Projetos de Pesquisa

 

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Aline Alves Ferreira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • análise longitudinal de indicadores do estado nutricional de indígenas xavante do brasil central
  • Apesar de uma razoável caracterização das claras desigualdades nos indicadores de saúde de povos indígenas no país, a grande maioria dos estudos são pontuais e sem continuidade. Além disso, a geração de informações, com monitoramento à saúde é colocada como central na Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, mas na prática recebe pouca ênfase. Assim, o objetivo deste é organizar, sistematizar e analisar dados de indicadores do estado nutricional (EN) dos Xavante(MT), coletados entre 1976-2018. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal, a partir da sistematização e organização de todos os inquéritos de saúde ocorridos nos Xavante de Pimentel Barbosa. A primeira fase consiste em preparar o banco longitudinal de indicadores do EN (peso, comprimento/estatura, perímetros, dobras cutâneas, níveis tensionais e hemoglobina) e de condições socioeconômicas e demográficas, com digitação de dados recuperados dos anos 1970 e recuperação digital dos dados de 1990. Os dados posteriores já estão digitalizados mas não sistematizados/organizados. Os bancos serão padronizados e unificados para posterior análise. Serão realizadas medidas de tendência e posição, aplicados testes de hipótese (IC=95%) para comparações de médias e proporções. Serão construídas curvas suavizadas via spline para as análises longitudinais e utilizado o modelo aditivo generalizado misto, respeitando as correlações existentes entre as variáveis e por não saber a tendência de crescimento ou oscilações dos desfechos do estudo. De maneira inovadora, os dados serão sistematizados de forma integrada e posteriormente colocados sob o controle dos próprios indígenas Xavante que participaram da investigação. As informações obtidas permitirão melhor compreensão das condições de vida da comunidade ao longo do tempo, compreendendo também os processos de transição mais acelerada em saúde e nutrição, possibilitando a implementação de propostas que visem a diminuição das iniquidades e desigualdades em saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Aline Arcanjo Gomes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho funcional em indivíduos com diabetes: um ensaio clínico randomizado
  • A utilização da Estimulação Elétrica Transcraniana Contínua (tDCS) vem se apresentando como uma nova e importante técnica para o condicionamento do controle motor e ajuste postural. Estudos vem demostrando que sua aplicação sobre as áreas corticais motora primária e cerebelo tem a capacidade de melhorar o desempenho funcional de pessoas com diversas condições de saúde. Entretanto sua aplicação em uma população de portadores de Diabetes Mellitus (DM) ainda é pouco estudada. Indivíduos com DM apresentam importantes perdas funcionais e diminuição do seu desempenho motor e cognitivo com a progressão da doença. Desta forma, faz-se necessário os estudo sobre a influência do tDCS sobre o desempenho motor de pessoas com DM. O objetivo deste estudo é verificar o efeito da aplicação do tDCS em regiões corticais motora primária e cerebelo sobre o desempenho da dupla-tarefa e demais métricas funcionais em pessoas com DM. Para tal, 126 participantes serão aleatoriamente alocados em seis grupos: 1) Grupo controle sham, 2) Grupo DM sham, 3) Grupo controle tDCS em córtex motor, 4) Grupo controle tDCS em cerebelo, 5) Grupo DM em córtex motor, e 6) Grupo DM em cerebelo. Os grupos serão avaliados para neuropatia periférica através da Michigan Neuropathy Screening Instrument, aqueles que se apresentarem a complicação serão excluídos. Os participantes serão submetidos a diversos testes funcionais e cognitivos, mais notavelmente o teste de dupla-tarefa motor-cognitivo, antes e depois de um protocolo de intervenção. O protocolo de intervenção consiste em aplicar tDCS com anodo sobre o córtex motor primário M1 ou cerebelo, conforme o grupo, e cátodo sobre o músculo deltóide. Os grupos sham terão os eletrodos posicionados sobre M1 e cerebelo concomitante, mas a corrente será desligada após 30 segundos de aplicação. A aplicação do tDCS acontecerá em duas séries de cinco dias consecutivos, por 20 minutos, com dois dias de intervalo entre as séries.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Aline Chaves Intorne

