Projetos de Pesquisa

 

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Adolpho Jose Melfi

Outra

Ciências Ambientais
  • valorização de digestato produzido em usinas de biogás da usp e da ufc no cultivo convencional e hidropônico: avaliação da produção sustentável no cultivo de cana, milho e hortaliças
  • O número de usinas de biogás cresceu de 113 em 2015 para 755 em 2021, atingindo uma produção total de 2,3 bilhões Nm3 de biogás por ano, utilizado para geração de energia elétrica (71%), térmica (6%) ou biometano (23%). além do aproveitamento do fluxo de energia dos resíduos e efluentes, plantas de biogás permitem a recuperação do conteúdo de nutrientes, um produto de alto valor para condicionamento de solos e fertilização agrícola. Somente 5% das plantas atuais de biogás usam o digestato como fertilizante. O uso do disgetado no setor agrícola permite fechar os ciclos de nutrientes e diminuir a dependência da agricultura brasileira da importação desses insumos. Além de nutrientes inorgânicos, o digestato contém grande quantidade de microrganismos representando uma comunidade extremamente biodiversa e é rico em compostos orgânicos metabolizáveis na faixa aeróbia dos solos. Há carência de estudos para geração de produtos de alto valor agregado a partir do digestato, em escalas econômicas. Os processos de produção do disgestato, serão estudados simultaneamente no IEE-USP e na UFC, enquanto as pesquisas para compreensão do impacto do uso do digestato em diferentes solos e culturas, serão desenvolvidos no IEE-USP na UFC e na Apta Centro Sul, considerando as potencialidades locais. O projeto terá por objetivos: (i) avaliar o balanço de nutrientes em usinas de biogás de escalas semi-industrial e piloto, (ii) desenvolver e avaliar técnicas de tratamento, recuperação, produção e enriquecimento de biofertilizante a partir do digestato; (iii) avaliar o impacto do uso dos biofertilizante produzidos em diferentes tipos de cultivo: vaso, hidroponia e cultivo extensivo, inclusive em ambiente urbano; (iv) avaliar o impacto ambiental das técnicas estudadas e o valor agregado dos produtos para a produção de alimentos no Brasil; (v) avaliar o estado-da-arte do uso de biofertilizante no Brasil e as barreiras regulatórias e institucionais para sua difusão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
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Adrian Gurza Lavalle

Ciências Humanas

Ciência Política
  • inct participa - transformações da participação, do associativismo e do confronto político
  • A transformação dos processos de organização e mobilização social e a emergência de novos atores e conflitos são fenômenos globais que acompanham a crise da democracia, o crescimento da vulnerabilidade social produzida por políticas liberalizantes, a ascensão da extrema direita populista e a centralidade adquirida por tecnologias digitais de comunicação. Esses fenômenos expressam e produzem transformações na composição da sociedade civil e nas relações de seus atores com o Estado. Esse amplo e complexo processo de reconfiguração das interações entre sociedade civil e Estado no Brasil é o tema deste INCT. Após um período de governos de centro-esquerda, marcado pela abertura de espaço para a participação de organizações e movimentos sociais nas políticas públicas e pelo fortalecimento das políticas sociais, os anos 2010 foram marcados por protestos críticos ao sistema político, em defesa do impeachment presidencial e pelo crescente protagonismo na esfera pública de atores civis conservadores e de organizações políticas de extrema-direita. Assim, vêm se modificando as formas de interação da sociedade civil com o sistema político e partidário, com os agentes e agências do Estado e com os atores e arenas mercantis. Além disso, alteram-se as relações estabelecidas dentro da própria sociedade civil, abrindo vez e voz para contramovimentos diversos. Para dar conta dessa complexificação, o INCT Participa articula uma rede ampla de pesquisadores e organizações da sociedade civil que produzem conhecimento orientado à intervenção; rede com diversidade disciplinar, presença em todas as regiões do país, expertise reconhecida e com histórico de colaboração. Visando a produção de conhecimento de ponta, a formação de novos pesquisadores, o desenvolvimento de capacidades estatais e de ação de atores da sociedade civil, e internacionalização, a rede se debruça sobre três linhas de pesquisa: participação, associativismo e confronto político.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/02/2024-28/02/2029
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Adrian Pablo Hinojosa Luna

