Projetos de Pesquisa

 

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Sonia de Oliveira Camara Rangel

Ciências Humanas

Educação
  • por uma cartografia das infâncias e sua judicialização no brasil de 1927 a 1990
  • Em diálogo com os campos da História da Educação, da História Social e da Sociologia, esta proposta de pesquisa objetiva analisar a produção das leis protetivas às infâncias no Brasil. Para isto, considera-se a promulgação do Código de Menores de 1927, do Código de Menores de 1979 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, como marcos reguladores das relações sociais concernentes às infâncias e às famílias. Assim, tomamos estes documentos como pontos de inflexão a partir dos quais concepções, ideias e projetos foram debatidos, constituindo-se como referências para a produção de marcadores sociais envolvendo raça, gênero e classe e, por conseguinte, na definição de estratégias e aparatos tutelares voltados às infâncias pobres no Brasil. O ponto focal da análise busca compreender a relação entre as esferas pública e privada, em particular no que se refere a judicialização da infância e a ampliação do papel do Estado tutelar na regeneração/proteção/educação das crianças. A hipótese que mobiliza este estudo é que neste processo, setores da sociedade empenharam-se na montagem de um arcabouço jurídico-institucional direcionado a intervir sobre as infâncias empobrecidas e suas famílias. Nesse processo, ampliou-se a atuação do Estado como agência reguladora das relações sociais, aspecto que se considera plausível de ser observado nos momentos históricos demarcados neste estudo. Objetivando compreender os pontos de interseção, diálogos e embates entre as diferentes esferas de análise, utilizaremos como procedimento metodológico o mapeamento, cruzamento e problematização das fontes documentais como suportes de práticas sociais. Assim, busca-se aprofundar, em diálogo com a historiografia especializada, reflexões acerca dos debates jurídicos e das leis, bem como das instâncias responsáveis pela organização dos serviços e formulação das matrizes que conformaram as políticas de assistência e proteção às infâncias no país.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato

Ciências Humanas

Educação
  • concepção de um modelo epistemológico de referência (mer) para o conceito de limites como uma ferramenta que permite federar nas pesquisas em didática sobre os cálculos e análise
  • O ensino de cálculo e análise e, especificamente, de limites tem sido uma preocupação central dos pesquisadores da didática da matemática há várias décadas. Essa centralidade não é acidental. Por um lado, os limites constituem a pedra angular do cálculo e da análise e, por outro lado, as recorrentes e resistentes dificuldades de compreensão e apropriação deste conceito são atestadas por investigadores de todo o mundo. Apesar de décadas de pesquisas sobre o tema, nenhum pesquisador ainda encontrou uma situação de ensino que aborde todas essas dificuldades. Ao mesmo tempo, esse conjunto de pesquisas levou a uma espécie de paradoxo. Os pesquisadores não conseguiram mitigar as lacunas desse problema, mas multiplicaram as visões e abordagens relativas ao estudo do ensino dos limites, levando-o a uma forma de fragmentação do conhecimento científico na matéria. Essa fragmentação ocorre porque os referenciais teóricos dessas pesquisas podem ser difíceis de articular, o que levanta a questão do significado dos resultados das pesquisas obtidas e como vinculá-las. Um dos objetivos desta pesquisa é, portanto, desenvolver um modelo epistemológico de referência (MER) que possibilite ordenar as pesquisas sobre limites, destacando os pontos cegos e implícitos que determinada pesquisa pode conter. Este MER é uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho de reordenação realizado com as pesquisas sobre limites e também de utilizá-lo como uma grade de leitura para expor a ecologia dos sistemas de ensino que se encarregam dos limites, do ensino médio à universidade, investigando a coerência epistemológica das práticas vinculadas a limites nessas instituições. Diante desses estudos preliminares, pretendemos elaborar um projeto de ensino sobre limites que será analisado pela metodologia da engenharia didática. Os resultados dessa investigação caracterizam-se pela elaboração do MER, bem como as análises e o projeto de ensino associado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 31/03/2022-31/03/2025
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Sonia Maria Vanzella Castellar

Ciências Humanas

Geografia
  • pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino
  • Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Sonia Regina Nozabielli

