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Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação, corporeidade e território: entrelaçando saberes e conhecimentos com mulheres indígenas no estado de mato grosso.
Resumo:
Nas últimas décadas observamos na América Latina, um discurso político enfatizando um crescimento econômico, entretanto esse desenvolvimento não é para todos os seus habitantes. Dentre estes, estão os povos indígenas que ainda lutam por seus territórios ancestrais e também por condições necessárias a sua existência e dos seus descendentes. No Brasil existem 305 etnias, das quais, 42 estão vivendo no estado de Mato Grosso. Alguns já possuem sua área demarcada e homologada, mas ainda existem muitos nesse processo, que mesmo depois de definido, ainda encontra resistência dos demais habitantes em reconhecê-los como parte dos habitantes dos municípios nos quais estão localizadas as Terras Indígenas. É neste cenário que observamos o protagonismo das mulheres indígenas que vem se organizando para produzir e comercializar artesanatos, frequentar cursos de formação para atuarem como professoras e agentes de saúde e mesmo ocupar lugares que antes só eram ocupados pelos homens como ser cacique ou mesmo pajé. É sobre estas mulheres que articulam saberes ancestrais com a necessidade de uma formação profissional, notadamente na área de educação e se colocam na luta pelo território que trata este estudo. Quem são? Como questões de gênero e etnia interferem nas suas vidas? Como os saberes ancestrais dialogam com os saberes atuais? Como é ser e formar mulheres indígenas no cenário atual? Quais são as suas lutas, sonhos, projetos e realizações? É sobre estes e outros temas que pretendemos abordar para entender e contribuir na articulação entre as mulheres de Mato Grosso, do Brasil e quiçá com as mulheres da américa sobre Educação, corporeidade e território. Com base na metodologia etnográfica e história oral serão realizadas rodas de conversa, escritas autobiográficas, registros etnográficos e fotográficos que deverão compor as estratégias para as coletas de dados e a produção final de um livro foto, etno e biográfico de mulheres indígenas, dentre outras produções científicas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosane Garcia Collevatti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
genética e genômica em paisagens no antropoceno: efeito dos agroecossistemas na diversidade genética e adaptação de plantas em florestas estacionais e de savanas
Resumo:
O balanço entre a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, e a proposta de alternativas eficientes para diminuir os impactos da agricultura são os principais desafios no Antropoceno. No Cerrado, um dos hotspots de biodiversidade devido ao alto endemismo de espécies, as paisagens agrícolas ocupam grande parte da área original, com cerca de 50% transformada para agropecuária e área urbana. A genômica populacional, associada a transcriptômica e metilômica podem facilitar a identificação de variação molecular adaptativa, genes diferencialmente expressos e controle de expressão gênica relacionados a resposta das plantas às mudanças ambientais, contribuindo para a conservação a longo prazo e compreensão dos mecanismos evolutivos e genes relacionados ao estresse ambiental. Em 22 paisagens agrícolas, iremos amostrar populações de Psychotria sp. Iremos usar genotipagem de SNPs para identificação de sinal de seleção, sequenciamento do transcriptoma para analise de genes diferencialmente expressos, e sequenciamento do metiloma para analise de alterações na expressão genica, e iremos analisar alterações fenotípicas. Genes de resposta estresse serão analisados em Real-Time PCR para validar a função e disponibilizar para a comunidade acadêmica como potencial alvo. Usando características de solo como co-variáveis em GLMMs, esperamos que populações em paisagens com maior quantidade de matriz agrícola, fragmentos de floresta menores com formato mais irregular e maior efeito de borda tenham sinal de seleção, maior numero de genes expressos e menor metilação em genes relacionados a estresse biótico e abióticos. Nestas paisagens iremos estudar também a resposta das comunidades a partir da variação na riqueza, diversidades alfa e beta de espécies, diversidade filogenética e funcional entre paisagens. Esperamos que espécies mais resistentes ao estresse sejam mais abundantes e frequentes, diminuindo a diversidade e riqueza de espécies, diversidade filogenetica e funcional
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosane Leal da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais.
