Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Felipe Zandonadi Brandão

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • novos enfoques na produção in vivo de embriões na espécie ovina
  • A crescente exigência mundial por produção de alimentos seguros e sustentáveis tem demandado o incremento da eficiência reprodutiva e produtiva dos animais, por esse motivo a biotécnica de múltipla ovulação e transferência de embrião (MOTE) tem alcançado importância a nível internacional. Em publicação recente do grupo, com ênfase na comparação das duas principais técnicas de recuperação embrionária em ovinos, a técnica de coleta não cirúrgica de embriões promoveu menos estresse aos animais quando comparada à técnica cirúrgica, entretanto, ainda causou um nível de dor nos animais após o procedimento. Dessa forma, a inclusão de protocolos de controle de dor durante a coleta não cirúrgica de embriões pode ser uma alternativa para tornar o procedimento mais confortável e com menos efeitos sobre o bem estar animal, portanto será o foco do presente projeto. Além disso, nosso grupo tem sido pioneiro no desenvolvimento de protocolos de superovulação com base em parâmetros fisiológicos, ovarianos e comportamentais em ovelhas. Recentemente, nossas pesquisas indicaram que o uso de implantes intravaginais contendo progesterona natural aumenta a produção de embriões viáveis e altera a expressão do gene TGFβ1. A nossa proposta é consolidada por outros enfoques como o estudo de diferentes doses de FSH sobre a produção de embriões, assim como o uso do efeito macho com o intuito de evitar a regressão prematura de corpo lúteo após o procedimento de superovulação, e assim aumentar a produção de embriões. Pretendemos também estudar uma nova metodologia visando à sincronização da onda de crescimento folicular para evitar a presença de folículos dominantes no início da superovulação. Diante do exposto a presente proposta tem como objetivo geral avaliar novos enfoques na técnica de produção in vivo de embriões, com ênfase no bem-estar animal e no processo de superovulação.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Felisa Cançado Anaya

Ciências Humanas

Sociologia
  • povos da águas e terras crescentes: conflitos com o agronegócio e violações de direitos nas terras da união no medio são francisco-mg.
  • No Brasil, os conflitos e a violência no campo e na cidade estão diretamente vinculados a apropriação privada e ilegal de terras públicas e devolutas, objeto de interesse de grandes empreendimentos de base desenvolvimentista que contam com a anuência e participação do próprio Estado. Na região norte de Minas Gerais as disputas por apropriação e uso dos recursos naturais têm se constituído como centro aglutinador dos interesses de classe e assumido uma estrutura complexificada do agronegócio na bacia média do rio São Francisco desde os anos 1960 e 2000, com a implementação das políticas de modernização do campo e de compensação ambiental. Atualmente, observa-se uma reconfiguração do modus operandi deste segmento e a intensificação dos conflitos socioambientais neste espaço social. Tem como objetivo geral mapear os atuais agentes e fluxos do capital nacional e internacional que se localizam nas Terras da União. E como objetivos específicos: a) caracterizar a recente reconfiguração do perfil do agronegócio na região, suas redes e estratégias utilizadas no campo agrário e ambiental; b) identificar os padrões de violações de direitos contra os groups étnicos; e c) analisar as pressões para mudança na legislação agrária, ambiental e dos direitos coletivos, que avançam contra os territórios de povos e comunidades tradicionais e as áreas protegidas. A realização desta pesquisa se coloca como fundamental para a análise sociológica da espacialização do agronegócio na região e para construir ações de comunicação e proteção dos grupos quilombolas, vazanteiros e de pescadores tradicionais, conhecidos como povos das águas e terras crescentes, e que se encontram vulnerabilizados e em situação de risco nas margens e ilhas do São Francisco. Para tanto realizaremos análise bibliográfica e documental, trabalho de campo etnográfico, oficinas de mapeamento, direitos étnicos e identidade, através da Nova Cartografia Social; e divulgação científica através de um podcast.
  • Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fellipe Coelho Lima

Ciências Humanas

Psicologia
  • significações, cooptação e resistências à uberização: aproximações a partir da américa latina
  • O trabalho em empresas-plataforma ganhou atenção nas duas últimas décadas pela rápida valorização desses negócios e pela precarização laboral que promovem. Algumas de suas características são a falta de acesso aos direitos trabalhista, transferência de custos de operação para os trabalhadores e a gestão despótica do trabalho. A forma como os trabalhadores têm aderido a esse processo é contraditório, ora valorizando a sua flexibilidade, ora criticando as condições de trabalho oferecidas, por exemplo. Os estudos realizados até o momento se concentram majoritariamente nos trabalhadores no norte global, limitando as conclusões sobre essas questões. Dada as particularidades histórico-culturais dos países latino-americano global, como a informalidade estrutural, a baixa qualidade dos empregos, os limitados direitos trabalhistas e o processo de superexploração latente nessas regiões, esperamos que os trabalhadores uberizados na América Latina posicionem-se de maneira particular. Portanto, nos perguntamos como esses trabalhadores conscientizam a sua situação de trabalho? Essa questão é relevante por apontar entraves e potencialidade no enfrentamento desses trabalhadores à precarização do seu trabalho, dado o lugar que ocupam na dinâmica do capitalismo global. Partindo da Psicologia Histórico-Cultural, temos por objetivo analisar como os trabalhadores uberizados latino-americanos significam, se afetam e agem sobre o seu contexto de trabalho. Serão realizadas entrevistas em profundidade com 100 trabalhadores uberizados, entre entregadores de mercadoria e motoristas particulares brasileiros e argentinos, abordando os temas: trajetória laboral; significações relacionadas ao trabalho, dinheiro, organização coletiva e direitos trabalhistas; vulnerabilidade e saúde do trabalhador; e projetos laborais. Serão analisados os Núcleos de Significação das entrevistas, sendo apreendida tendências em comum e específicas aos dois países.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Outra