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • modelagem demográfico-estrutural de processos infeciosos em síndromes respiratórias agudas (severe acute respiratory syndrome sars): estudo longitudinal de contatos sociais epidemiologicamente relevantes.
  • Os estudos científicos sobre modelos epidemiológicos para doenças relacionadas à síndrome respiratória aguda grave – SARS tem demonstrado que as capacidades preditivas dos modelos matemáticos foram aprimoradas através da quantificação das taxas de contato social. A equipe envolvida nesta proposta tem atuado nesta fronteira de pesquisa, por meio da construção de modelos que associam características epidemiológicas a diversos fatores sociométricos, vinculados às interações sociais em alguns contextos de socialização, o que chamamos de círculos sociais-chave: vizinhança, trabalho, lazer, escolas e transporte público. A partir da pesquisa aqui proposta, a equipe pretende aprimorar este modelo epidemiológico, realizando a quantificação dos contatos sociais de forma longitudinal, o que permitirá rastrear o número de contatos ao longo do tempo e explorar as diferenças sociodemográficas associadas à sua permanência ou variação. Dito em forma sucinta, queremos pesquisar quais são os determinantes sociodemográficos das interações humanas que favorecem a disseminação de agentes patógenos causantes de Síndromes Respiratórias Agudas. Para tanto, serão realizados levantamentos de dados primários e secundários, utilizando fontes oficiais, nacionais e internacionais, que disponibilizam informações epidemiológicas sobre SARS e dados sociodemográficos da população de estudo. Além disso, pretende-se coletar informações longitudinais sobre contatos sociais em um setor popular urbano em Belo Horizonte/MG, mediante entrevista domiciliar, durante a qual será aplicado um questionário (diário epidemiológico) abordando informações sobre contatos sociais diários e entre agrupamentos de pessoas (contatos pele a pele ou face to face). Esses dados irão alimentar três tipos de modelos epidemiológicos complementares, de caráter estatístico, que permitam estimar, de forma realista, a evolução de doenças relacionadas à SARS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/05/2022-31/05/2025
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Adriana Aparecida Dragone Silveira

Ciências Humanas

Educação
  • efeitos e consequências da atuação dos tribunais de contas nas políticas educacionais e nas gestões públicas: aprimoramento institucional ou inflação de controles?
  • Estudos do grupo de pesquisa proponente indicam a crescente presença dos Tribunais de Contas (TC) no controle das políticas educacionais, fenômeno que decorre da judicialização da educação e se materializa na expansão das finalidades dos TC, dos tradicionais controles formais de contas para o que se denomina controle finalístico, entendido como o acompanhamento das políticas públicas desde a formulação, mediante determinações e recomendações à administração pública. Em relação às políticas educacionais, esse processo está articulado à estruturação de auditorias de acompanhamento permanente dos planos decenais de educação e a projetos de atuação específicos em distintos estados, desenvolvidos em parceria com órgãos públicos e entidades privadas; atuação que é coordenada e disseminada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Isso tem permitido aos TC intervir mesmo quando não verificadas situações de ilegalidade, sob argumento preventivo. A atuação finalística, no entanto, é indissociável dos processos de controle de contas, cuja apreciação pode levar a graves consequências administrativas, cíveis, eleitorais e reputacionais para o gestor público. A pesquisa objetiva analisar e categorizar a atuação dos TC no controle finalístico da política educacional, os efeitos provocados na política pública e as consequências para o gestor educacional. Trata-se de analisar se esse processo de expansão dos TC é parte de um aprimoramento institucional para lidar com as especificidades das políticas educacionais e o direito à educação ou decorre de um movimento de inflação das instituições de controle que impõe riscos à discricionariedade do poder público e à gestão democrática. A metodologia está baseada em pesquisa qualitativa, com pesquisa exploratória nacional sobre o conjunto das iniciativas dos TC e das instâncias nacionais de articulação, seguido de estudo de casos múltiplos de TC Estaduais.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
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Adriana Barbieri Feliciano

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • tecnologias sociais e de saúde para o enfrentamento das iniquidades de gênero, raça e classe no campo da formação e assistência em saúde no sus
  • A pandemia de covid-19 ampliou as desiguais e vulnerabilidades que interferem na saúde da população e estas devem ser pensadas na interseccionalidade. Por outro lado, o contexto pandêmico também trouxe dificuldades aos processos de trabalho dos serviços de atenção primária (APS), serviços esses que lidam e atuam mais diretamente com tais populações vulnerabilizadas. Assim, há a necessidade de novas estratégias tecnológicas para a capacitação profissional para lidar com essas desigualdades e as novas vulnerabilidades. Assim, uma pergunta se impõe: quais seriam as estratégias tecnológicas inovadoras do campo da educação em saúde na APS que consigam impactar a qualidade da atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades na perspectiva dessas interseccionalidades? O objetivo desse estudo é produzir estratégias de qualificação para a formação e atuação profissional na APS/SUS, que tenham como finalidade impactar o acesso e qualidade de atenção à saúde, considerando as vulnerabilidades, em especial, aquelas relacionadas às questões de raça/cor, gênero, violência e saúde mental. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada em 03 municípios do interior do Estado São Paulo de diferentes portes e complexidades. Os sujeitos da pesquisa serão diferentes mulheres com alguma vinculação com o SUS e APS: profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde; médicas que atuam no Programa Mais Médicos; usuárias da APS/SUS nos cenários definidos da pesquisa; mulheres vinculadas a movimentos sociais nos cenários de pesquisa; profissionais de saúde responsáveis pela Educação Permanente em Saúde; pós-graduandas/os (matriculada/os ou egressas/os de mestrados profissionais, de residência médica e multiprofissional em saúde); gestores da APS dos municípios participantes da pesquisa; articuladores da atenção básica dos respectivos DRS participante; profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF-AB)e das e-multi na APS.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/02/2024-28/02/2027
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Adriana Castro Araújo

