Projetos de Pesquisa

 

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Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes

Ciências da Saúde

Odontologia
  • compartilhamento de mecanismos de resistência a antibióticos entre as comunidades microbianas orais e as das infecções endo-periodontais
  • A complexa rede que liga o compartilhamento de informações genéticas entre comunidades microbianas é um dos principais fatores nos processos evolutivos. Através das interconexões exercidas pelo mobiloma (i.e. conjunto de elementos móveis em um genoma), os microrganismos distribuem seu genótipo para a maioria dos organismos vivos (microbioma). Um exemplo significativo é a disseminação de genes que codificam a resistência a antibióticos. Apesar de representar uma grande ameaça à saúde pública global, decifrar os princípios que coordenam a evolução das bactérias multirresistentes continua sendo um desafio. Recentemente, alguns trabalhos revelaram o potencial das abordagens metagenômicas para compreender e explorar a dinâmica e a diversidade das comunidades microbianas, e a correlação de genes de resistência associados a esses microbiomas. No entanto, nenhum estudo metagenômico funcional foi realizado até agora em comunidades dos microbiomas das infecções endo-periodontais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é desenvolver uma abordagem sistêmica para analisar a rede de resistência aos antibióticos em metagenomas da cavidade oral e correlacioná-la com aquela encontrada em dentes com infecções endo-periodontais. Faremos isso integrando tecnologias para decodificar a distribuição, abundância, associações e correlações estatísticas do resistoma e mobiloma de diferentes sítios orais (metagenomas de diferentes partes do mundo) com os das infecções endo-periodontais. Por meio de abordagens laboratoriais, bioinformática e ciência em rede, propomos investigar padrões de genes de resistência prevalentes em diferentes locais da cavidade oral e o fluxo de sua disseminação em comunidades microbianas de infecções endo-periodontais. Acreditamos que esses dados são de fundamental importância para a compreensão desse desafio universal, abrindo caminho para que novas tecnologias possam desenvolver tratamentos antimicrobianos eficazes.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Bruna Figueiredo Manzo

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • desenvolvimento e validação de tecnologias de apoio à educação e ao envolvimento de acompanhantes na segurança do paciente pediátrico e neonatal
  • Potenciais riscos ao paciente são intrínsecos à complexidade do cuidado à criança e ao neonato, especialmente pelas características físicas que podem influenciar consideravelmente a segurança do paciente. Apesar das iniciativas e investimentos empregadas na área da segurança do paciente pediátrico e neonatal, constata-se ainda alto número de eventos adversos. Assim, outras estratégias são motivadas em busca do cuidado seguro, como o incremento à educação e a participação do acompanhante nas ações de segurança. Ao promover a participação de acompanhantes na segurança dos cuidados, favorece a integração destes na tomada de decisão, de maneira consciente e informada, influenciando nas ações de segurança das crianças. Assim, este projeto apresenta como objetivo geral, desenvolver e validar tecnologias de apoio à educação e ao envolvimento de acompanhantes nas ações de segurança do paciente do paciente pediátrico e neonatal e tem objetivo específico, desenvolver e validar um web-app, um serius games e um software de realidade virtual (RV) para alcançar o objetivo geral. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de produção tecnológica contemplando 4 etapas. Na etapa 1 realizar-se-á a prospecção tecnológica, nas etapas 2 e 3 serão construídos os conteúdo das tecnologias educativas e o seu desenvolvimento e a etapa 4 consistirá na validação de conteúdo, aparência e índice de Fidedignidade. O desenvolvimento tecnológico com inovações no contexto de saúde colabora significamente no processo de educação do paciente e seu acompanhante, porém são escassos os estudos que desenvolvam e validem essas diferentes tecnologias. A hipótese do estudo é que as tecnologias desenvolvidas e validadas têm potencial enquanto instrumento educacional e de incentivo ao envolvimento dos acompanhantes na segurança das crianças. Ademais, facilitará interação acompanhantes - equipe de saúde, e possibilitar realinhamento de processos, políticas e estruturas assistenciais que visam o cuidado seguro.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Bruna Gisi Martins de Almeida

