Projetos de Pesquisa

 

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Roseli de Deus Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • 19a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2021
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2021, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezenove anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 18ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 334 projetos, apresentados por 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 18 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.180 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 4.210 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 18 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 6.600 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, de 2003 a 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). As atividades da edição de 2020 também estavam previstas para ocorrerem em instalações da Universidade de São Paulo (USP), atividades presenciais que precisaram ser canceladas em virtude do início da quarentena no município de São Paulo para atender aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Deste modo, as atividades de 2020 foram migradas para a modalidade virtual, criando desafios e oportunidades, como a interação dos estudantes e professores com especialistas que não estariam presentes para as atividades realizadas localmente em São Paulo. Para garantir a segurança de todos o público participante (estudantes, professores, avaliadores voluntários, público visitante, colaboradores e da própria organização) as atividades da FEBRACE 2021 serão novamente integralmente realizadas online por meio virtual. Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 123 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 30/12/2020-31/12/2022
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Roseli de Deus Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • 20a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2022
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman. A FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2022, a ação FEBRACE completará vinte anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Diante do avanço do ritmo da vacinação da população para a Covid-19 pelo país durante o ano de 2021, a FEBRACE pretende iniciar os esforços de retorno a nova normalidade ao propor um modelo que denominaremos de “híbrido”, somado às atividades realizadas online análogas ao modelo adotado nos anos de 2020 e 2021, também pretendemos realizar atividades presenciais com uma parcela do público. Evidentemente, a viabilização destas atividades estarão sujeitas aos protocolos sanitários vigentes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 15/12/2021-31/12/2023
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Roseli Gedanke Shavitt

Ciências da Saúde

Medicina
  • biomarcadores cerebrais como preditores de resposta aos inibidores seletivos de recaptura de serotonina no transtorno obsessivo-compulsivo: desenvolvimento de um paradigma rumo à medicina personalizada
  • Esta proposta situa-se na área temática “Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência”. Os distúrbios neuropsiquiátricos são responsáveis por grande parte da carga de doenças nos países do BRICS. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma das condições mais prevalentes e incapacitantes dessas condições, mas é também potencialmente um dos mais fáceis de se entender por meio da biotecnologia e da biomedicina modernas. Isto deve-se à semelhança dos sintomas do TOC em todo o mundo, aos avanços na compreensão dos neurocircuitos deste distúrbio e à sua resposta seletiva às farmacoterapias serotoninérgicas. Nossa proposta é combinar uma grande amostra de indivíduos com TOC de três países diferentes (Brasil, Índia e África do Sul) e empregar métodos padronizados de neuroimagem para determinar bioassinaturas específicas que possam predizer a resposta à farmacoterapia com um inibidor seletivo de recaptura de serotonina (SSRI). Os três centros participantes desempenharão papéis equivalentes neste projeto. Em todos os locais, as imagens cerebrais estruturais e funcionais serão adquiridas na linha de base e após 12 semanas de tratamento exclusivo com sertralina até 200 mg / dia. Da mesma forma, medidas clínicas e avaliações neurocognitivas serão obtidas na linha de base e no pós-tratamento. Ao identificarmos variáveis clínicas, neurocognitivas e de neuroimagem associadas à resposta aos ISRS em indivíduos com TOC, esperamos desenvolver um paradigma de sucesso da medicina personalizada na área da neurociência clínica, o que seria um passo importante para a saúde humana.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • 08/08/2019-29/02/2024
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Roseline Beatriz Strieder

Ciências Humanas

Educação
  • novo ensino médio: implicações e encaminhamentos para a construção de uma outra relação ciência-sociedade
  • O contexto atual, marcado por uma crise de confiança na ciência, tem demandado o estabelecimento de outra relação entre ciência e sociedade, pautada em perspectivas dialógicas, problematizadoras e participativas. Isso requer diferentes frentes de ações, dentre elas, a que se dedica o presente projeto, voltado à investigação de aportes teórico-metodológicos e epistemológicos que orientem a inserção de discussões sobre as relações ciência-sociedade no contexto do Novo Ensino Médio. Assim, este projeto objetiva delinear implicações e encaminhamentos relacionados à articulação ciência-sociedade e sua inserção no Novo Ensino Médio. Também, investigará a implementação de propostas curriculares de proposições teórico-práticas coerentes com as demandas atuais. Os referenciais que orientam essas ações estão vinculados aos campos da Educação e dos Estudos Sociais da Ciências e Tecnologia, defendendo leituras críticas da realidade, superação da cultura do silêncio e democratização da participação nas decisões em temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. Destaca-se que os mesmos têm fundamentado pesquisas em Educação Científica, as quais indicam seu potencial para as abordagens e perspectivas requeridas. Ao mesmo tempo, essas pesquisas indicam a necessidade de aprofundamentos, em especial, no que diz respeito à sua inserção na Educação Básica, com destaque para o Novo Ensino Médio. Diante disso, do ponto de vista metodológico, esta investigação seguirá os moldes das abordagens qualitativas de pesquisa em Educação. Em concreto, abarcará (i) pesquisas bibliográficas, para aprofundar aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos das perspectivas defendidas e sua aproximação ao contexto do Novo Ensino Médio, e, (ii) estudos de caso, buscando acompanhar professores de diferentes regiões do Brasil no desenvolvimento de propostas educativas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/04/2022-30/04/2025
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Rosely Aparecida Peralta