Ciências Humanas

Ciência Política
  • mulheres negras cotistas na universidade
  • O Brasil é um país que apresenta extrema desigualdade decorrente da discriminação étnico racial de sua população. As mulheres negras se encontram na base da pirâmide social e são as que mais sofrem com os efeitos dessa discriminação, apresentando os piores indicadores sociais do país, entre os quais o de violência doméstica. A cidade de Fortaleza apresenta o terceiro maior índice de violência doméstica no Nordeste. Estudos revelam que a elevação do grau de escolaridade das mulheres negras diminui significativamente as taxas de violência doméstica, sendo dez vezes menor entre as grávidas com nível superior. Assim, a política de cotas nas universidades serve de subsídio para proporcionar uma oportunidade de acesso aos níveis mais elevados de escolaridade. Contudo, o simples acesso à universidade não é suficiente, sendo inexorável que as condições de permanência sejam asseguradas para que a política surta o efeito desejado. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) constatou-se elevada evasão e pífias taxas de sucesso entre os cotistas. Essa pesquisa busca investigar, a partir de uma análise interseccional, as vivências acadêmicas das cotistas negras na UFC. Interessa saber se essas alunas se sentem discriminadas e se as práticas pedagógicas e as ações internas da UFC contribuem para a permanência dessas mulheres na instituição. Para tanto, serão analisadas seis dimensões: pessoal; interpessoal; de carreira; de estudo; institucional; e, material. Utilizar-se-á uma amostra de estudantes de todas as áreas de conhecimento. Para a coleta dos dados utilizar-se-ão questionário e entrevista semiestruturada. Espera-se contribuir com o processo de produção de informações de elevado valor científico acerca das mulheres negras em situação de vulnerabilidade econômica e social, de modo que os gestores públicos possam desenvolver ações a fim de romper com a lógica de exclusão que afeta essas mulheres.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
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Adriana Costa Bacelo

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análise comparativa de intervenções presenciais e virtuais para o acompanhamento nutricional de adultos: ensaio clínico de superioridade
  • O avanço tecnológico tem impulsionado transformações significativas na área da saúde. As intervenções presenciais e virtuais têm se destacado, suscitando indagações acerca de sua eficácia, aplicabilidade e impacto nos resultados clínicos. Objetivo: Comparar as intervenções presenciais e virtuais no acompanhamento nutricional, com foco na adesão ao tratamento, evolução clínica e satisfação dos pacientes. Metodologia: Ensaio clínico de superioridade de comparação entre estratégias virtuais e convencionais de mapeamento e intervenção nutricional. Todos os 250 trabalhadores (servidores públicos, terceirizados, e bolsistas) e alunos, maiores de 19 anos, não gestantes, da Fiocruz Ceará serão convidados para participar do estudo. Após assinatura do TCLE serão randomizados em dois grupos: virtual (intervenção) e presencial (comparação). Ambos terão avaliação da composição corporal presencial no Dzero, D180 e D360. As consultas individuais serão trimestrais, e as e coletivas serão semanais. A avaliação nutricional incluirá exames clínicos, antropométricos, bioimpedância e ultrassonografia de quadríceps femoral; além de aplicação da escala EBIA de insegurança alimentar, PSS de estresse percebido, adesão, qualidade de sono, qualidade de vida e imagem corporal. Uma sub amostra de 50 participantes obesos, 25 de cada grupo, será randomizada para investigação da hipersensibilidade alimentar, metabolômica e citocinas inflamatórias em Dzero e D360. O gerenciamento dos dados será por RedCap. A análise por R-project®e as diferenças serão consideradas um poder de 0,8 e significante se p≤ 0.05. A regressão logística irá considerar os desfechos de interesse ao fim do seguimento entre os grupos estratificados por grau de intervenção. Resultados esperados: Espera-se que as estratégias digitais sejam superiores, fornecendo subsídios concretos para aprimorar a prática clinica do SUS e influenciar na formulação de políticas de saúde mais inclusivas com a adoção de tecnologias digitais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a pedagogia da formação de professores na perspectiva histórico-cultural: um processo social, intencional e direcionado, com foco no desenvolvimento profissional.
  • A ação da Universidade no processo de formação do profissional de educação em línguas justifica-se à medida que tal profissional se apropriar de um construto teórico-metodológico que o habilite a imprimir, em sua ação docente, um viés convergente com o substrato de que se apropriou. No entanto, verifica-se que, tipicamente, alunos egressos de Letras, ao assumirem seu espaço de atuação profissional, tendem a incorporar procedimentos metodológicos estereotípicos que caracterizam a realidade escolar, denegando ou relativizando os eixos que deveriam constituir fundamento para sua condição profissional. Isso posto, parece necessário que se explicite o papel significativo que formadores de professores de línguas adicionais e o processo de formação em si desempenham no desenvolvimento profissional dos professores de línguas, de modo a evitar uma perpetuação que, por vezes, nem mesmo os próprios profissionais têm consciência. O objetivo deste projeto é promover estratégias potencialmente capazes de romper com essa estereotipia e, portanto, impactar a prática pedagógica desses profissionais. Para tanto, é preciso observar, acompanhar e documentar o desenvolvimento dos professores com quem trabalhamos em seu processo de aprender a ensinar, e registrar clara e explicitamente a nossa atividade ao mediar essa aprendizagem. O construto teórico-metodológico que guia este projeto baseia-se na teoria sociocultural vygotskiana, que concebe a pedagogia da formação de professores como um processo social, intencional e direcionado. Este projeto se encaixa na interação entre a prática de formação de professores em si, que se pretende caracterizada da forma acima descrita, e o olhar analítico que lançaremos para interpretar os resultados a serem alcançados com essa metodologia de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
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Adriana de Faria Gehres

