Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marly Babinski

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mudanças paleoambientais no neoproterozoico e suas implicações na variação da química dos oceanos, evolução da vida e formação de depósitos de ferro
  • O Neoproterozoico (1000-541 Ma) é um dos períodos mais notáveis da história do planeta, marcado pelo aparecimento dos primeiros organismos complexos e pela formação de importantes depósitos de ferro. Neste mesmo período, ocorreram mudanças tectônicas e climáticas significativas, como aglutinação de continentes, glaciações de escala global e eventos de oxigenação da atmosfera. Como estas mudanças do Sistema Terra influenciaram as etapas de evolução da vida e a formação de importantes depósitos minerais permanece em debate na literatura, exigindo maiores estudos. Este projeto propõe avançar no conhecimento destas relações de causa e consequência, visando melhor entender os estágios iniciais da vida complexa no planeta que daria origem a vida como conhecemos hoje. Diversas linhas de pesquisa mostram que estes organismos surgiram nos oceanos neoproterozoicos e teriam se aproveitado da elevação nos níveis de oxigênio e de nutrientes, mudanças na química dos oceanos e de novas relações ecológicas. A hipótese central do projeto é que todos estes fatores resultaram de mudanças climáticas e tectônicas no sistema Terra, que por sua vez impulsionaram inovações biológicas. Para testá-la será feito um estudo multidisciplinar, envolvendo geocronologia, geoquímica isotópica, paleontologia e sedimentologia, técnicas capazes de fornecer informações sobre regimes climáticos, estado redox dos oceanos, intemperismo químico continental e disponibilidade de nutrientes, além da ecologia do Neoproterozoico. As unidades alvo são os grupos Jacadigo e Corumbá (oeste do país) e os grupos Bambuí e Una (centro-leste), que possuem um registro geológico deste período com exposições rochosas que permitem aplicação da metodologia proposta em resolução temporal adequada. O objetivo é testar se as etapas evolucionárias e a formação dos depósitos de ferro sucedem mudanças no Sistema Terra, estabelecendo as relações de causa e consequência que permanecem em debate atualmente.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/09/2022-30/09/2025
Foto de perfil

Marquiony Marques dos Santos

Ciências da Saúde

Medicina
  • inteligência artificial na predição de alterações citopatológicas do colo do útero na atenção primária em saúde
  • Introdução: o câncer do colo do útero é um agravo de alta prevalência e incidência, que repercute como consequências econômicas, sanitárias e sociais significativas. No âmbito da saúde pública brasileira, seu diagnóstico depende da qualidade da atenção primária em saúde e de seus mecanismos de rastreio e diagnóstico. Algoritmos de aprendizado de máquina pode subsidiar a decisão profissional diante das especificidades de cada apresentação clínica, individualizando o cuidado e agilizando a tomada de decisões diante de lesões citopatológicas de importância epidemiológica. Objetivo: Desenvolver algoritmos de aprendizado de máquina para predição de alterações citopatológicas do colo do útero na atenção primária em saúde. Método: Estudo transversal, com representatividade nacional, coletados a partir de informações de dados estruturados e não estruturados, a partir de imagem do colo do útero e questionário socioeconômico e demográfico. Serão desenvolvidos algoritmos de machine learning para predizer alterações citopatológicas, o tipo e sua gravidade clínica. Resultados esperados: espera-se que os resultados possam auxiliar no algoritmo de rastreio e diagnóstico do câncer do colo do útero, trazendo mais agilidade nas decisões terapêuticas individualizadas, respeitando as necessidades de saúde de cada caso. Isso será garantido com a criação de uma ferramenta de inteligência artificial como apoio de diagnóstico.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 22/02/2024-28/02/2027