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de sistemas catalíticos metálicos inspirados na natureza para aplicações biomédicas
  • O tema global desta proposta é a aplicação de estratégias químicas para abordar questões importantes na medicina molecular e ciências da vida, como a geração de novas terapias utilizando proteínas ou novos fármacos no tratamento de doenças e na compreensão/expansão da funcionalidade de biomoléculas nativas. A partir da aplicação catalítica de sistemas exógenos, pretende-se realizar a modificação/ativação de moléculas biológicas ou sintéticas, em ambientes complexos, desde tampões biológicos à aplicação em células e in vivo, objetivando o entendimento do modo de ação e desenvolvimento de produtos biomédicos. O problema central desta proposta é o desenvolvimento de materiais catalíticos para realizar reações em sistemas biológicos sem interromper suas funções nativas e ainda ser eficiente em condições reacionais restritas de solvente, pH, temperatura e pressão. A obtenção de tais sistemas catalíticos permitirá que reações químicas sejam desenvolvidas para atuarem em alvos biológicos específicos e com toxicidade reduzida, um anseio da comunidade científica para o tratamento de doenças, como o câncer. A hipótese é que a utilização de complexos e nanopartículas de metais de transição (MT), com estruturas definidas, permitirá que reações exógenas sejam realizadas num ambiente biológico de forma quimiosseletiva, com alta eficiência catalítica e rendimento superior. Os MT possuem propriedades reacionais únicas, como: (i) interação de alta especificidade com grupos funcionais específicos, e (ii) alta capacidade catalítica, tanto para reações covalentes, quanto para reações redox, como exemplificam as publicações deste grupo. Para tanto, os complexos e nanopartículas de MT serão preparados a partir do uso de ligantes e (bio)polímeros racionalmente selecionados para interagirem com entidades químicas específicas, seja na modificação de proteínas a partir da inserção de grupos não naturais ou na ativação de pró-fármacos, geração de CO e espécies reativas de oxigênio.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/05/2022-31/05/2025
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Rosely Maria Zancopé Oliveira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • inovações moleculares na esporotricose: aplicações clínico-epidemiológicas, diagnósticas e na predição de resistência a fármacos aprovados e/ou em testes pré-clínicos
  • A esporotricose ganhou importância na última década devido à distribuição mundial e alta prevalência, principalmente no Brasil, sendo Sporothrix brasiliensis a espécie mais associada a esta micose em nosso meio. A correta identificação de espécie e a elucidação dos padrões de diversidade genética entre isolados são de grande relevância médica, permitirão melhor avaliação epidemiológica e influenciarão na escolha terapêutica desta micose, já que estudos demonstram diferenças no perfil de suscetibilidade a fármacos antifúngicos entre os isolados de S. brasiliensis. Em adição, a melhor compreensão da diversidade genética do fungo auxiliará no prognóstico da doença, uma vez que poderão elucidar diferenças na virulência desta espécie, e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico, prevenção e tratamento da esporotricose. Métodos moleculares, entre os quais sequenciamento parcial de genes constitutivos e genômico completo, têm sido aplicados na taxonomia e filogenia de Sporothrix spp. Entretanto, ferramentas moleculares com alto poder discriminatório, reprodutíveis, que permitam a identificação das espécies de Sporothrix, o diagnóstico laboratorial, bem como a distinção de genótipos dentro de uma mesma espécie ainda não foram desenvolvidas. Nesta proposta pretendemos estudar os aspectos fenotípicos e genéticos de S. brasiliensis, e aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de testes para diagnóstico laboratorial mais rápidos, bem como no tratamento da esporotricose. Também estudaremos os aspectos relacionados à epidemiologia molecular da esporotricose zoonótica em regiões hiperendêmicas da doença, e os conhecimentos adquiridos possibilitarão a determinação de alguns parâmetros com mais acurácia, como a incidência e prevalência desta micose, a relação entre genótipos e quadros clínicos, bem como a identificação com base molecular de cepas mais virulentas e aparecimento de cepas resistentes aos antifúngicos em nosso meio.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
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Rosemeri Maurici da Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do impacto no aparelho respiratório a longo prazo no âmbito da covid19: um estudo de coorte.
  • Estudos observacionais que abordam a heterogeneidade da COVID19 em termos de impacto sobre o aparelho respiratório a longo prazo são altamente desejáveis, uma vez que trata-se de uma doença com processo inflamatório intenso e possível dano pulmonar permanente com repercussões a longo prazo. Considerando este aspecto e as diferentes categorias de gravidade desta doença, este estudo visa identificar as repercussões da doença sobre o aparelho respiratório e seu comportamento a longo prazo em pacientes diagnosticados com COVID19 nas formas leve, moderada e grave, que recebem alta do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras unidades hospitalares da Grande Florianópolis. Pretende-se avaliar 300 participantes, 100 de cada categoria de gravidade. A coleta presencial de dados ocorrerá durante dois anos nas dependências do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (NUPAIVA) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC): visita incial 30 dias após a alta hospitalar (V0), visita após seis meses (V6meses), visita após um ano (V1ano) e dois anos (V2 anos). Por mais quatro anos, os participantes continuarão sendo acompanhados por telefone para monitoramento em entrevistas semestrais. Os prontuários do HU/UFSC referentes ao período de internação serão consultados para coleta de dados. Em V0, V1 ano e V2 anos realizar-se-ão: consulta médica, solicitação de exames (espirometria, pletismografia radiografia – Rx, tomografia computadorizada – TC, ecocardiograma bidimensional com doppler – ECO), aplicação de instrumentos de avaliação do estado de saúde (escala Medical Research Council modificada – mMRC, Saint George Respiratory Questionnaire – SGRQ, escala London Chest Activity of Daily Living – LCADL, escala Self-Reported Functional Limitation – SRFL, escala Hospital Anxiety and Depression – HAD, Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Mini Nutritional Assessment – MNA,), antropometria, análise de impedância bioelétrica (BIA) e testes físicos (dinamometrias de preensão palmar e extensão de joelho, Short Physical Performance Battery – SPPB e teste senta-levanta de um minuto – TSL1min). Ainda em V0, será disponibilizada uma caderneta e um medidor portátil de pico de fluxo expiratório (PFE) aos participantes para autoavaliação domiciliar durante um mês. Em V6 meses será realizada consulta médica.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 27/08/2020-26/09/2022
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Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Ciências Humanas

