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Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
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Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Butantan
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
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Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
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Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
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Instituto Nacional de Telecomunicações
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Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
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Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
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Prefeitura Municipal de São Paulo
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Prefeitura Municipal de Várzea Grande
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S B I
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Secretaria de Educação de Pernambuco
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Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
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Secretaria Municipal de Educação e Cultura
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SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
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Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
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Título do Projeto:
iv expo ecoinovar soluções inovadoras para um futuro sustentável
Resumo:
A troca de experiências e ideias acerca de temas relevantes, como inovação, sustentabilidade e inclusão auxiliam, não somente na gestão das empresas, como também podem despertar a quebra de paradigmas sociais. Para tanto, a realização de mostras científicas, seminários, congressos, encontros e palestras são veículos que proporcionam interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Ressalte-se, também, a necessidade de despertar interesse e vocações científicas e tecnológicas nas novas gerações, identificando jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras científicas e tecnológicas, imbuídos da importância dos temas abordados no evento. A criação de uma cultura de inovação comprometida com a sustentabilidade e constitui-se em um primeiro passo a fim de que se torne exequível o desenvolvimento em seu mais amplo conceito. Nesse sentido, a ONU, em 2015, desenvolveu uma agenda global, denominada Agenda 2030, visando alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões econômica, social e ambiental de forma equilibrada e integrada (ONU, 2015). Esta Agenda, estabelece 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ODS (erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação), que são alvos de projetos e propostas de solução. Portanto, tangenciar o conhecimento acerca destes temas, torna-se imperativo e, para tanto, surge a necessidade de criação de ambientes propícios para a aproximação de estudantes de diferentes estágios de formação e a sociedade civil. A realização da IV Expo Ecoinovar contempla exposições de CT&I promovidas pelo pelo Grupo de Pesquisa Ecoinovar, do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA da Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O evento ocorre em parceria com o PROGESA - Programa de Gestão Socioambiental vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da USP (conceito 7 da Capes), o GPS - Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (conceito 5 na Capes), CULTI - Grupo de Pesquisa em Inovação, Internacionalização, Cultura e Empreendedorismo do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (conceito 5 na Capes), a Universidade de Vigo da Espanha, a Universidade Aberta de Portugal, o Institut Supérieur de Gestion (ISG Business School Paris) da França e as Secretarias de Educação Municipal e Estadual. Inseridas nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2021 , a IV Expo Ecoinovar Soluções Inovadoras para um Futuro Sustentável tem como objetivo apresentar projetos e soluções, novos ou existentes, que possam contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável, dos pontos de vista ambiental, social e econômico. As exposições apresentarão ao público projetos e soluções previamente selecionados, desenvolvidos por estudantes da educação básica (ensino fundamental anos iniciais e finais - e ensino médio), do ensino técnico/profissionalizante e do ensino superior, das redes pública e privada de ensino, dos 19 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Central do Estado do Rio Grande do Sul e por empreendedores de startups, ONGs e empresas. Busca-se, portanto, despertar e estimular a criatividade e as vocações científico-tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade. Nesta quarta edição da Expo Ecoinovar, em atenção ao contexto imposto pela pandemia de coronavírus, que sugere restrições do ponto de vista da realização de grandes eventos com elevado número de participantes, planeja-se a realização de um evento online, ou seja, permitindo também a ampla participação e interação dos participantes por meio da internet. Desse modo, a exposição dos projetos selecionados será realizada por meio de plataformas tecnológicas, em hotsite próprio, que permitirá a interação dos visitantes, manifestando reações e enviando comentários aos autores dos projetos. Estratégias de engajamento, utilizando-se de gamificação (utilização de competições e jogos lúdicos), serão realizadas para ampliar a interação entre os participantes (visitantes e autores) e com as temáticas da inovação e da sustentabilidade. Em sua quarta edição, alinhada ao tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT 2021 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, a IV Expo Ecoinovar tem como temática A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta e ocorrerá de 26 a 28 de outubro de 2021 em formato online.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Clarice Weis Arns
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
previr-mcti: rede nacional de vigilância epidemiológica de coronavírus sars-cov-2 e outros patógenos emergentes em morcegos, aves e outros reservatórios silvestres no contexto de one health
Resumo:
As zoonoses, doenças transmitidas dos animais para as pessoas, representam 75% das doenças emergentes nos últimos anos. Com o aumento da globalização e urbanização, as zoonoses apresentam grande risco para a saúde pública e para a economia. Neste projeto pretendemos manter a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres, nomeada como Rede PREVIR-MCTI. A rede PREVIR-MCTI tem como objetivo detectar e analisar vírus com potencial de emergência para humanos, como Coronavírus e vírus da Influenza presentes em morcegos, aves e outros mamíferos silvestres, em diferentes regiões brasileiras (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Litoral, Lagoa do Peixe e Extremo Sul do País). O potencial emergente dos vírus será relacionado com a perda de hábitat, proximidade de populações humanas e biologia das espécies envolvidas. Nossa finalidade é entender as características eco epidemiológicas do SARS-COV-2 e dos outros vírus de potencial zoonótico em aves e morcegos, e as interrelações entre a biologia e ecologia dos hospedeiros e a prevalência e diversidade de vírus. Na primeira fase do projeto, mais de 50 coronavírus de morcegos foram identificados em amostras de morcegos na Mata Atlântica distribuída na região Nordeste, Sudeste e Sul do País. Todas as equipes têm realizado captura de animais, coleta de dados e de amostras de forma sistemática mensalmente nos diferentes biomas. No próximo período, as análises laboratoriais serão continuadas a fim de finalizar a caracterização das amostras com a detecção não apenas de Coronavírus, mas de outros patógenos e amostras de morcegos e aves.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
02/05/2022-30/11/2024
Clarissa Carneiro Mussi
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
transferência de conhecimento na rede de hospitais universitários do brasil: contribuições para a implementação e uso de um sistema de gestão hospitalar nacional
Resumo:
O desempenho das instituições hospitalares e a qualidade da assistência ao paciente têm sido maximizados em razão da implementação de sistemas informatizados de gestão. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação destes sistemas em redes nacionais integradas por diferentes hospitais. Neste contexto, a transferência de conhecimento na rede pode contribuir com estes programas, ampliando as possibilidades de colaboração, aprendizagem e inovação, bem como, maximizando o desempenho de cada organização integrante da rede e da rede como um todo. No Brasil, a partir do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), constituiu-se a rede de hospitais universitários públicos gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Como parte das ações do REHUF está a implementação nacional de um sistema informatizado de gestão com o objetivo de padronizar as práticas assistenciais e administrativas dos 40 hospitais universitários da rede federal - o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Neste cenário, o objetivo do projeto de pesquisa proposto é analisar como a transferência do conhecimento interorganizacional pode contribuir para a implementação e uso do AGHU na rede de hospitais universitários do Brasil. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa. Dados serão coletados por meio de entrevistas, questionários e pesquisa documental. Os participantes da pesquisa serão os envolvidos com a implementação do AGHU nos hospitais da rede e na EBSERH. A análise dos dados pautar-se-á na análise de conteúdo. A pesquisa contribuirá com pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais a partir da confluência da área de transferência de conhecimento em redes interorganizacionais e implementação de sistemas de informação em saúde em ampla escala, em um contexto inexplorado na literatura internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade do Sul de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
03/05/2022-31/05/2025
Clarissa Lin Yasuda
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação longitudinal multimodal dos efeitos cerebrais da reabilitação neurocognitiva após covid-19.
