Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ann Honor Mounteer

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • pós-tratamento de esgoto do reator uasb em fotobiorreator para remoção de toxicidade e obtenção de produtos de valor agregado
  • No Brasil, o lançamento de esgotos sem tratamento ou apenas parcialmente tratados constitui a principal fonte de poluição dos corpos d’água, a consequências nocivas ao equilíbrio ambiental e à saúde da população. O reator UASB é uma das tecnologias de tratamento de esgotos mais difundidas no Brasil, por apresentar eficiência na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão, com custos de implementação e operação relativamente baixos. No entanto, não promove a redução de nutrientes e micropoluentes responsáveis por efeitos tóxicos e estrogênicos no ambiente aquático. A necessidade do pós-tratamento do reator UASB para completar a remoção da matéria orgânica, toxicidade e estrogenicidade dos esgotos, aliada à possibilidade de recuperar materiais e energia durante o tratamento de esgotos, concedeu destaque à utilização de microalgas para o tratamento de esgotos e sua posterior conversão em bioprodutos. Pesquisas recentes têm focado, ou na produção de biomassa algal em diferentes águas residuárias, ou na remoção de determinados micropoluentes em fotobiorreatores contendo meio de cultivo ou efluente sintético. Ainda não existem estudos na literatura demonstrando o uso combinado do reator UASB e fotobiorreator no que tange a toxicidade e estrogenicidade do efluente final, o objetivo desta pesquisa. Esgoto coletado na saída de um reator UASB em escala real será tratado em fotobiorreatores, operados sob diferentes condições, para avaliar a eficiência do tratamento e os mecanismos (biodegradação, fotodegradação, adsorção) responsáveis pela remoção, ou não, de toxicidade e estrogenicidade. A biomassa produzida durante o tratamento que se mostrar capaz de reduzir/remover a toxicidade será coletada e transformada em biocarvão e bioplástico, que serão caracterizados para avaliar a viabilidade de recuperação de materiais de valor agregado.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Abrahão

Ciências Biológicas

Ecologia
  • fungos endofíticos, melanizados e septados do semiárido: são uma solução oculta para produtividade agrícola e tolerância à seca?
  • Fungos melanizados septados são fungos que colonizam raízes de plantas de ambientes com altos níveis de estresse sem causar dano à planta. Esses são conhecidos como dark septate endophytes (DSEs). Há evidências de que DSEs atuam como promotores de crescimento vegetal, facilitam a absorção de nutrientes de formas orgânicas e protegem as plantas de estresse biótico (patógenos) ou abióticos (seca, altas temperaturas e salinidade). Embora os DSEs sejam particularmente abundantes em áreas sazonalmente secas, ainda são pouco conhecidos no semiárido brasileiro, quando comparados aos fungos micorrízicos. Sabendo-se que os DSEs afetam positivamente o status nutricional e hídrico e, consequentemente, diminuem o estresse oxidativo em plantas de ambientes secos, nossa hipótese é: fungos DSEs, isolados de raízes finas de plantas da Caatinga, promovem maior crescimento e tolerância de plantas à seca. O objetivo da nossa proposta é (i) isolar e identificar DSEs presentes em raízes de marmeleiro preto (Croton sonderianus) que cresce sobre diferentes níveis de umidade e fertilidade do solo. Esta arbórea pioneira da Caatinga, na qual já observamos associações com DSEs, tem grande potencial para uso na restauração de áreas degradadas da Caatinga. O segundo objetivo é, (ii) em experimento de casa de vegetação, entender se associações de C. sonderianus com DSEs aumentam a tolerância à seca e promovem o crescimento dessa espécie arbórea. Em caso positivo, (iii) investigaremos o potencial e os mecanismos de ação dos DSEs no aumento da tolerância à seca e no crescimento do feijão caupi, cultura agrícola importante na economia do Ceará. Encontrar soluções baseadas na natureza para a produção de mudas para a restauração de áreas degradadas e para o cultivo agrícola de subsistência em áreas secas, torna esse projeto relevante para minimizar impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Alice Figueirêdo de Almeida

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento de transtornos mentais a partir da voz
  • Os transtornos mentais (TM) são agravos de saúde de grande impacto social. Avanços recentes permitem o desenvolvimento de sistemas de análise de voz que possam auxiliar na detecção de transtornos. OBJETIVO: desenvolver um modelo inteligente, a partir de métodos de aprendizado de máquina da inteligência artificial, para classificação automática dos TM a partir da voz. MÉTODO: Estudo observacional e transversal. Constará de três etapas: 1) Construção do corpus composto por vozes de pessoas com diferentes diagnósticos de TM. Contará com pacientes do Serviço de Psiquiatria de um Hospital Universitário. Serão coletados instrumentos de caracterização da amostra, de rastreio de problemas de voz e de transtornos mentais, bem como sintomas de ansiedade e depressão. Serão coletadas amostras vocais para extração de medidas acústicas. 2) Avaliação das medidas perceptuais do corpus. envolverá dois grupos de juízes (experts e leigos) que irão realizar o julgamento perceptivoauditivo (JPA) das amostras vocais. Realizarão o JPA do corpus coletado na Etapa 1, e responderão protocolo que focará na avaliação de atributos prosódicos, como: pitch, loudness, articulação, velocidade de fala, modulação da frequência e pausas. 3) Desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento dos TM a partir da voz. Envolverá o reconhecimento de padrões, onde será utilizada inteligência artificial a partir de RNA. Assim, sugere-se desenvolver um modelo inteligente que realize uma classificação automática dos TM a partir da voz. O processo de reconhecimento de padrões envolve as seguintes fases: 1) Pré-processamento do áudio; 2) Extração de características do sinal; 3) Construção do modelo; 4) Treinamento do modelo; 5) Validação e ajuste e Teste do modelo. ESPERA-SE: um sistema de interação homem-máquina de reconhecimento de transtornos mentais seja construído com as características acústicas e padrões definidos da voz para o rastreio de transtornos mentais para termos uma assistência precoce.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 23/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Anna Catarina Morawska Vianna

Ciências Humanas

Antropologia
  • etnografias da dívida: rede de pesquisas sobre financeirização em perspectiva comparada
  • Há uma vasta discussão em economia política sobre a expansão de processos de financeirização em economias emergentes (Grün, 2013; Kaltenbrunner; Painceira, 2018; Alves; Toporowski, 2019). Trabalhos recentes destacam como programas de transferência de renda vêm sendo usados como garantia ao acesso a créditos de instituições financeiras, o que culminou no crescimento do endividamento subscrito por gastos públicos (Pinheiro-Machado; Scalco, 2020; Lavinas, 2017). A antropologia vem contribuindo com o debate por meio de um crescente número de etnografias sobre a dívida (Müller, 2014; Fotta,2018; Kolling, 2021). Inspirada nesses debates, esta pesquisa propõe uma comparação etnográfica de processos de financeirização e endividamento em diferentes contextos brasileiros. Os objetivos específicos são: 1) realizar uma comparação etnográfica sobre a dívida em 7 estados brasileiros (SP, TO, MG, PE, AM, AP, PA), apontando para como: a) dispositivos técnicos de mercado vêm alargando o endividamento ao abrir novos nichos de mercado; e b) beneficiários de programas sociais lidam com novas e antigas formas de dívida em uma paisagem crescentemente financeirizada; 2) Realizar uma ampla revisão bibliográfica sobre a questão da dívida na teoria antropológica e social por meio de encontros remotos entre pesquisadores da UFSCar, UFAM, UFMG, USP, UFNT, Queen Mary University of London, University of Leeds, imuê - Instituto Mulheres e Economia; 3) Articular uma rede internacional de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com a temática da dívida e financeirização no Brasil; 4) Promover o debate público sobre financeirização, endividamento e desigualdade social. Ao propor o diálogo e colaboração em uma rede de antropólogos, reforça-se a importância de uma perspectiva etnográfica e comparada para compreender como processos globais de financeirização incidem singularmente a cada contexto, somando-se assim a perspectivas econômicas e macrossociológicas na análise desses fenômenos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Cristina Calçada Carvalho

Ciências da Saúde

Medicina
  • coorte prospectiva de crianças e adolescentes com tuberculose presuntiva na região metropolitana do rio de janeiro
  • A OMS estima que em 2021 tenham ocorrido 10,6 milhões de casos de TB em todo o mundo e que 1,6 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, tenham morrido devido à TB. Menores de 15 anos representam 14% da carga mundial da doença, mas até recentemente não eram considerados uma prioridade devido a menor transmissibilidade da TB por crianças pequenas. No entanto, crianças são mais vulneráveis à TB, progredindo mais rapidamente da infecção para a doença e desenvolvendo formas mais graves caso medidas preventivas e terapêuticas tempestivas não sejam adotadas. O diagnóstico da TB em crianças é dificultado pela baixa carga bacilar e o acesso inadequado a testes de maior acurácia, levando a estatísticas imprecisas sobre o real número de casos e óbitos por TB em crianças. A mortalidade estimada de crianças com TB que não recebem tratamento específico é de 22% (até 43% em < 5 anos), em comparação com 0,9% naquelas tratadas. Em 2022 o número de casos notificados de TB no Brasil aumentou para 78.057, com os maiores aumentos relativos do risco de adoecimento entre menores de 15 anos: 2.703 casos, 3,5% do total, o maior percentual registrado na série histórica de 2012 a 2022, mas ainda assim subestimado. Por meio de um estudo observacional, prospectivo, quantitativo e multicêntrico avaliaremos as características epidemiológicas, clínicas, laboratoriais e o desfecho de tratamento da TB em idade pediátrica atendidos em unidades básicas e centros de referência para TB da região metropolitana do Rio de Janeiro, 3° estado com maior taxa de incidência de TB do Brasil. As características clínico-laboratoriais (tempo 0, mês 2 e final), critérios diagnósticos adotados, perfil de sensibilidade do MTB aos fármacos anti-TB de 1ª e 2a linha por novos testes moleculares (Ultra, Truenat e LPA), com as respectivas acurácias diagnósticas, e os eventos adversos ao tratamento anti-TB serão descritos. Os resultados do estudo poderão auxiliar na revisão de condutas da TB pediátrica no nosso país.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Jessica Duarte Silva