Educação
  • políticas decoloniais de inclusão
  • Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosivaldo de Alcântara Mendes

Outra

Ciências Ambientais
  • caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
  • A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Rosy Mary dos Santos Isaias

Ciências Biológicas

Botânica
  • impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
  • Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em “Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais” tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/04/2022-30/04/2025
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Rousiley Celi Moreira Maia

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • deliberação e educação: promovendo capacidades deliberativas (fase ii)
  • Esta proposta visa desenvolver a Fase II do projeto “Deliberação nas Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas”, realizada em parceria com a Univ. de Berna, Univ. Carolina do Norte e UFPA. A Fase I consistiu em encontros com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Belém, que aprenderam coletivamente princípios, comportamentos e atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas e bem sucedidas. A pesquisa, baseada na teoria de democracia deliberativa, é pioneira no Brasil. Seguiu os protocolos de um quase-experimento, com turmas de tratamento e controle, e utilização de indicadores para medir a eficácia de ensinar e treinar capacidades deliberativas (questionários pré e pós intervenções, técnicas de observação e filmagem, transcrição de grupos de discussão, redações, entrevistas, dentre outros). A Fase II, objeto da atual proposta, visa reforçar o protagonismo dos estudantes. A nossa hipótese é que a auto-expressão dos estudantes para explicar princípios e atitudes deliberativas terá efeito ainda mais positivo no processo de aprendizagem. Esses efeitos serão testados e comparados em grupos de controle e tratamento em encontros presenciais e em interações online em escolas de BH, Belém e Bogotá. Em contraste com os estudos que adotam uma abordagem genérica e relativamente unificada da deliberação, examinamos diferentes habilidades associadas ao processo. Este projeto possui grande relevância porque a deliberação vem sendo reconhecida como um meio altamente eficaz para criar compreensão esclarecida de problemas, entendimento mútuo, tolerância e participação produtiva na resolução de conflitos, do nível local até a política transnacional. O projeto poderá mitigar conflitos no ambiente escolar e no entorno, com efeitos positivos de longo prazo. Oferece material inovador para replicar o projeto e ajudar facilitadores, professores, crianças e adolescentes a desenvolver, desde cedo, suas capacidades deliberativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 15/08/2022-31/08/2025
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Roxana Isabel Cardozo Gonzales

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
  • Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2022-28/02/2025
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Rozana Aparecida Lopes Messias

Ciências Humanas

Educação
  • o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
  • No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos “entremeios”, no “terceiro espaço” criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ruann Janser Soares de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
  • O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rubem Luis Sommer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • laboratório multiusuário de nanociência e nanotecnologia - labnano
  • Vide projeto anexo
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • 18/12/2019-31/12/2023
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Rubenita Barros Soares