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • dancing simply together (dast): explorando as conexões e os fluxos entre dança e complexidade
  • DAST é uma pesquisa sobre relações e produção de diferenças (DELEUZE, 2018), com danças nas sociedades contemporâneas, profundamente marcadas pelas relações entre humanos e não-humanos que vêm se aprofundando na produção de semelhanças. Atualmente, os processos de criação em dança baseados em princípios organizativos (LESTE, 2010), promovem condições propícias para explorar a multiplicidade dos corpos num coletivo, baseadas nos processos complexos e no sentido de togetherness (TSENG, et. al., 2021). No campo da produção e ensino da dança, observa-se o interesse pela improvisação com populações treinadas e não treinadas, em situações que remetem à arte, educação, saúde e ao lazer. Os estudos dos processos neurais em dança têm apontado para a composição de uma área denominada de neuroestética (ZEKI et. al., 2020). Esse projeto se propõe a problematizar as relações entre processos de criação, ensino de dança com diferentes populações em ambientes de arte, saúde, lazer e educação, na ótica das redes funcionais cerebrais dinâmicas, entendidas como sistemas complexos que co-produzem corpos dançantes e sociedades potencialmente comprometidas com a produção das diferenças. Nossa hipótese a ser testada prende-se com a criação e produção de procedimentos de criação e ensino de dança com a improvisação, em situação atual e virtual, com e sem a avaliação de redes funcionais cerebrais, na produção das danças, a partir dos Agent Based Models (CHAUDHRY, 2016), compreendidos com os sistemas complexos, que apontam para uma ética do encontro, uma política de co-produção, gerando danças, estéticas e poéticas auto-organizadas, dança generativa. O estudo se caracteriza como um estudo de abordagem mista de estratégia transformadora com triangulação concomitante (CRESWELL, 2007). Assim, DAST surge pela necessidade de amplificar a discussão acadêmica, para um melhor entendimento ético e político da dança generativa e compreender a dinâmica da conectividade funcional na dança coletiva.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/02/2023-28/02/2026
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Adriana Falangola Benjamin Bezerra

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação econômica das práticas integrativas e complementares em saúde no sistema único de saúde
  • Cada vez mais, instituições de pesquisas têm buscado contribuir com a eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando investigações acerca das políticas públicas e suas implicações na qualidade de vida dos usuários. No que se refere às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) é evidente o seu uso e disseminação nos serviços públicos mundialmente. Apesar da crescente disponibilidade e popularidade, a implantação e o financiamento público das MTCI não são consensuais e tem sido apontada a necessidade do aumento de estudos acerca da sua eficácia, efetividade e custo-efetividade. No Brasil, MTCI são designadas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e vêm ampliando sua distribuição e quantitativo de atendimentos nacionalmente. Sem, porém, acompanhar-se de pesquisas de efetividade e custo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo realizar a avaliação econômica das PICS implementadas no SUS, considerando o contexto de inserção das mesmas e as condições de saúde de maior demanda dos usuários. Propomos avaliar sob a perspectiva do usuário e prestador de serviço, concentrando-se nos custos do cuidado, no custo-oportunidade e nas consequências do cuidado sobre os usuários. Estas serão compostas por medidas que observem diferentes domínios da saúde e vida humanas e organização dos serviços, de modo a tornar abrangente a avaliação. Portanto, métodos quantitativos e qualitativos serão utilizados na coleta e análise de dados. No momento, não há estudos publicados de avaliação econômica das PICS no SUS. Assim, este estudo visa ofertar evidências quanto aos aspectos positivos da oferta de PICS e demonstrar as suas possíveis deficiências; bem como, avaliar a efetividade das equipes com oferta de PICS na busca de potencializar seus efeitos e minimizar os riscos para os usuários. Este projeto é fruto de pesquisas desenvolvidos desde 2002 pela equipe, voltadas ao uso, cobertura e avaliação dos serviços de PICS no SUS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/02/2024-28/02/2027
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Adriana Franco Paes Leme