Divulgação Científica
  • 6ª femic – feira mineira de iniciação científica
  • A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento pedagógico de divulgação e popularização da Ciência que tem por objetivo contribuir para o progresso da pesquisa e da iniciação científica em todos os níveis educacionais e territórios de Minas Gerais. Possui caráter cíclico e anual de planejamento, execução e apresentação de trabalhos investigativos de ensino, pesquisa e extensão, além de um movimento para estimular estudantes para carreiras científicas e tecnológicas. Trata-se de um evento que prima pela inclusão, diversidade e promoção da alfabetização científica de forma contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, pautando-se em mecanismo de empoderamento e transformação social. Para o ano de 2022, a FEMIC acontecerá de modo virtual de 15 a 26 de agosto e receberá, no mínimo, 200 trabalhos científicos de estudantes da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas de diferentes cidades do estado de Minas Gerais, mantendo no mínimo a participação de 10 estados brasileiros e 10% das cidades mineiras. Os trabalhos participantes serão organizados em três modalidades, sendo: i) FEMIC Júnior, destinada à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ii) FEMIC Jovem, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, ao Ensino médio e Técnico; e iii) FEMIC Mais, destinada a universitários, pesquisadores e profissionais diversos, principalmente envolvidos com a docência a pesquisas envolvendo a educação científica. Para além da exposição dos trabalhos de iniciação Científica a FEMIC, assim como nas edições anteriores, será sede de atividades de formação científica e tecnológica para estudantes e professores, tais como: palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, exposições, etc. Estima-se a participação dos diversos segmentos da sociedade num extenso movimento coletivo e estruturados de Educação em Ciências em espaços formais e não-formais.
  • Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ - MG - Brasil
  • Thu Dec 16 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fernanda Araujo Baião

Engenharias

Engenharia de Produção
  • suporte à tomada de decisões em cenários intensivos em conhecimento endereçando as perspectivas comportamental e cognitiva através da economia comportamental
  • Os avanços da Transformação Digital e da Indústria 4.0, aliados ao reconhecimento crescente da criticidade de cenários intensivos em conhecimento, vêm criando desafios de pesquisa para a área de Gerência da Produção das organizações, em particular para a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). Conforme o desempenho das organizações torna-se cada vez mais dependente da Tecnologia da Informação (TI), a tomada de decisões estratégicas torna-se cada vez mais complexa, envolvendo incertezas, contexto em constante mudança, múltiplos objetivos e aspectos cognitivos. Os cenários intensivos em conhecimento se caracterizam por tomadas de decisões complexas e dependentes de conhecimento tácito, são pouco estruturados e requerem flexibilidade e colaboração para sua execução, trazendo como desafios a necessidade de endereçar aspectos cognitivos que permitam compreender o racional da tomada de decisões e com isso agregar valor às organizações envolvidas. Em tais cenários, as tomadas de decisão podem ser negativamente impactadas por vieses cognitivos, que são erros sistemáticos que ocorrem previsivelmente em circunstâncias particulares, como em tomadas de decisão sob incerteza. Neste contexto, é crucial entender precisamente como esses vieses ocorrem e como reduzir suas consequências negativas, e avaliar o impacto no desempenho organizacional. O presente projeto endereça a descoberta, criação e captura de valor agregado nos processos de tomada de decisões estratégicas em cenários intensivos em conhecimento, tratando a perspectiva cognitiva através da aplicação de técnicas da Economia Comportamental. Os objetivos propostos são: a) desenvolver um framework conceitual para captura do valor agregado na Cadeia de Suprimentos em cenários intensivos em conhecimento; b) desenvolver métricas e indicadores de desempenho mais eficazes para tais cenários; e c) desenvolver uma metodologia de redução de vieses cognitivos na tomada de decisões estratégicas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Capibaribe Leite

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • interseccionalidade em cena: demarcadores de gênero, sexualidade, raça e classe entre potências e apagamentos nas imagens e sons
  • Essa pesquisa se dedica a abordar as relações interseccionais a partir de demarcadores anticoloniais e transfeministas, que envolvem sexo-gênero-sexualidade, raça e classe, para analisar contextos sociais a partir de produtos artístico-midiáticos em imagem e sons, o que inclui fotografias, realizações em cinema/audiovisual e produtos sonoros, a partir de expressões e finalidades diversas na interface do campo da comunicação social com o das artes. Nessa relação, aborda a conexão entre performance e performatividades, bem como o sentido de cena expandida, onde marcadores de existência nos corpos sexuados e racializados estão interconectados na relação dos acessos e embargos desiguais previstos aos sujeitos. Como corpus, os produtos midiáticos em imagens e sons são entendidos de forma heurística, como importantes constituidores das nossas sociabilidades, por onde percebemos as fricções e disputas por visibilidade que emergem da diferença. Correspondem, ainda, a dispositivos através dos quais analisamos os indicadores de violências interseccionais e suas formas de enfrentamento. Como metodologia, propõe as escritas de si associadas às narrativas cruzadas entre corpo e imagem/sons. Através dessa abordagem, prevemos analisar uma cartografia das desigualdades, mas não simplesmente como mapeamento e sim no sentido das possibilidades de (re)existências e (re)fabulações, com base na afirmação das potências e mudanças quando tomamos o gênero articulado no viés da interseccionalidade. Par tanto, partimos dos dados de onde emergem as violências e privilégios e analisamos as pedagogias culturais no entendimento das tecnologias de gênero enquanto potências de fricção, desvio da constante e transformação.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Engenharias

Engenharia de Produção
  • protagonismo das cooperativas de crédito para a transição para uma economia circular
  • Muitas iniciativas relacionadas a EC não obtêm sucesso devido à falta de incentivo e infraestrutura necessária para troca de recursos (WINANS; KENDALL; DENG, 2017). Só será possível avançar no caminho da EC quando houver uma gestão da cadeia de suprimentos circular, possibilitando a entrada de novos modelos de negócios circulares, bem como o fechamento, estreitamento e desaceleração dos ciclos. (BOCKEN et al.,2014; BOCKEN et al., 2016). Neste sentido, as responder a questão “Como as cooperativas de crédito podem se tornar protagonistas na transição para a economia circular?” busca-se compreender o papel dos gerentes das cooperativas em identificar potenciais negócios que permitam a transição de um modelo linear para o circular A hipótese que norteia este trabalho é que as crenças, valores, conhecimentos e habilidades dos gerentes das cooperativas de crédito contribuem para o protagonismo no financiamento de negócios circulares. O objetivo da presente pesquisa é compreender as percepções, desafios e ações dos gerentes das cooperativas de crédito na identificação de negócios circulares e os instrumentos capazes de oportunizar a alavancagem dos negócios circulares. Além de correlacionar variáveis, buscando validar um modelo, que associam variáveis e permitam a criação de um framework para emissão de títulos circulares e liberação de recursos para esses empreendimentos. Este trabalho utilizará uma abordagem de pesquisa mista, de natureza exploratória e descritiva, que combinará análises qualitativas e quantitativas. Os resultados esperados para o projeto são adaptar um modelo estrutural que analisa a percepção dos gerentes sobre a economia circular e elaborar um instrumento de emissão de títulos sustentáveis e concessão de crédito para as empresas com modelos de negócio circulares.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Fernanda de Avila Abreu

