Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Cintia Lima Crescêncio

Ciências Humanas

História
  • uma história das artistas do traço no brasil (1960-1990)
  • O humor gráfico, os quadrinhos e a ilustração brasileiras construíram expressiva tradição no século XX e são alvo de inúmeros estudos. Apesar disso, as mulheres artistas do traço são desconhecidas. Nesse sentido, é urgente questionar: quem eram, o que produziam, onde publicavam e a que temas se dedicavam as cartunistas, quadrinistas e ilustradoras brasileiras? Qual o lugar do humor nessa produção? Este projeto tem como objetivo contar uma história das artistas do traço no Brasil entre 1960, momento do golpe, mas também de circulação de ideias feministas e efervescência da imprensa, e 1990, pós-redemocratização e quando do advento da Internet. A partir dos conceitos de gênero, arte e humor, pretende-se revelar, construir e narrar histórias de mulheres e de sua produção. Em investigações anteriores já levantamos alguns nomes que surpreendentemente não foram alvo de estudo detido: Hilde Weber, Cahú, Crau, Ciça, Mariza são alguns exemplos. Os estudos situados nos campos da história cultural do humor e da história das mulheres, seguem silenciosos. Para responder a estas ausências, pretendemos investigar e tornar visíveis trajetórias de mulheres artistas do traço que utilizavam diferentes técnicas, variadas abordagens, debatiam diversos assuntos e publicavam numa multiplicidade de veículos impressos, com muita frequência usando como recurso o humor. Iniciativas semelhantes já inspiraram a criação de obras de referência em países como Argentina e Chile. Para viabilizar a escrita de uma história das artistas do traço no Brasil, será realizado amplo trabalho de pesquisa em acervos e arquivos públicos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, cidades que contam com coleções expressivas de jornais e revistas impressas, bem como investigação online. Este projeto, fruto de parcerias interinstitucionais e internacionais, pretende divulgar seus resultados por meio da publicação de um livro/catálogo, textos acadêmicos e da criação de um site.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cintia Monteiro de Barros

Ciências Biológicas

Morfologia
  • espécies reativas de oxigênio e sua influência na neurorregeneração: explorando o potencial terapêutico de enzimas-chave
  • As doenças neurológicas correspondem à principal causa de incapacidade e à segunda principal causa de morte no planeta. Isso se deve principalmente à incapacidade regenerativa do sistema nervoso, em comparação a outros sistemas fisiológicos com melhor capacidade regenerativa em humanos. Interessantemente, a capacidade de regenerar o sistema nervoso é crescente à medida que nos afastamos de nossa espécie na filogenia. Um dos aspectos que se desenvolveram bastante ao longo da filogenia foi a inflamação, processo altamente relacionado à dois fenômenos: a geração de grandes quantidades de espécies reativas de oxigênio (ROS); e a ativação de enzimas hidrolases, ambos relacionados à expansão da lesão tecidual. Entretanto, essas mesmas ROS e enzimas hidrolases em ações pontuais atuam como sinalizadores, que estimulam dentre outros processos, eventos cruciais para o desenvolvimento normal e regeneração. Dessa forma, a comparação de seus mecanismos de ação em espécies com alta e baixa capacidade neurorregenerativa através de abordagens in-silico, in-vitro e in-vivo deve fornecer um salto na compreensão dos limitadores neurorregenerativos em humanos, identificado alvos para modulação e prováveis compostos a serem testados para otimizar esse processo tão importante para melhorar a qualidade de vida humana.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cira Souza Pitombo

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • relações entre teletrabalho, escolhas residenciais, e-commerce e comportamentos de viagens
  • Este projeto de pesquisa, colaborativa entre pesquisadores vinculados aos estados de São Paulo, Minas gerais, Bahia e Pernambuco, além de Portugal, tem duração prevista de 36 meses e será realizado em forma de cooperação acadêmica entre Brasil e Portugal. A equipe é formada por sete pesquisadores (USP, UFMG, UFBA, UFPE e ULisboa), sendo essencialmente formada por alunos de pós-graduação, docentes e pesquisadores vinculados às instituições. O projeto visa investigar relações entre teletrabalho, escolhas residenciais, e-commerce e comportamentos de viagens. Além disso, espera-se realizar uma análise comparativa entre comportamentos de viagens e relações mencionadas entre Brasil e Portugal. As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da literatura e testes diversos para determinação de modelos teóricos; (2) Adaptações de questionários utilizados previamente em Portugal; (3) Escolha de amostra piloto e aplicação da primeira versão do questionário adaptado; (4) Ajustes finais do questionário; (5) Coleta de dados; (6) Tratamento das bases de dados; (7) Análise estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas; (8) Calibração de Modelos de Equações Estruturais; (9) Comparações de achados relativos às amostras de Brasil e Portugal. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, proposição de políticas de transportes, formação de recursos humanos (orientações de alunos de pós-graduação) e divulgação (participação em congressos e publicação de artigos científicos).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 03/01/2024-31/07/2026
Foto de perfil

Cira Souza Pitombo

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • tecnologias e mobilidade urbana: uma análise do impacto do serviço de ridesourcing no transporte público em cidades de médio porte
  • Este projeto de pesquisa, colaborativa entre pesquisadores vinculados aos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba, Paraná e Pernambuco tem duração prevista de 36 meses e será sediado no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). A equipe é formada por doze pesquisadores (USP, UFSCAR, UFPB, UFRB, UFPR e UFPE), essencialmente formada por alunos de pós-graduação, graduação e docentes vinculados às instituições. O projeto visa avaliar o impacto de tecnologias na mobilidade urbana, especificamente os serviços de ridesourcing (definidos como a solicitação de viagens através de um aplicativo de smartphone, o qual conecta o passageiro a um motorista). Grande parte dos estudos recentes avaliou o impacto dos serviços de ridesourcing no transporte público, tendo como possíveis efeitos os de complementaridade ou de substituição. Este projeto de pesquisa avaliará, especificamente, o efeito de substituição do Transporte Público pelo ridesourcing, sobretudo para viagens curtas e cidades de médio porte (São Carlos – SP, Feira de Santana - BA e João Pessoa - PB) em um cenário pós-pandemia. As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da Literatura sobre ridesourcing; (2) Caracterização individual da oferta de Transporte Público para as três cidades; (3) Design do experimento para composição de cenários de Preferência Declarada; (4) Formulação de questionário; (5) Coleta de dados; (6) Tratamento das bases de dados; (7) Calibração de modelos; (8) Análises comparativas entre as cidades envolvidas; (9) Discussões e conclusões. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, proposição de políticas aos operadores de transporte público, formação de recursos humanos (orientações de alunos de graduação e pós-graduação) e divulgação (participação em congressos e publicação de artigos científicos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ciro César Rossi

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • contribuição do sistema de produção agropastoril para a disseminação de genes de resistência bacteriana
  • A resistência antimicrobiana (RAM) é um grave problema de saúde pública mundial que compromete o tratamento de infecções causadas por bactérias. Estima-se que 1.27 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência da RAM. A Organização Mundial de Saúde lançou o Sistema de Vigilância Global em Resistência Antimicrobiana, um esforço colaborativo do qual participam mais de 100 países para gerar estudos para subsidiar decisões a níveis nacionais e globais para o enfretamento da RAM. Os processos produtivos usados na agricultura também podem contribuir para o agravamento da RAM. Na agricultura familiar e orgânica resíduos de origem animal são usados para melhorar as propriedades químicas e físicas do solo, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Porém, estudos indicam que a abundância de genes de RAM pode ser aumentada pela dispersão entre animais confinados e produtos frescos. Esses resultados revelam que os sistemas de produção de alimentos merecem ser repensados e cuidadosamente avaliados para entender potenciais ameaças que são impostas à saúde humana. O sistema de produção agropastoril é caracterizado por um sinergismo entre agricultura e pecuária em uma mesma área, de maneira consorciada, rotacionada ou em sucessão. No Brasil, esse sistema de produção cresce alavancado por benefícios como aumento da produção e melhor aproveitamento de insumos. Na integração lavoura-pecuária (IPL), após a produção de grãos a área de cultivo é destinada ao pastoreio de bovinos, quando são introduzidos no ambiente dejetos que podem conter antibióticos residuais usados no tratamento de doenças veterinárias. Com as fezes dos animais também são veiculadas bactérias resistentes a antibióticos que podem persistir e disseminar no solo e nas plantas. Por transferência horizontal de genes, a RAM pode chegar aos microbiomas existentes no solo e àqueles associados às plantas. Conhecer as vias de disseminação é imperativo para propor estratégias ou intervenções adequadas para redução de RAM.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ciro José Jardim de Figueiredo

Engenharias

Engenharia de Produção
  • plataforma web baseada em modelos de decisão espacial para ações no âmbito da segurança pública no estado do rio grande do norte
  • O Brasil é um dos países que registram elevados números de homicídios no Mundo. Conforme o Anuário de Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2022, houve 47.508 registros de homicídios, o que representa uma taxa de 23,4 ocorrências para cada 100 mil habitantes. De modo a se atuar no combate à violência, são elaboradas as políticas de segurança pública, que podem ser tanto ações reativas, quanto preventivas, e dados espaciais podem fornecer importantes insights para os gestores de segurança. Assim, a utilização de modelos de decisão espacial para avaliar a segurança pública pode contribuir para uma melhor tomada de decisão na área. Auxiliando na identificação bairros ou setores censitários violentas, na modelagem das preferências para classificação de áreas vulneráveis, localizar zonas espaciais quentes (hotspots), priorizar estratégias de combate ao crime e a avaliar a eficiência de existência e atuação de bases policiais. Entretanto, se constata a inexistência de um sistema de monitoramento web que permitiria avaliar a segurança pública de maneira holística em todo um estado, considerando-se seus municípios. Além de incluir vários fatores (sociais, econômicos, demográficos, ambientais, etc), não restringindo apenas às ocorrências de violência. A plataforma, então, poderá ser disponibilizada para gestores da área de segurança pública do Estado e dos municípios, servindo de suporte para a tomada de decisão. Além disso, um segundo indicador de avaliação do desenvolvimento global de municípios será proposto. Para isso, serão usados dados e modelos da literatura, criando interfaces para a plataforma. As etapas incluem coleta e combinação de dados (espaciais e não-espaciais), uso de plataformas de projetos espaciais para disponibilizar resultados em serviços com abordagem data-driven e gerenciamento de bases de dados espaciais. Colaborando com o conhecimento científico em modelos de decisão espacial, especialmente na segurança pública.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ciro Martins Gomes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • saúde única na atenção primária à saúde indígena e no âmbito do programa mais médicos: educação, prevenção e tratamento precoce das dermatoses negligenciadas nos 34 distritos sanitários especiais indígenas.
  • Em março de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sediou a primeira reunião global para eliminação das doenças tropicais negligenciadas (DTN) da pele. Estas doenças afetam mais de 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade. No cenário da retomada do programa “Mais Médicos”, a correta capacitação dos novos profissionais incorporados ao SUS torna-se crítica, principalmente em áreas de difícil acesso. Outros fatores que justificam ações educacionais consistem na baixa fixação de profissionais e na alta rotatividade (particularmente de médicos). Diante disto, a presente proposta visa incorporar estratégias pedagógicas para a formação de profissionais de saúde para a APS nos territórios indígenas. O objetivo geral da proposta constitui em capacitar multiplicadores por meio de uma estratégia de capacitação em serviço ampla, e contínua (matriciamento e nivelamento) para provimento de ações de Saúde Única na Atenção Primária à Saúde Indígena visando a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno das dermatoses negligenciadas nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Objetiva-se ainda aumentar a resolubilidade do atendimento com menor necessidade de remoções aos centros de referência ou às Casas de Saúde Indígena (CASAI). As ações serão direcionadas aos DSEI e consistem na geração de material teórico de suporte e posterior matriciamento das equipes no momento das ações especializadas de combate às doenças dermatológicas como a hanseníase, as leishmanioses, a tungíase e as micobacterioses não tuberculosas. A metodologia do presente projeto é dividida em 3 principais eixos incluindo: 1. Ações de capacitação teórica; 2. Ações de intervenção com capacitação prática e matriciamento; 3. Monitoramento dos indicadores educacionais e de saúde. Por fim, estratégias de monitoramento incluirão avaliação do aprendizado, aplicação do Método Q, estudos com dados secundários e geração de dados primários de prevalência e incidência.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 31/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claiton Henrique Dotto Bau