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • desenvolvimentos e desigualdades: entre as palafitas e o complexo portuário de santos
  • A pesquisa aborda desenvolvimentos e desigualdades na relação com segmentos da classe trabalhadora. A produção e reprodução da vida material e social no Brasil se sustenta em heranças colonialistas e escravistas, sob uma dependência econômica que delimita os avanços de desenvolvimentos brasileiros, impulsionados pelo Estado sob diferentes governos, para a garantia da acumulação capitalista. Essa lógica é marcada por deslocamentos que resultam em consequências para segmentos da classe trabalhadora, principalmente na última década, abrangendo os tempos do COVID-19. Constitui objeto da pesquisa o porto e as palafitas como componentes de uma unidade de análise das desigualdades e desenvolvimentos, que justificam e influenciam as respostas de trabalho e da proteção social para segmentos da classe trabalhadora, na particularidade do complexo portuário de Santos. Nesse contexto, o problema da pesquisa pode ser delimitado: se o complexo portuário de Santos é estratégico para o capital e importante na rede econômica global, que impactos têm os desenvolvimentos sobre a organização da vida de segmentos da classe trabalhadora? Tendo como pressuposto que, nessa organização, tanto o trabalho como a proteção social dependem de condições estruturais e de correlação de forças políticas, afirma-se a hipótese dessa pesquisa: as respostas às demandas de proteção social e trabalho, que deveriam traduzir expectativas éticas e políticas da realização da vida humana, estão submetidas às exigências de recomposição da acumulação do capital, sob as tramas das desigualdades com fortes marcas da colonização e escravidão. É uma pesquisa qualitativa com a utilização de uma combinação de técnicas, a observação participante, diário de campo, o recurso da cartografia e da imagem, as entrevistas, e a recorrência a fontes diversas com os seguintes procedimentos, pesquisa bibliográfica, histórica e documental e pesquisa de campo.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Soraia Sales Dornelles