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • nanoferramentas e processos microbianos inovadores para biorremediação e monitoramento ambiental
  • Esta proposta visa realizar a prospecção de glicosil hidrolases e óxido redutases, biorremediação e análises químicas em relação aos produtos de degradação do petróleo a partir de microrganismos associados a vegetais da restinga e outras áreas costeiras, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: (i) ecotoxicologia, (ii) química do petróleo, (iii) bioquímica e biologia molecular de microrganismos, e (iv) ecologia e recuperação de áreas degradadas. Está sendo proposto o desenvolvimento de um nanosensor para a captura do petróleo em áreas costeiras em que diversas áreas do conhecimento serão abordadas: (i) microbiologia: cultivo da bactéria produtora das nanopartículas; (ii) biotecnologia: execução do cultivo em larga escala da bactéria em um fermentador; (iii) química orgânica: reação de ligação cruzada entre as proteínas de superfície dos magnetossomos (nanopartículas magnéticas de origem biológica - NMOBs), a genipina e as aminas graxas; (iv) química ambiental e analítica: determinação de óleos, hidrocarbonetos de petróleo totais (HCPs) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) por técnicas cromatográficas, verificação da ligação entre NMOBs e aminas por espectroscopia de infravermelho e análise termogravimétrica, análise do índice de refração; (v) microscopia: observação das amostras em microscópio ótico, medição das imagens obtidas; (vi) física e nanotecnologia: caracterização magnética das NMOBs; (vii) educação ambiental: divulgação científica da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, treinamento de técnicos para uso do kit. Finalmente, a proposta também contribuirá para a formação de recursos humanos, gerar conhecimento científico que será publicado em revistas científicas indexadas, e auxiliará a promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, envolvendo escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, dentre outros.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda de Cordoba Lanza

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • como podemos avaliar a endurance de membros superiores em crianças e adolescentes com condição crônica de saúde?
  • Atividades realizadas com os membros superiores fazem parte da vida diária. Entretanto, em certas situações, as condições crônicas de saúde limitam o uso dos braços (1–5). Diferentes estudos demonstram redução na força de membros superiores em doenças pulmonares (2,3)(4)(6) e doenças musculares (7). A endurance de membros superiores é imprescindível para as atividades diárias. Takahashi et al.(9) descreveram o unsupported upper limb exercise test (UULEX) que avalia endurance dos membros superiores com carga incremental e cadenciado externamente. Zhan et al.(10) apresentaram as característica do 6-Minute Pegboard and Ring Test (6PBRT) após descrição por Celli et al. (11), teste auto cadenciado, de carga constante no qual o paciente movimenta argolas com ambas as mãos. Esses testes são válidos para avaliar exercício e endurance de braços (12), associam-se com a atividade de vida diária (13), são responsivos ao programa de treinamento (14), com valores normativos (15,16). Entretanto, não há descrição na literatura sobre a utilização do UULEX e 6-PBRT na população infantil. Assim, entende-se o ineditismo desta proposta. Esse estudo tem como objetivos verificar a viabilidade, reprodutibilidade e validar os testes UULEX e 6-PBRT, bem como identificar valores normativos e as respostas fisiológicas desses testes em crianças e adolescentes. As hipóteses dos investigadores são: ULLEX e 6-PBRT são viáveis e reprodutíveis, válidos, e que se determine as variáveis associadas à sua realização. Estudo de caráter metodológico, transversal, voluntários entre 6 a 18 anos, sem e com condição crônica de saúde (asma, fibrose cística, distrofia muscular). Será estudada a viabilidade do UULEX com possíveis alterações na cadência e carga; análise das respostas fisiológicas do UULEX e 6-PBRT pela consumo de oxigênio, produção de gás carbônico e ventilação minuto comparando com TECP; realizar o teste em indivíduos sem condições de saúde para determinar valores normativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda de Freitas Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • gestão orçamentária em saúde: estratégias para ampliar a eficiência e autonomia dos municípios no uso dos recursos em saúde
  • No campo da saúde pública, a gestão do SUS representa um desafio permanente. Estudos desenvolvidos têm revelado grandes limites técnicos das equipes que assumem a gestão dos municípios, sobretudo, os de pequeno porte populacional. No âmbito do planejamento e da gestão orçamentária em saúde, as dificuldades são ainda maiores. As transferências intergovernamentais representam importante fonte de recursos para o financiamento da atenção em saúde. Contudo, grande parte das equipes possui dificuldades na execução desses recursos, prova disso, são os mais de 11 bilhões não executados nos fundos municipais de saúde. Desse modo, quais são as dificuldades dos gestores municipais de saúde em executar os recursos de transferência? Os pressupostos referem-se às inseguranças relativas a legalidade da execução dos recursos, bem como, a falta de apropriação acerca de como funciona a gestão dos recursos do SUS. Diante disso, o desenvolvimento de oficinas de trabalho cujo propósito seja a construção de ferramentas que apoiem os gestores a gerir melhor os recursos são fundamentais para garantir mais segurança, autonomia e eficiência na aplicação e prestação de contas dos recursos da saúde. Será realizada uma pesquisa ação na região norte do Paraná a qual se estruturará por meio de oficinas de trabalho com as equipes gestoras dos municípios e desenvolvidas por fases: diagnóstica, aprofundada, de ação e de avaliação. Espera-se como produto o desenvolvimento de um material instrucional (no formato de um ebook digital) e o desenvolvimento de um aplicativo que contribua para o controle da gestão orçamentária em saúde.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda de Mello e Souza Valente Gubert

