Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Maria Soares Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioproduto farmacêutico de uncaria tomentosa para o sistema único de saúde -sus.
  • O tema global do projeto é a conservação da espécie amazônica Uncaria tomentosa em banco de germoplasma, a multiplicação de indivíduos elites para produção sustentável de matéria prima visando a obtenção de fitoterápico a ser distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de farmácia viva. A espécie encontra-se vulnerável a extinção não havendo disponibilidade de matéria prima para atender a uma demanda nacional de fitoterápico. Além disso, as informações de cultivo são escassas o que inviabiliza a produção em larga escala. Outro agravante é que indivíduos coletados em ambientes naturais apresentam diversidade química quanto aos alcaloides, o que pode comprometer a eficácia dos fitoterápicos. O aspecto econômico é outro desafio a ser superado com a espécie U. tomentosa, considerando que existe uma demanda mundial crescente por matéria prima dessa planta, impactando ainda mais na sobrevivência da mesma. A hipótese é que clones de plantas micropropagadas, a partir de banco de germoplasma de U. tomentosa, devidamente avaliada do ponto de vista químico, genético e quanto a atividade farmacológica são fonte sustentável para a produção de fitoterápico da espécie. Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas as técnicas de micropropagação, de cultivo em área agrícola, biologia molecular, analise química da planta e extratos, produção de fitoterápico em farmácia viva de acordo com a RDC N 18 de 2013 da ANVISA, ensaios pré-clínicos toxicológico com peixe-zebra e ensaios anti-inflamatório in vitro, além de analise metabolômica do fitoterápico usando UHPLC-MS/MS.
  • Universidade de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • 02/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Ana Melva Champi Farfán

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • biossensores eletroquímicos portáteis de nanomateriais funcionalizados com derivados de grafeno para aplicações biomédicas.
  • A proposta a seguir, surge de um estudo preliminar feito no inicio da pandemia e que tem gerado um depósito de patente e um protótipo de eletrodo baseado em óxido de Grafeno reduzido (OGR) para detecção viral. Na sequencia um biossensor foi fabricado a partir de uma minicélula eletroquímica com o eletrodo de trabalho de OGR, o qual foi funcionalizado com c-DNA viral para a detecção e seletividade do vírus, pelo qual partimos de um TRL4 para a proposta deste projeto. A partir desta plataforma é proposto como objetivo principal á ampla exploração da incorporação de diversos Nanomateriais como: Nanoparticulas metálicas, Nanotubos de dióxido de Titânio e carbon dots os quais funcionalizam facilmente com sistemas biológicos, na fabricação de diversos biossensores. No entanto, a proposta é funcionalizar estes Nanomateriais com os OGR para aumentar a sensibilidade e seletividade viral, de tal forma que permita inclusive detectar variantes dos vírus da RABV e Sars Cov-2, podendo ser expandido para diversas doenças virais e bacterianas. Desta forma, este projeto conta com uma equipe de pesquisadores multidisciplinares de renomeadas Instituições de Pesquisa acadêmica e na área da Saúde os quais são altamente capacitados no estudo de cada um dos sistemas de Nanomateriais e sistemas biológicos á serem explorados nesta proposta. Finalmente a parceria com a Empressa VRS propõe um estudo de mercado e possibilidade da industrialização de biossensores em caso este projeto consiga os resultados propostos, o qual poderá ser de grande aporte para o sistema de saúde público no biomonitoramento de futuras pandemias.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 26/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Ana Olivia Barufi Franco de Magalhães

Engenharias

Engenharia de Minas
  • zoneamento agrogeológico na região centro-leste paulista: o potencial de agrominerais silicáticos como fonte de remineralizadores
  • Este projeto propõe o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas para aproveitamento de finos de pedreira de diabásio como uso em remineralizadores de solo. Sabe-se da importância que os agrominerais apresentam para balança comercial brasileira, em virtude do Brasil ter forte atuação na agroindústria, somado à necessidade de importação desses produtos. Em paralelo, a busca por práticas de mineração sustentável e economia circular têm exigido cada vez mais que as empresas se adequem ao cenário atual. Neste sentido, o projeto aqui apresentado busca avaliar a eficiência do pó de diabásio de pedreiras do centro-leste do estado de São Paulo na prática da rochagem, e para isso, serão aplicadas técnicas de caracterização física e químico-mineralógica nos rejeitos das pedreiras, segundo a IN nº05/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e mapeamento litoestratigráfico e litoquímico das frentes de avanço das pedreiras de forma a construir um mapa de zoneamento agromineral desta importante região em questão.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 15/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Ana Paula Almeida Bastos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de testes diagnósticos para a vacina virossomal contra o vírus h5n1 que permite uma estratégia de diferenciação de animais infectados de animais vacinados (diva)
  • A influenza aviária é uma doença que pode ser classificada em alta ou baixa patogenicidade. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, causado pelos subtipos (H5 e H7) do tipo A, podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade. Não existe vacina aviária DIVA (Diferenciando Animais Infectados de Vacinados) contra H5N1 comercialmente. A estratégia "DIVA" baseia-se no uso de uma vacina virossomal contendo o mesmo subtipo de hemaglutinina e neuraminidase do vírus de desafio, mas também uma hemaglutinina diferente. Os virossomas são partículas lipossomais ocas, montadas por uma ou mais proteínas estruturais viral. Os virossomas são altamente seguros porque não possuem ácido nucleico viral e, portanto, não têm a capacidade de se replicar de forma independente, nem têm potencial para recombinação genética ou rearranjo e recuperação de virulência. A possibilidade de utilização do subtipo heterólogo hemaglutinina (H9), para diferenciar entre aves vacinadas e naturalmente infectadas, será investigada através do ensaio de inibição de hemaglutinina e também do desenvolvimento sorológico "ad hoc" baseado na detecção de anticorpos específicos anti-M2e. O virossoma contém apenas proteínas imunogênicas e não induzem anticorpos contra proteínas internas virais, o que permite que o DIVA seja testado sorologicamente contra as proteínas virais que não estão incorporadas nos virossomas, como a proteína M2e. Os animais vacinados com o virossoma não apresentam anticorpos à proteína Me2, mas as aves infectadas apresentam uma resposta de anticorpos M2e porque ela é produzida em níveis elevados nas células infectadas. Esses dois ativos tecnológicos permitirão a distinção de aves vacinadas e infectadas, e poderá ser uma ferramenta importante para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento utilizar, caso seja necessário.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SC - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Badan Ribeiro

