Projetos de Pesquisa

 

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Ronaldo Adriano Christofoletti

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • olímpiada brasileira do oceano
  • A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não-formal de todo o país, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. Contribuindo com a formação de uma Geração Oceano, esta iniciativa se alinha à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030) e as ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A O2 é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. Do local ao global, a Olimpíada Brasileira do Oceano trabalha conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter- e transdisciplinar. Ao estimular e ampliar a visibilidade de práticas pedagógicas e ações socioambientais de norte a sul e de leste a oeste do país, a O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação brasileira.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Ronaldo Ferreira de Araujo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • a (des)informação científica em saúde sobre covid-19 no brasil: analisando as redes de comunidades de atenção
  • A politização da pandemia tem influenciado a disseminação de informação em saúde sobre COVID-19 e ainda são poucos estudos dedicados a compreensão de seus efeitos, sobretudo quando se trata do compartilhamento de resultados de pesquisas e as redes de comunidades de atenção que alcançam. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a formação dessas redes em torno da circulação de informação científica em saúde sobre COVID-19 no Brasil compartilhada nas mídias sociais. Para tanto, por meio de um estudo altmétrico consideramos o nível de recomendação e disseminação para entender as interações em torno dos artigos. A produção científica sobre a COVID-19 será obtida pela base Dimensions e os dados altmétricos serão coletados via Altmetric Explorer na busca por pesquisas que receberam menções nas principais redes sociais no Brasil. As informações dos perfis dos usuários e conteúdo das mensagens serão obtidas via Application Programming Interface - API das redes sociais escolhidas. O estudo adotará a perspectiva da microanálise de dados online para investigar a formação de RCA em torno dos artigos e seus contextos. A partir deste percurso será possível descrever o número de postagens, o tipo de usuários, a média de exposição das publicações e o nível de divulgação e recomendação. Os dados serão analisados e correlacionados de acordo com o indicador de diversidade, com base nos tipos de usuários, interações e conteúdo. O conjunto das pesquisas será analisado segundo seus resultados e evidências científicas na verificação de sua preservação ou distorção durante seu compartilhamento. Com os dados e indicadores de produção e de compartilhamento será desenvolvido um Dashboard de monitoramento da atenção online e visibilidade de pesquisas sobre covid-19. A perspectiva contextual e de rede de comunidades introduzida nesta pesquisa pode ajudar a entender o impacto social de publicações sobre COVID-19 que circulam no Brasil e suas cargas informativas ou desinformativas.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Ronaldo Glauber Maia de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • projeto ceará científico 2021 (feira de ciências estadual)
  • As Feiras de Ciências e Cultura, fazem parte do trabalho desenvolvido pela SEDUC há muitos anos. Os projetos são realizados e avaliados nas escolas (etapa escolar), passam por Etapas Regionais também classificatória e eliminatória, até chegar na Etapa Estadual. Na década de 1990, chegou a envolver as escolas particulares, cujas apresentações na etapa estadual se realizavam no então Centro de Convenções do Ceará. No início do ano 2000, juntou-se ao Festival de Talentos da Escola Pública-FESTAL, que agregou à modalidade científica, outras modalidades como a esportiva e a cultural. As Feiras de Ciências foram se aprimorando e a partir de 2006 começaram a ser desenvolvidas numa perspectiva de pesquisa científica, com orientações mais específicas às escolas. No período de 2011 a 2015, com vistas a incentivar o desenvolvimento de programas educativos que concorram para melhorar a divulgação e compreensão dos projetos ambientais formulados pelas escolas estaduais, a Secretaria da educação (SEDUC), por meio da equipe de Educação Ambiental realizou as Mostras de Educação Ambiental, incentivando o diálogo entre os participantes e as práticas exitosas nessa área, realizadas nas escolas. As Mostras Ambientais se constituíam em importantes mecanismos para a reflexão da comunidade escolar e local acerca dos problemas ambientais em âmbito global, nacional, regional, estadual, municipal e escolar, com o objetivo de despertar nos envolvidos o interesse pela solução destes problemas, promovendo a troca de experiências a partir das ações executadas pelos alunos. O CEARÁ CIENTÍFICO na edição de 2016, unificou a X Feira Estadual de Ciências e Cultura e a VI Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Essa iniciativa propôs que todos os projetos científicos e artístico-culturais voltados para a Educação Ambiental fossem trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, assim como os projetos das outras modalidades, perpassando as Etapas Escolares, Regionais e culminando na Etapa Estadual premiando os 03 (três) primeiros colocados em cada uma das 08 (oito) categorias correlatas destacadas no item 4 desta proposta e ainda, caracterizando o evento como momento de festa, de socialização das produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber. Até hoje, o CEARÁ CIENTÍFICO faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia da SEDUC, desenvolvida em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo visando a socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, em todas as etapas do processo seletivo e de disseminação das experiências vivenciadas.
  • Secretaria da Educação do Estado do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Jul 03 00:00:00 BRT 2021-Mon Jul 31 00:00:00 BRT 2023
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Ronaldo Gonçalves Morato