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • modelagem in vitro da esclerose lateral amiotrófica utilizando células de pluripotência induzida pacientes-específica
  • A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa incurável e sem tratamento eficaz que afeta principalmente neurônios motores (NM), levando ao óbito poucos anos após o diagnóstico. Em cerca de 10% dos casos, a doença afeta mais de um membro da família, sendo classificada como familiar. A maioria dos pacientes, entretanto, é acometida pela forma esporádica da ELA. Mutações em diversos genes, como C9ORF72, SOD1 e FUS, já foram associadas à ELA familiar, sendo algumas também descritas na esporádica. A maior parte dos estudos pré-clínicos da doença é realizada em modelos transgênicos, em especial animais com mutações no SOD1. No Brasil, entretanto, a maior parte dos pacientes com ELA familiar apresenta mutações no gene VAPB. Apesar da degeneração dos NM ser o desfecho padrão da doença, diferentes mecanismos parecem estar envolvidos neste processo, dependendo do genótipo do paciente. Assim, modelos representativos da forma mais prevalente da doença na população brasileira são essenciais para a investigação de abordagens terapêuticas que sejam eficazes em nossa população. O advento das células-tronco de pluripotência induzida (iPSC) possibilitou a geração de linhagens celulares paciente-específicas. Neste projeto, utilizaremos NM e astrócitos derivados de iPSC de pacientes brasileiros com ELA e indivíduos controle, previamente geradas pelo nosso grupo. Avaliaremos alterações fenotípicas nessas células, focando no estresse oxidativo e função mitocondrial. Utilizando os astrócitos derivados de iPSC e uma linhagem de células endoteliais humanas, estabeleceremos um modelo in vitro de barreira hematomedular (BHM), para investigar como células gliais com diferentes perfis genéticos podem afetar a integridade dessa estrutura. Por fim, avaliaremos o efeito do meio condicionado dos astrócitos em NM de indivíduos controle, e a composição desse meio por proteômica, buscando identificar fatores liberados pela glia que contribuam para a degeneração neuronal.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda de Morais Ferreira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • intervenção educacional para melhorar o uso da internet relacionado à saúde por adolescentes: ensaio randomizado
  • As grandes mudanças ocorridas ao longo dos anos em decorrência da globalização e da inclusão social, e potencializadas na era pós pandemia, mudaram as perspectivas, os desejos e as necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Atualmente a primeira fonte de busca de qualquer assunto é a internet, mas a quantidade de informação disponível torna a educação e a comunicação em saúde neste canal desafiadoras, principalmente pela dificuldade de se selecionar informações precisas e confiáveis. Em se tratando de adolescentes, isso se torna ainda mais preocupante pois, se não forem adequadamente orientados e estimulados à reflexão, poderão não ter o criticismo necessário para buscar e consumir adequadamente informação de saúde na Internet. Este trabalho objetiva desenvolver, validar e avaliar a eficácia de vídeos educativos para empoderar adolescentes com baixo nível de letramento digital em saúde (LDS) a identificar fake news e a fazer buscas confiáveis de informações de saúde na internet. Diante da atual onda de infodemia e desinformação, que tem gerado danos inestimáveis à saúde, acredita-se que intervenções baseadas em evidências científicas possam melhorar o LDS e, com isso, ajudar adolescentes a lidar melhor com informações relacionadas à saúde na internet. A pandemia do COVID-19 evidenciou o quanto a forma como a população acessa e utiliza as informações de saúde é relevante para os desfechos em saúde individual e coletiva. Sendo a internet a principal fonte de informações, é preciso instrumentalizar os indivíduos para que a utilizem como ferramenta para a promoção de saúde. Para isso, um estudo metodológico de desenvolvimento e validação de vídeos educativos será realizado por uma equipe de especialistas em comunicação em saúde, com participação ativa de adolescentes (Etapa I). Em seguida, a eficácia dos vídeos será testada por meio de um ensaio controlado randomizado (Etapa II) com adolescentes do ensino médio da rede pública da cidade de Belo Horizonte.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Filgueiras Sauerbronn

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • tecnologia e conhecimento contábil para desenvolvimento social sustentável e qualidade de vida: uma
  • A contabilidade é uma tecnologia dotada de linguagem e conhecimentos próprios - que são formulados por certos atores privados e públicos visando a determinadas finalidades -, mas que muitas vezes são de difícil apropriação por outros públicos que não os originalmente pensados. Essa dificuldade de apropriação pode ocorrer, por exemplo, no âmbito das políticas públicas, principalmente em contexto de gestão, governança e controle multinível, em que participam os entes públicos e privados, beneficiários, conselheiros e demais profissionais, todos com perfil, trajetória, finalidades de atuação e demandas de conhecimento distintas. A literatura demonstra que essas instâncias de controle social apresentam fragilidades e limites de atuação, sobretudo em seu aspecto deliberativo de argumentação e contraposição de ideias entre os participantes. Em projeto anterior observou que a tecnologia e os conhecimento contábeis influenciam a prática participativa no controle da política de assistência social, em termos de linguagem, tempo de apropriação e dialogicidade. A superação desses obstáculos implica no desenvolvimento de aprendizado coletivo centrado nas experiências dos participantes. Há potencial para o envolvimento de acadêmicos contábeis no CMAS-Rio visando à aproximação à realidade dos conselheiros e gestores. O objetivo deste projeto é contribuir para construção e apropriação do conhecimento contábil no âmbito Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (CMAS-Rio) ao desenvolver uma proposta de pesquisa-ação participativa com conselheiros e membros do corpo técnico. Acreditamos que essa é uma possibilidade de democratizar saberes acadêmicos em espaços participativos de territórios do município do Rio de Janeiro, bem como uma oportunidade para que a área contábil se reconheça e se transforme como um instrumento prático de fortalecimento do controle social.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Guarino De Felice

