Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior

Ciências Humanas

História
  • a ocupação de alcatraz e o movimento indígena nos estados unidos: memórias, usos do passado e cultura política (1969-1971)
  • O projeto pretende analisar a ações e os projetos políticos empreendidos pelos ativistas indígenas que ocuparam a ilha de Alcatraz, localizada na Baía de São Francisco, entre novembro de 1969 e junho de 1971. Na ocasião, um grupo de 89 estudantes nativos chegaram à antiga prisão federal, intitulando-se “Indígenas de todas as Tribos”, com o objetivo de reclamar o território para a fundação de um centro cultural e uma universidade indígenas. Através da análise de seus manifestos públicos, do registro de suas atividades, da cobertura pela imprensa local e dos livros de memória, buscaremos compreender como uma leitura própria do passado foi utilizada tanto como instrumento de legitimação das ações políticas de ação direta não violenta, visando a autodeterminação dos povos indígenas nos Estados Unidos, como também instrumento para forjar uma identidade interétnica, que pudesse reverter as péssimas condições sociais dos povos nativos nos centros urbanos e nas reservas. Interessa ainda contribuir para os debates acerca do movimento indígena no contexto das lutas pelos direitos civis nas décadas de 1960 e 1970, objeto pouco explorado pela bibliografia especializada nos Estados Unidos e no Brasil.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Holanda Sampaio

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • lectinas de organismos marinhos: moléculas promissoras no combate a microrganismos multirresistentes
  • A resistência antimicrobiana é um problema crítico de saúde pública global refletindo no aumento do número de infecções e mortes causadas por microrganismos multirresistentes. Muitas dessas infecções estão associadas diretamente a capacidade de microrganismos formarem comunidades denominadas biofilmes. Nesse sentido, lectinas isoladas de organismos marinhos surgem como potenciais moléculas a serem estudadas em novas terapêuticas antimicrobianas. Lectinas são proteínas capazes de reconhecer e ligar-se a carboidratos de forma reversível e específica. Os organismos marinhos representam uma fonte rica e ainda pouco explorada de biomoléculas com potencial biotecnológico. Nosso grupo tem se destacado no campo da biotecnologia marinha ao estudar lectinas de organismos marinhos como possíveis novos agentes antimicrobianos. Entretanto, as bases moleculares da ação antimicrobiana e antibiofilme destas lectinas ainda não são bem compreendidas, bem como estudos da ação das lectinas em combinação com antibióticos ainda são escassos. Assim, a presente proposta tem como objetivo prospectar lectinas com potencial antimicrobiano sobre microrganismos resistentes e seus biofilmes, além de estudar as bases moleculares dos mecanismos de ação das lectinas. Para tanto, os organismos marinhos (algas e invertebrados) serão coletados em poças de maré e por meio de mergulho autônomo. As lectinas serão isoladas a partir de extratos aquosos e caracterizadas por meio de técnicas modernas, como espectrometria de massas e dicroísmo circular, como também produzidas de forma recombinante, minimizando o impacto ambiental gerado pelas coletas. A atividade atimicrobiana/antibiofilme das lectinas será avaliada contra microrganismos multirresistentes (culturas planctônicas e biofilmes) através de técnicas de microbiologia aplicada, e avaliadas quanto aos seus mecanismos de ação através de microscopia eletrônica. Finalmente, os mecanismos de ação serão elucidados por meio de cálculos computacionais.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre José Henrique de Oliveira Luna

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • investigando o engajamento na aprendizagem gerencial em projetos de inovação
  • A pesquisa visa avançar na compreensão do fenômeno do engajamento. O estudo do engajamento contribui para entender processos cognitivos, motivacionais e emocionais relacionados ao envolvimento ativo em atividades e seu impacto na satisfação pessoal, bem-estar e realização. Esse fenômeno tem significativo impacto econômico em áreas como educação, trabalho, gestão de pessoas, empreendedorismo, inovação e saúde. Sendo o engajamento um fator crítico para o sucesso das transformações organizacionais, sua melhor compreensão pode oferecer insights relevantes para a Ciência, a indústria e a sociedade. Ao conhecer melhor os fatores que influenciam o engajamento, pode-se desenvolver estratégias e instrumentos que favoreçam sua manifestação. Os jogos sérios, projetados para transmitir informações, educar, treinar e simular situações do mundo real em ambientes controlados, têm sido utilizados como instrumentos valiosos para observar fenômenos comportamentais. O uso de um Business Simulation Game (BSG) desenvolvido em projetos coordenados pelo proponente tem ajudado a entender e mitigar os desafios do engajamento no processo de aprendizagem em gerenciamento de projetos. O estudo utilizará uma abordagem de métodos mistos, ancorada pela Design Science Research, para desenvolver e avaliar um BSG como laboratório para investigação do engajamento em gerenciamento de projetos de inovação, com especial interesse na saúde digital. Planeja-se avançar na investigação do fenômeno do engajamento nesse contexto, buscando produzir insights para reduzir as barreiras para adoção de novas tecnologias, lidar com a complexidade regulatória, mobilizar a gama de stakeholders desses projetos, e auxiliar na gestão e no design de soluções inovadoras. Espera-se que ao aplicar tais insights na aprendizagem gerencial possamos auxiliar na acomodação das transformações organizacionais, especialmente em ambientes dinâmicos como os de inovação, favorecendo o avanço do estado da arte da Governança Ágil.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre José Macedo