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • semana municipal de ciências, tecnologias e meio ambiente: a transversalidade da educação ambiental
  • A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor. Pode ser considerada uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. É aprender na realidade e da realidade.A educação escolar precisa ser acompanhada de reflexões relacionadas às questões sociais, por isso é importante que as instituições de ensino apresentem conteúdos por meio de textos e de livros que geram a aprendizagem transversal, de maneira que envolva os alunos em diálogos e debates. Os temas transversais devem ser orientados pelas situações que os alunos e educadores vivem em sociedade. Esses conteúdos devem ser inseridos de diferentes maneiras em cada disciplina do ensino, como se “atravessassem” os campos de conhecimento. Partindo desses pressupostos, vemos que a transversalidade por atravessar, de alguma forma, todas as disciplinas, nos dá um leque de possibilidades a cerca dos temas a serem trabalhados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. Sendo assim, pretendemos trabalharemos a transversalidade da educação ambiental, na IV Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente: a transversalidade da educação ambiental. Assim temos que, educação ambiental é um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo, esta, apenas um dos inúmeros aspectos relacionados à questão ambiental. Portanto, falar sobre Educação Ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, vinculada aos temas ambientais e globais. Sendo assim, um momento oportuno para abordar a temática sobre educação ambiental, e levar ao grande público tais discussões, feitas por professores pesquisadores da área, é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT 2021. Momento impar para que o conhecimento acadêmico possa ser transmitido, discutido e dialogado com a comunidade extramuro das universidades, mesmo que de forma remota. Para tanto, o evento que estamos organizando contará com a participação de professores das áreas da Física, Filosofia, Engenharia Ambiental Biologia, Pedagogia e Biblioteconomia. Onde os mesmos irão dar palestras, participarão de mesas-redondas, de minicursos, de oficinas, onde explanarão sobre o tema da SNCT e da SMCT.
  • Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar - MA - Brasil
  • 05/10/2021-09/09/2022
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Rubens Caram Junior

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de ligas metálicas de processamento complexo
  • A manufatura aditiva é reconhecida como um dos principais pilares da indústria 4.0, englobando técnicas em que há sucessiva adição de material, na forma de camadas, para a obtenção de um produto final. Quando se trata de materiais metálicos, a técnica de fusão em leito de pó por feixe de laser (L-PBF) assume papel de destaque, com potencial demonstrado de forma ampla, especialmente na produção de peças com geometrias complexas. Nessa técnica, pós metálicos são fundidos seletivamente por um laser de alta energia, camada por camada, até a obtenção da peça projetada. Embora muitos metais puros e ligas já tenham sido processados com sucesso por meio dessa tecnologia, ainda há limitações e falta de informação acerca de muitas outras composições. Por isso, neste projeto, a manufatura aditiva por L-PBF de materiais metálicos de processamento complexo será avaliada. Em particular, duas classes de metais serão foco do estudo. No primeiro caso, ligas de Ti-Nb, que são materiais promissores para implantes ortopédicos/dentários, serão processadas a partir de seus pós elementares. As diferenças físico-químicas entre o Ti e o Nb, como as distantes temperaturas de fusão, fazem com que a formação in-situ dessas ligas seja complexa e, muitas vezes, observa-se a falta de fusão do Nb, comprometendo de forma deletéria as propriedades finais. No segundo caso, ligas de Cu, utilizadas em trocadores de calor, por exemplo, são de difícil processamento pela sua baixa absortividade do feixe de laser e alta condutibilidade térmica, fatores que dificultam a formação da poça de fusão. Portanto, para se obter um produto final com alta consolidação e microestrutura favorável às propriedades desejadas, é necessário entender com profundidade a processabilidade dessas ligas. Para tal, as janelas de processamento serão determinadas a partir da variação dos parâmetros de processamento e da correlação com a consolidação, microestrutura e propriedades mecânicas obtidas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Rubens Lichtenthäler Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • produção de feixes de núcleos exóticos.
  • Núcleos fora do vale de estabilidade apresentam, em alguns casos, propriedades bastante diferentes das propriedades do núcleos encontrados ao longo do vale de estabilidade. As energias de ligação dos núcleos estáveis são da ordem de 7-8 MeV enquanto que núcleos fora da linha de estabilidade podem ter energias de ligação abaixo de 1 MeV e em alguns casos da ordem de centenas de keV. Isso faz com que núcleos exóticos tais como 6He, 11Li, 11Be, 8B e outros se dissociem facilmente em colisões com alvos estáveis. Núcleos exóticos leves se dissociam em aglomerados de partículas (clusters), normalmente envolvendo uma partícula alfa, ou um núcleo mais estável, e um ou mais nucleons. Essa estrutura de cluster dá origem a mecanismos de reação direta muito mais intensos do que os encontrados na colisão de núcleos estáveis como o breakup e reações de transferência, com secções de choque comparáveis à fusão nuclear. Muitos destes processos podem ter implicações no processo de fusão nuclear, com consequências na astrofísica nuclear e na síntese dos elementos em explosões de supernovas. O sistema RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado no Instituto de Física da USP de São Paulo, é o único equipamento no Brasil e na América Latina, capaz de produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade. Desde sua instalação em 2004, tem sido produzidos feixes de núcleos exóticos leves como o 8Li, 6He, 8B, 7Be e outros. O sistema RIBRAS consiste em dois solenoides supercondutores que selecionam e focalizam o feixe secundário produzido pela colisão do feixe primário do acelerador Pelletron da USP com alvos estáveis. O estudo de reações diretas e fusão nuclear envolvendo projéteis exóticos é um tema de fronteira na física nuclear de baixas energias. Neste projeto propomos a medida de espalhamento e reações nucleares envolvendo projéteis exóticos. Estas medidas deverão fornecer novas informações sobre o mecanismo de reação e fusão nuclear em sistema exóticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Rubens Maribondo do Nascimento

