Projetos de Pesquisa

 

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André Machado Rodrigues

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento de conhecimentos docentes a partir do fortalecimento de uma comunidade de práticas no contexto de mudança curricular
  • A reforma curricular em curso no país (BNCC) demandará que os conhecimentos dos professores estejam articulados com as novas práticas. Nesse contexto, a criação e fortalecimento de uma comunidade de práticas pode atuar como apoio importante a esses docentes. O Programa de Especialização Docente (PED), proposta que surge na Stanford Graduate School of Education, a ser implementado como parceria entre Universidades brasileiras e a Educação Básica da rede pública de ensino pretende atuar junto aos professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, em seus contextos de sala de aula e promover a expansão do repertório das práticas e a articulação entre teoria e prática. O projeto tem como foco investigar como se dará o desenvolvimento dos conhecimentos docentes e sua articulação com a prática. Há consenso na literatura da área sobre os conhecimentos necessários para atuação docente: pedagógico, curricular, dos estudantes, do conteúdo, da avaliação e conhecimento pedagógico do conteúdo. A articulação desses conhecimentos em sala de aula não é tarefa simples, mas pode ser facilitada com o trabalho numa comunidade de prática fomentada pelo PED. Nosso objetivo de pesquisa é investigar como a participação dos professores de Ciências e Matemática no PED colabora para desenvolver conhecimentos docentes e amplia a coerência das suas propostas didáticas. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, com delineamento do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorrerá no contexto de desenvolvimento dos módulos do curso para professores da Educação Básica na rede pública de ensino. Os dados serão coletados a partir de questionários, entrevistas, planos de aulas elaborados, registros audiovisuais das aulas ofertadas, relatórios de reflexão promovidos junto aos mentores e replanejamento das aulas. Será feita uma análise temática qualitativa cujas categorias serão baseadas em modelos teóricos da literatura, sendo um deles o Modelo Consensual Refinado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Andre Paulo Tschiptschin

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • inovação em materiais à base de carbono para aplicações tribológicas na indústria metal-mecânica e biomédica
  • Revestimentos à base de carbono podem conferir baixos coeficientes de atrito e elevada resistência ao desgaste a componentes mecânicos em contato. A deposição de revestimentos à base de C e modificações superficias por processos a plasma (PVD, PECVD, PAPVD e PTA) permite obter filmes DLC, nanocompósitos com partículas de grafeno, superfícies contendo partículas de grafita turbostrática e nanopartículas de Ag:Cu:C, que podem conferir ultrabaixos coeficientes (< 0,1), típicos da superlubricidade. Os materiais que se pretende sintetizar têm em comum o carbono na sua forma alotrópica hibridizada sp2, com elevada lubricidade. São DLCs dopados com W, nanocompósitos contendo grafeno e grafita e nanopartículas de Ag:Cu:C. As modificações superficiais almejadas poderão ser aplicadas aos componentes mecânicos de sistemas de propulsão e transmissão de energia, visando aumentar a eficiência energética, diminuir o consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Nanopartículas de Ag:Cu:C com ação bactericida poderão ser utilizadas na modificação superficial de dispositivos biomédicos e instrumental cirúrgico, contribuindo também para o aumento da segurança hospitalar e melhoria do sistema de saúde. Os filmes e revestimentos nanocompósitos serão caracterizados estrutural e quimicamente por técnicas de microscopia eletrônica e de força atômica, espectrometria Raman, difração de raios-X e análise térmica diferencial. A caracterização de propriedades nanomecânicas será feita por técnicas de nanoindentação e as propriedades tribológicas (coeficientes de atrito, taxas de desgaste e adesão de filmes aos substratos) serão determinadas em ensaios pino contra disco e esclerometria linear instrumentada. A observação das superfícies e subsuperfícies desgastadas por interferometria ótica, microscopia eletrônica de duplo feixe e microscopia confocal a laser permitirão caracterizar os micromecanismos de desgaste atuantes no contato entre amostras e contracorpo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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André Ricardo Salata

Ciências Humanas

Sociologia
  • expansão educacional, desigualdades e estratificação social: do desenvolvimento infantil ao mercado de trabalho
  • A proposta trata da relação entre educação, desigualdades e estratificação social, a partir de três eixos analíticos: (i) Desenvolvimento infantil nos primeiros anos da escolarização obrigatória; (ii) Políticas de expansão educacional e desigualdade de oportunidades; (iii) Expansão educacional e resultados no mercado de trabalho. Temos como objetivo geral analisar a relação entre expansão do sistema educacional e democratização das chances de vida no Brasil, a partir de marcadores como classe de origem, raça e gênero. Tal objetivo se justifica na medida em que a educação se constitui, na sociedade moderna, como elemento-chave no processo de estratificação social e conformação das desigualdades; e, também, em função da substantiva elevação da escolaridade entre os brasileiros nas últimas décadas. Entre os anos de 1995 e 2015 a média de anos de estudo da população entre 25 e 64 anos de idade saltou de 5,7 para 8,6, o percentual de pessoas com 12 ou mais anos de escolaridade subiu de 9,5% para 20,7%, e o ensino obrigatório agora – desde 2009 - engloba também o ensino médio e a educação infantil. Nos perguntamos, então, se as políticas de expansão educacional postas em prática ao longo das últimas décadas teriam contribuído para uma maior equalização em termos de oportunidades, considerando fatores como a classe de origem, a raça e o gênero dos estudantes. Procurando melhor compreender os mecanismos que relacionam aquelas características ao sucesso escolar, e, também, a escolaridade alcançada à posição social de destino dos indivíduos, focamos nossa análise em momentos-chave de suas trajetórias: os primeiros anos da escolarização obrigatória, seu desempenho ao longo do ensino fundamental e médio, o acesso ao ensino superior e a entrada no mercado de trabalho. A metodologia proposta é de cunho eminentemente quantitativo, envolvendo dados primários e secundários, que serão analisados a partir de variadas técnicas estatísticas, com foco em modelos multivariados.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Andre Rodrigo Rech

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • consolidação da pós-graduação da ufvjm por meio de parcerias com programas de excelência
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2020-Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2025