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • biodiversidade brasileira como fonte de produtos bioterapêuticos: uma abordagem translacional na busca de probióticos de nova geração
  • O presente projeto tem como principal objetivo focalizar esforços de um grupo de pesquisadores, incluindo 2 grupos internacionais, que já atuam em bioprospecção, biodiversidade e probióticos na busca de microrganismos com atividades diferenciadas para compormos um novo portfólio de probióticos de nova geração do Brasil. Particularmente buscamos melhoria do sistema nervoso central (SNC) e cardíaco, e para aspectos que impactem positivamente na obesidade e imunidade. Como objetivos específicos temos: (i) Prospectar leveduras e bactérias não convencionais em nossas coleções oriundas da biodiversidade brasileira e de bebidas do tipo Kombucha visando aplicação como probióticos; (ii) Analisar por bioinformática genomas de leveduras e bactérias já sequenciadas buscando genes importantes para bioterapêutica, especialmente para o SNC, cardíaco, obesidade e imunidade, incluindo comparação com linhagens comercialmente disponíveis; (iii) Avaliar in vitro o potencial probiótico e o efeito benéfico desses isolados e sequenciar genomas a fim de avaliar e mapear genes envolvidos no fenótipo probiótico dos mais promissores; (iv) Analisar o metaboloma das bactérias e leveduras probióticas selecionadas de modo a identificar compostos e vias metabólicas importantes; (v) Avaliar os efeitos da ingestão da kombucha sobre a microbiota intestinal humana, bem como verificar a influência do consumo de kombucha sobre parâmetros fisiológicos e bioquímicos relacionados à saúde. Como resultados preliminares temos pelo menos 2 leveduras que passaram por toda bateria de testes que simulam a sobrevivência dos probióticos, bem como outros 2 genomas bacterianos promissores por serem de ambiente peculiar (Caatinga) com expressão avantajada de Heat Shock Proteins (HSPs) que são estimuladoras do sistema imune, bem como vias metabólicas da produção de folato, importantes no controle de colesterol e vias da produção de GABA, importante no SNC.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Keiji Tashima