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • desenvolvimento de uma terapia inovadora para a doença de alzheimer combinando terapia celular e vesículas extracelulares geneticamente modificadas
  • A doença de Alzheimer (DA) tem um impacto devastador nos pacientes e suas famílias, sendo um grande fardo para a sociedade. O principal fator de risco é o envelhecimento e, com o rápido crescimento da população idosa no Brasil, encontrar um tratamento para a DA é um dos maiores desafios para a saúde. A falta de tratamentos eficazes para a DA e os resultados desanimadores em diversos ensaios clínicos refletem os desafios para o tratamento desta complexa doença cerebral. Uma estratégia proposta para restaurar a função cerebral em doenças neurodegenerativas consiste no direcionamento de células-tronco mesenquimais (CTM) para o sistema nervoso central. Especificamente, o potencial terapêutico das CTMs derivadas do tecido adiposo (AdCTMs) para o tratamento da DA está atualmente sob avaliação em um ensaio clínico. Nós propomos desenvolver uma terapia livre de células para DA através da entrega cerebral de vesículas extracelulares (VEs) isoladas de AdCTMs geneticamente modificadas. A segurança e a eficácia das VEs serão testadas em camundongos transgênicos usados como modelos da DA e em macacos rhesus. A metodologia que utilizaremos permite eliminar respostas indesejadas associadas à terapia com células-tronco, como rejeição, imunossupressão e inflamação. O objetivo final consiste em melhorar os benefícios e a eficácia da terapia celular usando, ao invés das células em si, VEs carregadas com um fator neuroprotetor. Os resultados desta pesquisa poderão abrir novos caminhos para o desenvolvimento de um tratamento mais seguro e eficaz para a DA. Uma das principais vantagens desta abordagem poderá ser traduzida na simplificação da aprovação pela ANVISA de um método que se mostra promissor e seguro em modelos pré-clínicos. Portanto, espera-se que os resultados desta proposta possibilitem o desenvolvimento de uma abordagem terapêutica inovadora para a DA e que possa ser empregada pelo SUS, reduzindo o fardo da demência nos sistemas de saúde e na Sociedade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fernanda Guedes Luiz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação do teste de imuno-histoquímica rápido direto para o diagnóstico da raiva considerando as diferentes linhagens virais circulantes no brasil..
  • A raiva é uma doença viral infecciosa aguda, cujo controle demanda esforços contínuos dos órgãos vinculados à Saúde Coletiva. São notáveis o avanço científico e a inovação tecnológica no diagnóstico laboratorial da raiva para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. Nesse contexto, o teste rápido de imuno-histoquímica direto (dRIT, do inglês direct Rapid Immunohistochemistry Test), foi desenvolvido no “Centers Diseases Control”, Atlanta, Estados Unidos, para a detecção do antígeno viral em “imprints” de amostras de Sistema Nervoso Central (SNC), como alternativa à técnica de imunofluorescência direta (IFD). O dRIT tem baixo custo, por utilizar microscópio óptico, alta sensibilidade e especificidade e tempo reduzido de execução (cerca de uma hora). Mediante estudos prévios desenvolvidos em diferentes países, a WHO e OIE, em 2018 passaram a recomendar o dRIT para o diagnóstico primário da raiva. No Brasil, há unidades federativas que não realizam o diagnóstico da raiva por não possuírem infraestrutura para aplicação da IFD. Diante disso, essa proposta visa a validação do dRIT em amostras de SNC de espécies animais considerando as diferentes linhagens virais circulantes no país e trará como contribuição a implantação desse teste, a fim de ampliar a capilaridade da rede de diagnóstico laboratorial da raiva e melhorar a vigilância da doença. Para tanto, estima-se que entre janeiro/2019 a dezembro/2022, sejam selecionadas 450 amostras de SNC de diferentes espécies animais e isolados do vírus da raiva (RABV) em modelo animal de camundongo. As amostras serão obtidas do Instituto Pasteur e do LACEN–Ceará, Brasil. O delineamento do estudo englobará a execução do dRIT com o anticorpo policlonal produzido no Instituto Pasteur, Brasil e o anticorpo monoclonal 502 e 802 biotinilado (Laboratórios de Referência da OIE), além da IFD, do isolamento viral em camundongos e da RT-PCR com sequenciamento genético.
  • Instituto Pasteur - SP - Brasil
  • Tue May 24 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Keila Marinho da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • ser com ciência: integração universidade-escola para o ensino de ciências
  • O projeto pretende consolidar forma efetiva de colaboração entre a universidade e a escola, particularmente através do ensino de ciências. Por isso, o grupo proponente é multidisciplinar constituído por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, ou seja, com engenheiros que possuem experiência em laboratório dedicado para a construção de recursos destinados ao ensino e com pesquisadores da área de ensino de ciências, com experiência em projetos de cooperação entre universidade e escola. O projeto se baseia em três princípios: 1) orientações didático pedagógicas convergentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as quais citamos: construtivismo, perspectiva curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e o ambiente; 2) desafio em aproximar resultados de pesquisa em ensino de ciências ao ensino de ciências; 3) trabalhos de colaboração interinstitucional. A partir desses princípios, o projeto propõe-se a trabalhar colaborativamente junto à escola e à universidade, produzindo recursos didáticos de acordo com as necessidades específicas das escolas parceiras e dos seus professores. Essa produção será realizada a partir da utilização de tecnologias como impressão 3D (prática já estabelecida e consolidada como preocupação de pesquisa por uma parte da equipe proponente) e de processos formativos organizados em função da colaboração interinstitucional. A estrutura metodológica da pesquisa se fundamentará na realização de momentos colaborativos nos quais serão discutidos os processos formativos, as demandas dos professores da escola por materiais didáticos, a prototipação, desenho, impressão 3D e gerenciamento de projetos que devem culminar na confecção dos materiais didáticos com a participação ativa e colaborativa dos professores da universidade e de professores e alunos das escolas parceiras.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Loureiro de Andrade Orsi

Ciências da Saúde

Medicina
  • contribuição das redes extracelulares de neutrófilos (nets) e da ativação plaquetária para a imunotrombose na covid-19 e efeito inibitório de drogas com potencial anti-inflamatório e antiplaquetário
  • Na COVID-19, a inflamação sistêmica não controlada é o principal mecanismo por trás da síndrome respiratória aguda grave e do estado de hipercoagulabilidade. Este é atribuído ao fenômeno de imunotrombose, cujas principais células participantes são neutrófilos, que liberam redes extracelulares compostas de DNA, enzimas e histonas (NETs) e plaquetas, através da degranulação e agregação. Neste estudo longitudinal será descrita a associação entre a cinética de formação de NETS e de ativação plaquetária durante hospitalização por COVID-19 e a ocorrência de eventos tromboembólicos. Também avaliaremos a capacidade do soro dos pacientes com COVID-19 causar a liberação de NETS e ativação de plaquetas e identificaremos drogas capazes de inibir “in vitro” o processo de imunotrombose. Para tal, acompanharemos prospectivamente 100 pacientes com COVID-19 e dosaremos marcadores de NETs (MPO-DNA e H3 citrulinado), atividade plaquetária (PF4 e RANTES) e citocinas inflamatórias (TNF-α, IL-17a, IL-6, and IL-8) em 4 tempos da hospitalização (admissão, dia +4, +8 e último dia de internação). Avaliaremos a associação da mudança do padrão desses marcadores com os desfechos clínicos. Realizaremos cultura de neutrófilos normais com soro de pacientes e dosaremos a concentração de DNA livre. Realizaremos ensaios de estimulação plaquetária com soros de pacientes e dosaremos o potencial de agregação e degranulação destas. Posteriormente, avaliaremos o potencial inibitório das drogas: vardenafil, aspirina, riociguat, dipiridamole, milrinone, enoxaparina. Os resultados permitirão: 1. Conhecer a cinética do processo de imunotrombose durante a hospitalização por COVID-19, identificar o momento da evolução da doença em que há maior alteração desse fenômeno e associá-lo a ocorrência de desfechos clínicos adversos; 2. Identificar drogas com potencial de inibir a liberação de NETs e a ativação plaquetária “in vitro”, que poderão ser testadas para tratar outras doenças associadas a imunotrombose.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Machado Silva Rodrigues

