Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marystela Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • insights para uma agricultura sustentável: monitoramento ambiental e agrícola através de dispositivos baseados em materiais biodegradáveis e liberação controlada de ingredientes ativos para agricultura através de polímeros naturais
  • A demanda por alimentos e a flexibilização do uso de agrotóxicos têm influenciado no crescente consumo de insumos agrícolas tais como fertilizantes e defensivos. O Brasil ocupa o topo da lista de consumo de agrotóxicos, e também está entre os maiores consumidores de fertilizantes, este último uma das principais fontes de metais poluentes no solo e água. Neste sentido, um olhar sustentável para a agricultura se faz necessário, e diferentes caminhos podem ser perseguidos para uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente, seja pelo (1) desenvolvimento de dispositivos para o monitoramento constante do solo, água e alimentos, ou pela (2) investigação de sistemas para liberação controlada de nutrientes no solo ou de ingredientes ativos específicos como hormônios de crescimento e defensivos. Para o item 1, o diferencial desta proposta em relação aos demais que propõe o desenvolvimento de sensores está na aplicação de polímeros biodegradáveis e flexíveis, refletindo em dispositivos robustos, baratos e de fácil disposição final do resíduo. Brevemente, substratos de ácido polilático (PLA), poli(butileno adipato co-tereftalato (PBAT) ou polivinil ácido (PVA) dopados com materiais carbonáceos serão fabricados e devidamente modificados para a fabricação de sensores para a área agrícola (metais poluentes e pesticidas) através de técnicas como o Layer-by-Layer (LbL) e/ou LIG (laser induced graphene). Na vertente 2, sistemas de liberação controlada para nutrientes e ingredientes ativos serão desenvolvidos através de materiais naturais como amido e lignina. Neste projeto, propomos a combinação dessas duas vertentes, de suma importância para uma agricultura sustentável, unindo o monitoramento das necessidades do solo e a liberação sob demanda, e consequentemente, reduzindo o dispêndio desnecessário de fertilizantes e pesticidas no ambiente.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Marzo Edir da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • avaliação do estado funcional de pessoas idosas: o que medir e como promover
  • Em um cenário de crescimento da população idosa é essencial avaliar o estado funcional desse público, bem como propor estratégias para manutenção e promoção da independência da pessoa idosa. Nesse sentido, a presente proposta tem por objetivo elencar os testes que mais se aproximam das atividades da vida diária da pessoa idosa e propor um conjunto de testes para avaliação do estado funcional desse público. Por meio, dos testes elencados será proposta uma bateria de testes para avaliação do estado funcional. A partir dessa bateria serão investigados diferentes protocolos de treinamento com o objetivo de promover o estado funcional da população idosa. Essa proposta se faz necessária, uma vez que a maior parte das baterias de avaliação propostas não abrangem o conceito de estado funcional sendo a utilização da aptidão física e aspectos cognitivos básicos no contexto das atividades cotidianas individuais e coletivas. Além disso, não há um consenso sobre qual método de treinamento seria a melhor abordagem para promoção do estado funcional da pessoa idosa e poucos estudos investigaram a aceitação desse público a diferentes métodos de treinamento. Por conseguinte, a presente proposta investigará os efeitos de diferentes protocolos de treinamento no estado funcional da pessoa idosa, bem como a aceitação e aderência desse público aos métodos de treinamento utilizados. Essa proposta é plausível uma vez que a o conceito de estado funcional ainda precisa ser investigado e o exercício físico apesar de benéfico para o público idoso tem sua eficácia dependente da aderência ao protocolo de intervenção. Desse modo, a explicação e descrição do estado funcional da pessoa idosa será realizada com a proposição de uma bateria de testes com base em pressupostos teóricos (revisão de literatura) e empíricos (estudo transversal). Por fim serão investigados métodos de treinamento baseados nas recomendações mais recentes na literatura científica para o público idoso (ensaio clínico).
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026