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • saúde e biodiversidade como elementos de consolidação da pós-graduação e desenvolvimento regional
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
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Rúbia Barcelos Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • geometria e tecnologia nos livros didáticos de matemática do novo ensino médio
  • O presente projeto nasceu de duas fontes. Uma delas é a pesquisa intitulada “A geometria nos livros didáticos e a integração das tecnologias digitais”, na qual se iniciou o estudo acerca dos livros didáticos de Matemática, focando iniciativa (até então, recente) de implementação de tecnologia nos livros e uma profunda análise de aspectos geométricos. A segunda é a pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, cujo título é “ ‘Lendo geometricamente’ os livros didáticos de Matemática”, na qual um novo foco foi dado ao estudo da Geometria e dos livros didáticos. Como usual, uma pesquisa deixa em aberto novos caminhos a serem trilhados, e é nesse cenário que este projeto se apresenta. Estas experiências levaram a reflexões sobre as diferentes abordagens de conceitos geométricos presentes em distintos livros didáticos, assim como no âmbito das atividades que envolvem tecnologia. Não obstante, inquietações surgiram com o Novo Ensino Médio, de modo que questões relativas à dinâmica dessa mudança na escola, incluindo o material didático nesse contexto, tornaram-se também foco de interesse de pesquisa. Dessa forma, o problema de pesquisa se resume em: quais as diferentes abordagens exploradas no desenvolvimento de conceitos de Geometria e no uso de tecnologias em livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio? Entender como os conceitos geométricos são apresentados/construídos nos livros, a natureza das atividades, o tipo de abordagem que se vislumbra integrando as tecnologias e as relações feitas com outras áreas de conhecimento e com o cotidiano, especialmente no que tange o Novo Ensino Médio, são foco do trabalho proposto. Será feita também uma discussão teoricamente fundamentada sobre a formação do professor, de modo que esse tenha condições de entender as diferentes abordagens presentes nos livros didáticos, fazendo uma escolha consciente do livro a ser adotado em suas aulas. Espera-se, ainda, que uma contribuição, ainda que indireta, seja dada ao PNLD
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Rúbia Casagrande

Ciências da Saúde

Farmácia
  • sistema nanoestruturado para liberação controlada de lipídeo pró-resolução: desenvolvimento tecnológico e avaliação da eficácia na dor, inflamação, infecção e reparo tecidual
  • A maresina 1 (MaR1) é um mediador lipídico especializado pró-resolução (10.1016/j.phrs.2019.104549). Nosso Grupo de Pesquisa demonstrou mecanismos analgésicos neuro-imunes inéditos da MaR1 (10.1111/bph.14647) e que a MaR1 reduz a inflamação e estresse oxidativo de pele induzidos por radiação UVB (10.1038/s41598-019-39584-6). Verificamos (em dados não publicados) o efeito da MaR1 no reparo de ferida cutânea e em modelo de artrite séptica (redução da inflamação e carga bacteriana). Em tese, a veiculação da MaR1 por sistemas de liberação controlada poderia aumentar sua atividade e duração de efeito por gerar balanço ideal entre agonista e receptor e proteção contra degradação. Os sistemas nanoestruturados de ferritina apresentam uma série de características benéficas (revisto em 10.1016/j.jconrel.2019.09.002), justificando sua escolha. Não existem sistemas para liberação controlada de MaR1. Assim, propomos desenvolver sistema nanoestruturado a base de ferritina para liberação controlada da MaR1 (nanoMaR1) com intuito de aumentar sua eficácia e duração de efeito. Para validar a nanoMaR1 serão utilizados 5 modelos: 1) Inflamação e estresse oxidativo induzidos pela radiação UVB (avalia uma etapa essencial pré-cancerosa); 2) Reparo tecidual de ferida cutânea (aplicação no pós-cirúrgico); 3) Inflamação por Adjuvante completo de Freund (CFA) (dor e inflamação crônica, regulação neuro-imune); 4) Neuropatia por lesão do nervo ciático (dor crônica neuropática); 5) Artrite séptica (infecção articular). Temos dados preliminares caracterizando a nanoMaR1, e observamos que doses de MaR1 antes ineficazes, são ativas na forma de nanoMaR1, inclusive com aumento da duração da analgesia no modelo de CFA. Assim, desenvolveremos um novo nano-biológico baseado em nanocapsulas de ferritina para liberação controlada de MaR1, nanoMaR1, para o tratamento de diversas doenças nas quais seja importante reduzir a dor, inflamação, estresse oxidativo, infecções e lesões cutâneas.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Rubson Pinheiro Maia