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias mobile health (mhealth) na assistência em oncologia pediátrica: prototipagem de aplicativo de apoio à prática de enfermeiros na terapia antineoplásica
  • Os antineoplásicos, principal tratamento do câncer infantojuvenil, incluem a quimioterapia, tratamento sistêmico que destrói células de crescimento rápido, e a bioterapia, que utiliza substâncias alvo-específicas que alteram o comportamento celular. São medicações de alto risco e a não observância a princípios teórico-práticos para a sua administração, podem incorrer em riscos para os pacientes e profissionais. Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, no 210/1998, no 257/2001 e no 569/2018) respaldam a administração dessas drogas. Além de administrá-las, enfermeiros devem prevenir e educar pacientes e familiares quanto aos seus efeitos adversos. Entretanto, esses profissionais não recebem treinamento específico para essa atuação em sua formação, tampouco para pacientes pediátricos, cuja terapêutica difere-se quanto às drogas, dosagens e cuidados. No Brasil, a busca por capacitação por iniciativa própria enfrenta dificuldades como o predomínio da literatura na língua inglesa e a grande quantidade e complexidade das informações. Esta proposta guia-se pela questão: O uso de tecnologia mHealth voltada à administração de antineoplásicos é útil na prática de enfermeiros em oncologia pediátrica? O emprego de soluções mobile health (mHealth) tem avançado e permite o uso de tecnologia de informação e comunicação em saúde para beneficiar pacientes e profissionais. Este estudo objetiva desenvolver um protótipo de aplicativo para apoiar o enfermeiro na administração de drogas antineoplásicas a crianças e adolescentes com câncer. Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica, composta por três fases: 1) Estudo pré-desenvolvimento(survey), para o levantamento de necessidades específicas da população-alvo; 2) Desenvolvimento do aplicativo (conteúdo e software), segundo o método de Amostragem de Experiências e Intervenção Programada (ESPIM); 3) Análise de aplicabilidade: avaliação do aplicativo quanto à usabilidade e satisfação do usuário.
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Mar 19 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Ciências Humanas

Educação
  • sociobiodiversidade em comunidades tradicionais da zona da mata e leste de minas gerais: pesquisa e educação intercultural
  • Povos tradicionais possuem modos de vida, integrados à natureza, que compõem a rica sociobiodiversidade. São povos do presente, com complexas organizações sociais, com territórios distribuídos por todo Brasil, áreas importantes de conservação da biodiversidade. No entanto, estes saberes são muitas vezes invisibilizados, em função da hegemonia dos conhecimentos científicos. O diálogo entre esses conhecimentos, pode trazer luz à atual crise civilizacional e socioambiental. Os Encontros de Saberes, disciplinas ministradas por mestras e mestres dos saberes populares em universidades envolvidas nesta proposta, possibilita o diálogo no âmbito acadêmico. Emerge o objetivo da pesquisa colaborativa e intercultural sobre a sociobiodiversidade e as tecnologias sociais em comunidades tradicionais da Zona da Mata e Leste de Minas Gerais, visando produção de conhecimento, produtos tecnológicos comunitários e atender a lacuna de materiais que subsidiem a educação intercultural. O Acervo Biocultural, no Espaço de Ciências Entre Folhas/UFV, será a consolidação da proposta de pesquisa, ao ser pensado como espaço dos povos tradicionais na universidade e de construção de novos saberes a partir do diálogo entre a sabedoria popular e os conhecimentos científicos, reunindo os materiais produzidos a partir desta pesquisa colaborativa. Seu processo de criação será descrito e servirá como base para o desenvolvimento de propostas semelhantes em outras universidades. A relevância da proposta se dá na indissociabilidade pesquisa-ensino-extensão. Como estratégia metodológica serão utilizados diagnósticos participativos, em reuniões do Acervo Biocultural e nas rodas de conversa, e entrevistas com mestras e mestres dos saberes populares. Após sistematização dos dados serão elaborados os materiais didáticos, os produtos comunitários e a produção da instalação artística cultural pedagógica que irão compor o Acervo Biocultural.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Marques da Cunha

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • desvendando aspectos moleculares do impacto de scav-1 sobre o metabolismo lipidico em c. elegans
  • O CD36 é um receptor multifuncional do tipo scavenger expresso em diferentes tipos celulares e capaz de ligar diversos ligantes. Variantes do gene que codifica o CD36 em humanos foram associadas a anormalidades no metabolismo de glicose e lipídios e maior susceptibilidade ao desenvolvimento de síndrome metabólica e doença coronariana induzida por diabetes. Além disso, pacientes deficientes em CD36 apresentam dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão. É bem estabelecido que CD36 tem grande impacto sobre a homeostase lipídica, mas os mecanismos e vias moleculares controlados por CD36 não estão esclarecidos. Neste ponto, o uso de organismos mais simples como o nematoide C. elegans é de grande ajuda para o avanço do conhecimento acerca dos aspectos moleculares da função e regulação de receptores pois além de apresentar grande homologia com organismos mais complexos, é facilmente manipulável geneticamente e permite a visualização de processos em tempo real. O C. elegans possui um ortólogo do CD36 (scav-1) e dados preliminares do grupo indicam que o mutante deficiente para scav-1 possui menor teor de lipídeos e proteínas corporais e reprodução e envelhecimento anormais. Neste projeto, vamos investigar a hipótese de que scav-1 é fundamental para a homeostase lipídica do nematoide, especificamente impactando a absorção, remodelamento e armazenamento intracelular de lipídeos. Desta forma, pretendemos esclarecer os aspectos moleculares do metabolismo de lipídeos impactados por scav-1. Para isso, as consequências da deficiência de scav-1 serão investigadas utilizando técnicas de proteômica, redes de interação funcional e lipidômica. Com base nestes dados, realizaremos intervenções genéticas e não genéticas para reverter alguns fenótipos gerados pela ausência de scav-1, confirmando assim o impacto do receptor na absorção, remodelamento e/ou armazenamento lipidico em C. elegans.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz