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanotecnologia, sustentabilidade e saúde: desenvolvimento de nanoestruturas a partir das frações lipídicas da macaúba para incorporação de ácidos graxos ômega 3
  • Em virtude da demanda para minimizar problemáticas globais de alimentação e saúde que afetam a população, a nanotecnologia tem apresentado um desenvolvimento expressivo nas duas últimas décadas, despertando o interesse crescente da sua utilização potencial na indústria de alimentos, tanto de produtores quanto de consumidores, em busca de alternativas tecnológicas, sustentáveis e nutricionais para promoção da saúde. Nanoparticulas lipídicas sólidas (NLS) e Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) apresentam-se como propostas para encapsulação de componentes bioativos, com importantes vantagens em relação aos sistemas que utilizam materiais inorgânicos, em especial, quando são consideradas fontes pouco exploradas, de alta produtividade, alto teor lipídico e composição funcional como a macaúba. Tanto o óleo da polpa quanto o óleo da amêndoa da macaúba apresentam potenciais usos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios e frações lipídicas de composições diferenciadas, e que podem ser ampliadas por tecnologia de modificação lipídica. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e caracterização de NLS e CLN compostas integralmente por materiais lipídicos: diferentes frações de óleos da polpa e amêndoa da macaúba (naturais e obtidas por processos de hidrogenação total), estabilizadas com lecitina rica em fosfatidilcolina e incorporadas de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa da família ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), que apresentam efeitos biológicos benéficos a saúde. Adicionalmente, será avaliado a digestibilidade in vitro das NL a fim de prever o destino ao longo do trato gastrointestinal (TGI) humano. Espera-se obter dispersões de nanopartículas de elevada estabilidade e cristalinidade diferenciada, a fim de proteger a fração EPA/DHA, utilizando de materiais seguros para consumo e com potenciais aplicações em indústria alimentícia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Cabral Seixas Costa

Engenharias

Engenharia de Produção
  • avanços em decisão multicritério nos contextos de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 e sustentabilidade
  • O processo de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 nas organizações, sugere um ambiente em que homem e sistemas cooperarão intensamente e muitas decisões críticas e complexas precisarão ser frequentemente tomadas e o apoio decisão é vital. Neste ambiente as decisões envolverão vários objetivos quase sempre conflitantes. A introdução de novos conhecimentos e tecnologias contribui para melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral, mas muitas vezes impactando negativamente o meio ambiente. Para apoiar as decisões organizacionais envolvendo múltiplos objetivos, a abordagem de apoio a decisão multicritério tem sido considerada adequada e a utilização de tecnologias de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) é indispensável. Os métodos e modelos de apoio a decisão multicritério ainda enfrentam desafios na sua adoção pelas organizações. Este projeto avança neste domínio ao: a) explorar a necessidade de reestruturar o processo de tomada decisão dos gestores frente aos desafios da transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0; b) desenvolver ou aperfeiçoar tecnologias (SADs) que implementem novo método multicritério ou aprimorem método existente; c) aplicar modelos de decisão multicritério para resolver problemas de decisão enfrentados pelas organizações no contexto de sustentabilidade e indústrias 4.0 e 5.0. Apoiando decisões estratégicas e complexas nas organizacionais públicas e privadas, contribuindo para melhorar os bens e serviços entregues a sociedade, colaborando para a qualidade de vida da população, consolidação dos setores de indústria e serviço, e o desenvolvimento do país. Serão objeto de investigação neste projeto métodos mulcritério, sendo propostas melhorias e novos desenvolvimentos, para atender os paradigmas dos novos contextos de decisão na transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0. foram escolhidas áreas prioritárias, no âmbito do MCTIC: a) área de Tecnologias de Produção e b) área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Camargo Larocca

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • estimativa do índice e análise da prontidão da infraestrutura brasileira para veículos autônomos conectados. pesquisa apoiada em questionários e em simulação de direção
  • Atualmente, todos os principais fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia líderes estão buscando o desenvolvimento de Veículos Conectados e Autônomos (CAVs). No entanto, como as cidades serão mais afetadas pelos CAVs, há uma necessidade urgente de avaliar se as cidades e as rodovias que as interligam estão preparadas e respondem bem ao avanço da tecnologia CAV. Este projeto propõe estimar o índice de prontidão da infraestrutura rodoviária brasileira para os veículos autônomos conectados, por meio de pesquisa apoiada em questionário e na segunda etapa, na percepção de condutores em ambiente simulado de direção. Para isso, um simulador de direção será utilizado para recriar cenários reais de rodovias brasileiras e trecho urbano para simulação associada à navegação autônoma em ambiente controlado de direção. Estes trechos serão os trechos de controle da pesquisa. A análise dos acidentes e o resultado do experimento em simulador de direção permitirão avaliar se o cenário que utiliza tecnologia de veículos conectados indicará que o uso dessa tecnologia pode melhorar substancialmente a segurança viária, por meio da redução de acidentes. Alguns dos parâmetros que serão analisados: desatenção, velocidade, trajetória do veículo, controle do veículo, movimento do olhar, tempo de fixação do olhar em elementos da infraestrutura rodoviária e nos sistemas de alerta da navegação autônoma. Espera-se, com estudos a serem desenvolvidos, contribuir para o avanço do uso de veículos autônomos e conectados no Brasil.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Ana Paula Capuano da Cruz

