Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Chile
Coréia do Sul
Estados Unidos
França
Inglaterra
Portugal
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Não Informado
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesca
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina
SENAI - Departamento Regional do Paraná
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Minho
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Vale do Rio Doce
University of London
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Alini Tinoco Fricks
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá por meio de tecnologias inovadoras: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do brasil
Resumo:
O presente projeto, PASSIFLORATEC, contempla pesquisadores de diferentes IES/Programas de Pós-Graduação-PPGs (UFBA/PGAli, UFMS/ PPGQUIMICA, UEFS e UEAP). A proposta almeja fortalecer as instituições, PPGs e colaborar na consolidação da parceria deste grupo que vem trabalhando em conjunto nos últimos anos. O projeto aborda temática que promove o desenvolvimento sustentável do país ao propor estratégias inovadoras (biotecnologia e tecnologia emergente - ultrassom) para o aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá (maracujá amarelo, maracujá da caatinga e maracujá roxo), vegetal de grande relevância para fruticultura brasileira/baiana, tanto em grande escala quanto no contexto da agricultura familiar. Além de obter as polpas dos maracujás, com características físico-químicas/bioquímicas melhoradas pós-processamento ultrassônico, portanto de interesse ao setor de bebidas, a proposta pretende aproveitar os subprodutos do beneficiamento do maracujá (semente e casca) para obtenção de bioprodutos promissores para diversos setores industriais (óleo da semente de maracujá obtido por extração com ultrassom de interesse na área de alimentos e cosmético; fermentados da casca de maracujá com potencial cosmético). Além disso, a fim de complementar o caráter sustentável da proposta, as sementes das diferentes espécies de maracujá pós-extração ultrassônica serão utilizadas como suporte para imobilização de lipases. O potencial dos biocatalisadores imobilizados obtidos será avaliado na síntese acetato de geranila e acetato de butila, importantes aromas para o setor de alimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Alinne Pereira de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
Resumo:
Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
Vigência:
16/08/2022-31/08/2025
Alisson Carraro Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
obtenção de coagulantes tânicos a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi dopados com nanopartículas magnéticas
Resumo:
A utilização dos resíduos agroindustriais se enquadra dentro da ampla temática da economia circular. A presente proposta está alinhada ao ODS 6 da ONU. A coagulação é um dos processos mais importantes na remoção de poluentes e uma alternativa sustentável ao uso dos coagulantes metálicos é a utilização dos coagulantes verdes. Uma técnica emergente que permite o aumento da eficiência dos coagulantes verdes é a dopagem com nanopartículas de óxido de ferro. Dentre possíveis fontes de taninos para a coagulação, uma espécie interessante, mas ainda não estudada para este fim, é o pequizeiro. Assim, o objetivo geral é desenvolver coagulantes a partir da casca do pequizeiro e do endocarpo (caroço) do seu fruto com e sem a dopagem de nanopartículas visando a remoção de poluentes em águas brutas. São estabelecidos, ainda, os seguintes objetivos específicos: (i) determinar o melhor método de extração de taninos dos subprodutos do pequi e contrastar o desempenho com o processamento mínimo; (ii) determinar o melhor método para dopagem de nanopartículas; (iii) otimizar a dosagem dos coagulantes obtidos visando a remoção de turbidez, cor e microplásticos e (iv) realizar uma avaliação econômica da viabilidade do scale-up. A estratégia metodológica será baseada nas seguintes etapas: (i) preparo das soluções simulando água bruta de mananciais superficiais; (ii) obtenção e caracterização das amostras de pequi; (iii) extração e caracterização dos taninos; (iv) síntese de coagulantes a partir de taninos; (v) caracterização física e química dos coagulantes; (vi) avaliação do desempenho dos coagulantes magnéticos e do potencial de reúso dos co-produtos; (vii) análise estatística e (viii) análise econômica do scale-up do processo. Com a realização do presente projeto espera-se a obtenção de coagulantes tânicos eficientes e eficazes a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi que sejam viáveis do ponto de vista ambiental e econômico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