Resumo:
Embora o SARS-CoV-2 tenha sido descrito como um vírus respiratório, o envolvimento de outros órgãos (como o cérebro) já foi demonstrado. A disfunção neuropsiquiátrica (DN) associada a COVID-19 foi confirmada, com manifestações agudas e pós-agudas. Apesar das evidências sobre DN de longa duração após COVID-19 (incluindo pacientes sem hospitalização), pouco se sabe sobre os déficits específicos dos domínios cognitivos e alterações cerebrais (substâncias cinzenta e branca). Até o momento, não está claro se a disfunção cognitiva e as alterações cerebrais (incluindo conectividade funcional anormal) são permanentes. Dada a grande proporção de sobreviventes com disfunção cognitiva e dificuldades para trabalhar, a reabilitação cognitiva é urgentemente necessária. Dada a necessidade premente, aplicaremos a reabilitação cognitiva (RC) a pacientes pós-COVID19 com disfunção persistente e investigaremos alterações longitudinais dos parâmetros cerebrais (com ressonância magnética cerebral e avaliação neuropsicológica) e capacidade de trabalho. Este estudo multidisciplinar combina RC e investigação simultânea do impacto cerebral do coronavírus, que permanece desconhecido. Somados aos valores científicos e clínicos, forneceremos informações sobre a capacidade de trabalho, que é vital para a sociedade. Nossa hipótese é que a RC pode ajudar os indivíduos a recuperar a capacidade intelectuais prévia e melhorar a capacidade de trabalho. Nosso estudo longitudinal de ressonância magnética pode fornecer evidências sobre as alterações cerebrais através de análises de pós-processamento de imagens estruturais e funcionais. O parcelamento automático de imagens estruturais T1 pode detectar progressão de atrofia cortical e hipocampal. Além disso, as análises de imagem de difusão podem revelar disfunção microestrutural da substância branca associada ao comprometimento cognitivo. As análises estatísticas complexas poderão identificar preditores de declínio cognitivo e resposta de reabilitação.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
11/02/2022-28/02/2025
Clarissa Maria Rosa Gagliardi
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reconversão do ambiente construído: dos galpões fabris ao patrimônio cultural na cidade de são paulo
Resumo:
Desde a década de 1970, quando os processos de desindustrialização foram identificados nos EUA, o debate em torno de seus efeitos no mercado de trabalho tem constituído o campo econômico como seu protagonista, com ênfase para transformações do trabalho industrial para os serviços da economia globalizada. No Brasil, o epicentro desse processo está na cidade de São Paulo que, desde o início dos anos 2000, tem enfrentado forte processo de desconcentração industrial. Por mais relevante que seja o debate no campo econômico, permanece à sombra a problematização do passivo incorporado no ambiente construído abandonado pela atividade industrial, ocupando extensas áreas de alto valor fundiário agora liberadas para outros usos. Deixados à inércia, e conhecendo a dinâmica da apropriação fundiária das grandes metrópoles, terrenos e galpões industriais tendem a ser engolfados pelo mercado imobiliário de médio e alto padrão, reproduzindo processos de expulsão demográfica. O projeto pretende introduzir o campo do patrimônio cultural nessa disputa pelo patrimônio industrial dando visibilidade aos atores que lhe conferem sentidos imateriais e simbólicos. Diante disso, a proposta visa mapear e georreferenciar estruturas industriais ociosas; conhecer as disputas em torno de sua reutilização e os atores envolvidos e a partir da interlocução no/com o território, identificar propostas de uso destes espaços que atendam à função social do patrimônio cultural e subsidiem políticas patrimoniais. Por meio de trabalhos de campo; estudo das redes digitais enquanto espaço de circulação e produção de conteúdos culturais; realização de entrevistas; análise documental e bibliográfica, pretende-se identificar sentidos em confronto e grupos que possam ser mobilizados para a co-participação em políticas públicas, propondo novos usos e formas de gestão dos bens culturais. Transversalmente, a proposta é consoante às metas dos ODSs para a proteção do patrimônio e a construção de cidades mais inclusivas
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
09/02/2022-28/02/2025
Clarissa Severino Gama
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de mecanismos de envelhecimento acelerado em esquizofrenia e transtorno bipolar como estratégias de prevenção de adoecimento sistêmico de de morbimortalidade precoce.
Resumo:
Transtornos mentais graves (TMG) são condições crônicas altamente incapacitantes que afetam entre 0.4% e 7.7% da população mundial e geram um alto custo para a sociedade. Portadores de TMG têm uma expectativa de vida reduzida entre 8 e 18 anos. Além disso, tendem a apresentar maior prevalência de comorbidades clínicas. Esta associação impacta, de maneira desfavorável, mais ainda nos desfechos funcionais e no número de anos vividos com incapacidade. Esses fatores sugerem uma possível vulnerabilidade biológica, o que aponta para a necessidade de se entender esses transtornos como doenças orgânicas que afetam integralmente o indivíduo, e não apenas como alterações de funções mentais. Entre os TMG, a esquizofrenia (SZ) e o transtorno bipolar (TB) parecem apresentar desfechos mais graves considerando diversos aspectos, principalmente relacionados ao prejuízo funcional, afetando amplamente domínios como empregabilidade, vida autônoma e relacionamentos interpessoais. Existe um grau robusto de evidências, vários destes achados oriundos do grupo proponente, associando a presença de um estado pró-inflamatório persistente com a SZ e o transtorno bipolar TB. Este desequilíbrio pró-inflamatório parece exercer um papel importante neste processo de adoecimento, de envelhecimento acelerado e mortalidade precoce. Mostramos que alterações na neuroimagem, em diversas estruturas corticais e subcorticais, estavam associadas a marcadores de inflamação e envelhecimento, e a prejuízos na memória verbal. As alterações cerebrais observadas eram compatíveis com o processo de neurodegeneração, o que confirma a hipótese de envelhecimento patológico acelerado decorrente do impacto destas doenças. Os motivos reversíveis pelos quais esses sujeitos têm maior mortalidade parecem ser principalmente devido ao diagnóstico tardio e tratamento insuficiente. Com isto, é de suma importância a identificação de fatores biológicos que sinalizem para maiores cuidados globais em portadores de SZ e TB.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Clascidia Aparecida Furtado
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
nanoplataformas grafeno-aptâmero para o biossensoriamento do câncer
Resumo:
O câncer de cólon e reto (ou colorretal - CCR) é o 2º mais frequente entre homens e mulheres no Brasil (INCA, 2021) e no mundo (OMS, 2021). Apresenta também alta taxa de óbito, sendo responsável por 9,2% dos óbitos ocorridos por câncer em todo o mundo em 2018 (OMS, 2020). O diagnóstico é feito por exame de sangue oculto nas fezes, exame de toque retal e colonoscopia, métodos invasivos e com limite de detecção baixo em tumores em estágios iniciais, o que dificulta a detecção precoce e diminui as chances de tratamento eficiente e cura. Assim, o desenvolvimento de soluções diagnósticas menos invasivas, mais sensíveis e específicas torna-se uma urgência (OMS, 2020). Considerando essa importante demanda, o grupo proponente vem trabalhando de forma multidisciplinar na construção de nanoplataformas baseadas em grafenos e aptâmero antitumoral e no seu uso no desenvolvimento de sistemas de detecção, usando duas configurações distintas: (1) biossensor eletroquímico do tipo point of care, obtido a partir da manipulação química de grafenos, polímero condutor e aptâmeros específicos ao antígeno carcinoembrionário (CEA), superexpresso em CCR; (2) biossensor óptico, utilizando óxido de grafeno como transdutor de FRET e aptâmeros anti-CEA marcados. Nesta oportunidade, buscamos avançar 1) no entendimento das interações na interface nanocarbono/biomolécula, visando à otimização do sinal analítico gerado frente às perturbações físico-químicas sofridas pelas nanoestruturas no momento da interação molecular de reconhecimento do alvo; 2) na validação dos biossensores frente ao antígeno comercial e em diferentes amostras de pacientes portadores de câncer do colorretal, neste caso com a colaboração de pesquisadores do Instituto Mário Penna. Expectativas futuras residem na obtenção de dispositivos 100% nacionais, de baixo custo, precisos e de alta reprodutibilidade, para uso no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.
