Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Teresa Bernarda Ludermir

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de conhecimento em redes neurais artificiais
  • Técnicas de aprendizado de máquina, tais como redes neurais artificiais (RNA) estão resolvendo uma grande quantidade de tarefas, revolucionando muitos domínios de aplicação. Redes neurais são hoje componentes chaves da solução de muitos processos críticos de decisão ou previsão. Embora o uso de RNAs venha crescendo rapidamente, elas ainda enfrentam dificuldades que limitam seu uso em muitas áreas. As RNAs tendem a se comportar como “caixas-preta” – elas não têm mecanismos que as permitam explicar por quê uma certa saída foi gerada a partir de um dado de entrada. Este projeto se propõem a desenvolver técnicas que expliquem o conhecimento adquirido pelas RNAs.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Teresa Cristina Tarlé Pissarra

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • projeto mananciais: serviços ecossistêmicos de bacia hidrográfica, paradigma para a gestão de recursos hídricos, solo e política de uso do solo
  • A investigação da disponibilidade hídrica, solo e politica de uso do solo no espaço geográfico de bacias hidrográficas é de suma importância para garantir água e solo de melhor qualidade e evitar situações futuras de escassez e processos erosivos intensos. Esta pesquisa terá como objetivo estudar a disponibilidade e demanada hídrica, solo e o uso do solo em uma área de manancial de uma bacia hidrográfica. Com o uso de técnicas de sensoriamento remoto, de sistema de informações geográficas e de um modelo hidrológico será realizada a divisão hidrogeológica de uma bacia hidrográfica e serão coletados os dados espaciais de fatores ambientais como geologia, solo, rede hídrica, morfometria, vazão e clima (temperatura (oC), precipitação (mm), velocidade do vento (m/s), umidade relativa do ar (fração), radiação solar (MJ/m2), em escala regional. A partir do processo de álgebra de mapas e análise hierárquica de processos (Analytic Hierarchy Process-AHP) serão realizadas comparações pareadas dos fatores para criar uma matriz de razão. As variáveis métricas serão definidas de acordo com a importância relativa da vulnerabilidade ambiental, do conflito de uso e dos dados de respota do modelo hidrológico, no intuito de definir quais sub-bacias são mais sucetíveis aos processos de erosão natural e de disponibilidade hídrica. Espera-se que estes indicadores de vulnerabilidade, de conflito e de disponibilidade hídrica na unidade territorial de sub-bacias possam servir como parâmetros em propostas de um sistema de suporte à decisão nos esquemas de pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais da região.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tereza Satiko Nishida Pinto

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • programa educativo para a exposição “memória iea 80 anos”
  • O IEA é uma das instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Outros institutos públicos de pesquisa abrigam museus, por exemplo o Instituto Biológico mantém o Planeta Inseto e o Instituto de Pesca, o Museu de Pesca. Esses museus manifestam seu papel ativo na educação não formal, na divulgação do conhecimento científico e na preservação da memória científica pois ali se preservam amostras de espécies animais e vegetais, instrumentos, equipamentos e até mesmo obras de arte. A proposta para uso do espaço no Edifício Ermírio de Moraes, que está localizado na Praça Ramos de Azevedo, centro histórico de São Paulo, contempla uma exposição sobre os projetos de pesquisa atuais e o histórico da instituição a partir da visão de seus colaboradores e da produção científica. A partir da museologia social e do conceito de centro de memória, o acervo de memória está em formação e estão sendo aplicados os procedimentos museológicos de seleção, aquisição, documentação, catalogação e preservação. Este acervo inclui objetos característicos das atividades da rotina da pesquisa e o resgate das histórias e memórias de seus colaboradores através da metodologia da história oral, além de objetos de acervo arquivístico e bibliográfico. Essa proposta é consoante com outras ações em desenvolvimento, durante o ano de 2022, para celebrar os 80 anos do IEA, que atinge este marco em um contexto de reconhecimento da importância da ciência e das instituições públicas de pesquisa científica estaduais por setores da sociedade, graças ao impacto sanitário e social das atividades científicas dos institutos de pesquisa no combate à pandemia da covid-19. O projeto inclui contratação de pessoal especializado em mediação em museus e aquisição de material de consumo. As atividades serão iniciadas no mês da SNCT e nos dois meses seguintes, ou seja, entre outubro e dezembro de 2022.
  • Instituto de Economia Agrícola - SP - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tertuliano Franco Santos Franco

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • limites de escala para processos estocásticos em ambientes não-homogêneos
  • Osmose é um fenômeno fundamental em processos biológicos consistindo da difusão de um solvente através de uma membrana semipermeável, governado pela concentração de soluto de cada lado da membrana. Um modelo para descrever a trajetória de uma partícula solvente sob osmose é o que chamamos de passeio aleatório com um elo lento. Ele se comporta como o passeio aleatório usual nos inteiros, exceto quando tenta cruzar o elo (0,1) que faz o papel da membrana, penalizando cruzamentos em uma ou ambas as direções, sendo que a força da penalização pode depender do sentido do cruzamento. A presença de tal elo lento pode ser vista também como uma não-homogeneidade do meio subjacente à evolução do passeio aleatório. Para este modelo, comportamento assintótico e limites de escala são apenas parcialmente compreendidos. Em particular, o caso simples e simétrico, provou-se recentemente em Franco, Erhard, Silva (2021) que o limite de escala é dado pelo chamado Snapping Out Brownian Motion (SNOB). Muitos outros casos de interesse permanecem em aberto, e podem levar a desenvolvimentos teóricos e a aplicações. O principal objetivo deste projeto é avançar no estudo deste modelo e generalizá-lo em diversas direções. Uma destas direções é considerar elos lentos ou não-homogeneidades que se movem estocasticamente. Também podemos substituir um elo lento por um conjunto de elos lentos alocados aleatoriamente, dando origem a uma configuração de não-homogeneidades que permanece estática ou se mode aleatoriamente. Isto nos leva ao campo de processos estocásticos em meios desordenados, uma área da teoria da probabilidade extremamente ativa, cujo objetivo proeminente é entender como, em situações diversas, não-homogeneidades afetam o comportamento de longo prazo de tais processos estocásticos. Por esta razão, nesta proposta reunimos especialistas na área para aplicar técnicas disponíveis e desenvolver novas ideias para abordar tais problemas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025