05/02/2024-28/02/2027
Álisson Rocha Machado
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
otimização de geometria de brocas por modelagem computacional na furação do aço aisi 4144m, ferro fundido vermicular fv 450 e liga de alumínio aa 6351 t6, com validação experimental
Resumo:
Vide projeto anexo também. O número de caracteres disponíveis não permitiu descrever todo o resumo neste espaço. O processo de usinagem por furação de metais desempenha um papel fundamental na fabricação moderna, permitindo a criação precisa e eficiente de furos em peças metálicas. A furação representa aproximadamente 33% do número de operações e aproximadamente 25% do tempo de todas as operações de usinagem. Essa técnica é essencial para a produção de componentes mecânicos, estruturas industriais e produtos de consumo. Através da usinagem por furação, é possível garantir a integridade dimensional e a qualidade dos furos, possibilitando a montagem precisa de peças, a transmissão eficaz de fluidos e a incorporação de elementos de fixação. Portanto, o processo de usinagem por furação é um pilar crucial na indústria, contribuindo para a fabricação de produtos de alta qualidade e para o funcionamento harmonioso de máquinas e sistemas em diversos setores. A geometria da broca desempenha um papel crucial na eficiência e precisão do processo de usinagem por furação. A forma, ângulos e características geométricas das arestas e guias da broca influenciam diretamente a remoção do material, a dissipação de calor, a evacuação de cavacos e a vida útil da ferramenta. Uma geometria otimizada pode resultar em menor desgaste da broca, menor geração de calor, melhor qualidade do furo e redução do consumo de energia, contribuindo significativamente para a qualidade final do produto, eficiência de produção e economia de recursos. Isto também contribui com a pegada de carbono, pois menor energia será consumida por furo fabricado. Este projeto propõe aplicar a modelagem computacional com o software AdvantEdge para determinar as geometrias de brocas de metal duro mais adequadas para usinar três materiais distintos, aço endurecido AISI 4144M (temperado e revenido), o ferro fundido vermicular FV 450 e uma liga de alumínio 6351 T6.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alisson Vasconcelos de Brito
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema de diagnóstico de falhas em tempo real em aeronaves de pequeno porte através da análise do caos
Resumo:
Este projeto propõe avançar as pesquisas na área de detecção de falhas e comportamentos anômalos em motores a combustão utilizados em aeronaves de pequeno porte. Para isso, será aplicada a técnica inédita desenvolvida pelos pesquisadores proponentes desta proposta, chamada Signal Analysis Based on Chaos using Density of Maxima, ou SAC-DM. Esta técnica permite detectar e diagnosticar falhas mesmo incipientes e com poucos segundos de coleta. Isto permite não apenas a rápida resposta, como também a possibilidade de sua utilização em aplicações de tempo real. Durante o projeto será também desenvolvido sistema embarcado e uma solução em software para detecção e diagnóstico de falhas em aeronaves em tempo real, passando segurança e tranquilidade para o piloto, operadores e passageiros. Para o desenvolvimento da solução serão realizados experimentos em um motor em laboratório e a solução será testada em veículos aéreos reais durante voos, aumentando assim a precisão e confiabilidade da solução proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
05/12/2022-31/12/2025
Allan Claudius Queiroz Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelo para dimensionamento de equipes de profissionais de saúde da atenção primária à saúde a partir da localização geográfica e do fluxo dos usuários na rede de atenção à saúde - realização de estudo piloto na região metropolitana de belo horizonte e
Resumo:
Tema Global da Proposta: O projeto aborda o dimensionamento de equipes de profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) com base na localização geográfica e no fluxo de usuários na Rede de Atenção à Saúde. Tema Específico da Proposta: O estudo piloto será realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com validação planejada em Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. Problema Geral: A importância de determinar o tamanho ideal das equipes de APS para garantir serviços de qualidade, considerando a demanda e as particularidades locais, dada a vasta extensão e heterogeneidade do Brasil. Questão Específica: Como dimensionar adequadamente as equipes de profissionais de saúde na APS, levando em conta fatores como demanda, características do território e normas do Ministério da Saúde? Evidências de Plausibilidade: A pesquisa utilizará entrevistas, análise de dados secundários, prontuários eletrônicos e modelos estatísticos para embasar o dimensionamento das equipes. Estratégia Metodológica: O projeto será dividido em quatro etapas, incluindo a construção de indicadores, análise de prontuários eletrônicos, construção do modelo final e estimação dos gastos esperados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2026
Allan Erlikhman Medeiros Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas com uso de ferramentas de inteligência artificial
Resumo:
Este projeto de pesquisa busca desenvolver sistemas avançados de avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas por meio de técnicas de inteligência artificial, visando reduzir riscos e aprimorar a gestão de áreas suscetíveis a deslizamentos geotécnicos. Com o aumento da intensidade dos períodos chuvosos e a expansão urbana desordenada, a instabilidade geotécnica tornou-se mais frequente e preocupante. A pesquisa concentrar-se-á na análise de dados geotécnicos coletados em trabalhos de campo e ensaios experimentais, utilizando modelos de inteligência artificial para quantificar incertezas e produzir sistemas de avaliação e mapas de susceptibilidade mais confiáveis. A instabilidade de taludes e escavações é uma questão de extrema relevância em engenharia geotécnica, e a necessidade de metodologias mais robustas e confiáveis é crucial para mitigar riscos e proteger vidas e infraestruturas. A literatura científica e o avanço tecnológico no campo da inteligência artificial demonstram que a análise de dados geotécnicos por meio dessas técnicas pode revelar padrões complexos e oferecer informações mais confiáveis sobre a susceptibilidade à ruptura. A aplicação dessas técnicas será direcionada ao estado de Minas Gerais, conhecido por seu relevo acidentado e padrões de chuvas bem definidos, propensos a deslizamentos de terra em ambientes urbanos, atividades de mineração e infraestrutura rodoviária e ferroviária. Espera-se que os resultados obtidos, com informações mais precisas, subsidiem decisões de engenharia e melhorem o planejamento territorial em áreas suscetíveis a rupturas, contribuindo para a gestão de riscos geológicos tanto em âmbito local quanto global. Este projeto busca avançar o conhecimento científico e tecnológico na área de geotecnia, fornecendo uma abordagem mais eficaz e segura para lidar com deslizamentos de terra e contribuindo para a prevenção e mitigação de desastres naturais relacionados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Allene Carvalho Lage
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
espelhos epistemológicos das práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores(as) dos movimentos sociais de pernambuco
Resumo:
Esta investigação parte da seguinte questão-problema que orientará os caminhos investigativos: Que convergências, especificidades e diálogos podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco? Mediante este problema da pesquisa, o objetivo geral é: Refletir sobre as convergências, especificidades e diálogos que podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco. Dentre os objetivos específicos, podemos destacar os seguintes, considerando, a delimitação deste projeto: i) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; ii) Identificar e analisar as convergências entre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iii) Identificar e analisar as especificidades das práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iv) Identificar e analisar desafios pedagógicos enfrentados nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco. O aporte metodológico desta investigação define-se por uma pesquisa qualitativa, com estudo articulado e comparado, no sentido de estabelecer pontes para o diálogo entre as experiências (Lage, 2005). Tomamos como objeto de estudo quatro organizações: 2 movimentos sociais e 3 ONGs de Pernambuco, a saber: Coletivo LGBT do MST-PE, Mulheres Arpilleristas do Movimento de Atingidos por Barragens - MAB-PE, Instituto Papai (Recife), Mães da Resistência (Recife) e CEPA (Caruaru).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
26/12/2023-31/12/2026
Allyne Fortes Vitor
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
