da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As ações planejadas possuem objetivos alinhados com os estabelecidos para a SNCT pelo MCTIC, e há destaque para os eventos estruturadores: Workshop de lançamento da SNCT, Feira Ciência Viva (Uberlândia), Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro FICP (Ituiutaba), Brincando e Aprendendo (Uberlândia), Astronomia no Parque (Uberlândia), Vem pra UFU (Monte Carmelo e Patos de Minas), dentre outros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
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