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • anticorpos contra o sars-cov-2: obtenção de sequências a partir de células b e plasma de vacinados
  • O vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, se espalhou rapidamente por todas as regiões do mundo, ocasionando na pandemia decretada em março de 2020. Além do grande número de mortes causado pela doença, os infectados que sobrevivem apresentam diferentes padrões de recuperação, sendo que uma parcela significativa desses indivíduos apresenta sintomas pós-COVID-19, que vêm sendo denominados como COVID longa. O método preventivo mais efetivo contra a infecção viral adotado mundialmente é a vacinação. No entanto, apesar da efetividade da vacinação, há uma parcela significativa de indivíduos não vacinados, com esquema de vacinação imcompleto, imunossuprimidos ou com doenças crônicas que precisarão de tratamentos alternativos para tratar sintomas severos da COVID-19. Por esses motivos, estudos clínicos continuam em andamento com o intuito de se encontrar fármacos ou procedimentos efetivos contra a doença. O soro de vacinados contra a COVID-19 contém anticorpos neutralizantes contra o vírus, mas também anticorpos não específicos e uma série de outros compostos. O isolamento apenas dos anticorpos neutralizantes para o tratamento dos pacientes poderia torná-lo significativamente mais efetivo, além de diminuir a possibilidade de reações adversas. Propomos nesse projeto o isolamento de células B e anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 a partir do sangue de vacinados e o sequenciamento por metodologias baseadas em transcriptômica e espectrometria de massas. Após a determinação das sequências das regiões variáveis dos domínios leves e pesados, expressaremos o anticorpo completo em células HEK293T. Por fim, avaliaremos a afinidade, sensibilidade de reconhecimento dos anticorpos e fragmentos expressos contra proteínas virais e a efetividade de neutralização do vírus ativo em culturas de linhagens celulares Vero E6.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Kupka da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise global de eficiência, custo e impacto ambiental do armazenamento e uso do hidrogênio sustentável produzido por energia solar em transportes comparado a energia elétrica e biocombustíveis
  • Uma das preocupações no que diz respeito ao meio ambiente concerne a descarbonização dos processos de produção de energia [1]. O hidrogênio é considerado um combustível universal, e sua geração é feita de forma sustentável através do processo de eletrólise, usando-se eletricidade gerada através de energias renováveis para a quebra da molécula de água, produzindo oxigênio e hidrogênio [2, 3]. Deste modo, há um grande interesse no desenvolvimento de tecnologias para geração, armazenamento e transporte de hidrogênio verde, tendo-se em vista seu uso no setor de transporte. Contudo, uma vez que sua produção se dá pelo uso de energia elétrica advinda de fontes renováveis como a solar (enfoque deste trabalho), surge a necessidade em verificar se, havendo uma mesma área com o mesmo potencial de irradiação solar disponível, esta fonte combustível pode ser tão ou mais rentável, eficiente e ambientalmente sustentável do que vetores mais tradicionais de conversão de energia renovável para transporte, como fotovoltaica em carros elétricos e biocombustíveis em carros tradicionais. Tal estudo será feito através do desenvolvimento de modelos numéricos para avaliar parâmetros de custo, eficiência global do vetor de conversão de energia e quantidade de dióxido de carbono liberado para a atmosfera ao longo do processo. Com esta análise, é possível avaliar se o hidrogênio já pode ser considerado um combustível competitivo para o setor de transporte e, caso negativo, auxiliar na estimativa de fatores que possam impulsioná-lo para este viés [4].
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 27/01/2023-31/01/2027
Foto de perfil

Alexandre Luis Braun

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de estratégias de computação de alto desempenho e sua aplicação em problemas de grande porte da mecânica aplicada computacional.
  • Problemas associados com a modelagem computacional na indústria do petróleo e as análises da ação do vento em estruturas, meio-ambientes urbanos e em dispositivos para geração de energia eólica são extremamente desafiadores, requerendo alta capacidade de processamento e conhecimento específico para serem abordados. Neste contexto, as abordagens de Machine e Deep Learning estão começando a desempenhar um papel importante, acelerando o avanço das descobertas científicas em vários campos de pesquisa. Portanto, para atender à solicitação de simulações de grande porte, envolvendo milhões de incógnitas, o desenvolvimento de novos algoritmos com tecnologia capaz de explorar sistemas HPC (High Performance Computing) modernos é de suma importância, especialmente usando arquiteturas próprias para paralelização em placas gráficas. São propostos então neste projeto três temas específicos da Mecânica Aplicada Computacional, onde o uso de técnicas de HPC se faz necessário para o avanço no conhecimento científico: a) ação do vento em estruturas e em meio-ambientes urbanos usando paralelização com placas gráficas em linguagem CUDA/FORTRAN - investigar problemas que não podem ser facilmente abordados em túneis de vento usando modelos numéricos em CFD confiáveis, desenvolvendo novos algoritmos e avançando o conhecimento sobre a ação do vento para obtenção de especificações de norma e projeto nestas situações; b) modelagem teórica e computacional de deformações em bacias sedimentares: investigar bacias sedimentares para a indústria do petróleo, desenvolvendo um modelo numérico termo-poromecânico em elementos finitos para grandes deformações para auxiliar a tomada de decisões durante a fase de exploração de reservatórios. c) Análise de confiabilidade estrutural usando técnicas de high performance computing e machine learning: desenvolver estudos de confiabilidade estrutural com modelamento substituto e paralelização massiva, com otimização mono e multiobjetivo. VER PROJETO EM ANEXO
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Luiz Polizel