Ciências da Saúde

Medicina
  • caracterização de adultos brasileiros com tdah quanto a parâmetros de neuroimagem e seus correlatos com dados clínicos e genômicos.
  • O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem elevada prevalência e grande impacto na qualidade de vida, mas, tal como outros transtornos psiquiátricos, ainda não conta com marcadores biológicos suficientemente informativos. A neuroimagem tem uma perspectiva muito promissora, mas ainda há poucos estudos aliando grandes tamanhos amostrais, sobretudo em adultos com TDAH, a uma boa caracterização clínica e dados genômicos robustos, particularmente em populações do hemisfério sul. A complexidade cerebral exige uma abordagem exploratória que demanda correção para testagens múltiplas e, portanto, um tamanho amostral muito grande, somente alcançando poder estatístico com a colaboração de consórcios internacionais, como o ENIGMA, do qual participamos. O nosso objetivo é portanto fornecer uma caracterização abrangente de dados de neuroimagem em adultos brasileiros com TDAH (segundo critérios do DSM-5) e suas relações com aspectos clínicos e genômicos. A partir de aproximadamente 1500 casos e 2000 controles diagnosticados pela Rede TDAH Brasil, esse projeto nos permitirá dobrar a sub-mostra com exames de ressonância magnética de 3.0 T, chegando a 400 exames com imagens de natureza estrutural e funcional. Para a abordagem genômica e derivação de escores poligênicos, boa parte da amostra já foi genotipada através dos microarranjos PsychChip (Infinium PsychArray BeadChip) e Global Screening Array (GSA). A amostra total genotipada com ambos microarranjos inclui até o momento 665 casos com TDAH e 995 controles, mas novas levas de expansão estão em andamento. O tamanho amostral permitirá uma caracterização bastante abrangente na amostra brasileira, além de comparações relevantes com dados de outros países e também com relação à própria heterogeneidade clínica, sociodemográfica e genômica. Com isso, a Rede TDAH Brasil contribuirá com os esforços globais e com a validação de dados de neuroimagem para a nossa população.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claiton Marcio da Silva

Ciências Humanas

História
  • histórias e futuros (sustentáveis) conectados entre brasil e holanda
  • Sustentabilidade é noção ambígua (ELLIOT et al., 2017), mas sensível para estudar narrativas socioambientais (CARADONNA, 2018). No plural, permitem analisar narrativas de eventos históricos interligados. No Brasil, desde os anos 1970, a aceleração da soja (na época majoritariamente plantada no bioma Mata Atlântica e hoje também no Cerrado) tem sido associada a desmatamentos, violência e agrotóxicos. Sua exportação tornou a Holanda o maior criador intensivo de animais da Europa desde então, interligando dois países por meio de uma crise ambiental que persiste há mais de 4 décadas, envolvendo resíduos sólidos (estrume), poluição por nitrogênio (N), aumento das emissões de gases de efeito de estufa e riscos para a saúde humana, animal e do solo em diferentes ecorregiões holandesas. Essa história interligada da soja não foi ainda discutida. O projeto analisa narrativas históricas da soja do Brasil e da Holanda a partir de fontes diversas e por meio da aproximação entre História Ambiental (HA) e Pesquisa Transdisciplinar sobre Sustentabilidade (PTS). A equipe busca redimensionar narrativas que permanecem presas a lógicas fragmentadas ou nacionais da história da soja, (a) analisando narrativas de sustentabilidade da soja a partir da história ambiental global (O'GORMAN; GAYNOR, 2020); (b) problematizando a governamentalidade sobre a política do conhecimento em torno da sustentabilidade da soja (JENSSEN et al., 2018); (c) construindo nova abordagem teórico-metodológica (uma história ambiental história das sustentabilidades); (d) formando quadros de graduação e pós-graduação por meio de atividades no Soycene (Observatório Socioambiental da Soja), (e) difundindo/transferindo conhecimento histórico sobre sustentabilidades para fora da academia, (f) redimensionando/provocando diálogos entre História e PTS, com benefícios mútuos e (g) promovendo estratégias de história pública e sustentabilidade como ciência cidadã em exposições em museus.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clandia Maffini Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão de mudanças climáticas, modelo de negócios, reputação empresarial e políticas públicas
  • A postura empresarial em relação as emissões de GEE mudou na última década, sendo que à medida que a regulamentação climática se tornou inevitável, acompanhada de uma crescente conscientização ambiental do público e dos pedidos de investidores por transparência sobre as emissões corporativas e estratégias para reduzi-las, as empresas começaram a adotar estratégias mais proativas. As empresas passaram a ver as questões climáticas como oportunidades de mercado, antecipando regulamentações, inovando e lucrando com o mercado de carbono e até mesmo ganhando reputação (ORSATO et al., 2015; DAMERT; BAUMGARTNER, 2018). A reputação corporativa consiste no capital intangível das empresas, sendo uma forma de obter desenvolvimento e acesso à vantagem competitiva (LIAO, 2018). A oportunidade está relacionada a implementação de estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas ou a aceitação da responsabilidade, que pode acarretar melhoria da marca, imagem e reputação (HOFFMAN, 2005; KOLK; PINKSE, 2004). Tendo isso em vista, a gestão de práticas de mudanças climáticas pode ser considerada propulsora de gestão da circularidade de modelo de negócios, influenciando a reputação corporativa e as políticas públicas. Dessa forma, torna-se fundamental investigar o modelo de negócios circular a partir da gestão de práticas das mudanças climáticas e seus reflexos na reputação corporativa e na formulação de políticas públicas. O presente estudo, ao tratar das temáticas de gestão de práticas de mudanças climáticas e modelo de negócios circular e da relação com a reputação corporativa e as políticas públicas, pode contribuir para a construção de um modelo teórico associando esses temas, impulsionar a adoção de um comportamento empresarial que integre os objetivos climáticos e circulares de forma estratégica e sistêmica, bem como apoiar os formuladores de políticas a desenvolver planos de ações para melhorar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões de GEE.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clandia Maffini Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • práticas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e o impacto das políticas públicas
  • As mudanças climáticas decorrentes das externalidades geradas pela linearidade do modelo econômico de produção e consumo causam vários riscos para a sociedade e para as organizações. Sabe-se que uma das maneiras de atingir as metas climáticas diz respeito a uma transformação no modo como os produtos são fabricados e utilizados. Nesse sentido, a economia circular complementa o que é necessário para enfrentar a crise climática, mostrando as deficiências do sistema atual e estimulando novas oportunidades para os negócios e para a sociedade. Destaca-se, ainda, que a economia circular é considerada por formuladores de políticas, gerentes, profissionais e acadêmicos como um princípio orientador que, assim como os desafios das mudanças climáticas, deve influenciar as políticas. Dessa forma, para enfrentar esses problemas globais, o governo surge como um importante agente no que concerne à formulação de políticas públicas. Assim, este projeto, ao tratar das temáticas de gestão de práticas de mudanças climáticas e modelo de negócios circular e de sua relação com a reputação empresarial e as políticas públicas, pode contribuir para construir um modelo teórico que associe esses temas, impulsionar a adoção de um comportamento empresarial que integre os objetivos climáticos e circulares de forma estratégica e sistêmica e, ainda, apoiar os formuladores de políticas a desenvolverem planos de ações para melhorar a adaptação aos impactos, otimizar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões de GEE. A pergunta fundamental do presente projeto consiste em: como a gestão de práticas de mudanças climáticas inseridas no modelo de negócios circular influencia a reputação de empresas industriais e as políticas públicas? O estudo será realizado em duas fases. A primeira fase do estudo caracteriza-se como qualitativa e a segunda etapa caracteriza-se como quantitativa e compreenderá a realização de pesquisas com empresas industriais no Brasil e na Alemanha.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Clara Maria Roman Borges

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • travar o debate para transversalizar direitos
  • Trata-se de projeto sobre o exercício de direitos e acesso a políticas de acolhimento voltadas para a população de travestis e transexuais, identificada como população trans. O problema geral se funda na dificuldade que esta população possui no acesso aos seus direitos e no sistemático descumprimento de normativas nacionais e internacionais, que preveem a garantia de tratamento igualitário e de acesso a políticas públicas de acolhimento destinadas a essa população e respeito aos direitos sociais básicos. A hipótese é de que há pouca política de acolhimento e de estímulo ao acesso a direitos voltada especificamente para a população trans e que, aquelas que existem não observam as reais necessidades. Corrobora com isso, o dado de que o Brasil acumula 37,5% de todas as mortes de pessoas trans do mundo. A pesquisa tem por objetivo geral compreender a reais necessidades da população de pessoas trans e contribuir com as políticas de acolhimento e de acesso a direitos por meio de duas abordagens: i) identificação, descrição e análise das políticas públicas existentes; das normativas nacionais e internacionais voltadas para essa população e das decisões judiciais que envolvam essa população quando da busca por direitos sociais básicos; ii) realização de pesquisa empírica-exploratória para identificação, descrição e análise do percurso realizado pela população trans para o acesso a políticas de acolhimento e aos seus direitos, a fim de identificar lacunas técnicas que potencialmente inviabilizam o exercício desses direitos. Para alcançar estes objetivos, propõem-se as seguintes etapas metodológicas: i) pesquisa bibliográfica empírica-exploratória sobre o fluxo de acesso às políticas de acolhimento e aos direitos sociais básicos; iv) realização de entrevistas com a população trans; iv) divulgação dos resultados por meio de: a) evento científico, b) publicação de livro e artigos científicos, c) produção de curso online, e d) produção de documentário curta metragem.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clarice Dias Britto do Amaral

