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Instituto Butantan
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Beatriz D'Agord Schaan
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ensaio clínico randomizado em cluster para estruturação do cuidado ao diabetes na atenção primária: protocolo com metas individualizadas, integração multiprofissional e apoio de teleconsultoria
Resumo:
O Diabetes mellitus tipo 2 (DM) tem prevalência crescente e é causa de doença cardiovascular, cegueira, doença renal, amputações e hospitalizações, justificando a importância de estratégias de gerenciamento eficazes e reorganização dos recursos disponíveis, especialmente na atenção primária à saúde (APS). A magnitude da doença, princípios operacionais centrados no paciente, disponibilidade de equipes multidisciplinares e proximidade com a população fazem com que a APS tenha potencial de oferecer atendimento de alta qualidade a estes pacientes. Porém, estudo de nosso grupo (DOI: 10.1016/j.jdiacomp.2020.107835) mostrou que <35% dos pacientes idosos atendidos na APS apresentam hemoglobina glicada (HbA1c) na meta para alvos individualizados; apenas 26,7% recebem ajustes farmacológicos (falta intensificação ou desintensificação). Mostramos (DOI: 10.1186/s13098-019-0428-8) que na APS menos de 5% destes pacientes têm todos indicadores de qualidade avaliados (avaliação de complicações crônicas e controle metabólico regularmente, orientação nutricional, recomendação de cessação do fumo). Isso reforça a necessidade de reorganização de recursos e realização de estudos para elaboração/otimização de protocolos e sistematização de atendimento, com foco multiprofissional baseado em evidências (10.3390/jcm10153428). Objetivos: Avaliar a efetividade de conjunto de intervenções baseadas em telessaúde para equipes de APS, utilizando estratégias individualizadas de cuidado. Trata-se de ensaio clínico com randomização em cluster de Unidades de Saúde, incluindo intervenção que consiste em novo protocolo de tratamento/redistribuição de papéis no cuidado do DM na APS, com enfoque ao papel do enfermeiro no atendimento, introdução de website para determinação de metas individualizadas de cuidados/tratamentos. Teleconferências de capacitação e treinamento (via plataforma TelessaúdeRS), uso de website e mensagens de Whatsapp reforçando medidas serão oferecidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
22/04/2022-30/04/2025
Beatriz de Aguiar Giordano Paranhos
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanoformulação de bioinseticida para controle da mosca da fruta ceratitis capitata via tecnologia de rna interferente
Resumo:
A mosca-das-frutas Ceratitis capitata é uma praga de grande importância econômica na fruticultura nacional e internacional, que causa enormes prejuízos à produção e comercialização de frutas, limitando sua exportação devido às barreiras quarentenárias impostas por países importadores. Ceratitis capitata, conhecida popularmente como mosca do mediterrâneo ou moscamed, foi introduzida no início de 1900 e está amplamente distribuída pelo país, sobretudo no Submédio Vale do São Francisco. Com o agravamento dos impactos ambientais em resposta a ação antropogênica na natureza, tem se desenvolvido técnicas de controle de inseto alternativas ao uso de agroquímicos como o controle biológico e o uso de moscas estéreis (transgênicas ou mutantes). Entre os métodos complementares de controle de insetos, este projeto tem como objetivo viabilizar o uso da tecnologia do RNA interferente no controle de C. capitata com foco na seleção de potenciais genes alvo a terem sua expressão suprimida, no aumento da estabilidade do dsRNA por meio de seu nanoencapsulamento e na otimização de entrega dessa molécula ao inseto adulto na forma de isca (atrativo alimentar + dsRNA), já que as larvas se desenvolvem no interior dos frutos. Além disso, será avaliado possíveis efeitos nocivos do bioinseticida a macros e microrganismos associados à C. capitata. Essa tecnologia inovadora apresenta grande potencial para o manejo de insetos-praga, com as vantagens da alta especificidade à espécie alvo e a possibilidade de desenvolvimento de sistemas não transgênicos, que será associada à nanotecnologia para aumentar a estabilidade de RNA dupla-fita (dsRNA).
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Beatriz Fátima Alves de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
emergência climática e saúde pública: um estudo sobre ondas de calor e riscos à saúde no brasil
Resumo:
A crise climática representa uma séria ameaça à saúde pública. Seus efeitos na saúde humana podem se dar por inúmeras vias, sendo uma importante via o efeito do aquecimento global e do aumento da frequência e da intensidade das ondas de calor, que podem comprometer os mecanismos de termorregulação e resultar em internações e óbitos. Um dos grandes desafios é o fortalecimento da vigilância em saúde sobre os impactos relacionados à variabilidade climática e aos eventos extremos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivos identificar áreas potencialmente vulneráveis para ondas de calor no Brasil e desenvolver um painel que possibilite o acesso a informações estratégicas que subsidiem ações de saúde pública para a redução dos impactos das ondas de calor na saúde humana. Os sistemas de alerta para ondas de calor são desenvolvidos para se adequarem às condições locais e dados disponíveis, capacidade de previsão de tempo e recursos humanos. Nesse sentido, a proposta é desenvolver uma estrutura básica para implementação do sistema de alerta, a partir das seguintes etapas: 1) Revisão dos critérios estabelecidos para definição de ondas de calor; 2) Identificação dos agravos e das populações mais sensíveis em termos de morbimortalidade às ondas de calor; 3) Coleta e processamento de um conjunto de dados climáticos, ambientais e de saúde humana para avaliar os impactos e vulnerabilidade das ondas de calor no Brasil, com base em projeções de modelos climáticos globais e regionais; 4) Após o processamento dos dados, será estudada a relação entre os indicadores de onda de calor e os desfechos de saúde estabelecendo os indicadores mais sensíveis para avaliar os impactos na saúde humana nas capitais do Brasil; 5) Elaboração de um painel de informações estratégicas com informações referentes às ondas de calor e os indicadores de saúde, com sinal de alerta para eventos extremos e seus impactos na saúde humana em áreas prioritárias.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz Piauí - PI - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Belita Koiller
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
informação quântica
Resumo:
Esta proposta apresenta o projeto para a realização de um novo Instiuto de Ciência e Tecnologia em Informação Quântica, estendendo e aperfeiçoando o Instituto atualmente em atividade. A pesquisa em Informação Quântica no Brasil atingiu um grau considerável de organização, coerência e maturidade durante os últimos anos. Como resultado imediato deste processo, a produtividade quantitativa e qualitativa teve aumento significativo, bem como o número de doutores e mestres formados na área. Nota-se ainda uma melhoria na qualificação do pessoal formado e a intensificação das cooperações internacionais. Vários recém-doutores foram contratados para posições na carreira de universidades e centros de pesquisa e agora participam deste projeto como pesquisadores e orientadores. Isto produziu uma renovação no grupo de pesquisadores participantes em comparação com o Instituto de 2008-presente, o que pode ser quantificado pelos 28 pesquisadores contratados em posições permanentes durante os ultimos 3 anos, entre os 107 cientistas participantes deste projeto. Além destes 107 pesquisadores, o Instituto engloba 15 Laboratórios associados, 28 estagiários de pós-doutorado, 100 estudantes de doutorado, 43 estudantes de mestrado e 35 estudantes de iniciação científica, totalizando uma equipe de 313 pesquisadores distribuídos em 24 grupos de pesquisa em 25 universidades e centros de pesquisa brasileiros, localizados em 12 estados da federação. Observamos