Projetos de Pesquisa

 

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Patricia Kayser Vargas Mangan

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • desafios de equidade no contexto da cultura na era digital: estratégias e boas práticas de formação em letramento digital
  • Com a temática do mundo do trabalho no contexto da cibercultura a partir do campo da memória social, o projeto tem a premissa que a inclusão social passa pelas competências e habilidades de letramento digital. Com foco nos desafios de educação de qualidade (ODS4) e de trabalho decente e crescimento econômico (ODS8), tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de formação, em espaços formais e não formais, são mais efetivas para o letramento digital? Como questões norteadoras: como as tecnologias podem auxiliar no contexto educacional pós-pandêmico? quais as principais habilidades e competências deveriam ser constituintes de processos de capacitação para o mercado de trabalho? como a literatura e as narrativas autoficcionais podem ser utilizadas para potencializar a inclusão digital? como seria possível contribuir para a construção de uma tecnologia social para promoção de letramento digital? O objetivo geral é desenvolver estratégias formativas para construção de repositório digital de boas práticas com vistas a promover o letramento digital. Os objetivos específicos são: compreender os desafios para o letramento digital estabelecendo estratégias didáticas e de protagonismo na produção de conteúdo técnico e cultural online; desenvolver atividades formativas propondo e avaliando diferentes estratégias e materiais didáticos; contribuir para criação, gestão e organização de repositórios digitais a partir dos achados de pesquisa. O percurso metodológico de 4 fases que se retroalimentam, utiliza pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, em uma opção por pesquisa de métodos mistos. A estratégia metodológica permitirá formar pessoas e recursos capazes de contribuir com aspectos técnicos e didáticos em instituições de ensino e/ou em grupos sociais com necessidades de apoio pedagógico no letramento digital. Como resultados, destaca-se a produção de materiais e de atividades de extensão com potencial para contribuir para a promoção da equidade digital.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Patricia Kuerten Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias assistenciais e educacional para prevenção de eventos adversos em injeções intramusculares e terapia intravenosa em pediatria
  • Identificação da proposta: Procedimentos invasivos como injeção intramuscular e cateterização intravenosa periférica são práticas comuns em hospitalizações pediátricas, porém estão relacionadas a eventos adversos que impactam na morbimortalidade e em custos hospitalares. Assim, o uso e aprimoramento de tecnologias visam promover a mudança deste panorama. Objetivo: Analisar a utilização de tecnologias assistenciais e educacional por profissionais de Enfermagem durante a realização de procedimentos invasivos para prevenção de eventos adversos na população pediátrica. Metodologia: este projeto engloba três subprojetos com graus de complexidade variados a partir de diferentes métodos de pesquisa, como ensaio clínico randômico, pesquisa quase-experimental e pesquisa metodológica. Serão realizados no Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA, da Universidade Federal de Santa Catarina, com colaboração nacional do Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Segurança do Paciente, Cuidados Intensivos Pediátricos e Terapia Intravenosa Medicamentosa -SEGTEC, Universidade Federal de São Paulo; e, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde - LaPIS, Universidade Estadual de Feira de Santana; e, colaboração internacional da The University of Queensland, Grupo de Pesquisa Paediatric Nursing and Patient Safety, Brisbane/Austrália. Resultados esperados: Acredita-se que por meio da utilização de tecnologias assistenciais e educacional com a utilização de produtos e processo tecnológicos como o Buzzy®, o PIKLUC®, a Ferramenta DIVA-Key e o App PiccPed® poderá se aperfeiçoar técnicas e a prática clínica, expandir o conhecimento nacional e internacional por meio de colaboração e de publicações acadêmicas, visando o desenvolvimento de recursos humanos que terão o potencial de mudar a realidade da prática clínica da enfermagem no intuito de realizar uma assistência pediátrica segura.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2026