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • inselbergues de quixadá - ceará: origem e evolução geomorfológica.
  • O campo de inselbergues de quixadá no Ceará, desenvolve-se no âmbito de uma batólito granítico pré-cambriano atualmente exumado. Ao final do período brasiliano, houve muito plutonismo granítico na Província Borborema, no Nordeste Brasileiro. Essas intrusões, ocorreram ao longo de zonas de cizalhamento transcorrentes que facilitaram o acesso do magma ao interior da crosta. Atualmente, esses batólitos estão sendo exumados e em alguns pontos específicos, desenvolve-se inselbergues. O objetivo desse projeto é analisar as condições físico-químicas e estruturais que levam a manutenção da rocha frente a erosão levando assim, a formação dos insebergues de Quixadá - CE. Sabe-se que em geral, a composição da rocha na área do inselbergue e seu entorno, não diferencia. Não diante uma petrografia macroscópica de campo como também nas cartas geológicas de 1:100.000 da CPRM. Desse modo, é preciso realizar uma análise em escala de detalhe, comparando a composição, textura, grau de foliação ígnea, presença de diques, veios e enclaves para constituir uma base de informações morfogenéticas. Para tanto, o projeto reuniu diferentes especialistas nas áreas de Morfologia granítica, Geologia estrutural, Sensoriamento remoto, Geoprocessamento e as seguintes etapas metodológicas: 1. Datação por Isótopos Cosmogênicos (10Be) das taxas de erosão. Análise da composição mineral em percentuais por Fluorescência de Raio X. Análise de resistência física por método de rebote com esclerômetro. Elaboração de Ortomosaicos e modelos digitais de elevação de alta resolução com Drone. Mapeamento morfoestrutural na escala de 1:500 (Lineamentos estruturais e feições de relevo). Espera-se ao final do projeto, estabelecer uma assinatura geomorfológica para as diferentes fáceis graníticas, com foco nas distinções entre as proporções de Quartzo, K-Felsdpato, Biotita/Muscovita e nas caracteristicas físicas do granito. Isso permitirá compreender como se formam os inselbergues e a razão de sua morfologia complexa.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Rudimylla Septimio Azeredo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência da adição de sn na resistência ao desgaste e à corrosão de ligas sustentáveis do sistema zn-al livres de pb para aplicações tribológicas
  • Ligas Zn-Al são utilizadas para a fabricação de mancais devido à sua resistência ao desgaste, o que é atribuída aos óxidos de alumínio e de zinco que se formam na superfície de desgaste. Contudo, o óxido de alumínio é um composto mais duro em relação ao óxido de zinco cumprindo o papel de suportar as cargas enquanto o óxido de zinco age como um lubrificante, porém de ação limitada e insuficiente. Alguns estudos abordam o efeito da adição de Pb em ligas de Zn-Al que, devido à discrepância das propriedades mecânicas entre as fases formadas, age como lubrificantes sólidos intrínsecos ao material. Contudo, a proibição, em muitos países, da incorporação do Pb em produtos em função de seus efeitos adversos à saúde humana e ao meio ambiente intensifica a procura por ligas metálicas ecológicas. Como alternativa o Sn, In e Bi têm sido utilizados como lubrificantes sólidos para produção de ligas livres de Pb, sendo o Sn o elemento mais abundante e de menor custo. Cabe aqui ressaltar que trabalhos relacionados à adição de Sn no sistema Zn-Al ainda são escassos, principalmente, quando se refere a um estudo que correlacione as propriedades de resistência ao desgaste e à corrosão com a evolução microestrutural resultante da solidificação em condições fora do equilíbrio, isto é, condições assemelhadas à produção industrial. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo elucidar esses pontos levantados buscando o desenvolvimento de ligas metálicas sustentáveis, livres de chumbo, com propriedades de desgaste e corrosão melhoradas visando a aplicação tribológica.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Rudolf Eduard von Sinner

Ciências Humanas

Teologia
  • religião, política e teologia no espaço público
  • “A religião é a força mais construtiva e mais destrutiva do nosso tempo” (Ph. Jenkins). A religião sempre interagiu, de modo tanto construtivo quanto destrutivo, com o político. A secularização, a modernização, a democracia e o estado constitucional de direito pareciam relegar o religioso para o âmbito meramente privado. Isto não se confirmou: a adesão a uma diversidade cada vez maior a expressões religiosas e a sua incidência na esfera pública está crescendo. Sendo importantes fontes de recursos para a solidariedade e a proteção da dignidade humana, das quais o estado moderno não deve privar-se (Habermas), em países do Sul Global como no Brasil e na África do Sul são instituições de relações, apoio e cuidado, material e espiritual, sem cuja capilaridade a situação de sobrevivência seria muito mais precária. Sendo que religiões interferem também na política, seja para garantir seus direitos, seja para obter privilégios, seja para contribuir com o bem comum, seja para buscar hegemonia, urgem análises e reflexões crítico-construtivas em perspectiva interdisciplinar e intercultural. A hipótese principal é que tal situação, por um lado, torna urgente posturas e ações do estado laico quanto à garantia da liberdade religiosa, a isonomia e a equidistância no trato das religiões por parte do estado, responsabilizando-se pela manutenção da paz social. Por outro lado, é tarefa de reflexão, crítica e auto-crítica, das próprias religiões sobre a pertinência de sua atuação no espaço público diante do regramento jurídico em vigor e de suas convicções específicas. Para tanto, as contribuições previstas neste projeto juntam saberes da Teologia, das Ciências da Religião, da Filosofia, da História, do Direito e das Ciências Sociais em projetos que analisam populismo, conservadorismo, secularidade, ética, racionalidade, o uso de plataformas digitais, reações diante da pandemia, Ensino Religioso e violência de gênero. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Ruth Rufino do Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • preparação de iscas atraentes para a mosca da fruta, ceratitis capitata (diptera: tephritidae)
  • A mosca das frutas Ceratitis capitata é considerada uma praga de importância econômica nos países produtores de frutas frescas, visto que as fêmeas acasaladas desta espécie depositam seus ovos nos frutos hospedeiros para o desenvolvimento das larvas, ocasionando perdas na produção de frutas. Para conter o desenvolvimento desses insetos são empregados inseticidas associados ou não com um atrativo alimentar, ocasionando problemas relacionados a contaminação dos alimentos. Assim, novas metodologias baseadas nas relações ecológicas existentes entre o inseto-praga e seus frutos hospedeiros, vêm sendo estudadas visando conter o desenvolvimento desta espécie de moscas das frutas em pomares comerciais. Nesse contexto, o presente estudo objetiva verificar qual sistema liberador (substrato adsorvente + ingrediente ativo) formulado a partir de compostos voláteis comuns ao feromônio sexual de C. capitata e seus frutos hospedeiros, carambola, manga e goiaba, pode ser usado como isca atrativa para fêmeas virgens e acasaladas desta espécie, e qual formulação induz um aumento do número de cópulas realizadas por machos coespecíficos. Deste modo, formulações de misturas dos compostos sintéticos comuns a mistura feromonal liberada por machos e aos frutos hospedeiros goiaba, carambola e manga serão preparadas em três diferentes concentrações e, juntamente com os extratos de aeração de machos de C. capitata e dos frutos hospedeiros goiaba, manga e carambola (tratamentos-controle), serão adsorvidos em diferentes liberadores de base polimérica para uso nos bioensaios comportamentais conduzidos em laboratório e em gaiolas de campo. Além disso, estudos relacionados com a cinética de liberação destes sistemas também serão conduzidos. Espera-se que as iscas propostas sirvam tanto como atraentes para fêmeas virgens e acasaladas de C. capitata, quanto como afrodisíacos para machos coespecíficos, podendo, desta forma, servir como ferramentas associadas ao manejo integrado da praga em questão.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Ruth Verde Zein