nos últimos anos um crescente e forte interesse da comunidade internacional, inclusive no Brasil, em temas como correlações quânticas, termodinâmica quântica e metrologia quântica/controle quântico. Estes três temas foram portanto somados aos temas de comunicação e computação quântica, para estabelecer um foco renovado em torno de cinco linhas de pesquisa. O trabalho nestas linhas inclui o aprofundamento dos estudos dos atributos quânticos de diferentes sistemas físicos, que vão desde os fenômenos ópticos e atômicos até os sistemas de matéria condensada, visando identificar os melhores candidatos para a implementação de dispositivos de processamento, transmissão e armazenamento de dados. Notamos que a comunicação quântica ainda é o tema mais próximo das aplicações práticas e pretendemos explorar este caminho. Verificamos também que a computação quântica se diversificou e a simulação quântica passou a desempenhar um papel importante, abrindo o caminho para a realização de computadores quânticos dedicados. O objetivo geral da presente proposta é consolidar grupos ativos de pesquisa em torno dos cinco temas, buscando otimizar o entendimento e o controle de sistemas quânticos para solucionar ou melhorar soluções conhecidas para processamento, armazenamento e a transmissão de informação. O detalhamento do projeto pode ser encontrado no arquivo anexo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Ben Hur Marimon Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
transição cerrado-amazônia: bases ecológicas e socioambientais para a conservação (etapa iv)
Resumo:
O PELD-TRAN iniciou em 2010 com o edital MCT/CNPq 59/2009 e continuou com as chamadas MCTI/CNPq/FAPs 34/2012 e CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton 15/2016, perfazendo mais de 10 anos de ações socioambientais, coleta de dados e publicações, cujo foco é a transição entre o Cerrado e Amazônia, abrangendo uma linha de traçado sinuoso que ultrapassa 6.000 km, que está sob ameaça extrema e intensa por conta de atividades antrópicas. A equipe do PELD-TRAN já monitora a vegetação da transição há mais de 25 anos e está avaliando os impactos causados por eventos climáticos extremos e os impactos antrópicos, como o fogo e desmatamentos. Em 10 anos de pesquisas do PELD-TRAN já foram publicados 92 artigos científicos, alguns em periódicos de altíssimo impacto, e as atividades do Sítio contribuíram com o treinamento, formação e capacitação de 158 alunos e deram suporte para a produção de 105 monografias, dissertações e teses. Esta nova proposta representa o amadurecimento da equipe PELD-TRAN, que após amplos e detalhados estudos agora está pronta para alçar voos mais altos que envolverão análises mais complexas, que além de incluírem a transição Cerrado-Amazônia também incluirão os próprios biomas. Na primeira etapa a área de estudo (e base do Sítio) se restringiu a uma unidade de conservação (Parque Municipal do Bacaba), na segunda etapa foram englobadas parcelas de monitoramento em toda a região leste de Mato Grosso e o sul do Pará e, na terceira, o Sítio se expandiu para a transição de todo o estado de Mato Grosso, englobando núcleos de monitoramento em Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra. Uma vez consolidada essa rede de monitoramento da vegetação e os dados já depositados na Plataforma ForestPlots, estamos prontos para realizar análises em escala Neotropical e até Global. Um grande desafio para essa nova etapa será o mapeamento e a elaboração de políticas públicas para a faixa de transição Cerrado-Amazônia em todo o território brasileiro, bem como avaliar o uso de agrotóxicos por produtores agrícolas. Também incluiremos análises e comparações climáticas e edáficas em ampla escala e continuaremos com ações socioambientais visando a divulgação científica e a formação de coletores da Rede de Sementes do Xingu, os quais apresentam papel-chave na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) que estão no entorno do Parque Indígena do Xingu (PIX). A região de abrangência do PELD-TRAN foi recentemente sugerida em um artigo como sendo um super sítio, sendo recomendada a fazer parte de uma rede global de amostragem para dar suporte aos cálculos de biomassa da vegetação determinados por sensoriamento remoto. Assim, o Sítio PELD-TRAN foi indicado como um dos potenciais super sítios globais, pois além de atender a quase todos os requisitos sugeridos pelos autores do artigo, conta também com uma equipe permanente de cientistas locais realizando o monitoramento da vegetação em longo prazo. O PELD-TRAN, nesta quarta etapa, continuará buscando respostas para questões de longa duração relacionadas ao funcionamento dos ecossistemas e de como estes respondem às mudanças climáticas e de uso da terra. Para tanto, levantamos cinco QUESTÕES DE LONGA DURAÇÃO: 1) Como a vegetação muda ao longo do tempo e como os eventos climáticos extremos afetam a dinâmica, estrutura, composição e o balanço do carbono da vegetação da transição? Para responder a pergunta realizaremos inventários e reinventários da vegetação arbórea para entendermos os efeitos de eventos climáticos extremos; 2) Como os parâmetros edáficos determinam os padrões da vegetação da transição? Para tanto coletaremos amostras de solos e analisaremos quais os efeitos desses parâmetros na dinâmica, resistência e resiliência da vegetação; 3) Qual a resposta da vegetação à intensificação ou redução de impactos antrópicos na transição? Realizaremos reinventários da vegetação e avaliaremos a sucessão em áreas alteradas, sendo uma excelente oportunidade para elaborar propostas de manejo e restauração dessas áreas; 4) Qual é a área da faixa de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia em todo o território brasileiro e como as atividades socioeconômicas afetam a dinâmica da vegetação e a integridade da faixa ao longo dos anos? Utilizaremos dados de inventários da vegetação para mapearmos a faixa de transição e realizarmos a caracterização socioeconômica e ambiental e elaborarmos políticas públicas de sustentabilidade; 5) De que forma as ações de educação ambiental, a comunicação pública dos resultados do projeto e o treinamento de coletores da Rede de Sementes do Xingu (RSX) contribuirão com a conservação da biodiversidade e com o uso sustentável dos recursos naturais da transição Cerrado-Amazônia? Avaliaremos o efeito prático das ações educacionais, de divulgação científica e de qualificação de coletores da RSX. Em um estado, cuja economia está quase que integralmente baseada na agricultura e pecuária, jamais poderá deixar de prestar atenção em estudos que se propõem a compreender os efeitos do clima sobre a vegetação e os efeitos do uso de agrotóxicos sobre a saúde ambiental e humana. Infelizmente, ainda temos muitas incertezas sobre as atuais tendências climáticas, porém alguns estudos recentes demonstraram que os serviços que as florestas tropicais prestam para compensar os desmatamentos e as emissões de combustíveis fósseis podem estar ameaçados face às mudanças climáticas cada vez mais evidentes e incertas. Compreendendo melhor esses fatores poderemos recomendar ações para o manejo e a conservação da biodiversidade de áreas naturais. Uma vez que essas áreas sejam conservadas e preservadas de modo eficaz, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos, é esperado que as flutuações climáticas diminuam. Com isso, o maior beneficiário será o setor agrícola e pecuário, minimizando as perdas de safras e as reduções no peso animal, contribuindo para o sucesso socioeconômico de todo os agricultores do estado de Mato Grosso.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
11/12/2020-31/12/2024
Benemar Alencar de Souza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de nano e biomateriais para desenvolvimento de materiais com aplicações diversas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
05/02/2020-04/02/2025
Benito Soto Blanco
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de técnicas cromatográficas para diagnóstico de intoxicações por plantas em ruminantes
Resumo:
As intoxicações por plantas representam uma importante causa de morte nos animais de produção no Brasil, representando uma significativa perda econômica. Como o diagnóstico destas intoxicações geralmente é realizado por meio da associação do quadro clínico-patológico com o acesso à planta suspeita, é frequente o diagnóstico ser presuntivo ou mesmo incerto. A pesquisa de toxinas de plantas em amostras animais poderia confirmar ou refutar o diagnóstico em casos de rotina e em estudos científicos, mas infelizmente a disponibilidade destas análises é bastante limitada no Brasil. Assim, o presente projeto visa desenvolver metodologias analíticas para o diagnóstico de intoxicações por diversas plantas. Serão desenvolvidas metodologias utilizando cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia em camada delgada (CCD), adaptando metodologias desenvolvidas para plantas ou outras amostras. As técnicas de HPLC propiciam resultados quantitativos. Por outro lado, a CCD gera resultados qualitativos e é menos sensível, mas é mais simples e de menor custo, o que viabiliza sua implantação em grande número de laboratórios. Serão desenvolvidas técnicas para identificação de monofluoracetato (presente em plantas das famílias Rubiaceae, Bignoniaceae e Malpighiaceae), senecionina e monocrotalina (alcalóides pirrolizidínicos presentes em Senecio spp e Crotalaria spp), ricinina (indicador do consumo de mamona), swainsonina (presente em plantas da família Convolvulaceae que causam doença do armazenamento lisossomal), pterosina B (indicador do consumo de Pteridium) e lantadeno A (presente em Lantana spp) em amostras de conteúdo ruminal, fígado, rins e urina. O desempenho de cada metodologia desenvolvida será validado conforme protocolos nacionais e internacionais. A aplicação será realizada em amostra de animais intoxicados espontaneamente em diversas regiões do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Berenice Vahl Vaniel
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
8ª feira municipal do conhecimento de são lourenço do sul
Resumo:
Este projeto tem por objetivo promover a investigação científica na Educação Básica do Município de São Lourenço do Sul por meio do processo formativo pautado no educar pela pesquisa, na interdisciplinaridade e nas tecnologias digitais e sociais, culminando com a realização da 8ª Feira Municipal do Conhecimento. A proposta será realizada em três etapas: a) Formação de professores/as multiplicadores a partir do educar pela pesquisa, da interdisciplinaridade e da reflexão sobre os desafios, das potencialidades das tecnologias digitais e sociais em um contexto de pandemia-Covid 19; b) Feira de Conhecimento nas escolas da educação básica participantes, sejam elas públicas da rede municipal ou estadual de ensino, ou particulares; c) Realização da 8ª Feira do Conhecimento do Município de São Lourenço do Sul na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, em 2021. Este projeto terá a abrangência municipal e será executado por docentes e acadêmicos/as da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, campus São Lourenço do Sul, em parceria e cooperação com professores/as e equipe técnica-administrativa da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) do Município, diretores, coordenadores pedagógicos e docentes da Educação Básica. A rede Municipal de ensino de São Lourenço do Sul é composta por 10 escolas de Educação Infantil, 06 escolas de Ensino Fundamental na Sede, 07 escolas na zona rural, sendo 06 escolas Polos de Ensino Fundamental e 01 escola Multisseriadas. Ao todo, atende-se 3.175 alunos do Ensino Fundamental e 750 da Educação Infantil, com efetivo de 444 professores. No campus São Lourenço do Sul, da FURG, criou-se em 2013 o curso de Licenciatura em Educação do Campo: ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias. Este tem por objetivo formar educadores/as para atuar de maneira crítica, criativa, ética e solidária no âmbito da Educação Básica, tendo em vista ao fortalecimento da identidade do campo (FURG, 2018). Em 2020, o campus passou a contar com o curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa para fortalecer a formação de educadores/as na Educação Básica. Sendo assim, a etapa 1, a formação de professores, integrará acadêmicos e professores formadores dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e de Letras, assim como professores da rede básica de ensino. A proposta da 8ª Feira Municipal do Conhecimento de São Lourenço do Sul - 2021 assume o educar pela pesquisa (MORAES, MANCUSO, 2004) como princípio pedagógico, e propõe desenvolver-se a partir da abordagem sociocultural, pois apostar nesses princípios significa apostar no diálogo, na leitura na escrita, na elaboração e negociação de argumentos fundamentados empírica e teoricamente. (MORAES, RAMOS, GALIAZZI, 2004, p. 97).Neste sentido, compreendemos que a implementação desta proposta, a partir dos princípios destacados pelos autores citados acima, contribuirá para estimular uma cultura investigativa no contexto da Educação Básica e da formação docente inicial e continuada. A partir de um movimento propiciado pelo diálogo, questionamentos, leituras e pela construção de argumentos relacionados às questões de estudos vinculados ao contexto em que estão inseridos os sujeitos participantes do processo que culminará com a Feira. Processo esse, que tendo um objeto único poderá ser investigado, explicado e interpretado pelas múltiplas áreas do conhecimento. Por isso, ressalta-se a importância das múltiplas determinações e mediações históricas que o constituem (FRIGOTO, 2008) ao promover esta forma de trabalho coletivo e interdisciplinar. Na etapa 1 da Feira, propomos a reflexão sobre os desafios, as potencialidades das tecnologias digitais e sociais em um contexto de pandemia Covid-19, interagindo com diferentes áreas do conhecimento, desde as ciências da natureza até as ciências humanas e agrárias. Neste sentido, é importante pensar nas inúmeras possibilidades de utilização de software, aplicativos,vídeos e de objetos de aprendizagem digital que podem compor a dinâmica do ambiente educacional para promover a investigação, o aprender, de forma a reinventar a Educação. Buscar-se-a compreender as possibilidades e facilitar o acesso às redes de conhecimentos, propiciar o compartilhamento das informações e das experiências vividas, despertando a criatividade, a imaginação e a inteligência coletiva. (LÈVY, 1999). Da mesma forma, o processo formativo incluirá a discussão das tecnologias sociais, que se propõem a atuar sobre um problema social, dialogando com o desenvolvimento da sociedade. A dimensão social coloca-se como uma alternativa ao considerar os saberes dos diferentes sujeitos sociais envolvidos nas questões do nosso tempo. São tecnologias de baixo custo, sustentáveis e que promovem a autonomia dos sujeitos em um cenário em que precisam se reinventar. Traz-se a discussão das tecnologias sociais no âmbito da educação básica com a intenção de incentivar o pensamento crítico e a construção de conhecimento que propõe alternativas para situações do seu cotidiano. Portanto, essas ações fomentarão o surgimento de novos cientistas e pesquisadores/as em tecnologias sociais. A etapa 2, realização das Feiras de Conhecimento nas escolas, será articulada pela equipe de professores multiplicadores que participaram do processo formativo, com apoio dos acadêmicos e professores da FURG, bem com o envolvimento de práticas educativas embasadas nos Programas Institucionais: PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica. Cada escola irá realizar sua própria feira, preferencialmente no período de julho a setembro, selecionando trabalhos para participar da 8ª Feira Municipal do Conhecimento. A etapa 3, realização da 8ª Feira do Conhecimento do Município de São Lourenço do Sul será realizada em um amplo espaço proporcionado pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, responsável pela estrutura e logística.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
29/12/2020-31/12/2022
Berilo Luigi Deiró Nosella
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a documentação da iluminação cênica como modo de fazer, formação e transmissão de conhecimentos.