Ciências da Saúde

Odontologia
  • capacitação de dispositivos baseados na tecnologia de biossensor guiada pela proteômica clínica para aprimorar prognóstico de câncer oral
  • O carcinoma epidermóide (CEC) é o quinto tumor maligno mais comum em homens no Brasil. O diagnóstico em estágio inicial da doença é determinante para controlar sua progressão, uma vez que a presença de metástase cervical é um fator prognóstico desfavorável. O tratamento mais comum utilizado é a cirurgia de remoção da lesão e de esvaziamento cervical radical (ECR). A cirurgia de ECR tem altas taxas de morbidade e apresenta um elevado custo para o sistema de saúde. Portanto, a identificação de tecnologias complementares que auxiliem no prognóstico de pacientes com CEC é essencial para a diminuição dos índices de mortalidade, melhora nas estratégias de tratamento desses pacientes e diminuição de custos. Dentre essas tecnologias, o desenvolvimento de um biossensor prognóstico para CEC baseado em biomarcadores específicos destaca-se como uma ferramenta poderosa. Assim, esta proposta possui como objetivo principal desenvolver um biossensor utilizando potenciais biomarcadores de câncer de boca a partir de proteínas provindas de biópsias líquidas e, com isso, gerar uma metodologia inovadora capaz de classificar com precisão e acurácia pacientes com e sem metástase cervical, ou seja, predizer um perfil prognóstico, que possa ser utilizado na decisão clínica. Inicialmente, serão empregados os potenciais biomarcadores LTA4H, CSTB e COL6A1 verificados em saliva de pacientes com CEC em estudos prévios do nosso grupo. Os biossensores serão caracterizados por métodos eletroquímicos. Como prova de conceito será feita uma comparação da sensibilidade e especificidade dos biossensores com ensaios de ELISA e análise por proteômica clínica baseada em espectrometria de massas. Além disso, os resultados obtidos serão analisados por métodos de aprendizado de máquina a fim de obter uma alta acurácia e sensibilidade. Portanto, esse ensaio validado, somado aos métodos clínicos tradicionais, possibilitará o desenvolvimento de tecnologias personalizadas mais eficientes, precisas e acessíveis.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
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Adriana Giaqueto Jacinto

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • a proteção social especial nos municípios de pequeno porte: a perspectiva dos usuários, trabalhadores e gestores.
  • A Proteção Social Especial dedica-se às situações em que as violações de direitos demandam atenção diferenciada em face de sua complexidade. Esta proposta tem como tema a implementação da proteção social especial nos municípios de pequeno porte. O cenário que se apresenta na política de assistência social é de tensão entre diferentes projetos políticos, em um quadro de intensa ampliação de demandas sociais e de um Estado privatista. O problema central da pesquisa é de que forma a proteção social especial está sendo implementada nos municípios de pequeno porte, diante da retração estatal no que diz respeito às políticas públicas? A hipótese principal é de que a negligência do Estado quanto às suas atribuições vem trazendo ampliados desafios à população atendida, aos trabalhadores da assistência e aos gestores, desafios que pretendemos conhecer, ouvindo estes sujeitos. Pretendemos conhecer os sujeitos, o que pensam sobre esta política, os territórios, os determinantes que levaram à implantação da proteção social especial, os processos de referência e contrarreferência, os fluxos de atendimento, as redes, as demandas e as respostas a essas demandas, os orçamentos, os avanços e desafios desta política, principalmente na visão dos sujeitos envolvidos. Esta pesquisa poderá contribuir com os municípios, como também com outras realidades e estudos semelhantes, na direção das transformações necessárias para a efetivação da proteção social como política pública viabilizadora de direitos. Caracteriza-se como de natureza qualitativa a partir de recolha de dados bibliográficos, documentais e de campo. O recorte será a região de abrangência da DRADS de Franca/SP, com a seleção de 4 municípios. Serão selecionados 2 trabalhadores e 5 usuários de cada município. Estes sujeitos e mais os gestores serão ouvidos através de rodas de conversas e formulários. Os dados serão analisados de acordo com as categorias desveladas na perspectiva do materialismo histórico dialético.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Adriana Gioda

