Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

William Reis Silva

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • investigação das ramificações do filtro de partículas aplicadas a sistemas dinâmicos aeroespaciais
  • Propõe-se realizar a determinação de órbita e atitude de satélites artificiais utilizando o Filtro de Soma Gaussiana (FSG), Filtro de Kalman Ensemble (FKEn) e o Filtro de Partículas H Infinito Estendido (FPHinfE) comparando os resultados obtidos com o Filtro de Kalman Unscented (FKU) e Filtro de Partículas (FP) frequentemente usado na literatura. O Filtro de Partículas (FP) padrão adota uma abordagem de estimação de força bruta estatística que muitas vezes funciona bem para problemas que são de difícil trato para o Filtro de Kalman Estendido (EKF) convencional, porém os métodos de estimação FPHinfE, resolvem o problema empobrecimento de amostra comum para o FP que causa perda de precisão no processo de estimação. A aplicação utiliza dados simulados de medidas para órbita e atitude do CBERS-4 (China Brazil Earth Resources Satellite), com modelo cinemático de atitude descrito por quatérnios sendo os sensores de atitude disponíveis são: dois DSS (Sensor Solar Digital) montados no corpo do satélite tal que fornecem uma função não linear dos ângulos de atitude roll, pitch e yaw; dois IRES (Sensores de Terra Infravermelho) que fornecem a medida direta dos ângulos de roll e pitch com certo nível de erro; e um triedro de giros mecânicos. Outra aplicação consiste em determinar a órbita do satélite Jason-2, utilizando dados GPS reais de seus receptores a bordo, o que é um problema não linear, no que diz respeito à dinâmica e às equações de observação. Os resultados podem servir como uma forma alternativa para futuras missões, com relação ao processo de estimação de órbita e atitude, tento em vista os requisitos de projeto para precisão e tempo de processamento.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

William Teixeira da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • desenvolvimento de metodologias para análise de aspectos práticos do repertório brasileiro para instrumentos acústicos e eletrônica
  • Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de metodologias analíticas para o estudo, a execução e a criação do repertório musical brasileiro para instrumentos acústicos e meios eletrônicos. Por meio de uma pesquisa artística, todas as peças analisadas passarão pelo crivo da performance para que sejam identificadas as questões que impedem uma maior difusão do repertório da música eletroacústica mista no geral. Isso implica tanto no desenvolvimento de uma metodologia analítica que contemple a relação do performer em sua interação com a eletrônica, como também na modificação de patches e tapes existentes otimizando-os para a performance. Desse modo, espera-se contribuir para a música mista, que tem sido pesquisada mais sob o ponto de vista de sua estruturação eletrônica e suas teorias adjacentes, acrescentando assim o agenciamento da performance para seu discurso musicológico. A partir da relação entre performance musical e tecnologia, resulta-se também na democratização do acesso ao repertório e à tecnologia recente, incluindo essa interface de maneira mais efetiva nos processos educacionais, adequando-a às demandas e ao conhecimento prévio de intérpretes em formação.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025