Ciências Humanas

Sociologia
  • fluxo do sistema de justiça juvenil no estado de são paulo
  • A aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 estabeleceu um conjunto de mudanças legais no tratamento de adolescentes autores de atos infracionais que envolvem tanto a introdução de garantias processuais e direitos individuais quanto a adoção de dispositivos que restringem o uso da privação de liberdade como medida de responsabilização. Essas alterações impactam diretamente a atuação dos atores do sistema de justiça juvenil, marcada historicamente pela informalidade, discricionariedade e paternalismo. A literatura recente sobre o sistema de justiça juvenil brasileiro – em diálogo com a literatura internacional – tem indicado a complexidade do seu modo de funcionamento e os mecanismos pelos quais uma cultura “menorista” se combina com uma lógica punitiva. No que diz respeito ao diagnóstico das tendências atuais no país, um dos aspectos que ainda precisa ser melhor investigado é a produção decisória dos atores ao longo das etapas do fluxo desse sistema. A investigação dos fatores associados à produção decisória permite compreender de que maneira os dispositivos legais e as medidas socioeducativas têm sido utilizados. Buscando contribuir para esse debate, o objetivo deste projeto é realizar um estudo do fluxo do sistema de justiça juvenil no estado de São Paulo e investigar os fatores associados ao avanço dos casos nas diferentes etapas do sistema, desde o registro na polícia até o sentenciamento pelo judiciário. Dados recentes sobre o sistema paulista indicam uma redução significativa no número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Neste sentido, buscar-se-á investigar se houve alterações neste fluxo nos últimos anos. A pesquisa adotará uma abordagem longitudinal para rastrear o processamento dos casos em cada etapa e será realizada a partir da coleta, sistematização e consolidação de dados secundários produzidos pelas agências que compõem o sistema de justiça juvenil em São Paulo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Bruna Paola Murino Rafacho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estratégia de formação dos profissionais da atenção primária à saúde no cuidado das condições crônicas em campo grande/ms
  • A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a porta de entrada no sistema de saúde pela população. Por estar mais próxima a comunidade, sendo local ideal para promoção da saúde, prevenção de doenças e enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão e diabetes. Neste sentido, capacitar gestores e profissionais que atuam na APS tem grande relevância, de modo a fortalecer as políticas públicas de Saúde existentes e organizar o cuidado de maneira mais eficiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como proposta dar continuidade ao projeto “Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade na Atenção Primária (ECO-AB)”, estendendo sua atuação para demais condições crônicas além da obesidade por meio do diagnóstico da organização do cuidado às pessoas com DCNT e aplicação de estratégia de educação na APS de Campo Grande/MS. Por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão espera-se apoiar a formação qualificação, acompanhamento e socialização das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde, visando a atenção à saúde no controle das DCNT.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Sat Dec 05 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Bruno Augusto Nassif Travençolo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • estratégias visuais de análise de redes dinâmicas com foco nas características e comportamento dos seus nós
  • Redes dinâmicas são utilizadas para modelar interações entre entidades que compõem um determinado domínio do conhecimento, com o intuito de extrair padrões nessas interações que permitam a compreensão de determinado fenômeno nesse domínio. É possível encontrar aplicações em diversas áreas, incluindo redes sociais, espalhamento de fake news, análise de tráfego aéreo, interação entre proteínas nas células, entre outras. A análise dessas redes usualmente emprega medidas estatísticas e/ou técnicas visuais que auxiliam na extração de informações úteis contidas nas conexões entre nós da rede, de forma a identificar comportamentos anormais, tendências de relacionamento, sazonalidades e recorrências. No entanto, a maioria das estratégias visuais propostas concentra-se apenas em informações topológicas da rede, ignorando informações do próprio domínio de aplicação e propriedades dos nós. Considerando que a dinâmica de interação dos nós pode estar fortemente relacionada a essas propriedades, a análise pura das conexões pode limitar a compreensão dessa dinâmica, o que leva a seguinte pergunta: uma representação visual de redes dinâmicas que considera, além da topologia, informações específicas a respeito dos seus nós constituintes pode aumentar a compreensão dos fenômenos e do contexto modelado por essas redes? É sabido, por exemplo, que a interação entre usuários de redes sociais está fortemente ligada às suas preferências, costumes e crenças. Dessa forma, neste projeto pretende-se empregar um conjunto de técnicas de visualização de informação nas características individuais dos nós, destacando visualmente aspectos distintos dessas entidades, tais como similaridade, evolução temporal ou correlação entre propriedades. Associado a essas visualizações, serão propostas ferramentas de interação para proporcionar uma exploração efetiva desses aspectos, permitindo ao usuário associá-los e fazer inferências que justifiquem o comportamento temporal da rede.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Bruno da Rocha Nunes