Ciências Humanas

Educação
  • educação especial inclusiva frente às transformações do ensino em uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica
  • A Educação Inclusiva propicia a participação e aprendizagem de todos e de cada um. Em 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19, muitas escolas tiveram que implementar alternativas à atuação para garantir a continuidade da escolarização dos estudantes nas mais diversas realidades educacionais e sociais, em uma perspectiva inclusiva. Este projeto de pesquisa, com desenho metodológico qualitativo descritivo, tem como objetivo geral sistematizar os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas diante de eventuais prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras junto às equipes escolares, estudantes e famílias. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participantes da pesquisa, no período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia; b) Conhecer os procedimentos adotados ou planejados para a volta às aulas nas escolas participantes. c) Analisar as dificuldades e as possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes com deficiência durante o ensino remoto e frente ao retorno das aulas presenciais. d) Compartilhar práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no retorno às aulas no período pós-pandêmico. Para realização do estudo serão utilizados questionários, entrevistas e grupos focais com professores, gestores, estudantes PAEE e seus pais e análise de documentos. Diante dos resultados da análise de conteúdo, pretende-se elaborar um site e um e-book com práticas educacionais inclusivas exitosas e divulgar o estudo por meio de publicações científicas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Penido Matozinhos

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • parto e aleitamento materno em filhos de mães infectadas por sars-cov-2
  • Recentemente, descobriu-se o surgimento de um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, e a manifestação da doença denominada como coronavirus disease (COVID-19). Diante do avanço da pandemia do COVID-19 no contexto mundial, tornou-se relevante investigar as consequências da COVID-19 no parto, nascimento e aleitamento materno, a fim de evitar desfechos, como o desmame precoce e as intervenções desnecessárias relacionadas ao parto, em detrimento da assistência humanizada, como forma equivocada de prevenção da COVID-19. Este conhecimento das consequências da COVID-19 pode ser bastante útil para prevenir mudanças desnecessárias e até danosas ao binômio durante a assistência ao parto e nascimento e o aleitamento materno em situações semelhantes. A hipótese deste estudo é de que há repercussões da infecção por SARS-CoV-2 (suspeita ou confirmada) e do contexto da pandemia no trabalho de parto, parto, nascimento e na manutenção do aleitamento materno. No Brasil, têm sido intensos os investimentos, as políticas públicas e a formação de profissionais para mudança do modelo de assistência ao parto e nascimento. O desafio é enfrentar a resistência de modelo intervencionista e tecnocrático, que, diante da epidemia e suas repercussões, encontra justificativas sem evidências científicas para insistir em práticas não recomendadas. Trata-se de estudo epidemiológico, longitudinal, do tipo coorte retrospectiva e prospectiva, de base hospitalar, a ser realizado com puérperas e seus filhos nascidos em três hospitais públicos do Brasil, e uma unidade de saúde de Portugal. Compreenderá mulheres que tiveram seus filhos nos respectivos hospitais nos 3 meses de maior incidência da COVID-19. A infecção por SARS-CoV-2 será verificada por meio do prontuário das puérperas e por meio de contato via telefônico, 6 a 12 meses pós parto e de 12 a 24 meses pós-parto. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o protocolo CAAE 32378920.6.1001.5149.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sun Apr 17 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Spanier Amador

Ciências Humanas

Psicologia
  • narrativas do trabalho docente na pandemia de covid-19 pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação
  • O projeto de pesquisa aborda o trabalho docente a partir da crise sanitária provocada pela Covid-19. Constata-se que professoras e professores se encontram em situação de forte abalo nos modos de organização do trabalho docente, organização essa que é produzida, cotidianamente, quando trabalhadoras e trabalhadores fazem a gestão da distância, sempre presente, entre Trabalho Prescrito e Trabalho Real, ou ainda, dito de outro modo, renormatizando o meio. Atentar para este abalo consiste em uma relevante questão para pesquisa tendo em vista o impacto para a saúde de docentes, bem como para a qualidade do trabalho formativo em escolas e universidades cujas consequências são significativas para essa e as futuras gerações. As mudanças nos modos de organização do trabalho em curso implicarão em efeitos cognitivos e subjetivos sem precedentes, tanto para professoras/es quanto para estudantes. Os referenciais conceitual-metodológicos são oriundos do campo das Clínicas do Trabalho notadamente as abordagens que analisam o trabalho como atividade, a saber, Ergologia e Clínica da Atividade e serão explorados aspectos do pensamento de Donna Haraway. Os objetivos da pesquisa, são: analisar como a produção de um memorial das intensas transformações geradas pela COVID19 pode contribuir para a produção/registro da história do trabalho docente, produzir e compartilhar um memorial do ofício docente em tempos de pandemia como estratégia de cuidado à saúde de professoras e professores, contribuir com conhecimento produzido em co-análise com professoras e professores para a formulação de políticas públicas para a educação a partir da situação pandêmica e desenvolver conceitual e metodologicamente, ferramentas clínicas do trabalho explorando a contribuição do conceito de figuração desenvolvido por Donna Haraway para as análises do trabalho como atividade. A pesquisa segue uma orientação genealógica, cartográfica e dialógica e prevê produção de narrativas e Rodas de Conversa online
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Tarabal Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • fuga de cérebros e a diáspora acadêmica brasileira
  • O Brasil tem sido, nos últimos anos, um país com alto índice de emigração, com números que têm aumentado consideravelmente em função da crise observada nesse período. Pinheiro-Machado (2019), amparada pelos dados da Receita Federal, descreve que o número de emigrantes nesses anos triplicou quando comparado a anos anteriores: em 2011, por exemplo, o número de pessoas que declarava saída definitiva era de cerca de oito mil; já em 2017 e 2018, cerca de vinte e duas mil pessoas por ano. A autora aponta especificamente os intelectuais que têm saído do país por motivos mais recentes ligados a uma estigmatização do conhecimento acadêmico. Assim, a hipótese que orienta nossa pesquisa, baseada em evidências já alertadas na mídia e em entrevistas realizadas com colegas que migraram para o exterior, é de que os últimos cinco anos (2016-2021) têm sido particulares no que tange a condição de trabalho para acadêmicos no Brasil. As causas parecem estar relacionadas tanto à baixa perspectiva de empregabilidade - dado o contexto social e econômico - quanto às condições de reprodução da vida em países centrais. Contudo, esses indícios ainda não são amparados por evidência mais sistemática, que nosso estudo visa prover, tanto realizando um aprofundamento horizontal para que se possa compreender a dimensão dessa migração, como também vertical para investigar as motivações pessoais daqueles que migram. Como estratégia metodológica realizaremos levantamento de dados junto a órgãos públicos e organizações da sociedade civil; entrevistas estruturadas junto às agências de fomento brasileiras e representantes de associações de pesquisadores brasileiros no exterior; e recolhimento de histórias de vida e trajetórias profissionais de pesquisadores brasileiros radicados no exterior. Tais dados serão apresentados por meio de um atlas digital dinâmico (formato Story Maps), contendo dados, gráficos, material audiovisual e textual dos achados da pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Visioli

