Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Paula Lisboa Sohn

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • transmissão de conhecimento em clusters turisticos: construção de um modelo de análise
  • O conceito de cluster se adapta as características específicas do turismo, e a perspectiva analítica dos clusters turísticos ganha cada vez mais importância. O cluster turístico é a concentração geográfica de organizações turísticas que estão inter-relacionadas, competem e também cooperam entre si. A transmissão de conhecimento é uma das externalidades positivas associadas a clusterização no turismo, e ocorre por meio da cooperação tecnológica que estimula a inovação. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem como objetivo central desenvolver uma metodologia de referência para análise de canais de transmissão de conhecimento em clusters turísticos considerando seus impactos nos processos de inovação. O desenvolvimento da metodologia de análise fundamenta-se na pesquisa teórico empírica. Para tanto serão perseguidos os seguintes objetivos específicos: a) Descrever as dimensões do ambiente da pesquisa, a partir de uma leitura do setor turístico; b) Delimitar as categorias de análise relacionados a transmissão de conhecimento em clusters turísticos; c) Elaborar e testar o modelo de análise em clusters turísticos; d) Propor um conjunto de recomendações. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa com o auxílio dos softwares NVivo, Computer-Aided Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS) e Gephi. Este projeto é viável e trará contribuições com a proposição de novo recorte analítico em clusters turísticos. Busca-se também contribuir para o desenvolvimento de políticas de clusterização do turismo.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Paula Macedo

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • efeitos da termociclagem e do envelhecimento artificial acelerado nas propriedades físicas e mecânicas de resinas de impressão 3d para base de prótese e placas oclusais
  • O principal material utilizado para confecção de próteses odontológicas e placas oclusais é o Polimetilmetacrilato (PMMA), considerado padrão-ouro, mas fatores envolvidos na técnica, desde a moldagem da cavidade bucal, passando pelos processos laboratoriais, até a obtenção de próteses e placas oclusais aumentam o tempo/custo de produção. A evolução tecnológica e científica em todas as áreas do conhecimento permite que a Odontologia absorva tecnologias, propiciando resultados clínicos mais seguros e previsíveis, além de que as expectativas e os anseios dos pacientes podem ser contemplados principalmente pela possibilidade de planejamento reverso. A manufatura aditiva reduz desperdício (material/ energia), minimizando etapas e erros até o produto final, além permitir de previsibilidade de custo e consumo de material. Algumas variáveis como resistência à flexão, rugosidade, molhabilidade, adesão de microorganismos, distribuição de tensão e nas propriedades ópticas relacionadas à alteração de cor apresentaram bons resultados nas resinas impressas (RI). No entanto, existem lacunas que podem ser exploradas, por existirem muitas RIs que podem ser utilizadas para essas finalidades e não há relatos anteriores sobre a manutenção das propriedades ao longo do tempo, e do comportamento biomecânico desses materiais em relação às transmissões de tensões aos tecidos de suporte. Há relatos de que as propriedades mecânicas das RIs são superiores ou equivalem ao PMMA, logo, a hipótese de que as propriedades mecânicas das RIs sejam equivalentes e apresentem transmissão de tensões aos tecidos de suporte também equivalentes é aplicável. A estratégia para obter tais conclusões é a comparação de propriedades físicas e mecânicas do PMMA e RI após o envelhecimento, junto com a avaliação da distribuição de tensões por meio da Correlação de Imagens Digitais e análise por elementos finitos, que se complementam na avaliação do comportamento dos materiais diante da aplicação de forças oclusais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Paula Milla dos Santos Senhuk

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii mostra de trabalhos em ciência e tecnologia ambiental
  • A II Mostra de Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, de abrangência municipal, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos ambientais por alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Uberaba-MG. Esta proposta visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, aproximando alunos da Rede Básica de Ensino, Instituições de Ensino Superior e comunidade. Os projetos ambientais serão desenvolvidos em cada uma das 29 escolas municipais por Agentes do Meio Ambiente, grupos formados por no máximo 12 alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental. Cada projeto será acompanhado pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental da UFTM - NUSEA. Os projetos, contendo resultados e discussão preliminares, serão enviados em forma de resumo para a Comissão Científica, a fim de serem avaliados. Um evento de dois dias será realizado no final do segundo semestre de 2021, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, em Uberaba-MG. Durante o evento, os alunos serão divididos em grupos menores e participarão de atividades alternadas como: apresentação dos resultados em forma de pôster e visitas guiadas ao herbário, laboratórios e à exposição de projetos de pesquisa. A Comissão Científica dará uma nota para o resumo e outra para a apresentação do trabalho em forma de pôster, resultando na escolha e premiação dos cinco melhores trabalhos. Cinco alunos do Ensino Fundamental, representantes dos trabalhos premiados, receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior cada um, com vigência de 6 meses, estimulando a continuação do projeto na escola. Ao final de 6 meses os bolsistas deverão enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento. A primeira edição do evento teve uma avaliação positiva pelos participantes. Muitos alunos relataram nunca ter ouvido falar sobre a UFTM, sendo a primeira vez que conheciam uma Universidade. Espera-se que a aprovação desta proposta possa continuar viabilizando a troca de experiência e conhecimentos entre estudantes do Ensino Fundamental, com graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores sobre temas relacionados ao meio ambiente, criando um ambiente favorável à formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade, além de identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela pesquisa, fomentando o surgimento de novos cientistas e pesquisadores.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Mon Jan 04 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023