Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sergio Maia Melo

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • programa nacional olimpíadas de química
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Sérgio Marcos Arruda

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação de marcadores moleculares e celulares para diagnóstico e prognóstico de tuberculose
  • Nesse projeto, propomos testar um ensaio de detecção do fator de necrose tumoral (TNF) e marcadores moleculares, previamente identificados pelo nosso grupo, para o diagnóstico e prognóstico da tuberculose (TB). Em 2017, a TB afetou 10 milhões de pessoas no mundo e foi a causa de 1,3 milhões de óbitos. Muitas dessas pessoas que tiveram TB faziam parte de uma população com cerca de 1,7 bilhões de pessoas (23% da população mundial) que tinham infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) (ILTB). A progressão para doença ativa, denominado reativação da TB, ocorre em 10% dos indivíduos com ILTB, em qualquer momento da vida. O elevado número de indivíduos infectados, associado à falta de precisão sobre o momento em que a reativação da TB vai ocorrer, têm sido um obstáculo para identificação de marcadores capazes de prever a progressão de infecção latente para doença ativa. No entanto, podemos identificar esses biomarcadores em duas populações: 1) em indivíduos com ILTB e co-infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), cuja taxa de reativação é de 5-10%, ao ano, ou 2) em pacientes que tiveram a doença controlada e que retornam para retratamento, após o ressurgimento dos sintomas. Na Bahia, a taxa de retratamento é de 35%. Nos pacientes de ambos os grupos, ocorre a transição do estado paucibacilar para multibacilar, condição também observada na reativação da TB, em indivíduos com ILTB. Aqui, propomos o estabelecimento de coortes dessas duas populações como estratégia para testar os marcadores de reativação. Marcadores moleculares capazes de diferenciar os pacientes com TB pulmonar de indivíduos com ILTB foram identificados em nossos estudos prévios. Assim, vamos padronizar um ensaio detecção de TNF (edTB), baseado em cultura de células com o extrato lipídico do Mtb para o diagnóstico da TB, e testar os marcadores moleculares, previamente identificados, para o prognóstico de tuberculose.
  • Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sergio Marcos Carvalho de Ávila Negri

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • inovação e direito na inteligência artificial: mapeamento normativo e análise de impacto para exercício de direitos fundamentais
  • O presente projeto de pesquisa objetiva analisar as iniciativas legislativas sobre Inteligência Artificial (IA) no Brasil e possíveis impactos para o exercício de direitos fundamentais. A utilização de aplicações baseadas em IA tem aumentado significativamente nos últimos anos, fato que evidenciou a necessidade de se iniciar um processo regulatório sobre o uso de tais aplicações. Nesse sentido, diversos países, como China, Dinamarca e Índia, além da União Europeia, têm desenvolvido Estratégias Nacionais de IA (ENIA), como um importante instrumento para se iniciar a regulamentação de tais aplicações. No contexto brasileiro não foi diferente. Nesse esforço de regulação, além da apresentação de uma Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) em abril de 2021, diversas iniciativas legislativas foram propostas com intuito de se estabelecer um marco legal da IA no Brasil. Tais iniciativas foram apensadas ao PL 21/2020, o qual foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 29 de setembro de 2021, na forma de seu substitutivo apresentado pela relatora do Projeto de Lei. Ao contrário da proposta brasileira, nota-se nas últimas iniciativas da União Europeia uma abordagem baseada no risco, que modula o conteúdo das normas de acordo com a intensidade dos riscos criados pelos sistemas de IA. É importante notar também que processos de gerenciamento de riscos já fazem parte da gramática difundida de compliance das próprias empresas. A confusão entre os modelos representa um grave problema, uma vez que, no caso de tecnologias que impactam diretamente direitos fundamentais, como se observa com o reconhecimento facial, esses processos devem seguir uma lógica própria, sujeita a escrutínio mais rigoroso, diferente do que ocorre com mecanismos tradicionais de gestão dos riscos de negócios relacionados à sociedade empresária. Nesse sentido, propõe-se pesquisa empírica, com uso de mapeamento normativo, sobre a IA no Brasil, em perspectiva comparada.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sergio Massayoshi Nunomura