Outra

Multidisciplinar
  • fecri - feira de ciência, tecnologia e humanidades do cricaré
  • Esta ação tem por objetivo Estimular o envolvimento de alunos e educadores em projetos conduzidos pela prática do método científico e/ou de engenharia, fortalecendo e aperfeiçoando o processo de aprendizagem investigativa com culminância na prática de popularização da ciência pela realização de feira de ciência e mostra científica que envolvam principalmente escolas do ensino básico de cidades do norte do Espírito Santo. Para tal, será organizada em quatro eixos: i) Formação de professores para o desenvolvimento de investigações e projetos de pesquisa na educação básica; ii) Visita nas escolas com encontros formativos e estimulos para desenvolvimento de projetos em ciência, tecnologia e humanidades; iii) instaurar um espaço de popularização das ciências na Feira de Ciência, Tecnologias e Humanidades do Cricaré (FECRI); iv) implementação de bolsas de Iniciação Cientifica Júnior e acompanhamento dos desenvolvimentos e aprimoramento dos projetos para apresentação em multiplas feiras e espaços de popularização da ciência e difusão cientifica.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Alexandre Medeiros de Figueiredo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo ecológico e análise de desigualdades intramunicipais de morbidade e mortalidade
  • Resumo O dimensionamento das desigualdades regionais e intermunicipais na saúde pode ser realizado a partir dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudos já realizado no país. Entretanto, as análises das desigualdades intramunicipais são escassas, apesar da sua importância. Estudo realizado no município de São Paulo revela que a diferença na idade média de morte dos moradores de diferentes bairros pode chegar a mais de duas décadas de vida. O dimensionamento destas diferenças intramunicipais nos indicadores de saúde é um elemento importante para uma melhor avaliação de políticas públicas e para a identificação do impacto dos determinantes sociais da saúde na gênese de doenças infecciosas e doenças crônicas não transmissíveis. Este estudo tem como objetivo analisar a associação entre a morbidade e mortalidade e características socioeconômicas nos diversos setores censitários do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo ecológico de áreas pequenas que utilizará os setores censitários como unidade de análise. Informações extraídas de bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e dos sistemas de informação do (SUS) serão agregadas em um grande banco de dados anonimizados. Os dados do Censo serão utilizados para a elaboração de um índice de vulnerabilidade social. Os dados de notificações de COVID-19, internações e mortes ocorridas entre os anos de 2010 e 2023 e calculados taxas de incidência, internação e mortalidade por setor censitário, utilizando métodos de suavização baseados na teoria Bayesiana. A partir agregação destes dados, serão desenvolvidos um Índice de Vulnerabilidade Social, atlas com mapas dos setores censitários de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, Infecção por COVID-19 e Internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave e Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária. Por fim, o Indice de Vulnerabilidade criado será validado utilizando dados de morbidade e mortalidade.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Mendes Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • “mudar para não mudar”, reinterpretações acerca das origens da economia política a partir do reformismo ilustrado: disseminação internacional das ideias e usos da linguagem econômica
  • Tendo como referência uma série de preocupações teórico-metodológicas sobre os “usos da linguagem econômica” e o “discurso” da economia política, e combinando aportes interdisciplinares ao campo da história do pensamento econômico (HPE), a pesquisa parte da hipótese geral de que há importantes aspectos da evolução do discurso da economia política que só podem ser compreendidos através de um esforço abrangente de interpretação da natureza de transformações produzidas na governação econômica pelas reformas ilustradas da segunda metade do século XVIII. Isto oferece assim não só a possibilidade de se produzir uma análise original do reformismo ilustrado, como também uma reinterpretação de perspectivas fortemente enfatizadas na literatura da HPE sobre as próprias origens da economia política. Desta forma, o objetivo principal da proposta é analisar e produzir uma explicação acerca de como as reformas ilustradas influenciaram transformações importantes no discurso economia política durante a segunda metade do século XVIII, com particular referência ao mundo Ibérico (e seus impérios coloniais). Esta análise será também desdobrada em uma reflexão acerca dos arranjos de longa duração, que permitem que ordens econômicas, políticas e sociais marcadas por estruturas desiguais sejam estáveis ao longo da história, analisando assim de forma crítica e diacrônica a ideia de “mudar para preservar as tudo como sempre foi”, pedra angular do reformismo ilustrado, e com enorme duração na reprodução de estruturas desiguais na sociedade brasileira ao longo de sua história. Para a execução da proposta foi montada uma equipe internacional interdisciplinar com pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras e que combina HPE, teoria econômica, história intelectual, história política, história conceitual, história cultural e linguística histórica e cognitiva.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 21/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Alexandre Meneghello Fuentefria

