Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Severino Matias de Alencar

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • desenvolvimento de snacks saudáveis enriquecidos com própolis orgânica microencapsulada: avaliação das propriedades biológicas, bioacessibilidade, transporte celular e ação prebiótica
  • Apesar de legalmente ser considerada um alimento em diversos países, o consumo da própolis é restrito à forma de extratos aquosos ou hidroalcoólicos devido ao seu sabor amargo característico, que torna desafiadora a sua aplicação como ingrediente funcional em alimentos. Neste contexto, além do sabor considerado suave para uma própolis e de não conter metais pesados e resíduos de agrotóxicos, a própolis orgânica produzida em áreas de preservação no Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina se destaca pela elevada atividade antioxidante, relacionada à presença principalmente de lignanas. Assim, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de snacks saudáveis, no formato de barras de proteínas e de frutas, enriquecidos com própolis orgânica microencapsulada, produzidas de forma a minimizar os atributos sensoriais indesejados da própolis e, ao mesmo tempo, preservar os benefícios à saúde relacionados à sua ingestão. Para isso, os produtos desenvolvidos serão avaliados por um painel sensorial e será realizada uma simulação in vitro da digestão gastrointestinal destes, assim como da absorção de seus compostos bioativos no intestino delgado, por meio de um modelo de co-cultura com células Caco-2 e HepG2. A capacidade de ERO e ERN, as atividades anti-inflamatória e antimicrobiana, assim como a composição química por LC-ESI-QTOF-MS, serão avaliadas no extrato etanólico encapsulado e não encapsulado e nas barras de frutas/proteínas com melhor desempenho sensorial ao longo da digestão gastrointestinal e do ensaio de transporte celular. O potencial efeito prebiótico relacionado ao consumo delas também será avaliado em ensaios com animais por meio de análise genômica da microbiota das fezes coletadas. Desta forma, esta proposta inovadora envolverá a aplicação de ciência e tecnologia de ponta na investigação dos efeitos fisiológicos da ingestão de alimentos contendo a própolis e com atributos sensoriais agradáveis para a produção em escala industrial.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jul 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Sheila Andrade Abrahão Loures

Outra

Multidisciplinar
  • x mostra do conhecimento
  • A Mostra do Conhecimento é um evento realizado desde 2012 e que une e movimenta todo o campus Bom Jesus do Itabapoana do IFFluminense e sua comunidade externa. Há a apresentação de trabalhos científicos do campus e de outras instituições (banner e oral), salas temáticas com os cursos do campus, inúmeras oficinas, minicursos, palestras, atividades culturais e esportivas promovidas por servidores e convidados externos. O campus é aberto à visitação e participação de estudantes, professores e outros membros da comunidade local.
  • Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sheila Araujo Teles

