Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Pedro Dal Lago

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • projeto ativars: movimento contra o sedentarismo
  • Justificativa: A inatividade física e o sedentarismo são responsáveis por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, em 2021 o sedentarismo foi responsável por 11,6% de todas as mortes. O comportamento sedentário tem recebido muita atenção por parte da comunidade científica mundial, pois se caracteriza como um problema de saúde pública, uma vez que apresenta associação negativa com a saúde das pessoas e com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, é urgente criar ações, investimentos prioritários e estratégicos para promover de forma efetiva o aumento da prática, e a aderência ao exercício físico para a população sedentária. Diversos avanços tecnológicos recentes como a internet das coisas e redes de sensores, podem prover uma melhoria no monitoramento e prescrição do exercício físico. Tais avanços podem ser integrados a fim de fornecer biofeedbacks sobre os exercícios físicos prescritos, os quais podem ser acessados através de smartphones. Objetivo: O objetivo geral do projeto é desenvolver e implementar tecnologias inovadoras, disruptivas, e seguras para garantir a intensidade adequada durante a realização do exercício físico prescrito, aumentar a adesão das pessoas para prática de exercício físico e monitorar as respostas de biomarcadores de saúde para redução dos níveis de sedentarismo da população. Impactos Esperados: Somado ao impacto científico, salienta-se também a formação de recursos humanos diferenciados e competentes para atuar no combate ao sedentarismo da população brasileira. Todos esses aspectos podem contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida da população, encorajando-a a realizar programas de atividade física para diminuir o sedentarismo e trazer mais saude para sua vida. Essa integração tem potencial para geração de futuros produtos e formação qualificada de recursos humanos - ambos elementos que podem beneficiar diretamente a saúde da população.
  • FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - RS - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Pedro de Lemos Menezes

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • uma ferramenta computacional baseada em machine learning para registro e análise de potenciais evocados auditivos nos domínios do tempo e da frequência.
  • Os Potenciais Evocados Auditivos (PEA) auxiliam no diagnóstico de indivíduos com alterações auditivas, investigando a integridade da via auditiva desde a sua porção periférica ao córtex auditivo, e definindo os limiares eletrofisiológicos. A grande maioria das análises de PEA é restrita à avaliação da latência e amplitude, e seus intervalos interpicos, sendo análises ordinárias que não consideram a morfologia da onda. Essa avaliação é habitualmente evocada por cliques, que possuem um espectro acústico amplo, apresentando sérias limitações quanto à especificidade de frequência na determinação dos limiares eletrofisiológicos. Além disso, na prática clínica, o profissional encontra dificuldades durante a marcação das ondas no exame, o que ocasiona certa subjetividade em seus resultados e dificulta o laudo. Uma possibilidade é analisar matematicamente essas ondas no domínio do tempo e da frequência. Neste caso toda a morfologia da onda é avaliada e não apenas alguns picos, pode-se quantificar outras funções fisiológicas em atividade durante a percepção sonora na estimulação do sistema nervoso central, avaliar o quanto as diferentes atividades neuronais estão sincrônicas, sua duração, e como se dá a associação entre o sincronismo e duração da atividade neuronal; tornando o exame mais refinado e sensível. O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta computacional capaz de registrar e avaliar os PEAs nos domínios de tempo e frequência. A ferramenta computacional poderá auxiliar os profissionais na elaboração de laudos mais precisos dos exames, para diagnóstico precoce de alterações auditivas, incluindo a possibilidade e avaliação mais refinada do processamento auditivo central, com ampla possibilidade de investigação eletrofisiológica. Algumas alterações, como a surdez, poderiam ser investigadas desde o nascimento da criança. Tamanha é a possibilidade de detalhamento das análises dos potenciais evocados auditivos por meio da metodologia proposta.
  • Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - AL - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026