Ciências Biológicas

Zoologia
  • efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de vertebrados em ambietes savânicos
  • Os incêndios florestais estão entre as principais causas da degradação ambiental e perda de biodiversidade. Dentre as ações de prevenção de incêndios, o Manejo Integrado do Fogo (MIF) ganha cada vez mais destaque no Brasil e no Mundo. O MIF envolve pesquisa e monitoramento dos efeitos do fogo sobre o ambiente, sociedade e biodiversidade e pode contribuir para o ordenamento do uso do fogo para manutenção cultural e sustentabilidade econômica, além de atuar como fator ecológico fundamental em ecossistemas pirofíticos, como nos ambientes savânicos do Cerrado brasileiro. Neste sentido, este projeto visa avaliar os efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de fauna de vertebrados em três diferentes tratamentos que apresentam regimes de fogo distintos: 1) época de ocorrência; 2) tamanho de área queimada, e; 3) frequência e intensidade. Serão avaliados, os efeitos do fogo sobre diversidade, abundância e estrutura das comunidades de vertebrados, antes e após a ocorrência de incêndios, queimas prescritas e queimas controladas, considerando a escala temporal e as funções ecológicas e atributos funcionais das espécies. O levantamento de campo integra transectos lineares para busca ativa, armadilhamento fotográfico, bioacústica e DNA Ambiental. Acreditamos que: 1) tratamentos que gerem fogo de maior intensidade causarão maior redução nas densidades populacionais e na diversidade de espécies pós-fogo e, consequentemente, a recolonização será mais lenta; 2) tratamentos que gerem fogo menos intenso não afetarão, ou afetarão com menor intensidade, as densidades populacionais e a diversidade de espécies detectadas pós-fogo; 3) alternativamente, espécies mais adaptadas ao regime de fogo, terão maior taxa de sobrevivência e, consequentemente, irão recolonizar o ambiente pós-fogo. Nossos resultados subsidiarão planos de manejo integrado do fogo em unidades de conservação e áreas de importância biológica.
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Ronaldo Lopes Oliveira

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • substrato exaurido da produção do cogumelo na alimentação de pequenos ruminantes
  • O desenvolvimento de um sistema de interseção entre duas cadeias produtivas, cogumelo e pequenos ruminantes, é possível e, ambientalmente correto. A matéria orgânica empregada para cultivo de cogumelos comestíveis é inutilizada pela agroindústria após colheita, sendo descartada no ambiente. Estimativas apontam que por unidade de produto de cogumelo produza-se pelo menos três vezes seu volume em resíduos. Em análises preliminares, desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa, o resíduo descartado apresenta características nutricionais (15% de proteína bruta e 65% de fibra em detergente neutro) e físicas com potencial de substituir o volumoso na dieta de pequenos ruminantes. Ainda, durante o desenvolvimento do cogumelo diferentes complexos enzimáticos são produzidos e liberados promovendo alterações na composição e ligações físico-químicas do resíduo, e seus efeitos na alimentação animal precisam ser mais bem elucidados. Destas alterações no substrato, trabalhos de avaliação bromatológica destacam a redução da lignina e o aumento nos percentuais de celulose, hemicelulose e compostos fenólicos livres, alterando a quantidade e estrutura química, o que o caracterizaria como uma fonte de volumoso para uso na nutrição de pequenos ruminantes. Assim, objetiva-se determinar o efeito da utilização de resíduos de cogumelos, em substituição do volumoso (feno de tifton), na dieta de ovinos e caprinos sob a performance animal e composição da carcaça. Tendo como foco a determinação de um nível ideal de substituição do volumoso pelo resíduo da produção de cogumelos, para barateamento de custos produtivos e que mantenha a qualidade da carne (maciez, sabor, perfil de ácidos graxos e etc.) destes animais. O projeto será desenvolvido com ovinos e caprinos em crescimento distribuídos em três trabalhos experimentais: 1) Desempenho animal, Comportamento ingestivo e Qualidade da carcaça; 2) Consumo e digestibilidade dos nutrientes; 3) Parâmetros de fermentação ruminal.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025