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento de uma plataforma de biomateriais poliméricos funcionalizados com antimicrobianos para o tratamento de feridas crônicas.
  • A presente proposta visa atender uma demanda de produtos inovadores para ferimentos crônicos ocasionados em consequência de infecções oportunistas em lesões traumáticas. Atualmente existem alguns biomateriais poliméricos que são empregados como reparadores de feridas ou como enxertos de tecidos moles, infelizmente, a maioria destes biomateriais são importados e sobrecarregam o orçamento no âmbito do SUS. Neste propósito, polímeros sintéticos e naturais tornam-se estratégicas sinérgicas e versáteis, pois no aspecto estrutural, polímeros naturais possuem habilidade no reconhecimento celular, enquanto os polímeros sintéticos possuem uma estrutura química bastante definida são biocompatíveis e antigênicos. Nosso intuito é estabelecer uma plataforma de biomateriais poliméricos processados através de diferentes tecnologias e com amplo espectro antimicrobiano para feridas crônicas em tecidos, principalmente oriundas de infecções oportunistas de difícil tratamento. Com base na capacidade científica e experiência de cada membro da equipe iremos ampliar a maturidade dos protótipos que compõem a plataforma, realizar testes de validação para fornecer informações técnicas suficientes e investigar a aplicação desse processo em produção nacional, desde a disponibilidade da matéria-prima até diferentes etapas necessárias que devem compor o processo de fabricação. Para tal, contaremos com líderes de grupos de pesquisa em áreas como química, engenharia, física e farmácia, num projeto inédito em ciência translacional que irá contribuir para o surgimento de biomateriais poliméricos viáveis economicamente e que irão reduzir o impacto econômico ao sistema único de saúde (SUS) do nosso país.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Meneses Chagas

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino fundamental e médio do estado de sergipe
  • Este projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo de formação continuada de docentes, da rede estadual de Sergipe, do ensino fundamental e médio sobre as competências e habilidades de Letramento Multimidiático e Informacional (MIL) para uso das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula. Com o intuito de promover espaços de aprendizagem em rede, nos quais os professores possam compartilhar suas vivências, produzir conteúdos digitais e aplicar práticas pedagógicas inovadoras com o uso das tecnologias digitais na sala de aula. O Projeto será coordenado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e por professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, linha 1 - Educação e Comunicação. Através do Núcleo de Ciência, Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&IEB), criado a partir do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 05/2014, que vem desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP e a Universidade Tiradentes, um conjunto de ações no campo da Alfabetização Informacional e Literacia Multimidiática com professores em unidades estaduais de educação técnico profissional. O curso de formação continuada será desenvolvido e disponibilizado no Moodle, e os módulos serão desenvolvidos a partir do mapeamento das Competências Digitais dos docentes com o uso da metodologia do DigCompEdu, com uma abordagem quantitativa, ele é um quadro cientificamente fundamentado que descreve, a partir de uma autorreflexão, o que significa ser digitalmente competente como educador. Espera-se contribuir com a percepção dos docentes sobre as suas competências digitais e a possibilidade de uma formação continuada docente que possa fornecer subsídios para outros usos das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula.
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Reily Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • métodos de aprendizado de máquina na busca por novos materiais para aplicação em células fotovoltáicas
  • A descoberta de novos materiais para a utilização em células fotovoltáicas é fundamental para substituir a matriz energética atual por uma que seja baseada em fontes renováveis. A ciência de dados pode ter um papel central neste processo ao combinar diversas metodologias para identificação de novos candidatos por meio da análise de bancos de dados, tanto de materiais como de trabalhos já publicados na literatura. A partir daí é possível realizar simulações mais precisas para estudar diversos aspectos do funcionamento de células fotovoltáicas. Os parâmetros obtidos permitem criar descritores que podem ser utilizados me métodos de machine learning para agora realizar predições de materais ainda não sintetizados e que possam ter propriedades ainda superiores. A presente proposta pretente implementar todo o arcabolço para realizar este processo. Com uma combinaçnao de Big data, métodos de high throughput, machine learning (redes neurais, kernel ridge regression, random forest) e teoria do funcional d adensidade e metologias de transporte eletrônico e térmico, iremos procurar novos materiais para dispostivos fotovoltáicos. Objetivamos assim, ao final do projeto, apresentar candidatos que possam ser sintetizados em laboratório e produzidos em larga escala.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 08/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Rodrigues Silva