Outra

Divulgação Científica
  • do etnoconhecimento às inovações tecnológicas: como alcançar a população com o brasil científico
  • O conhecimento científico produzido nas instituições não tem capilaridade suficiente para atingir a população fora da academia, mesmo que seus avanços e descobertas tenham impacto direto na sociedade. Trazer essa discussão para o centro das pautas faz parte do processo de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o que contribui para a difusão do conhecimento científico. Este projeto foi idealizado a fim de realizar divulgação científica nas plataformas digitais e em ações presenciais, como forma de conectar as instituições de ensino e pesquisa, a gestão pública, as empresas e o público não cientista de forma concisa e clara. Neste sentido, aproveitamos o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2022, sob a temática: “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, para promover um ambiente de ações integradas sobre um tema comum em que o público-alvo possa entender informações científicas, de forma a entrelaçar as inovações tecnológicas e descobertas que ocorrem diariamente no campo científico aos conhecimentos e culturas do cotidiano. Esperamos proporcionar uma comunicação bidirecional, além de implementar ações concretas para a divulgação da CT&I nas cidades do interior do Rio de Janeiro, capazes de estabelecer um valioso intercâmbio de etnoconhecimento, saberes, cultura e experiências entre as Instituições de Ensino Superior e a Sociedade, trazendo o Ensino Básico como o pilar para o desenvolvimento futuro. As Instituições parceiras irão realizar em conjunto as modalidades de estratégias e metodologias. Após o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, serão realizadas atividades que irão complementar a proposta, trazendo a ciência para o dia a dia da comunidade a fim de estimular a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Sep 20 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Aline Chaves Intorne

Ciências Humanas

Educação
  • transversalidade no ensino para uma educação humanitária
  • A popularização da ciência e da tecnologia (C&T) se faz com o uso de recursos e processos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica para o público em geral. Com isso em mente, apresenta-se a proposta de incluir uma pauta que seja capaz de abordar, no geral, esses aspectos tão relevantes para nossa sociedade, lembrando sempre do contexto no qual estamos inseridos: a pandemia. Este que levou múltiplas vertentes sejam da educação, pesquisa e tecnologia a se reorganizarem e se reestruturarem para atenderem à demanda exigida por esse momento. Com isso foi idealizado o projeto: Transversalidade no Ensino para uma Educação Humanitária que visa realizar divulgação científica através da página “Ciência Pra Gente” em diversas plataformas digitais como YouTubeⓇ, FacebookⓇ e InstagramⓇ para o público não cientista de forma concisa e clara. Neste sentido, aproveitamos o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2021, sob a temática: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para possibilitar um ambiente de ações similares e integradas sobre um tema comum em que o público leigo possa entender informações científicas antes exclusivas em revistas científicas e no meio acadêmico, de forma a se integrar das inovações tecnológicas e descobertas que ocorrem diariamente. Com isso, esperamos proporcionar uma comunicação bidirecional entre a comunidade científica e a sociedade, além de implementar ações concretas para a divulgação e popularização da CT&I no âmbito da transversalidade, especialmente, nas regiões Norte, Noroeste e Sul Fluminense, capazes de estabelecer um valioso intercâmbio de saberes e experiências entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Sociedade, trazendo o Ensino Básico como o pilar para o nosso desenvolvimento futuro. Com base nas premissas expostas, as Instituições parceiras nessa proposta são: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Volta Redonda (IFRJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense campus Volta Redonda (UFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e o Consórcio de Ensino a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Juntas essas instituições irão trabalhar as modalidades: “Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV E Outras Mídias”, “Ciclo de Palestras”, “Publicação de Cards” e “Realização de Lives”. Somado a isso, após a realização do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação serão realizadas atividades satélites, que vão complementar a proposta. Dessa forma, esperamos mostrar que a popularização da ciência deve ser entendida como um movimento que acontece das mais diferentes formas, envolvendo os mais diferentes atores. No entanto, as IES devem assumir a responsabilidade e criar mecanismos que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Oct 11 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023