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • poluição do ar exterior-interior em ambiente urbano: monitoramento e estudo dos impactos associados
  • Com o rápido crescimento da economia e populacional, uma enorme quantidade de recursos (p.ex., energia, água e alimentos) é necessária em nossa sociedade para sustentar essas atividades. Como resultado, vários tipos de poluição têm sido produzidos. Entre os vários problemas de poluição, a poluição do ar tem causado grande preocupação em todo o mundo devido à sua natureza generalizada, danos ao meio ambiente e potencial risco à saúde dos seres humanos. Embora haja preocupação com a emissão de poluentes atmosféricos de fontes antropogênicas, nossa sociedade ainda depende fortemente de combustíveis fósseis para várias aplicações, como geração de eletricidade, transporte, aquecimento industrial e doméstico entre outras. O resultado óbvio disso é a deterioração da qualidade do ar, principalmente nos países em desenvolvimento. Não apenas a poluição do ar externo, mas também a poluição do ar interno tem despertado o interesse de muitos cientistas, já que as pessoas passam a maior parte do tempo (>80%) em ambientes fechados e a pandemia do COVID-19 exacerbou esse comportamento. Embora o tempo que as pessoas passam em ambientes fechados varie de acordo com a estação, idade, gênero, tipo de trabalho, condições de saúde dos habitantes, uma boa qualidade do ar pode proteger a saúde dos ocupantes e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Alguns estudos mostram que as concentrações de poluentes no ar interno são maiores do que no exterior. Isso indica a importância de realizar mais estudos para melhorar nossa compreensão sobre a causa dos problemas e medidas corretivas associadas. Portanto, para resolver os problemas de poluição, o ambiente interno e externo deve ser considerado. No Brasil, assim com em outros países da América Latina, os estudos relativos à qualidade do ar ainda são escassos e merecem maior atenção. É nessa vertente que o projeto pretende contribuir.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Adriana Gomes Dickman

Ciências Humanas

Educação
  • licenciatura interdisciplinar: estudos e propostas baseados na integração curricular das ciências da natureza
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (DCNFP) de 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e o recém implantado Novo Ensino Médio trazem uma proposta de ensino integrado das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química, exigindo um maior domínio do professor nas três áreas de conhecimento. Esse fato representa uma grande mudança em termos de educação científica no Brasil, acarretando alterações significativas na formação de professores, essencialmente disciplinar, para a educação básica. Assim, surge o questionamento: como esses professores estão se adaptando à nova realidade? Neste projeto iremos investigar a situação do professor de ensino médio, em MG e SP, por meio de um questionário online, e entrevistas, buscando identificar situações que indiquem possíveis dificuldades na implementação da nova proposta na percepção desses sujeitos. Em uma outra frente, iremos mapear, por meio de análise documental, as principais licenciaturas inovadoras já catalogadas em publicações da área, bem como as novas propostas curriculares estaduais, a BNCC e documentos associados e os livros didáticos aprovados no PNLD 2022. Através da análise dos dados faremos uma reflexão sobre os desafios e potencialidades do professor em sala de aula durante a implantação da BNCC, especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta investigação tem como objetivo mapear os principais desafios vivenciados pelos professores e construir uma cartografia das inovações curriculares e de ações docentes diante deste novo cenário para o ensino de ciências. Os resultados da pesquisa darão subsídios para o desenvolvimento de uma nova licenciatura interdisciplinar, ou para a realização de adaptações nas licenciaturas existentes de maneira a propiciar uma formação inicial aos docentes mais adequada ao ensino delineado pelas normas da BNCC.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
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Adriana Gomes Magalhães

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • despertar: uma proposta de intervenção educativa para o cuidado no ciclo gravídico puerperal
  • A morte materna é uma grave violação dos direitos humanos que envolve óbitos prematuros evitáveis. No Brasil, a taxa de mortalidade materna permanece como foco de preocupação, com destaque para a Região Nordeste e o Rio Grande do Norte(DATASUS, 2023). Os profissionais atuantes na APS devem estar capacitados para identificar fatores que podem comprometer a vida da mulher durante a gestação, parto e pós-parto, e implementar ações para reduzir a mortalidade materna. Este estudo objetiva desenvolver e analisar intervenções educativas sobre a promoção do cuidado em saúde durante o ciclo gravídico puerperal para equipes de saúde da APS, com vistas à redução da mortalidade materna do RN. Justifica-se pelo potencial de promover benefícios sociais, econômicos e científicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo quase experimental, com realização de etapa exploratória antes e após intervenções educativas. O fluxo de execução do estudo dialogará com todos os atores envolvidos durante o processo, desde a elaboração da proposta, através da metodologia da ação-reflexão. Pesquisas realizadas com PPI (Patient and Public Involvement) promovem melhoria na qualidade, com impacto direto sobre as políticas públicas. O público-alvo será formado por profissionais de saúde da APS das oito Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) do Rio Grande do Norte. Será realizado cálculo amostral considerando como população o número total de profissionais atuantes na APS do RN que estejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Espera-se favorecer a garantia das mulheres em seus direitos à vida e à segurança, fortalecer a educação permanente em saúde, sensibilizar acerca da necessidade de redução da mortalidade materna e melhor qualificação ao cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal e promover mudanças do cenário atual. E contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos na proposta e potencializar a articulação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 30/12/2023-31/12/2026
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Adriana Leiras