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • otimização das condições de cultivo in vitro e in vivo de tecido testicular em modelo ungulado silvestre
  • Atualmente, vivencia-se uma acelerada perda de biodiversidade, em que algumas espécies animais têm atingido níveis críticos, denotando sua iminente extinção, sendo inegável a contribuição das estratégias ex situ para conservação da biodiversidade, tais como a formação dos bancos de recursos genéticos. Neste sentido, a conservação de tecido testicular constitui-se como importante ferramenta que permite armazenamento de fragmentos contendo muitas células germinativas em vários estágios de desenvolvimento, possibilitando salvaguardar o material genético proveniente de animais biologicamente valiosos em qualquer estágio reprodutivo, ou que tenham morrido subitamente. Contudo, para sua utilização, necessita-se o aperfeiçoamento de sistemas de cultivo in vitro e in vivo eficientes, capazes de permitir o desenvolvimento de espermatogônias a espermatozoides, que servirão como base para uso em outras técnicas de reprodução assistida (Quadro 1 anexo). Assim, a presente proposta objetiva definir sistemas de cultivo in vitro e in vivo para o tecido testicular de espécies silvestres, utilizando o cateto pré-púbere, um representante ungulado da fauna da Caatinga, como modelo experimental. A proposta será desenvolvida em 03 fases mediante os seguintes objetivos: (i) Estabelecer as condições de cultivo in vitro por meio da comparação de dois sistemas substrato (organotípico e tridimensional) e presença e ausência do fator de crescimento fibroblástico; (ii) Adaptar as condições de cultivo in vitro aos tecidos testiculares criopreservados; (iii) Estabelecer as condições de cultivo in vivo (xenotransplante) como ferramenta comparativa com o cultivo in vivo e eficiência da técnica. Espera-se, com essa proposta, proporcionar um protocolo adequado que possibilite o uso de tecido gonadal armazenado em biobancos de espécies silvestres, passível de ser extrapolado para espécies de interesse produtivo, e com vias de gerar um bioprocesso que poderá ser registrado como propriedade intelectual.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Schiavetti

Outra

Ciências Ambientais
  • i feira de ciências no quilombo do jatimane: integrando conhecimentos tradicionais e científicos a favor da equidade etnico-racial
  • A presente proposta tem como escopo a realização da Feira de Ciência e Mostras em Nilo Peçanha (BA). A proposta terá como público alvo a participação de estudantes e professores da rede de educação básica de Nilo Peçanha, com ênfase na participação de crianças e adolescentes pretos e pardos. A realização da “I Feira de Ciências no Quilombo do Jatimane: Integrando conhecimentos tradicionais e científicos a favor da equidade etnico-racial” tem como objetivo promover a etnociência como ferramenta para o combate ao racismo através da valorização e resgate dos saberes tradicionais em projetos científicos da rede municipal. Nesta direção, a Feira será uma forma de fortalecer o diálogo e a aproximação entre ciência e comunidades tradicionais. As atividades de formação, capacitação e promoção ocorrerão através de ciclos de capacitação, mentorias, minicursos e palestras, visando garantir uma participação ampla e democrática de escolas, estudantes e professores, e facilitar a execução dos projetos. Simultaneamente, serão realizadas atividades de valorização e representatividade de cientistas mulheres afro-brasileiras antes e durante a realização do evento. Serão selecionados no mínimo 40 projetos para participar da Feira. Finalmente, um caderno contendo os resumos dos projetos científicos apresentados será disponibilizado online para a sociedade em geral e impresso para as escolas municipais. Desta forma, a seguinte proposta busca estabelecer diálogos entre o desenvolvimento e a valorização das comunidades locais, e estimular os participantes para a realização de soluções e propostas embasadas em ciência e tecnologia. Esperamos estimular a elaboração de projetos que proporcionem tanto soluções quanto produtos e discussões acerca de questões etnico-raciais e de gênero, vinculando essas problemáticas com aspectos regionais e globais mais amplos, com destaque da ciência na valorização dos saberes locais para o desenvolvimento humano e sustentável.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Alexandre Schiavetti