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • covid-19 em profissionais da saúde e da segurança pública residentes em goiânia, goiás – um estudo de coorte
  • A pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), causada pelo novo coronavirus denominado SARS-CoV-2 (severe acute respiratory síndrome coronavirus 2) está afetando o modo de viver das pessoas em todo o mundo pelo alto risco de contágio, além de exigir recursos humanos e estrutura dos serviços de saúde em grande escala. Indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2 podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas leves a severo. A transmissão viral ocorre por meio de gotículas/aerossóis ou por contato com superfícies contaminada. Alguns segmentos populacionais estão especialmente em risco para infecção pelo SARS-CoV-2 como profissionais da saúde e trabalhadores da segurança pública, considerados servidores de áreas essenciais. Estes profissionais geralmente possuem longas jornadas, trabalham em diferentes locais e muitos subestimam o poder das medidas preventivas com a prática incorreta da higienização das mãos e uso equivocado dos equipamentos de proteção individual (EPI), tornando-os passiveis de se infectarem e transmitirem o vírus. De maio a outubro de 2020, a Universidade Federal de Goiás (UFG), em resposta a pandemia da COVID-19, iniciou um amplo projeto de extensão para testagem de profissionais de saúde e de trabalhadores da segurança; uma oportunidade ímpar para formação de um coorte de pessoas RNA-SARS-CoV-2 positivas para avaliar carga viral, persistência viral e resposta humoral natural ao SARS-CoV-2. Além disso, verificar nos profissionais da saúde e da segurança pública estudados a adesão a vacina contra SARS-CoV-2 e ocorrência de reinfecção durante o seguimento. Por fim, considerando a recomendação da OMS de aproveitar oportunidades de diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 para investigar as hepatites virais, este estudo propõe ainda detectar os marcadores das infecções pelo HBV e HCV, bem como os títulos de anti-HBs vacinal na coorte de profissionais de saúde e de segurança envolvidos no estudo.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sheizi Calheira de Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a influência do nível educacional dos profissionais de contabilidade na qualidade dos relatórios contábeis
  • Estudos anteriores têm sugerido que o nível educacional de auditores, executivos e demais funcionários pode influenciar o processo de divulgação financeira das empresas, e que o diploma universitário importa. Entretanto, a associação entre a educação formal dos responsáveis técnicos pela elaboração das demonstrações contábeis e a qualidade desses relatórios ainda é pouco conhecida. A presença de técnicos em contabilidade e contadores com níveis diferenciados de educação formal atuando no Brasil oferece uma oportunidade singular para abordar essa questão. Com isso, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a associação entre o nível de educação dos responsáveis técnicos e três características relacionadas à qualidade das demonstrações contábeis: a) a qualidade dos accruals, b) a propensão da empresa para divulgar fraquezas materiais dos controles internos; e c) a probabilidade da empresa republicar suas demonstrações contábeis. Para tanto, adotará modelos de regressão linear múltipla com dados em painel, adaptados de Call et al. (2017), cujos dados serão coletados por meio de survey e plataformas de informações financeiras, sendo os controles realizados em dois níveis: do responsável técnico e da firma. Em ambos os casos, serão utilizadas as proxies previstas pela literatura e para as quais haja disponibilidade de dados para as empresas da amostra em todos os anos que serão pesquisados. Com isso, espera-se que este trabalho contribua para: i) ampliar o entendimento sobre o papel da educação contábil no ambiente empresarial; ii) fazer avançar as pesquisas que investigam os fatores associados à qualidade da informação contábil; e iii) fornecer evidências da relevância das credenciais acadêmicas para o profissional de contabilidade, gerando implicações práticas para toda a cadeia de envolvidos com a educação contábil (eg. instituições de ensino, conselhos profissionais e governo).
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudo fitoquímico, biológico e desenvolvimento de formulações biocida e repelente contendo extratos e óleos vegetais de espécies da família araceae para o controle de aedes (stegomyia) aegypti (diptera, culicidae)
  • Este projeto tem por objetivo utilizar óleos e extratos vegetais para obtenção de produtos com atividade inseticida. Sendo assim, este estudo visa desenvolver produtos utilizando nanotecnologia para que a estabilidade e eficácia sejam prolongadas. Portanto, obter sistema nanoestrututurado contendo óleo essencial e frações de extratos vegetais das espécies Montrichardia linifera (Arruda) Schott, Montrichardia arborescens (L.) Schott, Pistia stratioides L., Caladium bicolor (Aiton) Vent., Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott e Lemna minor L. da família Araceae e avaliar a atividade biocida e repelente em Aedes aegypti. A região Amazônica, como em todo território brasileiro, existe a ampla necessidade de combater doenças transmitidas por mosquitos e outros vetores. As mais conhecidas são: malária, dengue, chikungunya e zika vírus, que são transmitidas pelo vetor Aedes aegypti, onde são consideradas um dos principais problemas em saúde pública. Necessitando assim, de mecanismos cada vez mais eficiente para o controle deste mosquito, onde pode ser usado a obtenção de produtos nanoestruturados contendo metabólitos de origem vegetal, com tecnologia a baixo custo. Nesse sentindo, esse estudo tem a seguinte pergunta-norteadora: nanoemulsões contendo metabólitos secundários das espécies da família Araceae podem ser aplicadas no controle químico de A. aegypti? Este estudo de natureza experimental e quanti-qualitativo apresenta como hipótese de nulidade (H0): as nanoemulsões preparadas à base de metabólitos secundários das espécies da família Araceae não apresentam atividade inseticida contra A. aegypti; e como hipótese alternativa (H1): as nanoemulsões preparadas à base de metabólitos secundários das espécies da família Araceae apresentam atividade inseticida contra ao A. aegypti. Para resolver este problema, propõe-se a extração de metabólitos secundários de espécies da Família Araceae para obter produtos nanobiotecnológicos com atividades biocida e repelente.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025