Resumo:
O presente projeto insere-se no campo dos estudos da prática e da teoria da iluminação para cena; neste sentido, em termos amplos, propõe debruçar-se sobre o estudo e análise de documentações específicas deste fazer a partir dos preceitos e métodos da genética teatral, da história oral e da arquivologia. No projeto aqui apresentado, especificamente, propomos analisar um conjunto pré-selecionado de documentos produzidos a partir do fazer da iluminação para cena, com o objetivo de gestar modelos documentais desse fazer, que tenham como principal fim o uso pedagógico em cursos e oficinas de iluminação cênica. Tais documentos são desenvolvidos no ato de criação da luz para cena basicamente com 3 finalidades: dar suporte ao próprio processo criativo; transmitir instruções técnicas/artísticas ao conjunto da equipe; e como propriedade artística/intelectual daquela criação. Não há no Brasil um sistema oficial normatizado que estabeleça um modelo quanto à produção destes documentos. Tal ausência de normatização, acreditamos, dá-se, numa possível primeira hipótese, pela pouca e ainda muito recente institucionalização da formação deste profissional em território nacional. Assim, o que propomos é entender as seguintes questões: o que compõe e como se caracteriza cada documento? Como os documentos se agrupam em dossiês documentais que buscam dar conta da experiência de criação da iluminação para cena e transmiti-la? Como cada um realiza e organiza sua documentação e seus dossiês? De onde e como cada um aprendeu/desenvolveu sua forma de elaborar seus documentos? Quais questões técnicas, culturais, políticas e econômicas sustentam cada forma de elaborar estes documentos? Tal conjunto de questões almejam a resposta à seguinte questão chave: Qual seria um possível modelo de produção documental, no contexto brasileiro, que pudesse servir a fins pedagógicos em cursos/processos de formação em Iluminação Cênica?
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
memória do jornalismo na paraíba no contexto da preservação digital
Resumo:
Pensar a preservação da memória no Brasil não se constitui em tarefa fácil, sobretudo, quando se testemunha as perdas memoriais recentes, ou seja, o colapso porque passa a memória serve de alerta, especialmente no que diz respeito a memória do Jornalismo impresso na Paraíba que tendo surgido ainda em final do século XIX tem vivido seus dias de extermínio, e uma total ausência de preservação do fazer jornalístico no Estado. Nesse sentido o presente projeto objetiva desenvolver ações integradas de pesquisa junto aos arquivos, às bibliotecas e aos institutos históricos e de pesquisa no Nordeste, cujos acervos contenham jornais impressos publicados na Paraíba com vistas ao mapeamento dos jornalistas e de suas respectivas áreas de atuação promovendo a democratização e o acesso à memória do Jornalismo na Paraíba, contribuindo para a preservação da memória desse fazer histórico, propositura que se ancora no processo de digitalização dos acervos e mapeamento das atividade jornalísticas por meio de relatos, depoimentos, perfis de jornalistas que fizeram e fazem parte da construção da memória do Jornalismo paraibano, em vários períodos históricos, de modo a promover a democratização e o acesso de pesquisadores e da comunidade em geral à memória do Jornalismo na Paraíba. Metodologicamente, adotar-se-á a pesquisa qualitativa do tipo documental, assentado na perspectiva teórica da memória por meio da preservação digital, sobretudo no momento atual em que o Jornalismo atravessa diferentes crises, dentre as quais o silenciamento e apagamento da memória. Nesse sentido parte da premissa de que preservar o papel informacional dos jornais antes impressos, em circulação no Estado, pode contribuir para a construção da memória e fortalecimento da identidade paraibana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Bernardo Martins Rocha
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de modelos computacionais personalizados da miocardite e da formação de edemas decorrentes de infecção viral
Resumo:
A miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, normalmente resulta de uma infecção viral seguida por destruição inflamatória do miocárdio. A miocardite pode resultar em insuficiência cardíaca, arritmias ventriculares e na formação de edemas, e está associada a altas taxas de mortalidade. A caracterização e o diagnóstico desta doença apresentam grandes desafios e ainda existem muitos aspectos do seu comportamento e de suas consequências que são desconhecidos. A recente pandemia aumentou ainda mais estes desafios, já que a miocardite se apresenta de forma mais significativa em pacientes que tiveram a COVID-19. Este projeto de pesquisa tem por objetivo demonstrar que modelos matemáticos e computacionais são capazes de reproduzir a inflamação do músculo cardíaco e formação de edemas como consequência da resposta imune à infecção viral pelo Sars-CoV-2. Nesse contexto, com diferentes fenômenos, escalas e interações entre os sistemas cardiovascular e imunológico, essas ferramentas podem ajudar a avançar o entendimento e o tratamento da miocardite. A justificativa da hipótese se baseia em modelos desenvolvidos pela equipe deste projeto, que foram capazes de reproduzir, quantitativamente ou qualitativamente, dados experimentais obtidos para outras doenças. Espera-se que os modelos computacionais sejam capazes de responder a perguntas como: a) O que leva a alguns pacientes desenvolverem um quadro de miocardite durante a infecção com SARS-CoV-2? b) Qual o impacto da miocardite no sistema cardiovascular e a sua relação com outros distúrbios cardíacos? c) Por quanto tempo após a eliminação do patógeno os efeitos da miocardite perduram? As questões a serem abordadas neste projeto serão estudadas através de modelos matemáticos e computacionais, que são capazes de descrever os diversos fenômenos e suas interações. Os modelos matemáticos da miocardite e da formação de edemas serão calibrados com base em dados clínicos e imagens e serão resolvidos através de métodos numéricos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Bertha Furlan Polegato
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
influência da suplementação de ácidos graxos ômega 3 no estresse oxidativo, metabolsimo energético e atividade da esfingomielinase na cardiotoxicidade induzida pela doxorrubicina em ratos
Resumo:
A doxorrubicina é um quimioterápico utilizado no tratamento de neoplasias e atua por meio da inibição da enzima topoisomerase 2, que impede a replicação, transcrição e leva à morte da célula neoplásica. Apesar de altamente efetiva, apresenta como efeito colateral a cardiotoxicidade. Essa complicação ocorre 25% dos pacientes tratados e leva a miocardiopatia dilatada e insuficiência cardíaca. A presença de cardiotoxicidade pode limitar o tratamento da neoplasia, impactar na qualidade de vida e piorar o prognóstico do paciente. Até o momento, não dispomos de maneiras de realizar, precocemente, o diagnóstico e nem estão disponíveis tratamentos eficazes para essa complicação. Vários mecanismos fisiopatológicos estão envolvidos na lesão cardíaca e podemos destacar o aumento do estresse oxidativo e modificações no metabolismo miocárdico, com predomínio da utilização da glicose como substrato energético em detrimento dos lipídeos. A esfingomielina é o lipídeo de membranas mais abundante. Na presença de estímulos agressores há ativação de esfingomielinases que convertem a esfingomielina em ceramida, que leva a aumento do estresse oxidativo. O ácido graxo ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, presente em nozes, sementes, óleos vegetais e peixes. Sabe-se que os ácidos graxos ômega 3 (w3) constituem os fosfolipídios da membrana celular e que sua administração é capaz de diminuir inflamação, estresse oxidativo e a produção de ceramidas. Apesar de alguns estudos terem avaliado o efeito do w3 na cardiotoxicidade, os resultados ainda são controversos. Também não identificamos estudos que avaliaram os efeitos do w3 na produção de ceramida na cardiotoxicidade induzida pela doxorrubicina. Diante do exposto, o objetivo do projeto é avaliar a suplementação de ácido graxo ômega 3 na atenuação da cardiotoxicidade induzida pela doxorrubicina em ratos por sua atuação na via das ceramidas, no estresse oxidativo e no metabolismo energético miocárdico.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Bianca Aparecida Lima Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