Ciências Humanas

História
  • vilas indígenas na amazônia pombalina em perspectiva conectada (1757-1798)
  • Na segunda metade do século XVIII, Portugal promoveu um grande esforço para a reorganização administrativa do Império, com objetivos que passavam pela garantia da soberania dos territórios no ultramar e sua efetiva exploração econômica. Com a assinatura do Tratado de Madrid (1750), a demarcação de fronteiras tornou-se prioridade, fato que colocou a região Norte da América no centro das ações reformadoras portuguesas. Central nessa mudança foi a publicação do Diretório dos Índios (1757), política indigenista concebida a partir das experiências amazônicas e estendida para o estado do Brasil em 1758. O Diretório pombalino (1757-1798) transformou antigos aldeamentos missionários em vilas e lugares de Índios. Este projeto visa investigar como as populações indígenas se inseriram no universo colonial setecentista a partir da formação das Vilas de Índios da Amazônia (Pará e Maranhão) que previam a incorporação das populações originárias através do trabalho assalariado, de sua participação na governança e comércio das vilas e por meio de uma reforma cultural baseada no cristianismo. Assim, propomos trazer à tona a discussão sobre a formação desses espaços coloniais destacando o papel ativo dos povos indígenas na constituição dessa sociedade, anteriormente, negados ou subestimados na historiografia. Procuraremos demonstrar como o trabalho indígena e o comércio contribuíram para inseri-los na sociedade colonial, mas também o papel que desempenharam nos processos de acumulação interna da colônia e sua conexão com o Estado do Brasil, particularmente as capitanias do Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande de São Pedro e com o Atlântico Equatorial. Também está no escopo do projeto compreender a inserção dessas populações na sociedade colonial lusa por meio da vida cristã e da intenção assimilacionista da política. Através do referencial teórico-metodológico da história social e da história indígena analisaremos documentação a primária e secundária.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Spartaco Astolfi Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de terapia genética baseada em vetor viral multivalvo para o tratamento do alzheimer
  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas possuem demência no mundo. No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem DA, acredita-se que a prevalência nacional é mais alta que a mundial. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa multifatorial, sendo uma de suas principais causas definidas, a formação de placas derivadas do acúmulo de uma proteína chamada Beta-Amilóide. As placas de Beta-Amilóides são formadas da clivagem de uma proteína maior encontrada na membrana chamada Proteína Precursora de Beta-Amilóide – APP. Em grande parte dos pacientes com Alzheimer foi identificado um aumento na expressão do mRNA da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, o que pode contribuir para o acúmulo de beta-amilóide e formação das placas. Posto isso, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), será diminuída a expressão do RNA mensageiro da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, Beta secretase e TAU acarretando em uma diminuição na produção da proteína Beta-Amilóide, reduzindo seu acúmulo e formação das placas de Beta-Amilóide, assim como, ocorrerá o silenciamento de miRNAS que atuam como silenciadores de Alfa secretase atráves da atividade de um RNA circular. Com base em buscas realizadas na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, estimamos que este produto será o primeiro produto comercial brasileiro que atuará diretamente em uma das causas conhecidas da doença, através da inovadora técnica de terapia celular a base de RNA de interferência. Atualmente são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde 4 medicamentos que atuam apenas na redução dos efeitos do Alzheimer: donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina. Os medicamentos: donepezila, galantamina, rivastigmina são todos inibidores da acetilcolinesterase, uma enzima que degrada um importante neurotransmissor, a acetilcolina, a memantina é um medicamento antagonista do receptor N-metil D-Aspartato - NMDA utilizado como neuroprotetor no tratamento sintomático da doença.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 07/12/2020-31/12/2023
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Stefânia Ordovás de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transformação digital no varejo omnicanal: mapeamento, definição de gargalos e entrega de soluções
  • O setor de serviços costuma representar acima de 70% do PIB das principais economias mundiais (incluindo o Brasil), e o varejo tem importante papel nesse número. Nos últimos anos, impulsionada por avanços tecnológicos, novos comportamentos de compra e pela recente crise sanitária, importantes mudanças foram feitas no setor. Uma destas foi a configuração multi ou omnicanal, onde o consumidor interage com o varejista por meio de múltiplos canais integrados. Em paralelo, há uma linha de pesquisa importante que é o entendimento da jornada do cliente, desde a identificação de suas necessidades até a compra, o consumo e o descarte de produtos. Essa jornada, muitas vezes vista como linear, sofre bruscas alterações quando levada para o contexto omnicanal, onde as interações podem ocorrer na loja física, pessoalmente, por meio de sites ou aplicativos, ou mesmo por uma combinação dessas possibilidades. Assim, este projeto busca compreender e mapear a jornada do consumidor no mercado calçadista feminino, no contexto omnicanal, identificando pontos de contato e de fricção entre varejista e consumidor. A questão de pesquisa que se apresenta para tanto é: quais os gargalos para a transformação digital para omnicanalidade no varejo calçadista brasileiro? Esta questão é de relevância teórica e prática e passível de ser realizada com as parcerias deste projeto. Para tanto, será realizada uma pesquisa envolvendo duas etapas: a primeira, qualitativa, junto a varejistas, especialistas em varejo calçadista e consumidores, compreendendo a omnicanalidade do setor e mapeando a jornada do consumidor; a segunda, quantitativa, como forma de validar a jornada e identificar pontos de contato e fricção. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de soluções tecnológicas em parceria com a DB Server para os pontos de fricção encontrados, que serão propriedade da Escola de Negócios da PUCRS/LABEX e, além de servirem aos varejistas parceiros, serão utilizados em projetos de ensino e pesquisa futuros.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Stefanie Griebeler Oliveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • formas de organização de apoio/suporte ao cuidador de pessoas com dependência funcional na atenção domiciliar: protocolo de revisão de escopo
  • Revisão de Escopo, conforme proposta pelo Joanna Briggs Institute, com estudos sobre cuidadores domiciliares de pessoas com dependência funcional com menção a alguma forma de apoio/suporte fornecido ao cuidador domiciliar publicados em inglês, espanhol ou português a partir do ano de 2002. As bases de dados a serem pesquisadas incluem MEDLINE (PubMed), CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e SciELO.org. Buscas na literatura cinza também serão realizadas. A estratégia de busca ocorrerá em três etapas. Na primeira será realizada uma pesquisa nas bases MEDLINE (PubMed) e CINAHL seguida da análise das palavras dos títulos e resumos e dos descritores das publicações. Uma segunda busca usando todas as palavras-chave e descritores identificados nos bancos de dados incluídos. A terceira etapa será uma busca nas listas de referências dos estudos selecionados para identificar estudos adicionais. Todos os títulos e resumos dos registros identificados serão analisados quanto à pertinência aos objetivos dos estudos e os textos elegíveis serão lidos na íntegra para confirmar a pertinência e extrair os dados de interesse. A busca e a triagem dos estudos elegíveis serão realizadas por pares. A análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados será desenvolvida por dois revisores independentes. A qualidade metodológica dos estudos incluídos será apreciada utilizando o proposto pelo JBI, por exemplo, PRISMA-ScR. Os resultados serão apresentados através de síntese narrativa para descrever os estudos e determinar a qualidade da evidência produzida, sempre que possível, acompanhada de diagramas, mapas conceituais e quadros/tabelas conforme os objetivos da revisão. Espera-se que a scoping review contribua para a análise das formas de organização de apoio/suporte ao cuidador domiciliar de pessoas dependentes funcionalmente apontando evidências para qualificar a atenção domiciliar.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2021-31/12/2022
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Stefany Grutzmann Arcari