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mecanismos de controle moderam a relação entre positividade tóxica, criatividade e desempenho de tarefas?
  • Ainda que as concessões de benefícios por incapacidade temporária decorrentes de transtornos mentais e comportamentais tenham se mantido constantes nos últimos 5 anos (em média, 5,5% em relação ao total de benefícios concedidos pelo INSS), uma estimativa recente realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção. Conforme o Jornal O Globo, 9,3% dos brasileiros são ansiosos e o país é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Os dados indicam que 5% dos brasileiros fazem terapia, mas 1 a cada 6 fazem uso de medicamentos e mais de 10% da população recorre a tratamentos alternativas. O dilema de saúde mental é fato no Brasil e preocupações dessa natureza precisam integrar a agenda organizacional. A dinâmica das organizações configura um ambiente de constante pressão, que atiça o espírito competitivo e tende a ser propício para nutrir inveja e comportamentos antiéticos (Porath et al., 2015). Evidências recentes indicam que o uso de controles de comportamento modera os efeitos da incivilidade instigada na criatividade dos gestores (Ehlert et al., in press). Este projeto segue essa linha investigativa, explorando o papel moderador de mecanismos de controle na relação entre a positividade tóxica, a criatividade e o desempenho de tarefas. A positividade tóxica, ou positivismo extremo, é a crença de que, na empresa, as pessoas devem se concentrar nas emoções positivas e negligenciar sentimentos negativos; inclusive esse comportamento é estimulado, conscientemente ou não, por empregadores (Forbes, 2023). O diferencial desta proposta é considerar o papel dessa cultura de silenciar situações emocionalmente difíceis, pois negligenciar problemas reais pode gerar frustações e comprometer o cumprimento dos objetivos pretendidos pelas organizações. A pesquisa será operacionalizada quantitativamente, via survey, com gestores intermediários de empresas listadas na [B]3. Os dados serão analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Carmignotto

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução dos marsupiais neotropicais do gênero gracilinanus
  • Os marsupiais, restritos às Américas e Australásia, constituem uma das três linhagens de mamíferos viventes, representando 6% (387 espécies) das 6.544 espécies atuais. A família Didelphidae abrange grande parte dos marsupiais Neotropicais, e é a mais rica, composta por 126 espécies. A sistemática molecular tem revelado uma maior diversidade de táxons, e melhorado a compreensão sobre a história evolutiva desta família. Entretanto, propostas filogenéticas robustas, incluindo filogenias datadas e reconstruções biogeográficas, são inexistentes para a maioria dos gêneros. Neste projeto pretendemos investigar as relações filogenéticas e levantar hipóteses sobre a origem e diversificação de Gracilinanus, um gênero composto por sete espécies distribuídas na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Chaco e Mata Atlântica. Para delimitar os táxons e suas populações nestes biomas, propondo hipóteses filogenéticas e biogeográficas inéditas, utilizaremos, além da abordagem morfológica tradicional, a abordagem genômica baseada nos elementos ultra-conservados, nunca antes aplicada para o grupo. Além de gerar grande número de caracteres, este método amplia a representatividade das amostras, na medida em que se aplica a amostras frescas e antigas, estas últimas baseadas em espécimes depositados em coleções científicas, incluindo material tipo. Nossa equipe tem acesso a amostras inéditas de diferentes biomas brasileiros, ampliando a representatividade e abrangência geográfica das espécies G. agilis, G. emiliae, G. microtarsus e G. peruanus que ocorrem no Brasil. Para G. aceramarcae, G. dryas e G. marica, distribuídas na Colômbia, Venezuela, Peru e Bolívia, raramente incluídas em estudos do gênero, serão obtidos dados de espécimes de museus (museômica). Baseado numa abordagem integrativa, e na mais abrangente amostra do gênero, esperamos revelar dados inéditos sobre a diversificação desses marsupiais, e auxiliar na compreensão da história evolutiva do grupo na América do Sul.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula D Alincourt Carvalho Assef

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estruturação da rede nacional de vigilância genômica de bactérias multirresistentes no brasil
  • A resistência aos antimicrobianos (AMR) é um problema de saúde mundial. O sequenciamento total do genoma (STG) é uma abordagem poderosa e altamente atrativa para investigação da AMR, pois permite acessar várias informações de forma rápida e eficiente. Considerando o financiamento realizado pelo Ministério da Saúde que proporcionou a recente aquisição de equipamentos para STG para os LACENs e a expertise do LAPIH na análise de genomas bacterianos utilizando fluxo de trabalho automatizado, além do projeto financiado pelo CDC para o fortalecimento do sistema de vigilância em AMR no Brasil e a participação de outras unidades da Fiocruz, esse projeto visa estruturar a rede nacional de genômica de bactérias multirresistentes. A execução do projeto se inicia com a seleção de LACENS e o treinamento de profissionais que executarão o STG. Após obtidos os dados de STG, eles serão analisados por um fluxo de trabalho padrão automatizado, que está integrado por meio de pipeline e disponível no CABGen, website desenvolvido por esse grupo de pesquisa. Através de uma única metodologia, STG, informações sobre os genes de resistência e virulência, elementos genéticos móveis e os clones circulantes entre as amostras bacterianas multirresistentes em diferentes estados/hospitais brasileiros serão inferidas. Essas informações serão divulgadas através do CABGen, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e por relatórios semestrais na página da CGLAB. Os dados gerados através do STG serão armazenados e ampliarão a base de dados genômicos brasileiro no que se refere à bactérias multirresistentes. Essas informações serão acessíveis por diferentes plataformas, atingindo o interesse de públicos diversos. Dessa forma, este projeto torna-se um importante passo para o desenvolvimento de estratégias destinadas à prevenção da propagação destes patógenos em nosso meio. Cabe ainda mencionar, que o projeto possui atividades relevantes para fortalecer as ações previstas no PAN-BR
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 12/12/2022-31/05/2026
Foto de perfil

