Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mônica Castagna Molina

Ciências Humanas

Educação
  • investigando as potencialidades da práxis dos egressos da licenciatura em educação do campo para promoção do desenvolvimento humano e social nas escolas do território kalunga através da formação em agroecologia e manejo sustentável do cerrado
  • As Licenciaturas em Educação do Campo - LEdoCs foram concebidas com o objetivo de promover a formação, no âmbito da Educação Superior, de educadores/as camponeses(a)s que já atuam nas escolas do campo, e também de preparar a juventude camponesa que nelas possa vir a atuar. Ao longo dos anos, diversos estudos com egressos desses cursos vêm demostrando as contribuições destes para promoção de novas práticas agroecológicas nas Escolas do Campo. Esta pesquisa tem como foco de atuação os(as) estudantes egressos da LEdoC-UnB - que totalizam atualmente 89 egressos (XAVIER, 2022) e ainda dezenas de estudantes quilombolas em formação - no contexto territorial Kalunga, que abrange parte dos municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Tem como objetivo central realizar um diagnóstico da Sócio biodiversidade do Cerrado, existente nas Comunidades do Vão de Almas e do Vão do Moleque, em Goiás, objetivando promover a inserção deste conteúdo no currículo escolar das Escolas de Ensino Médio existentes em tais comunidades, respectivamente nas Escolas Santo Antônio e Maiadinha, no Quilombo Kalunga, promovendo simultaneamente à realização do referido Diagnóstico, a formação dos estudantes, educadores e membros das duas comunidades , para manejo sustentável e para inserção de produção agroextrativista do território na alimentação escolar, associada a valorização de tecnologias sociais de aproveitamento do Cerrado . A metodologia do projeto toma como base os princípios da pesquisa participante e será realizada por pesquisadoras e pesquisadores das áreas de educação, sociologia, agronomia, nutrição e sobretudo membros da comunidade e egressos da LEDOC, que atuarão nas interpretações e traduções nos diálogos de saberes.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026