Outra

Divulgação Científica
  • xi semana nacional de ciência e tecnologia: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • O IFSC é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e oferece educação básica, profissional, superior e em nível de pós-graduação em estrutura multicampi. Atualmente, o IFSC possui 22 câmpus localizados em diferentes regiões do estado de Santa Catarina, com sede e foro em Florianópolis. O Câmpus São Miguel do Oeste foi implantado em 2009 e possui profissionais capacitados e infraestrutura adequada para a organização e realização do evento. O IFSC-SMO oferta ensino médio, técnico e graduação com o objetivo de realizar a escolarização, capacitação, qualificação e disseminação de conhecimento entre os estudantes e a comunidade, acreditando que o conhecimento adquirido pelos estudantes durante sua formação possa contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Dessa forma, vimos por meio deste documento, anunciar o projeto de realização da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT) com o tema central “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", que acontecerá de 17 a 23 de outubro de 2022 no IFSC-SMO, além de ações extramuros vinculadas à XI SNCT, em cooperação com AMEOSC, CONDER, ACISMO, Colegiado de Secretarias Municipais de Educação da AMEOSC e escolas municipais e estaduais de educação básica e técnica. As atividades ofertadas durante a XI SNCT serão: IV Seminário de Iniciação Científica (IV SIC) com apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral, banner e escrita), oficinas, mostras, gincana, feira de ciências das escolas de educação básica de abrangência estadual, dias portas abertas, apresentações culturais e artísticas e palestras. Todas essas atividades serão desenvolvidas para os discentes do ensino médio e/ou técnico de escolas de educação básica e alunos da educação superior de Santa Catarina. A SNCT 2022 proporcionará a divulgação e a difusão do conhecimento, bem como estimulará a geração de novos conhecimentos para o fortalecimento da inovação tecnológica.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Stela Luiza de Mattos Ansanelli

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no brasil
  • O desenvolvimento da indústria de bens e serviços ambientais tem sido visto por diversas nações como forma de sair de crises econômicas, sobretudo da crise financeira de 2008. O setor é visto com potencial capaz de gerar um maior volume de empregos por unidade de investimento. Há uma lista de bens e serviços de gestão da poluição, tecnologias limpas e gestão de recursos, proposta pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é internacionalmente aceita para compor o setor. Os empregos verdes são postos de trabalho que contribuem para redução de impactos ambientais. A abordagem setorial de empregos verdes os relacionam ao setor ambiental onde o emprego é gerado. No Brasil poucos estudos foram realizados e o país carece de dados empíricos sobre empregos verdes e setor verde, dificultando a identificação de seus impactos na economia e outras comparações empíricas. O objetivo geral do projeto é estimar o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no Brasil. Para tanto, o projeto apresenta dois objetivos específicos: 1- Delimitar a indústria de bens e serviços ambientais no Brasil; 2- Avaliar seu impacto no mercado de trabalho através de uma nova abordagem setorial de empregos verdes. A metodologia será realizada em duas etapas, para atender os dois objetivos específicos: 1- Mapear as empresas do setor, por meio de pesquisa de palavras-chaves na internet dos produtos da lista de bens e serviços ambientais da OCDE, de consulta ao site Revista Meio Ambiente Industrial, de contato com especialistas e de participação em feiras industriais do setor; 2- Levantar o número de empregos formais nas empresas do setor no período atual, por meio de contato eletrônico e telefônico, e compara-los com outros resultados e verificar sua participação no emprego total formal do país. Estudos internacionais utilizaram metodologia similar e regiões vem investindo no setor, como The European Green Deal.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
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Stela Maris de Mello Padoin

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • plataforma educativa desenvolvida de forma participativa com usuários adultos e profissionais da saúde para tratamento da sífilis e do hiv: tradução do conhecimento
  • Doenças emergentes e negligenciadas demandam para os serviços de saúde diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico a fim de reduzir os altos índices epidemiológicos. Diante da prevalência e incidência da sífilis, o acesso pelos profissionais de saúde a ferramentas digitais, como o fluxograma de mesa, pode contribuir para o diagnóstico precoce e tratamento imediato. Da mesma forma, na epidemia do HIV, contribuir com a promoção da adesão ao tratamento, que é um dos desafios para a proteção individual e coletiva. O problema de pesquisa foi evidenciado em estudos primários e secundários desenvolvidos no grupo de pesquisa e pela participação efetiva dos profissionais dos serviços de saúde e gestores nestes estudos, que pactuaram as demandas. A hipótese é que a usabilidade da plataforma educativa promova a educação continuada e educação em saúde por meio de um website otimizado para smartphone e tablet. Este estudo é plausível considerando a utilização de evidências científicas dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e de revisões sistemáticas que sustentam o conteúdo educativo. A avaliação do uso tem sua plausibilidade em pesquisa de campo com instrumentos validados que irão apontar potencialidades e barreiras para o uso. A estratégia metodológica com abordagem participativa, usuários e profissionais da saúde, e ancorada no modelo da tradução do conhecimento, permitirá a validação da aparência do fluxograma modelo website, pelos profissionais da APS; e de conteúdo/aparência com informações para adesão ao tratamento antirretroviral pelos usuários. A pesquisa de campo com avaliação da usabilidade pelos usuários finais implicará na adaptação do conhecimento ao contexto local e implementação e manutenção do uso da plataforma no website da instituição.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Stéphanie NASUTI

Outra

Ciências Ambientais
  • governança dos territórios da agricultura familiar no planalto de santarém (pará): inovações institucionais para o desenvolvimento local e a juventude rural
  • Nossa proposta trata das inovações nos arranjos institucionais que permitem que cidadãos e grupos sociais aumentem sua capacidade de agência no território em um cenário de injustiça socioambiental e espacial. Frente a uma conjuntura de corte de políticas sociais, ao mesmo tempo que se amplia o incentivo a setores extrativistas dos recursos naturais, estes arranjos buscam defender outras visões de desenvolvimento, com base na agroecologia e o bem-viver. De forma específica, propomos realizar a pesquisa na região do Planalto de Santarém (Pará), território formado predominantemente por agricultores familiares, mas onde, nos últimos 20 anos, houve uma expansão importante da agricultura industrial, levando a conflitos socioambientais. Este cenário estimula a criação de arenas de governança e de ações coletivas derivadas de estratégias de resistência. Nesta seara, a pesquisa em pauta propõe analisar os mecanismos de governança elaborados pelas organizações da Agricultura Familiar atuantes para fortalecer essa categoria social frente às recentes mudanças de ocupação e uso da terra, bem como para defender seu projeto de vida. Isso compreende: - conceituar as novas narrativas compartilhadas localmente para expressar e defender o modelo de desenvolvimento reivindicado; - analisar as arenas de governança investidas por esses grupos; - analisar as estratégias elaboradas para envolver a juventude rural nessas arenas e favorecer a continuidade entre gerações. Os resultados gerados contribuirão com o debate sobre processos sociais inovadores de governança territorial (mobilização e organização coletiva). Esta pesquisa lança mão de estratégias participativas de produção do conhecimento, abordagem em consonância com os princípios éticos subjacentes à ideia de justiça socioambiental. Nesta perspectiva, os conhecimentos produzidos assumem uma dimensão cidadã, de transformação da realidade a favor dos grupos que vivenciam situações de desigualdades socioambientais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Subênia Karine de Medeiros

Outra

Multidisciplinar
  • ciência no parque
  • O Projeto Ciência no Parque, é uma iniciativa de membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com docentes da Educação Básica da cidade de Mossoró e do Estado do Ceará, além de colaboradores apaixonados por Ciência, que visa desenvolver atividades de divulgação científica em praças e parques da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. O projeto nasceu do desejo de transpor os muros da nossa Instituição de Ensino Superior (IES), levando Ciência, Educação e Cultura a espaços públicos da cidade. Em uma ação colaborativa entre discentes de graduação, discentes e egressos da pós-graduação, docentes das áreas de Física, Química, Biologia e Computação, além de representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró, foi montada uma programação que envolve conhecimentos científicos e lazer, atraindo um público diversificado, composto por crianças, jovens e adultos de todas as idades. Um evento aberto ao público, gratuito, acessível, que conecta a comunidade universitária da sociedade civil, onde ela estiver. O projeto é uma ação fundamentada no conceito de alfabetização científica, que busca promover atividades que capacitem nossos jovens e nossas crianças ao ato de compreender conceitos da Ciência, Sociedade, os avanços da Tecnologia e a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento de ações como essa é fundamental para a popularização da Ciência e a ampliação dos espaços não formais de educação científica. Através desses projetos, Universidade, Institutos e a comunidade científica se dispõem a mobilidade fora dos muros institucionais, dialogando com a sociedade sobre temas que envolvem avanços e conceitos sobre Ciência, utilizando uma linguagem de fácil acesso, mas sem margear a importância do Método Científico.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Sue Yazaki Sun

