Projetos de Pesquisa

 

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Rousiley Celi Moreira Maia

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • deliberação e educação: promovendo capacidades deliberativas (fase ii)
  • Esta proposta visa desenvolver a Fase II do projeto “Deliberação nas Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas”, realizada em parceria com a Univ. de Berna, Univ. Carolina do Norte e UFPA. A Fase I consistiu em encontros com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Belém, que aprenderam coletivamente princípios, comportamentos e atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas e bem sucedidas. A pesquisa, baseada na teoria de democracia deliberativa, é pioneira no Brasil. Seguiu os protocolos de um quase-experimento, com turmas de tratamento e controle, e utilização de indicadores para medir a eficácia de ensinar e treinar capacidades deliberativas (questionários pré e pós intervenções, técnicas de observação e filmagem, transcrição de grupos de discussão, redações, entrevistas, dentre outros). A Fase II, objeto da atual proposta, visa reforçar o protagonismo dos estudantes. A nossa hipótese é que a auto-expressão dos estudantes para explicar princípios e atitudes deliberativas terá efeito ainda mais positivo no processo de aprendizagem. Esses efeitos serão testados e comparados em grupos de controle e tratamento em encontros presenciais e em interações online em escolas de BH, Belém e Bogotá. Em contraste com os estudos que adotam uma abordagem genérica e relativamente unificada da deliberação, examinamos diferentes habilidades associadas ao processo. Este projeto possui grande relevância porque a deliberação vem sendo reconhecida como um meio altamente eficaz para criar compreensão esclarecida de problemas, entendimento mútuo, tolerância e participação produtiva na resolução de conflitos, do nível local até a política transnacional. O projeto poderá mitigar conflitos no ambiente escolar e no entorno, com efeitos positivos de longo prazo. Oferece material inovador para replicar o projeto e ajudar facilitadores, professores, crianças e adolescentes a desenvolver, desde cedo, suas capacidades deliberativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Aug 15 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
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Roxana Isabel Cardozo Gonzales

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
  • Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Fri Feb 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Rozana Aparecida Lopes Messias

Ciências Humanas

Educação
  • o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
  • No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos “entremeios”, no “terceiro espaço” criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ruann Janser Soares de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
  • O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rubem Luis Sommer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • laboratório multiusuário de nanociência e nanotecnologia - labnano
  • Vide projeto anexo
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023