Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sergio Peres Ramos da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • produção e uso de combustíveis sustentáveis para motores do ciclo diesel utilizando resíduos sólidos e efluentes líquidos como matérias-primas
  • Esta proposta contempla a utilização de resíduos sólidos (restos de alimentos), gorduras e óleos residuais, lodo de esgoto e outros efluentes líquidos como matéria-prima para produção de combustíveis sustentáveis para motores de ignição a compressão (motores Diesel) e o seu efeito na eficiência e nas emissões de gases do efeito estufa. Desta forma, serão pesquisadas as formas mais promissoras de valorização do uso energético destes resíduos para a produção de combustíveis sustentáveis. Segundo o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa -GEE, Pernambuco emitiu aproximadamente 19,5 milhões de toneladas de CO2 -eq, em 2019, sendo os maiores contribuintes os resíduos (28%) e o setor de transportes (32%). O uso destes resíduos como matéria-prima para a produção de combustíveis sustentáveis e o uso destes combustíveis no setor de transporte – cargas pesadas contribuirá significantemente para a redução de GEE. Dentre estes combustíveis estão o metano e o biohidrogênio produzidos por digestão anaeróbia utilizando resíduos. O biodiesel será produzido usando gorduras de caixas de gordura; e, gorduras e sebo de animais que são descartados nos abatedouros de Pernambuco. Estes combustíveis também serão usados para a produção de combustíveis sintéticos, como o metanol. Após a produção, eles serão injetados em um motor diesel monocilíndrico acoplado a um gerador de eletricidade, utilizando vários percentuais de misturas biodiesel, diesel, metanol, biohidrogênio, de forma a tornar o motor mais sustentável possível, sem ocorrer perda de rendimento e minimizando as emissões de GEE. Também serão testados em várias condições de carga do motor, para avaliação do seu desempenho. Desta forma, o uso simultâneo de combustíveis gasosos e líquidos oriundos de resíduos, em um motor Diesel, e o seu efeito nas emissões e no rendimento, torna este projeto inovador, original e bastante atrativo e com aplicações tanto no setor de transporte como no setor de geração de eletricidade.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 23/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Sérgio Resende Carvalho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • práticas e saberes que vêm das margens: encontros e desencontros com a atenção e a formação em saúde
  • Esta pesquisa assume que parte importante dos cuidados de saúde acontecem fora dos espaços instituídos de atendimento, por meio de práticas e saberes de cuidado que se efetuam no cotidiano. Para as populações em situação de vulnerabilidade, essa questão é ainda mais premente, uma vez que os serviços disponibilizados para esses grupos são frequentemente restritos, pouco especializados e produtores de barreiras de acesso. As populações em situação de rua, LGBTQIAPN+ e indígenas estão entre os principais grupos atingidos por essa precariedade na atenção à saúde, que tem raízes também nos processos formativos em saúde que desconsideram as especificidades desses diferentes grupos populacionais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo conhecer os saberes e práticas de cuidado produzidos por esses grupos populacionais e avaliar a sua permeabilidade (ou não) nos serviços de Atenção Básica e nas instituições formadoras em saúde. Busca-se, com isso, identificar os gargalos no atendimento a essas populações e oferecer perspectivas inovadoras no sentido de expandir o acesso, qualificar os serviços e enriquecer os processos formativos para o SUS. Para tanto, a pesquisa desenvolverá um estudo de natureza qualitativa do tipo interferência, acompanhando os itinerários de vida e cuidado das pessoas nos seus territórios, por meio da observação participante, com registros em diários de campo, entrevistas abertas e rodas de conversa. A seleção dos/as participantes e das ferramentas será realizada a partir da imersão do campo e encontro com as pessoas em seus territórios existenciais. Serão realizadas reuniões e seminários nacionais e internacionais, os quais sustentarão a dimensão de monitoramento e avaliação dos processos investigativos em cada cenário do estudo. Serão elaborados e disponibilizados diferentes formatos de produtos de comunicação científica, técnica e de tradução do conhecimento, fomentando mudanças nos âmbitos das políticas públicas de promoção da equidade no SUS.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 20/02/2024-28/02/2027