Ciências da Saúde

Medicina
  • implicações do câncer na gestação: biomarcadores placentários preditivos de desfechos clínicos
  • O impacto de eventos adversos durante a gravidez, como fome, infecções, violência traz ao concepto danos à sua saúde no futuro, conceito conhecido como Origem Desenvolvimentista da Saúde e das Doenças (DOhad, em inglês). As sociedades internacionais de pediatria e ginecologia e obstetrícia e a Organização Mundial da Saúde declararam como de urgência e alerta em saúde coletiva. Câncer é uma condição imunogenética que impacta de maneira sistêmica e ameaça a integridade física materna e também seu concepto. Cada vez mais o câncer tem sido diagnosticado em idades mais precoces, enquanto a gestação tem sido adiada, o que gera o evento câncer na gestação cada vez mais frequente. O câncer de mama é o mais frequente, correspondendo a 24,5% de todos os casos, além dos de pulmão, hematológico, colo uterino entre outros. Conhecer os impactos da tumorigênese materna no concepto é necessário e urgente para protocolos em saúde pública. Entender como a placenta pode ser afetada pelo estado neoplásico e tratamento oncológico e suas repercussões para o desenvolvimento fetal e acompanhamento clínico no futuro deste ser, também trazendo uma individualização na saúde, conceito conhecido como medicina personalizada, é a premissa desta pesquisa. A placenta é um órgão descartado após o parto e as condições clínica e biomoleculares da gestação também são expressas nesta interface materno-fetal. Utilizando-se de metodologia de imunohistoquimica da anatomia patológica e da expressão gênica bem estabelecidas, nosso projeto propõe, de maneira inédita, conhecer e discriminar biomarcadores placentários como fatores preditivos de êxito em saúde e na evolução clinica e desfecho deste novo ser.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Suele Manjourany Silva Duro

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeito da covid-longa na utilização dos serviços de saúde no sul do brasil
  • Em março de 2020 a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil e rapidamente se disseminou. Atualmente com quase 600.000 mortos e 21 milhões de casos confirmados, ainda não se sabe ao certo o impacto dessa doença na saúde daqueles que se contaminaram. Pesquisa realizada em uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal de Pelotas observou que cerca de 30% dos infectados buscaram serviço de saúde pela não melhora nos sintomas da COVID-19 e que entre 12 e 20 semanas após a infecção, 50% continua com algum sintoma residual, chamado de COVID-longa, sendo os mais frequentes fadiga, problemas de memória e atenção, alterações no olfato e paladar e dores musculoesqueléticas. Além dessas consequências, tem-se evidências de complicações nos pulmões, rins e agravamento de doenças preexistentes, como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Tais problemas podem levar a uma diminuição da qualidade de vida dessas pessoas e a um aumento na procura por serviços de saúde, sendo necessária uma maior capacitação dos profissionais e organização dos serviços para o enfrentamento destas consequências. Diante desse cenário, com intuito de obter informações que possam contribuir para a estruturação do sistema de saúde para atender a essa demanda, o presente estudo pretende responder a três perguntas: 1) Quais características da infecção pela COVID-19 são determinantes da COVID-longa? 2) Qual itinerário terapêutico das pessoas com o problema? 3) Qual a demanda de utilização de serviços de saúde pós infecção pela COVID-19? Para tanto, será realizado estudo transversal aninhado à pesquisa longitudinal SulCovid, por meio de coleta de dados domiciliares com três grupos de comparação distintos: dois grupos de pessoas que tiveram COVID-19, com e sem COVID-longa, e um terceiro grupo de pessoas que não tiveram diagnóstico de COVID-19. Destaca-se que aqueles sem COVID-19 serão identificados exclusivamente para este estudo dentre os vizinhos dos outros dois grupos
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 11/04/2022-30/04/2025
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Sueli Angelo Furlan

