Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Osmar Tomaz de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • práticas produtivas, construção de identidades, geração de renda e conservação ambiental: estudo de produtos da sociobiodiversidade nos campos de cima da serra (bioma mata atlântica) no município de são francisco de paula (rs)
  • A pesquisa aqui proposta se insere na problemática produção x conservação no âmbito do Bioma Mata Atlântica (BMA), mais precisamente investigando a região dos Campos de Cima da Serra (CCS), no Rio Grande do Sul. Esta zona apresenta diferentes fisionomias vegetais, a saber: Campos de Altitude, Floreta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa. A região tem potencial para o desenvolvimento da cadeia de produtos da sociobiodiversidade, como algumas atividades históricas ali existentes, caso da pecuária tradicional, do queijo artesanal serrano, do pinhão, das frutas nativas, da produção de mel, além de uma diversidade de produtos da agricultura familiar. Podem ser considerados produtos da cadeia da sociobiodiversidade, pois guardam estreita relação com as características geográficas, históricas, sociais e culturais do território. Em contextos como o da região, onde há comprovada ameaça ao Bioma e à biodiversidade, um elemento central consiste em buscar o desenvolvimento de atividades capazes de garantir geração de renda e reprodução socioeconômica de produtores, com o equilíbrio ambiental, ou seja, atividades que contemplem as interfaces entre produção, o modo de vida, a identidade local e a natureza. Por isso, serão realizados estudos para a compreensão das práticas, processos produtivos. fragilidades e possibilidades socioeconômicas e ambientais de produtos da cadeia da sociobiodiversidade regional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Osvaldo Resende

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • tecnologias para utilização do co2 no monitoramento da qualidade de grãos durante o armazenamento
  • Os fatores bióticos e abióticos podem afetar a qualidade dos grãos em decorrência da atividade respiratória que intensifica a deterioração devido a liberação de CO2 que, consequentemente, ocasiona perdas de matéria seca e gera prejuízos. A medição de CO2 como indicador da condição de grãos armazenados vem sendo uma alternativa que possibilita correlacionar a atividade biológica e a concentração do gás com o estado de conservação do produto. O uso de sensores de CO2 tem sido reportado como uma medida eficaz na detecção precoce de sinais de deterioração de grãos. Assim, objetiva-se utilizar tecnologias de monitoramento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) no interior de diferentes tipos de armazenagem de grãos de soja e milho e associar ao manejo da qualidade do produto durante o armazenamento. O trabalho será realizado em 3 estágios: Etapa 1: mensurar as emissões de CO2 (dióxido de carbono) da massa de grãos de soja armazenados em uma Unidade Armazenadora e associar com a qualidade do produto, tendo sensores medidores de dióxido de carbono (CO2) instalados em diferentes pontos nos silos de armazenamento. A etapa 2 consiste em quantificar os níveis de CO2 produzidos por grãos de soja armazenados em temperatura ambiente em silo protótipo, com diferentes teores de água, bem como avaliar a composição proximal e a qualidade do produto no decorrer do armazenamento, além de avaliar a cinética de difusão de CO2 na massa de grãos. E a etapa 3 pretende avaliar a dinâmica de níveis de CO2 na massa de grãos de milho e sua relação com níveis de deterioração ou perdas pós-colheita em função das condições de armazenamento (hermético e não hermético). Ao longo do armazenamento também serão avaliados os níveis de CO2 por meio de sensores e a qualidade dos grãos. Espera-se que seja possível estabelecer uma relação entre a dinâmica de níveis e emissão de CO2 e os níveis de danificação dos grãos, objetivando associar com os focos de deterioração em cada condição de armazenamento.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026