Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ney Laert Vilar Calazans

Outra

Microeletrônica
  • aim-fta – avaliação, identificação e mitigação de falhas transientes em aplicações aviônicas embarcadas
  • O desenvolvimento de aplicações e sistemas embarcados para projetos aviônicos envolve múltiplas complicações, devido a restrições de projeto específicas, comportamentos operacionais altamente dinâmicos e condições ambientais variáveis. Em um cenário diverso e complexo, a confiabilidade é a característica mais importante buscada por engenheiros em seus projetos de aviação, pois uma falha no sistema pode ocasionar ferimentos graves e até morte de civis, em casos extremos incluindo a queda de uma aeronave. Por isso, a pergunta que norteia esse projeto é a seguinte: “como podemos elevar ainda o nível de confiabilidade e segurança do software embarcados em dispositivos aviônicos?”. A relevância do tema está na busca de uma maior segurança para projetos aviônicos, uma vez que todos os subsistemas de uma aeronave são sujeitos a falhas, incluindo o software. A originalidade desse projeto está na extensão das contribuições encontradas na literatura, integrada a uma ferramenta baseada em plataformas virtuais para avaliação de falhas transientes em projetos aviônicos, além da exploração de técnicas de mitigação aplicadas a software embarcado em projetos aviônicos. Vale ressaltar que além das contribuições científicas, esse projeto visa a aplicabilidade e integração da tecnologia desenvolvida no processo de desenvolvimento de software embarcado para aplicações críticas da empresa INSTOR, impulsionando e agregando valor a uma empresa nacional. Os resultados desse projeto serão disponibilizados à comunidade científica através de artigos científicos, e o ambiente para avaliação da confiabilidade e as aplicações desenvolvidas serão disponibilizadas gratuitamente em sites especializados tais como o GitHub.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 14/02/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Niander Aguiar Cerqueira

Engenharias

Engenharia Civil
  • modelagem experimental e numérica de estruturas autoportantes: uma contribuição ao desenvolvimento do estudo de paredes estruturais em concreto e paredes de alvenaria estrutural com blocos prensados sujeitas a cargas estáticas, dinâmicas e térmicas.
  • A utilização de estruturas autoportantes tem se destacado na última década nos projetos de engenharia, como alternativa ao uso das estruturas tradicionais em concreto armado, com vigas e pilares, por ser um sistema completo que suporta, racionaliza e organiza todos os subsistemas da construção. A pesquisa proposta visa avaliar estruturas autoportantes em Alvenaria Estrutural e Paredes de Concreto Armado. Na análise experimental objetiva-se determinar as propriedades macroestruturais, o comportamento em serviço e os mecanismos de ruptura de estruturas de estruturas autoportantes, considerando situações de carregamento estático, sobrecarga térmica e sobrecarga dinâmica. A aquisição de dados será realizada utilizando Prensa Hidráulica, LVDT, acelerômetros, termopares e straingage. Também serão aplicadas as técnicas de análise por fotografia: Digital Image Correlation (DIC) e Particle Image Velocimetry (PIV). Serão aplicados parâmetros estatísticos para inclusão/exclusão de amostras (Critério de Chavenet) e ANOVA, quando for o caso. A modelagem numérica objetiva propor modelo que possa simular o comportamento das estruturas. Na presente pesquisa serão utilizadas as ferramentas computacionais comerciais Robot e Abaqus, que trabalham com elementos finitos. Outra etapa da pesquisa se propõe a desenvolver um aplicativo computacional, utilizando as linguagens Python ou MatLab para a etapa do cálculo e dimensionamento de estruturas autoportantes em alvenaria, aplicando soluções numéricas pelos Métodos dos Elementos Finitos e dos Elementos de Contorno, e a linguagem Autolisp para detalhamento do projeto no AutoCad. Como contribuição específica do projeto, será dada ênfase especial aos projetos com os blocos cerâmicos prensados do tipo Prensado e Queimado (BPQ) e Extrudado, Prensado e Queimado (BCEPQ), ambos produtos propostos por pesquisas realizadas nos laboratórios da UENF, cujas metodologias de fabricação estão patenteadas.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026