Ana Paula da Luz

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de peças cerâmicas densas: desafios e otimização do processamento destes materiais
  • O uso das tecnologias de manufatura aditiva (MA) para a fabricação de estruturas cerâmicas é menos comum que sua aplicação para polímeros e metais. Este fato está associado às propriedades inerentes dos materiais cerâmicos e suas condições de processamento (alto ponto de fusão e a necessidade de tratamento térmico para consolidação após a conformação), resultando na dificuldade de obtenção de peças de qualidade e com adequada precisão de impressão. Além disso, o pós-processamento das peças confeccionadas por MA pode resultar em porosidade residual não controlada, o que contribui para o surgimento de fissuras e redução da resistência mecânica destes materiais. Neste sentido, existem muitos desafios e oportunidades para o aprimoramento da MA de cerâmicas. Este projeto almeja investigar a viabilidade de se produzir cerâmicas densas e com otimizada resistência mecânica a partir da variação de parâmetros de impressão e do emprego de aditivos mineralizadores nas composições elaboradas. Será utilizada a técnica de impressão 3D baseada na extrusão de pasta, a qual se destaca por ser adaptável, simples e pouco explorada na produção de estruturas densas. Pastas de alumina e mulita serão preparadas com a adição de aditivos orgânicos (para controlar a reologia) e agentes mineralizadores (SiO2, ZnO, CaCO3 ou Nb2O5), para acelerar o processo de sinterização e promover uma maior adesão entre as camadas impressas. Será avaliado o efeito de alguns parâmetros (espessura de camada, porcentagem e estratégia do preenchimento, etc.) na precisão dimensional e propriedades das peças produzidas. Além disso, vários tratamentos térmicos e ensaios de caracterização microestrutural serão conduzidos para identificar a ação dos aditivos mineralizadores na densificação das amostras. A partir dos dados coletados, espera-se propor uma rota otimizada para o processamento e a fabricação de cerâmicas avançadas densas e de alta qualidade por MA.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula de Oliveira Santana

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • prolin-a (aplicativo para promoção da linguagem infantil - acessível)
  • Propostas para o desenvolvimento da compreensão oral estiveram à margem da prática educacional brasileira. Nesse cenário visualiza-se a seguinte realidade: a) crianças que participaram por quase dois anos de interações linguísticas em contextos não formais; b) crianças que vivenciam um processo de transformação nas formas de acesso aos bens culturais: do impresso ao digital; c) escassez de instrumentos tecnológicos voltados ao desenvolvimento da linguagem; d) pouca oferta de dispositivos acessíveis bilingues (português/libras). Diante desse problema, observa-se a necessidade de realização de estudos que integrem propostas de desenvolvimento da linguagem às novas tecnologias. O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo voltado à promoção da linguagem compreensiva e expressiva, a partir da contação de histórias. Entendendo que contar e escutar histórias faz parte da cultura, a produção de um recurso que ampare a prática docente pode servir como meio de desenvolver a linguagem compreensiva oral/de sinais e identificar dificuldades. O PROLIN-A, fundamentado na neurolinguística discursiva, de perspectiva sócio-histórica, possibilitará acesso aos seguintes recursos: i) Escuta para diferentes variedades linguísticas do português brasileiro e europeu ii) Vocabulário; iii) Compreensão e Produção de narrativas orais; iv) Acessibilidade para Libras. Participarão da pesquisa 140 crianças, entre 5,6 e 7 anos de idade, habitantes de diferentes regiões do país, seus familiares e aproximadamente 6 professores. Os procedimentos envolverão a aplicação de um estudo piloto e, posteriormente, do instrumento digital voltado à avaliação e desenvolvimento da compreensão e produção da linguagem das crianças participantes. Espera-se, como resultado, um aplicativo de livre acesso para profissionais de saúde e de educação, que possibilite inovação e multiplicação de saberes linguísticos para o desenvolvimento da linguagem de crianças ouvinte e surdas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula de Queiroz Mello