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • patrimônio moderno iberoamericano: legado histórico e salvaguarda contempor nea
  • Esta proposta consolida ações conjuntas em desenvolvimento pela equipe proponente em outras redes científicas de estudo e pesquisa dedicadas ao reconhecimento e defesa do patrimônio moderno no âmbito ibero-americano: a Red de Investigación del Habitat Moderno (UNAM, México) e o Observatorio Iberoamericano Patrimonio Moderno (UPM, Espanha). Reconhece que a construção de habitats humanos adequados a uma vida saudável é uma das bases fundamentais da experiência moderna mas, ainda hoje, a maioria da população não usufrui desses benefícios mínimos comuns. Entende que esses ideais, com devidas correções de rota, são ainda válidos, e que urge reconsiderar o patrimônio conformado por esse legado moderno a partir das questões contemporâneas de sustentabilidade e urbanidade. Entende que o patrimônio moderno não se limita a edifícios, conjuntos e espaços abertos extraordinários, mas inclui um amplo legado corrente e comum, responsável pela definição da maioria das nossas cidades, do século XXI, e cujos melhores valores de uso devem ser renovados e recuperados. A proposta reconhece os inúmeros e variados esforços, que vêm sendo levados a cabo por diversas instituições ibero-americanas, gerando conhecimento sobre a preservação dessas arquiteturas e cidades modernas. Propõe relacionar, em rede aberta e disponível, variadas pesquisas realizadas e/ou em andamento, no quadro do desenvolvimento sustentável das cidades geradas e transformadas por este patrimônio. A rede irá incentivar essas práticas de pesquisa e ação concreta dando-lhes divulgação transnacional, a partir de um diagnóstico geral e reconhecimento das teorias e práticas de preservação do patrimônio moderno geradas por diversas instituições e indivíduos; irá elaborar prognósticos e propor metas comuns em prol de ações e políticas de proteção, de maneira atualizada e dinâmica, com foco não exclusivo nas instituições dos países dos membros constitutivos da rede aqui proposta.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Sabrina Grassiolli

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • o papel do nervo vago e do baço sobre a homeostase do ferro e sua repercussão no controle secretor de insulina e adiposidade.
  • A manutenção da homeostase do ferro é dependente da ação da hepcidina, a qual exerce controle sobre os sistemas reticulo-endotelial esplênico e hepático, regulando reciclagem e biodisponibilidade endógena do ferro, além de afetar a absorção intestinal. A obesidade, pelo seu grau crônico-inflamatório tem sido frequentemente relacionada a alterações da hepcidina e na homeostase do ferro, fatores ligados a resistência à insulina (RI). A hiperfunção vagal é capaz de causar hiperinsulinemia, RI e modular a resposta inflamatória via efeitos esplênicos. Assim, no presente projeto vamos avaliar os efeitos vagais e esplênicos sobre a homeostase do ferro e sua repercussão para a massa adiposa e secreção de insulina. Para tal, a obesidade será induzida por lesão hipotalâmica com glutamato monossódico (MSG; 4g/Kg). Ratos Controles (CTL) receberão salina. Aos 60 dias de vida os animais serão subdivididos em 8 grupos (20 ratos/grupos) de acordo com as cirurgias: Vagotomia subdiafragmática (VS); Esplenectomia (SPL), VS+SPL e Sham. Após 30 dias, metade dos animais de cada grupo será induzida a anemia hemolítica pela administração intraperitoneal de fenilhidrazina (FHZ; 40mg/Kg), formando 16 subgrupos (n=10 ratos/grupo). Aos 120 os animais serão eutanasiados, o sangue total coletado para análises de glicose, triglicerídeos, colesterol total, insulina, ferro, ferritina e IL6. O baço, fígado, pâncreas e tecido adiposo branco, serão removidos e submetidos a analises histológicas e imuno-histoquímica para marcação de hepcidina e ferroportina. Ilhotas pancreáticas serão isoladas e a secreção de insulina estudada. Serão registrados o peso corporal, consumo hídrico e alimentar dos animais. Todos os procedimentos serão previamente submetidos a aprovação pelo comitê de ética local. O presente estudo contribui para o entendimento da relação obesidade e metabolismo do ferro, sobretudo focando nos prováveis mecanismos autonômicos e esplênicos envolvidos nestes processos.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
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Sady Mazzioni