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Currículo
Título do Projeto:
sistemas agroalimentares comunitários (sac) e estratégias de superação dos impactos da pandemia de sars-cov-2 em comunidades tradicionais
Resumo:
Esta proposta aborda os sistemas alimentares comunitários (SAC) como alternativa ao problema da fome e pobreza em comunidades tradicionais, que vem empreendendo esforços para reagir à vulnerabilidade econômica, agravada pela pandemia Sars-Cov-2. Os SAC são arranjos produtivos e econômicos que agregam sujeitos sociais em torno de objetivos comuns para lidar com recursos escassos e empreender estratégias de soberania alimentar conjugadas com relações mercantis locais ou regionais para geração de renda. O estudo destes arranjos pode revelar inovações agroambientais e socioeconômicas, desvelando experiências comunitárias de transição a formas sustentáveis e localmente enraizadas para relacionar produção, circulação de alimentos, comercialização, consumo e convívio não predatório com o patrimônio ambiental dos ecossistemas. A diversidade de iniciativas locais de produção sustentável e comercialização justa permanece pouco estudada e conhecida, fato que coloca em risco o aprendizado social e o potencial transformador destas experiências. Esse apagamento de experiências fragmenta e enfraquece as iniciativas endógenas, diante da agência corporativa em prol da agricultura como empreendimento econômico extra-local, limita o potencial de inovação de políticas públicas e fortalece um círculo vicioso de reprodução da pobreza e fome, justificando a necessidade e esforço investigativo destas experiências. Busca-se investigar as características, limitações e potenciais de um SAC constituído em comunidade tradicional em sua luta contra a fome e pobreza. Abordar a caracterização de um SAC evidencia a multidimensionalidade do problema alimentar, buscando revelar suas interfaces com dinâmicas econômicas localizadas e as inovações agroambientais e de aprendizado social para governança de iniciativas coletivas de transição à economia solidária e à sustentabilidade produtiva.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Bianca Arruda Manchester de Queiroga
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
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Currículo
Título do Projeto:
impactos da pandemia da covid-19 e de um programa longitudinal de intervenção educacional no desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas de pré-escolares e escolares no ciclo de alfabetização.
Resumo:
Devido às restrições impostas pela pandemia causada pelo novo corona vírus nos anos de 2020 e 2021, milhares de crianças foram privadas do ensino presencial no Brasil e no mundo. O impacto desta privação, decorrentes das medidas de distanciamento social adotadas para conter a pandemia, ainda são desconhecidos, mas presume-se que as séries iniciais da educação básica, que compreendem a pré-escola e o ciclo de alfabetização (do primeiro ao terceiro ano), seriam as mais afetadas, uma vez que as crianças nessa fase não possuem autonomia para aprender por meio de aulas ministradas remotamente, sem uma mediação familiar adequada. Com base no exposto, o presente estudo pretende investigar o impacto da pandemia no desenvolvimento de habilidades cognitivo linguísticas de pré escolares e escolares nesta etapa de ensino. A fim de viabilizar tal investigação, os dados que serão coletados no presente estudo, a partir de 2022, serão comparados com banco de dados de estudo anterior, realizado em 2019, nas mesmas escolas, com o objetivo analisar as habilidades cognitivo linguísticas de pré-escolares, antes e após uma intervenção educativa voltada ao desenvolvimento dessas habilidades. Assim, por meio dessa comparação com banco de dados anterior à pandemia, será possível mensurar o impacto das medidas de distanciamento social sobre o desenvolvimento desses escolares. Além disso o estudo pretende continuar acompanhando longitudinalmente os escolares, por três anos consecutivos, até que completem o ciclo de alfabetização, bem como verificar a resposta dos mesmos à intervenção educativa voltada ao desenvolvimento de habilidades cognitivo linguísticas precursoras da aprendizagem da leitura e escrita. Nesta etapa, o estudo adotará como pressuposto teórico e metodológico o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
da independência do brasil à emancipação tecno-científica do estado de roraima
Resumo:
Essa proposta tem como objetivo realizar a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima - XVI SNCT-RR, com o desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização das ciências com intuito de mobilizar a população, em especial crianças e jovens chamando a atenção para a importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do país, bem como, contribuir para a difusão da informação, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações como forma de popularizar conhecimentos e tecnologias. A SNCT-RR será desenvolvida a partir de um conjunto de atividades e ações executadas por estudantes, professores e pesquisadores das cinco principais instituições de Ensino e/ou Pesquisa do Estado e parceiros, atendendo os 15 municípios do Estado, a saber, Boa Vista, Cantá, Iracema, Mucajaí, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Alto Alegre, Mucajaí, Bonfim, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Caracaraí e Rorainópolis. As estratégias de divulgação e participação nas atividades serão baseadas em visitas locais e marketing digital a partir do uso de perfis próprios do evento nas redes sociais. As atividades serão transmitidas ao vivo por ferramentas disponíveis nessas redes sociais; e serão executadas respeitando-se as regras de acessibilidade e inclusão social. Espera-se que a SNCT-RR estimule a participação de crianças e jovens em pesquisas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores locais. Além disso, almeja-se a produção de anais dos eventos, e-books e produtos educacionais. Todos esses resultados visam melhorar a percepção da sociedade sobre a prática científica através da divulgação e popularização da Ciência, fazendo com que a população roraimense se aproprie e reconheça as tecnologias e a inovação produzidas por essas instituições locais, elucidando a emancipação tecno-científica do Estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Bianca Margarita Damin Tavolari
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estrutura da jurisdição ambiental na amazônia legal: um diagnóstico empírico
Resumo:
A Amazônia Legal é um território marcado por conflitos de múltiplas dimensões. É um dos maiores focos de desmatamento e conflitos sócio-ambientais. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o primeiro diagnóstico acerca da jurisdição ambiental na Amazônia Legal. Combinando conhecimentos dos campos do direito, da ciência de dados, da sociologia e das análises territoriais, o principal objetivo é compreender como a organização das estruturas judiciais - o que abarca tanto a distribuição das unidades judiciais, sua especialização e dinâmica de funcionamento, bem como os serviços de apoio à jurisdição - está relacionada com os diferentes arranjos das ações ambientais, com especial ênfase às questões fundiárias subjacentes, aos crimes ambientais e à responsabilidade civil em matéria ambiental nas Unidades da Federação da Amazônia Legal. Como discutiremos adiante na metodologia, esta pesquisa conta com a vantagem de partir de dados já sistematizados pelo Conselho Nacional de Justiça na plataforma SireneJud, disponibilizada ao público em agosto de 2021. A SireneJud correlaciona dados de processos por danos ambientais (DataJud) e dados espaciais do Ibama, Inpe, Incra, Funai, ANA, Aneel e IBGE. Esta pesquisa tem por objetivo principal mapear os números relativos à litigiosidade dos processos relacionados às causas ambientais. As hipóteses de pesquisa estão relacionadas à estrutura da justiça nas UFs da Amazônia Legal, em especial a respeito da existência e da concentração de varas especializadas em matéria ambiental. Este diagnóstico empírico não será apenas uma fotografia destes conflitos de responsabilização civil e penal por danos ambientais, mas também irá fornecer evidências sistematizadas como alicerce para a intervenção em políticas públicas judiciais na Amazônia Legal.