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação, validação e vigilância de programa de educação alimentar e nutricional no âmbito escolar do estado de são paulo
  • Introdução: A escola representa território ideal para implementação de ações contínuas e afirmativas sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visando manutenção da saúde e prevenção de doenças. O “Programa Educação Alimentar: Integrando Ciência, Escola e Saúde-PEDUCA”, criado em 2018, com parceria da Secretaria da Educação do Estado de SP (SEDUC), aconteceu em 2020, 100% online, 110h e 5.350 inscritos, com participação de 2.000 escolas do Estado de SP. O objetivo do PEDUCA foi capacitar educadores da SEDUC sobre alimentação adequada e saudável e prevenção da obesidade, para auxiliar a elaboração de atividades transversais nas escolas. O PEDUCA representa um marco no desafio da inclusão da EAN, junto ao currículo escolar, com a aplicação da Lei 13.666/2018. Objetivo: Avaliar, validar e monitorar os resultados do PEDUCA como estratégia de prevenção e manejo dos fatores de risco da obesidade. Métodos: O projeto será dividido em 3 etapas, envolvendo abordagem virtual e presencial (subamostra): I-Avaliação dos aspectos qualitativos e quantitativos, considerando sistematização entre recursos disponíveis, atividades realizadas, resultados obtidos e esperados, utilizando Modelo Lógico; II-Validação do programa através da técnica Delphi, com análise estatística e uso de consenso entre juízes (mínimo 70% de concordância com o conteúdo do programa); III-Vigilância do estado nutricional de educadores e estudantes através de site. O site será validado em uma sub amostra de escolas, no qual, serão aferidos o nível de sensibilidade, especificidade e a razão de prevalência de obesidade. A versão do site validado será disponibilizada a todas as escolas estaduais de SP. Resultados esperados: Considerando que os resultados do PEDUCA foram promissores, espera-se que estes e novas edições estimulem a implantação de atividades transversais de EAN envolvendo a escola, e promovam conhecimento para que o público-alvo tenha consciência de melhores escolhas alimentares, em larga escala.
  • Centro Universitário São Camilo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Dionísio

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • estratégias para a disponibilização de produtos de base proteica a partir da amêndoa de castanha de caju.
  • A Embrapa Agroindústria Tropical vem atuando no desenvolvimento de ingredientes alimentares, avaliando diferentes rotas de processos de obtenção e seu escalonamento. Um dos produtos que tem sido tratado nesta ótica é o óleo de amêndoa de castanha de caju (ACC), onde recentemente foi estabelecido um processo para obtenção de um óleo com excelente qualidade nutricional. O processo de extração do óleo definido, com TRL 5 alcançada, apresentou-se escalonável do ponto de vista tecnológico; porém, na análise preliminar do processo modelado para uma escala operacional-virtual, não se apresentou viável economicamente se seu coproduto (a torta parcialmente desengordurada, TPD) não for aproveitado. No entanto, esse material que representa 70% do volume de produção, apresenta um elevado conteúdo de proteínas que podem ser aproveitados para desenvolvimento de concentrados proteicos, vindo ao encontro da demanda crescente por proteínas alternativas. Ademais do seu conteúdo proteico, a TPD apresenta aspectos nutricionais, sensoriais e tecnológicos promissores para a obtenção de concentrados proteicos. No entanto, trabalhos com proteínas extraídas a partir da ACC (ou de seus coprodutos) utilizando processos baseados nos preceitos da Química Verde são praticamente inexistentes. Neste cenário, o projeto apresenta diferentes estratégias para disponibilizar concentrados proteicos a partir de processos de extração aquosa assistida ou não por enzimas, caracterizando tecnologicamente a proteína obtida, e avaliando suas aplicações em diferentes produtos plant-based, como hambúrgueres e bebidas vegetais, bem como seu uso como insumo para impressão 3D de análogos de cortes de carne estruturados (bifes). Vislumbramos assim, agregar valor à um coproduto da industrialização da ACC a partir da obtenção de concentrados proteicos, fornecendo ao mercado alternativas proteicas de base vegetal utilizando uma matéria-prima nativa brasileira e de grande importância para o Nordeste do Brasil.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Lisboa Sohn

