Projetos de Pesquisa

 

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Adriano Michael Bernardin

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • avaliação da resistência mecânica de placas cerâmicas por determinação da resistência ao impacto por acelerometria
  • A avaliação da resistência ao impacto de placas cerâmicas é um requisito técnico importante para revestimentos cerâmicos. No entanto, o interesse científico limita-se a primeiros estudos sobre um método padronizado para sua medição, via coeficiente de restituição, pela norma ABNT 13818, descontinuada, e substituída pela recente ABNT ISO 10545. Esta proposta visa avaliar a qualidade mecânica de placas cerâmicas com base na observação da natureza de propagação da onda de impacto e, por conseguinte, a determinação do coeficiente de amortecimento do material, em substituição ao coeficiente de restituição. O coeficiente de amortecimento é uma abordagem diferente se comparada com o de restituição. Com o coeficiente de amortecimento é possível estimar a capacidade do material em absorver a energia proveniente não somente do impacto, mas também das vibrações contínuas promovidas pelo transporte rodoviário das peças cerâmicas. A importância do estudo da presente proposta é o de mitigar as recorrentes quebras de revestimentos cerâmicos no momento do transporte, bem como na vida útil, quando já aplicados em residências e edificações. Com base em estudos experimentais prévios realizados pela equipe do projeto percebeu-se que há uma correlação entre o fator de amortecimento e a quebra das placas cerâmicas. O método experimental proposto faz uso de acelerômetros adequados para a análise de impacto em corpos rígidos. Com um sistema de acelerômetros é possível observar a forma da onda produzida pelo impacto que propaga pela placa, determinando assim o seu coeficiente de amortecimento. Serão realizados impactos com diferentes energias até a quebra das placas. Desta forma, será possível correlacionar estatisticamente a quebra da placa com o coeficiente de amortecimento. A propagação das ondas sobre o material será também avaliada com auxílio de excitadores eletrodinâmicos, de forma que será também possível avaliar o coeficiente de amortecimento em função da frequência de oscilação.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025