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de levedura como plataforma para terapia gênica contra o c ncer cervical visando remodelar o perfil de macrófagos do microambiente tumoral
  • O câncer cervical no Brasil é o terceiro mais prevalente entre as mulheres, 16.710 novos casos por ano, e está relacionado a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Em 2020, este câncer foi responsável por mais de 341.000 mortes no mundo. A vacina profilática para o HPV oferecida pelo SUS cobre os tipos virais 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais), e 16 e 18 (responsáveis globalmente por 71% dos casos de câncer cervical). Embora a vacina seja eficaz e contribua para uma redução significativa na taxa de incidência câncer cervical, elas não beneficiam pacientes com tumores estabelecidos. Atualmente, a cirurgia e a radioterapia são os principais tratamentos vigentes, seguidos da quimioterapia. Terapias alternativas são necessárias para melhorar o controle da doença e a sobrevida em pacientes com tumores desde estágios precoces até os mais avançados, podendo atuar de forma combinada aos tratamentos vigentes. Silenciamento de genes-alvo através de sequências curtas de RNA de interferência (RNAi) tem se mostrado uma estratégia promissora no tratamento do câncer cervical. Os principais alvos para essa abordagem são direcionados para modulação da resposta antitumoral, considerando os componentes do microambiente tumoral, como os macrófagos a associados tumores com perfil imunossupressivo (M2). Entretanto, uma das dificuldades para estabelecer abordagens de imunomodulação é a garantia de um delivery específico para as células adequadas. Leveduras têm se mostrado carreadores interessantes devido a sua interação com receptores de macrófagos e células dendríticas, e tem emergido como potenciais vetores para carreamento para DNA, RNAm e RNAi. Este projeto propõe o desenvolvimento de um produto de terapia gênica a partir do uso da levedura Pichia pastoris como sistema de carreamento para RNAi, tendo como alvo o CSF1R de modo a modular a expressão de macrófagos M2, visando induzir um perfil anti-tumoral nos macrófagos associados a tumores HPV-positivos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Anna Myrna Jaguaribe de Lima

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, modulação autonômica cardíaca e parâmetros do sono na apneia obstrutiva do sono: um estudo controlado e randomizado
  • A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) se caracteriza pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em hipóxia intermitente, despertares repetitivos e fragmentação do sono, causando uma série de commorbidades que pioram a qualidade de vida e a saúde geral do indivíduo. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é uma modalidade terapêutica de baixo custo e fácil aplicabilidade. Como a adesão à terapia de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) ainda não é a ideal, tratamentos alternativos são necessários. O TMI, embora bem documentado em diversas condições, ainda é pouco explorado na população com AOS. Desta forma, o objetivo do trabalho é determinar o efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, balanço autonômico cardíaco e padrão de sono em pacientes com AOS. Será um estudo do tipo ensaio clínico controlado e randomizado, realizado indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária dos 30 aos 70 anos com diagnóstico de apneia obstrutiva do sono moderada ou grave e divididos em dois grupos: Grupo TMI (uma sessão com carga de 70% da pressão inspiratória máxima) e grupo placebo (treinamento sem resistência). Os participantes realizarão três ciclos de 30 incursões respiratórias, com um intervalo de um minuto entre as séries. Serão avaliadas as seguintes variáveis: variabilidade de frequência cardíaca (domínio da frequência), marcadores epigenéticos e citocinas inflamatórias (citometria de fluxo) e parâmetros do sono (actigrafia e questionários validados). Os resultados esperados incluem modulação de marcadores inflamatórios e fenômenos epigenéticos, melhora do equilíbrio autonômico cardíaco e melhora dos padrões de sono. Ao avaliar esses parâmetros, o estudo visa destacar os efeitos mais amplos do IMT além do condicionamento muscular, fornecendo uma opção de tratamento adjuvante acessível e não invasiva para os pacientes com AOS.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Sara Shafferman Levin

Ciências da Saúde

Medicina
  • uso de nariz eletrônico de baixo custo para diagnóstico de doenças infecciosas em amostras clínicas de saliva, ar expirado e urinamado
  • Doenças infecciosas representam grande causa de morbimortalidade no mundo. A infecção pelo HIV/Aids, a tuberculose, as infecções respiratórias, a malária e as doenças diarreicas estão dentre as dez principais causas de óbito em países de baixa renda. O diagnóstico, muitas vezes pouco acessível e tardio, contribui para o impacto destas doenças na saúde populacional. Compostos voláteis orgânicos (VOC) são substâncias com composição baseada em carbono com alta pressão de vapor que emanam de materiais líquidos ou sólidos. Já foi catalogada a presença de milhares de VOC em amostras biológicas. A detecção de VOCs é feita por narizes eletrônicos, equipamentos compostos por sensores de gases químicos ligados a um recipiente de condicionamento de amostra biológica e a um mecanismo eletrônico de aquisição de dados e análise de padrões de resposta. O desenvolvimento desta tecnologia pode ter papel importante na identificação de doenças infecciosas, especialmente em contextos clínicos de baixa complexidade sem acesso a aparato laboratorial complexo. Este estudo tem como objetivos: 1- Avaliar o desempenho de um nariz eletrônico construído com sensores baseados em ionogel no diagnóstico da Covid-19, através da análise de amostras de saliva e ar expirado de pacientes infectados. 2- Comparar o desempenho desse nariz eletrônico de baixo custo com um nariz eletrônico comercialmente disponível (Cyranose® 320) na identificação de diferentes padrões de infecção/contaminação/colonização em urina de pacientes ambulatoriais. O estudo é prospectivo, em diferentes unidades de saúde. As amostras para COVID-19 foram coletadas prospectivamente durante a pandemia e submetidas ao nariz eletrônico. O padrão ouro será o resultado do exame colhido por indicação clínica (PCR). As amostras de urina serão coletadas por indicação clínica e os resultados (Urina 1 e urocultura) serão utilizados como padrão-ouro. Será realizada análise de componentes principais e algoritmos de "machine learning".
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anne Fayma Lopes Chaves

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • promoção da amamentação: desenvolvimento e eficácia de tecnologia assistiva para mães com deficiência visual
  • As mulheres com deficiência visual consideram a amamentação uma prática difícil (DIAS et al., 2018). Os principais problemas referem-se à falta de preparo no pré-natal, estresse diante do enfrentamento do papel materno e posição do bebê (CEZÁRIO et al., 2016; PAGLIUCA et al., 2009). As barreiras associadas à amamentação devem ser vistas com outro olhar pelos profissionais de saúde, incluindo a mulher cega de forma empoderada (OLIVEIRA et al., 2017). Logo, os profissionais possuem a responsabilidade de proporcionar nível de independência desejável e autonomia dessas mães para alimentar seus filhos (SILVA et al., 2014; OLIVEIRA, 2020; BEZERRA, 2020). Mães cegas não tiveram acesso à orientações sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido, bem como momentos de diálogos com profissionais (GIUGLIANI, 2014; BEZERRA, 2020). Visando favorecer o aprendizado, profissionais têm se apropriado de tecnologias assistivas que estão inseridas nas seis dimensões de acessibilidade, visando autonomia, independência, inclusão e melhora da qualidade de vida (BERSCH, 2017; SASSAKI, 2009). Desse modo, é imperativa a necessidade de desenvolver tecnologias que auxiliem a mulher com deficiência visual a amamentar, visando favorecer a adesão à amamentação, prevenir desmame precoce, além de ser uma ferramenta útil para auxiliar os profissionais no empoderamento dessas mães. Objetiva-se construir, validar e testar eficácia de tecnologia assistiva sobre amamentação para mães com deficiência visual. Estudo metodológico, que ocorrerá em três etapas: 1. Diagnóstico situacional que abordará mães cegas que amamentaram anteriormente para compreender as dificuldades vivenciadas ao amamentar; 2. Desenvolvimento do podcast com o planejamento e a produção; 3. Validação de conteúdo com juízes e público-alvo. Posteriormente será realizado estudo quase experimental com mulheres cegas que estão amamentando, para testar a eficácia da tecnologia assistiva.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anne Gabriella Dias Santos

Outra

Divulgação Científica
  • núcleo de divulgação científica fanaticos da química: divulgando a ciência através de teatro de temática científica e experimentos lúdicos.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 25/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Annelise Kopp Alves

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de baterias de compósito lítio-grafeno-nióbio
  • Parte da problemática energética atual diz respeito ao armazenamento de energia, uma vez que mesmo as fontes alternativas produzem energia para transmissão e consumo imediato. Além disso, a portabilidade de energia permite o funcionamento de gadgets atualmente indispensáveis para nossa cotidianidade (smartphones, automóveis elétricos, sistemas remotos automação, por exemplo). O desenvolvimento de baterias mais eficientes e que durem mais tempo é um dos desafios da área de energia e, a utilização de grafeno neste tipo de aplicação é promissora. Neste contexto, se propõe através da união da expertise dos diferentes grupos, inclusive empresa fabricante de baterias, o desenvolvimento de baterias de lítio contendo grafeno e nióbio, desde a formulação do eletrodo até o desenvolvimento de eletrólito específico e montagem da bateria, com tecnologias nacionais. Ao se provar o funcionamento eficiente das baterias propostas, o produto estará disponível para comercialização, pois sua manufatura será simples e rápida. Este projeto conta com um grupo multidisciplinar, majoritariamente feminino, na área de síntese e caracterização de materiais, obtenção e caracterização de compostos carbonosos, incluindo grafeno, e materiais e processos para armazenagem de energia, incluindo testes em baterias. Somos um grupo composto por membros da UFRGS, UFPEL, pela startup SuperGrafeno e pela empresa Inbracell, fabricante de baterias. Nossa proposta está inserida na Temática 5 (Fronteiras em Tecnologias Habilitadoras), e versa sobre o desenvolvimento de baterias contendo grafeno, tipo coin cell e pouch, dentro da Linha 2 (Projeto de Desenvolvimento Tecnológico) e TRL 4 (Tecnologia Validada em Laboratório).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Anny Waloski Robert Kulig

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de estruturas tridimensionais para regeneração cardíaca: a bioimpressão de curativos cardíacos
  • As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e é notável seu crescimento ao longo dos anos. Apesar dos tratamentos disponíveis conseguirem controlar os danos causados por essas doenças, como a perda da funcionalidade do coração a única opção eficiente é o transplante de coração. Porém esta é uma abordagem limitada e alternativas devem ser pesquisadas na tentativa de recuperar o tecido cardíaco lesionado. Neste contexto, a engenharia de tecidos é uma estratégia promissora. Uma opção em desenvolvimento é a fabricação de “curativos” bioimpressos compostos de hidrogel e células funcionais autólogas (biotinta) para aplicação no local da lesão. Esta abordagem possui vantagens como reduzida imunogenicidade e capacidade de induzir regeneração tecidual. Além disso, a bioimpressão, uma técnica inovadora, permite gerar estruturas complexas que recapitulam o tecido nativo. Resultados promissores têm sido observados em testes in vivo, porém, apesar dos avanços, ainda não existe consenso sobre qual a melhor biotinta para a geração destas estruturas. Neste projeto, propomos desenvolver um protótipo nacional de “curativo cardíaco”, com enfoque na padronização da melhor composição de biotinta. Iremos testar diferentes formulações de hidrogéis com diferentes tipos celulares, como células-tronco mesenquimais, fibroblastos e cardiomiócitos derivados de células-tronco pluripotentes induzidas e outras, visando desenvolver uma biotinta otimizada para bioimpressão de um “curativo” cardíaco. Também será analisado o potencial imunomodulador destas estruturas sobre monócitos e macrófagos. Ao final, esperamos ter caracterizadas as condições que favoreçam a estabilidade do “curativo” e a sobrevivência e maturação celular. A partir dos resultados, será possível avançar com as pesquisas de bioimpressão para gerar uma terapia cardíaca mais efetiva, que regenere a lesão, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, podendo reduzir gastos do sistema de saúde.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Anselmo Alfredo