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • explorando os solventes eutéticos profundos: abordagens inovadoras para a pré-concentração de analitos inorgânicos em saliva e o desenvolvimento de biossensores para diagnóstico de câncer hematológico em pacientes pediátricos
  • A maior incidência de câncer em crianças e adolescentes representa um desafio para a saúde pública mundial, sendo as neoplasias malignas mais comuns nessa faixa etária, a leucemia, linfoma e osteossarcoma. A busca por marcadores específicos para câncer hematológico é fundamental para um diagnóstico precoce e preciso. Dentre os biomarcadores, destacam−se o CD123 (cadeia alfa do receptor de interleucina-3), CD33 ou Siglec-3 (receptor proteico transmembranar) e o CLL-1 (um dos domínios de lectina do tipo C). Quanto aos marcadores inorgânicos, elementos potencialmente tóxicos (As, Cr e Pb) ou a deficiência de elementos essenciais (Ca e Se) podem ser indicativos do tipo de câncer. Os solventes eutéticos profundos (DES, do inglês, deep eutectic solvents), uma nova classe de solventes altamente versáteis e eficientes, apresentam propriedades físico-químicas ajustáveis, o que possibilita a modulação das características do solvente. Nesse sentido, objetiva-se o desenvolvimento de métodos analíticos para diagnóstico/prognóstico de câncer hematológico em crianças em estudo caso-controle a partir do emprego de DES: (i) na pré-concentração elementar em amostras de saliva visando à determinação por técnicas espectrométricas, (ii) na eletrossíntese de polímeros condutores para a construção de biossensores e (iii) no preparo de amostras em spot tests para a determinação de indicadores de estado nutricional visando à correlação com os marcadores orgânicos e inorgânicos e a prospecção de novos marcadores. Elementos alvo em saliva estão em concentrações traço, portanto, a pré-concentração visa aumentar a detectabilidade. No que se refere aos biossensores, espera-se que o uso dos DES para construção das plataformas de sensoriamento poliméricas propicie elevada estabilidade química, janela eletroquímica e condutividade para os diferentes tipos de biossensores (óptico, eletroquímico e piezelétrico) a serem desenvolvidos.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clarice Secches Kogut

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • empreendedorismo internacional e plataformas digitais: uma pesquisa exploratória
  • As tecnologias digitais promoveram alterações radicais na forma em que empresas se internacionalizam, desde mudanças em relação aos intermediários, especialização, geração e disseminação de conhecimento até mesmo a mudanças na estratégia e modelo de negócio das empresas. Embora a Internet já tenha se estabelecido como uma facilitadora da internacionalização de pequenas empresas com recursos limitados, recentemente tem-se reconhecido que as plataformas digitais, incluindo as redes sociais (RSs), podem ser ainda mais importantes para a internacionalização dessas empresas. As RSs – um tipo de plataforma digital – permitem interação direta com consumidores e outros parceiros globalmente, além de acesso a conhecimento de mercado e suporte para outras funções essenciais ao desenvolvimento de um pequeno negócio, como inovação, networking e crowdfunding. Embora haja estudos focados em como a internet e a transformação digital podem ajudar empresas já estabelecidas a melhorar suas capacidades de internacionalização poucos estudos examinaram pequenas empresas que surgiram e se internacionalizaram graças às possibilidades oferecidas pelas plataformas digitais. São praticamente inexistentes pesquisas sobre como as RSs impactam a internacionalização dessas empresas apesar dos apelos de diversos autores. O presente projeto pretende contribuir para essa nascente corrente de pesquisa, analisando como jovens empresas brasileiras utilizam plataformas digitais e seus ecossistemas desde sua formação para desenvolver sua trajetória de crescimento doméstico e internacional. Para investigar o fenômeno, adota-se uma metodologia de pesquisa mista, baseada em revisão sistemática de literatura, estudo de casos múltiplos com empresas cujo modelo de negócios foi concebido utilizando-se das RSs para suprir a escassez de recursos físicos e financeiros, e pesquisa com questionários (survey) para validação dos achados.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clarilza Prado de Sousa

Ciências Humanas

Educação
  • educação e projeto de vida
  • A reforma do Ensino Médio (EM) (Lei 13.415/2017) contribuiu para realinhar a estruturação curricular da BNCC dessa etapa da Educação Básica. Trazendo uma abordagem baseada em competências e habilidades mobilizadores para o exercício da cidadania, a BNCC, trouxe à baila a chamada competência de “Trabalho e projeto de vida” - que objetiva valorizar a diversidade de saberes e experiências para entender o mundo do trabalho e instrumentalizar o sujeito para uma reflexão autônoma, crítica e responsável em torno de suas escolhas sobre o seu futuro. Considerando as abissais desigualdades brasileiras e a crise na efetivação do direito à educação, é importante colocar em analise como os aspectos propostos na reforma curricular EM e na BNCC vêm sendo efetivados e representados socialmente por Jovens e Professores que estudam/trabalham em escolas situadas em contexto de pobreza. Para tanto, este projeto objetiva investigar as representações sociais de Jovens do EM público em situação de vulnerabilidade sobre os seus “Projetos de Vida”, bem como de seus professores sobre tais projetos. Valorizando a interdisciplinaridade e apoiando-nos no prisma psicossocial da Teoria das Representações Sociais, esta investigação guarda a potencialidade de colocar em evidencia os conflitos, as crenças, os valores e, especialmente, os elementos contextuais que emolduram as expectativas desses Jovens sobre o seu futuro. A pesquisa será orientada por uma metodologia quantitativa e qualitativa e será desenvolvida em uma escola pública de cada um dos estados de SP, RJ, PA, MG e PR. O projeto prevê a realização de triangulação metodológica que envolve a utilização de múltiplas técnicas de coleta e análise de dados. Espera-se que esta pesquisa contribua para desvelar elementos subjetivos, transubjetivos e intersubjetivos que inscrevem as representações sociais desses Jovens, bem como oferte insumos para realização de formações de professores e melhoramento das políticas públicas educacionais.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Clarissa Araújo GURGEL Rocha

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeito das vesículas extracelulares de fibroblastos associados ao câncer no canibalismo e quimiorresistência em câncer oral
  • O carcinoma oral de células escamosas (COCE) é um problema de saúde pública, principalmente em regiões socioeconomicamente vulneráveis. O prognóstico continua ruim devido à sua agressividade e metástases. Biomarcadores de prognóstico são, portanto, essenciais para o acompanhamento dos pacientes. As estruturas cell-in-cell são achados histológicos associados a um mau prognóstico e seus mecanismos de formação (por exemplo, canibalismo, entose, etc.) permanecem obscuros. Os fibroblastos associados ao câncer (FACs) influenciam o crescimento tumoral, metástase e resistência, inclusive por meio de suas vesículas extracelulares (VE). Nossa hipótese é que as VEs-FACs são enriquecidas com cargas associadas à pluripotência e ao metabolismo que estimulam o canibalismo e a resistência. Objetivos específicos: (1) Caracterizar a proteômica das VEs-FACs. (2) Avaliar o papel dos VE-FACs no canibalismo e quimiorresistência contra cisplatina, 5-FU e paclitaxel em esferóides de COCE. VEs serão obtidos de meios condicionados de esferóides de FACs, quantificadas e avaliadas morfologicamente. Análise de rastreamento de nanopartículas será feita para verificar o tamanho e a concentração de VE. Estudaremos a presença dos 'marcadores' VE CD63, CD81 e CD90 por citometria de fluxo e as proteínas através de espectrometria de massa. Os resultados serão comparados com o PRoteomic IDEntification Database. Análise de enriquecimento diferencial de proteômica será usada para análise de Ontologia Genética. Esferóides de COCE serão tratados com FACs-VEs marcados com DiIC18(3). Análise de alto conteúdo será utilizada para análise de biomarcadores de canibalismo (por exemplo, ezrina, caveolina-1, E-cadherina). A resistência contra cisplatina, 5-FU e paclitaxel será mensurada através de ensaios de ATP metabólico. A proliferação celular e a morte serão analisadas por luminescência. Grupos não tratados com EVs, DMSO e doxorrubicina serão usados como controles negativos e positivos, respectivamente.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 02/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Clarissa Haas

Ciências Humanas

Educação
  • mapeando contornos das políticas públicas em educação especial e inclusão escolar em distintos territórios para a construção de sistemas educacionais inclusivos
  • Buscamos mapear os direcionamentos das atividades das políticas públicas em educação especial e inclusão escolar no Brasil e Moçambique, com ênfase nos sistemas de ensino de distintas regiões do Brasil. Tratamos as políticas públicas em educação especial, como um processo de interpretação que envolve referenciais e interesses de atores públicos e privados. Propomos como problema central: Quais contornos, tensões e desafios emergem das instituições, redes e sistemas de ensino no Brasil e Moçambique como agenda pública necessária para construção de sistemas educacionais inclusivos? Destacamos a necessidade de análise da trajetória da política brasileira de educação especial transcorridos 15 anos da publicação das diretrizes nacionais de orientação inclusiva; o histórico recente de tentativa de retrocesso dessa política pela gestão federal (2019-2022), mediante o extinto Decreto Federal 10502/2020, cujos “efeitos” conservadores necessitam ser mapeados nos territórios; e as aproximações possíveis entre os contextos brasileiro e moçambicano como signatários de acordos internacionais acerca da inclusão escolar. Definimos três eixos temáticos de dedicação da pesquisa: a) planejamento, gestão e financiamento das políticas em educação especial no âmbito dos sistemas de ensino. b) trabalho e formação dos profissionais de apoio pedagógico; c) identificação do público-alvo das políticas em educação especial e suas interseccionalidades. Constituem evidências que fortalecem tais eixos: o encerramento próximo da vigência do Plano Nacional de Educação, principal instrumento de planejamento da política educacional brasileira; a precarização da formação dos profissionais de apoio à inclusão escolar; a necessidade de estudos sobre o público-alvo associado aos marcadores sociais. A pesquisa é qualitativa exploratória e fundamenta-se na abordagem cognitiva de políticas públicas, envolvendo estudos bibliográficos e documentais, análise de indicadores educacionais e visitas técnicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas

Ciências Humanas

Psicologia
  • fatores ambientais e pessoais associados ao sofrimento psíquico e saúde mental no trabalho
  • As transformações inerentes à era moderna e ao mercado, tais como eventos estressores, crises financeiras, e avanços tecnológicos evidenciam a importância de compreender os efeitos das atividades laborais sobre a saúde mental, bem-estar e desempenho dos profissionais. Para tanto, são necessários instrumentos com adequadas propriedades psicométricas para o português brasileiro, a fim de serem utilizados em contextos de pesquisa para compreender os fenômenos de sofrimento psíquico associados ao trabalho. Este estudo investiga qual a variância compartilhada entre o transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de adaptação, níveis de estresse, síndrome de burnout e adição ao trabalho. Objetiva-se identificar em que medida esses construtos podem ser empiricamente discriminados, compreender as relações entre esses e ampliar a rede nomológica dos construtos investigados com variáveis do trabalho e pessoais. A presente pesquisa envolverá três estudos. No primeiro, será realizada a adaptação e investigadas as evidências de validade da Adjustment Disorder New Module - 20 (ADNM-20) ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscará reduzir a escala de frequência de resposta de dez pontos para cinco pontos do Questionário de Sintomas de Ansiedade (QSA, Anxiety Symptoms Questionnaire) para avaliação de adultos. Por fim, no terceiro estudo, será investigado se o burnout, adição ao trabalho, transtorno depressivo, transtorno de ansiedade e transtorno de adaptação podem ser discriminados como construtos, apesar da variância compartilhada entre as variáveis. Nos três estudos participarão trabalhadores adultos, brasileiros, escolarizados que responderão de forma online ou presencial o questionário de dados sociodemográficos e de condições de saúde, escala de estresse e bem-estar associado ao trabalho, questionário de sintomas de ansiedade, inventário de personalidade, instrumento de autoeficácia. Dados serão analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 21/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claubia Pereira Bezerra Lima

