Projetos de Pesquisa

 

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Rosana Carla do Nascimento Givigi

Ciências Humanas

Educação
  • práticas colaborativas entre pesquisadores, professores e alunos da educação especial com foco nas tecnologias digitais e comunicação alternativa
  • A inclusão de crianças com deficiência na escola comum exige uma reorganização dos níveis de apoio tanto nas escolas quanto nos serviços. A abordagem colaborativa oferece possibilidade para que se instaure o diálogo entre os envolvidos no processo de aprendizagem. No caso da Educação Especial, cujo público-alvo se constitui pelos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o processo de ensino-aprendizagem esbarra em diversas questões, como formação dos professores, falta de investimento, pouca acessibilidade, falta de suportes adequados, especialmente para alunos com deficiências severas, dentre outras. Uma problemática importante para uma inclusão bem sucedida do aluno público alvo da Educação Especial é a definição e implementação dos suportes de apoio necessários, especialmente os que envolvem os dispositivos tecnológicos e assistivos como mediadores da educação. Este estudo toma como hipótese que o trabalho colaborativo entre pesquisadores, professores de Educação Especial e alunos com deficiência, no que se refere ao uso de recursos de tecnologia digital e comunicação alternativa, poderá contribuir de forma significativa para o acesso à aprendizagem e participação nas interações sociais. O pressuposto subjacente é que o suporte, para os alunos e professores, deve levar em consideração uma série de fatores dinâmicos em interação, sendo alguns específicos para o indivíduo, outros para o ensino e outros para as tarefas a serem realizadas. Para garantir a acessibilidade dos alunos com deficiência, é necessário em grande parte das vezes, o uso de dispositivos tecnológicos e assistivos personalizáveis e adaptáveis. Metodologicamente será uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, com fundamentação crítico-dialética. Além disso, ´será utilizada a pesquisa-ação colaborativa-crítica, numa intervenção que visa construir uma dinâmica crítico-reflexiva.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rosana Goldbeck

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • bioprocesso integrado para obtenção de oligossacarídeos e nanocristais de celulose a partir de resíduos agroindustriais
  • No contexto de biorrefinaria, um dos atuais desafios é o desenvolvimento de bioprocessos integrados, eficientes e com alto rendimento que, de maneira otimizada e economicamente viável, resultem em bioprodutos diversificados de interesse industrial. A partir de materiais de baixo valor agregado, como os resíduos agroindustriais, biomoléculas de alto valor agregado, como nanocristais de celulose (NCCs) e oligossacarídeos prebióticos como xilo-oligossacarídeos (XOs) e celo-oligossacarídeos (COs) podem ser obtidos. Tanto os oligos como os nanocristais são bioprodutos de grande interesse para as indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas, tendo em vista seus múltiplos benefícios e a gama de possibilidades de aplicações nesses setores. Os desafios para obtenção de altos rendimentos de XOs e COs, associados com a produção economicamente viável de NCCs por rotas mais ecológicas, incentivam pesquisadores na busca por novas estratégias. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo produzir de maneira integrada e otimizada, xilo-oligossacarídeos (XOs), celo-oligossacarídeos (COs) e nanocristais de celulose (NCCs) a partir de resíduos agroindustriais, como bagaço de cana, casca de milho e palha de arroz. Acredita-se que a integração de ondas ultrassônicas associadas à hidrólise enzimática possam promover elevados rendimentos de XOs, COs e NCCs simultaneamente. É importante salientar que este trabalho tem carácter inovador, visto que não há estudos na literatura que englobem a produção integrada e otimizada desses bioprodutos. Além disso, pretende-se estudar os principais mecanismos envolvidos nas atividades biológicas (atividades prebiótica, antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva) e tecnológicas (reologia, atividades emulsificantes e estabilizantes) desses biocompostos, uma vez que ainda não são totalmente elucidadas na literatura. A elucidação destas propriedades é fundamental para ampliar ainda mais a gama de aplicações destes bioprodutos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rosana Pereira Vianello

Tecnologias

Tecnologia e Inovação para Agropecuária
  • piramidação de alelos de resistência à antracnose, mancha angular, murcha de fusarium e escurecimento lento em feijão carioca via ferramentas biotecnológicas
  • Vide projeto anexo
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
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Rosana Souza Lima

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • as ciências no nosso dia-a-dia
  • Visando contribuir com o ensino de conceitos fundamentais de biologia, geologia e paleontologia para o ensino médio e fundamental, o principal objetivo deste projeto é produzir e divulgar, durante os sete dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2021, produtos didáticos elaborados especialmente para esse período, mas que continuarão disponíveis após a SNCT para uso e download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix e das escolas parceiras. Os temas trabalhados estão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, resultando no incremento do conhecimento acerca do Planeta Terra. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição e divulgação será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à “Diretoria de Educação de Aracaju”, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
  • Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Rosane de Andrade Berlinck

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua emcena: para uma sociolinguística histórica em peças teatrais brasileiras
  • As línguas são um fato social, logo, mutáveis e heterogêneas assim como as sociedades que as falam. Assim, essa intrínseca relação língua e sociedade tem de ser considerada no estudo histórico das línguas. Tal estudo é feito, quase sempre, a partir de documentos escritos que não representam toda a diversidade e complexidade das sociedades pretéritas, mas em geral apenas as elites letradas. Além disso, essas fontes compõem conjuntos fragmentários e heterogêneos para cada período histórico analisado. Nossa proposta visa trazer possíveis respostas para os problemas da baixa representatividade social dos corpora históricos e do anacronismo ideacional na definição de categorias de análise para fatores sociais (aplicação de conceitos modernos para descrever realidades passadas). A hipótese é que peças teatrais podem fornecer dados linguísticos associados a uma maior diversidade de perfis sociais, tendo em conta que são textos estruturados a partir do diálogo entre personagens representativos de idades, sexos/gêneros, grupos sociais, níveis de instrução diversos e que apresentam uma gama de situações de interação e de temáticas. Essa hipótese se apoia no fato de que já foi demonstrado que corpora para os quais se tem informação social sobre os escreventes (por exemplo, de correspondências pessoais) permitem identificar relações entre fatores sociais e processos linguísticos, levando a explicações mais robustas de processos de variação e mudança linguística (Conde-Silvestre, 2007; Hernández-Campoy; Conde-Silvestre, 2012). A estratégia adotada será compor um corpus de peças brasileiras dos séculos XIX, XX e XXI e caracterizar o perfil social de seus personagens utilizando categorias definidas com base na reconstrução dos contextos sócio-históricos relevantes. Tal reconstrução de contextos e perfis segue uma nova metodologia proposta no âmbito deste projeto, apoiada em um diálogo interdisciplinar com fontes e pesquisadores da História, Sociologia, Antropologia, Teatro.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025