Ciências Humanas

Geografia
  • oeste paulista modernização e contradição campo cidade três momentos críticos: 1950, 1970 e 2008
  • 1 - Trata-se de eleger três momentos onde se poderá fundamentar que a expansão econômica da realidade do oeste paulista é fundada por processos críticos, na relação entre crise da valorização do valor e expansão dos investimentos. 2- Pesquisar o oeste paulista sob três aspectos básicos. Concentração capitalista, expansão dos investimentos associados ao empobrecimento urbano. Isto envolverá pesquisas nos três períodos destacados. Podem ser os três em um mesmo município ou os períodos separados em municípios diferentes. 3 - O tema é, expansão capitalista determinada pela crise da valorização. Tem-se a leitura da periferia como forma crítica da reprodução mundial. Na aparência, o mero desenvolvimento da periferia em direção ao centro do capitalismo. Contudo, vencida essa ilusão, a periferia se pões como expansão simultânea (espaço) da crise mundial do capital. A importância do estudo devém da possibilidade em não associar crescimento da expansão econômica com melhorias sociais. O estudo das cidades destacadas mobiliza esta possibilidade. 4- A contradição campo cidade é forma da realização do mercado interno que, na periferia, aparece como crescimento nacional e obscurece a forma crítica da acumulação mundial. Aqui, a realidade americana é o indicador deste nível mundial do processo crítico. 5 - Plausível porque há material a ser pesquisado que demonstra o processo crítico da economia mundial. São os Economic Report of President (ERP). A crise na periferia se apresenta como crise do café, crise da dívida externa (1950 em diante) e, depois, como capital financeiro, agronegócio da cana. Do ponto de vista teórico, a expansão determinada pela crise está consolidada no terceiro volume de O Capital de Marx. A concentração com crise social urbana se faz através de pesquisas empírica nos e dos municípios. 6 - Pesquisa nos ERPs, OESP e FSP, entrevistas com moradores de cidades selecionadas, pesquisa bibliográfica, discussões em grupo e elaboração de reflexões escritas
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anselmo Barbosa Rodrigues

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • análise probabilística de redes elétricas inteligentes considerando aspectos de confiabilidade e qualidade de energia elétrica
  • Este projeto de pesquisa tem como finalidade propiciar auxílio ao desenvolvimento de pesquisas na linha de pesquisa Confiabilidade e Qualidade de Energia Elétrica (QEE) em Redes Elétricas Inteligentes (REI). Mais especificamente este projeto tem como objetivo desenvolver técnicas probabilísticas para estimar índices de QEE e confiabilidade em REI. As técnicas probabilísticas serão usadas para modelar incertezas intrínsecas as REI, tais como: variabilidade de geração distribuída renovável, flutuações na carga e falhas nos equipamentos. Historicamente, a rede de distribuição é o elo menos confiável da cadeia de fornecimento de energia elétrica. Devido a isso, o principal alvo para implementação das REI são as redes de distribuição. Além disso, a descarbonização de diversos setores da economia, tais como transportes e eletricidade, tem aumentado a quantidade de incertezas no planejamento de redes de distribuição. Desta forma, é importante abordar o problema de estimação de índices de confiabilidade e qualidade de energia em REI sob incerteza através de métodos probabilísticos. Neste projeto serão estimados índices associados com a frequência, duração e severidade de distúrbios de qualidade de tensão e interrupções no fornecimento de energia. Esta estimação será realizada através de métodos probabilísticos, tais como a Simulação Monte Carlo. A escolha dos métodos probabilísticos para estimação dos índices mencionados acima é devido a sua aplicação bem-sucedida no cálculo de confiabilidade em sistemas de potência e disponibilidade de dados históricos suficientes para permitir a modelagem das incertezas através de distribuições de probabilidade e processos estocásticos. A metodologia de estimação dos índices de confiabilidade e qualidade que será empregada neste projeto de pesquisa é a Simulação Computacional, pois este método permite realizar estudos preditivos com cenários futuro e tem baixo custo, pois não exige a instalação de medidores.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonia Pereira Bezerra

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • projeto estruturante de formação em teatro do oprimido: práticas político-pedagógicas
  • O objeto desta investigação em rede é a produção de subsídios para a construção de políticas públicas de cunho democrático, centrado na defesa dos direitos, da participação popular e combate às mais variadas formas de opressão, como a pobreza, o racismo, o desemprego, o machismo, dentre outros. Para atuar nesse panorama complexo apresentado, é importante desenvolver estudos e pesquisas que apresentem dados e informações como respaldo para a produção de práticas sociais inclusivas, equitativas e democráticas. Para tanto, a investigação se insere no campo da criação teatral, com ênfase nas dimensões estética e político-social dessa arte, especialmente no trabalho desenvolvido com o Teatro do Oprimido nos contextos acadêmicos e comunitários, na forma de cursos e/ou atividades de extensão, tomados como lócus e processos empíricos de investigação sobre a realidade. A formação proposta será desenvolvida no formato de módulos presenciais em sistema de imersão - incluindo acompanhamento tutorial e semipresencial - nos períodos de julho de 2023 a dezembro de 2024. Por sua dimensão acadêmica e artística, a presente pesquisa assinala sua aderência às áreas estratégicas para qualidade de vida, ao contribuir para a formação de recursos humanos em níveis de Graduação, Mestrado, Doutorado, tanto do Brasil como do exterior, além de consolidar cooperações, já em curso com grupos e redes de pesquisa no exterior, na América Latina, em particular. Espera-se, com isso, que os sujeitos/educandos envolvidos na proposta possam criar processos a partir do teatro do oprimido em seus contextos locais que favoreçam, em alguma medida, alguma das etapas do desenvolvimento de políticas públicas, como formação de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e/ou avaliação de políticas públicas sociais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Antônio Acacio de Melo Neto

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de materiais cimentícios suplementares alternativos (mcsa) para aplicação em cimentos lc3
  • A proposta consiste na avaliação de materiais cimentícios suplementares alternativos (MCSA) para o desenvolvimento de cimentos de baixa emissão de CO2, fazendo um paralelo aos cimentos do tipo LC3 (oriundo da expressão em inglês “Limestone Calcined Clay Cement”). Com o relevante impacto da indústria cimenteira nas emissões de CO2, as pesquisas mundiais estão voltadas para soluções que minimizem este efeito já com resultados em curto prazo. Dentro deste esforço global, destacam-se as pesquisas europeias relacionadas ao desenvolvimento dos cimentos LC3. As pesquisas sobre os cimentos LC3 no Brasil ainda são poucas e concentradas na região sul e sudeste, portanto, espera-se que este projeto venha a contribuir para a (1) difusão do tema na região nordeste; (2) no aprofundamento do conhecimento sobre os cimentos LC3; e, principalmente, (3) no aprimoramento de metodologias para que ocorra a inclusão de materiais alternativos aos utilizados atualmente no mercado. De modo geral, os materiais alternativos que serão abordados neste projeto poderão ser resíduos oriundos de processos industriais, como as cinzas de origem vegetal, e das cidades, como lodos de estações de tratamento de água e esgoto. A estratégia adotada é o entendimento detalhado do estágio atual do desenvolvimento dos cimentos LC3, etapa esta que foi concluída com a transferência de conhecimento realizada com a colaboração com a Prof. Karen Scrivener da Escola Politécnica Federal de Lausanne – EPFL. Com a interação com a EPFL, observou-se que a maior parte dos grupos europeus trabalham no aprimoramento da mistura ternária calcário + argila calcinada + clínquer, desenvolvendo testes cada vez mais confiáveis nas materiais primas e pesquisando sistema ternário com relação ao desempenho mecânico, reações de hidratação e durabilidade. Portanto, pretende-se obter avanços não só no sistema ternário tradicional, mas, também avançar na utilização de materiais alternativos disponíveis no Brasil.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Almeida Silva

Engenharias

Engenharia de Energia
  • monitoramento de condição baseado em métodos de previsão e diagnóstico de falhas para rolamentos de giro de turbinas eólicas de grande porte
  • A energia elétrica gerada a partir de turbinas eólicas é uma das principais fontes de energia limpas da atualidade, se destacando na área de energias renováveis. Para tornar a energia eólica mais competitiva, características como disponibilidade, confiabilidade e vida útil das turbinas devem ser melhoradas. Dentre outros fatores operacionais, a redução dos custos de supervisão e manutenção é vital para manter a competitividade desta indústria, tendo em vista que a vida útil estimada dessas turbinas é da ordem de 20 anos. Problemas relacionados com a manutenção dos sistemas de parques eólicos de grande porte, ligados à troca de pás e componentes dos subsistemas de transmissão mecânica das turbinas eólicas implica em custos elevados e longos períodos sem produção de energia. Pesquisas recentes comprovam que dentre os componentes que impactam mais diretamente nos custos de manutenção dessas máquinas, os resultantes dos esforços dinâmicos e tensões elevadas ao longo de sua operação são os rolamentos de giro de pás (slewing bearings) e as vibrações excessivas da caixa planetária (gearbox), que ocorrem por falta de lubrificação ou contaminação. O monitoramento e supervisão desses componentes dependem de bons métodos de previsão e diagnóstico de falhas tais como análise dos sinais de vibração e controle da temperatura, através de diversas técnicas não invasivas, especialmente utilizando ferramentas que permitam obter informações em tempo real das condições de seus elementos. Atualmente, o processamento dos sinais usando técnicas de Inteligência Artificial (IA) combinadas com as Transformadas de Wavelet Contínua (CWT), permitem a extração de características para posterior diagnóstico de falhas em equipamentos rotativos, mesmo quando estes estão sujeitos a variações de torque e rotação, como é o caso dos conjuntos de rotores eólicos e caixas de engrenagens.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Antonio Augusto Araújo Pinto da Silva

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de uma base de dados termodinâmica para ligas multicomponentes do sistema v-zr-nb-hf-cr
  • Este projeto está contextualizado no crescente interesse pela busca de fontes de energia limpas e renováveis. Nesse contexto, o hidrogênio emerge como uma alternativa promissora. No entanto, o armazenamento de hidrogênio é um desafio, requerendo materiais com alta capacidade de armazenamento, o que está diretamente relacionado às suas propriedades termodinâmicas. Para abordar essa questão, as ligas multicomponentes (ou ligas de alta entropia) surgem como candidatas potenciais, pois apresentam ampla variedade de composições e características microestruturais, mecânicas, químicas e termodinâmicas. Entretanto, o estudo dessas ligas depende fortemente de cálculos termodinâmicos, especialmente aqueles que utilizam o método CALPHAD. O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de materiais para o armazenamento de hidrogênio por meio do estudo e modelagem termodinâmica, utilizando o método CALPHAD, dos sistemas binários e ternários do sistema multicomponente V-Zr-Nb-Hf-Cr, cujos elementos formam fases de Laves, potencialmente favoráveis à absorção de hidrogênio. Serão realizadas revisões bibliográficas e coleta de dados experimentais para os subsistemas binários e ternários, além de experimentos críticos envolvendo o equilíbrio de fases. A modelagem será conduzida com o método CALPHAD, e a compilação dos dados resultará em um banco de dados abrangente para o sistema V-Zr-Nb-Hf-Cr. Espera-se obter modelagens termodinâmicas de sistemas críticos e desenvolver um banco de dados para os sistemas ternários do sistema V-Zr-Nb-Hf-Cr, contribuindo para o avanço no campo do armazenamento de hidrogênio e facilitando a aplicação dessas ligas multicomponentes em futuras tecnologias limpas e sustentáveis.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Augusto Couto

