Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Afonso Augusto Magalhães de Araujo

Engenharias

Engenharia Civil
  • implementação de modelo numérico para a determinação da taxa de infiltração da água de chuva no solo
  • A precisa determinação da repartição dos processos de infiltração e escoamento superficial, componentes chave do balanço hídrico da água no solo, é de extrema importância para aplicações diversas na engenharia e agricultura, envolvendo a determinação de cheias, estabilidade de encostas, processos erosivos, irrigação, estimativas do crescimento de plantas e dimensionamento de bases de pavimento asfáltico, apenas para citar algumas. A relevância destas constatações, associadas com a conjunção de trabalhos em colaboração com outros pesquisadores, justificam o esforço de se implementar um algoritmo computacional original para a solução da equação de Richards (Richards, 1931), que governa o movimento vertical da água no solo, sujeita às condições de contorno apropriadas, particularmente a precipitação em intervalos de tempo de 2 a 3 minutos, de forma a calcular a taxa de infiltração variável. Ou seja, a pesquisa envolve, portanto, identificar e implementar os esquemas numéricos apropriados e consistentes. Uma vez implementado o algoritmo computacional, vislumbra-se sua utilização em três situações práticas: 1. Incorporação Esquema de parametrização Hidrológica da Superfície Terrestre Continental - EPHSTC (Araujo, 2006), com aperfeiçoamento do cálculo da taxa de infiltração, do escoamento superficial no modelo de solo, bem como dos demais componentes do balanço hídrico; 2. Incorporação em modelos de estabilidade de encostas, com impactos relevantes na determinação do risco de deslisamento; e, 3. Incorporação em modelos para o cálculo do módulo de resiliência (MR) no dimensionamento das camadas de base de pavimento asfáltico. Palavras-chave: Infiltração de água de chuva, Solução numérica da Equação de Richards, Curvas de retenção de água no solo.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Afonso Cesar Rodrigues Nogueira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • bacias neoproterozoicas do sul do cráton amazônico: estratigrafia, proveniência, e relação com a evolução do gondwana oeste
  • Depósitos espessos e contínuos de rochas carbonáticas e siliciclásticas do Neoproterozoico ao Ordoviciano preenchem bacias invertidas no Sul do Cráton Amazônico, denominadas aqui de Bacia Araras-Alto Paraguai (BAAP) e Bacia de Corumbá (BC). Estas bacias foram previamente incluídas na evolução da Faixa Paraguai considerada uma sutura de colisão ligada a Tectônica Pan-Africana-Brasiliana, sendo que a BAAP e BC se desenvolveram respectivamente sobre a porção Norte e Sul da faixa. Enquanto na BAAP ocorrem inequívocos registros de capas carbonáticas pós-glaciação global do Marinoano (635 Ma) na BC esses registros ainda precisam ser melhor definidos. A confirmação da idade cambriana para os depósitos siliciclásticos sobrepostos aos carbonatos, previamente considerados ediacaranos, cogita uma correlação entre as bacias e aponta para uma evolução que alcançou o início da formação do Gondwana Oeste. Da mesma forma, dados estruturais disponíveis para a BAAP e que precisam ser confirmados na BC, sugerem inversão por tectônica transtensional e não de colisão, implicando na revisão do modelo prévio de bacia tipo foreland. A sucessão a ser estudada será analisada por estudos estratigráficos, tectônicos, geoquímicos e geocronológicos. Pretende-se integrar os modelos paleoambientais preexistentes com aqueles a serem gerados nesta pesquisa. A reconstrução paleoambiental e paleogeográfica destas bacias desenvolvidas sobre o embasamento cratônico e rochas metamórficas da Faixa Paraguai permitirá a elaboração de um arcabouço sequencial que subsidiará as interpretações geológicas desta parte do Cráton Amazônico. A proposta integrará profissionais de Geociências de instituições nacionais e internacionais, e também empresas de pesquisa da área do petróleo e mineração. A formação e treinamento de recursos humanos no âmbito das pesquisas de pós-graduação do Grupo de Análises de Bacias da Amazônia e Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA (nivel 7 CAPES).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 25/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Afonso de Albuquerque

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em disputas e soberanias informacionais (inct/dsi)
  • O projeto busca identificar que problemas as dinâmicas relacionadas ao trato com a informação em escala global impõe do ponto de vista da soberania nacional. Ao investigar a noção de soberania informacional, a proposta reforça a capacidade do país em criar políticas de combate para a circulação de informações danosas em seu território, sobretudo por conta da ampla difusão de plataformas de comunicação digital. Diferentes países reconhecem que iniciativas concernentes à soberania informacional não podem ser sazonais ou de baixa efetividade. Em vista disso, a constituição de centros de excelência voltados para aperfeiçoar políticas públicas e sustentar as tomadas de decisões dos gestores é uma providência estratégica de interesse do Estado. Esta proposta aborda de maneira integrada as interfaces entre soberania e informação. De modo pragmático, são considerados três eixos fundamentais: Eixo 1 - Soberania Científica; Eixo 2 - Circulação de informação em mídias tradicionais; Eixo 3 - Circulação de informações mediadas por plataformas, algoritmos e dados. Assim, a pesquisa sobre os desafios que a produção e circulação social da informação apresentam no que concerne à soberania nacional requer uma visão de conjunto, que articule instituições científicas, comunicação de massa e os aparatos digitais que atuam como mediadores. Composto por uma equipe multidisciplinar de investigadores brasileiros e estrangeiros - todos eles com relevante produção bibliográfica e experiência na condução de projetos de pesquisa - o INCT-DSI pretende articular e concretizar uma rede capaz de dotar o Brasil de uma política voltada a garantir soberania informacional por meio de uma abordagem multimetodológica. A aprovação deste projeto garante a inserção do Brasil em um debate multilateral com efeitos diretos nas áreas de pesquisa & inovação, transferência de tecnologia, formação de recursos humanos e desenvolvimento de infraestrutura de dados.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 30/01/2023-31/01/2028