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • estudos multifísicos para reatores modulares de pequeno porte - pesquisa e desenvolvimento
  • O aumento da demanda global por energia e os efeitos da queima de combustíveis fósseis no meio ambiente têm levado a um crescente interesse pela geração termonuclear devido a vários fatores, dentre eles, a não emissão de gases de efeito estufa, o alto fator de capacidade, a compatibilidade ambiental, a estabilidade dos suprimentos e a previsibilidade do preço de geração. Vários países têm buscado mudanças nos padrões de geração de energia, avaliando fontes mais eficientes, confiáveis, de baixa emissão e localizadas próximas aos consumidores. Para cumprir os novos requisitos do sistema, os Reatores Modulares de Pequeno Porte (Small Modular Reactors - SMRs) podem ser uma opção, devido a uma série de vantagens específicas como, menor investimento de capital e de tempo de construção, arranjo compacto, modularidade, e possibilidade de operação em diferentes tipos de redes. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo unir conhecimentos de três grupos especializados e consolidados para pesquisar e avaliar diferentes propostas de SMRs. Esses três grupos possuem grande experiência em desenvolvimento e modelagem de reatores nucleares de potência e essa parceria, agregando professores/pesquisadores de distintas instituições, discentes de programas de pós-graduação e alunos de graduação, resultará no desenvolvimento de um projeto que proporcionará elaboração de modelos computacionais generalizados, divulgação do conhecimento, intercâmbio de experiência entre os atuantes do grupo, desenvolvimento de dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso (TCC), contribuindo para a formação de recursos humanos especializados e para a preservação da competência técnica na área nuclear.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 27/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claubia Pereira Bezerra Lima

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • estudos multifísicos para reatores modulares de pequeno porte – pesquisa e desenvolvimento
  • O aumento da demanda global por energia e os efeitos da queima de combustíveis fósseis no meio ambiente têm levado a um crescente interesse pela geração termonuclear devido a vários fatores, dentre eles, a não emissão de gases de efeito estufa, o alto fator de capacidade, a compatibilidade ambiental, a estabilidade dos suprimentos e a previsibilidade do preço de geração. Vários países têm buscado mudanças nos padrões de geração de energia, avaliando fontes mais eficientes, confiáveis, de baixa emissão e localizadas próximas aos consumidores. Para cumprir os novos requisitos do sistema, os Reatores Modulares de Pequeno Porte (Small Modular Reactors – SMRs) podem ser uma opção, devido a uma série de vantagens específicas como, menor investimento de capital e de tempo de construção, arranjo compacto, modularidade, e possibilidade de operação em diferentes tipos de redes. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo unir conhecimentos de três grupos especializados e consolidados para pesquisar e avaliar diferentes propostas de SMRs. Esses três grupos possuem grande experiência em desenvolvimento e modelagem de reatores nucleares de potência e essa parceria, agregando professores/pesquisadores de distintas instituições, discentes de programas de pós-graduação e alunos de graduação, resultará no desenvolvimento de um projeto que proporcionará elaboração de modelos computacionais generalizados, divulgação do conhecimento, intercâmbio de experiência entre os atuantes do grupo, desenvolvimento de dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso (TCC), contribuindo para a formação de recursos humanos especializados e para a preservação da competência técnica na área nuclear.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Cristina Alves Pereira

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análises da expressão gênica de micrornas e fatores reguladores da lipogênese e beta-oxidação hepática no tecido hepático após suplementação de prebiótico, probiótico e simbiótico em ratos desnutridos
  • A desnutrição é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma condição clínica em que a ingestão de nutrientes é inadequada para atender às necessidades metabólicas do organismo. Além de causar danos ao desenvolvimento físico e cognitivo, a desnutrição também pode prejudicar a regulação de processos metabólicos, além de interferir no metabolismo hepático, ao afetar a expressão de genes reguladores do metabolismo lipídico. Objetivo: Avaliar o efeito da oferta de prebióticos, probióticos ou simbióticos na expressão de microRNAs e genes relacionados à beta-oxidação e lipogênese e no tecido hepático de ratos submetidos à desnutrição. Material e métodos: (Etapa já executada) Ratos machos da linhagem Lewis (N=40) foram divididos em 2 subgrupos experimentais, Nutridos (n=24) e Desnutridos (n=24). No 10º dia de experimento, os animais foram novamente subdivididos em 8 grupos (n=6 por grupo), mantendo-se a condição de nutrição ou desnutrição: Controle [NC e DNC]: Dieta oral padrão + gavagem (Gv) com água; Grupo prebiótico [NPRE e DNPRE]: Dieta oral ad libitum + Gv com prebiótico; Grupo probiótico [NPRO e DNPRO]: Dieta oral ad libitum + Gv com probiótico; Grupo simbiótico [NSIM e DNSIM]: Dieta oral ad libitum + Gv com simbiótico. No 15º dia após tratamento nutricional (25º dia após início dos experimentos) os ratos foram eutanasiados e coletadas amostras do tecido hepático. Neste momento do projeto, as amostras do tecido hepático serão destinadas a identificar alterações da expressão gênica. A análise da expressão gênica será determinada por meio de PCR em tempo real para identificar alterações na expressão de miRNAs e genes envolvidos na beta-oxidação (PPAR-alfa e CPT-1) e lipogênese hepática (SREBP-1c, FAS, ME). Para todos os dados obtidos serão realizados testes estatísticos com análise de variância, considerando p < 0,05.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia da Mota Darós Parente

Ciências Humanas

Educação
  • desenhos e redes de políticas públicas de educação integral no contexto brasileiro
  • A proposta de pesquisa surgiu do interesse de contribuir para a formulação, implementação e análise de políticas públicas que visem à formação integral de crianças e adolescentes, congregando ações das áreas de educação, cultura, esporte e assistência social. A educação integral envolve distintos aspectos da formação humana, resultado de diferentes processos, instituições, agentes e espaços. Analisar a ação do Estado para além do setor educacional significa identificar todos os recursos disponíveis e ainda apontar necessidades para a formulação e implementação de políticas públicas. Quando sistematizamos certos modos de materialização da ação do Estado, conseguimos caracterizar e analisar os desenhos das políticas públicas, ou seja, os arranjos, alternativas, soluções, instrumentos e atividades planejadas para resolver certo problema público. Diante desse cenário, questiona-se: 1) Quais desenhos de políticas de educação integral podem ser identificados para oferta de atendimento institucionalizado a crianças e adolescentes nas áreas de educação, cultura, esporte e assistência social em diferentes contextos brasileiros? 2) Quais os tipos de redes de políticas públicas de educação integral estão presentes nesses desenhos e quais são suas principais características? A pesquisa tem como objetivo sistematizar, caracterizar, analisar e comparar desenhos e redes de políticas públicas de educação integral a crianças e adolescentes em diferentes contextos brasileiros, subsidiando o processo de decisão política e construindo referenciais analíticos para a área. Por meio de pesquisa comparada intranacional com enfoque quanti-qualitativo pretende-se descrever e comparar desenhos e redes de políticas de educação integral de três Estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Alagoas), identificando diferenças e similaridades e produzindo contribuições ao campo de análise de políticas públicas, assim como para os gestores públicos na formulação e implementação de políticas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia da Silva Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • laboratório de culturas midiáticas das juventudes: um espaço de reflexão, experimentação e extensão
  • O objetivo é dar continuidade ao projeto LabJuX – Laboratório de Culturas Midiáticas da Juventudes, contemplado pela Chamada Universal de 2021, que promove a interlocução e trocas acadêmicas que envolvem o ambiente universitário e ações lideradas por jovens ativistas atuantes nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG). O LabJuX, envolve alunos de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadoras e pesquisadores com título de Doutorado de três IES diferentes e jovens, moradores e líderes de projetos sociais, coletivos e associações, preferencialmente residentes em comunidades periféricas. Como perspectiva teórica, este projeto sustenta-se em três eixos: na sociologia da juventude, na tradição dos estudos culturais e nas teorias das representações sociais. No LabJuX são promovidas atividades acadêmicas voltadas para a discussão sobre a construção social das juventudes a partir das representações midiáticas de suas culturas urbanas, buscando compreender o que se toma como valor positivo e o que se silencia no processo de elaboração de tais formas representacionais. Metodologicamente, são desenvolvidas imersões etnográficas tradicionais e online, análise interpretativa de conteúdo midiático, e pesquisas exploratórias de natureza qualitativa. Entre os resultados esperados do LabJuX, nesta segunda fase de atuação, destaca-se a produção de conteúdos voltados para ações sociais ligadas a jovens ativistas da cultura do skate, elaborados a partir da experimentação de linguagens e formatos midiáticos, reunidos no Portal LabJuX (www.labjux.com.puc-rio.br), além da realização de um evento que reúne líderes de projetos sociais das três cidades, Rio de Janeiro, Petrópolis e Juiz de Fora.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Claudia de Figueiredo Braga

Outra

Multidisciplinar
  • olimpíadas de ciências intermunicipais - ufpb
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claudia Domingues Vargas

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • plasticidade cerebral e aprendizado estatístico
  • Desde o trabalho pioneiro de Helmholtz (1867), conjectura-se que o cérebro faz seleção estatística de modelos, atribuindo modelos probabilísticos a sequências de eventos e fazendo inferência estatística para aprender, classificar e prever eventos futuros. Em linha com esta proposta, assinaturas eletrofisiológicas associadas a ações iminentes e ao aprendizado de sequências já foram previamente identificadas no cérebro humano. Recentemente, nossa equipe obteve resultados que sustentam a conjectura de que o cérebro identifica efetivamente a estrutura da cadeia geradora de uma sequência de eventos. Hoje sabemos identificar algumas classes de modelos probabilísticos utilizados pelo cérebro para armazenar regularidades estatísticas identificadas em sequências de eventos (Duarte et al., 2019; Hernandez et al., 2021). Um exemplo das classes às quais nos referimos são as árvores de contexto probabilísticas introduzidas por Rissanen (1983) no quadro da compressão de dados. O objetivo deste projeto é empregar esse novo instrumental teórico e experimental para investigar os mecanismos de plasticidade cerebral associados à aprendizagem estatística. Esperamos confrontar os modelos probabilísticos modernos com novos dados eletrofisiológicos e comportamentais, visando estabelecer relações formais entre o aprendizado de sequências estruturadas de eventos aleatórios e suas assinaturas no cérebro. Neste contexto, a plasticidade cerebral pode ser redefinida como um processo através do qual o cérebro identifica as classes de modelos mais apropriadas para identificar regularidades estatísticas em sequências de eventos. Esse instrumental conceitual e experimental será expandido a fim de modelar a reorganização cerebral que se segue a uma lesão do plexo braquial (LPB) e a sua reconstrução cirúrgica. Nossa conjectura é que a LPB leva o cérebro a adotar uma nova classe de modelos para identificar regularidades estatísticas em sequências de eventos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Lee Williams Fonseca