Instituição/UF/País:
Comissão Nacional de Energia Nuclear - RJ - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Claucia Fernanda Volken de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de estratégias biotecnológicas visando à aplicação industrial de lactases e peptidases
Resumo:
O mercado de enzimas para as indústrias alimentícia e farmacêutica está em ampla expansão, entre elas se destacam as β-galactosidases (lactases) e peptidases, aplicadas para obtenção de produtos lácteos com baixo teor de lactose e de peptídeos bioativos, respectivamente. Atualmente, o Brasil depende da importação destas enzimas, que apresentam um alto custo e baixa recuperação, dificultando a reutilização em bioprocessos. Assim, visando à produção nacional de biocatalisadores, surge a necessidade de buscar alternativas para o melhoramento das características enzimáticas e redução de custos. Nessa perspectiva, uma ferramenta biotecnológica que pode ser empregada é o desenvolvimento de enzimas recombinantes com marcadores de afinidade (Cellulose Binding Domain CBD e His-tag), alternativa viável para purificação e imobilização de enzimas em uma única etapa. A imobilização em suportes de baixo custo viabiliza o reuso dos biocatalisadores e sua aplicação em reações de hidrólise em processos contínuos. Nesse trabalho pretende-se propor uma estratégia de produção, imobilização/purificação e aplicação da lactase e peptidase recombinantes visando seus usos em bioprocessos industriais sustentáveis. Os genes das enzimas serão clonados e expressos de forma intra e extracelular. Os cultivos serão conduzidos de forma escalonável para a obtenção do extrato enzimático. A purificação será realizada por meio da imobilização orientada das enzimas pelo uso dos marcadores de afinidade. Serão testados dois tipos de suportes - partículas magnéticas de níquel ou cobalto e celulose - para imobilização, considerando o marcador de afinidade. Cápsulas core-shell serão preparadas para aplicação das enzimas imobilizadas em reatores de coluna. A lactase será aplicada na hidrólise do leite e soros lácteos e a peptidase na obtenção de peptídeos bioativos pela hidrólise de coprodutos lácteos, em processos contínuos em reatores de coluna de leito fixo e fluidizado, avaliando o reuso das enzima
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Claudemir Fidelis Bezerra Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
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Currículo
Título do Projeto:
estruturas, identidades e aplicações em pi-álgebras
Resumo:
O desenvolvimento da teoria das álgebras satisfazendo identidades polinomiais (PI-álgebras para abreviar) foi iniciado visando responder o seguinte problema: "O que se pode dizer sobre a estrutura de uma álgebra sabendo que ela satisfaz uma identidade polinomial?". Recordamos que uma álgebra é dita PI-álgebra se existir um polinômio f não nulo em variáveis não comutativas tal que ele se anula para qualquer substituição por elementos desta álgebra, neste caso f é chamado de identidade polinomial para tal álgebra. Outro conceito que possui uma íntima ligação com as PI-álgebras é a de polinômios centrais, um polinômio sem termo constante da álgebra associativa livre é central se qualquer substituição das variáveis por seus elementos resulta em elemento central. Tais ambientes, e suas variações, vem sendo estudados por vários pesquisadores. Lembramos que encontrar bases das identidades de muitas álgebras importantes pode ser uma tarefa ainda muito difícil. As identidades com traço nas álgebras matriciais foram estudadas e descritas independentemente por Procesi e Razmyslov. Esses estudos foram marcantes, pois Procesi começou o uso sistemático da teoria de invariantes em PI-álgebras, enquanto Razmyslov aprofundou as várias aplicações das representações do grupo simétrico. Já as graduações do tipo Cartan em álgebra de Lie são importante em sua classificação. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é estudar a teoria das identidades polinomiais de certas álgebras "importantes" (não necessariamente associativas) e suas variações, mais especificamente, iremos considerar álgebras graduadas e com traço. Portanto, o uso sistemático da representação de grupos, teoria de invariante e teoria elementar dos números serão inevitáveis. Assim, a importância desse projeto segue da troca de experiências entre os participantes e complementar a formação dos jovens doutores. Portanto, todos os problemas listados são plausíveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Claudemiro Bolfarini
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e caracterização mecânica de aços avançados de elevada resistência do sistema fe-mn
Resumo:
OS aços avançados de alta resistência e baixa densidade do sistema FeMn apresentam excelente ductilidade e tem potencial aplicação na construção de veículos de transporte e em implantes médicos temporários, muito desejados no momento porque foi cientificamente provado que a Covid 19 aumenta o risco de trombose em stents permanentes. A alta resistência confere baixo peso às estruturas de transporte, o que leva a economia de combustível e redução da emissão de poluentes; e a alta ductilidade confere maior processabilidade às ligas, necessária para a fabricação de "stents". A determinação das propriedades mecânicas depende da composição química e do processamento termomecânico. Para atingir alta resistência mecânica e alta ductilidade efeitos TWIP e TRIP são necessários, pois são mecanismos de deformação dos materiais metálicos que possibilitam o acumulo de uma alta densidade de discordâncias antes da formação da instabilidade plástica. Parâmetro essencial no design das liga é a Energia de Falha de Empilhamento-EFE, que deve ser controlada dentro de certos valores e depende da composição química, do tamanho de grão e da estabilidade das fases, em especial a austenítica. Modelos termodinâmicos permitem o cálculo dessa EFE. No entanto, como comprovado em nossas pesquisas, são insuficientes para prever ou determinar o comportamento do material. Pelos nossos resultados, a presença de elementos intersticiais como C e N é essencial para promover os mecanismos de aumento da plasticidade do material. Nesse projeto vamos estudar em profundidade o efeito desses intersticiais usando: Modelos termodinâmicos, cálculos "ab initio" e experimentos de elaboração de ligas e o devido processamento para determinar os mecanismos de plasticidade atuantes e as propriedades mecânicas resultantes. Partimos da hipótese que esses intersticiais, pela interação que tem com as discordâncias, influenciam no valor das tensões criticas para a atuação dos mecanismos TRIP e TWIP.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Claudia Barros Monteiro Vitorello
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
construção de redes biológicas para desvendar componentes bióticos e abióticos que interagem em patossistemas de cana-de-açúcar
Resumo:
A cana-de-açúcar é a cultura mais importante para a produção de biocombustíveis e a terceira commodity mais comercializada no mundo. A severidade de pragas e doenças ameaçam a produtividade que pode ser intensificada pelas mudanças climáticas e as novas práticas de colheita verde, alterando a dinâmica populacional e a incidência de patógenos. Assim, o desenvolvimento de novas práticas de manejo e de genótipos resistentes são fundamentais para proteger a cultura de maneira sustentável. Esta proposta utiliza a doença carvão da cana para avaliar como a interação planta-patógeno pode ser influenciada por diferenças relacionadas ao ambiente e ao recrutamento de um microbioma específico valendo-se de teoria de grafos e de inteligência artificial de integração de dados em redes biológicas. Resultados preliminares demonstraram que plantas coletadas após cultivo em diferentes tipos de solos, quando inoculadas em condições de casa de vegetação alteram o crescimento do fungo e o desenvolvimento dos sintomas da doença. Para validar a hipótese do projeto serão realizados experimentos integrados com plantas resistentes e suscetíveis cultivadas em dois locais contrastantes. O microbioma das amostras de campo será identificado (ITS) no solo, rizosfera, raiz e colmos antes da condução do experimento com o patógeno. Amostras coletadas após a inoculação serão analisadas quanto: 1) aos perfis de transcrição e metabólico durante a interação; 2) identificação do microbioma com métodos preditivos de reconstrução metabólica; e 3) avaliação do crescimento do fungo e identificação do sintoma da doença. Todas as informações serão integradas em uma rede biológica com duas camadas (metabólica e proteica) direcionada a RGA (resistance gene analogs) previamente estabelecida (Rody et al., 2019 e 2021), onde foram identificados genes diferencialmente expressos associados ao metabolismo primário ligados à expressão de RGAs, conectando o sistema imunológico da cana.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Claudia Berlim de Mello
