Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Victor Haber Pérez

Engenharias

Engenharia de Energia
  • produção de biocombustíveis avançados de biomassas lignocelulósicas desenvolvidas para fins energéticos visando ao desenvolvimento científico/tecnológico do brasil
  • Este é um projeto cientifico com potencial de inovação tecnológica para a transformação termoquímica de biomassas lignocelulósicas de diversas fontes para a produção de biocombustíveis avançados visando ao desenvolvimento agroindustrial e energético do Brasil. O projeto que será desenvolvido no Setor de Engenharia de Processos/ do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF, em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O nível de maturidade atual o projeto se enquadra na classificação NMT 3 (prova experimental do conceito), porque avançamos desde a ideia básica ao desenvolvimento e definição de princípios básicos da transformação termoquímica por pirólise rápida de diferentes biomassas para a obtenção de açucares pirolíticos oriundas da purificação do bio-óleo, assim como, na fermentação destes açúcares para bioetanol. As biomassas a serem exploradas experimentalmente foram escolhidas com base em seu potencial estratégico para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil: bagaço de cana energia e capim elefante var. capiaçu. Primeiramente, as biomassas serão caracterizadas do ponto de vista físico-químico e submetidas a pré-tratamentos para intensificar a formação de bio-óleo e da fração de levoglucosana no bio-óleo. Assim, além da passivação e lavagem acida, pretendemos avaliar o impacto de diferentes sistemas bifásicos (solução salina e solventes verdes) e diferentes solventes eutéticos profundos (DES) na conversão de diferentes biomassas. Em uma segunda etapa, biocarvão, bio-óleo e estes açucares de pirólise serão produzidos em reator de bancada, e bio-óleo será purificado por hidrogenação catalítica de acordo com planejamento experimental em função da temperatura de reação, pressão e tipo de catalisador para obter diesel renovável e os açucares pirolíticos para a produção de bioetanol celulósico. Finalmente, será feita avaliação técnico-econômica e impacto ambiental da tecnologia proposta.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Victor Hugo Gonzalez Martinez

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • desigualdades assintóticas, singularidades e controlabilidade para alguns sistemas físicos
  • O estudo das equações diferenciais parciais não-lineares experimentou uma evolução notável nos últimos anos. Este projeto visa entender desigualdades assintóticas para sistemas dissipativos no contexto de modelos da mecânica dos fluidos, analisar existência e unicidade para sistemas parabólicos e provar propriedades assintóticas e problemas de controles para sistemas dispersivos. Precisamente, em um primeiro momento, estamos interessados em obter estimativas para derivadas de ordem superior de soluções das equações de Navier-Stokes e outros modelos relacionados, tais como fluidos assimétricos. Para Navier-Stokes, o que objetivamos em geral é mostrar estimativas assintóticas para derivadas de ordem superior das soluções, relacionando-as com as derivadas do sistema linear associado. Além disso, estamos interessados em analisar a existência e unicidade de soluções não negativas para um problema parabólico semi-linear com potencial singular e, adicionalmente, soluções ultra-fracas para um problema micropolar. Por fim, no que diz respeito a teoria de controle, estamos interessados em problemas clássicos de controle: Controlabilidade Nula, Exata e Na fronteira para sistemas do tipo Schrödinger e correlatos, com condições de contorno apropriadas e a boa colocação e decaimento exponencial para o sistema Benjamin-Bona-Mahony Kadomtsev-Petviashvili II (BBM-KP-II).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026