Outra

Multidisciplinar
  • uffs de portas abertas realeza
  • A atividade de “Portas Abertas” é uma ação contínua, direcionada aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas que oportuniza a aproximação desses estudantes com o ambiente universitário. Através da visitação dos espaços universitários e participação em atividades propostas especialmente para a SNCT-2022. Visando divulgar o Ensino Científico e Tecnológico; Enriquecer a qualidade da Educação com a divulgação que projetos institucionais cujo os objetos sejam ferramentas ou produtos de socialização do conhecimento.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Bruno da Silva

Ciências Humanas

História
  • circuitos transoceânicos: o lugar das américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da primeira modernidade às independências
  • A pesquisa objetiva redimensionar o lugar da América Ibérica (séculos XVI-XIX), através das diferentes formas de etnogênese que criam diversos tipos de comunidades, tanto no mundo indígena quanto afro-americano e nas paragens orientais. Busca-se iluminar a importância do Novo Mundo na construção da ideia de mundialização ou globalização, abordando a circulação de pessoas, objetos, ideias e conhecimentos de forma inovadora. Isso porque, considera-se a América um espaço para a emergência de sociedades que não se limitam a mimese daquelas europeias, porém, observando que o local não é uma tela invertida sobre a qual o global se projeta (Appadurai, 2013). Ao contrário disso, os cenários americanos nas suas mais diferentes relações com as bordas do Atlântico e o Oriente foram palcos de experiências que, descortinadas com a reavaliação de fontes já conhecidas e avançando igualmente sobre documentação ainda pouco explorada, podem nos revelar processos marcados menos pelo resultado de uma miscigenação das formas, culturas, técnicas, dos corpos, objetos e mais por tensões e trocas recíprocas. O problema central reside em questionar explicações dicotômicas, a exemplo de: local/global, micro/macro, centro/periferia... que simplificam o passado americano. Assim, teórico-metodologicamente, os pesquisadores aqui reunidos buscam evidenciar, sobretudo através da perspectiva das Histórias Conectadas, fontes tais como: objetos de arte, compêndios de fauna e flora, artefatos de luxos, papéis diplomáticos, entre outros. Nossas interrogações visam questionar “os modos de acoplamento de um mundo em outro, sem limitar-se aos laços atados pela Europa Ocidental com o resto do globo” (Gruzinski, 2014), dialogando com as correntes epistemológicas que enfatizam a dimensão subjetiva e individual dos agentes históricos envolvidos no processo de expansão das monarquias europeias e nos processos independentistas do século XIX.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Bruno de Athayde Prata