Engenharias

Engenharia de Produção
  • mapeando as interligações entre mudanças climáticas, operações humanitárias e objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecimento da agenda 2030
  • As consequências das mudanças climáticas (MC) incluem desastres que afetam significativamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estão intrinsecamente interligados. Por exemplo, o aumento da população em extrema pobreza (ODS1) aumenta a insegurança alimentar (ODS2) que, por sua vez, impacta no trabalho digno e no crescimento econômico (ODS8). Por isso, intervenções específicas podem gerar sinergias e tradeoffs. Por um lado, os impactos das mudanças climáticas vêm acarretando o aumento da frequência e magnitude de diversos desastres, como enchentes e secas, que acabam por aumentar a demanda por mais políticas de assistência e, consequentemente, por mais Operações Humanitárias (OH), buscando equilibrar as respostas de curto prazo com as intervenções de desenvolvimento econômico e social de longo prazo. Por outro lado, as OH podem resultar em aumento de resíduos, dependência da comunidade assistida, baixo envolvimento da comunidade nas operações de desenvolvimento, e alocação ineficiente de recursos, levando a sinergias e tradeoffs com ODS específicos. Nesse contexto, este projeto visa investigar as interligações entre os ODS, a fim de alavancar políticas de combate às MC, e seus impactos decorrentes, com ênfase em políticas de OH. Os resultados esperados são a geração de conhecimento, inovação científica e a formação de recursos humanos qualificados. Têm-se como metas para os 48 meses de projeto, a formação de 4 bolsistas de iniciação tecnológica e industrial (ITI), 4 de desenvolvimento tecnológico industrial (DTI), 2 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, bem como a publicação de, pelo menos, 8 artigos em periódicos científicos e 24 apresentações orais em conferências científicas. O projeto ainda contribui com o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para embasar as ações de combate às mudanças climáticas considerando políticas mais adequadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
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Adriana Maria Meneghetti

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • iii integra ciência - feira de ciências e mostra científica -
  • Este projeto atende a Chamada CNPq/MCTI Nº02/2023 e tem como título: III Integra Ciência - Feira de Ciências e Mostra Científica, e busca planejar, organizar, promover e realizar Feira de Ciências e Mostra Científica, na cidade de Santa Helena, PR. A proposta pretende realizar o trabalho em duas etapas, denominadas etapa escolar e etapa universidade. Inicialmente para que ocorra a etapa escolar, os professores das escolas participantes, da educação básica (fundamental e médio) receberão formação, objetivando aporte teórico e prático, pois serão além de disseminadores da ideia os multiplicadores, juntamente com a equipe da universidade, para que seus alunos possam desenvolver atividades científicas relacionadas ao conteúdo ensinado, e os melhores trabalhos escolhidos pelos professores e coordenadores do projeto, participarão da Feira de Ciências e Mostra Científica, que será a chamada etapa universidade. A etapa universidade consiste na realização da feira, na UTFPR Campus Santa Helena, na qual os melhores trabalhos escolhidos nas escolas serão apresentados na forma de à comunidade, podendo ser na modalidade Experimental e Mostra Científica. Os melhores trabalhos, dos três níveis de ensino receberão premiação específica. O projeto visa integrar o conhecimento científico, aquele desenvolvido nas escolas e universidade, com o conhecimento popular, e divulgar a ciência e tecnologia para a comunidade. Também busca chamar a atenção para projetos desenvolvidos na área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação e que seja desenvolvido somente por meninas como forma de incentivo para inserir mulheres na ciência. Espera-se a visibilidade juntos aos professores, alunos, bem como dos visitantes, e a oportunidade de construção de conhecimento de forma interdisciplinar, contextualizada e integrada com a comunidade local, que não possuía eventos dessa natureza e a oportunidade de transformá-lo em evento que entre no calendário escolar do município e integrá-lo a universidade.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
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Adriana Mayumi Yano de Melo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • formulação de bioinsumo a base de fungos micorrízicos arbusculares (fma): propagação e desenvolvimento de ferramentas para monitoramento em solos
  • O mercado de produtos biológicos vem se expandindo e estimativas apontam que até 2026 mais de 11 bilhões de dólares sejam movimentados, visando atender a demanda por produtos com mais qualidade e menor impacto ambiental. A produção de bioinsumos agregando os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), conhecidos por trazer benefícios ao desenvolvimento e proteção de plantas, e nanocompostos que possam potencializar esta ação, poderá reduzir o uso excessivo de fertilizantes e aumentar a produtividade, contribuindo para a oferta de alimentos e manutenção de um solo mais saudável e resiliente. Ressalta-se que muitos bioinsumos a base de FMA não atendem a condição básica, ou seja, colonizar o sistema radicular das plantas de forma a prover algum tipo de benefício. Tal fato gera descrença do produtor quanto a viabilidade de uso. Neste sentido, buscaremos formular um bioinsumo a base de FMA e otimizar protocolos para análise de qualidade e monitoramento de impacto sobre comunidades de alguns grupos de micro-organismos edáficos. Para formulação do produto testaremos combinações de substratos, incluindo concentrações de nanocomposto, e plantas capazes de incrementar a propagação dos FMA. Os bioinsumos formulados serão testados quanto a habilidade de colonizar as plantas e beneficiar uma cultura de interesse, no caso o maracujazeiro, escolhido como planta teste por apresentar dependência micorrízica. Buscaremos estabelecer protocolo para monitoramento do bioinsumo a base de FMA no campo visando verificar sua efetividade em colonizar a planta e acompanhar potenciais mudanças na comunidade autóctone de FMA e na abundância de alguns grupos de organismos do solo, de forma a apresentar um produto de menor impacto no ambiente edáfico. Embora o uso de técnicas moleculares ainda não seja totalmente acessível do ponto de vista econômico para monitoramento da biota do solo, gerar conhecimento e dados que possam dar suporte para futuro uso é condição imprescindível.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
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Adriana Pugliese Netto Lamas