Ciências Humanas

Antropologia
  • fabricação do parentesco e tecnologias de governo nas adoções tardias no brasil
  • O projeto de pesquisa objetiva analisar os modos pelos quais as tecnologias de governo voltadas às adoções domésticas e internacionais atuam como mediadoras na fabricação do parentesco nos casos de adoções tardias no Brasil. Como forma de contemplar esse objetivo geral, a pesquisa será organizada a partir de dois eixos analíticos. Um primeiro eixo dedicado à análise das políticas públicas voltadas às adoções no país, focando no papel dos profissionais que atuam nos grupos de apoio à adoção, nas ferramentas e programas de busca ativa e nas políticas de entrega voluntária de crianças para adoção. E um segundo eixo relativo aos desdobramentos e consequências de tais políticas públicas, a partir da análise das experiências de gerações de crianças e adolescentes que foram adotados e, hoje, conformam grupos de filhos adotivos, ensejando um movimento pela busca de origens. A problemática das adoções tardias tem colocado desafios às políticas públicas no Brasil. Diante da mudança de perfil das crianças cadastradas para adoção (crianças com mais idade), as autoridades públicas têm se engajado na promoção de uma nova mentalidade entre os adotantes incorporando discursos de sensibilização à causa da adoção tardia. Essas mudanças apontam para a necessidade de que as práticas e os discursos dos profissionais que atuam no campo das adoções também sigam novos protocolos no que se refere às questões de parentesco e parentalidade. Nesse cenário, delineamos as principais pistas do processo de fabricação do parentesco: temporalidade do parentesco, biografia e memória, funções e prescrições da parentalidade, fabricação de laços e o lugar dos parentes biológicos. Em termos metodológicos, o projeto tem como base a realização de pesquisa etnográfica envolvendo as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Maceió. As atividades de campo estão organizadas em três eixos interdependentes: observação participante, análise de processos e documentos e entrevistas em profundidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/01/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Claudia Marcela Justel

Engenharias

Engenharia de Produção
  • autovalores de matrizes associadas a grafos: teoria e aplicações
  • Este projeto tem como principal objetivo dar continuidade as ativida- des de pesquisa realizadas pelos seus membros na área de Teoria Espectral dos Grafos. A pesquisa aborda problemas considerando diferentes matrizes associadas a grafos e seus autovalores, descritos no texto do projeto anexado. Além disso, algumas aplicações bastante importantes são incluídas na pesquisa. A equipe proposta é formada por 6 doutores na área Teoria de Grafos e Teoria Espectral de Grafos que são professores em cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior no estado de Rio de Janeiro. Todos os membros da equipe possuem publicações na área em periódicos qualificados e orientam alunos dos dois níveis mencionados. Além disso, todos participam ativamente em congressos e seminários, tanto na organização quanto na apresentação de suas pesquisas. O Departamento de Engenharia de Computação do Instituto Militar de Engenharia, onde atua a líder, será a instituição sede. O projeto visa produzir resultados teóricos, assim como formar recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação na área mencionada.
  • Instituto Militar de Engenharia - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Marcia Lyra Pato

Ciências Humanas

Psicologia
  • conexão com a natureza em ambientes escolares da educação básica no brasil
  • A Conexão com a Natureza (CN), que designa vínculo subjetivo, pode reverter em cuidado ecológico. Embora alguns defendam esse vínculo como inato, é consenso que ele deve ser promovido desde a infância, pois o contato com ambientes naturais o fomenta, possibilita benefícios para a saúde e estimula comportamentos ecológicos (CE) de proteção e cuidado com a natureza. Estudos apontam que a CN é importante preditor de CE, no entanto, há muito a ser compreendido sobre suas possibilidades, em particular na infância e adolescência dos que vivem em centros urbanos. De fato, observa-se crescente desconexão e distanciamento da natureza pelos habitantes de centros urbanos, o que impacta tanto em sua saúde quanto na preservação de áreas naturais. Tal cenário se mostra especialmente contundente no Brasil, cuja exuberância da natureza e os valores simbólicos dessa relação se encontram ameaçados. Amparando-se em estudos que indicam que a maioria das famílias e escolas têm dificuldade de proporcionar convívios mais frequentes de crianças e adolescentes com a natureza, o que reduz ainda mais a oportunidade para surgimento desse vínculo subjetivo, este estudo visa investigar as oportunidades de convívio com a natureza oferecidas aos estudantes por escolas de educação básica brasileiras. Assim, pretende-se: fazer um levantamento dos espaços ao ar livre/naturais de escolas em algumas cidades situadas em todas as regiões geográficas do país; averiguar o que pensam gestores/professores a respeito da inserção da natureza no fazer pedagógico; e investigar como os estudantes se relacionam com a natureza e seu respectivo CE. Espera-se propiciar um retrato desse cenário escola-natureza no Brasil e contribuir para políticas públicas voltadas para a inserção de atividades baseadas na natureza com incentivo a atividades em áreas externas e verdes nas escolas, e, ainda, colabore com o planejamento e a reformulação do ambiente escolar para a presença de áreas verdes em seus espaços.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 22/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Cláudia Maria Gaspardo

Ciências Humanas

Psicologia
  • elaboração e avaliação da efetividade de um programa de intervenção para funções executivas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
  • O presente estudo tem por objetivo principal elaborar e verificar a efetividade de um programa de promoção de funções executivas (FE) em crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Os objetivos secundários são: desenvolver um programa de intervenção em FE para crianças nas faixas etárias de 6 a 9 anos e de 10 a 12 anos, e para adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos; investigar a efetividade do novo programa em promover o desenvolvimento das FE em crianças e adolescentes do Grupo Experimental (GE) em comparação ao Grupo Controle (GC); investigar a transferência de ganhos da intervenção para medidas de comportamento, regulação de emoções e competências socioemocionais das crianças e adolescentes do GE em comparação ao GC; investigar a manutenção dos ganhos da intervenção, após seis meses do seu término. A amostra do estudo será composta por 120 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco sociofamiliar. A amostra será dividida em três grupos: 6 a 9 anos, 10 a 12 anos e 12 a 14 anos, os quais serão subdivididos em GC e GE. O delineamento do estudo é quase-experimental, com comparação entre grupos (GE vs. GC) e comparação intragrupo (pré vs. pós-intervenção). Serão avaliados pré e pós intervenção a FE, regulação emocional, problemas de saúde mental, habilidades de planejamento e competências socioemocionais. Os dados serão analisados por meio de análise de variância modelo misto (two-way mixed design ANOVA) para medidas repetidas. O nível de significância adotado no estudo será de 5%. Sobre os impactos da presente pesquisa, destaca-se a relevância das FE nos âmbitos escolar, profissional e social ao longo de toda vida do indivíduo. Promover as FE em crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade social, poderá ter impactos significativos em suas trajetórias desenvolvimentais, influenciando a aprendizagem, comportamento, competências socioemocionais, saúde física e mental.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia Mendes Mählmann

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências inovação e sustentabilidade 2024
  • A pesquisa desenvolvida por universidades e institutos de pesquisa encontram, como locais de divulgação, revistas e periódicos científicos, bem como, eventos científicos por área ou tema de estudo. Por sua vez, os estudos e pesquisas científicas realizadas por estudantes da Educação Básica não encontram, facilmente, locais para apresentar os resultados encontrados a partir de seus estudos. Para alcançar este público, incentivando o pensar científico e tecnológico, se tem como locais ideais as Feiras de Ciências, que possibilitam a troca de conhecimentos, bem como a real aprendizagem do vivenciar científico. A Universidade de Santa Cruz do Sul elencou em 2020 áreas estratégicas de atuação, consolidando seu caráter comunitário. Uma destas áreas é a Promoção da Ciência e da Tecnologia, que busca gerar a aproximação do que é desenvolvido em ambientes de ensino da comunidade. Uma das ações vinculadas à área é a realização de Feiras de Ciências anuais, incentivando assim, o pensar e agir científico na Educação Básica. O evento Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2024 visa a disseminação da ciência e o estímulo de vocações científicas e tecnológicas em estudantes da Educação Básica. Para isto, atividades científicas que compõem esta proposta serão desenvolvidas através da interação com as 6ª CRE, 11ª CRE, 24ª CRE, Secretarias Municipais de Educação, escolas públicas e privadas situadas na região de abrangência da Feira. O evento ocorrerá de forma híbrida, possibilitando a retomada de apresentações presenciais e a participação de escolas de localidades distantes de forma on-line. Será oferecido um curso on-line aos professores com objetivo de capacitá-los para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências, um curso para os apresentadores dos trabalhos e um para os avaliadores. Todos os estudantes e professores participantes da feira receberão certificado de participação e os melhores trabalhos serão agraciados com prêmio de projeto destaque, d
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claudia Merlini

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • fabricação de máscaras faciais biodegradáveis e multifuncionais para substituição de máscaras convencionais
  • Durante a pandemia de COVID-19, a alta demanda por metodologias não farmacológicas para prevenção e contenção da propagação do coronavírus, como o hábito da utilização de máscaras faciais, levou ao elevado consumo destes produtos. Como consequência, estima-se que bilhões de máscaras faciais já foram descartadas de maneira inapropriada e somado a isso, a má gestão desses resíduos, levará a uma grande carga de poluição nos ecossistemas aquáticos. Essas máscaras são produzidas a partir de polímeros sintéticos, como polietileno (PE) e polipropileno (PP), a partir da tecnologia de nãotecidos. A lenta degradação das fibras de PE e PP que compõem as máscaras gera acúmulo de resíduos em aterros e muitas vezes na própria natureza, criando reservatórios de fragmentos, especialmente microplásticos, que são grandes agentes poluentes do meio ambiente. Dentro desse contexto, há uma necessidade de desenvolvimento de máscaras a partir de materiais mais sustentáveis, sem que haja comprometimento do desempenho das mesmas. Assim, esse projeto visa desenvolver máscaras faciais biodegradáveis a partir do uso de polímeros biodegradáveis, como o poli(ácido lático) (PLA), através de técnicas de desenvolvimento de nãotecidos, como eletrofiação e fiação no estado fundido. Diferentes técnicas de fabricação serão investigadas de modo a avaliar e adequar às propriedades mecânicas e de permeabilidade das máscaras produzidas, bem como a produtividade de cada processo, visando à produção em larga escala. Adicionalmente, com o intuito de melhorar a eficiência das máscaras frente à ação de vírus, serão adicionadas nanopartículas de agentes antivirais, como nanopartículas de óxido de zinco. Serão avaliadas as variáveis de processo mais adequadas para a fabricação das máscaras de acordo com a técnica utilizada. Posteriormente, as máscaras faciais serão avaliadas quanto à microestrutura, propriedades mecânicas e térmicas, bem como o desempenho quanto a permeabilidade, ação antiviral e antimicrobiana.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Moraes de Rezende

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • novos candidatos a protótipos de fármacos obtidos de produtos naturais como estrategias terapeuticas para doencas cronicas e inflamatorias
  • As doenças inflamatórias crônicas têm sido reconhecidas como a causa mais significativa de morte no mundo atual, com mais de 50% daquelas atribuídas as doenças relacionadas à inflamação. São de difícil tratamento, pois o fenômeno inflamatório persiste sendo o tratamento somente paliativo, sem alvo específico. Os fármacos de escolha causam efeitos adversos que limitam seu uso. Os de última geração, como p. ex. os antagonistas de receptor de TNF, apesar de eficazes são de custo extremamente elevado.Assim, a busca por tratamentos mais direcionados a cada tipo de doença, com menor incidência de efeitos colaterais, menor toxicidade e menor custo, é uma estratégia importante para a busca de novos fármacos. Neste sentido, este projeto objetiva obter substâncias com padrão estrutural inovador e potencial farmacológico nos modelos propostos. Diferentes séries de análogos de bioativos serão sintetizadas incluindo os de N-alcanoil-5-hidroxitriptamina, híbridos capsaicina-curcumina, curcumina e do canabidiol. Seus efeitos na endometriose, inflamação pulmonar induzida por RNA viral, neuroinflamação por proteína beta amiloide, síndrome da fadiga crônica pós-COVID-19 serão avaliados em modelos já estabelecidos. Além disso, o potencial antitumoral será avaliado frente a linhagens de câncer de mama, pulmão e fígado. Química teórica e computacional (e.g., docking molecular e dinâmica molecular) serão utilizadas para elucidar os mecanismos de ação frente a alvos moleculares selecionados e guiar as etapas de otimização molecular para gerar compostos líderes.Os subprojetos apresentados consideram estudos e resultados prévios de planejamento racional e síntese química já realizados e em andamento. A expectativa geral é que, ao final, seja possível identificar substâncias inovadoras, baseadas em produtos naturais, com melhor perfil farmacoterapêutico.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia Moura de Melo

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • relação espaço-ambiente na identificação de potencial área de expansão de trypanosoma cruzi na caatinga
  • O Trypanosoma cruzi é um protozoário parasita multi-hospedeiro heterogêneo e amplamente disperso, especialmente em ambientes extremos como a caatinga. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo compreender a inter-relação do ciclo silvestre de transmissão do T. cruzi, e potenciais áreas de dispersão no bioma Caatinga, partindo das relações eco biológicas entre espécies de mamíferos, reservatórios de T. cruzi, com os Triatomíneos agentes vetoriais do protozoário. Para tanto, irá avaliar amostras biológicas dos triatomíneos e mamíferos silvestres com relação à infecção por T. cruzi; além dos aspectos bióticos e abióticos relacionados à tríade parasito-hospedeiro-ambiente no bioma Caatinga. Triatomíneos e mamíferos silvestres serão coletados em dois municípios sergipanos, Canindé do São Francisco e Poço Redondo, ambos localizados no bioma Caatinga. As coletas ocorrerão na área rural em ambiente peridomiciliar e silvestres em ambos os municípios, sendo que em Poço Redondo, as coletas silvestres ocorrerão na Unidade de Conservação Monumento Nacional da Grota do Angico. Para auxiliar na compreensão do risco de transmissão e dispersão por T. cruzi, serão elaborados mapas corolépticos utilizando o Índice de Moran para classificação das áreas de transmissão e o Índice de Vegetação com Diferença Normalizada (NDVI) para o estabelecimento as áreas de vegetação nos locais de coleta para o entendimento da relação entre as áreas vegetadas e a dispersão da infecção por T. cruzi, tanto nos triatomíneos, quanto nos mamíferos examinados. Este projeto pretende ainda desenvolver plano de divulgação científica dos resultados da proposta para a comunidade científica e população em geral, por meio de mídias sociais e revista eletrônica e fomentar a criação de uma rede de pesquisadores para o estudo de padrões de áreas de risco de transmissão e dispersão do T. cruzi.
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia Quintino da Rocha

Outra

Ciências Ambientais
  • biodiversidade, potencialidades, preservação e saúde ambiental da amazônia oriental
  • Devido à crise em escala global que estamos vivenciando, é fundamental que medidas e políticas de conservação sejam implementadas, assim como a condução de inventários e o monitoramento da biodiversidade, para reverter as elevadas taxas de extinções, assim como a perda e degradação acelerada dos habitats. A Amazônia é um bioma megadiverso. Entretanto, o desmatamento neste bioma tem se intensificando nas últimas década, especialmente devido à expansão agropecuária. A porção sul e leste da “Amazônia Legal” vem sendo umas das áreas mais afetadas, constituindo o chamado “arco do desmatamento”. Nesse contexto, nosso projeto em rede visa a implantação de quatro módulos de monitoramento (modelo PPBio) na porção mais ao leste da Amazônia Oriental. Com a implementação desses módulos, poderemos inventariar a fauna e flora dessa área, assim como realizar monitoramento da biodiversidade e ambiental, com metodologia padronizada. Também pretendemos monitorar o assoreamento dos rios, e da vegetação associada, via imagens de satélite. Através de análise de DNA ambiental, esperamos estimar a diversidade biológica da área. Também estudaremos as zoonoses causadas por animais silvestres e saúde ambiental na Amazônia Oriental. E por fim, o projeto estudará a fauna e flora amostrada, visando revelar as potencialidades da fauna e flora da Amazônia Oriental, tais como geração de biotecnologia, geração de produtos naturais, plantas medicinais, dentre outros. Ao final dessas ações conjuntas, esperamos estimar e aumentar o conhecimento relacionado a biodiversidade da Amazônia Oriental, compreender suas potencialidades associadas, assim como fornecer um diagnóstico da saúde e situação de preservação da área. Cabe ressaltar que a porção leste da Amazônia Oriental é a parte da Amazônia Brasileira menos monitorada pela Rede PPBio e projetos associados.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Regina Cavaglieri

Ciências da Saúde

Educação Física
  • alteraçoes decorrentes da lesão da medula espinhal sobre imunometabolismo: papel do exercício físico”
  • A Lesão da Medula Espinhal (LME) resulta em mudança na composição corporal e instalação de obesidade neurogênica, que contribui para o risco de doenças cardiometabólicas, como a Diabetes tipo 2. Adicionalmente, indivíduos com LME possuem o quadro de imunodepressão associada à descentralização do sistema nervoso simpático, que reduz a inervação de tecidos linfoides e função de linfócitos T, dentre outros. Estudos recentes têm sugerido a associação entre a obesidade, metabolismo e imunosenescência, que pode estar agravada em LME. A prática regular de atividade física (AF) tem sido proposta como uma intervenção para redução da obesidade e suas consequências. O objetivo é investigar a relação dos efeitos da LME sobre a composição corporal, metabolismo e sistema imunológico, e a contribuição do nível de atividade física e independência funcional. Serão realizadas avaliações de medida de independência funcional e nível de AF (VO2máx., gasto energético total questionário Godin Shephard Leisure-Time Physical Activity Questionnair), avaliação da composição corporal (DEXA), ângulo de fase por Bioimpedância, avaliação nutricional, análises sanguíneas PCR em tempo real para análises de expressão gênica de marcadores inflamatórios, de funcionalidade e de imunossenescência (PD1,P16ink4a, CD1, CD2R, CD4, CD7, CD8, CD28, CD45RO, CCR7 e CHRNA7) em linfócitos T; imunofenotipagem de linfócitos T CD4+/CD8+ por citometria de fluxo; microRNAs circulantes relacionados à inflamação e doenças cardiometabólicas (miR-126, miR-223, miR-221, miR-146a, miR-142-3p); de ressonância magnética nuclear (RMN) para análise metabolômica untarget em Linfócitos T e soro e concentração de citocinas pró e anti-inflamatórias circulantes (ELISA). Nossa hipótese é que a LME promova a obesidade e inflamação alterando as vias metabólicas, induzindo a imunosenescência quando comparado sujeitos sem LME, e que a AF regular possa reverter esse quadro melhorando a saúde dos LME.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Roberta de Castro Moreno

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • sono e ritmos biológicos no convívio familiar e social: uma análise de redes e famílias residentes em zonas urbanas e rurais da região amazônica.
  • A organização temporal da sociedade desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, afetando vários aspectos, como o funcionamento cognitivo, a saúde física e mental, e o bem-estar subjetivo. O estilo de vida das pessoas não é determinado apenas por suas escolhas individuais, mas também por questões políticas, sociais, econômicas e ambientais que moldam o ambiente temporal em que vivemos. Diversas pesquisas enfatizam a importância de considerar a influência do ambiente temporal na compreensão do desenvolvimento humano. Nossas atividades e comportamentos obrigatórios, como ir à escola, trabalhar, comer e dormir, são moldados pelo ambiente temporal em que estamos inseridos. Estudos que investiguem a dinâmica temporal familiar em relação à organização temporal da sociedade, como os horários escolares, de trabalho, alimentação e atividades sociais, podem elucidar os fatores associados a problemas de sono em diferentes faixas etárias, bem como outros problemas de saúde relacionados. Este estudo tem o objetivo de investigar como a interação da organização temporal dos membros de uma família (ou rede) que convivem em uma única residência se traduz em horários de dormir, acordar, comer e realizar atividades sociais. A amostra de domicílios será determinada a partir do levantamento dos idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Rio Branco-AC. Análises descritivas e de conglomerados dos desfechos (boa qualidade de sono, duração de sono adequada à faixa etária, dieta adequada às recomendações nutricionais, ausência de ansiedade e índice de massa corporal eutrófico) de cada família serão realizadas, assim como análises individuais. Espera-se que as famílias das zonas urbanos convivam em um ambiente temporal mais tardio que as de zona rural, com piores desfechos. Os achados poderão contribuir para os campos da Educação e Saúde, em relação a horários escolares, trabalho e lazer, assim como para a saúde do idoso.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudia Rohde

Ciências Biológicas

Genética
  • efeitos genotóxicos, mutagênicos e citotóxicos da radiação natural do semiárido da caatinga (nordeste do brasil) em populações nativas e exóticas de drosophilidae (insecta: diptera)
  • Nesta proposta serão aplicadas ferramentas da mutagênese, aprimoradas pelo nosso grupo de pesquisa em espécie de Drosophilidae, para avaliar efeitos tóxico-genéticos em espécies nativas, invasoras, residentes ou não de um município com intensa radiação natural (Cerro Corá-RN), região semiárida da Caatinga - Nordeste do Brasil. Será testada a hipótese de que as espécies nativas, e que colonizam a região há milhares de anos, desenvolveram habilidades adaptativas para minimizar os efeitos negativos decorrentes da elevada radiação natural (> 2500 Bq/m3). As respostas genéticas serão também avaliadas em populações não nativas, mas que vivem há décadas no local, como Drosophila melanogaster e Zaprionus indianus. Um grupo controle será composto por uma população sensível à radiação natural (Oregon-R, Verçosa et al., 2017). Os efeitos adaptativos (ou radiorresistência) serão também avaliados ao nível celular - por meio de testes citotóxicos e de estresse oxidativo, utilizando hemócitos de larvas e adultos; e por meio da avaliação dos atributos genéticos (fitness) das populações - que poderão apresentar menor longevidade, fecundidade ou tempo de vida por desenvolverem ou priorizarem a radiorresistência. Análises tóxico-genéticas serão aplicadas também na espécie colonizadora recente do Nordeste do Brasil, Zaprionus tuberculatus, para testar os efeitos da radiação natural em espécies recém chegadas e que ainda não tiveram tempo para se adaptarem. Testes também serão feitos em ambiente indoor (interior de uma hospedagem), onde se espera maior acúmulo do gás Radônio e um risco maior para a saúde das pessoas. Pretende-se assim criar um arcabouço científico para reconhecer os efeitos decorrentes da radiação natural sobre os organismos, tomando como modelo de estudo as espécies da família Drosophilidae, e Cerro Corá-RN como “laboratório natural” ideal para testar hipóteses e o biomonitoramento ambiental, nosso tema de estudos nos últimos 10 anos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudia Santos Oliveira