Instituição/UF/País:
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - SP - Brasil
Vigência:
31/03/2022-31/03/2025
Bibiana Verlindo de Araujo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dose de precisão informada por modelo (mipd) como estratégia para personalização de doses de antibioticos em pacientes com sepse
Resumo:
A sepse é uma sindrome que apresenta elevados indices de mortalidade no Brasil e cujo o manejo envolve a utilização de diversos medicamentos, entre eles, antimicrobianos. Diversos processos fisiológicos são modificados durante o quadro de sepse, resultando principalmente em alterações nos processos de distribuição e de eliminação desses fármacos nos pacientes. Na literatura sugere-se que as alterações mais marcantes ocorrem com aqueles que apresentam caracteristicas hidrossoluveis, devido a sua distribuição extracelular e dessa forma, apenas fármacos com essas caracteristicas deveriam ter suas dosagens ajustadas. Essa hipótese supõe que os niveis de concentração livre alcançados por esses antimicrobianos no plasma são equivalentes aos observados nos tecidos, no entanto, há evidências de que isso pode não ser verdadeiro. Para o ciprofloxacino, de caracteristicas lipossoluveis, por exemplo, a penetração tecidual em voluntários é de 38% em tecido muscular, indicando que as concentrações plasmáticas não refletem as teciduais. Assim, nossa hipótese é de que utilizando dados in vitro, pre-clinicos e clinicos dos dez antimicrobianos mais utilizados na sepse e já publicados na literatura, será possivel propor um algoritmo de decisão sobre a necessidade de ajuste de dose mais embasado, através de análise de dados e ferramentas de farmacometria, numa abordagem chamada dose de precisão informada por modelo, na qual estratégias de farmacocinética populacional, embasada em fisiologia e farmacologia dos sistemas são utilizadas tomada de decisões em cenários complexos. Os fármacos avaliados serão a vancomicina, piperacilina/tazobactam,cefepima,ceftriaxona,gentamicina,ciprofloxacino, levofloxacino, daptomicina, voriconazol, anfotericina B.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Bluma Guenther Soares
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
nanocompósitos multifuncionais para aplicações em áreas estratégicas
Resumo:
Nanocompósitos tem sido amplamente investigados devido à sua versatilidade de aplicações em vários setores estratégicos. O sucesso desses materiais baseia-se no tamanho nanométrico destas partículas. Assim, propriedades importantes podem ser alcançadas com a combinação de pequena quantidade dessas partículas a matrizes poliméricas. Desta forma, os participantes desta proposta resolveram juntar suas experiências visando criar novos sistemas com aplicações na fronteira do conhecimento científico e tecnológico. Neste sentido, nanopartículas de sílica, magnetita, polianilina e híbridos com nanotubo de carbono e grafeno serão preparados. Essas partículas serão incorporadas a matrizes poliméricas obtendo-se materiais na forma de filmes, nanofibra por eletrofiação, materiais porosos utilizando a manufatura aditiva ou ainda esferas macroporosas utilizando resinas poliméricas reticuladas ou alginato de sódio precipitado e liofilizado. Para melhora a dispersão de cargas, notadamente CNT e grafeno, serão avaliados alguns líquidos iônicos à base de imidazol e alquil-fosfônio. Os líquidos iônicos são também capazes de conferir boas propriedades elétricas e dielétricas aos materiais, tornando bastante útil no desenvolvimento de materiais absorvedores de ondas eletromagnéticas. Os líquidos iônicos incorporados nas partículas de sílica, argila e grafeno são também capazes de melhorar a capacidade de adsorção de metais pesados e outros poluentes. A adsorção de metais pesados também será realizada a partir de nanopartículas de dendrímeros do tipo PAMAM incorporadas em sistemas poliméricos de diferentes formas. Os grupos amina em quantidades consideráveis e a alta porosidade dessas partículas facilitam a adsorção dos metais pesados em quantidades consideráveis. Essas partículas também serão utilizadas na exploração e produção de petróleo, em aplicações que envolvem inibição de inchamento de argila, modificação de viscosidade e inibição de deposição de parafinas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Bráulio Rocha Correia
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana territorial do alto sertão sergipano - 2022
Resumo:
A proposta apresentada é referente à realização da Semana Territorial do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 trabalhará o tema BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto, envolverá 4 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais e utilização de Transversalidade da Ciência, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações transversais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com a principal cadeia de valor do Território do Alto Sertão Sergipano, a CADEIA Do Grão ao Leite. Será abordada a Transversalidade como estratégia para melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes no Território do Alto Sertão Sergipano (comércio, agroindústrias, leite e produtos lacteos, produção de grãos, fruticultura, pesca e aquicultura etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano, que foram escolhidas utilizando o recorte de quatro municípios correspondente à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Breitner Luiz Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação superior e políticas de permanência para estudantes negros
Resumo:
O projeto baseia-se em duas frentes de pesquisa em diferentes espaços de atuação. Uma primeira frente buscará, através de narrativas biográficas, pesquisar, construir e analisar a trajetória de vida de estudantes cotistas PPI na Universidade de Brasília (UnB) (pretos, pardos e indígenas) e suas condições de saúde. A observação e a análise desses relatos de vida implicam, primeiramente, na formulação de um conjunto de desenvolvimento teórico que discutirá, através da relação clássica entre indivíduo e sociedade, o processo de formação, construção e manutenção de uma identidade e de uma biografia social, de vínculos e relações e de construção e reconstrução de espaços de sociabilidade. A fim de se ampliar o entendimento desses processos, uma segunda frente de pesquisa buscará entender, através das mesmas bases metodológicas, a dinâmica de inserção desses estudantes em um espaço institucional de assistência como o promovido pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU-UnB). Esta dupla atuação possibilitará a elaboração sistemática, tanto de perspectivas comparativas e analíticas desses novos espaços, como ampliará o entendimento de determinadas qualificações conceituais acerca da condições de saúde dos estudantes universitários, considerando problemas relacionados a exclusão, vulnerabilidade e marginalização e abandono da vida estudantil universitária. Além disso, o projeto abre espaço, tanto para uma análise bibliográfica a respeito da contextualização social dessa população majoritariamente jovem e uma consequente discussão de cunho metodológico - como para outras temáticas como saúde mental, uso de álcool e outras drogas, violência, solidão, vergonha, representações sociais, dentre outros.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compartilhamento de mecanismos de resistência a antibióticos entre as comunidades microbianas orais e as das infecções endo-periodontais
Resumo:
A complexa rede que liga o compartilhamento de informações genéticas entre comunidades microbianas é um dos principais fatores nos processos evolutivos. Através das interconexões exercidas pelo mobiloma (i.e. conjunto de elementos móveis em um genoma), os microrganismos distribuem seu genótipo para a maioria dos organismos vivos (microbioma). Um exemplo significativo é a disseminação de genes que codificam a resistência a antibióticos. Apesar de representar uma grande ameaça à saúde pública global, decifrar os princípios que coordenam a evolução das bactérias multirresistentes continua sendo um desafio. Recentemente, alguns trabalhos revelaram o potencial das abordagens metagenômicas para compreender e explorar a dinâmica e a diversidade das comunidades microbianas, e a correlação de genes de resistência associados a esses microbiomas. No entanto, nenhum estudo metagenômico funcional foi realizado até agora em comunidades dos microbiomas das infecções endo-periodontais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é desenvolver uma abordagem sistêmica para analisar a rede de resistência aos antibióticos em metagenomas da cavidade oral e correlacioná-la com aquela encontrada em dentes com infecções endo-periodontais. Faremos isso integrando tecnologias para decodificar a distribuição, abundância, associações e correlações estatísticas do resistoma e mobiloma de diferentes sítios orais (metagenomas de diferentes partes do mundo) com os das infecções endo-periodontais. Por meio de abordagens laboratoriais, bioinformática e ciência em rede, propomos investigar padrões de genes de resistência prevalentes em diferentes locais da cavidade oral e o fluxo de sua disseminação em comunidades microbianas de infecções endo-periodontais. Acreditamos que esses dados são de fundamental importância para a compreensão desse desafio universal, abrindo caminho para que novas tecnologias possam desenvolver tratamentos antimicrobianos eficazes.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Bruna Figueiredo Manzo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e validação de tecnologias de apoio à educação e ao envolvimento de acompanhantes na segurança do paciente pediátrico e neonatal
Resumo:
Potenciais riscos ao paciente são intrínsecos à complexidade do cuidado à criança e ao neonato, especialmente pelas características físicas que podem influenciar consideravelmente a segurança do paciente. Apesar das iniciativas e investimentos empregadas na área da segurança do paciente pediátrico e neonatal, constata-se ainda alto número de eventos adversos. Assim, outras estratégias são motivadas em busca do cuidado seguro, como o incremento à educação e a participação do acompanhante nas ações de segurança. Ao promover a participação de acompanhantes na segurança dos cuidados, favorece a integração destes na tomada de decisão, de maneira consciente e informada, influenciando nas ações de segurança das crianças. Assim, este projeto apresenta como objetivo geral, desenvolver e validar tecnologias de apoio à educação e ao envolvimento de acompanhantes nas ações de segurança do paciente do paciente pediátrico e neonatal e tem objetivo específico, desenvolver e validar um web-app, um serius games e um software de realidade virtual (RV) para alcançar o objetivo geral. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de produção tecnológica contemplando 4 etapas. Na etapa 1 realizar-se-á a prospecção tecnológica, nas etapas 2 e 3 serão construídos os conteúdo das tecnologias educativas e o seu desenvolvimento e a etapa 4 consistirá na validação de conteúdo, aparência e índice de Fidedignidade. O desenvolvimento tecnológico com inovações no contexto de saúde colabora significamente no processo de educação do paciente e seu acompanhante, porém são escassos os estudos que desenvolvam e validem essas diferentes tecnologias. A hipótese do estudo é que as tecnologias desenvolvidas e validadas têm potencial enquanto instrumento educacional e de incentivo ao envolvimento dos acompanhantes na segurança das crianças. Ademais, facilitará interação acompanhantes - equipe de saúde, e possibilitar realinhamento de processos, políticas e estruturas assistenciais que visam o cuidado seguro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Bruna Gisi Martins de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fluxo do sistema de justiça juvenil no estado de são paulo
Resumo:
A aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 estabeleceu um conjunto de mudanças legais no tratamento de adolescentes autores de atos infracionais que envolvem tanto a introdução de garantias processuais e direitos individuais quanto a adoção de dispositivos que restringem o uso da privação de liberdade como medida de responsabilização. Essas alterações impactam diretamente a atuação dos atores do sistema de justiça juvenil, marcada historicamente pela informalidade, discricionariedade e paternalismo. A literatura recente sobre o sistema de justiça juvenil brasileiro em diálogo com a literatura internacional tem indicado a complexidade do seu modo de funcionamento e os mecanismos pelos quais uma cultura menorista se combina com uma lógica punitiva. No que diz respeito ao diagnóstico das tendências atuais no país, um dos aspectos que ainda precisa ser melhor investigado é a produção decisória dos atores ao longo das etapas do fluxo desse sistema. A investigação dos fatores associados à produção decisória permite compreender de que maneira os dispositivos legais e as medidas socioeducativas têm sido utilizados. Buscando contribuir para esse debate, o objetivo deste projeto é realizar um estudo do fluxo do sistema de justiça juvenil no estado de São Paulo e investigar os fatores associados ao avanço dos casos nas diferentes etapas do sistema, desde o registro na polícia até o sentenciamento pelo judiciário. Dados recentes sobre o sistema paulista indicam uma redução significativa no número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Neste sentido, buscar-se-á investigar se houve alterações neste fluxo nos últimos anos. A pesquisa adotará uma abordagem longitudinal para rastrear o processamento dos casos em cada etapa e será realizada a partir da coleta, sistematização e consolidação de dados secundários produzidos pelas agências que compõem o sistema de justiça juvenil em São Paulo.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Bruna Paola Murino Rafacho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégia de formação dos profissionais da atenção primária à saúde no cuidado das condições crônicas em campo grande/ms
Resumo:
A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a porta de entrada no sistema de saúde pela população. Por estar mais próxima a comunidade, sendo local ideal para promoção da saúde, prevenção de doenças e enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão e diabetes. Neste sentido, capacitar gestores e profissionais que atuam na APS tem grande relevância, de modo a fortalecer as políticas públicas de Saúde existentes e organizar o cuidado de maneira mais eficiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como proposta dar continuidade ao projeto Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade na Atenção Primária (ECO-AB), estendendo sua atuação para demais condições crônicas além da obesidade por meio do diagnóstico da organização do cuidado às pessoas com DCNT e aplicação de estratégia de educação na APS de Campo Grande/MS. Por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão espera-se apoiar a formação qualificação, acompanhamento e socialização das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde, visando a atenção à saúde no controle das DCNT.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
05/12/2020-31/12/2023
Bruno Augusto Nassif Travençolo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias visuais de análise de redes dinâmicas com foco nas características e comportamento dos seus nós
Resumo:
Redes dinâmicas são utilizadas para modelar interações entre entidades que compõem um determinado domínio do conhecimento, com o intuito de extrair padrões nessas interações que permitam a compreensão de determinado fenômeno nesse domínio. É possível encontrar aplicações em diversas áreas, incluindo redes sociais, espalhamento de fake news, análise de tráfego aéreo, interação entre proteínas nas células, entre outras. A análise dessas redes usualmente emprega medidas estatísticas e/ou técnicas visuais que auxiliam na extração de informações úteis contidas nas conexões entre nós da rede, de forma a identificar comportamentos anormais, tendências de relacionamento, sazonalidades e recorrências. No entanto, a maioria das estratégias visuais propostas concentra-se apenas em informações topológicas da rede, ignorando informações do próprio domínio de aplicação e propriedades dos nós. Considerando que a dinâmica de interação dos nós pode estar fortemente relacionada a essas propriedades, a análise pura das conexões pode limitar a compreensão dessa dinâmica, o que leva a seguinte pergunta: uma representação visual de redes dinâmicas que considera, além da topologia, informações específicas a respeito dos seus nós constituintes pode aumentar a compreensão dos fenômenos e do contexto modelado por essas redes? É sabido, por exemplo, que a interação entre usuários de redes sociais está fortemente ligada às suas preferências, costumes e crenças. Dessa forma, neste projeto pretende-se empregar um conjunto de técnicas de visualização de informação nas características individuais dos nós, destacando visualmente aspectos distintos dessas entidades, tais como similaridade, evolução temporal ou correlação entre propriedades. Associado a essas visualizações, serão propostas ferramentas de interação para proporcionar uma exploração efetiva desses aspectos, permitindo ao usuário associá-los e fazer inferências que justifiquem o comportamento temporal da rede.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Bruno da Rocha Nunes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uffs de portas abertas realeza