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • lipidômica de plantas aromáticas e oleaginosas amazônicas
  • A biodiversidade amazônica é uma fonte muito rica de plantas de interesse para o homem e tem motivado estudos que poderão levar ao desenvolvimento de uma atividade econômica alternativa para a região, a chamada Zona Franca Verde, de onde se destaca a fruticultura. Apesar do grande potencial da cadeia produtiva da fruticultura, existem poucos estudos envolvendo a composição lipidômica de frutos nativos amazônicos. Os lipídeos compreendem uma classe pouco usual, pois contempla um número de estruturas muito diferentes. Dentre os lipídeos encontram-se as frações saponificáveis (derivados de ácidos graxos) e insaponificáveis, dentre essas destacam-se as substâncias voláteis presentes em óleos essenciais e aromas A Amazônia é uma fonte muito rica em espécies aromáticas. O aroma é uma mistura de duas sensações: a sensação de sabor e a de odor. O aroma de uma fruta é o resultado de uma mistura complexa também de classes de substâncias, como ésteres, alcoóis, aldeídos, cetonas, lactonas, terpenos, entre outras. O aroma também é um dos fatores essenciais para a avaliação da qualidade de uma fruta, onde os componentes voláteis desempenham um fator definitivo. Por outro lado, os frutos também possuem constituintes presentes na fração saponificável de onde se destacam os triacilglicerídeos (TAG). Os TAGs são os constituintes principais da fração lipídica dos frutos e contribuem no aspecto nutricional do fruto. As análises normalmente são realizadas pela técnica de LC-IT-MS, onde é possível fazer a caracterização molecular dos TAGs presentes. Com a introdução dessas técnicas modernas de análise, técnicas de identificação in sílico e associadas a análise dos resultados por quimiometria tornou-se possível a análise compreensiva dos lipídeos. Neste projeto pretende-se realizar a análise lipidômica de oito frutos (banana pacovã, uxi-amarelo, guaraná, mari-mari, castanha-de-galinha, cubiu, cajarana e andiroba) empregando não apenas a fração de TAGs, mas volátil também.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sérgio Oliveira De Paula

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • implantação de vlps (virus-like particles) como plataforma vacinal para os vírus sars-cov-2 e mayaro. uma questão de independência tecnológica nacional.
  • A COVID-19 (Corovirus Disease 2019) é o nome da doença de etiologia viral causada por um membro da família Coronaviridae definido como Coronavirus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). Por outro lado, arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes hematófagos e representam um grave problema de saúde pública para diversos países, entre eles o Mayaro virus (MAYV), um arbovírus negligenciado, de caráter emergente. Apesar de o MAYV ser conhecida por décadas, não existe terapia ou vacina disponível. Além disso, a maioria dos organismos utilizados para a produção de candidatos vacinais precisam ser manipulados em laboratório com nível de biossegurança (NB3), devido ao seu alto risco de infecção. Dessa forma, a utilização de VLPs (Virus-Like Particles) é uma alternativa interessante para o desenvolvimento de diferentes estudos envolvendo o SARS-CoV-2 e os arbovirus. VLPs são partículas estruturalmente semelhantes ao vírus infectivo, porém não possuem o material genético, que proporciona a replicação viral e desencadeia a infecção. Embora VLPs não sejam capazes de desencadear uma doença, eles são muito efetivos na ativação do sistema imune e, consequentemente, na produção de anticorpos. Para isso, temos como objetivo a utilização das VLPs do SARS-COV-2, e do Mayaro virus em escala industrial para confecção de vacinas contra a COVID-19 e arboviroses, além da confecção de kits diagnósticos de baixo custo. A produção das VLPs ocorrerá em Komagataella phaffii, leveduras amplamente utilizadas como sistema de expressão de proteínas para aplicação farmacêutica em geral. Nesse sentido, é de suma importância que sejamos capazes de responder de maneira rápida e efetiva diante de ameaças à saúde pública, que expandem silenciosamente seu alcance pelo país e podem levar o surgimento de epidemias endêmicas graves, bem como de novas variantes que venham a surgir diante do cenário atual da pandemia do coronavírus.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025