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • controles gerenciais, gestão de riscos e inovação nas práticas ambientais, sociais e de governança na cadeia de suínos e aves
  • O agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e representou em 2020 cerca de 26,6% do produto interno bruto (CNA, 2020). A cadeia produtiva agroindustrial da região sul é destaque em âmbito nacional e internacional (BRASIL, 2021), especialmente na produção de carnes derivadas de aves e suínos (EMBRAPA, 2021), impulsionando o Brasil a ser o terceiro maior produtor e um dos principais exportadores (EMBRAPA, 2020). Fatores institucionais, tecnológicos e organizacionais têm alterado o ambiente concorrencial do sistema produtivo (ZANELLA; LEITE, 2016), caracterizado pelo uso de sistemas modernos de planejamento, organização, coordenação, técnicas gerenciais e incorporação de novas tecnologias que resultam em constante crescimento da produção e da produtividade (RECK; SCHULTZ, 2016). O agronegócio é um grande receptor de investimentos do governo e de iniciativas de expansão do mercado (GOMES, 2019), acompanhado de crescentes preocupações com seus impactos ambientais, sociais e de governança (ESG). Os avanços do setor têm produzido riscos e impactos nos recursos naturais, com repercussões na biodiversidade, disponibilidade hídrica, qualidade do ar e do solo, na saúde humana e no seu crescimento. A implantação de controles gerenciais permite planejar, controlar e tomar decisões adequadas para que o produtor e a indústria de processamento acompanhem a evolução do setor (NUNES; AURELIO, 2016). Neste contexto, a proposta visa responder a seguinte problemática: como os controles gerenciais, a gestão de riscos e a inovação afetam as práticas de ESG na cadeia de suínos e aves? A pesquisa utilizará o método misto e a coleta de dados será por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de campo e pesquisa documental. Na análise dos dados quantitativos será utilizada a modelagem de equações estruturais e nas informações qualitativas a técnica de análise de conteúdo. O estudo pretende contribuir para melhorar as práticas de ESG no agronegócio.
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Salette Amaral de Figueiredo

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • quantificação dos impactos das mudanças climáticas na costa do rio grande do sul
  • O presente projeto foca na avaliação dos impactos das mudanças climáticas na linha de costa do Rio Grande do Sul. Serão quantificados os riscos costeiros relacionados às mudanças climáticas, como processos erosivos vinculados ao déficit sedimentar, aumento do nível do mar e efeitos de tempestades extremas. Serão geradas linhas de recuo para subsidiar o planejamento, ordenamento e adaptação costeira frente à subida do nível do mar. A resposta costeira não ocorrerá de forma homogênea. A declividade do perfil de praia, composto pela região emersa e submersa (antepraia), é um fator chave para determinar como a costa irá responder a variações nas forçantes externas. Considerando a escassez de dados detalhados de batimetria e topografia na região, um esforço neste sentido será realizado no projeto. Somente assim, uma projeção de linha de costa futura mais confiável será garantida. Na área de estudo do projeto, entre o farolete Verga (32° 58,5’ S; 52° 33,5’ W) e o Farol de Mostardas (31° 15’ S; 50° 54,5’ W), estão incluídas: a região urbanizada do balneário Cassino e o Porto do Rio Grande, com seu distrito industrial, e mais ao norte, uma região com características erosivas conhecidas, e que apresenta um grande potencial de expansão urbana. As mudanças climáticas intensificarão as taxas de erosão, aumentando o recuo da linha de costa, causando perda de habitats e de patrimônio por processos erosivos, inundação e ação direta de ondas, acompanhadas de alterações no nível do lençol freático. Estes impactos em áreas urbanizadas e de agricultura poderão causar diversos problemas socioeconômicos. Através de estimativas históricas das variações da linha de costa baseadas em imagens de satélite, do monitoramento em altíssima resolução (centímetros), e de levantamentos batimétricos será possível projetar futuras linhas de costa nos cenários de mudanças climáticas para 10, 25, 50 e 100 anos e subsidiar ações de manejo costeiro no intuito de minimizar os prejuízos socioambientais.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 23/02/2022-28/02/2025