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo do comportamento mecânico em fadiga e em fluência e da caracterização microestrutural do inconel 718 obtido por manufatura aditiva
  • A manufatura aditiva tem gerado grande interesse de indústrias e academia nos últimos anos devido a sua capacidade de produzir peças de alto valor agregado com designs diferenciados e possibilidade de customização. A obtenção de peças e componentes de Inconel 718 por manufatura aditiva com propriedades mecânicas equivalentes ao atingido por metalurgia convencional é bastante desafiadora. As propriedades mecânicas, principalmente a fadiga uni e multiaxial e a fluência nas peças de Inconel 718 produzidas por Fusão em Leito de Pó a Laser (L-PBF), dependem da combinação dos parâmetros do processo. Os de maior influência são a potência do feixe, velocidade de varredura, espaçamento e espessura das camadas. A importância desse projeto está relacionada com o entendimento do que ocorre o Inconel 718 obtido por manufatura aditiva quando submetido à fadiga e à fluência. A incompatibilidade dos parâmetros do processo L-FLP pode causar a falha prematura das peças. O entendimento de como o processo de manufatura aditiva afeta os micromecanismos que ocorrem em fadiga e em fluência de metais e ligas como o Inconel 718 é atual, mas ainda muito pouco explorado e fundamental para a utilização de peças obtidas por esse processo. No último Congresso Europeu de Fratura (ECF23), organizado pelo Prof. Luís Reis (pesquisador nesse projeto) tinha uma sessão exclusiva para estudo da fratura de materiais obtidos por manufatura aditiva. A manufatura aditiva do Inconel 718 será feita por L-PBF no SENAI. Todos os tratamentos térmicos, a caracterização microestrutural e os ensaios de fluência serão feitos na Mackenzie. Os ensaios de fadiga uni e multiaxial serão feitos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa sob coordenação do Prof. Luís Reis. Serão feitas comparações da microestrutura e das propriedades mecânicas em fadiga e em fluência do Inconel 718 obtido por manufatura aditiva com o obtido por metalurgia convencional (fusão, forjamento e laminação).
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antônio Augusto Ferreira Carioca

Ciências da Saúde

Nutrição
  • gordofobia na percepção de estudantes e profissionais da área de saúde: estudo de abordagem mista no brasil e canadá
  • A gordofobia é uma forma de discriminação presente em diversos contextos socioculturais, compreendendo a desvalorização e a estigmatização de pessoas gordas e seus corpos. Essa prática tem sido descrita na literatura entre profissionais e estudantes de cursos da saúde. Este estudo propõe analisar a percepção de estudantes e profissionais da área de saúde sobre a gordofobia e sua relação com a atuação profissional. Para isso, será realizada uma pesquisa mista no Brasil e Canadá, iniciando com uma abordagem quantitativa exploratória com aplicações de questionários estruturados, seguida por uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de grupos focais, analisada com base no interacionismo simbólico e nos estudos transdisciplinares das corporalidades gordas. A fim de analisar como os comportamentos gordofóbicos se constroem durante o processo de formação e atuação profissional, optou-se por realizar a pesquisa em instituições de ensino profissionalizante, instituições de ensino superior e em unidades básicas de saúde. Na etapa quantitativa, a amostra contará com 823 estudantes e 800 profissionais de saúde. Modelos de regressão linear ou logística serão utilizados para relacionar preconceito relacionado ao peso com variáveis explicativas. Para a etapa qualitativa serão selecionados 6 a 12 voluntários por grupo focal. Os grupos focais serão direcionados por temas norteadores e analisados segundo as premissas teóricas, aliado à análise de conteúdo. Esta pesquisa fornecerá informações sobre a percepção de estudantes e profissionais de saúde sobre o viés de peso. Os resultados da pesquisa podem subsidiar futuras intervenções e/ou projetos para estudantes e profissionais de saúde com o objetivo de reduzir o viés de peso e seu impacto negativo nos resultados de saúde.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Augusto Pereira de Sousa

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento tecnológico para rejeitos de rochas ornamentais: estudo de viabilidade da incorporação dos rejeitos finos de pegmatitos em correção de solo agrícola.
  • Este projeto está centrado no aproveitamento de rejeitos da mineração, usando a técnica de rochagem, importantes para avanço econômico e social das regiões envolvidas. O objetivo deste trabalho é na aplicação dos rejeitos finos (pó) da lavra de pegmatitos graníticos e buscar agregação de valor na agricultura familiar, com produtos ecologicamente corretos, com destaque na plantação de cana-de-açucar. No presente trabalho, as amostras serão de lavras de pegmatitos, localizado na região da Província de Pegmatítica da Borborema (PPB). As atividades a serem desenvolvidas, sistematizadas em três principais etapas: 1) Ensaios de caracterização dos rejeitos finos (pó) da lavra de pegmatitos: análise granulométrica em peneiras; análise química; análise termodiferencial e gravimétrica; difração de raios-X; 2) Ensaios de análise de solo, destaque para análise química completa, e também, tamanho de partículas (argila, silte e areia); saturação por alumínio (m%); saturação por bases (V%); CTC ou T; pH do solo; teores nutricionais; relação Cálcio/Magnésio, avaliando os macronutrientes e os micronutrientes do solo, 3) Desenvolver rotas tecnológicas de incorporação de rejeitos, para correção de solo, utilizando a técnica de rochagem. Os principais resultados permitirão avaliar o impacto competitivo de agregação de valor aos produtos, que possam ter utilizado técnicas ecologicamente corretas de correção de solo, através de utilização de resíduos da mnineração na produção agrícola.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • 10/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Antonio Azevedo da Costa

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materiais spintrônicos: uma plataforma poderosa para eficiência energética inovadora
  • Um dos grandes gargalos para o avanço da eletrônica atual está no aumento substancial da dissipação térmica encontrada nos dispositivos eletrônicos baseados em semicondutores. Apesar de ser uma tecnologia com mais de 50 anos de sucesso, o progresso da eletrônica convencional está comprometido com o alto gasto energético dos dispositivos CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor). Por outro lado, a spintrônica é considerada a tecnologia mais promissora para vencer o desafio do alto consumo energético enfrentado pela eletrônica baseada em CMOS. Esse projeto pretende aproveitar a experiência acumulada, ao longo de 2 décadas pela equipe proponente, para continuar avançando nessa área no Brasil. A ideia central do projeto é investigar novos materiais e novos fenômenos spintrônicos que aumentem a capacidade de processamento, geração e armazenamento de informações. Como sabemos, o spin eletrônico naturalmente possui dois estados (up e down) que podem codificar qualquer informação digital, com a grande vantagem de não apresentar perdas por efeito Joule, que irremediavelmente ocorre quando se usa a carga eletrônica. O conceito de transporte de spin, sem transporte de carga elétrica, é a principal característica que torna a spintrônica uma tecnologia sustentável. Os materiais óxidos magnéticos (em especial o Y3Fe5O12) estão entre os mais promissores para a realização da eletrônica do futuro, pois podem usar ondas de spin para transporte e processamento de sinais. Os materiais de baixa dimensionalidade (2D, interfaces e superfícies especiais) e os materiais quânticos também podem ser usados para manipulação de spin. O grupo proponente (formado por pesquisadores da UFPE e da UFV) é um dos líderes na investigação de fenômenos spintrônicos no Brasil e pretende continuar a síntese de novos materiais e o entendimento de novos fenômenos. Entendemos que essa é uma área estratégica e deve ser mantida em atividades para garantir o seu papel no futuro da tecnologia nacional.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Antonio Azevedo da Costa

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • inct de spintrônica e nanoestruturas magnéticas avançadas (inct-spinnanomag)
  • Spintrônica e Nanomagnetismo constituem áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação conectadas e responsáveis por avanços na tecnologia e no desenvolvimento científico de áreas como: microeletrônica, ciência de dados, bioengenharia, física médica, telecomunicações, computação e inteligência artificial. As fronteiras do conhecimento nestes campos envolvem processamento de sinais que ocorrem nas escalas temporal ultrarrápida e em dispositivos na escala nanométrica. Portanto, os desafios científicos e tecnológicos podem ser resumidos em duas frentes: (i) Pesquisar e desenvolver materiais avançados que, devido às dimensões reduzidas, exibem fenômenos que só podem ser explicados com auxílio da mecânica quântica, e (ii) Pesquisar e descobrir fenômenos que só se manifestam devido às propriedades únicas desses materiais. Queremos desenvolver atividades na fronteira do conhecimento, em particular estudaremos propriedades de spin que se manifestam majoritariamente em estruturas bidimensionais, sejam elas camadas atômicas ou interfaces que se formam em heteroestruturas. A quebra de simetria de translação, que é uma propriedade intrínseca das heteroestruturas, permite que vários fenômenos de interesse se manifestem, tais como: sistemas eletrônicos 2D com forte interação spin-órbita, materiais quânticos e topológicos, materiais magneto-elétricos, óxidos funcionais, etc. Este projeto pretende unir grupos de pesquisa brasileiros que isoladamente desenvolvem atividades nestes temas para que, de maneira sinérgica, unam as suas expertises individuais com o objetivo claro de se posicionarem competitivamente no cenário internacional. A intenção é desenvolver atividades coordenadas em P,D&I agregando as técnicas dos diversos laboratórios envolvidos, aproveitando as experiências dos seus membros para favorecer a formação qualificada de jovens pesquisadores e aumentar o impacto de nossas atividades de pesquisa de maneira e induzir o desenvolvimento de aplicações tecnológicas inovadoras.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Antonio Carlos Ancelotti Junior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • desenvolvimento de materiais e processos para impressão 3d de peças em compósito fibra de carbono contínuo/termoplástico de qualidade aeronáutica
  • O projeto consiste no desenvolvimento de uma impressora 3D para fabricação de novos materiais compósitos termoplásticos reforçados com fibra de carbono contínua para uso aeronáutico. A proposta contempla também a fabricação e caracterização de novos materiais compósitos com elevada qualidade de superfície por meio de análises térmicas e mecânicas, visando atender requisitos de peças aeronáuticas: (i) porosidade menor que 2%; (ii) considerando um volume médio de fibras de reforço superior a 50% e (iii) em condições de umidade (seco/saturado). Um dos principais desafios é garantir a qualidade de superfície das A inovação se estende às simulações computacionais de dinâmica molecular como meio de caracterização de compósitos termoplásticos, as quais representam uma técnica de caracterização de microestruturas muito sofisticada, ainda pouco explorada nesse setor. A técnica fornece uma previsão de comportamento mecânico e térmico de microestruturas poliméricas, reduzindo o número de ensaios e práticas experimentais, cujo custo operacional é elevado e requer mão-de-obra qualificada, além de auxiliar na otimização de processos e produtos. O Núcleo de Tecnologia em Compósitos – NTC da Universidade Federal de Itajubá é referência em materiais compósitos e possui ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento, ciência e tecnologia, além de atender o setor aeronáutico com serviços, projetos e capacitação profissional. A proposta de pesquisa está alinhada com projetos em andamento com o grupo de pesquisa A. J. GROUP, filiado ao Departamento de Ciência de Materiais e Engenharia da Universidade de Delaware, nos EUA. O projeto de pesquisa atua com base na internacionalização, e estimula a formação de recursos humanos nos níveis técnicos e superior. Espera-se que o presente projeto contribua para o setor aeronáutico com novas técnicas de caracterização de estruturas em compósitos e novos materiais compósitos de alta performance fabricados pela técnica de impressão 3D.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 06/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos de Barros Correa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução geomorfológica na interface encosta-canal nos setores oriental e meridional do planalto da borborema, nordeste do brasil, a partir de análises geocronológicas, físicas e composicionais dos modelados de acumulação
  • A conectividade encosta-canal, apesar de ubíqua nos setores elevados do Planalto da Borborema, tem seus registros estratigráficos ainda pouco analisados pelos estudos da dinâmica geomorfológica da região, sobretudo devido à falta de reconhecimento das interações colúvio-aluviais e seu significado para a evolução da paisagem sobretudo a partir da transição Pleistoceno/Holoceno. Nos altos cursos das bacias da região, os depósitos colúvio-aluviais, alem do significado geomorfológico, constituem aquíferos aluviais essenciais às práticas agrícolas tradicionais. O estudo das condições sob as quais esses materiais se formaram, e evoluem, representa um avanço para a compreensão dos processos superficiais atuais e pretéritos. A proposta almeja investigar a origem e funcionamento dos modelados de agradação encosta-canal e evolução das paisagens dos altos cursos fluviais da escarpa sul-oriental do Planalto da Borborema, a partir da reconstrução da gênese dos depósitos, mediante a aferição dos controles naturais e antrópicos. As cabeceiras de drenagem do setor S/SE do Planalto da Borborema, além de armazenar sedimentos quaternários, são áreas associadas a um crescente risco de enchentes/inundações a jusante como resposta aos eventos extremos atuais. A proposta compreende que os depósitos colúvio-aluviais dos altos cursos de rios semiáridos derivam da acumulação pulsátil, sob determinadas condições climáticas e de controle dos níveis de base. Apesar dos eventos pluviais extremos atuais desencadearem respostas hidrológicas de alta magnitude nessas bacias, eventos ainda de maior intensidade podem vir a ser revelados pela análise do registro estratigráfico; elemento essencial para análises prognósticas e para o planejamento territorial. A pesquisa utilizará a análise morfométrica da drenagem para identificar o papel da estrutura sobre a estocagem de sedimentos, com foco na análise morfoestratigráfica e geocronológica, afim de definir correlações temporais entre clima e deposição.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos de Freitas

