Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco

Engenharias

Engenharia Civil
  • funcionalização de pavimentos asfálticos através da fotocatálise para mitigação de poluição atmosférica
  • A proposta adequa-se à Infraestrutura de Transporte, linhas de pesquisa Caracterização de Materiais Aplicados à Pavimentação e Transporte e Logística de Carga. É parte das atividades do Grupo de Pesquisa Transportes e Meio Ambiente (TRAMA), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). A preocupação ambiental é crescente, resultando em iniciativas para conscientizar governos e sociedade quanto à redução de emissões de poluentes atmosféricos responsáveis por causar danos à saúde, intensificar o efeito estufa e promover chuvas ácidas. A pavimentação asfáltica contribui negativamente para a qualidade do ar, especialmente em centros urbanos. A proposta tem como objetivo mitigar os níveis de poluentes atmosféricos utilizando pavimentos fotocatalíticos funcionalizados com nanopartículas dopadas de TiO2. Serão avaliados os níveis de poluição durante os processos de pavimentação para entender o comportamento dessas emissões e estabelecer parâmetros que mitiguem seus efeitos. O método de amostragem passiva será calibrado em laboratório e utilizado para a avaliação em campo, além da quantificação de material particulado. Após o tratamento dos dados, as concentrações dos poluentes serão obtidas, o prejuízo causado será avaliado, as variáveis que impactam nos processos de emissão e dispersão serão determinadas. Por fim, os pavimentos fotocatalíticos desenvolvidos e testados em laboratório serão avaliados quanto ao seu desempenho para despoluição do ar em contexto real urbano. A proposta, incluída nos objetivos 9, 11 e 13 da Agenda 2030 da ONU, contribui para a melhoria do meio ambiente através do monitoramento da qualidade do ar e da despoluição. Os principais impactos científicos são: desenvolvimento de reator fotocatalítico laboratorial, praticidade e baixo custo da amostragem passiva, o que deve ampliar a rede de monitoramento da poluição e despertar agentes locais para necessidade de legislação específica para a Infraestrutura de Transportes.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vicente Riccio Neto

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • análise crítica sobre as decisões judiciais relativas a crimes ambientais no amazonas: o caso de apuí e lábrea
  • O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de resposta das instituições do sistema de justiça criminal do Estado do Amazonas em relação aos crimes ambientais ocorridos nos municípios com maior índice de desmatamento: Apuí e Lábrea. Desse modo, a pesquisa analisará as decisões sobre crimes ambientais em primeiro e segundo graus de jurisdição nas esferas federal e estadual. A decisões constituem-se como um instrumento relevante para a compreensão do modo como o sistema judicial responde às demandas a ele encaminhadas. No caso em questão, elas constituem objeto importante para a análise das características dos crimes ambientais registrados, investigados e julgados em Apuí e Lábrea. A partir de sua análise e categorização é possível observar a estrutura dos crimes cometidos, os recursos econômicos mobilizados na consecução da atividade criminosa, a natureza do bem jurídico violado, o uso da violência, a relação com agentes públicos e da sociedade civil. Além disso, a pesquisa contará com entrevistas qualitativas com a finalidade explorar percepções dos operadores do sistema de justiça criminal não observáveis a partir da análise das sentenças judiciais. Por isso, a pesquisa adota uma perspectiva quali-quanti. Desse modo, o objetivo da pesquisa é responder às seguintes perguntas: 1. De que maneira a organização dos procedimentos judiciais relativos aos crimes ambientais consegue dar resposta às demandas das cidades de Apuí e Lábrea? 2. Qual é a característica econômica, social e jurídica dos crimes ambientais observados a partir das sentenças relativas a Apuí e Lábrea? 3. Qual é o tempo médio de resolução de um processo por crime ambiental originado nas referidas cidades? 4. De que maneira os atores do sistema de justiça criminal atuantes em Apuí e Lábrea percebem a dinâmica dos crimes ambientais em seu contexto local? Logo, a relação entre contexto de ocorrência de crimes ambientais e efetividade judicial será analisada.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Victor Flores Mendes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • conversores multicelulares de alta banda passante para integração de fontes de geração de energia renovável à rede elétrica
  • O sistema elétrico mundial passa por uma importante mudança de paradigma. Na geração, destaca-se a descentralização e inserção de fontes de energia renováveis, notadamente eólica e solar. O perfil de consumo também se atualiza, com processos industriais mais exigentes e a tendência de aumento das cargas eletrônicas, destacando-se o processo de eletrificação dos transportes. Neste contexto, os desafios no campo da eletrônica de potência são inúmeros. Em particular, o aumento na potência e a exigência de alto desempenho dos equipamentos pressiona o desenvolvimento de conversores de energia, e diversas topologias multiníveis têm sido estudadas como solução para estes desafios. Neste projeto, pretende-se investigar a aplicação de conversores multicelulares de alta banda passante na integração de fontes de energia renováveis à rede elétrica. De maneira geral, as topologias multicelulares são compostas pela associação de módulos de potência com aspectos construtivos similares, o que as concede apelo comercial e grande potencial de desempenho dinâmico. Contudo, o aumento na quantidade de dispositivos de chaveamento introduz complicações relacionadas à confiabilidade, comando e controle. Estes obstáculos e as vantagens potenciais motivam o desenvolvimento deste projeto. Aproveitando-se da estrutura laboratorial e das competências dos grupos de pesquisa que integram esta proposta, sugere-se um estudo de caráter experimental. Será desenvolvida uma célula básica, com tecnologia “Capacitor Flutuante”, que irá compor os conversores de três bancos de ensaios: um sistema de geração eólica com bobinas abertas, um filtro ativo série-paralelo e um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. A construção destes bancos permitirá a avaliação dos diferentes aspectos de projeto, comando, controle e desempenho associados a cada uma das aplicações, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área e futuramente viabilizando o emprego destas e outras tecnologias.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025