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • eletroestimulação transcraniana por corrente contínua para facilitação da reabilitação neurofuncional em crianças com transtorno do espectro autista: ensaio clínico aleatorizado, placebo-controlado e duplo-ceg
  • Este projeto tem como objetivo: Comparar os efeitos neurofisiológicos e funcionais de dez sessões de treinamento neurofuncional associado a ETCC anódica sobre o córtex motor primário, região cerebelar e estimulação placebo em crianças com TEA. Materiais e Métodos: Ensaio clínico aleatorizado, placebo-controlado e duplo cego que envolverá 30 crianças com diagnóstico de TEA, com idade entre três e oito anos de vida. As crianças serão alocadas de forma aleatorizada em três grupos: Grupo experimental 1 - estimulação do córtex motor: treinamento neurofuncional associada a ETCC anódica sobre o córtex motor primário; Grupo experimental 2 - estimulação da região cerebelar: treinamento neurofuncional associado a ETCC anódica sobre a região cerebelar; Grupo controle - estimulação placebo: treinamento neurofuncional associado a ETCC placebo. Os participantes serão avaliados uma semana antes da intervenção, uma semana após a intervenção, um mês após a intervenção e dois meses após a intervenção. Cada avaliação será constituída da aplicação dos seguintes instrumentos: Protocolo de Observação para Diagnóstico de Autismo (ADOS - Autism Diagnostic Observation Schedule),Escala de Classificação de Autismo Infantil (Childhood Autism Rating Scale - CARS-BR), Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças -2 (Movement Assessment Battery for Children-2, MABC-2), Escala de Equilíbrio Pediátrica, Timed up and go, Walk Test e mensuração da excitabilidade cortical motora, especificamente do potencial evocado motor. As intervenções terão frequência de cinco sessões por semana, efetuadas em duas semanas consecutivas, totalizando dez sessões com duração de 30 minutos. O treinamento neurofuncional e a aplicação da ETCC serão efetuados sincronicamente durante 20 minutos de cada sessão. As estimulações transcranianas ativas envolvem uma intensidade de 1mA. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de p≤0,05.
  • Universidade Evangélica de Goiás - GO - Brasil
  • 03/03/2024-31/03/2027
Foto de perfil

Cláudia Valéria Seullner Brandão

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • ecobiometria do bulbo ocular e fluxometria por doppler colorido das artérias oftálmica interna e central da retina em macaco-de-cheiro (saimiri sp.)
  • O Brasil destaca-se pelo maior número de primatas não-humanos do Novo Mundo e alta diversidade de primatas neotropicais. Além de serem atrações populares em zoológicos, estão se tornando comuns em estudos comparativos do sistema visual devido a sua similaridade com os humanos. Os primatas do género Saimiri são modelos recomendados para pesquisas biomédicas, por isso a necessidade da padronização das mensurações ecobiométricas e do padrão de vascularização ocular na espécie Saimiri sp. Na literatura, as informações referentes a ecobiometria ocular em macacos-de-cheiro são escassas, e são inexistentes quando referentes a dopplerfluxometria das artérias oftálmica interna e central da retina. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as variáveis ecobiométricas do bulbo ocular utilizando a ultrassonografia ocular modo A e modo B, realizando mensurações da câmara anterior, da espessura da lente, da câmara vítrea e do comprimento axial do bulbo ocular; de forma inovadora, realizar a dopplerfluxometria das artérias oftálmica interna e central da retina, representadas por velocidade de pico sistólico, diastólica final, índice de resistividade e de pulsatilidade. A hipótese é de que apesar dos primatas não humanos apresentarem características ecobiométricas e doplerfluxométricas específicas para a espécie, essas apresentarão similaridades ultrassonográficas comparáveis com os seres humanos, fortalecendo a espécie como modelo experimental efetivo. Serão avaliados 12 animais género Saimiri, fêmeas e machos adultos, clinicamente sadios e sem afecções oculares. Os valores de normalidade obtidos poderão ser utilizados em estudos futuros com macacos-de-cheiro, poderão auxíliar no diagnóstico de doenças oculares que culminem em alterações da disposição das estruturas intraoculares ou que promovam alterações do padrão vascular ocular, e auxiliar pesquisas biomédicas visto que são modelos experimentais recomendados para a oftalmologia humana.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 17/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudimar Pereira da Veiga

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • marketing social: as quatro faces de uma mesma moeda
  • Este projeto fará a aplicação empírica dos princípios de marketing social em saúde coletiva para criar e comunicar valor em duas vertentes: (Parte I) promoção da atenção primária para as minorias no Brasil envolvendo a população de rua e os idosos e (Parte II) processos de educação da população em geral para o uso racional e ético de recursos em saúde. A parte I deste projeto propõe explorar as barreiras e facilitadores para oferta do Consultório na Rua a partir do olhar dos profissionais de saúde que integram as equipes assistenciais da população de rua, bem como de analisar o desenvolvimento de intervenções de marketing social que contribuam para a aceitação e adesão de idosos aos programas de promoção da saúde dada a participação limitada desta população nas ações de atenção primária. A parte II deste projeto avaliará estratégias de marketing social voltadas para o uso racional de recursos em saúde envolvendo programa educacional de conscientização sobre câncer no SUS e a promoção dos princípios do mutualismo na saúde suplementar. Para atender ao objetivo proposto neste projeto, a pesquisa fará uso de uma abordagem quali-quantitativa envolvendo uma análise multidimensional que inclui impacto, alcance, sustentabilidade, custo-eficácia e aceitabilidade para capturar totalmente todas as dimensões relevantes para a mudança de comportamento requerido. Trata-se de uma pesquisa indutiva que tenta trazer generalizações da realidade a partir de constatações particulares e considera que os fatos não podem ser interpretados fora de um contexto social. As etapas metodológicas do projeto envolvem revisão sistemática de literatura para o desenvolvimento do instrumento de pesquisa, pesquisa formativa com a obtenção de dados primários da população-alvo utilizando o Modelo COM-B e, por fim, aplicação dos conceitos da roda de mudança do comportamento para definir quais intervenções podem ser potencialmente efetivas na mudança de comportamento desejada.
  • FUNDACAO DOM CABRAL - MG - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio Benedito Silva Furtado

Outra

Multidisciplinar
  • i feira de ciências nos municípios
  • A I Feira de Ciências nos Municípios do estado da Paraíba é uma ação estadual visando o estímulo à cultura científica na educação básica (fundamental e médio) e educação técnica,e tem com finalidade difundir e promover o ensino,a prática científica no ambiente escolar, bem como despertar a prática de investigação científica, a sensibilização e conscientização. Essa ação permite que o projeto atinja diretamente os(as) discentes e docentes em espaços de aprendizagem, por intermédio da popularização da ciência. As atividades deverão ser interativas, práticas e envolver a participação ativa dos alunos e professores, estimulando o aprendizado significativo e o letramento científico. A Feira promoverá atividades de popularização da ciência oferecendo uma oportunidade de alcance amplo e diversificado, sua localização em espaço público aberto contribui para a circulação de pessoas de diferentes idades e origens, tornando-se um ponto de encontro para a comunidade.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claudio Benedito Silva Furtado

Outra

Divulgação Científica
  • olimpíadas científicas na paraíba
  • Vide projeto anexo
  • SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR - PB - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claudio Brondani

Ciências Agrárias

Agronomia
  • ampliação da variabilidade genética da coleção nuclear de arroz da embrapa
  • A base para o desenvolvimento de cultivares superiores de arroz é a variabilidade genética do grupo de genitores utilizado para a geração de linhagens que serão trabalhadas ao longo do programa de melhoramento. A Coleção Nuclear de Arroz da Embrapa, composta por 550 acessos, foi lançada em 2002, e desde então foi genotipada, fenotipada e seus acessos utilizados em cruzamentos. Na época havia 9890 acessos de arroz no Banco Ativo de Germoplasma (BAG), e com o acréscimo da coleção de arroz internacional (112 países) do USDA (EUA), esse número atualmente está em 20791, havendo então a necessidade de estudar esses novos acessos e identificar aqueles que irão ampliar a variabilidade genética da CNAE tanto geneticamente quanto fenotipicamente. Para isso serão genotipados 840 acessos com maior variabilidade da coleção USDA (mini-Core e 50% dos acessos de cada uma das 12 regiões geográficas do mundo), pelo SNP chip GnxUY, contendo 4709 SNPs identificados pela genotipagem da CNAE. Os acessos que irão ampliar a variabilidade genética existente serão avaliados em experimentos de campo (Goiânia, GO e Boa Vista, RR), e cuja fenotipagem irá compor o banco de dados público já existente da CNAE, e, através da análise de mapeamento associativo, irá identificar SNPs associados aos caracteres avaliados, para uso rotineiro da seleção assistida. Os acessos com melhores atributos agronômicos e com maior variabilidade genética serão utilizados como genitores em cruzamentos para obter linhagens de base genética ampla. Em síntese, este projeto não somente adicionará variabilidade genética no melhoramento, mas com base nas avaliações realizadas, fornecerá informações para aumentar a estabilidade da produção das novas cultivares comerciais. A implementação deste projeto dará continuidade ao programa para ampliar a base genética do arroz cultivado, por meio da oferta de cultivares com atributos agronômicos superiores e com maior variabilidade genética.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - GO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio de Oliveira

Ciências Biológicas

Genética
  • taxonomia integrativa e genômica das raias elétricas brasileiras (torpediniformes: narcinidae: narcine)
  • No Brasil, o gênero Narcine é representado pela raia elétrica N. brasiliensis, classificada, quanto a seu status de conservação, como “Vulnerável” e por uma espécie não formalmente descrita (Narcine sp.), o que as tornam prioridade para pesquisas que visam a conservação da biodiversidade. O status taxonômico das espécies do gênero ainda é incerto e sua diversidade genética e estrutura genética populacional nunca foram avaliados. Desta forma, utilizando uma abordagem multidisciplinar de Taxonomia Integrativa, este projeto busca delimitar e validar as espécies do gênero Narcine no Atlântico Sudoeste, assim como construir um genoma de referência de alta qualidade para a espécie N. brasiliensis e aplicar uma abordagem de genômica da paisagem marinha. Estas informações poderão responder a diversas questões sobre a bioecologia, ecologia molecular, diversidade genética, evolução, demografia e capacidade de adaptação às mudanças climáticas dessas raias, gerando dados que podem aperfeiçoar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e subsidiar planos de manejo e conservação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 28/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Claudio Gouvea dos Santos

