Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mateus de Souza Ribeiro Mioni

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • patógenos emergentes na cadeia produtiva de bovinos, aves e suínos - campylobacter spp., coxiella burnetii e coxiella-like
  • As doenças infecciosas estão surgindo em um ritmo sem precedentes, com impactos significativos nas economias globais e na saúde pública. Dentre os patógenos emergentes, Campylobacter spp. e Coxiella burnetii são bactérias presentes na cadeia de alimentos, mas ainda pouco estudadas. A campilobacteriose vem se destacando em diversos países do mundo como a principal causa bacteriana de doenças de origem alimentar onde Campylobacter jejuni e C. coli são as principais espécies do gênero envolvidas na enfermidade humana, sendo responsável por 90% dos casos. Outro ponto importante é o fato de Campylobacter spp. apresentarem ampla resistência a antimicrobianos. C. burnetii é o agente causal da Febre Q, uma enfermidade que apresenta formas aguda e persistente, levando a importantes consequências aos acometidos, podendo ser transmitida de diversas formas, inclusive pela ingestão de alimentos contaminados. Ademais, Coxiella-like são espécies do gênero que pouco sabemos sobre seu potencial zoonótico. No Brasil, a epidemiologia de ambos os patógenos é pouco conhecida e a disseminação ao longo das cadeias produtivas é uma incógnita. O presente trabalho visa avaliar a presença dessas bactérias em fígados de bovinos, suínos e aves, e carcaças de aves. Levando em consideração a taxa de detecção de Campylobacter spp. e C. burnetii, serão coletados 234 carcaças e 333 fígados de aves, 273 fígados de bovinos e 234 fígados de suínos. Para Campylobacter, as amostras serão submetidas ao isolamento e detecção molecular. As amostras positivas serão genotipadas por técnicas de biologia molecular e avaliadas quando a resistência a antimicrobianos pela análise de MIC e presença de genes relacionados à resistência. Para C. burnetii e Coxiella-like, as amostras serão avaliadas por qPCR e as amostras positivas (Ct<35) serão encaminhadas para o Laboratório de referência na França (ANSES/Sophia-Antipolis) para o isolamento e análises complementares.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mateus Matiuzzi da Costa

Ciências Biológicas

Genética
  • o surgimento das bactérias resistentes a múltiplas classes de antimicrobianos na região do submédio são francisco
  • A resistência aos antibióticos é um problema urgente e de escala mundial, sendo que este envolve uma rede complexa de eventos conectando a saúde humana com a qualidade ambiental. Os objetivos do presente estudo são isolar e caracterizar o perfil de resistência antimicrobiana e aos agrotóxicos de bactérias isoladas na região do Submédio Vale do São Francisco e, relacionar os dados obtidos no campo com os padrões de resistência múltipla encontrados em bactérias obtidas em um hospital público e de amostras ambientais da cidade de Petrolina/PE. Além disso, também são objetivos deste estudo entender os mecanismos moleculares envolvidos na emergência da resistência múltipla em isolados de E. coli submetidos a diferentes classes de agrotóxicos. Serão executados quatro planos de ações: Plano de ação 1: Caracterização do perfil de resistência a antibióticos e sequenciamento do genoma de bactérias presentes em amostras biológicas de pacientes da UTI do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf. Plano de ação 2: Caracterização do perfil de resistência a antibióticos e sequenciamento do genoma de bactérias presentes em superfícies da UTI e esgoto do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf e, amostras de água do Rio São Francisco. Plano de ação 3: Isolamento e caracterização do perfil de resistência antimicrobiana e a agrotóxicos de Escherichia coli isoladas de trabalhadores e de esgoto do campo na região do Submédio Vale do São Francisco e, caracterização de co-resistência à antibióticos e agrotóxicos. Plano de ação 4: Relação da resistência a antibióticos e a agrotóxicos entre bactérias presentes na UTI do Hospital Universitário/EBSERH da Univasf, amostras ambientais e do campo da cidade de Petrolina/PE.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 13/12/2022-30/06/2025