elaboração, validaçâo e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado em condições crônicas: colaboração brasil-espanha
Resumo:
Esta proposta de pesquisa versa sobre a elaboração, validação e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhador da enfermagem no contexto das doenças crônicas. Apresenta uma vertente teórica sobre a concepção de teorias e uma dimensão prática, com o desenvolvimento de cinco protocolos assistenciais por meio do processo de enfermagem, além de um aplicativo móvel com uso de elementos taxonômicos para gestão do cuidado de pacientes com doenças crônicas. O problema geral pauta-se no impacto que a cronicidade provoca para além do indivíduo cuidado, que inclui o desgaste na saúde de cuidadores e profisionais, a demanda da translação do conhecimento ora produzido para implementar e testar teorias e tecnologias em contextos de saúde mais específicos a fim avaliar seu impacto e assim, favorecer o avanço na qualidade dos serviços. Em virtude de resultados anteriores, gerou-se a seguinte hipótese principal: as evidências geradas a partir de teorias de médio alcance e de tecnologias assistenciais são válidas para melhoria da gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhadores da Enfermagem no contexto das doenças crônicas. Evidências recentes demonstram que, por meio deste tipo de estudo é possível verificar barreiras e dificultadores à utilização nos cuidados de rotina, refinar teorias e tecnologias assistenciais, adequando-as ao contexto, além de possibilitar a elaboração de estratégias de implementação e avaliação de seu impacto, .reforçando assim a plausibilidade da hipótese a ser testada (Stover, 2021;Jones et al., 2022; Sharpe et al., 2023). Serão realizadas três grandes etapas: validação das teorias de médio alcance de enfermagem (validação teórico-causal e acurácia diagnóstica),elaboração de protocolos assistenciais baseados nas melhores evidências, refinamento e testagem do conteúdo e da usabilidade do aplicativo móvel e implementação em serviços de referência no ensino e cuidado no contexto da cronicidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2026
Allyson Carvalho de Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
consumo, produção e colaboração: experimentos pedagógicos de recursos educacionais digitais com professores de educação física do rio grande do norte
Resumo:
Desde 2017, os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático contemplam os recursos educacionais digitais (REDs) na Educação Básica. Sendo objeto relativamente novo na realidade educacional brasileira, os REDs têm sua criação e circulação pouco explorada pelas políticas públicas e literatura, incorrendo no risco de percorrer o histórico conteudista e centralizado em mercado editorial privado. Em contraponto, temos inúmeras experiências positivas em que professores, mesmo sem uma diretriz e de forma assistemática, criam e disponibilizam REDs de forma eficaz. Indaga-se de que forma a criação de um processo sistemático para a criação de REDs e sua inclusão na formação continuada de professores pode desencadear o desenvolvimento de competências digitais para professores, ao passo que amplia o horizonte de usos pedagógicos dos REDs. Apostando no professor não apenas como usuário de materiais didáticos, este projeto tem como objetivo identificar e sistematizar processos de criação de REDs, bem como descrever sua operacionalização junto a comunidades formativas de professores, com foco na produção, uso e partilha de experiências pedagógicas. Temos como hipótese que tais processos colaborativos podem promover não somente incremento na usabilidade do material didático, como também um processo formativo do professor em suas competências digitais. De abordagem qualitativa, o projeto abarcar duas fases. A primeira refere-se a uma revisão sistemática das diferentes experiências de criação de REDs, seguida do emprego da técnica Delphi, que busca elaborar indicadores de consenso coletivo por meio de consulta sistemática à especialistas do campo. A segunda adere à pesquisa-ação, incluindo oficinas sobre criação de REDs, construção de protótipos por docentes e sua experimentação e análise na Educação Básica. Ao longo do projeto será desenvolvida uma plataforma digital para registro da produção, uso e partilhas dos REDs, sendo um espaço colaborativo entre professores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
08/12/2023-31/12/2026
Página 23 de 523
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
10 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 221 - 230 de 5.227 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript