Projetos de Pesquisa

 

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Tatiana Mora Kuplich

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mapeamento dos remanescentes campestres do bioma pampa com suporte de imagens orbitais ópticas e de radar
  • Os campos cobrem aproximadamente 32% do planeta e, depois das florestas, representam o segundo maior reservatório de carbono. Além de representar base forrageira única para fauna nativa e manejada, os campos auxiliam na manutenção da biodiversidade e regulagem do ciclo do carbono. Os campos do bioma Pampa brasileiro ocorrem na metade sul do Rio Grande do Sul e são geralmente explorados sob pastoreio contínuo e extensivo, em alguns locais em sistemas mistos com culturas de arroz e soja. Os campos do RS têm sido extensivamente convertidos para outros usos, como agricultura e reflorestamento. A rápida conversão dos campos para outros usos sinaliza a necessidade urgente do mapeamento de seus remanescentes, para possibilitar seu manejo e conservação. O conhecimento sobre a dinâmica da cobertura e uso da terra é parte de políticas de controle e prevenção de degradação de ambientes naturais. Para o Pampa, além da conservação de seus serviços essenciais, o conhecimento de seu estado de conservação garantirá o pagamento futuro de compensações pela sua manutenção. O sensoriamento remoto (SR) é ferramenta essencial para estudos de vegetação, pois, com suporte de imagens orbitais de diferentes sensores, é possível a geração de mapas para estimativa das áreas de campos e de seu estado de conservação. Técnicas de interpretação visual de imagens são utilizadas por equipes do INPE para classificação das imagens, mas são necessárias metodologias digitais específicas para otimizar a produção de mapas. Em especial, técnicas baseadas em aprendizado de máquina (machine learning) serão testadas para classificação e mapeamento dos campos e sua dinâmica. Este projeto objetiva a utilização de imagens orbitais ópticas e de radar para o aprimoramento e automatização do mapeamento dos remanescentes campestres do Pampa. Para tanto, serão testadas técnicas de classificação de imagens, detecção de mudanças e automatização das etapas, com processamento em sistemas locais e em nuvem.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Tatiana Oliveira Siciliano

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • núcleo cinema e audiovisual da puc rio - pesquisa e memória
  • O projeto tem como objetivo principal adquirir equipamentos de produção, realização e edição de imagem e captação de som a fim de fortalecer e ampliar o Núcleo de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação da PUC-Rio de modo a transformá-lo em um Laboratório de Pesquisa da Imagem e Som e um Centro de Memória e Pesquisa Audiovisual. São duas as questões específicas: a) No Laboratório, o discente irá produzir filmes, pesquisar imagens de arquivos em acervos diversos, elaborar roteiros e exercícios de montagem, de modo a adquirir a expertise crítica no campo da comunicação, da informação e da linguagem audiovisual. b) No Centro de Memória será organizado e produzido um repositório audiovisual de memórias da história do curso de cinema da PUC-Rio, de acontecimentos importantes ocorridos na universidade e de pessoas públicas que estudaram na instituição. Desde 2005, quando foi criado, o Curso de Cinema reúne professores e pesquisadores que colaboraram para a formação de gerações de profissionais que atuam de forma marcante no mercado de trabalho nacional e internacional. Os estudos de cinema têm sido, dentro do Departamento de Comunicação, um espaço de inovação e pioneirismo. A constituição de um acervo como o proposto neste projeto tem um caráter inovador e o pioneiro na história das universidades públicas e privadas brasileiras. Como estratégia metodológica para constituição deste acervo, realizaremos chamadas públicas para doação de material iconográfico e filmográfico dos egressos, além de entrevistas para que os doadores elaborem as memórias das vivências e tragam informações sobre o material doado. Esse acervo servirá como fonte principal para a realização de filmes. O material produzido será disponibilizado gratuitamente em uma página virtual a ser criada e atrelada aos sites do Departamento de Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e ao site do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Apr 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Tatiana Renata Gomes Simões

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • “valorização da ciência no contexto infantil através de trajetórias de cientistas brasileiras”
  • A divulgação e popularização da Ciência promovem inclusão social, pois as noções científicas são necessárias à população para o entendimento dos principais avanços científicos e tecnológicos e suas implicações. Esta compreensão inclui a sociedade em discussões e decisões que influenciarão diretamente suas vidas e, por isso, são essenciais para o exercício da cidadania plena no mundo atual. Neste sentido, existe a necessidade urgente de se incluir o público infantil na apropriação da universidade enquanto equipamento público, mais especificamente, no conhecimento produzido no âmbito do ensino superior. Grande parte dos brasileiros acredita na importância da ciência, mas poucos deles sabem citar o nome de um cientista brasileiro. É urgente a necessidade de ser e criar referências reais de cientistas brasileiros, principalmente, mulheres cientistas desde o ensino infantil. Estas referências também são capazes de despertar o interesse pelas carreiras científicas, o que impacta de forma positiva o desenvolvimento econômico e social da nação. Neste sentido, este projeto propõe a divulgação científica para o público infantil abordando temas relacionados às ciências exatas e representação feminina nesta área, através da elaboração de materiais audiovisuais e um livro digital com o tema: “As cientistas Superpoderosas” que serão divulgados na SNCT 2022 nos canais e perfis do projeto “Ciência & Criança” e de uma oficina presencial com o tema: “Você conhece uma cientista?” onde as crianças participarão de atividades experimentais em que irão explorar o método científico através de levantamento e teste de hipóteses. Buscamos com este projeto, explorar e incentivar a curiosidade e o espírito investigativo das crianças, pois acreditamos que capacidade de fazer perguntas certas, criar hipóteses e testá-las é uma característica fundamental não apenas para cientistas, mas também para formação do senso crítico de qualquer pessoa.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023