Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

Ciências Humanas

Educação
  • letramento digital, desinformação e desigualdade social: desafios para a formação em educação em ciências e saúde em cenário de (pós) pandemia.
  • Os impactos do uso das mídias digitais na sociedade e na educação são vários. Neste cenário, os desafios que se estabelecem com a disseminação da desinformação estão associados tanto a muitas das mortes que ocorreram no decorrer da pandemia, como também representam uma ameaça à democracia, além de agravarem as desigualdades sociais. Os espaços formais e não formais de educação têm neste momento importante oportunidade para repensar suas práticas, sendo neste contexto que este projeto se coloca. É objetivo desta pesquisa desenvolver análises sobre o uso crítico das tecnologias e contribuir com uma proposta de letramento digital que considere os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos que estão subjacentes ao uso das mídias digitais, suas possibilidades e seus limites. Para tanto, serão coletados dados a partir da realização de Grupos de Diálogos com públicos específicos, que terão como objetivo desenvolver uma proposta político-pedagógica dialógica, inspirada na teoria freiriana, para o letramento digital e para o enfrentamento à desinformação em situações de desigualdade social. Por meio desta metodologia participativa e do desenvolvimento de arcabouço teórico, espera-se ter como resultado diretrizes que subsidiem uma proposta de formação voltada para o uso das redes sociais digitais a partir da realidade do território e de como esse pode contribuir para o estabelecimento de equidade social. A hipótese a ser explorada envolve, a partir do diálogo, a identificação de elementos que sejam centrais considerar em processos de letramento digital, incluindo aspectos relacionados ao pensamento computacional e ao uso crítico das mídias digitais. Acreditamos ser a Educação em Ciências e Saúde espaço formativo apropriado ao desenvolvimento da proposta, considerando os desafios postos pela Pandemia, tais como o negacionismo, o movimento antivacina, entre outros, que atravessam este campo e que estão no centro do debate público atual.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025