Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Victor Flores Mendes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • conversores multicelulares de alta banda passante para integração de fontes de geração de energia renovável à rede elétrica
  • O sistema elétrico mundial passa por uma importante mudança de paradigma. Na geração, destaca-se a descentralização e inserção de fontes de energia renováveis, notadamente eólica e solar. O perfil de consumo também se atualiza, com processos industriais mais exigentes e a tendência de aumento das cargas eletrônicas, destacando-se o processo de eletrificação dos transportes. Neste contexto, os desafios no campo da eletrônica de potência são inúmeros. Em particular, o aumento na potência e a exigência de alto desempenho dos equipamentos pressiona o desenvolvimento de conversores de energia, e diversas topologias multiníveis têm sido estudadas como solução para estes desafios. Neste projeto, pretende-se investigar a aplicação de conversores multicelulares de alta banda passante na integração de fontes de energia renováveis à rede elétrica. De maneira geral, as topologias multicelulares são compostas pela associação de módulos de potência com aspectos construtivos similares, o que as concede apelo comercial e grande potencial de desempenho dinâmico. Contudo, o aumento na quantidade de dispositivos de chaveamento introduz complicações relacionadas à confiabilidade, comando e controle. Estes obstáculos e as vantagens potenciais motivam o desenvolvimento deste projeto. Aproveitando-se da estrutura laboratorial e das competências dos grupos de pesquisa que integram esta proposta, sugere-se um estudo de caráter experimental. Será desenvolvida uma célula básica, com tecnologia “Capacitor Flutuante”, que irá compor os conversores de três bancos de ensaios: um sistema de geração eólica com bobinas abertas, um filtro ativo série-paralelo e um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. A construção destes bancos permitirá a avaliação dos diferentes aspectos de projeto, comando, controle e desempenho associados a cada uma das aplicações, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área e futuramente viabilizando o emprego destas e outras tecnologias.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Victor Márcio Laus Reis Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • a midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
  • A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. A automatização da compra de mídia, os gerenciadores de campanhas e as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são exemplos dessas inovações tecnológicas. Esse contexto caracteriza uma ambiência digital que configura e condiciona a percepção, a cognição e, consequentemente, as decisões estratégicas de profissionais envolvidos com as atividades de planejamento, implementação e controle das estratégias comunicacionais das organizações. Assim como transformam o consumo, os suportes digitais configuram dispositivos midiáticos que afetam as lógicas de produção e gestão. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação. Especificamente, como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão. Como este objetivo, o percurso metodológico da pesquisa inclui uma etapa exploratória com o levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites), seguida por entrevistas semi-estruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do Brasil. Os dados obtidos serão submetidos à análise semântica, uma técnica proposta pelo pesquisador dinamarquês Niels Andersen e fundamentada na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Victor Pellegrini Mammana

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • programa workshop aficionados por software e hardware em são bernardo do campo
  • (1) O Projeto WASH é um projeto de educação não-formal concebido e construído coletivamente por vários agentes públicos, entre os anos de 2013 a 2018. (2) A proposta nasce da necessidade de dar respostas aos desafios identificados durante a avaliação dos programas federais "One Laptop per Child (OLPC - UCA)" e "Programa de Inclusão Social (PIDIS)", conduzida pelo proponente entre os anos de 2004 e 2010. (3) A método diferencia-se por estabelecer uma ponte entre o ensino fundamental e centros de excelência (universidades federais, estaduais e centros de pesquisa), por meio de alunos de iniciação científica CNPq do ensino médio e superior. (4) A ideia é atuar em várias dimensões do processo de alfabetização científica e tecnológica, sempre na escola pública, com investimentos fundamentalmente em pessoas e não em equipamentos, por meio de bolsas de iniciação científica. (5) A plausabilidade do projeto é confirmada pelo fato de ter atendido mais de 3000 pessoas, com mais de mil eventos em quase 30 cidades diferentes entre os anos de 2013 e 2022. Os indicadores do projeto são gerados por plataforma digital especificamente desenvolvida para esse fim. (6) O programa teve sua metodologia formalizada por meio da Portaria nº 178/2018/SEI-CTI, que aprova o Documento de Referência, o qual orienta a a adesão ao método. O Documento de Referência dá orientações sobre como reproduzir o WASH com definições, atribuições e características das entidades e com os papéis que precisam ser desempenhados pelos participantes. Desde 2019, o WASH está vinculado ao CEMADEN, unidade de pesquisa do MCTI, situado em São José dos Campos, sendo citado na Portaria nº 144/2019/SEI-CEMADEN. No método WASH são realizadas atividades no formato de oficinas com duração fixa e data definida.
  • Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
  • Wed Jun 01 00:00:00 BRT 2022-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023