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • resinas fenólicas de alto impacto preparadas com óleo de alcatrão vegetal
  • Esse projeto se propõe a produzir um compósito particulado inédito pela combinação de dois materiais que são normalmente descartados na natureza. Um é o óleo de alcatrão vegetal, um subproduto do carvoejamento, que ainda é gerado em algumas siderurgias no estado de Minas Gerais. Esse material tem baixo valor agregado e geralmente é utilizado como combustível na própria planta industrial onde é produzido, com potencial de causar impacto ao meio ambiente. O outro material são pneus inservíveis, que muitas vezes são descartados de forma inadequada, podendo também se tornar um problema para o meio ambiente. Sendo um produto da degradação da lignina, o óleo de alcatrão é rico em diversas substâncias fenólicas. No desenvolvimento do projeto ele será utilizado em formulações para preparar resinas fenólicas, um polímero termofixo que tem aplicações em diversos setores industriais. Posteriormente as resinas fenólicas serão misturadas com pó de pneu e curadas para a obtenção dos compósitos particulados. Apesar da sua versatilidade, as resinas fenólicas têm a desvantagem de serem extremamente quebradiças, apresentando baixa resistência ao impacto, sendo raramente utilizadas sozinhas. A incorporação de uma borracha em sua composição poderá melhorar substancialmente suas propriedades mecânicas estendendo ainda mais o seu escopo de aplicações. Por isso um estudo mais aprofundado se faz necessário para determinar o grau de compatilidade entre esses dois componentes e o nível de reforço que pode ser alcançado pela combinação de um termofixo e um elastômero específicos. A incorporação de borrachas em polímeros termoplásticos para a melhoria de suas propriedades mecânicas é um procedimento muito comum. Entretanto o mesmo procedimento envolvendo termofixos é muito pouco ou raramente estudado. A caracterização das propriedades físicas e mecânicas dos compósitos obtidos permitirá avaliar possíveis novas aplicações para esses materiais, com a vantagem de serem de baixo custo.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio Jose de Araujo Mota

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • hidrogenação de co2 a metanol e dme: uma abordagem integrada para uma planta de biogás
  • A proposta envolve a captura de CO2, a produção de hidrogênio por fotocatálise e a hidrogenação do CO2 para produzir metanol e dimetil éter (DME), ambos combustíveis com potencial aplicação em motores de ignição por compressão. Na parte de captura serão desenvolvidos adsorventes funcionalizados, baseados em quitosana e arginina, visando a captura do CO2 de uma corrente de biogás e do gás de queima do biometano. A produção de hidrogênio envolverá a quebra da molécula da água por fotocatalisadores baseados em nanopartículas de metais nobre (Au, Ag) sobre semicondutores, em especial derivados de nióbio, usando luz visível. A hidrogenação ocorrerá sobre catalisadores de Cu.ZnO com diferentes promotores em fluxo contínuo visando a produção de metanol e, também, DME. A proposta ainda envolve um estudo totalmente inovador, integrando captura e conversão de CO2. Nessa abordagem, o CO2 é inicialmente capturado por uma solução básica e hidrogenado in situ a metanol, sem que ocorra uma etapa de separação do CO2 capturado. Por fim, serão realizados cálculos teóricos dos processos de captura com os adsorventes desenvolvidos e sobre o caminho reacional de hidrogenação do CO2 nos catalisadores estudados, identificando possíveis intermediários, como forma de melhor compreender os sistemas e alavancar possíveis melhorias. O projeto tem total inserção em diversas vertentes do Programa Combustível do Futuro e é focado no aproveitamento do CO2., sobretudo oriundo de processos fermentativos, como os de produção de biogás. O objetivo é integrar a captura de CO2 com a produção de H2 usando energia solar para produzir metanol e DME, combustíveis que podem ser usados em motores de ignição por compressão. A abordagem de integração de captura e conversão de CO2, evitando a recuperação do gás que acarreta custos energéticos, é inovadora e com potencial de levar à uma disruptura tecnológica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio Jose de Araujo Mota

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • captura e conversão de co2 por via química e fotoquímica
  • O projeto contempla estudos de captura e conversão de CO2. Na área de captura serão desenvolvidos materiais funcionalizados utilizando biomassa, sobretudo a quitosana, na forma de carvões ou impregnada em materiais de alta área. Os adsorventes serão caracterizados por diversas técnicas e avaliados na captura de CO2 sob condições padrão de temperatura e pressão. Os materiais de melhor desempenho serão avaliados na captura de CO2 de correntes gasosas, como misturas que simulem gases de exaustão da queima de combustível fóssil. Na área de conversão os estudos estão focados na hidrogenação a hidrocarbonetos e na fotorredução do CO2. Na primeira linha serão estudados catalisadores de Fe e Co suportados em CeO2 nanoestruturado. A ideia é estudar a conversão direta, envolvendo a RWGS, onde CO2 é convertido em CO, e a síntese de Fischer-Tropsch, onde o CO formado é hidrogenado a hidrocarbonetos. Os materiais serão caracterizados por diferentes técnicas e avaliados em unidade de fluxo contínuo, sobretudo visando hidrocarbonetos na faixa de 3 a 10 átomos de carbono. Os estudos de fotorredução empregarão fotocatalisadores plasmônicos baseados em nanopartículas de metais nobres (Au e Ag) suportadas em óxido de nióbio spiky. Também serão exploradas perovskitas de nióbio contendo metais suportados. Os materiais também serão caracterizados por diversas técnicas e avaliados em células fotoquímicas na fotorredução do CO2 em meio aquoso, visando a produção de CO e ácido fórmico. A proposta também envolve a realização de cálculos teóricos para auxiliar na compreensão e racionalização dos resultados experimentais. Serão utilizados métodos DFT periódicos para o cálculo de adsorção de CO2 em sistemas que simulem os materiais preparados. Também serão realizados cálculos sobre a redução a CO em sistemas que simulem os catalisadores metálicos. A proposta também envolve a realização de dois workshops sobre sustentabilidade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio Landim

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • mecanica estatistica fora do equilibrio
  • Muitos dos avanços mais importantes em nossa compreensão científica do mundo material surgiram da conexão entre o comportamento de átomos e moléculas – os constituintes microscópicos da matéria comum – e as propriedades e o comportamento macroscópico de sistemas, inclusive biológicos. Este é o assunto da mecânica estatística, que fornece a estrutura conceitual para relacionar fenômenos macroscópicos de equilíbrio, como fervura e congelamento, e de não-equilíbrio, como conduçao de calor e difusão, às suas origens na dinâmica de átomos e moléculas. Neste projeto desejamos deduzir informações detalhadas sobre o comportamento em tempos grandes de sistemas de partículas interagentes. Assumindo uma assimetria na evolução, em um limite apropriado de escala, o sistema converge à soluções de equações diferenciais parciais estocásticas não lineares. Pretendemos também examinar modelos de partículas com condições de fronteiras que sobrevivem no limite de escala. Desejamos estudar o efeito de ambientes aleatórios heterogêneos no comportamento de processos estocásticos. Mais precisamente, descrever a transição entre um comportamento localizado no caso de um ambiente estático, análogo à localização de Anderson, e um comportamento deslocalizado quando o ambiente evolui de forma mais rápida do que o sistema subjacente. Esta questão pode ser abordada tanto para sistemas de partículas quanto para modelos de percolação. Formulou-se recentemente uma teoria do comportamento metaestável de dinâmicas estocásticas. Em escalas de tempo longas, observa-se um período longo de termalização em um poço seguida de uma transição rápida de um poço a outro. Em ambientes aleatórios, como vidros de spin, surgem uma profusão de poços de tamanhos variados. Novas ferramentas se tornam necessárias para descrever o comportamento destes sistemas em escalas de tempos longas.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cláudio Leite de Souza

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • aumento da produção de metano no biogás e minimização de emissões de metano e sulfeto de hidrogênio no efluente líquido no tratamento de esgoto doméstico em reatores anaeróbios
  • Apesar das várias vantagens, como baixos custos de implantação e operação, os reatores anaeróbios UASB têm como um dos principais desafios o gerenciamento dos gases formados no processo de conversão dos compostos orgânicos. Entre estes gases, têm-se como os mais importantes o metano (CH4) e o sulfeto de hidrogênio (H2S), que se encontram tanto como constituintes do biogás quanto como dissolvidos no efluente dos reatores. A presença desses gases dissolvidos no efluente, com consequentes emissões descontroladas é uma problemática que causa preocupações em âmbitos sociais, ambientais e econômicos: ocorrências de maus odores, corrosão pelo H2S e efeito estufa e perda de energia potencial. A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a produção de biogás/metano em reatores anaeróbios (UASB e compartimentado) em estações de tratamento de esgoto doméstico. Grandes dificuldades são encontradas nesse sentido quando em operação em condições de esgoto, vazão e escala próximas das reais. Por outro lado, é possível se buscar recuperar subprodutos adicionais no tratamento com reatores anaeróbios, considerando a remoção de sulfeto de hidrogênio por oxidação, sendo possível precipitar e recuperar enxofre elementar junto aos sedimentos/biofilmes. Nesse contexto, dentro da linha de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para aumento da produção de metano no biogás e minimização de emissões de metano e sulfeto de hidrogênio no efluente líquido, alternativas experimentais como câmara de dessorção (CD), microaeração e codigestão com resíduos alimentares serão investigadas e aprimoradas no tratamento de esgoto doméstico em reatores UASB, além de desenvolvimentos também com reator anaeróbio tipo compartimentado. Para essas atividades experimentais, coletas de amostras de efluentes líquidos, gasosos e lodo deverão ser realizadas, assim como adequadas análises físico-químicas, cromatográficas e microbiológicas, a partir do tratamento de esgoto doméstico real.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Claudio Lenz Cesar

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • gravímetro ótico robusto e sensível para prospecção e monitoramento de poços de óleo, gás, e recursos minerais.
  • A aceleração da gravidade local depende dos objetos e geologia da região, sendo sensível à presença de campos de óleo e gás, aquíferos, reservas minerais e encharcamento de encostas. Assim, o mapeamento gravitacional é uma ferramenta auxiliar na prospecção desses recursos minerais. No caso de petróleo e aquíferos, um monitoramento em 4D (espaço-e-tempo) – que requer altas sensibilidade e estabilidade, robustez e operação remota e autônoma – poderia mostrar a extração de um poço. Desenvolvemos um gravímetro ótico de alta sensibilidade, robusto, e com potencial para alta estabilidade e de ser submerso (possivelmente o único). A 1a etapa de P&D foi financiada pela Petrobrás. Na fase inicial do sensor no laboratório, obtemos uma resolução de 1E-6g (1 mGal), em tempos de 1s, e 100µGal em 60s de integração; onde uma mudança de 1m de altura na Terra gera uma mudança de 0.3E-6g. Vamos melhorar essa sensibilidade incorporando novas ferramentas. O Princípio de Equivalência não discrimina entre aceleração inercial e gravitacional. Vibrações e abalos sísmicos são a princípio indistinguíveis de variações gravitacionais. Além da discriminação por escalas de tempo, o uso da gradiometria, ou gradiente da gravidade, permite subtrair o ruído inercial. Por essa técnica, sensores quase-idênticos colocados em diferentes alturas e sujeitos à mesma aceleração inercial, que seria subtraída, registram o gradiente da aceleração gravitacional. Para isso, é necessário obter boa reprodutibilidade na construção dos sensores. Dessa forma, os objetivos desse projeto são: o (i) aumento da sensibilidade (para a escala de dezenas de µGal em poucos segundos de integração) incluindo novas ferramentas óticas; (ii) caracterização da estabilidade de longo prazo; (iii) construção de protótipos de campo para operação estática, ou em carros, drones ou navios; (iv) caracterização da reprodutibilidade na construção do sensor para uso na configuração de gradiômetro; e (iv) construção de protótipo submersível.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 08/12/2022-31/12/2025