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • terapia avançada contra canceres hpv relacionados baseada em vacina de rna carreada por levedura
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 29/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Antonio Carlos de Freitas

Ciências Biológicas

Genética
  • compreensão do potencial da infecção pelo hpv na carcinogênese mamária: um olhar para biomarcadores
  • O câncer de mama é uma preocupação de saúde mundial e o segundo tipo de câncer mais prevalente no Brasil que acomete, principalmente, pessoas do sexo feminino. Fatores de risco associados ao desenvolvimento da tumorigênese mamária incluem idade, sexo, histórico familiar, sobrepeso e presença de infecções virais. O Papilomavirus Humano (HPV) é um vírus de DNA associado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer a partir da atividade transformante de seus oncogenes E5, E6 e E7. A relação entre HPV e o câncer cervical já é bem estabelecida, entretanto, atualmente a presença do HPV tem sido relacionada a outros tipos de câncer, incluindo o câncer de mama. Apesar de ser uma associação ainda não compreendida, é sabível que o potencial carcinogênico no câncer de mama está associado à modulação de diferentes vias pró-inflamatórias, incluindo fator nuclear kappa B (NF- κB); IL-6/STAT3; ciclooxigenase-2 (COX-2)/PGE2) e; IL-23/Th17, as quais induzem a produção de mediadores inflamatórios, regulando a expressão de genes antiapoptóticos e estimulando a proliferação celular, bem como a angiogênese. Assim, esse projeto visa investigar a modulação dessas vias em células e pacientes com câncer de mama e infectados com HPV, no intuito de indicar biomarcadores específicos a serem utilizados na compreensão do câncer de mama relacionado ao HPV. Ademais, a proposta aqui apresentada pretende avaliar a correlação de resultados moleculares com idade do paciente e dados de exames clínico-laboratoriais e, a partir de uma escala de pontuação, desenvolver uma ferramenta para classificação de risco de pacientes, disponibilizada via plataforma digital. Essa ferramenta poderá ser utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar o direcionamento de pacientes oncológicos e, além disso, indicar possíveis alvos a serem explorados em terapias direcionadas para os cânceres HPV-relacionados.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • desenvolvimento de um subsistema de controle de atitude e órbita e supervisão de bordo (adcs) com uso de propulsor e definição de estratégia para tratamento de falhas sistêmicas (fdir) aplicados a cubesats
  • A proposta para esta chamada visa o desenvolvimento de um Subsistema de Controle de Atitude e Órbita com Tratamento de Dados (ADCS) para CubeSats (classe 10kg) com capacidade de manutenção da órbita através do uso de propulsor. A proposta inclui a definição da arquitetura do subsistema de controle, a aquisição dos principais sensores e atuadores e o desenvolvimento dos softwares de controle e de tratamento de dados (ADCS) e a definição da estratégia para Detecção, Isolação, Identificação e Recuperação de Falhas (FDIR). Para melhorar o processo clássico de desenvolvimento de software usado em CubeSats, pretende-se aplicar a técnica de injeção de falhas como parte integrante do ambiente de desenvolvimento do software responsável pelo Tratamento de Dados a bordo, particularmente na fase de Verificação e Validação (V&V). O subsistema contará com Computador de Bordo; Magnetômetros; Magnetotorquer; Sensores Solar; Sensor de Estrelas; Interface de dados e de Potência; Giroscópio; Rodas de Reação; Receptor GPS, Antena GPS e Interface para Propulsor. O ambiente de desenvolvimento contará com a infraestrutura laboratorial existente no INPE e a experiência e know-how de suas equipes adquiridas no desenvolvimento do sistema ACDH do satélite Amazonia-1 (classe 600kg), desenvolvido pelo INPE e lançado em 2021. O resultado obtido com esta proposta irá permitir desenvolver missões que impõem requisitos estritos no controle orbital e permitirá ao Brasil atingir um novo patamar tecnológico no desenvolvimento de CubeSats de forma a extrair toda a potencialidade que esses pequenos artefatos satelitais podem oferecer, seja em operação com apenas um único CubeSat, seja em constelação ou voo em formação. Essa tecnologia tem grande potencial para a criação de startups e consolidação da base de inovação tecnológica de pequenas empresas do ramo espacial.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Antonio Carlos Diegues Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • transformações no paradigma tecno-econômico e os limites da contribuição da indústria ao desenvolvimento: uma análise comparada entre brasil e china
  • O objetivo principal deste projeto de pesquisa é mensurar e analisar as contribuições das estruturas produtivas manufatureira brasileiras e chinesas ao desenvolvimento, no período entre 2000 e 2018. Essa mensuração e análise será realizada em perspectiva comparada aos padrões de contribuição da indústria ao desenvolvimento entre os principais países emergentes e de alta renda. O objeto de análise será a dimensão setorial das respectivas indústrias nacionais, a partir de sua agregação segundo intensidade tecnológica, tal qual sugerem trabalhos com elevados impactos na literatura internacional como Tregenna & Andreoni (2020) e OCDE (1987). As hipóteses do trabalho são: (i) há tendência de redução e aumento da heterogeneidade da capacidade de contribuição da indústria ao desenvolvimento tanto nos países de alta renda quanto nos emergentes nas últimas duas décadas e (iii) as capacidades de contribuição ao desenvolvimento das indústrias nacionais são condicionadas pela intensidade e pelas características de suas inserções nas cadeias globais de valor. As principais contribuições à literatura são responder as seguintes questões, com base em resultados empíricos: (a) para o período em análise (2000 a 2018), é possível identificar empiricamente (por meio de técnicas de cluster, conforme será descrito na metodologia) padrões setoriais de inserção internacional e de transformações das estruturas produtivas que tenham maior capacidade de contribuição ao desenvolvimento?, (b) esses padrões são distintos para os países emergentes e de alta renda? e (c) Como são caracterizados empiricamente os padrões que relacionam inserção internacional e de contribuição da indústria ao desenvolvimento em Brasil e China? Como esses padrões evoluíram ao longo do período? Como eles se posicionam frente aos padrões mais virtuosos característicos dos países emergentes e dos países de alta renda?
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos Moraes Lessa

Ciências Humanas

Ciência Política
  • a rivalidade entre os estados unidos e a china: diplomacia estratégica, desafios e opções para o brasil
  • A crescente competição estratégica entre EUA e China nas esferas econômica, tecnológica e político-estratégica resume a disputa pela hegemonia global e constitui o complexo cenário no qual o Brasil, como economia e potência emergente, está inserido. Novos arranjos de poder estão sendo configurados, envolvendo a coexistência de visões conflitantes da ordem internacional: a ordem internacional liberal (OIL), liderada pelos EUA, em oposição à ordem capitalista autoritária (OCA), patrocinada pela China. Ambas as potências promovem valores para moldar normas, influenciar instituições e parceiros político-econômicos. É consenso que países como o Brasil, comprometidos com o internacionalismo e a formação de coalizões com democracias semelhantes, desempenham um papel tradicional de apoio à OIL, permitindo-lhes influenciar a política internacional. No entanto, a capacidade de ação desses países é limitada pelo antagonismo EUA-China, seus principais parceiros econômicos. Essas restrições reduzem a capacidade desses países de liderar iniciativas que contribuam para a governança coletiva em temas como estabilidade geopolítica, segurança, comércio, meio ambiente, direitos humanos, cooperação internacional para o desenvolvimento, além de respostas a desafios como mudanças climáticas, COVID-19 e a Guerra na Ucrânia de 2022. O projeto aplicará o arcabouço de Diplomacia Estratégica (Prantl, J., & Goh, E., 2022) para analisar o impacto da crescente rivalidade EUA-China para as potências médias, notadamente o Brasil, as consequências para suas políticas externas e relações triangulares em 4 dimensões: economia, política, segurança e governança climática.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos Pavao

Outra

Divulgação Científica
  • espaço ciência, novo de novo
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 23/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Antonio Carlos Rosário Vallinoto