Resumo:
A atividade de Portas Abertas é uma ação contínua, direcionada aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas que oportuniza a aproximação desses estudantes com o ambiente universitário. Através da visitação dos espaços universitários e participação em atividades propostas especialmente para a SNCT-2022. Visando divulgar o Ensino Científico e Tecnológico; Enriquecer a qualidade da Educação com a divulgação que projetos institucionais cujo os objetos sejam ferramentas ou produtos de socialização do conhecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Bruno da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
circuitos transoceânicos: o lugar das américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da primeira modernidade às independências
Resumo:
A pesquisa objetiva redimensionar o lugar da América Ibérica (séculos XVI-XIX), através das diferentes formas de etnogênese que criam diversos tipos de comunidades, tanto no mundo indígena quanto afro-americano e nas paragens orientais. Busca-se iluminar a importância do Novo Mundo na construção da ideia de mundialização ou globalização, abordando a circulação de pessoas, objetos, ideias e conhecimentos de forma inovadora. Isso porque, considera-se a América um espaço para a emergência de sociedades que não se limitam a mimese daquelas europeias, porém, observando que o local não é uma tela invertida sobre a qual o global se projeta (Appadurai, 2013). Ao contrário disso, os cenários americanos nas suas mais diferentes relações com as bordas do Atlântico e o Oriente foram palcos de experiências que, descortinadas com a reavaliação de fontes já conhecidas e avançando igualmente sobre documentação ainda pouco explorada, podem nos revelar processos marcados menos pelo resultado de uma miscigenação das formas, culturas, técnicas, dos corpos, objetos e mais por tensões e trocas recíprocas. O problema central reside em questionar explicações dicotômicas, a exemplo de: local/global, micro/macro, centro/periferia... que simplificam o passado americano. Assim, teórico-metodologicamente, os pesquisadores aqui reunidos buscam evidenciar, sobretudo através da perspectiva das Histórias Conectadas, fontes tais como: objetos de arte, compêndios de fauna e flora, artefatos de luxos, papéis diplomáticos, entre outros. Nossas interrogações visam questionar os modos de acoplamento de um mundo em outro, sem limitar-se aos laços atados pela Europa Ocidental com o resto do globo (Gruzinski, 2014), dialogando com as correntes epistemológicas que enfatizam a dimensão subjetiva e individual dos agentes históricos envolvidos no processo de expansão das monarquias europeias e nos processos independentistas do século XIX.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Bruno de Athayde Prata
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
matheurísticas para problemas de gestão da produção e operações
Resumo:
Nas últimas décadas, diversos problemas de gestão da produção e operações tem sido tratados como problemas de otimização combinatória. Visto que tais problemas pertencem à classe NP-difícil, métodos aproximados, tais como heurísticas e metaheurísticas tem sido propostos para suas resoluções. Nos últimos anos, as matheurísticas tem sido uma linha de pesquisa promissora, visto que hibridizam métodos exatos e técnicas heurísticas para resolução de problemas de otimização combinatória em tempo computacional admissível. Este projeto tem por objetivo a proposição de novas matheurísticas para a resolução de problemas de gestão da produção e operações. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de formulações matemáticas, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Bruno de Oliveira Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jurisdição quilombola
Resumo:
O projeto tem como pretensão produzir uma ferramenta e solução digital para a dispersão de dados relativos a judicialização das demandas quilombolas no Brasil, para tanto, realizaremos uma pesquisa-ação, na medida em que pretendemos não só compreender o fenômeno da judicialização das questões quilombolas no Brasil, mas também criar uma ferramenta para consolidar dados e organizações informações esparsas. Estruturaremos um programa de gestão da informação que colabore e aumente o grupo de dados relativos à judicialização da questão quilombola no Brasil, ampliando a possibilidade de observação dos fenômenos correlatos. Pretende-se criar uma plataforma, com aplicativo compatível com IOS e Androide, a ser hospedada no sítio eletrônico da UFAM, que terá como finalidade mapear os grupos étnicos que são autores ou réus em processos judiciais no território brasileiro, preliminarmente a plataforma/sistema se chamará Jurisdição Quilombola. A plataforma será aberta para que os usuários possam incorporar informações, principalmente associando as demandas judiciais às comunidades quilombolas espalhados pelo território nacional, assim, o aplicativo inicialmente associará, de forma interativa, a demanda ao território quilombola em um mapa do Brasil, associando os detalhes do conflito. Serão então cadastrados os sujeitos, informando dados e localização, tanto dos quilombos, como de seus litigantes, o que ajudará a criar um rol de perfil dos atores, mapeando melhor os conflitos que são judicializados. A ferramenta contará com boletins consolidados dos processos, banco de petições, cartilhas, legislação específica, glossário. Pretende-se também fazer uma pesquisa em qualitativas em profundidade, através de campo em pelo menos um quilombo com conflito judicializado, buscando analisar de que maneira que o processo judicial se incorpora na vida e no cotidiano da comunidade, considerando como o processo enquanto artefato cultural se trança na representação e identidade quilombola.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
02/05/2022-31/05/2025
Bruno Eduardo Freitas Honorato
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ética na pesquisa em administração
Resumo:
A Resolução CNS510/2016 que versa sobre a ética em pesquisa para as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA), apesar dos avanços que constitui para as humanidades, ainda apresenta muitos problemas debatidos nos fóruns e encontros de pesquisadores da área. Embora a discussões tenham avançado em outras áreas das humanidades como Antropologia, Ciências Sociais, Educação, os pesquisadores da Administração têm evitado uma discussão direta com os parâmetros definidos pelo Sistema CEP/CONEP para avaliação ética em pesquisa na área. O objetivo desse estudo será compreender como os doutorandos em Administração percebem os procedimentos atuais da ética em pesquisa em CHSSA no Brasil e quais as implicações dessas percepções para a discussão da ética em pesquisa na área da Administração. A pesquisa de natureza qualitativa será desenvolvida em duas atividades estruturantes: mapear e analisar, as quais foram divididas em três etapas descritas sumariamente como: levantamento exploratório (etapa 1), coleta de dados (etapa 2), análise crítica (etapa 3). Os participantes da pesquisa serão pós-graduandos em formação como pesquisadores em cursos de doutorado em Administração. Nas etapas 1 e 2 serão utilizadas técnicas de coleta de dados por pesquisa documental, bibliográfica, questionários e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados será realizada segundo a abordagem de Bardin (2006) da Análise de Conteúdo. Espera-se com isso que possamos enfrentar o controverso debate da ética nas CHSSA argumentando em três frentes: i) uma frente formativo/procedimental; ii) uma frente teórica/conceitual; iii) e uma terceira e última frente empírico/experiencial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
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