Engenharias

Engenharia de Produção
  • matheurísticas para problemas de gestão da produção e operações
  • Nas últimas décadas, diversos problemas de gestão da produção e operações tem sido tratados como problemas de otimização combinatória. Visto que tais problemas pertencem à classe NP-difícil, métodos aproximados, tais como heurísticas e metaheurísticas tem sido propostos para suas resoluções. Nos últimos anos, as matheurísticas tem sido uma linha de pesquisa promissora, visto que hibridizam métodos exatos e técnicas heurísticas para resolução de problemas de otimização combinatória em tempo computacional admissível. Este projeto tem por objetivo a proposição de novas matheurísticas para a resolução de problemas de gestão da produção e operações. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de formulações matemáticas, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Bruno de Oliveira Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • jurisdição quilombola
  • O projeto tem como pretensão produzir uma ferramenta e solução digital para a dispersão de dados relativos a judicialização das demandas quilombolas no Brasil, para tanto, realizaremos uma pesquisa-ação, na medida em que pretendemos não só compreender o fenômeno da judicialização das questões quilombolas no Brasil, mas também criar uma ferramenta para consolidar dados e organizações informações esparsas. Estruturaremos um programa de gestão da informação que colabore e aumente o grupo de dados relativos à judicialização da questão quilombola no Brasil, ampliando a possibilidade de observação dos fenômenos correlatos. Pretende-se criar uma plataforma, com aplicativo compatível com IOS e Androide, a ser hospedada no sítio eletrônico da UFAM, que terá como finalidade mapear os grupos étnicos que são autores ou réus em processos judiciais no território brasileiro, preliminarmente a plataforma/sistema se chamará “Jurisdição Quilombola”. A plataforma será aberta para que os usuários possam incorporar informações, principalmente associando as demandas judiciais às comunidades quilombolas espalhados pelo território nacional, assim, o aplicativo inicialmente associará, de forma interativa, a demanda ao território quilombola em um mapa do Brasil, associando os detalhes do conflito. Serão então cadastrados os sujeitos, informando dados e localização, tanto dos quilombos, como de seus litigantes, o que ajudará a criar um rol de perfil dos atores, mapeando melhor os conflitos que são judicializados. A ferramenta contará com boletins consolidados dos processos, banco de petições, cartilhas, legislação específica, glossário. Pretende-se também fazer uma pesquisa em qualitativas em profundidade, através de campo em pelo menos um quilombo com conflito judicializado, buscando analisar de que maneira que o processo judicial se incorpora na vida e no cotidiano da comunidade, considerando como o processo enquanto artefato cultural se trança na representação e identidade quilombola.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon May 02 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
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Bruno Eduardo Freitas Honorato

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ética na pesquisa em administração
  • A Resolução CNS510/2016 que versa sobre a ética em pesquisa para as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA), apesar dos avanços que constitui para as humanidades, ainda apresenta muitos problemas debatidos nos fóruns e encontros de pesquisadores da área. Embora a discussões tenham avançado em outras áreas das humanidades como Antropologia, Ciências Sociais, Educação, os pesquisadores da Administração têm evitado uma discussão direta com os parâmetros definidos pelo Sistema CEP/CONEP para avaliação ética em pesquisa na área. O objetivo desse estudo será compreender como os doutorandos em Administração percebem os procedimentos atuais da ética em pesquisa em CHSSA no Brasil e quais as implicações dessas percepções para a discussão da ética em pesquisa na área da Administração. A pesquisa de natureza qualitativa será desenvolvida em duas atividades estruturantes: mapear e analisar, as quais foram divididas em três etapas descritas sumariamente como: levantamento exploratório (etapa 1), coleta de dados (etapa 2), análise crítica (etapa 3). Os participantes da pesquisa serão pós-graduandos em formação como pesquisadores em cursos de doutorado em Administração. Nas etapas 1 e 2 serão utilizadas técnicas de coleta de dados por pesquisa documental, bibliográfica, questionários e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados será realizada segundo a abordagem de Bardin (2006) da Análise de Conteúdo. Espera-se com isso que possamos enfrentar o controverso debate da ética nas CHSSA argumentando em três frentes: i) uma frente formativo/procedimental; ii) uma frente teórica/conceitual; iii) e uma terceira e última frente empírico/experiencial.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025