Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Araújo de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • pythonisa: solução baseada em machine learning para predição de chegada e tempo espera de transporte coletivo via sistema cftv
  • O conceito de cidades inteligentes tem assumido centralidade estratégica no debate público, e a incorporação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas para auxiliar em propostas de soluções que visem melhorar a qualidade de vida da população vem ganhando destaque. Os problemas relacionados ao transporte público podem ser mitigados com a utilização de TICs para monitoramento de veículos e vias em tempo real. Algumas soluções para transporte público, principalmente para ônibus, vêm sendo propostas, porém, essas soluções possuem limitações relacionadas à dependência de obtenção das informações, seja por parte das empresas de transporte, seja por depender da utilização e obtenção de informações geradas pelos usuários. A utilização de um sistema CFTV aliado a técnicas de inteligência artificial poderá auxiliar na obtenção dessas informações necessárias tanto para os passageiros de transporte coletivo, quanto para a gestão municipal e o apoio à tomada de decisão, possibilitando a disponibilização de informações em tempo real, o armazenamento de dados referentes às rotas de ônibus, aos veículos, aos passageiros e aos pontos de parada, e a possibilidade oferecer predições aos usuários e aos gestores. O projeto Pythonisa visa desenvolver e disponibilizar uma solução baseada em Machine Learning para predição de chegada e tempo de espera por ônibus na cidade de Macapá, no estado do Amapá. O projeto utilizará o sistema de câmeras presente na cidade, como também analisará a necessidade de inclusão de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, para que seja possível oferecer informações sobre as rotas das frotas de ônibus da cidade. Como resultado, espera-se auxiliar tanto à gestão pública na tomada de decisões, quanto aos passageiros com informações disponibilizadas que poderão ser acessadas por smartphones e por dispositivos IoT que serão construídos a partir de lixo eletrônico e serão implantados nos pontos de ônibus.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 07/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Patrícia Christina Marques Castilho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • átomos ultrafrios na transição dimensional 3d-2d
  • O desenvolvimento de novas tecnologias quânticas depende do entendimento das propriedades fundamentais de sistemas quânticos de muitos corpos. O progresso na confecção de dispositivos miniaturizados requer a compreensão e o domínio de fenômenos coerentes de transporte e dissipação em sistemas de baixa dimensionalidade. Esta tarefa é complicada devido à complexidade dos materiais convencionais, nos quais as fortes correlações entre as partículas limitam a eficácia de sua descrição teórica. Sistemas de gases atômicos ultrafrios apresentam densidades muito menores simplificando a descrição da interação entre os seus constituintes. Somado a isso, o alto grau de controle de suas propriedades e a flexibilidade de aprisionamento obtida com o uso de armadilhas ópticas, tem possibilitado a utilização destes sistemas como plataforma experimental para o estudo das propriedades de sistemas quânticos de muitos corpos. É neste contexto em que se insere este projeto de pesquisa no qual propomos a construção de um novo sistema experimental capaz de estudar a transição dimensional 3D-2D em um gás ultrafrio de potássio-39. A baixas temperaturas, materiais tridimensionais exibem o aparecimento de uma fase ordenada e de um estado quântico macroscópico acompanhado de um comportamento superfluido. Em sistemas de dimensão reduzida, flutuações de fase intrínsecas impedem o aparecimento de uma ordem de longo alcance. No caso de sistemas bidimensionais, um estado quântico macroscópico ainda pode ser atingido a partir de uma transição de fase topológica, a transição Berezinskii-Kosterlitz-Thouless (BKT). Neste projeto, ao comprimir um superfluido atômico 3D até o regime 2D enquanto acompanhamos a evolução de algumas de suas características quânticas, como a temperatura crítica para a fase superfluida e a formação de “estados de Efimov” (i.e. estados ligados de três corpos), pretendemos contribuir para a proposição de modelos que conectem estas duas fases quânticas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026