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • cooperação em clusters turísticos: análise e recomendações
  • A formação de clusters turísticos, caracterizados pela concentração geográfica de organizações turísticas que se inter-relacionam, competem e cooperam, tem se mostrado uma estratégia relevante para impulsionar a competitividade e desenvolvimento de regiões turísticas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar a cooperação em clusters turísticos, buscando avançar no entendimento dos processos colaborativos nesse contexto específico. Serão perseguidos três objetivos específicos: (a) delimitar as categorias de análise relacionadas à cooperação nos clusters turísticos; (b) elaborar e testar um modelo de análise em um cluster turístico específico; e (c) propor um conjunto de recomendações que possam auxiliar no aprimoramento da cooperação e competitividade do cluster. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, permitindo uma abordagem mais aprofundada da cooperação nos clusters turísticos. O uso de softwares de análise de dados enriquecerá a compreensão do fenômeno estudado, facilitando a identificação de padrões e tendências relacionadas à cooperação entre os atores. O projeto é viável e promove o avanço do conhecimento sobre turismo. Ao investigar o fenômeno da cooperação em clusters turísticos pode-se descobrir padrões ou propor teorias e modelos, enriquecendo o entendimento sobre o assunto estudado. Os resultados da pesquisa podem ser aplicados no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a competitividade de regiões turísticas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Margarido Menegazzo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • capacitação do labccb para realizar ensaios de emissões de particulados atmosféricos com foco em minimizar impacto socioambiental no apl - cerâmica de santa gertrudes
  • O desenvolvimento econômico e as atividades produtivas, bem como as atividades humanas, geram impactos negativos ao meio ambiente, logo é de extrema relevância a realização de estudos e diagnósticos no sentido de mitigar seus impactos e gerar inovação para sustentabilidade. O arranjo produtivo local de Santa Gertrudes, compreende um dos maiores polos produtores de placas cerâmicas para revestimento. Crescimento econômico que alavancou na região a elevação do IDH, renda e emprego. Por outro lado, a cidade possui um dos piores índices de qualidade do ar. Indústrias sofrem pressão pelos órgãos ambientais para minimizar o problema da cidade, porém ações sequenciais dos últimos anos, incluso paralisações em períodos críticos não estão apresentando sinais eficientes de melhoria da qualidade e saúde humana. O problema tem extrema relevância pois envolve a saúde humana e a sustentabilidade da vocação econômica da região. O arranjo produtivo, APL de Santa Gertrudes, concentra rico parque mineralógico, mineradores, indústrias cerâmicas e fornecedores do setor. O enfrentamento deste desafio carece de estudos científicos que forneçam maiores informações das reais causas e origens. A cidade tem uma circunvizinhança repleta de rodovias, vicinais, áreas de plantio de cana e outras atividades de fontes de particulados. Para uma tomada de decisão salutar, ferramentas mensuráveis são essenciais no debate e enfrentamento do problema com o objetivo de mitigação. A proposta de estudo prevê a capacitação do laboratório do CCB com o objetivo de ampliação de dados de monitoramento do particulado e adicionalmente com o estudo de dispersão atmosférica ter base de dados para avaliar o cenário do particulado da cidade de Santa Gertrudes e relevância das fontes diretas e difusa, a sim de prover de informações técnicas sólidas na definição de soluções efetivas
  • Centro Cerâmico do Brasil - SP - Brasil
  • 28/11/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Ana Paula Marques Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mapeamento e monitoramento arbóreo urbano com imagens orbitais multiespectrais e redes profundas de segmentação semântica
  • As regiões arbóreas são fundamentais no planejamento de cidades sustentáveis, atenuando o clima, melhorando a qualidade do ar e contendo ruído sonoro. Este projeto visa mapear e monitorar essas áreas urbanas em imagens orbitais utilizando redes de segmentação semântica. O desafio é a falta de métodos de baixo custo que forneçam dados adequados para planejamento urbano. Métodos tradicionais de mapeamento, baseados em levantamentos aéreos, tendem a ser caros e demorados. A questão específica é se as redes de segmentação semântica podem mapear áreas arbóreas urbanas robustamente em imagens orbitais multiespectrais de média resolução espacial, como as imagens Planet (03 m). A metodologica inclui: extrair regiões arbóreas em imagens com o Segment Anything Model (SAM) com diferentes prompts de entrada para treinar redes de segmentação semântica; comparar as redes baseadas em convoluções e em vision transformers; treinar e comparar redes de segmentação semântica fracamente supervisionadas (WSSS) com as supervisionadas; e monitorar a vegetação urbana por meio da extração de índices de vegetação. O SAM pode ser usado no processo de extração de feições em imagens, o que é essencial visto que obter dados de treinamento é o processo mais oneroso em termos de tempo e custo. Porém, essa abordagem ainda precisa ser testada para mapear áreas arbóreas urbanas em imagens de média resolução espacial. O uso de técnicas WSSS é outra estratégia para reduzir a necessidade de anotação manual em imagens, pois são demoradas as anotações e conter erros ou incertezas. Essas técnicas, todavia, aplicadas em imagens orbitais, permanece limitada. Cidades brasileiras, em diferentes biomas, serão usadas como estudos de caso. Isso para avaliar a capacidade de generalização das redes. Levantamento aéreo com VANT será realizado para obter imagens mais detalhadas dos objetos em campo servindo como dados de referência na validação dos resultados. Todos os dados gerados no projeto serão de livre acesso.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Martins do Amaral Cunha

Outra

Ciências Ambientais
  • eventos compostos de seca e calor na bacia do rio da prata: uma abordagem para redução de riscos de desastres
  • Estudos mostram que a ocorrência de extremos climáticos compostos aumentou e é esperado que intensifique no futuro. Os eventos compostos de seca-calor (CSC) são um dos extremos compostos mais comuns e têm sido estudados para diferentes regiões do globo. Tais eventos podem intensificar o risco de desastres (RD), principalmente em ecossistemas vulneráveis e comunidades pobres. O RD associado às secas tem sido foco de vários acordos e iniciativas internacionais recentes, incluindo o Marco de Sendai. Por outro lado, o RD relacionado aos eventos CSC ainda são pouco estudados e quantificados. Nos últimos anos, a região da Bacia do Prata (RBP) tem enfrentado eventos severos de secas e extremos de calor, impactando diretamente o setor agrícola, de energia hidroelétrica e de transporte de mercadorias ao longo dos seus rios. Posto isto, o principal objetivo da presente proposta é desenvolver uma metodologia para avaliação do RD associados a eventos CSC na RBP considerando as condições das últimas décadas e projeções futuras com foco em setores estratégicos. Assim, abordaremos as seguintes questões científicas: Como os eventos CSC mudaram em termos de frequência e intensidade na RBP nas últimas décadas e como isso poderá mudar considerando projeções futuras? Como quantificar a exposição e vulnerabilidades aos eventos CSC na RBP considerando as especificidades regionais para o presente e para o futuro? Quanto o risco de desastre relacionado aos eventos CSC mudou nas últimas décadas e o que se espera para o futuro? Para responder, desenvolveremos uma metodologia a partir de uma abordagem multidisciplinar que incluirá a componente para caracterização dos eventos CSC e a construção do conhecimento no contexto do risco de desastres, que incluirá as componentes de vulnerabilidades, exposição. Além do desafio de construir uma metodologia multidisciplinar, a inovação do projeto também está na avaliação do risco para o presente e futuro considerando as especificidades regionais.
  • Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Meneses Alves