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências e cultura da ufabc: “ctsa e desenvolvimento sustentável
  • A Feira de Ciências e Cultura da UFABC “CTSA e Desenvolvimento Sustentável”, é uma ação de popularização da ciência realizada pela Universidade Federal do ABC tendo como protagonistas alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 1a série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Santo André. A FCC tem como objetivo estimular o aspecto criativo, investigativo e reflexivo de estudantes da região de Santo André, por meio de desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares com orientação dos professores. Poderão participar da Feira as 174 escolas do município de Santo André que ofertam o Ensino Fundamental (6o ao 9o anos) e/ou Médio. Após a publicação do Edital de chamamento das escolas, a Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão (ProEC) da UFABC realizará a divulgação do projeto em diversas mídias, bem como entrará em contato com Direções e Coordenações de escolas para apresentá-lo. Utilizando-se os critérios de desenvolvimento do pré-projeto, aderência ao tema e localização geográfica, serão selecionados 100 trabalhos para participação na Feira. Durante o desenvolvimento dos projetos será estimulada a interação entre professores e pesquisadores da UFABC, professores e alunos da Educação Básica por meio do ambiente virtual disponibilizado no site da FCC e também do diário de bordo. Todos os participantes receberão certificados e medalhas. Os 5 trabalhos melhor avaliados receberão troféus e Bolsas de IC Jr. Todos os trabalhos produzidos, bem como seus respectivos diários de bordo serão compilados em um E-book e disponibilizado para todas as escolas da região do Grande ABC. A apresentação, por parte de alunos do Ensino Básico, de trabalhos dentro de uma universidade, pretende despertar nos jovens estudantes o entusiasmo pela ciência e pelo ambiente acadêmico. Ademais, esse estreitamento trará os professores do Ensino Básico de volta à Universidade, o que possui grande potencial de aprimoramento do Ensino Básico da região.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2026
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Adriana Regina Bagaldo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • manejo alimentar e peso ao abate em ovinos santa inês em pastejo
  • Nosso grupo de pesquisa tem realizado vários estudos com ovinos a pasto e alguns questionamentos foram aparecendo, tanto para melhorar o ensaio científico, como ter respostas mais exatas e concretas para produtores. Na maioria das propriedades bahianas, os ovinos pastejam durante o dia e são presos a noite em baias sem alimentos, por motivos de segurança. Deixar animais sem alimento de noite é comum até com animais confinados, porque para muitos produtores isso não causa perdas, pois acreditam que o animal não consome alimento nesse período, o que não é verdade. Estudos com manejo de ofertas de alimentos são mais comuns com vacas leiteiras, e esses estudo têm mudado a forma e manejo de fornecimento de alimentos. O quanto pode se deixar de ganhar ou perder com animais presos no período noturno, ou diferentes manejos de oferta de dietas, ainda não foi avaliado em ovinos. Outro questionamento que é com relação ao peso de abate. A literatura confirma que o peso ideal de abate de ovinos para se obter as melhores características da carcaça é aos 30 kg. Nos nossos trabalhos, utilizamos ovinos Santa Inês e mestiços que são 90% dos ovinos na Bahia, e temos observados que animais até 35 kg não atingem a cobertura de gordura ideal para o acabamento de carcaça. Quando se fala na produção familiar, o abate é feito no animal mais pesado, sem contar a idade e possíveis odores e sabores mais acentuados que também são rejeitados por consumidores. A proposta deste trabalho é realizar dois experimentos sobre manejo alimentar e peso ao abate de ovinos Santa Inês em pastejo. Este trabalho responderá a questões de qual seria o melhor manejo alimentar para ovinos a pasto? E quanto seria a perda ou o ganho em cada manejo alimentar? E por que e como ocorrem essas perdas? Como também, qual seria o melhor peso de abate para ovinos Santa Inês? E quanto tempo é necessário para chegar a esse peso? E como seria a aceitabilidade do consumidor de carne de animais abatidos com diferentes pesos?
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026