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma bateria informatizada multidimensional e ecológica de avaliação de cognição social para adultos
Resumo:
Cognição Social (CS) diz respeito a um conjunto de processos cognitivos como Teoria da Mente (ToM) e reconhecimento de emoções em faces, essenciais para a organização do comportamento no contexto das interações. Sua investigação por meio de avaliação neuropsicológica tem papel crucial no diagnóstico de condições clínicas como o Transtorno do Espectro do Autismo, Esquizofrenia, Transtorno de Personalidade Bipolar, Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade, abuso de substâncias e nas demências. A maior parte dos testes neuropsicológicos disponíveis, entretanto, são dirigidos à população infantil. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma bateria informatizada de avaliação neuropsicológica de cognição social para adultos, com tarefas ecológicas de natureza open access. Serão desenvolvidas tarefas para cada um dos domínios de cognição social, como atribuição de estado mental, reconhecimento de pista emocionais, compreensão de normas sociais implícitas e empatia. As tarefas serão disponibilizadas por meio de um site e simultaneamente, de forma sincronizada, serão monitorados os sinais de rastreamento ocular por meio da webcam e sinais fisiológicos, como frequência cardíaca e atividade eletrodérmica, monitorados a partir de sensores vestíveis para verificar a associação entre medidas autonômicas, medidas qualitativas e quantitativas. O monitoramento do rastreamento ocular por meio de webcam e a utilização de sensores vestíveis permitirá que os indivíduos possam participar do experimento em sua própria casa, sem contato com os experimentadores, o que torna as condições de segurança mais adequadas no contexto da pandemia. Outro aspecto importante é que o teste neuropsicológico online com eye tracking poderá ser aplicado para participantes de todo o país, já um um computador com webcam. A bateria poderá contribuir assim tanto para pesquisas quanto para a prática clínica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
23/05/2022-31/05/2025
Cláudia Bueno dos Reis Martinez
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanobiopesticidas e saúde ambiental: bases para uma agricultura mais sustentável
Resumo:
Nanopesticidas à base de materiais naturais representam uma alternativa viável para o controle de pragas e doenças, com menor risco ao ambiente, contribuindo assim para uma agricultura mais sustentável. Entretanto, é necessário compreender os efeitos destes sistemas carreadores para organismos não-alvos. Para tanto, pretende-se sintetizar nanobiopesticidas à base de polímeros naturais e contendo fungicidas de origem botânica, otimizar o seu preparo por meio da análise de ciclo de vida dos processos de síntese, avaliar sua eficiência e sua toxicidade, pela análise de múltiplos biomarcadores em organismos de diferentes grupos e compartimentos ambientais. Serão realizados ensaios para avaliar os possíveis efeitos destes nanobiopesticidas: i) na germinação e sanidade de sementes e no crescimento inicial de espécies agrícolas; ii) na taxa de sobrevivência, desenvolvimento, reprodução e análise de expressão gênica no nematoide Caenorhabditis elegans; iii) em múltiplos biomarcadores (genotóxicos, bioquímicos, fisiológicos e histológicos) de espécies nativas de bivalves, peixes e anuros (girinos); iv) na taxa de sobrevivência, morfologia, defesas antioxidantes e comportamento de operárias campeiras de abelhas sem ferrão. Os resultados obtidos devem adicionar elementos importantes para o uso ambientalmente seguro de nanobiopesticidas, contribuindo diretamente para o avanço da nanotecnologia e de suas repercussões na agricultura. Deste modo, trata-se de uma proposta que deve promover a preservação ambiental com a redução dos impactos de agrotóxicos em polinizadores e organismos aquáticos e do solo, bem como colaborar para o desenvolvimento científico e tecnológico de forma sustentável e com potencial para trazer benefícios à sociedade. Destaca-se ainda sua forte aderência a diferentes áreas prioritárias reconhecidas pelo MCTI para apoio à pesquisa e desenvolvimento e sua consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável almejados pela ONU.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Claudia Costa Bonecker
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a planície de inundação do alto rio paraná
Resumo:
Estudos ecológicos de longa duração permitem o entendimento da complexidade dos processos ecológicos e são imprescindíveis para promover a conservação e gestão dos recursos naturais, além de permitirem a análise das tendências, perspectivas e cenários presentes e futuros. Na bacia do rio Paraná, estão localizados os maiores centros urbanos e industriais do Brasil, com severos impactos sobre a qualidade e quantidade da água e a pesca comercial. Este projeto será desenvolvido em parte desta bacia, na planície de inundação do alto rio Paraná (sítio PIAP), que está localizada no último trecho do rio Paraná livre de barramento. Os estudos sobre as populações e comunidades biológicas, nesse ecossistema, e a socialização do conhecimento adquirido iniciaram em 1986, mas se intensificaram com as amostragens sistematizadas a partir de 2000, com o início do PELD. As principais perguntas que serão respondidas pelas populações e comunidades biológicas, e apontadas pela variação das condições ambientais, com a continuidade dos estudos de longa duração, são: (i) o papel dos distúrbios naturais (pulso de inundação, El Niño) e antrópicos (operação dos reservatórios); (ii) a efeito das barragens e a oligotrofização; (iii) o processo de invasão e os impactos das espécies não nativas; (iv) o papel das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade. Todas essas repostas serão traduzidas para uma linguagem acessível e lúdica para a comunidade, em geral, da região, além de gestores ambientais e políticos. Os resultados obtidos (2021-2024) serão agregados à série temporal já existente (2000-2020). Pretende-se implementar abordagens analíticas de população, comunidade e sistemas, e avaliar a série temporal dos dados, contemplando 24 anos de amostragem na área do PIAP. A partir destas abordagens empírica e de modelagem, espera-se apresentar uma visão integrada das informações sobre as populações e as comunidades biológicas, e as condições ambientais que as cercam, incluindo as relações entre esses dois compartimentos do ecossistema, ao longo do tempo, a fim de elucidar e predizer processos que possam descrever padrões. Para análise dos dados, serão utilizadas abordagens analíticas simples, univariada e multivariada, dependendo da hipótese a ser testada e das variáveis respostas e explanatórias analisadas. Em todas essas análises, serão controladas as escalas espaciais e temporais para inferência sobre os objetivos propostos. A amostragem de dados abióticos e bióticos seguirá o protocolo estipulado desde 2000 e a coleta de dados sobre a atividade pesqueiras será realizada por meio de questionários e com perguntas abertas. Todas as atividades do projeto terão a participação de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e técnicos da UEM. Mapas temáticos, tabelas e figuras deverão mostrar um cenário mais atual da variação das condições ambientais na planície de inundação, bem como da estrutura e dinâmica das populações e comunidades biológicas, ao longo do espaço e do tempo. Modelos conceituais, matemáticos e gráficos também mostrarão as relações entre os componentes abióticos e bióticos. O componente de socialização do conhecimento consistirá em atividades de integração entre os participantes do projeto e a comunidade do município de Porto Rico e região, a fim de entender e aprimorar a percepção desses atores sobre a planície de inundação. Dentre essas atividades, será dada continuidade as Mostras Cientificas, serão oferecidos cursos de capacitação aos profissionais locais, educação ambiental para os turistas, palestras e discussões com gestores e políticos, organização de atividades nas escolas municipais, entre outras. Em relação a formação de recursos humanos, espera-se formar profissionais capacitados a atuar no ensino fundamental, médio, graduação e pós graduação capazes de transferir os conceitos ecológicos, tanto em uma linguagem formal como acessível e lúdica. Na UEM, espera-se a (i) conclusão de monografias de curso de graduação, dissertações e teses de dois programas de pós graduação, envolvidos no projeto; (ii) publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais; (iii) divulgação dos resultados em congressos e encontros científicos nacionais e internacionais; (iv) ampliação do conhecimento dos pesquisadores e técnicos do Nupélia em conservação e manejo dos recursos naturais; (v) elaboração de relatórios e documentos a serem encaminhados aos órgãos ambientais, quando solicitado. Dois cursos de pós-graduação da UEM (área de biodiversidade da CAPES) farão parte da proposta. O projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais de outras Instituições e de outros sítios do PELD. Esse intercâmbio já resultou na publicação de artigos científicos e a co-orientação de alunos de pós-graduação.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