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estudo clínico-epidemiológico, molecular e imunogenético da infecção pelos htlv-1 e htlv-2 no estado do pará
  • No presente projeto propomos um estudo clínico-epidemiológico, molecular e imunológico de casos de infecção pelo human T-lymphotropic virus 1 e 2 (HTLV-1/2) seguido de acompanhamento multiprofissional dos indivíduos detectados com a infecção, por meio do do Serviço de Atendimento a Pessoa Vivendo com HTLV (SAPEVH), do Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Pará. A principal questão a ser investigada é a razão pela qual apenas uma pequena parcela das pessoas infectadas desenvolve doenças associadas ao vírus. A hipótese é que fatores virais e do hospedeiro possam conjuntamente contribuir para este desfecho. Serão testados para a infecção (triagem e confirmação) indivíduos que busquem, voluntariamente, o serviço de diagnóstico, pessoas com diagnóstico sorológico prévio de triagem em bancos de sangue, pacientes com diagnóstico de doenças associadas ao vírus (mielopatia, leucemia de células T, dermatite infecciosa, bronquiectasia, fibrose pulmonar, alveolite, artropatias, síndrome de Sjögren) encaminhados por seus respectivos médicos para diagnóstico da infecção. O diagnóstico da infecção será obtido por meio dos testes de ELISA, Western blot e qPCR. Os pacientes que tiverem a infecção confirmada passarão a ser acompanhados clinicamente, de forma gratuita, por uma equipe multiprofissional de saúde do SAPEVH composta por enfermeiros, infectologista, neurologista, dermatologista, reumatologista e pneumatologista. Marcadores laboratoriais virais e do hospedeiro (carga proviral, citocinas, genes da resposta imune inata e adaptativa, linfócitos TCD4+/CD8+) serão avaliados para a caracterização dos possíveis biomarcadores associados aos perfis de infecção sintomática e assintomática. A proposta justifica-se por abordar questões ainda não bem entendidas da infecção pelo HTLV, um vírus negligenciado. Definir aspectos epidemiológicos e moleculares da infecção permitirá a compreensão dos possíveis mecanismos de evolução clínica da infecção.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antônio Carlos Soares Martins

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o uso de tecnologias móveis com vistas ao ensino de línguas adicionais em tempos pós-pandêmicos
  • Estudos indicam o potencial das tecnologias móveis na aprendizagem de línguas adicionais durante o período pandêmico, o que nos instiga a investigar as potencialidades e limitações desses recursos na aprendizagem de línguas em contextos de ensino presencial, híbrido e online pós-pandêmico. Nossa hipótese é que o ensino remoto teria suscitado modificações em práticas de sala de aula que merecem ser investigadas. O uso de tecnologias móveis tem sido pauta das políticas públicas, como é o caso das diretrizes da UNESCO e BNCC, que recomendam o uso pedagógico de tecnologias digitais, incluindo as móveis. Os objetivos do projeto incluem: a) contribuir com a discussão sobre aprendizagem móvel em contextos situados, inclusive de limitações de conectividade, b) apontar adaptações pedagógicas de tecnologias móveis para uso pós-pandêmico, c) apresentar possibilidades pedagógicas com vistas ao seu uso crítico e cidadão, d) contribuir com o diálogo entre pesquisa e extensão. Neste estudo qualitativo, a geração de dados será por meio de questionário, tecnobiografias e interações nas formações de professores da Taba Eletrônica, projeto de extensão da UFMG, e nos departamentos de línguas adicionais do CEFET-MG e do IFNMG. Os dados serão analisados na perspectiva ecológica (van LIER, 2004), sendo o questionário voltado para o levantamento das práticas educacionais e o mapeamento das affordances percebidas por professores no uso de dispositivos e aplicativos móveis nas experiências durante a pandemia; as tecnobiografias para experiências exitosas de uso de tecnologias digitais durante a pandemia com potencial de utilização e/ou adaptação na sala de aula de línguas no período pós-pandêmico; as interações nas formações do Projeto Taba serão utilizadas para identificar a construção de conhecimento de forma colaborativa e crítica. Os questionários, as tecnobiografias e as discussões durante a formação irão nos permitir estabelecer uma relação dialógica entre a pesquisa e a extensão.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 29/07/2022-31/07/2025
Foto de perfil

Antonio Carlos Valdiero

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de uma solução inovadora para turbina de baixa queda usando transmissão hidrostática
  • Trata-se de um projeto P&D&I voltado para um problema de real importância (energia e meio ambiente) e que visa desenvolver uma solução alternativa modular para geração de energia elétrica a partir de pequenas quedas hídricas (fonte renovável) que inova no uso de transmissão hidrostática (de nível de maturidade da tecnologia TRL-2 para esta aplicação) e utiliza módulos com tecnologias disponíveis, tais como turbina de baixa queda (turbina Kaplan tipo bulbo de nível de maturidade da tecnologia TRL-8) e gerador elétrico (de nível de maturidade da tecnologia TRL-8) para aplicações em propriedades rurais e também como alternativa de aproveitamento da energia disponível nos canis de vazão sanitária de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), reduzindo a dependência das empresas distribuidoras de energia elétrica no meio rural, criando uma fonte alternativa e/ou emergencial em caso de problemas de fornecimento na rede de energia principal, desenvolvendo a automação de baixo custo para o gerenciamento da demanda de energia. Atualmente a modernização de sistemas é fator diferencial para empresas nacionais e até mesmo fator competitivo de sobrevivência. Empresas dependem de parcerias com Universidades e Centros Tecnológicos para desenvolverem competências, aprenderem novos conhecimentos e agregarem valor em seus produtos. Neste contexto, a empresa HIDROENERGIA demonstrou o interesse (carta em anexo) no escopo da pesquisa proposta pela UFSC para desenvolver o DESAFIO de inovação de uma solução modular para geração de energia elétrica a partir de turbinas de baixa queda, com enfoque num produto compacto com flexibilidade de localização do gerador, na economia de energia, otimização de recursos naturais, conservação do meio ambiente e automação, áreas estratégicas e prioritárias para a empresa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 09/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Antonio Celso Dantas Antonino

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • produtos para segurança hídrica, energética e alimentar em zonas costeiras (proshea-costeira)
  • Água, energia e alimentos estão intrinsecamente conectadas e são essenciais para a sobrevivência humana, e a demanda por esses insumos é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa. O tratamento das águas residuais, relacionadas a produção de energia, ao escoamento superficial urbano, as atividades domésticas e industriais representa um enorme desafio e uma oportunidade para a conservação das águas do planeta. As águas residuais podem ser tratadas com Camada BioFiltrante (CBF). Uma CBF que combine o uso de biochar com micro-organismos pode ser uma alternativa de baixo custo e ecologicamente amigável, uma vez que o biochar é um material oriundo do processo de pirólise de biomassa orgânica, que melhora as propriedades de retenção do meio poroso e favorece um ambiente adequado ao desenvolvimento dos micro-organismos. Por outro lado, a presença de detritos plásticos é hoje reconhecida mundialmente como um grande problema ambiental. Os rios são uma das principais fontes de poluição por plásticos dos oceanos. Entretanto, as estimativas globais recentes de emissões de plásticos fluviais nos oceanos têm sido baseadas em modelos que ainda estão associados a grandes incertezas, pois a falta de medidas em campo dificulta o avanço da compreensão da dinâmica dos detritos plásticos ribeirinhos. Nesse contexto, O PROSHEA-COSTEIRA o visa o desenvolvimento/aprimoramento de camadas (bio)filtrantes, de sistema de monitoramento/coleta de resíduos sólidos, particularmente plásticos, em cursos de água, e de sistema de copirólise por micro-ondas desses e de outros resíduos sólidos. Em particular, Estações Inteligentes de Monitoramento (EIM), com câmeras fixas e processamento de imagem acoplado com inteligência artificial, de resíduos sólidos, em particular plásticos, em Águas Urbanas serão desenvolvidas para monitorar e quantificar o transporte de Macroplástico em águas urbanas.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 28/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Antônio Cezar Faria Vilela

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • uso da termodinâmica computacional para o desenvolvimento sustentável da indústria de aço e de cimento.
  • As indústrias siderúrgica e de produção de cimentos são responsáveis por 14% das emissões de gases do efeito estufa. O objetivo é atingir a neutralidade até 2050. Isso envolve a mudança das tecnologias produtoras de aço e de cimento, e uma grande evolução no entendimento e melhoria dos processos. A tecnologia da computação revolucionou a engenharia, e se torna fundamental nesse contexto. O poder de processamento das novas gerações de computadores permite considerar problemas cada vez mais complexos. Dentro do âmbito da termodinâmica, ferramentas computacionais têm sido empregadas com sucesso em estudos relacionados a várias áreas da engenharia. No âmbito dos aços, a termodinâmica computacional torna-se ainda mais relevante para-se remover impurezas e/ou modificá-las, tornando sua presença o mínimo possível prejudicial. A utilização de resíduos em fornos de cimento pode ser econômica e ecológica, a maioria dos contaminantes contidos nos resíduos são decompostos ou solidificados no clínquer do cimento. Além disso, é possível estudar interações entre refratários/escória líquida/aço líquido, durante produção industrial de aço, visando aumento da vida útil de refratários, a substituição de matérias-primas de carbono que são utilizadas na produção industrial de pós fluxantes por matérias-primas alternativas e a remoção de flúor na composição de pós fluxantes, visando diminuição de danos ambientais. O objetivo geral deste projeto é o uso da termodinâmica computacional para o desenvolvimento sustentável da indústria de aço e de cimento. Através desse projeto se dará uma importante contribuição para fomentar estudos na área de siderurgia na UFC e região nordeste do Brasil. A análise termodinâmica será realizada com apoio do programa computacional FactSage. Os resultados calculados tanto para escórias, pós fluxantes e clínqueres serão comparados com os obtidos via revisão sistemática da literatura e com dados dos parceiros industriais e acadêmicos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • impacto do exercício físico sobre o processo de envelhecimento: uma abordagem integrativa, metabólica e molecular
  • O envelhecimento está associado ao desenvolvimento de mecanismos fisiopatológicos, com importantes alterações funcionais, tanto a nível sistêmico quanto molecular, o que pode trazer prejuízos à saúde do idoso. Em contrapartida, pensar em estratégias para que seja pretendido um envelhecimento saudável é essencial para promoção da qualidade de vida e longevidade, além de redução dos gastos públicos com saúde. Neste cenário, o exercício físico orientado desponta como importante estratégia não farmacológica aliada ao envelhecimento saudável. Todavia, ainda é necessário compreender e elucidar os mecanismos pelos quais o exercício físico age sobre aspectos fisiopatológicos, moleculares e integrativos associados ao envelhecimento, contribuindo, assim, para efetiva redução da morbimortalidade e a construção de conhecimento científico de vanguarda. Portanto, o objetivo principal dessa proposta é compreender o impacto do exercício físico sobre o processo de envelhecimento e elucidar sua ação sobre mecanismos fisiopatológicos, cardiorrespiratórios, metabólicos e moleculares. Como hipótese, o envelhecimento estaria associado ao inerente declínio das funções orgânicas e desenvolvimento de mecanismos fisiopatológicos sistêmicos e moleculares que podem levar ao surgimento de doenças, como aquelas que acometem os sistemas cardiovascular e respiratório, aos quais podem ser revertidos ou mitigados com exercício físico. Trata-se de uma proposta que engloba uma rede multidisciplinar e multi-institucional consolidada e integrada, de reconhecida liderança nacional e internacional, com cooperações acadêmico-científicas e mobilidade in-and-out, com infraestrutura de ponta, mas que necessita de constante manutenção e verbas para consumíveis. A aprovação da presente proposta permitirá a produção de novos conhecimentos disruptivos, com potencial aplicação prática, favorecendo a construção de políticas públicas cientificamente lógicas com foco no interesse global da população.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Conceição Paranhos Filho

