Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Zigomar Menezes de Souza

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • mecanismos de resistência física e mecânica do solo induzidos pelo carbono orgânico em sistemas de produção agrícola de longo prazo
  • O aporte contínuo de carbono (C) no solo pode promover significativas melhorias no processo de agregação do solo, regulando muitos processos físicos no solo. Estudos têm reportado que o C tem papel chave no processo de ganho de resistência do solo, influenciando diretamente na coesão, propriedades compressivas (resistência, elasticidade e compressibilidade), resistência do solo à penetração das raízes e resistência tênsil de agregados. A proposta deste projeto é testar a hipótese de que sistemas de produção de longo prazo elevam o estoque de C no solo com o tempo, aumentando a resistência física e mecânica do solo. O objetivo geral é avaliar a influência do C e da estabilidade da estrutura em indicadores de resistência física e mecânica do solo. Para tanto, amostras de solo serão coletadas em cenários com gradiente de C no solo e consequentemente diferentes graus de estabilidade da estrutura do solo. Os cenários incluirão diferentes fases e tempos de implementação dos sistemas de produção. Propriedades compressivas e resistência à penetração serão medidas em amostras de solo submetidas a diferentes potenciais mátricos. Adicionalmente, ensaios de resistência tênsil serão realizados em agregados coletados em campo. Carbono total e suas respectivas frações físicas, assim como estabilidade de agregados em água, serão medidos e relacionados aos indicadores de resistência do solo. Espera-se que o C e o tempo de condução dos sistemas induzam estabilidade estrutural e condicionem o incremento nos indicadores de resistência física e mecânica do solo. O conhecimento e o entendimento do papel do C nos mecanismos de resistência do solo poderia ser ferramenta útil para construção, via manejo, de solos mais resistentes à deformação e ruptura, e resilientes em eventos de aplicação de cargas externas (tráfego e pisoteio animal). Consequentemente, o solo poderia se tornar menos suscetível à degradação, mas com elevada qualidade física para crescimento e desenvolvimento das plantas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Zilton Farias Meira de Vasconcelos

Ciências Biológicas

Imunologia
  • rede nacional de genômica dos erros inatos da imunidade (renomieii)
  • Os erros inatos da imunidade (EII) são doenças genéticas raras que têm como principal característica alterações das funções do sistema imune, levando à maior suscetibilidade às infecções de repetição, autoimunidade e neoplasias. A criança com EII, embora relativamente rara, é um paciente de alto custo para o SUS, devido a dificuldades diagnósticas, realização de múltiplos exames complementares e internações prolongadas. Há ainda um significativo custo social pelo risco de óbito e relevante comprometimento da capacidade laboral e qualidade de vida. A indicação terapêutica adequada depende do diagnóstico diferencial e precoce, possibilitando alcançar a eficiência da intervenção clínica, com redução significativa do número de infecções e internações. Isto reflete em melhora da qualidade de vida do paciente, redução importante do número de óbitos, assim como em diminuição de custos com medicamentos e internações hospitalares. Neste cenário, em 2018 nosso grupo estruturou um modelo de gestão em rede (rede carioca de imunodeficiência primária – RECIP) visando dar acesso a um fluxograma de investigação diagnóstica racional e sustentável através do sequenciamento do exoma dos pacientes com suspeita de EII em parceria com unidades de atendimento especializadas da cidade do Rio de Janeiro. Desde então temos 440 exomas sequenciados, processados e em análise fenotípica. Atualmente nosso modelo de rede está pronto para ser expandido para outras unidades do SUS, de forma centralizada, nos moldes de Laboratórios de Referência já estabelecidos na FIOCRUZ. No entanto, uma das etapas limitantes é a necessidade de equipe especializada dedicada à análise bioinformática de correlação genótipo-fenótipo. Além disso, 30% dos casos são resolvidos apenas com a análise de exoma para esse grupo de doenças, sendo importante outras estratégias ômicas para avaliação do potencial incremento diagnóstico, incluindo avaliação econômica de micro-custeio para todas essas metodologias.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-30/11/2027