Outra

Ciências Ambientais
  • revendo o tráfico de animais silvestres no estado da bahia
  • Tendo em vista que o manejo da fauna passou a ser função dos estados e que os dados existentes sobre espécies oriundas do tráfico são praticamente de apreensão, torna-se muito limitada a possibilidade de soltura dos indivíduos em suas áreas de captura. Técnicas baseadas na análise de isótopos estáveis vêm mostrando potencial para caracterizar os locais de origem, o que contribui para a compreensão dos efeitos locais do tráfico. Assim é proposta a aplicação desta analise, associada à ciência-cidadã, para caracterizar as áreas sob ameaça nos três biomas do estado da Bahia, melhorando a governança local para este conflito. O presente estudo está organizado em três etapas, sendo elas: (I) Caracterização da distribuição de isótopos estáveis (13C, 15N, 18O, 2H e 87Sr) em áreas dos diferentes biomas encontrados no estado da Bahia, realizada através da avaliação destes isótopos estáveis em tecidos de animais silvestres de vida livre (representantes de aves e testudines). (II) Análise dos isótopos estáveis (13C, 15N, 18O, 2H e 87Sr) em tecidos de animais silvestres (representantes de aves e testudines) que se encontram cativos nos CETAS-CETRAS da Bahia para confrontar os resultados com os animais de vida livre. (III) Ampliação da atuação em rede entre os órgãos fiscalizadores responsáveis pelo resgate dos animais silvestres, como as unidades da polícia rodoviária federal na Bahia, corpo de bombeiros e gestores dos CETAS-CETRAS da Bahia, tendo como base a ciência cidadã, utilizando-se da realização de seminários, rodas de conversa e da produção de matérias que poderão ser utilizados por estas instituições. Por fim, espera-se que as metodologias propostas sirvam de base para outros estudos acerca do tráfico de animais silvestres no Brasil e no mundo, pois a defaunação é uma das principais ameaças antrópicas sofridas por populações naturais, e a caça para comercialização é um dos principais hábitos associados a esse contexto.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre ten Caten

Ciências Agrárias

Agronomia
  • projeto sensnexus: sensoriamento hiperespectral para conectar a contaminação de solos costeiros por nano e microplásticos à poluição do mar
  • As Nações Unidas declararam os anos de 2021 a 2030 como a Década do Oceano. A iniciativa busca convergir esforços e ações para viabilizar que países alcancem os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, marcadamente o objetivo 14 - Vida na Água. Os Oceanos são fundamentais para armazenar carbono, fornecer oxigênio, estabilizar o clima e produzir recursos alimentares. Contudo, paradoxalmente à sua importância e nosso conhecimento do papel dos oceanos – nunca os tratamos tão mal. O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar aponta que 80% do lixo no mar tem origem terrestre. Materiais como borrachas, metais, vidros, têxteis, papéis e plásticos entram em nossos oceanos em quantidades, formas, tamanhos e tipos dos mais variados, o que gera um custo econômico estimado, somente do lixo plástico, entre 3.000 e 33.000 dólares por tonelada/ano. Nosso objetivo é o de propor um protocolo de detecção da presença de nano e microplásticos em solos costeiros, via a tecnologia de sensoriamento próximo do solo, para gerar banco de dados da distribuição desses resíduos no mar brasileiro. No litoral de Florianópolis (SC), serão coletadas amostras de solos e sedimentos costeiros. Estes solos serão escaneados por um radiômetro operando no visível e infravermelho próximo, e os dados processados em técnicas de aprendizagem de máquina para produzir um modelo que relacione o sinal coletado pelo sensor com a presença de resíduos plásticos nas amostras. Este projeto SensNexus irá buscar conectar a presença de resíduos particulados de plástico com a poluição do mar através de uma ferramenta eficiente, rápida, barata, digital, reproduzível, de fácil emprego, e com menos etapas de extração para gerar informações sobre os tipos, fontes de origem, quantidades e distribuição de nano e microplásticos em solos costeiros. Nosso impacto neste projeto é o de gerar um indicador uniformizado e sistemático a ser aplicado em todos os solos costeiros do Brasil, e em outros países.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/02/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Alexandre Urban Borbely

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeitos celulares e moleculares de microplásticos na placenta
  • Cerca de 368 milhões de toneladas anuais de plásticos são gerados anualmente e a subsequente degradação desses polímeros em microplásticos (MP) intensifica as preocupações ambientais. Os MP se acumulam no solo, ar e sistemas aquáticos, afetando ecossistemas e sendo detectados em plantas, em animais marinhos e terrestres, além de animais silvestres e os domesticados para consumo humano. Diversos estudos a partir de 2021 vem relatando bioacúmulo de MP em fluidos e tecidos humanos, inclusive nas placentas. Em modelos animais e linhagens celulares, os MP induziram aumento da geração de espécies reativas de oxigênio, inflamação, genotoxicidade e apoptose, mas ainda não foram estudados em células isoladas e tecidos placentários humanos. Desse modo, os eventuais riscos desses MP nas placentas e no desenvolvimento fetal humano são amplamente desconhecidos. Este projeto visa investigar os efeitos moleculares e celulares dos MP na fisiologia placentária, assim como propor possíveis repercussões no desenvolvimento fetal. Utilizaremos explantes de vilosidades coriônicas placentárias e células isoladas de placentas humanas para avaliar a morte e proliferação celular, motilidade, produção de citocinas, balanço redox e metabolômica por GC-MS e por 1H RMN. O docking e dinâmica moleculares serão usados para investigar interações entre os MP e receptores de membrana. As microscopias de força atômica, de varredura confocal a laser e em tempo real serão usadas para explorar a passagem dos MP pela membrana das células e a espectroscopia Raman para a identificação de mudanças na assinatura bioquímica das células. Os nossos resultados preliminares já mostram que MP de poliestireno de 5 um atravessam a barreira hematoplacentária dos explantes placentários, elevando citotoxicidade após 72 h, aumentando o estresse oxidativo e corroborando até o momento com nossa hipótese inicial de que os MP acumulados nas placentas trazem riscos potenciais à gestação e saúde materno-fetal.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Alexandre Urban Borbely

