Projetos de Pesquisa

 

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Ana Carolina de Campos

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • participa brasil: perfil de funcionalidade e incapacidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral
  • Embora a paralisia cerebral (PC) seja a principal causa de deficiência motora no mundo, no Brasil não há dados oficiais em termos de caracterização clínica, o que limita o planejamento de ações de saúde. Atualmente, o prognóstico e planejamento terapêutico são baseados em literatura internacional, sem alternativas adequadas para a realidade brasileira. O projeto PartiCipa Brasil é uma iniciativa multicêntrica que tem entre seus objetivos: (i) caracterizar clinicamente um grupo de crianças e adolescentes brasileiros com PC em termos da etiologia da PC, idade do diagnóstico, tipo e distribuição do comprometimento motor, e prevalência de deficiências associadas; ii) traçar um perfil de funcionalidade e incapacidade dos participantes, classificando-os nos sistemas de classificação da função motora grossa e habilidade manual; e (iii) explorar inter-relações entre componentes de funcionalidade segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) (atividade, participação e funções corporais) e determinantes de saúde (fatores contextuais). Trata-se de um studo multicêntrico, transversal, prospectivo, com aprovação dos comitês de ética institucionais. Serão incluídas 250 crianças e adolescentes com PC provenientes de diferentes regiões do Brasil, que serão classificados nos sistemas de classificação funcional Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e Manual Ability Classification System (MACS). Fatores contextuais (questionário baseado na CIF), níveis de atividade (mobilidade, atividades diárias, social-cognitivo e responsabilidade) e participação, assim como funções corporais (percepção de esforço físico) serão avaliados remotamente. Será realizada uma análise descritiva para caracterização da amostra; modelos de regressão investigarão relações entre componentes de funcionalidade e determinantes de saúde. Estratégias para disseminação dos resultados incluirão publicações científicas, um workshop e elaboração de materiais em linguagem acessível
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • desaprendizagem: um estudo em cursos de mestrado profissional na área de administração
  • Remover conhecimentos, hábitos ou práticas preexistentes nos direciona a um processo de ressignificação, isto é, à desaprendizagem. A partir dela é realizado o descarte intencional do conhecimento, de tecnologias, de ferramentas ou de práticas obsoletas, permitindo vir à tona o contínuo processo de aprendizagem, desaprendizagem e reaprendizagem, sendo que este último estágio só é possível a partir de mudanças que possibilitem a abertura para o novo. Apesar de diversos estudos terem sido realizados nas últimas décadas buscando compreender a desaprendizagem e sua relação com os processos de mudança organizacional, fazendo com que a temática na área de administração passasse a receber atenção, esse fenômeno ficou restrito aos estudos de aprendizagem organizacional, sugerindo uma lacuna nos estudos de Educação em Administração, especialmente aqueles voltados para os estudantes de cursos profissionais. Assim, este projeto busca compreender as implicações do processo de desaprendizagem de docentes e discentes de cursos de pós-graduação em Administração e sua relação com o desenvolvimento de novas competências. Nesse contexto, encontram-se os Cursos de Mestrado Profissional (CMP), cuja modalidade visa a aplicação prática e às necessidades do mercado de trabalho. Professores de CMPs desaprendem constantemente hábitos enraizados de forma a reaprender metodologias e técnicas para a transmissão do conhecimento prático aos estudantes que, por sua vez, passam por transformações constantes em seu processo de aprendizagem. Visando responder o problema de pesquisa, objetiva-se delimitar o processo de desaprendizagem de docentes e discentes de cursos de mestrado profissional em Administração no Nordeste brasileiro, compreendendo as implicações do fenômeno na prática docente e no ambiente de aprendizagem discente e sua relação com o desenvolvimento de competências. A pesquisa será desenvolvida a partir da complementação entre as abordagens qualitativa e quantitativa.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025