Resumo:
A pandemia causada pelo Coronavírus revelou desafios para a proteção da saúde e direito à educação de crianças e adolescentes, destinatários de proteção integral (art. 227, Constituição Federal), cujo acesso às escolas foi dificultado devido à necessidade de proteger a saúde individual e coletiva. Tal contexto forçou a revisão das estratégias educativas, com desafios aos direitos fundamentais dos infantes e adolescentes, ampliado no caso das crianças com deficiência. A preocupação com saúde e educação constou em atos normativos, decretos estaduais e municipais e decisões judiciais, o que leva ao problema de pesquisa: a atuação dos entes públicos brasileiros para conciliar a proteção à saúde e promoção da educação no período da pandemia evidencia ações articuladas e que consideraram a proteção integral de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, com políticas públicas direcionadas e tecnologias assistivas ou, ao revés, não consideraram a prioridade absoluta? A hipótese inicial aponta para a insuficiência da proteção integral prevista na Constituição Federal e na Lei 8.069/1990 e sugere a desarticulação do sistema de garantias, em prejuízo ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no período da pandemia. Outra hipótese relaciona-se com o baixo impacto da produção doutrinária e ausência de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e educação, acesso e uso seguro da internet, bem como ausência de tecnologias assistivas. O enfrentamento do tema ocorrerá a partir do aporte analítico, com pesquisa doutrinária e documental. Será empreendido procedimento monográfico ou de estudo de casos, com investigação da produção doutrinária sobre o tema nas principais revistas com estratos A e B, avaliadas pela Capes, agregando-se pesquisa e classificação de documentos públicos editados no Brasil, o que permitirá determinar se houve o comprometimento do Brasil em harmonizar proteção à saúde com o direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia.
Instituição/UF/País:
Universidade Franciscana - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Rosangela Ferreira Prestes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mais ciência - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA é um projeto colaborativo e cooperativo construído entre diversos atores, a citar, escolas públicas, universidade comunitária, coordenadorias regionais da Educação e órgãos públicos, interessados em promover a formação e inclusão de jovens em uma sociedade em rede, em que o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo se apresenta como fator determinante. Nesta edição, para celebrar o Bicentenário de Independência do Brasil, o evento Mais Ciência 2022 tem o propósito de resgatar as conquistas alcançadas, mas também revelar como o engajamento dos profissionais da educação, em diálogo constante com a sociedade, pode contribuir para propiciar o desenvolvimento, a qualidade e acesso universal ao conhecimento. Para tanto, o evento MAIS CIÊNCIA promove uma Trilha de Aprendizagem de forma dinâmica, abordando os novos componentes do Ensino Médio: Mundo do Trabalho, Projeto de vida e Cultura e Tecnologias e os temas transversais de Empreendedorismo e Educação Financeira. Isso ocorre em um ambiente próprio em que são disponibilizados materiais educacionais multimodais relacionados a questões de Ciência e Tecnologia que apoiam as práticas pedagógicas e apresentam inovações metodológicas no espaço escolar. O evento conta, até o presente momento, com a participação de 1300 alunos e 300 professores, além de uma equipe multidisciplinar. A universidade assume o compromisso com a construção de um mundo pluriversal, como uma das expressões para gerar e disseminar o conhecimento de forma a contribuir de maneira eficaz para ampliar o horizonte de compreensão do desenvolvimento e dispor de recursos humanos e científicos para construir um projeto que promova um conjunto de ações e ideários que sonham transformar mentes e sensibilizar pessoas. É nosso papel estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Neste caminho trilha este projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Rosangela Ferreira Prestes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mais ciência: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
Resumo:
O presente projeto tem como objetivo principal apoiar a realização da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito municipal e intermunicipal, estreitando o elo entre a Universidade e escolas com vistas à articulação de ações em prol da difusão do conhecimento científico e tecnológico e do fortalecimento da educação formal, não-formal e informal por meio do desenvolvimento do Evento Educacional Mais Ciência, organizado pela URI, Coordenadorias Regionais de Educação que abrangem o Polo 3 (Santo ngelo 14ª, Santa Rosa 17ª, Palmeira das Missões 20ª, Três Passos 21ª, São Luiz Gonzaga 32ª e Ijuí 36ª) e Entidades Parceiras que apoiam a Educação. Esse evento abrangerá até 50 escolas de Ensino Médio (com estudantes do nível médio) de Municípios que abrangem as regiões do Polo 3. O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA compreende a realização de três atividades independentes no decorrer de julho a dezembro de 2021, sendo elas assim definidas: a) Relato de experiências dos professores; b) Olimpíada do conhecimento entre equipes; c) Concurso de Redação. Esse evento envolve e busca a produção e ampliação de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, igualmente, de atitudes que possam colaborar com demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando ainda os temas estratégicos previstos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (ENCTI), sendo