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • vulnerabilidade socioambiental na zona costeira maranhense: usos múltiplos, serviços ecossistêmicos e alterações climáticas.
  • Pretende-se investigar a temática da "vulnerabilidade socioambiental nas zonas costeiras do estado do Maranhão", articulando um enfoque específico para as relações de usos dos litorais, serviços ecossistêmicos e alterações climáticas. O tema vulnerabilidade socioambiental, no cenário mundial, vem sendo muito enfatizado e o nosso interesse recai sobre as características da dinâmica dos sistemas costeiros quanto a aspectos do meio físico e das populações que dependem da qualidade dos ecossistemas nos litorais Maranhenses. Interessa-nos também compreender os territórios protegidos, mais especificamente os impactos dos principais drives que atuam nos diferentes setores da zona costeira e a vulnerabilização das populações locais face às tendências climáticas. Os objetivos gerais são: analisar a vulnerabilidade socioambiental na zona costeira do estado do Maranhão, identificando múltiplos usos, serviços ecossistêmicos e impactos das mudanças climáticas no processo de vulnerabilização socioambiental; desenvolver metodologia de mapeamento que garanta a construção de banco de dados geográficos de serviços ecossistêmicos para subsidiar a tomada de decisão. São dois grandes estudos que se articulam: 1. Estudo da vulnerabilidade socioambiental; 2. Estudo dos serviços ecossistêmicos. A análise do grau de vulnerabilidade da zona costeira do Maranhão será obtida por meio dos índices de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) e Índice de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas (IVMC). A análise dos serviços ecossistêmicos se baseará numa metodologia que consiste em: elaboração de um inventário inicial dos possíveis serviços ecossistêmicos associados a paisagem (MEA, 2003); revisão bibliográfica sistemática dos estudos sobre SE em zonas costeiras amazônicas e semiáridas do Maranhão; consulta a especialistas e oficinas participativas. Os estudos serão articulados por geotecnologias de mapeamento das medidas de vulnerabilidade baseadas na seleção de variáveis que melhor retratam a área.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Suely Kazue Nagahashi Marie

Ciências da Saúde

Medicina
  • biomarcadores cinculantes em biópsia líquida para diagnóstico precoce e prognóstico de glioblastoma e adenocarcinoma pancreático
  • O diagnóstico precoce em câncer tem impacto direto no prognóstico. Métodos não invasivos são necessários para aumentar a eficácia de detecção e monitoramento da progressão de tumores. Modalidades de imagem e biópsias utilizadas para esta finalidade apresentam limitações inerentes, que poderão ser sanadas pela análise e caracterização das microvesículas (MV) circulantes. MV são secretadas pelas células e contém marcadores que identificam a sua origem, podendo, portanto, ser potenciais biomarcadores de malignidade. MV atravessam a barreira hematoencefálica, o que permite monitoração também em tumores cerebrais. Descreveu-se maior concentração de MV circulantes em pacientes com GBM do que em controles e associam-se elementos específicos de MV com tipos tumorais. No presente estudo, propõe-se agregar expertises de pesquisadores de 3 instituições para realizar uma caracterização integrada de MV isoladas do sangue de pacientes com glioblastoma (GBM) e adenocarcinoma ductal pancreático (ADP), dois tumores altamente malignos com sobrevida menor que 2 anos. Características morfológicas e bioquímicas serão estudadas na UNIFESP, perfil proteômico no ICB-USP e perfis de mRNA e microRNA por sequenciamento em larga escala na FMUSP para responder se MV podem ser biomarcadores na detecção de recorrência em GBM e diagnóstico diferencial entre diabetes mellitus de início recente secundário a ADP. A análise será feita em amostras de biorrepositórios com caracterização clínica completa e em amostras sequenciais coletadas prospectivamente ao longo da evolução tumoral. Espera-se que os resultados uma vez validados em coorte expandida e em modelo tumoral in vitro com cultura primária de células tumorais permitam diagnóstico precoce e tratamentos personalizados em ambos tumores. A otimização do isolamento de MV com metodologias alternativas e a identificação de marcadores específicos de MV permitirão solicitação de registro de patentes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Sukarno Olavo Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • feira de ciências: um ambiente de cultura científica e ensino-aprendizagem para a educação básica – 2ª edição
  • As expansões das redes federais de educação profissional e tecnológica, juntamente com os investimentos nas Universidades Federais na região da Zona da Mata Mineira, tornam a educação gratuita e de qualidade acessível aos jovens de diferentes setores sociais. Programas de pós-graduação, capacitação e a inclusão de jovens estudantes em programas de extensão e atividades culturais promovidos pelas Intuições Federais fornecem a oportunidade de estar em um ambiente de saberes diversos e cultura científica. Nesse contexto, a presente proposta de uma feira de ciências, promovida pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa - UFV, tem como objetivo incorporar jovens estudantes nos processos de desenvolvimento educacional, estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico, técnico e superior e estimular a procura pelas carreiras científicas. A Feira de Ciências será uma oportunidade para aproximar as escolas e a comunidade da Universidade, divulgar espaços de ensino abertos aos profissionais da educação e reativar programas de capacitação profissional. As atividades relacionadas ao evento também atuarão na conscientização em termos da representatividade das mulheres na ciência em diferentes áreas do conhecimento e a sua importância. Espera-se difundir os cursos de Ciências Exatas entre os jovens estudantes e incentivar a procura por tais cursos. Deseja-se contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da interdisciplinaridade existente no âmbito das atividades que envolvem a educação e despertar o interesse pela ciência no ambiente escolar.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 03/02/2022-29/02/2024
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Sukarno Olavo Ferreira