13/01/2021-31/01/2025
Claudia Coutinho Nóbrega
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos integrados a bioeconomia na cidade de joão pessoa/paraíba - brasil
Resumo:
A gestão de resíduos sólidos urbanos, sobretudo os resíduos orgânicos, é um dos maiores desafios da sociedade. O descarte inadequado e as altas taxas de geração têm provocado graves impactos ao meio ambiente, a economia e a saúde pública. No Brasil, mais da metade dos resíduos gerados nas cidades são de origem orgânica, e apesar do seu potencial bioeconômico, estes resíduos, em sua maioria vem sendo destinados a aterros sanitários, lixões e outros. A decomposição desses resíduos nestes locais, libera gases para a atmosfera como o CO2 e o CH4 que são considerados gases do efeito estufa que contribuem para a intensificação do aquecimento global que é uma preocupação mundial nos últimos anos. Isso intensifica a busca por modelos de gerenciamento que protejam e preservem o meio ambiente e os recursos naturais, além de promover um cenário socioeconômico mais justo e sustentável, conservando ao máximo os fluxos de matéria e energia. A Avaliação de Ciclo de Vida é uma das ferramentas usadas para análises de aspectos e impactos ambientais nesse tipo de contexto, possibilitando avaliação de desempenho e contribuindo na tomada de decisão. A partir dela foram desenvolvidos o Custo do Ciclo de Vida, com ênfase nos custos econômicos, e a Avaliação do Ciclo de Vida Social, focada nas consequências sociais. As três metodologias resultam na Análise de Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV), técnica esta que permeará o objetivo principal do estudo para avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos, no município de João Pessoa - PB, sob a perspectiva do ciclo de vida e da economia circular. Espera-se obter informações a respeito dos impactos que os resíduos orgânicos vêm causando e propor alternativas viáveis e sustentáveis para que integrem a proteção do meio ambiente com o bem estar dos atores envolvidos, além de fortalecer as práticas positivas já existentes e maior sustentabilidade do sistema, alcançando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo o 17.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Claudia Cristina Paro de Paz
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação de biomarcadores para resistência a carrapato em bovinos caracu
Resumo:
Caracu (Bos taurus) é uma raça crioula que mantém as características de qualidade de carne observada nos bovinos taurinos, combinada com a habilidade de se desenvolver eficientemente em qualquer região do Brasil. A raça foi formada a partir de cruzamentos entre raças bovinas europeias introduzidas no Brasil em 1534. Os animais foram submetidos a intenso processo de seleção natural devido às adversidades do clima tropical, além da escassa alimentação e a presença de parasitas. Desse modo, a raça Caracu apresenta um excelente material genético para auxiliar na elucidação dos mecanismos que controlam características complexas. Os efeitos causados pelos carrapatos e as doenças transmitidas por eles têm impacto na saúde, economia e no ambiente. A resistência dos bovinos aos carrapatos é afetada por fatores biológicos que controlam a resistência genética do hospedeiro (variações entre e dentro de raças). O projeto proposto tem como objetivo identificar potenciais biomarcadores para resistência ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus por meio da análise do transcriptoma integrado de sangue periférico e proteínas plasmáticas. As amostras de RNA serão obtidas a partir de sangue periférico e bibliotecas de RNA total e de miRNA serão construídas e sequenciadas via NextSeq (Illumina). As análises proteômica serão realizadas por eletroforese em gel (SDS-PAGE) e espectrometria de massa (LCMS/MS). Os genes mais significantes serão validados por PCR em tempo real. A elucidação dos mecanismos biológicos responsáveis pelas interações vetor-hospedeiro contribuirá para o desenvolvimento de estratégias inovadoras relacionadas a essas características. Este projeto é pioneiro na descrição do transcriptoma integrado e proteoma da raça Caracu, a partir do qual serão identificados genes, novos alelos, RNAs funcionais, transcritos alternativos, polimorfismos, proteínas e novas isoformas que contribuem para as diferenças fenotípicas observadas entre animais resistentes e susceptíveis
Instituição/UF/País:
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cláudia da Silva Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório de culturas midiáticas das juventudes (labjux)
Resumo:
O objetivo é promover a interlocução e trocas acadêmicas que envolvam o ambiente universitário e ações lideradas por jovens ativistas atuantes nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG) e Blumenau (SC). Para tanto, será montado e equipado, nas instalações da PUC-Rio, o Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes - LabJuX, que envolverá alunos de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadoras e pesquisadores com título de Doutorado de cinco IES diferentes e jovens, moradores e líderes de projetos sociais, coletivos e associações, preferencialmente residentes em comunidades periféricas. Como perspectiva teórica, este projeto sustenta-se em três eixos: na sociologia da juventude, na tradição dos estudos culturais e nas teorias das representações sociais. No LabJuX serão promovidas atividades acadêmicas voltadas para a discussão sobre a construção social das juventudes a partir das representações midiáticas de suas culturas urbanas, buscando compreender o que se toma como valor positivo e o que se silencia no processo de elaboração de tais formas representacionais. Metodologicamente, serão desenvolvidas imersões etnográficas tradicionais e online, análise interpretativa de conteúdo midiático, particularmente publicitário, e pesquisas exploratórias de natureza qualitativa. Entre os resultados esperados do LabJuX, destacam-se as palestras e oficinas voltadas para jovens moradores de comunidades periféricas e a produção audiovisual relacionada a ações de projetos sociais e cultura urbana. Como desdobramento de todas essas atividades, algumas possíveis direções para políticas públicas relacionadas às juventudes.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Claudia de Souza Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
determinantes socioambientais e comportamentais de saúde mental no período anterior e atual da pandemia de covid-19 em coorte de adultos do rio de janeiro
Resumo:
Os longos períodos de distanciamento social impostos pela pandemia de Covid-19 tiveram um impacto importante no estilo de vida das pessoas como comportamentos sedentários, consumo de álcool e tabaco, consumo alimentar inadequado, entre outros. No Brasil, e no Rio de Janeiro, em particular, se aprofundaram adversidades sociais, econômicas e ambientais, que constituem condições multifatoriais que podem contribuir para o aumento da incidência e da persistência de transtornos mentais na população durante a pandemia. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência e os determinantes socioambientais e comportamentais do transtorno de compulsão alimentar, depressão e ansiedade generalizada, e do acesso aos serviços de saúde, após 02 anos da pandemia de Covid-19. A presente proposta consiste no acompanhamento de 2.324 adultos que participaram do estudo CAL-Rio, um inquérito de base populacional, representativo da população do município do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal foi estimar a prevalência do transtorno de compulsão alimentar e correlatos. A coleta de dados foi concluída no início de 2020, no período pré-pandemia. Neste estudo, serão aferidas informações socioeconômicas, demográficas, de estilo de vida, morbidade física e desfechos individuais da pandemia de Covid-19. Os transtornos mentais serão avaliados pelos questionários validados e utilizados na primeira fase. As características socioambientais serão determinadas por georreferenciamento dos endereços dos participantes do estudo e das características ambientais do entorno da residência, obtidas do último censo, imagens de satélites e outras fontes disponíveis. O estudo fornecerá dados recentes sobre a situação de saúde mental e comportamento alimentar da população adulta do Rio de Janeiro antes e na pandemia e avaliará o papel de fatores contextuais e proximais relacionados às mudanças do estilo de vida ocorridas na pandemia de Covid-19. Este é o primeiro estudo desta natureza conduzido nessa população.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
23/03/2022-31/03/2025
Claudia do Ó Pessoa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
planejamento racional de uma nova molécula antimitótica não tubulínica com potencial anticâncer: abordagem baseada em biologia estrutural e dinâmica molecular
Resumo:
A avaliação de ligantes seletivos para alvos biológicos específicos é crucial no desenvolvimento de alternativas para o tratamento do câncer. Mostramos que o (+/-)-2, 3,9-trimetoxipterocarpano natural [(+/-)-PTC] induz a parada do ciclo celular na fase G2/M, seguida por desorganização do citoesqueleto e catástrofe mitótica. Ensaios in vitro e in silico demonstraram que o alvo desse pterocarpano não é a tubulina, como os antimitóticos antineoplásicos clássicos, e sim a inibição da proteína motora cinesina Eg5, cuja expressão foi reduzida após tratamento de linhagem de adenocarcinoma de ovário e próstata com este composto. A cinesina Eg5 atua na formação e manutenção do fuso mitótico, uma estrutura temporária imprescindível para a separação adequada das cromátides irmãs. Inibidores de cinesina Eg5 são promissores, pois apresentam mecanismo de ação inovador e mais restrito a células altamente proliferativas. A ação do (+)-PTC assemelha-se à de drogas antimitóticas de segunda geração (SGAs), foco de ensaios de associação , visando melhorar os efeitos, diminuir a toxicidade e resistência causados pela monoterapia, a exemplo dos inibidores de Plk1 e aurora quinases. Este projeto propõe a análise bioquímica quântica da interação entre o sítio de ligação da cinesina Eg5 com novos análogos do (+)-PTC sintéticos (otimização estrutural) obtidos através de rota de síntese verde e escalonável. A validação do alvo baseada na expressão recombinante da cinesina Eg5 servirá para seleção dos compostos de maior afinidade através de análises biofísicas de interação proteína:ligante. Tais compostos serão co-cristalizados para análise estrutural de alta resolução. A proposta validará de maneira inequívoca o alvo do (+)-PTC, oriundo da biodiversidade brasileira, e seus derivados. Entre os mais ativos, aqueles com melhor perfil de fármaco (drugability) serão avaliados quanto à estabilidade química, plasmática, farmacocinética, e em futuros estudos de validação da eficácia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Claudia Fortes Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
validação de genes para tolerância ao déficit hídrico e produção de ativos biotecnológicos no desenvolvimento de variedade de bananeira com uso eficiente de água
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil
Vigência:
29/11/2019-30/11/2023
Claudia Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
psicologia e a promoção da saúde mental na unifal-mg: da identificação dos fatores de risco à construção de ações protetivas
Resumo:
A constituição do cenário de democratização na Educação Superior pública e gratuita no Brasil é recente e constituída a partir da diferenciação dos interesses sociais, políticos e econômicos. Não nos resta dúvidas que o sistema brasileiro de Educação Superior Federal se ampliou, no entanto, defendemos não só a luta continua pela expansão, mas também uma um processo de transformações institucionais efetivas, tanto no âmbito político pedagógico como das relações acadêmicas, para que possamos alinhar a defesa do direito de acesso ao direito à democratização de oportunidades. Tendo por fundamentação os pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, este projeto lança como objetivo analisar como os fatores de risco à saúde mental dos estudantes, podem constituir-se como indicadores de proteção, e contribuam no balizamento e efetividade, sobretudo, de que modo as ações institucionais podem influenciam as condutas dos sujeitos e interferem na promoção do desenvolvimento humano. Considerando assim, que a compreensão das três dimensões de atuação indicadas pela intervenção institucional ampliada, tomada como referencia nesta pesquisa, composta pela dimensão das ações de gestão de políticas, programas e processos; pela dimensão das atividades e propostas pedagógicas e pela dimensão do perfil do estudante, amparamos nossa proposta em um estudo documental retrospectivo, a partir da análise dos dados institucionais construídos na Universidade Federal de Alfenas entre os anos 2018 2022, no âmbito da PROGRAD, PRACE e PROEX. Considerando as ações realizadas envolvem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, e visam compreender por diferentes prismas as demandas da comunidade acadêmica, visamos a partir das análises conjuntas, favorecer a qualificação do debate sobre as condições e estruturas institucionais, curriculares e relacionais, assim como a diminuição da evasão, repetência e retenções dos acadêmicos da UNIFAL-MG.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Claudia Hofheinz Giacomoni
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento, avaliação e implementação de um programa de educação positiva presencial e online para professores (proep-p e proep-i)
Resumo:
A pandemia da SARS - Covid-19 apresentou muitos desafios para a psicologia e a educação em função do distanciamento social, fechamento escolas e questões de saúde mental. A proposta deste projeto é desenvolver, implementar e avaliar um Programa baseado na Psicologia Positiva (PP) para professores da educação básica. A PP visa promover o bem-estar das pessoas, o que inclui os professores, que vem lidando com as dificuldades no ensino remoto, redução na percepção de bem-estar, e os alunos e as novas formas de contato com a escola. A promoção de bem-estar no contexto escolar é nomeada Educação Positiva (EP), a qual combina os conceitos da PP com as diretrizes de melhores práticas de educação para elaborar intervenções e programas empiricamente validados que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. O presente projeto de pesquisa está inserido no campo da psicologia positiva e educação positiva e é norteado por uma prática baseada em evidências no contexto escolar. Busca construir, implementar e avaliar um programa de educação positiva para professores de ensino básico em dois formatos (online e presencial). Para tanto, visa investigar as percepções de coordenadores pedagógicos, orientadores e professores sobre a educação positiva; construir o programa de capacitação para professores aplicarem as intervenções em educação positiva em seus alunos; realizar estudos de viabilidade do programa de educação positiva para professores em dois formatos (online e presencial); realizar estudo de eficácia do programa através de estudo quasi-experimental com alunos e professores antes e após a intervenção, e realizar follow-up; Para tanto, foram delineados quatro estudos. A capacitação de mediadores educacionais (professores) quanto ao bem-estar e outros construtos positivos pode servir também de catalizador para o incremento no desempenho escolar tão prejudicado pelo fechamento das escolas em função da pandemia, em especial no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Claudia Leonor López Garcés
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os desafios da ciência intercultural: atorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais nas pesquisas em colaboração.
