Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sonia Maria Vanzella Castellar

Ciências Humanas

Geografia
  • pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino
  • Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sonia Regina Nozabielli

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • desenvolvimentos e desigualdades: entre as palafitas e o complexo portuário de santos
  • A pesquisa aborda desenvolvimentos e desigualdades na relação com segmentos da classe trabalhadora. A produção e reprodução da vida material e social no Brasil se sustenta em heranças colonialistas e escravistas, sob uma dependência econômica que delimita os avanços de desenvolvimentos brasileiros, impulsionados pelo Estado sob diferentes governos, para a garantia da acumulação capitalista. Essa lógica é marcada por deslocamentos que resultam em consequências para segmentos da classe trabalhadora, principalmente na última década, abrangendo os tempos do COVID-19. Constitui objeto da pesquisa o porto e as palafitas como componentes de uma unidade de análise das desigualdades e desenvolvimentos, que justificam e influenciam as respostas de trabalho e da proteção social para segmentos da classe trabalhadora, na particularidade do complexo portuário de Santos. Nesse contexto, o problema da pesquisa pode ser delimitado: se o complexo portuário de Santos é estratégico para o capital e importante na rede econômica global, que impactos têm os desenvolvimentos sobre a organização da vida de segmentos da classe trabalhadora? Tendo como pressuposto que, nessa organização, tanto o trabalho como a proteção social dependem de condições estruturais e de correlação de forças políticas, afirma-se a hipótese dessa pesquisa: as respostas às demandas de proteção social e trabalho, que deveriam traduzir expectativas éticas e políticas da realização da vida humana, estão submetidas às exigências de recomposição da acumulação do capital, sob as tramas das desigualdades com fortes marcas da colonização e escravidão. É uma pesquisa qualitativa com a utilização de uma combinação de técnicas, a observação participante, diário de campo, o recurso da cartografia e da imagem, as entrevistas, e a recorrência a fontes diversas com os seguintes procedimentos, pesquisa bibliográfica, histórica e documental e pesquisa de campo.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Soraia Sales Dornelles

Ciências Humanas

História
  • vilas indígenas na amazônia pombalina em perspectiva conectada (1757-1798)
  • Na segunda metade do século XVIII, Portugal promoveu um grande esforço para a reorganização administrativa do Império, com objetivos que passavam pela garantia da soberania dos territórios no ultramar e sua efetiva exploração econômica. Com a assinatura do Tratado de Madrid (1750), a demarcação de fronteiras tornou-se prioridade, fato que colocou a região Norte da América no centro das ações reformadoras portuguesas. Central nessa mudança foi a publicação do Diretório dos Índios (1757), política indigenista concebida a partir das experiências amazônicas e estendida para o estado do Brasil em 1758. O Diretório pombalino (1757-1798) transformou antigos aldeamentos missionários em vilas e lugares de Índios. Este projeto visa investigar como as populações indígenas se inseriram no universo colonial setecentista a partir da formação das Vilas de Índios da Amazônia (Pará e Maranhão) que previam a incorporação das populações originárias através do trabalho assalariado, de sua participação na governança e comércio das vilas e por meio de uma reforma cultural baseada no cristianismo. Assim, propomos trazer à tona a discussão sobre a formação desses espaços coloniais destacando o papel ativo dos povos indígenas na constituição dessa sociedade, anteriormente, negados ou subestimados na historiografia. Procuraremos demonstrar como o trabalho indígena e o comércio contribuíram para inseri-los na sociedade colonial, mas também o papel que desempenharam nos processos de acumulação interna da colônia e sua conexão com o Estado do Brasil, particularmente as capitanias do Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande de São Pedro e com o Atlântico Equatorial. Também está no escopo do projeto compreender a inserção dessas populações na sociedade colonial lusa por meio da vida cristã e da intenção assimilacionista da política. Através do referencial teórico-metodológico da história social e da história indígena analisaremos documentação a primária e secundária.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Spartaco Astolfi Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de terapia genética baseada em vetor viral multivalvo para o tratamento do alzheimer
  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas possuem demência no mundo. No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem DA, acredita-se que a prevalência nacional é mais alta que a mundial. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa multifatorial, sendo uma de suas principais causas definidas, a formação de placas derivadas do acúmulo de uma proteína chamada Beta-Amilóide. As placas de Beta-Amilóides são formadas da clivagem de uma proteína maior encontrada na membrana chamada Proteína Precursora de Beta-Amilóide – APP. Em grande parte dos pacientes com Alzheimer foi identificado um aumento na expressão do mRNA da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, o que pode contribuir para o acúmulo de beta-amilóide e formação das placas. Posto isso, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), será diminuída a expressão do RNA mensageiro da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, Beta secretase e TAU acarretando em uma diminuição na produção da proteína Beta-Amilóide, reduzindo seu acúmulo e formação das placas de Beta-Amilóide, assim como, ocorrerá o silenciamento de miRNAS que atuam como silenciadores de Alfa secretase atráves da atividade de um RNA circular. Com base em buscas realizadas na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, estimamos que este produto será o primeiro produto comercial brasileiro que atuará diretamente em uma das causas conhecidas da doença, através da inovadora técnica de terapia celular a base de RNA de interferência. Atualmente são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde 4 medicamentos que atuam apenas na redução dos efeitos do Alzheimer: donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina. Os medicamentos: donepezila, galantamina, rivastigmina são todos inibidores da acetilcolinesterase, uma enzima que degrada um importante neurotransmissor, a acetilcolina, a memantina é um medicamento antagonista do receptor N-metil D-Aspartato - NMDA utilizado como neuroprotetor no tratamento sintomático da doença.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Stefânia Ordovás de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transformação digital no varejo omnicanal: mapeamento, definição de gargalos e entrega de soluções
  • O setor de serviços costuma representar acima de 70% do PIB das principais economias mundiais (incluindo o Brasil), e o varejo tem importante papel nesse número. Nos últimos anos, impulsionada por avanços tecnológicos, novos comportamentos de compra e pela recente crise sanitária, importantes mudanças foram feitas no setor. Uma destas foi a configuração multi ou omnicanal, onde o consumidor interage com o varejista por meio de múltiplos canais integrados. Em paralelo, há uma linha de pesquisa importante que é o entendimento da jornada do cliente, desde a identificação de suas necessidades até a compra, o consumo e o descarte de produtos. Essa jornada, muitas vezes vista como linear, sofre bruscas alterações quando levada para o contexto omnicanal, onde as interações podem ocorrer na loja física, pessoalmente, por meio de sites ou aplicativos, ou mesmo por uma combinação dessas possibilidades. Assim, este projeto busca compreender e mapear a jornada do consumidor no mercado calçadista feminino, no contexto omnicanal, identificando pontos de contato e de fricção entre varejista e consumidor. A questão de pesquisa que se apresenta para tanto é: quais os gargalos para a transformação digital para omnicanalidade no varejo calçadista brasileiro? Esta questão é de relevância teórica e prática e passível de ser realizada com as parcerias deste projeto. Para tanto, será realizada uma pesquisa envolvendo duas etapas: a primeira, qualitativa, junto a varejistas, especialistas em varejo calçadista e consumidores, compreendendo a omnicanalidade do setor e mapeando a jornada do consumidor; a segunda, quantitativa, como forma de validar a jornada e identificar pontos de contato e fricção. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de soluções tecnológicas em parceria com a DB Server para os pontos de fricção encontrados, que serão propriedade da Escola de Negócios da PUCRS/LABEX e, além de servirem aos varejistas parceiros, serão utilizados em projetos de ensino e pesquisa futuros.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025