Ciências Humanas

Filosofia
  • feira de ciências: um ambiente de cultura científica e ensino - aprendizagem para a educação básica
  • As expansões das redes federais de educação profissional e tecnológica, juntamente com os investimentos nas Universidades Federais na região da Zona da Mata Mineira, tornam a educação gratuita e de qualidade acessível aos jovens de diferentes setores sociais. Programas de pós-graduação, capacitação e a inclusão de jovens estudantes em programas de extensão e atividades culturais promovidos pelas Intuições Federais fornecem a oportunidade de estar em um ambiente de saberes diversos e cultura científica. Nesse contexto, a presente proposta de uma feira de ciências, promovida pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa - UFV, tem como objetivo incorporar jovens estudantes nos processos de desenvolvimento educacional, estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico, técnico e superior e estimular a procura pelas carreiras científicas. A Feira de Ciências será uma oportunidade para aproximar as escolas e a comunidade da Universidade, divulgar espaços de ensino abertos aos profissionais da educação e reativar programas de capacitação profissional. As atividades relacionadas ao evento também atuarão na conscientização em termos da representatividade das mulheres na ciência em diferentes áreas do conhecimento e a sua importância. Espera-se difundir os cursos de Ciências Exatas entre os jovens estudantes e incentivar a procura por tais cursos. Deseja-se contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da interdisciplinaridade existente no âmbito das atividades que envolvem a educação e despertar o interesse pela ciência no ambiente escolar.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 29/12/2020-31/12/2022
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Suliani Rover

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • fusões & aquisições: análise das companhias de capital aberto de países desenvolvidos e emergentes
  • Operações de Fusões e Aquisições (F&A) internacionais têm se mostrado cada vez mais ativas como uma estratégia de entrada em mercados estrangeiros, principalmente para países emergentes (Khan et al., 2021), em busca de sinergia, retornos econômicos, financeiros e estratégicos. Contudo, a literatura apresenta divergências quantos aos impactos das F&A no retorno anormal das empresas, sugerindo uma assimetria entre o motivo das aquisições e a percepção dos investidores dependendo do setor ou mercado desenvolvido e emergente. Diante do exposto, o estudo tem por objetivo analisar a relação entre F&A e o desempenho, econômico-financeiro, socioambiental e de mercado, das companhias de capital aberto de países desenvolvidos e emergentes que compõem o G20. Para atingir o objetivo geral, têm-se os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar a relação entre o desempenho econômico-financeiro das empresas e as operações de F&A; 2) Analisar as modificações nos indicadores socioambientais após a F&A; 3) Verificar a reação do mercado acionário após o anúncio da F&A; e 4) Avaliar os possíveis comportamentos distintos entre as operações de F&A, segregadas em Combinações de Negócios, nas companhias abertas de países desenvolvidos e emergentes. Para isso, serão analisadas companhias não financeiras de capital aberto que negociam suas ações em países desenvolvidos (Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia, União Europeia) e emergentes (África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Peru), por meio dos dados disponíveis na Refinitiv, de 2010 a 2022. Para o desempenho, será analisado tanto o retorno anormal acumulado das F&A (MacKinlay, 1997), bem como o Retorno sobre o Ativo (ROA), geração de fluxos de caixas operacionais e indicadores socioambientais. Na análise quantitativa, serão estimados modelos de regressão por dados em painel, regressão multinível (HLM) e estudo de eventos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 11/04/2022-30/04/2025