Projetos de Pesquisa

 

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Thais Cristina Oliveira da Fonseca

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • modelos gráficos de decisão via multiregressão quantílica
  • Este projeto propõe desenvolver metodologia estatística para apoio à tomada de decisão baseada em evidência. Para isso, a equipe propõe considerar modelos gráficos de influência dinâmicos conhecidos como modelos de multiregressão dinâmica, porém estendendo para o caso de quantis extremos visando explicar regimes atípicos. Une-se então Teoria da Decisão e Modelos gráficos de influência dinâmicos possibilitando a modelagem de problemas de grande complexidade de forma interpretável para tomadores de decisões de diversas áreas, além de permitir inferência causal. Em particular, três grupos de problemas serão tratados no projeto: (i) segurança alimentar, (ii) diferença de gênero nas ciências exatas e (iii) altas taxas de cesariana no sistema de saúde brasileiro. A abordagem usual para relacionar fatores e resultados em sistemas como os citados em (i-iii) é baseado em regressões lineares que não permitem inferência de causa e efeito além de considerar de forma inadequada o efeito de variáveis mediadoras. O foco dessa proposta é investigar as relações de causa-efeito nestes sistemas usualmente não lineares e com dependência temporal considerando uma nova abordagem baseada em modelos gráficos de influência. A extensão para o caso quantílico visa explicar resultados extremos decorrentes de intervenções feitas ao sistemas em estudo. Além disso, trata-se de uma alternativa robusta sob a presença de valores discrepantes. Para cada nível da multiregressão a equação da média é substituída por quantis fornecendo uma informação mais rica a respeito da relação entre os fatores em estudo. O modelo possibilitará: Determinar cursos de ação ótimos ao longo do tempo e quais estratégias foram mais efetivas no passado e teriam maior potencial de impacto no futuro; Prever resultados futuros dependendo das mudanças no sistema; E fornecer uma ferramenta para os formuladores de políticas com o objetivo de otimizar a relação custo-eficácia de futuras intervenções.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Thais Nivia de Lima e Fonseca

Ciências Humanas

Educação
  • educação e instrução na américa portuguesa na perspectiva de histórias compartilhadas e conectadas: dinâmicas internas e conexões (século xviii e primeiras décadas do século xix)
  • Pesquisas recentes sobre a educação na América portuguesa no século XVIII e primeiras décadas do XIX tem demonstrado as diferentes práticas na educação do súdito cristão, na instrução das primeiras letras e da gramática latina, em estudos focados em localidades específicas, sejam capitanias, vilas ou comarcas. Essa proposta trata da investigação sobre as dinâmicas educacionais existentes na América portuguesa naquele período, escolares ou não, ocorridas em diferentes espaços geográficos daquele território, mas conectadas por dinâmicas econômicas, políticas, religiosas, culturais. Entendemos as dinâmicas educacionais como os processos relacionados à atuação dos mestres particulares, à criação e funcionamento do ensino régio após as reformas pombalinas da instrução, ao aprendizado das artes e dos ofícios, todos mediados pela circulação de saberes, de pessoas, de normas jurídicas e administrativas. O problema central é avançar o estudo da educação e da instrução numa vasta área geográfica, no período de mais de um século, em perspectiva comparada e conectada, para além da ilusão da unidade trazida pela atuação centralizada da Coroa portuguesa ao dar as diretrizes e normas a serem seguidas em todo o seu império. Nossa principal hipótese é que as condições específicas, a atuação dos poderes locais, e os interesses das populações nas diferentes partes da América portuguesa, foram variantes determinantes nas relações dessas instâncias entre si e com a administração central em Portugal, não sem conflitos e disputas, e na percepção da instrução pública como elemento simbólico e instrumento de distinção social, prestígio político e indicador de civilização. Os documentos disponíveis no Brasil e em Portugal permitem a constatação dessas evidências, analisados segundo as conexões pretendidas. Utilizaremos os métodos da micro-história, por meio da análise densa das fontes e da confrontação de escalas, além dos suportes teórico-metodológicos comparados e conectados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025