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em moçambique e brasil
  • O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de competências das adolescentes na utilização das TIC, das fontes de informação, mídias digitais e literárias através de formações intensivas e de elaboração de materiais informativos- educativos. Estas atividades têm a finalidade de reforçar o papel e a inserção das adolescentes na educação e no desenvolvimento pessoal, social e cultural. A escolha do público-alvo, adolescentes mulheres de zonas urbanas e rurais de Moçambique e Brasil, se deve ao contexto social e cultural-tradicional aos quais estas adolescentes estão expostas: trata-se, em muitas oportunidades, de ambientes nos quais elas estão expostas a diversas formas de desigualdades e vulnerabilidades. Para tanto, o projeto adotará o formato de pesquisa ação, no qual, em um primeiro momento será feito um diagnóstico nas três esferas de atuação da ação: província de Gaza, em Moçambique; em Rondonópolis (MT) e região metropolitana de Belo Horizonte (MG), no Brasil, bem como realizada a primeira missão à Universidade Eduardo Mondlane para realização da pesquisa, evento e formação inicial. Finda a primeira parte, iniciaremos 03 ciclos de formações, com 13 encontros nos polos de atuação, entre elas, ações de educação continuada avaliações constantes das ações nos polos. Como resultados o projeto visa, por intermédio da alfabetização digital, informacional, midiática e literária, empoderar as mulheres adolescentes em Moçambique e no Brasil. Nessa perspectiva, essas atividades visam fortalecer o papel e a participação dos adolescentes no âmbito educacional e no seu crescimento pessoal, educacional cultural e social.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 02/01/2024-31/07/2026
Foto de perfil

Ana Paula Ornellas Mauriel

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • as origens da política social no brasil
  • Nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) se reafirma a centralidade da “questão social” na formação e trabalho profissional. Desde então, são construídas as mediações necessárias para articular seus elementos fundantes às particularidades que contribuem para compreender a emergência da “questão social” no Brasil. Esforços coletivos estão sendo feitos para atualizar e inserir novas determinações nos estudos sobre as suas origens e respostas produzidas pelo Estado por meio da configuração das políticas sociais. Assim, temos como objetivo analisar as ações do Estado no enfrentamento à “questão social” durante a Primeira República. Partimos do pressuposto de que o processo de constituição do capitalismo dependente no Brasil requer atenção para as mudanças nos mecanismos de produção e apropriação de riqueza a partir de meados do século 19, muito pouco mencionadas nas produções no âmbito da profissão. Estas ausências no debate possibilitam questionar as elaborações que definem os anos 1930 como o marco para a introdução das políticas sociais. O problema central da pesquisa reside em investigar se as ações do Estado durante a Primeira República se configuraram como políticas sociais ou não. Temos como hipótese de trabalho que sim. Antes dos anos 1930 já havia um conjunto de intervenções na área social que não estava restrita a uma atuação criminalizadora, como usualmente se afirma. Isso se sustenta nas significativas mudanças ocorridas no Estado brasileiro com o advento da República, na federalização de instituições de atenção à população tais como hospitais, institutos de atendimento a pessoas surdas, cegas, dentre outras e no surgimento de legislação específica no campo dos direitos sociais. A metodologia adotada prevê a análise documental, feita a partir do levantamento e sistematização de legislações, direitos sociais, instituições vigentes no período, bem como revisão e análise de literatura já existente.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Ana Paula Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • co-culturas de condrócitos, osteoblastos e osteoclastos para testar o potencial regulatório de complexos flavonóides-estrôncio.
  • Problemas relacionados a regeneração da cartilagem e dos ossos são recorrentes devido à mudança demográfica no sentido de uma população idosa e surgimento de doenças crônicas. Os tecidos ósseo e cartilaginoso são agrupados sob o termo “esqueleto”, embora tenham estruturas e funções diferentes. A capacidade regenerativa da cartilagem é limitada por motivos como seu caráter avascular. Assim, as células da cartilagem, denominadas condrócitos, dependem principalmente da nutrição difusional do líquido sinovial, e nenhuma célula mesenquimal do sangue pode ser recrutada para reparação quando esse tecido é lesionado. Além disso, os condrócitos maduros estão ligados à uma matriz extracelular densa e apresentam renovação celular baixa ou inexistente. Isto resulta em baixa capacidade de repovoar e reparar danos na cartilagem. Por sua vez, o tecido ósseo possui capacidade autorregenerativa. Porém, condições patológicas e defeitos de tamanho crítico causados por fratura ou trauma prejudicam sua capacidade autorregenerativa. Apesar da relevância fisiológica dos modelos, existem poucos estudos que exploram co-culturas de condrócitos e células progenitoras e osteoblastos e osteoclastos, como estratégias para o desenvolvimento de biomateriais para regeneração de cartilagem e osso, respectivamente. Considerando o papel desempenhado por estas células, nesta proposta usaremos co-culturas para mimetizar o microambiente fisiológico de formação e reabsorção óssea e cartilaginosa. Biomateriais compostos por flavonóides e estrôncio serão adicionados às co-culturas para testar seu desempenho na ativação dessas células. Biomateriais contendo estrôncio, que possui característica osteofílica, e osteoindutora, e de flavonóides, que podem modular a diferenciação celular e possuem atividade anti-inflamatória, é promissor para regeneração óssea e cartilaginosa, e pode resultar em um novo material/fármaco com atividade biológica e efeitos adversos reduzidos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/01/2024-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estratégias para a restauração da função das gônadas feminina e masculina ovinas após criopreservação
  • Ao contrário da criopreservação de embriões, oócitos maduros ou espermatozóides, a criopreservação do ovário e testículo não necessita de estimulação gonadal; pode ser realizada em qualquer idade e fase da vida reprodutiva do indivíduo, podendo também ser realizada após a morte do animal. Além disso, a criopreservação e cultivo in vitro (CIV) de gônadas é uma das opções mais promissoras para a preservação da fertilidade feminina e masculina de indivíduos economicamente valiosos, como os ovinos, quando não podem ser submetidos a técnicas convencionais de reprodução assistida. O CIV de ovário ou testículo após um período indefinido de crioestocagem permite a retomada da função gonadal para posterior utilização em técnicas de reprodução assistida e finalmente, a produção de crias viáveis. Embora nossa equipe já tenha definido um protocolo para a criopreservação do ovário de ovelhas, a obtenção de oócitos fertilizáveis após o CIV de ovário ainda é um grande desafio. No entanto, estudos têm mostrado que o co-CIV com células-tronco mesenquimais (CTMs) tem resultado em avanços significativos para o desenvolvimento de embriões e folículos isolados. Portanto, como será investigado nesse estudo, nós acreditamos que o co-CIV de ovários com CTMs após a criopreservação, possa garantir o desenvolvimento de folículos pré-antrais presentes no córtex ovariano. No tocante ao testículo, a literatura também mostra resultados promissores em camundongos (espermatogênese completa) após o CIV de fragmentos testiculares. No entanto, tem sido observado que o centro do fragmento é pouco perfundido pelo meio, o que leva à degeneração dos túbulos seminíferos. Assim, a difusão do tecido pode facilitar a penetração do meio, a nutrição celular e naturalmente, a manutenção da morfologia e função celular e tecidual, o qual será investigado no presente estudo.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Santana Coelho Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
  • A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Paula Santos de Melo Fiori