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeitos celulares e moleculares de microplásticos na placenta
  • Cerca de 368 milhões de toneladas anuais de plásticos são gerados anualmente e a subsequente degradação desses polímeros em microplásticos (MP) intensifica as preocupações ambientais. Os MP se acumulam no solo, ar e sistemas aquáticos, afetando ecossistemas e sendo detectados em plantas, em animais marinhos e terrestres, além de animais silvestres e os domesticados para consumo humano. Diversos estudos a partir de 2021 vem relatando bioacúmulo de MP em fluidos e tecidos humanos, inclusive nas placentas. Em modelos animais e linhagens celulares, os MP induziram aumento da geração de espécies reativas de oxigênio, inflamação, genotoxicidade e apoptose, mas ainda não foram estudados em células e tecidos placentários humanos. Desse modo, os eventuais riscos desses MP nas placentas e no desenvolvimento fetal humano são amplamente desconhecidos. Este projeto visa investigar os efeitos moleculares e celulares dos MP na fisiologia placentária, assim como propor possíveis repercussões no desenvolvimento fetal. Utilizaremos explantes de vilosidades coriônicas placentárias e células isoladas de placentas humanas para avaliar a morte e proliferação celular, motilidade, produção de citocinas, balanço redox e metabolômica por GC-MS e por 1H RMN. O docking e dinâmica moleculares serão usados para investigar interações entre os MP e receptores de membrana. As microscopias de força atômica e de varredura confocal a laser serão usadas para explorar a passagem dos MP pela membrana das células e a espectroscopia Raman para a identificação de mudanças na assinatura bioquímica das células. Os nossos resultados preliminares já mostram que MP de poliestireno de 5 um atravessam a barreira hematoplacentária dos explantes placentários, não elevando as taxas de morte, mas aumentando o estresse oxidativo, corroborando com nossa hipótese inicial de que os MP acumulados nas placentas trazem riscos potenciais à gestação e saúde materno-fetal.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexsandra Rodrigues de Mendonca Favacho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • vigilância laboratorial de patógenos emergentes, reemergentes e negligenciados e seus determinantes sociais em populações em condições de saúde vulnerabilizadas
  • Os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) possuem populações vulneráveis, incluindo quilombolas e indígenas, com demandas de saúde relacionadas, entre outras, às doenças infecciosas incluindo arboviroses como dengue e doenças parasitárias como leishmaniose e geohelmintíases. Características multifatoriais e componentes socioambientais importantes devem ser considerados no planejamento de ações de prevenção e controle dessas doenças. Nesse contexto, propõe-se a elaboração de um algoritmo de diagnóstico laboratorial direcionado às importantes doenças infecciosas e parasitárias, e eventualmente entidades virais ainda desconhecidas, em comunidades quilombolas e populações indígenas de MT e MSl. O presente projeto buscará contribuir para o SUS na tomada de decisões em programas destinados às melhorias das condições de saúde e qualidade de vida destes grupos, bem como vigilância, prevenção e controle dessas doenças. Além da contribuição para tecnologia, incorporação e inovação em saúde, essa proposta busca também uma abordagem única de saúde através da inclusão de investigação em animais sinantrópicos e artrópodes vetores simpátricos, bem como análise das condições ambientais e fatores de risco com a finalidade de garantir uma avaliação ecossistêmica. Entre as entregas do projeto, está a base de evidências científicas que capacita o SUS e instituições integradas de saúde a realizar o planejamento e construção de políticas públicas para tais enfermidades, nessas populações, com a possibilidade de ampliação desse modelo, adaptado às demais localidades.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MS - Brasil
  • 09/02/2024-28/02/2027