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • previsão, prevenção e monitoramento de incêndios no pantanal
  • Os incêndios ambientais representam um perigo significativo, causando danos consideráveis, colocando em risco a vida das pessoas, propriedades e bens. Compreender a progressão e o comportamento desses eventos é crucial para mitigar riscos e desenvolver estratégias efetivas de gerenciamento. A previsão e a prevenção de incêndios ambientais são complexas devido a diversos fatores, sendo assim, a compreensão precisa do papel de cada um na ocorrência desses eventos ainda é um desafio nas análises convencionais. Existem diferentes abordagens e soluções propostas para lidar com a previsão e o gerenciamento desses eventos, tais como modelos de simulação e previsão combinados com um entendimento aprofundado do ciclo do fogo e sua propagação, que permitem que tomadores de decisões estimem a probabilidade de ocorrência e avanço dessas ocorrências. O que se pretende aqui é a criação de um modelo computacional que possa atuar na previsão em tempo real do risco de incêndios. Como consequência, espera-se desenvolver soluções eficientes e acessíveis que possam fornecer alertas precisos e facilitar respostas efetivas para as especificidades dessa realidade, contribuindo assim para a preservação dessa área de estudo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Costa de Oliveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estratégias de genômica e biotecnologia no melhoramento de cereais
  • O Brasil tem um papel fundamental como celeiro mundial e a produção de trigo, arroz e aveia somam mais de 21 milhões de toneladas de grãos no País. Em que pese esta grande produção, a demanda crescente impõe esforços no sentido de ampliar a adaptabilidade e aumentar a produtividade destas culturas. A presente proposta visa utilizar ferramentas da genômica e biotecnologia para a aceleração do melhoramento destes cereais, nesta proposta com ênfase na tolerância à seca. O desenvolvimento de genótipos superiores com características de tolerância à seca, pode levar à maior estabilidade das safras brasileiras e maior segurança alimentar, uma vez que as mudanças climáticas e o aquecimento global têm afetado a distribuição e volume de chuvas. Além disso, a expansão do trigo e aveia para o Cerrado, depende de genótipos com maior tolerância ao estresse hídrico. No caso do arroz, a tolerância à seca poderá diminuir o uso da água na cultura, fator hoje de alto custo e alto impacto ambiental. Sob três temáticas: diagnóstico, desenvolvimento e implementação, o projeto visa acelerar ainda mais o progresso no melhoramento dos cereais aveia, trigo e arroz. T1) A utilização de técnicas modernas de sequenciamento, montagem e anotação do genoma da aveia preta, a utilização de estratégias de identificação de marcadores moleculares por GWAS, a identificação de fatores de transcrição (FT) de famílias gênicas responsivas ao estresse por seca e as técnicas de RNASeq fazem parte da descoberta de novos genes e mecanismos; T2) O desenvolvimento de protocolos para a técnica de KASP;, a indução de mutações, cruzamentos artificiais e a introgressão de genes de espécies silvestres, fazem parte do avanço no desenvolvimento tecnológico; T3) a identificação de linhagens superiores de trigo, aveia e arroz, fazem parte da temática final envolvendo a implementação das tecnologias desenvolvidas e sua utilização na cadeia produtiva.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Domingues de Figueiredo

Engenharias

Engenharia Civil
  • concreto com fibras de alta e ultra alta resistência para aplicações estruturais
  • O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material de crescente utilização em obras de infraestrutura de grande interesse social. Obras ligadas ao transporte, saneamento básico, geração de energia e telecomunicações são fundamentais para a diminuição da desigualdade social e, por essa razão, constitui parte dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU (ODS 9). Neste sentido, o concreto com fibras é uma tecnologia promissora uma vez que permite ganhos tecnológicos, incluindo aumento da durabilidade, para essas obras. No Brasil, já se conta com base normativa para o CRF de resistências convencionais, tendo a primeira norma específica para procedimentos de controle de qualidade do material (NBR16938) publicada no mundo. No entanto, ainda há um hiato muito grande no que se refere aos concretos de alta ou ultra-alta resistência. Classes de resistência mais elevada possuem o atrativo de ampliar a expectativa de durabilidade e desmaterializar as estruturas de maneira simultânea, mas a inexistência de base normativa robusta gera grandes riscos de insucesso para essas obras. Isto é crítico para as obras de infraestrutura que são executadas, em sua grande maioria, por meio de investimentos públicos cuja contratação deve ser balizada por base normativa que garanta maior segurança no processo. Além disso, a falta de domínio técnico científico em termos de previsão de desempenho, torna mais difícil a otimização de recursos utilizados e aumenta o risco de desperdícios. Assim, este projeto de pesquisa visa abordar, de maneira integrada, os aspectos de projeto, previsão de comportamento e controle tecnológico das estruturas executadas com esses materiais de modo a tornar suas aplicações futuras mais confiáveis. A experiência do grupo viabiliza a aplicação de metodologia integrada que utiliza, simultaneamente, experimentos laboratoriais e modelagem computacional de modo a ampliar a confiabilidade das análises.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Eduardo Bezerra Cabral

Engenharias

Engenharia Civil
  • melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do apl cerâmica vermelha do baixo jaguaribe/ce
  • O APL Cerâmica Vermelha Baixo Jaguaribe congrega 36 empresas ceramistas em 10 municípios do estado do Ceará, sendo a sua cidade pólo (Russas) responsável por 76% da produção de artefatos cerâmicos do Estado. Pesquisas anteriores mostram que, apesar da pujança do setor na região, existe um déficit no emprego de conhecimento tecnológico na produção de peças cerâmicas, gerando produtos de baixa qualidade e um número razoável de resíduos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo mudar essa realidade por meio de 3 linhas, a saber: Linha 1- Melhoramento do produto cerâmico com o desenvolvimento de um bloco cerâmico para pavimentação; Linha 2 - Produção de Material Cimentício Suplementar (MCS) a partir dos resíduos de cerâmica vermelha e; Linha 3 - Produção de cimento álcali-ativado a partir de resíduo de cerâmica vermelha. Para se atingir esses objetivos 16 pesquisadores de duas universidades brasileiras (UFC e UFRGS) e uma estrangeira (Universidad Nacional de Asunción/Paraguai) de 5 campi (a UFC contará com os campi de Fortaleza, Russas e Crateús) estão envolvidos, com expertises nas áreas de Ciências dos Materiais, Materiais de Construção Civil e Modelagem Numérica. Como resultados, para a linha 1 serão produzidos artefatos de melhor qualidade devido a transferência de conhecimento entre os pesquisadores e os ceramistas, além de se desenvolver e produzir um produto novo para a região (paver cerâmico/adoquim); para a linha 2 será produzido uma pozolana para uso na fabricação de cimentos e concretos e; para a linha 3 será desenvolvido um cimento sustentável para aplicações especiais onde se requer comprovar baixa emissão de CO2. Os resultados serão divulgados em artigos, dissertações e teses acadêmicas e em workshops para o público em geral.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Antonio Egidio Nardi

Ciências da Saúde

Medicina
  • calcsus: calculadora para estratificação de risco de suicídio baseada em aprendizagem de máquina
  • Existem diversos modelos propostos na literatura para avaliação do risco de suicido. Muitos desses modelos, entretanto, foram desenvolvidos para populações em contextos socioculturais distintos do Brasil e ainda estão em processo de validação externa. Dessa forma, é imprescindível que se identifiquem os melhores preditores de risco de suicídio para a população brasileira e que se desenvolva uma ferramenta computacional baseada em aprendizagem de máquina capaz de estratificar o risco de suicídio que possa ser utilizado nos mais variados dispositivos da RAPS. O objetivo geral desta pesquisa é identificar os fatores de risco de suicídio mais relevantes na população brasileira e, a partir das análises desses dados, desenvolver e validar uma ferramenta computacional de estratificação de risco de suicídio para uso nos serviços da saúde pública no Brasil. Será feito um levantamento de dados primários pelas instituições que participam desse projeto, utilizando prontuários de pacientes que tentaram cometer suicídio, a fim de obter um banco de dados de abrangência nacional. Posteriormente, será criado um modelo de aprendizado de máquinas que será validado junto a dispositivos da RAPS. Após a validação serão feitos os ajustes necessários na ferramenta e implementada a versão final a ser disponibilizada ao Ministério da Saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Antonio Egidio Nardi

Ciências da Saúde

Medicina
  • realidade virtual para o tratamento de agorafobia e pânico
  • A terapia de exposição é eficaz para tratar transtornos de ansiedade, incluindo agorafobia e transtorno do pânico. No entanto, o caráter imprevisível da exposição ao vivo, a intensidade dos sintomas provocados e a disponibilidade de terapeutas treinados limitam o seu uso. A Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta promissora na terapia de exposição, substituíndo a exposição in vivo pelo ambiente de controlado da RV, melhorando a aceitabilidade da exposição, tornando o protocolo de exposição previsível e replicável e limitando o deslocamento da equipe de terapeutas. Apesar dos avanços na tecnologia de RV, as evidências da eficácia da Terapia de Exposição em Realidade Virtual (TERV) no tratamento do transtorno do pânico e agorafobia ainda são iniciais. Uma meta-análise mostrou eficácia (Carl et al., 2019), enquanto outros estudos indicaramque a adição de TERV a um protocolo de TCC piora o resultado global (Pompoli et al., 2018). Essas inconsistências sublinham a necessidade de mais pesquisas para avaliar os benefícios e limitações do TERV nessas condições. Neste projeto, objetivamos avaliar o uso da TERV em um protocolo de exposição, com o objetivo de facilitar uma eventual exposição in vivo ao metrô. Estudos anteriores demonstraram que a exposição a ambientes virtuais pode provocar respostas ansiogênicas comparáveis a situações reais (Freire, 2020) e que a exposição virtual ao metrô foi viável como intervenção terapêutica em um projeto piloto (Faria, 2021). Este projeto propôe um ensaio clínico randomizado com participantes diagnosticados com agorafobia e transtorno do pânico, que tenham dificuldades de se deslocar de metrô. Os participantes serão divididos em dois grupos, um recebendo TERV e o outro recebendo exposição a um ambiente placebo. O resultado permitirá avaliar tanto a eficácia geral nos sintomas, como a eficácia específica na capacidade de se expor ao metrô in vivo.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antônio Euzébio Goulart Santana