Resumo:
Na área de antropologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) existe uma tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas na Amazônia que remonta, pelo menos, à década de 1980. Este projeto de pesquisa busca estudar e dar continuidade a essa tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas, estendendo o campo de atuação para as diversas comunidades tradicionais na Amazônia. Um dos principais desafios que as pesquisas em colaboração colocam ao conhecimento antropológico é o lugar que ocupam os conhecimentos indígenas e de comunidades tradicionais na produção acadêmica em ciências sociais, principalmente na produção escrita (artigos, livros). Trata-se de documentar e analisar as diversas formas como os povos indígenas e populações tradicionais contribuem com seus saberes e percepções ao incremento da produção científica, no mesmo tempo que se pretende analisar as formas de reconhecimento desses saberes indígenas por parte do conhecimento científico. Busca-se indagar sobre o lugar e reconhecimento das autorias e co-autorias indígenas na divulgação científica e, a partir da análise de experiências de pesquisa colaborativa/participativa significativas, fazer uma reflexão crítica sobre a co-produção de saberes e metodologias de pesquisa desenvolvidas nos projetos do grupo de perquisa Diversidade e Intercurturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e interdisciplinaes (DINA), indagando sobre a possibilidade de uma ciência intercultural. No mesmo tempo se propõe identificar autorias representativas de diversidade étnica em periódicos representativos da área das Ciências Humanas no Brasil e contribuir para uma política de comunicação científica que considere as autorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais, bem como outras formas de expressão de conhecimento indígena (oralidade, arte) na comunicação científica.
Instituição/UF/País:
Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
integrando a ciência, a matemática e as tecnologias para fomentar na educação básica a criatividade e a inovação por meio do conhecimento científico
Resumo:
A 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que possui o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil visa promover a socialização da ciência e tecnologia por meio de um evento oferecido para a comunidade em geral. Este projeto apresenta a proposta do evento Integrando a Ciência, a Matemática e as Tecnologias para fomentar na Educação Básica a Criatividade e a Inovação por meio do conhecimento científico o qual ocorrerá em 21 de outubro durante a 19ª SNCT na Fundação ULBRA, nas dependências da Fundação ULBRA e na Universidade Luterana do Brasil/ULBRA em Canoas/RS. O evento é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) com os cursos de Licenciatura da ULBRA e demais Municípios participantes. Serão 5 municípios: São Sebastião do Caí, Feliz, Canoas, Sapucaia do Sul, Rio Pardo. A realização deste evento tem como objetivo promover a popularização e socialização da Ciência, por meio de um evento com um dia de Ciências, com oficinas didáticas para professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que oportunizem o espírito inquiridor, a curiosidade científica, a percepção transversal de temas fundamentais à humanidade, o raciocínio científico e a inovação, buscando desenvolver e/ou qualificar o pensamento científico. O público-alvo é a comunidade em geral, além de alunos e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes de cursos de Licenciatura em geral.
Instituição/UF/País:
Fundação Ulbra - RS - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Claudia Mara de Melo Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária à saúde: intersetorialidade, tecnologias relacionais e práticas de cuidado criativas
Resumo:
Os serviços de saúde e a escola têm participação importante na determinação dos níveis de saúde e no desenvolvimento de fatores protetores da saúde mental do adolescente. A promoção da saúde mental ajuda o adolescente a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito, prevenindo o suicídio. As evidências científicas sobre iniciativas para promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária são escassas e a oferta de serviços de saúde é reduzida. Assim indagamos: Como incorporar práticas de atenção e promoção à saúde mental do adolescente nos serviços de atenção primária, considerando a intersetorialidade, a criatividade e as tecnologias relacionais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotaremos o método descritivo-analítico-experimental da sociopoética com o objetivo de desenvolver e validar um programa de promoção à saúde mental do adolescente, integrando escola e serviço de atenção primária. Serão utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa para a produção/coleta de dados: entrevistas individuais, grupo-pesquisador e técnicas de teatralização. Os participantes da pesquisa serão os adolescentes matriculados no ensino médio, os professores da escola participante e os enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção primária. A análise das narrativas obtidas nas entrevistas individuais e em grupo será realizada através do software webQDA. A pesquisa resultará em produção científica e tecnológica relevante para a promoção à saúde mental do adolescente. Iremos criar um Programa baseado em tecnologia relacional e motivacional, aplicável à escola e ao serviço de saúde, sustentada na criatividade das pessoas, sendo de baixo custo e com grande possibilidade de replicação pelos demais dispositivos de ensino e atenção básica à saúde no território.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Claudia Maria Filgueiras Penido
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a produção de vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e trabalhadores/equipes de saúde da família.
