Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thaíla Corrêa Castral

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias inovadoras em saúde para a promoção e apoio do aleitamento materno
  • Mais da metade das crianças no mundo são desmamadas precocemente, embora o aleitamento materno (AM) seja o cuidado de melhor custo-benefício para reduzir a morbimortalidade infantil. A prematuridade, a dor e a lesão mamilar são grandes causas de insucesso do AM devido ao manejo clínico ineficaz. Dor e lesão mamilar têm alta prevalência e causam sofrimento, o que comumente leva ao desmame de bebês a termo. Entre os prematuros, apesar dos benefícios do AM serem cruciais, seu estabelecimento e manutenção são desafiadores, dados a imaturidade fisiológica do bebê, hospitalização comumente prolongada, alto estresse materno e lactação prejudicada. Estas adversidades e sofrimento fragilizam as mulheres e demandam novas abordagens para fortalecer seu protagonismo e a capacidade de superar os desafios no processo de amamentar. A fotobiomodulação é uma tecnologia viável e de baixo custo para regenerar tecidos, reduzir processos inflamatórios e aliviar a dor mamilar em lactantes. Contudo, faltam evidências de que o tratamento da dor inicial, preditiva de lesão, possa reduzir os efeitos da evolução de lesões decorrentes da amamentação. Para a complexidade do AM do prematuro, estabelecemos a hipótese de que um App para smartphones fundamentado nos princípios do “Coaching” pode atender à necessidade de motivação e acompanhamento extras para essas mães, dificilmente contemplados pelos profissionais de saúde. Tal estratégia está alinhada à explosão tecnológica atual, apontando uma possibilidade de abordagem complementar e remota de educação em saúde. Propomos um estudo de método misto avançado em dois centros do Brasil, a partir de ensaios clínicos randômicos para cumprir o objetivo de desenvolver, validar e avaliar o impacto da utilização de tecnologias para a promoção da autoeficácia materna, sendo 1) o uso de fotobiomodulação no tratamento da dor e prevenção de lesões mamilares no AM do bebê a termo, e 2) de um App de coaching para mães de prematuros visando a promoção do AM.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • efeito fênix: sustentabilidade e reaproveitamento de materiais na recuperação do patrimônio edificado na amazônia
  • A pesquisa tem por objetivo desenvolver tecnologias de reaproveitamento de materiais históricos (cerâmicas, argamassas, pedras, metais e vidros) descartados em função do seu avançado estado de deterioração por ações climáticas e antrópicas, podendo ser oriundos de obras de restauro, ou mesmo de desabamento e/ou destruição do patrimônio edificado. Para isso, foi organizada uma equipe multidisciplinar com arquitetos restauradores, geólogos, químicos, biólogos, meteorologista e engenheiros químicos que atuam na interface da tecnologia da conservação e do restauro em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e em Portugal, que já mantém cooperação com a equipe da UFPA em trabalhos no âmbito da tecnologia do restauro arquitetônico, de modo a contribuir com sua área de formação e infraestrutura laboratorial na compreensão das características climáticas e sua influência na alteração dos materiais e edificações. A equipe atuará na caracterização química, física e mineralógica dos materiais e seus produtos de alteração por DRX, FRX, Raman, IR, MEV/SED, entre outros métodos de análise química e técnicas instrumentais e, ainda, na avaliação do grau intempérico de alteração dos materiais, na condição de recuperação a partir da reversibilidade dos processos de deterioração a partir de tratamentos térmicos visando a remineralização e/ou refundição dos constituintes, ou mesmo a produção de novos materiais para a fabricação de argamassas de restauro. A pesquisa pretende contribuir para o reaproveitamento de materiais de modo a reduzir o impacto da produção de resíduo sólido da construção civil envolvendo o patrimônio cultural edificado, deixando de ser um problema econômico, social e ambiental, possibilitando criar tecnologias adequadas à realidade amazônica, com materiais compatíveis e de fácil acesso à população, democratizando o acesso às tecnologias adequadas de preservação das edificações, refletindo diretamente na conservação do centro histórico da cidade.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thais Cristina Oliveira da Fonseca

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • modelos gráficos de decisão via multiregressão quantílica
  • Este projeto propõe desenvolver metodologia estatística para apoio à tomada de decisão baseada em evidência. Para isso, a equipe propõe considerar modelos gráficos de influência dinâmicos conhecidos como modelos de multiregressão dinâmica, porém estendendo para o caso de quantis extremos visando explicar regimes atípicos. Une-se então Teoria da Decisão e Modelos gráficos de influência dinâmicos possibilitando a modelagem de problemas de grande complexidade de forma interpretável para tomadores de decisões de diversas áreas, além de permitir inferência causal. Em particular, três grupos de problemas serão tratados no projeto: (i) segurança alimentar, (ii) diferença de gênero nas ciências exatas e (iii) altas taxas de cesariana no sistema de saúde brasileiro. A abordagem usual para relacionar fatores e resultados em sistemas como os citados em (i-iii) é baseado em regressões lineares que não permitem inferência de causa e efeito além de considerar de forma inadequada o efeito de variáveis mediadoras. O foco dessa proposta é investigar as relações de causa-efeito nestes sistemas usualmente não lineares e com dependência temporal considerando uma nova abordagem baseada em modelos gráficos de influência. A extensão para o caso quantílico visa explicar resultados extremos decorrentes de intervenções feitas ao sistemas em estudo. Além disso, trata-se de uma alternativa robusta sob a presença de valores discrepantes. Para cada nível da multiregressão a equação da média é substituída por quantis fornecendo uma informação mais rica a respeito da relação entre os fatores em estudo. O modelo possibilitará: Determinar cursos de ação ótimos ao longo do tempo e quais estratégias foram mais efetivas no passado e teriam maior potencial de impacto no futuro; Prever resultados futuros dependendo das mudanças no sistema; E fornecer uma ferramenta para os formuladores de políticas com o objetivo de otimizar a relação custo-eficácia de futuras intervenções.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025