também emergente nesse momento, a necessidade da recuperação de aprendizagens geradas no período pandêmico. Dentro das modalidade previstas na chamada CNPq/MCTI nº06/2021, a presente proposta se configura como uma Exposição de CT&I por contar com a construção, apresentação e disponibilização de um aplicativo, na forma de um game científico, para livre acesso à questões de ciência e tecnologia nas diferentes áreas que compõem os componentes curriculares do ensino médio. O aplicativo será empregado para o desenvolvimento do evento, que tem como intuito além da socialização do conhecimento, organização e trocas de experiências entre todos os envolvidos, a intenção é contribuir para a educação, que é uma das principais áreas para o desenvolvimento humano e social e igualmente necessária para o desenvolvimento local e regional. Nessa perspectiva, faz-se necessário além da mobilização de parcerias, a busca de recursos que possam viabilizar e financiar a construção aplicativo que fará a gestão das questões para a realização desse evento de cunho educacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Rosângela Gabriel
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição
Resumo:
As pesquisas na área conhecida como (neuro)ciência da leitura têm avançado nas últimas décadas graças a novas ferramentas, tais como os rastreadores oculares (eye tracking), métodos de neuroimagem (fMRI) e potenciais de eventos relacionados (ERPs). No presente projeto, buscamos estabelecer possíveis relações entre a percepção e a atenção na leitura, a partir do rastreamento ocular, a fim de contribuir para a compreensão dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura em crianças e adultos. Dentre as questões de pesquisa a serem respondidas, destacamos: Qual o comportamento dos olhos de crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência décadas de escolarização? Em que medida o comportamento observado nesses grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações visualmente explícitas no texto (estratégias top-down e bottom-up), e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora? A metodologia de rastreamento ocular permite aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir padrões que relacionam percepção (intrínseca ao usuário) e atenção (capturada pelo eye tracking) na navegação de usuários em textos. O desenvolvimento de pesquisa que contribua com novas técnicas para estudos na área de experiência do usuário (user experience - UX) pode auxiliar na identificação de dificuldades durante a atividade de leitura e na proposta de intervenções que busquem minimizar essas dificuldades. A busca de uma ciência da leitura mais universal, que integre conhecimentos sobre línguas como o português, voltada a contextos sociais diversos como o brasileiro, pode contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados para ensinar a ler e a compreender, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos.
Instituição/UF/País:
Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rosângela Marion da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito do alecrim sobre sono, afetividade e risco cardiovascular na equipe de enfermagem de serviços de emergência
Resumo:
As mudanças socioeconômicas e tecnológicas têm alterado o contexto laboral, com impactos na saúde fisico-psicossocial do trabalhador. No âmbito da enfermagem, o trabalho em serviços de emergência associa-se à má qualidade do sono, afetividade negativa e ao aumento do risco para doenças cardiovasculares. Na busca pelo bem-estar e cuidado integral, esses profissionais têm recorrido às terapias complementares, como os fitoterápicos, e o Alecrim tem mostrado potencial terapêutico na melhora da qualidade do sono, de sintomas afetivos negativos e redução do risco cardiovascular, requerendo novos estudos para outras evidências científicas. Questiona-se: quais os efeitos da ingestão de cápsulas de extrato seco de Alecrim sobre a qualidade do sono, afetividade negativa e risco cardiovascular de profissionais de enfermagem de serviços de emergência? Os desdobramentos extrapolam o objetivo inicial e os resultados podem contribuir com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, favorecendo a saúde dos trabalhadores. Trata-se de projeto matricial composto por Revisão Sistemática, Estudos Transversais e Estudo quase-experimental (EQ-E). Participará uma amostra de profissionais de enfermagem (±150) de serviços de emergência do Rio Grande do Sul (2/noroeste, população=98 e 2/central, população=128). Excluídas pessoas com cabelo<2cm, doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, lactantes, idade<30 anos e em afastamento. Utilizar-se-á: questionário com variáveis socioprofissionais e clínicas, Índice Qualidade do Sono Pittsburgh, Escala de Estresse, Ansiedade, Depressão, Escore Risco Global de Framingham. Haverá coletas de sangue e cabelo por laboratório contratado. Para o EQ-E: Antes e após a intervenção os participantes farão a ingesta de cápsulas com 500mg de extrato seco de Alecrim 2xdia por 30 dias todos os participantes preencherão os instrumentos e haverá coleta de sangue e cabelo. Análises descritiva, analítica e correlacional (p<0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosangela Sarteschi
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
afropeans-port: escritas afropeas em portugal
Resumo:
No princípio do século XXI, começaram a ser elaboradas, em diversos contextos linguísticos, conceituações teóricas cujo intuito é o de pensar a inserção, na Europa, de corpos e culturas provenientes de diversos países. Desses esforços surgiram conceitos como o de Afropea, de Léonora Miano, e de Afropeus, discutido por Alice Gbelia e Johny Pitts. De uma perspectiva pós-colonial, Léonora Miano propõe uma leitura da experiência negra na Europa, a partir de construções identitárias (Afropeidade) que assentam em múltiplas formas de pertencimento. Por sua vez, a partir do termo Afropeus, Gbelia e Pitts propõem pensar a vivência e a produção cultural de afrodescendentes nos diferentes países da Europa, através de uma dupla matriz: a experiência europeia num cotidiano marcado pela exclusão, e a africana nas realidades de proveniência dos sujeitos em trânsito, das respetivas famílias ou grupos. À luz dessas reflexões, lidas em conjunto com a tradição dos estudos da diáspora, e com as visões inovadoras em torno do conceito de afropolitanismo, o projeto propõe investigar a produção literária de autoria afro-portuguesa. Trata-se de um amplo conjunto de textos pouco explorados pela crítica, produzidos durante o século XXI por autorxs como Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Kalaf Epalanga e Ricardo Adolfo, entre outros, capazes de abalar as construções monolíticas da identidade nacional, ao mesmo tempo em que propõem outras visões da memória e da história do país. Tais escritas conjugam inovações estético-formais a demandas e urgências políticas que passam pela esfera dos direitos, da cidadania e da inclusão social. Nesse sentido, perante uma produção literária tão ampla e contundente, através da colaboração de um grupo internacional de pesquisadores, o projeto pretende desenvolver leituras críticas e chaves conceituais adequadas para pensar o debate contemporâneo sobre a experiência afropea, à luz das caraterísticas próprias do contexto português.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
Roselena Silvestri Schuh
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
edição gênica da mucopolissacaridose ii para tratamento das manifestações articulares
Resumo:
A mucopolissacaridose tipo II (MPS II) é uma doença lisossômica multissistêmica causada pela deficiência da enzima iduronato-2-sulfatase (I2S), responsável pelo catabolismo de glicosaminoglicanos (GAG). Os tratamentos disponíveis não promovem a melhora de todos os sintomas relacionados à MPS II, então novos tratamentos são requeridos. A terapia gênica poderia corrigir o defeito genético e promover a produção da enzima I2S nas células modificadas. Sendo assim, espera-se tratar os sintomas articulares através da administração intra-articular de vetores lipídicos combinando um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e outro contendo o cDNA da enzima I2S para fins de edição gênica de camundongos MPS II. A justificativa principal deste estudo se baseia na possibilidade do tratamento levar à produção de I2S nas articulações, um tecido de difícil acesso e muito afetado nos pacientes, promovendo a redução dos sintomas inflamatórios da doença. O objetivo é avaliar o efeito da administração intra-articular de nanoemulsões contendo um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e vetor doador do gene I2S em camundongos MPS II in vitro e in vivo. Resultados preliminares do tratamento em camundongos MPS I mostraram aumento significativo da atividade da enzima IDUA nas articulações. Como as células articulares não se renovam, essa atividade pode ser mantida, podendo melhorar o estado da doença. Assim, desenvolveremos, produziremos e caracterizaremos formulações nanotecnológicas lipídicas como carreadores dos plasmídeos do sistema CRISPR/Cas9 e do doador da sequência da enzima I2S. Essas formulações também conterão um antiinflamatorio. Após, testaremos in vitro em células e in vivo em camundongos MPS II através de injeção intra-articular. Realizaremos atividade enzimática nas células cultivadas e nos principais órgãos e fluidos dos animais, além de análise histológica dos tecidos para verificar o estado geral das cartilagens para comprovar a eficácia do tratamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
19a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2021
Resumo:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2021, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezenove anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 18ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 334 projetos, apresentados por 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 18 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.180 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 4.210 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 18 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 6.600 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, de 2003 a 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema efeito de indução desejado). As atividades da edição de 2020 também estavam previstas para ocorrerem em instalações da Universidade de São Paulo (USP), atividades presenciais que precisaram ser canceladas em virtude do início da quarentena no município de São Paulo para atender aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Deste modo, as atividades de 2020 foram migradas para a modalidade virtual, criando desafios e oportunidades, como a interação dos estudantes e professores com especialistas que não estariam presentes para as atividades realizadas localmente em São Paulo. Para garantir a segurança de todos o público participante (estudantes, professores, avaliadores voluntários, público visitante, colaboradores e da própria organização) as atividades da FEBRACE 2021 serão novamente integralmente realizadas online por meio virtual. Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 123 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
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