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • monitoramento e controle de lepidopteros pragas: feromônio, avanços e oportunidades
  • O uso de feromônio como ferramenta de controle de pragas está inserido dentro da política do agronegócio brasileiro e para algumas pragas já existe o controle comportamental a exemplo de Helicoverpa armígera, H. zea, Spodoptera frugiperda e Rhynchophorus palmarum, feromônio este desenvolvido pelo grupo. Nesse projeto, serão desenvolvidas iscas atrativas dos feromônio da lagarta-desfolhadora-das-palmeiras, a Opsiphanes invirae (Hubner, 1818) (Lepidoptera: Nymphalidae), da traça-da-castanha do cajú, Anacampsis cf. phytomiella Busck 1982 e da broca-das-pontas do cajueiro Anthistarcha binocularis Meyrick 1929 (Lepidoptera: Gelechiidae). Será desenvolvida a síntese em escala preparativa, e a formulação de feromônio para o monitoramento e controle comportamental dos insetos, com a avaliação da eficiência das iscas em pomares industriais com o propósito de ter três produtos para uso comercial. O desenvolvimento de atrativos baseados nos feromônios é atual, vibrante, com uma série de desafios científicos e tecnológicos, é multidisciplinar e de aplicação imediata. Essa área de pesquisa é de fronteira, com caráter inovador, interdisciplinar e com forte interesse acadêmico-tecnológico. A síntese das moléculas seguirá a metodologia básica com o acoplamento entre um haloalcool e um alcino terminal seguindo-se uma redução para a molécula desejada e a oxidação ou acetilação como necessário. Esses produtos serão utilizados para o monitoramento e controle das três pragas e contribuirão significativamente para a evolução do manejo integrado dessas pragas na cultura do caju e da desfolhadora das asteraceas. Essas pragas do cajueiro atacam durante os estágios larvais, com perdas do fruto e perda da inflorescência pelo broqueio das terminações dos ramos e pela brocação do fruto. Cada produto sintetizado será submetido a ensaio em laboratório e em campo para verificação de sua eficácia na captura da praga, estabilidade e tempo de vida no campo e a melhor formulação.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Fernandes Nascimento Junior

Outra

Divulgação Científica
  • ciência em foco no museu: uma proposta para novas exposições no museu de história natural da universidade federal de lavras
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 21/03/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • constelações abertas de cubesat educacionais: desafios de verificação e validação no ciclo de desenvolvimento e operação de missão
  • Constelações de satélites são sistemas em que missões espaciais compartilham recursos para atingir objetivos comuns. Busca-se obter melhores taxas de revisita, maior confiabilidade e outros aspectos que ajudem a cumprir com sucesso os objetivos da missão. A constelação que serviu de inspiração para a presente proposta é o GOLDS - Global Open Collection Data System, apresentado pelo consórcio formado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A iniciativa tem o propósito de explorar o conceito do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA) para fins educacionais, em âmbito internacional. O SBCDA foi concebido pelo INPE nos anos 80 e é operado por duas famílias de satélites (SCDs e CBERS) desenvolvidas pelo INPE ao longo de 3 décadas. O SBCDA compreende três segmentos: espaço, solo e usuário, respectivamente composto por: i) satélites que carregam a bordo um transponder de coleta de dados; ii) estações de solo para recepção dos dados coletados e um centro de missão responsável pelo processamento e disseminação dos dados; e iii) uma rede de plataformas distribuída sobre o território terrestre e aquático equipadas com sensores ambientais. Os dados coletados são gravados em uma base de dados no centro de missão, onde são processados pelo SINDA (Sistema INtegrado de Dados Ambientais), que é disponibilizado para acesso dos usuários finais pela WEB. A oportunidade de participar como membro do consórcio internacional na proposta Call H2020-MSCA-RISE-2018, viabilizou o INPE a oferecer o SBCDA como um caso de estudo para o projeto ADVANCE (Addressing Verification and Validation Challenges in Future Cyber-Physical Systems) que foi aprovado pela União Européia sob o número 823788. O projeto ADVANCE, atualmente em andamento, envolve pesquisadores e estudantes de pós-graduação de 3 universidades Européias e 1 Colombiana, além da pós-graduação do INPE.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Antonio Ferreira da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • ampliando fronteiras em biotecnologia: estudos da integração de nanomateriais em microrganismos no desenvolvimento de materiais avançados e na busca de novos metabólitos bioativos.
  • Nosso objetivo é criar uma sólida rede de cooperação entre pesquisadores da UFBA com pesquisadores do grupo de Engenharia de Moléculas e Materiais (IMM), vinculado ao ITODYS “Laboratoire Interfaces Traitements Organisation et DYnamique des Systèmes” – Université Paris Cité, envolvendo os estudos sobre integração de nanomateriais em fungos filamentosos, formando células ciborgues fúngicas. Células ciborgues são células alteradas pela assimilação de nanomateriais sintéticos em sua estrutura, similar ao conceito de um ciborgue, o qual consiste na combinação de componentes biológicos e artificiais. O objetivo de se produzir células ciborgues é desenvolver novas funções e propriedades (físicas, químicas e biológicas), diferente das células nativas. Essa iniciativa conjunta, será norteada para elucidação de dois aspectos fundamentais na área de funcionalização celular: (a) utilizar a parede celular fúngica como suporte ativo para reações químicas e; (b) investigar a mudança no perfil metabólico dos microrganismos devido a presença de nanopartículas no citoplasma. No primeiro cenário (a), nossa investigação busca demonstrar que ao incorporar nanomateriais na parede celular dos fungos, é possível gerar materiais com propriedades superiores em comparação àqueles sintetizados em meio aquoso. No segundo cenário (b), nossa hipótese busca esclarecer se as nanopartículas reativas de paládio presentes no interior das células fúngicas têm a capacidade de influenciar as células ciborgues fúngicas a produzir metabólitos diferentes dos observados em suas contrapartes naturais. Portanto, se fará uso da complementaridade das habilidades dos dois grupos de pesquisa envolvidos. O LBQM se destaca por sua expertise em integrar nanomateriais em sistemas biológicos complexos, notadamente fungos. Em contrapartida, pesquisadores do IMM possuem vasta experiência na criação de nanomateriais e biomateriais de última geração, o que aumenta as chances de sucesso do projeto.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 12/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Antonio Ferreira da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produção eletro- e fotocatalítica de hidrogênio por materiais nanoestruturados sustentáveis
  • O hidrogênio é frequentemente apontado como uma solução viável e sustentável à descarbonização da matriz energética mundial. Contudo, obstáculos importantes precisam ser superados para viabilizar a produção deste combustível, sobretudo a substituição de catalisadores baseados em metais nobres utilizados em eletrolisadores de água. Visando a produção de hidrogênio sustentável, neste projeto propomos a síntese de materiais nanoestrutrados à base de óxidos metálicos, calcogenetos metálicos e carbono. Além disso, o projeto envolve o desenvolvimento de células fotoeletroquímicas capazes de coletar a energia solar e produzir H2 verde a partir de derivados agroindustriais, como o glicerol e a vinhaça da cana-de-açúcar. Esforços serão dedicados à obtenção de plataformas híbridas visando sinergia de propriedades que contribuam para melhor performance na eletrólise da água e na fotorreforma da matéria orgânica para substituir a reação lenta de oxidação da H2O em O2. Os sistemas nanoestruturados obtidos serão caracterizados por técnicas avançadas quanto às propriedades estruturais, morfológicas e de superfície. Espera-se desenvolver catalisadores alternativos de baixo custo e novas estratégias para produção de H2 e aproveitamento simultâneo desses resíduos, insumos químicos de alto valor agregado. Entender a reação de oxidação da água e da matéria orgânica, os seus mecanismos e cinética reacionais são também o foco desta proposta. Trata-se de uma tecnologia disruptiva capaz de contribuir para a transição energética do Brasil rumo a fontes renováveis e, além disso, contribui para a produção sustentável de insumos químicos utilizados em diferentes indústrias. Os desdobramentos deste certamente contribuirão para o desenvolvimento de aspectos fundamentais das áreas de ciências dos materiais, eletroquímica e de energias renováveis, tendo em vista o conjunto de metodologias teóricas e experimentais que serão empregadas ao longo de sua execução.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 14/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Germane Alves Pinto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cartografia das experiências com grupalidade em saúde mental na estratégia saúde da família
  • A promoção da saúde mental nos territórios da Estratégia Saúde da Família entre equipe e usuários do Sistema Único de Saúde exige uma compreensão das relações do cotidiano assistencial, gestão do cuidado, abordagens terapêuticas e promoção da saúde. A condição de saúde mental coletiva é relevante para o enfrentamento assistencial e prioritário nas ações de saúde e intersetoriais. As subjetividades, os determinantes sociais e as condições clínicas são enfoques estratégicos para reconhecimento de caminhos que modifiquem a situação de sofrimento psíquico. As demandas psicossociais são subnotificadas pelos instrumentos de vigilância à saúde com pouca sensibilidade à complexidade destas ocorrências na população e intervenções pelos cuidados primários em saúde. Os efeitos e repercussões de abordagens grupais nos territórios, a partir das vivências dos participantes, efetividade da grupalidade, aspectos culturais, singularidades e religiosidade, práticas de cuidado psicossocial e construção da autonomia, emancipação e cidadania de pessoas em sofrimento psíquico incidem na transformação social na clínica, no cuidado e na gestão em saúde. Os protocolos de recomendação tecnoassistencial são dispositivos formativos que incidem nas atitudes de equipes de saúde, cuidadores e usuários protagonistas em seus itinerários terapêuticos. O envolvimento da comunidade na resolução de problemas têm alta efetividade, pois, a compreensão se amplia a partir da reflexão, crítica e construção compartilhada de soluções, encaminhamentos e inovações. A pesquisa-intervenção, cartográfica e qualitativa será iniciada com levantamento de informações epidemiológicas e de oferta de serviços e ações no território. Em um processo participativo, será articulada com as equipes de saúde e usuários a implantação de grupos para abordagens psicossociais e sua efetividade analisada com foco na dialogicidade, operatividade, narratividade e produção de tecnologias relacionais.
  • Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Gledson Oliveira Goulart

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • emprego do cálculo fracionário e dimensão fractal na modelagem da dispersão de contaminantes na camada limite planetária
  • A dispersão de contaminantes na atmosfera é uma fonte permanente de problemas desafiadores devido à sua complexidade física. Os modelos de dispersão clássicos Eulerianos empregam a equação da difusão-advecção descrita por uma equação diferencial parcial de ordem inteira, obtida a partir do princípio de conservação de massa. Nos modelos Eulerianos o parâmetro que caracteriza a estrutura do escoamento turbulento da camada limite planetária é o coeficiente de difusão. Vários trabalhos descrevem que a atividade turbulenta em um escoamento turbulento totalmente desenvolvido, como é o caso da turbulência na camada limite planetária, está concentrada em um fractal e que os processos de transporte difusivo são anômalos. Na difusão comum o deslocamento quadrático médio cresce linearmente com o tempo, diferentemente da difusão anômala, onde o deslocamento quadrático médio não é linear. Para que o deslocamento quadrático médio não seja linear é necessário que a equação que descreve o fenômeno seja de ordem fracionária. Recentemente Goulart et al (2022) desenvolveram um modelo para o coeficiente de difusão que considera a natureza fractal da estrutura da turbulência. Este trabalho foi publicado em uma revista internacional bastante conhecida na área de micrometeorologia (revista Boundary Layer Meteorology). Neste projeto que estamos submetendo, se pretende desenvolver um modelo de dispersão fracionário que emprega as derivadas fracionárias de Caputo. Em uma primeira etapa será desenvolvido um modelo bidimensional (x,z) e em seguida um modelo que considera a difusão lateral. A equação diferencial parcial de ordem fracionária será resolvida a partir de métodos numéricos e a partir da técnica de GILTT. Os resultados obtidos com o modelo fracionário serão comparados com dados experimentais e outros modelos clássicos disponíveis na literatura.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026