Outra

Multidisciplinar
  • vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida “Terra dos Marechais”, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL – MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os “ODS”, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
  • IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Ana Pires do Prado

Ciências Humanas

Educação
  • análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
  • O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Teles da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • 60 anos da coleção de arte africana no mnba – fortalecendo identidades.
  • Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
  • Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
  • 05/01/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Ana Tereza de Abreu Lima

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • 1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Ana Tereza Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
  • O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ana Valéria Machado Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • rompendo as barreiras da desinformação: a ciência cidadã como aliada na educação, informação, comunicação e na tradução do conhecimento à promoção da saúde
  • O crescimento exponencial de informações imprecisas, falsas ou enganosas, contribuiu para a disseminação da desinformação em saúde nas redes digitais. A desinformação pode ter consequências graves aos processos de cuidado, saúde-doença da população. Serão exploradas seis questões de pesquisa, que versam desde o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que atuam na APS/ESF, sobre o fenômeno desinformação em saúde até o desenho de estratégias à tradução do conhecimento em saúde para que profissionais da APS/ESF desenvolvam alfabetização midiática como habilidade crítica para navegar em ambientes digitais e tomar decisões embasadas sobre quais informações, confiar e compartilhar, e como isso pode influenciar à promoção da saúde e prevenção de doenças. Visa analisar as características da desinformação em saúde evidenciando possibilidades comunicacionais baseadas na qualidade da informação em saúde em apoio à tomada de decisões sobre os processos de cuidar da saúde e doença de situações agudas ou crônicas pelos profissionais da APS/ESF, à prevenção da desinformação e seus reflexos na saúde da comunidade. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e experimental-analítico de abordagem mista quali-quantitativa, nas cinco regiões. Produzirá revisões de literatura e aplicará metodologias de múltiplos métodos para analisar o processo de desinformação em saúde, seus reflexos e consequências. Espera-se a compreensão da atuação dos ACS e ACE da APS/ESF quanto ao acesso, uso e gestão da informação e desinformação em saúde; aferição da qualidade da informação em saúde nas fontes oficiais de informação em saúde; caracterização dos conteúdos desinformativos com foco na criação e aplicação de parâmetros com vistas à aferição do conteúdo analisado existente nas mídias sociais; desenvolvimento de mapas das redes oficiais do Ministério da Saúde; produção de fact sheet e visual abstract com os resultados para gestores e técnicos, profissionais do Sistema Único de Saúde.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ananda Portella Félix

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo longitudinal sobre as alterações na digestibilidade da dieta medidas in vivo e in vitro e nos metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento
  • Embora a avaliação da digestibilidade da dieta em cães seja considerada um procedimento não invasivo, pode induzir estresse aos animais devido ao tempo de confinamento para coleta de fezes. Desta forma, o desenvolvimento de técnicas in vitro, que simulem situações experimentais in vivo, é de grande importância para o futuro da ciência e do bem-estar de animais de laboratório. Embora métodos de digestibilidade in vitro já tenham sido desenvolvidos para cães adultos, não foram encontrados estudos que comparassem os resultados obtidos in vitro com os obtidos in vivo em cães filhotes. Como na fase de crescimento o sistema gastrointestinal dos filhotes ainda está em amadurecimento e o seu microbioma intestinal ainda não está bem estabelecido, é possível que resultados obtidos in vitro não sejam representativos dos obtidos in vivo em filhotes. Dessa forma, objetivou-se comparar os métodos in vivo e in vitro de determinação da digestibilidade da dieta em cães filhotes durante o seu crescimento. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito da idade sobre os metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento. Serão utilizados 8 cães da raça Beagle (4 machos e 4 fêmeas), não castrados, com idade inicial de 60 dias até os 12 meses de idade. Os animais serão alimentados com uma mesma dieta seca extrusada comercial para cães em crescimento. Serão avaliados dois métodos para análise de digestibilidade da dieta: in vivo (coleta total de fezes) e in vitro (utilizando pepsina e pancreatina). Fezes serão coletadas com 2, 6, 9 e 12 meses de idade para avaliação in vivo da digestibilidade, metabólitos de fermentação (aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, fenóis, indóis e amônia) e microbioma por sequenciamento de nova geração. Os dados serão analisados utilizando o PROC MIXED do SAS, considerando P<0,05, com exceção dos dados de microbioma, nos quais a abundância diferencial entre os gêneros será analisada pelo teste LEfSe (P-ajustado < 0,05).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026