Resumo:
A produção de vínculos é uma importante estratégia para o cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Entretanto, a manutenção do modelo de assistência biomédico e a tendência às especialidades privilegia um modelo de atendimento fragmentado, que despotencializa esses vínculos. No que se refere ao vínculo entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/equipes de Saúde da Família (eSF), soma-se a isso os estigmas atribuídos a esses usuários, que reforçam a lógica dos especialismos e o encaminhamento aos especialistas. Pela troca de saberes entre especialistas e eSF, o apoio matricial em saúde mental (AMSM) é apontado como ferramenta importante para a superação desses estigmas, pois amplia a segurança e a autonomia da eSF para o cuidado em saúde mental. Dado que a APS é um serviço de base territorial que provê cuidado longitudinal o que é estratégico para condições crônicas ela é potencialmente produtora de cuidado em saúde mental, sendo estratégica para a desinstitucionalização. Assim, faz-se relevante compreender como estão sendo construídos, no cotidiano da APS, os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/famílias e os trabalhadores/eSF. O objetivo geral é analisar como são e como se produzem os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/eSF e analisar o efeito do apoio matricial em saúde mental sobre essa produção de vínculos em Belo Horizonte-MG. Considerando a pouca produção sobre o assunto na literatura e a imprecisão quanto ao conceito vínculo, apesar de sua centralidade nas políticas públicas de saúde, essa pesquisa qualitativa em saúde terá um caráter exploratório e a técnica de produção de dados será a entrevista aberta. Serão entrevistados trabalhadores das eSF, usuários com sofrimento psíquico que têm a APS como principal referência de cuidado em saúde mental e familiares desses usuários. Será realizada análise de conteúdo temática e os resultados serão discutidos com os participantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/05/2022-31/05/2025
Claudia Maria Hansel
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tratamento de situações de superendividamento do consumidor em caxias do sul e farroupilha
Resumo:
Superendividamento é a incapacidade econômica de adimplir as dívidas contraídas, diante do saldo negativo mensal do consumidor e, o agravamento da crise econômica desencadeado pela pandemia do covid-19, acentuou o endividamento dos brasileiros. A Lei 14.181/2021 dispõe sobre a prevenção e o Tratamento do Superendividamento, com a aplicação de métodos autocompositivos e oficinas de educação financeira para que o superendividado consiga efetuar o pagamento da dívida sem ser explorado; assegurando a ele um mínimo existencial ao cumprir com as suas despesas básicas. A pesquisa visa criar um programa para o Tratamento de Superendividamento do consumidor a partir de uma parceria entre a Universidade e os Judiciários das Comarcas de Caxias do Sul e Farroupilha, ambos do estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se, primeiramente, realizar o atendimento do consumidor endividado e oficinas de educação financeira, os quais serão realizados pelos acadêmicos e supervisionados pelos professores envolvidos na pesquisa. Os atendimentos e as oficinas também permitirão que a equipe de professores realize pesquisa quantitativa e qualitativa por meio dos dados obtidos dos consumidores e, consequentemente, fazer o mapeamento e a avaliação do endividamento e, posteriormente, um e-book com os resultados obtidos. Os graduandos das áreas de Humanidades e de Ciências Jurídicas, além de se envolverem na execução dos métodos autocompositivos, irão ministrar as oficinas de educação financeira aos consumidores endividados e, nas escolas, cujos bairros se identificar um índice elevado de munícipes endividados. Com a realização da pesquisa serão contemplados objetivos atinentes a formação de um profissional com habilidades e competências para atuar na gestão adequada dos conflitos previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Direito e alcançar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, direcionada a uma cultura de paz, contemplando dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Claudia Maria Padovan
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
neuroplasticidade cerebral e comportamento: da influência da idade e do dimorfismo sexual aos efeitos da atividade física intervalada moderada na resposta ao estresse.
Resumo:
Depressão e Ansiedade são transtornos psiquiátricos que afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo e que vem aumentando com o envelhecimento e crescimento populacional, constituindo-se em importante problema de saúde. Apesar disso, a fisiopatologia destes transtornos é ainda pouco conhecida. O estresse é importante fator etiológico no desenvolvimento destes transtornos e sua ocorrência em idade precoce está relacionada ao desenvolvimento de formas severas manifestadas na idade adulta e déficit cognitivo. Além disso, a maior prevalência em mulheres sugere que os mecanismos de adaptação ao estresse sofre influência do gênero. Em modelos animais, as alterações plásticas em resposta ao estresse parecem estar correlacionadas com déficits de aprendizado, enquanto a prática de exercício físico moderado (EF) promovem efeito benéfico sobre ambos. Assim, a hipótese de nosso trabalho é que a exposição precoce crônica a estressores leva a alterações na microestrutura cerebral, associadas a alterações comportamentais e déficits cognitivos observados na idade adulta, podendo sofrer influência dos hormônios sexuais. A prática de EF irá prevenir e/ou atenuar essas alterações, constituindo-se em estratégia adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos decorrentes da exposição a estressores. Ratos (machos e fêmeas) Wistar Hannover recém-desmamados serão submetidos a 15 dias de Restrição (2h/dia), Isolamento social e/ou Choques Inescapáveis (0,2mA; 10seg; 40 choques) no período da manhã, enquanto no período da tarde serão treinados em protocolo de exercício físico intervalado de intensidade moderada. O ciclo estral das fêmeas será avaliado diariamente após PN50. Os testes comportamentais e histológicos serão realizados em grupos individuais aos dias PN36 e PN70. Nosso estudo permitirá um avanço na compreensão da fisiopatologia da Ansiedade e Depressão, além de consolidar a prática de exercício físico como estratégia adjuvante no tratamento destes transtornos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Claudia Maria Toledo da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diálogos interinstitucionais no contexto da pandemia covid-19 estudo comparativo em distintas realidades: brasil, estados unidos, alemanha e portugal
Resumo:
Em cumprimento ao sistema de freios e contrapesos, os Poderes Públicos devem controlar reciprocamente seus atos, do que podem resultar diálogos interinstitucionais. Em momentos de crise, há forte demanda por ações rápidas do Executivo, levando a poderes emergenciais. A crise pandêmica vem exigindo atuação constante do Executivo. Este projeto tem como referência o artigo "The Bound Executive: Emergency Powers during the Pandemic" (2020), no qual Ginsburg e Versteeg apresentam os resultados de pesquisa empírico-documental realizada em 106 países no 1º semestre de 2020, em que avaliam os poderes emergenciais do Executivo durante a pandemia, examinando se o sistema de freios e contrapesos foi observado mediante controle judicial e legislativo dos atos administrativos. A pesquisa mostrou que o sistema permaneceu atuante durante o período. Propõe-se neste projeto a atualização da pesquisa de referência, aprofundando sua análise qualitativa, a partir de dois recortes: (i) no número de países Brasil, EUA, Alemanha, Portugal; (ii) nos participantes dos diálogos interinstitucionais, com enfoque exclusivo nos Poderes Executivo e Judiciário e análise do controle judicial dos atos e omissões do governo federal relacionados à proteção dos direitos fundamentais à vida e à saúde, no período de julho/2020 a julho/2024. Em pesquisa empírico-jurisprudencial, será investigado se houve controle judicial dos atos do Executivo e, em caso afirmativo, se ele permaneceu nas 3 formas expostas por Ginsburg e Versteeg. Os argumentos justificadores das decisões serão ainda analisados a partir de taxonomia argumentativa fundada nas teorias de Alexy (2017) e Habermas (1997), de modo a se verificar se o Judiciário agiu dentro de sua competência ou se sua atuação foi excessiva (ativismo judicial). Finalmente, com base em Bateup (2006), será investigado se houve alguma forma de interação dialógica entre os Poderes na decisão judicial, em busca da melhor resposta conforme a Constituição.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Claudia Nery Teixeira Palombo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância
Resumo:
HHá evidencias de que o território, compreendido como espaço geossocial, pode influenciar de forma positiva ou negativa aspectos da saúde infantil, sobretudo se consideradas as especificidades demográficas. Considerando o Nurturing Care Framework e as Dimensões de Impacto do território, pergunta-se: Como a alimentação,acesso a saúde,parentalidade,segurança/proteção e educação infantil se relacionam com as dimensões físicas, socioeconômicas,de serviços,rede social e de governança do território? O objetivo é avaliar as dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância. Para isso, pretende-se: 1)Mapear o espaço geossocial de distritos sanitários de Salvador-BA, quanto às dimensões de impacto (físicas, socioeconômicas, de serviços, rede social e de governança); 2)Caracterizar condições de saúde,nutrição e desenvolvimento de crianças
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
23/03/2022-31/03/2025
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