Ciências da Saúde

Odontologia
  • biofilme nanotecnológico bioadesivo contendo imiquimode para a prevenção da carcinogênese bucal: estudo in vitro, in vivo e ensaio clínico randomizado
  • A leucoplasia bucal é uma lesão potencialmente maligna e está entre as mais prevalentes na população. Seu manejo é um desafio, visto que não há estratégia comprovada que evite sua progressão para câncer. O imiquimode é um fármaco de aplicação tópica cujo mecanismo de ação é ativar a resposta imune contra células alteradas e é utilizado na prevenção de outros tipos de câncer. No entanto, as formulações comerciais contendo imiquimode são contraindicadas para aplicação bucal, pois apresentam baixo tempo de residência na mucosa e causam importantes efeitos adversos. Estudo preliminar realizado pelos pesquisadores desta proposta demonstraram que hidrogéis nanotecnológicos são uma estratégia inovadora para o tratamento de queilite actínica. Contudo, ainda não há uma proposta de forma farmacêutica adesiva para o tratamento de leucoplasia. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um biofilme nanotecnológico inovador como forma de entrega do imiquimode, proporcionando uma liberação lenta e com menor incidência de efeitos adversos. Inicialmente será desenvolvido o biofilme mucoadesivo a partir de nanocápsulas poliméricas a fim de melhorar suas propriedades físico-químicas e sua performance na mucosa bucal. A seguir sua eficácia quimiopreventiva será avaliada em modelo animal de carcinogênese induzida pela aplicação de DMBA 0,5% (7,12 – dimetilbenzantraceno). A validação da eficácia deste biofilme nanotecnológico inovador será realizada em um ensaio clínico controlado, randomizado, triplo-cego multicêntrico no tratamento de pacientes com leucoplasias bucais em 3 diferentes centros. Serão avaliados desfechos de resposta clínica e histopatológica, assim como alterações moleculares de número de cópias gênicas e de atividade proliferativa e diferenciação celular. Os resultados deste projeto permitirão desenvolver uma opção farmacológica inovadora segura e eficaz para o tratamento da leucoplasia que servirá como estratégia para a prevenção do câncer bucal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernanda Vitória Leimann

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • produção de alimentos adicionados de extratos bioativos nanoencapsulados por um processo integrado à extração
  • A aversão pelo consumo de aditivos sintéticos e o interesse dos consumidores por uma alimentação saudável tem impulsionado o desenvolvimento de alimentos contendo aditivos naturais. Contudo, garantir a estabilidade dos compostos naturais em alimentos ainda é um desafio e uma das estratégias utilizadas é a encapsulação com componentes GRAS (Generally Recognized as Safe) e processos amigáveis ao meio ambiente. A canela (Cinnamomum verum), o sumagre (Rhus coriaria) e o coração da bananeira (mangará, Musa cavendischii) são fontes de bioativos com grande potencial de aplicação em alimentos como antioxidantes, antimicrobianos e que ainda apresentam citotoxicidade frente a células tumorais e modulação de enzimas ligadas à Doença de Alzheimer (colinesterases) e à Diabetes Mellitus (alfa-amilases). Recentemente, o grupo de pesquisa da proponente tem aperfeiçoado técnicas de extração e encapsulação simultâneos de compostos bioativos, visando à redução do uso de solventes bem como tempo de processo, o que a credencia para continuar avaliando outros bioativos naturais abundantes no Brasil e de baixo custo. O Grupo também tem patentes depositadas de produtos alimentícios contendo bioativos encapsulados. Assim, pretende-se avaliar o efeito da extração/encapsulação simultâneos dos bioativos da canela, do sumagre e do mangará nas atividades antioxidante, antimicrobiana e na inibição in vitro e in vivo das enzimas colinesterases e alfa-amilases. A viabilidade de aplicação em produtos alimentícios será avaliada em biscoitos, tapioca e sucos integrais em substituição aos aditivos sintéticos. A metodologia inclui análise sensorial e avaliação da composição centesimal, qualidade microbiológica, atividade de água, oxidação lipídica, textura e reologia ao longo da vida de prateleira dos alimentos. O projeto abrange o processo de extração/encapsulação, formulação dos alimentos e patenteamento junto ao INPI, com atenção à formação de recursos humanos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando Angelo Piotto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • genotipagem e fenotipagem de um painel de clones de batata visando melhoramento para cultivo em condições de clima tropical
  • No Brasil, mais de 90% das cultivares de batata cultivadas em solo nacional são provenientes de outros países, possuindo maior adaptação ao cultivo em condições de clima mais frio. Em nosso país, não há motivação do setor privado para estudos e desenvolvimento de novas cultivares de batata que sejam adaptadas às condições de cultivo em clima tropical e sub-tropical. Assim, o objetivo desta proposta é formar o primeiro painel tropical de diversidade de batata, reunindo clones dos programas de melhoramento genético da ESALQ/USP, UFLA e IAC, os quais serão genotipados e fenotipados na unidade de cada colaborador, sendo os dados compartilhados com as 3 instituições. Para tanto, reuniremos ao menos 400 clones elite avançados, os quais passarão primeiramente pelo processo de limpeza clonal, visando garantir a qualidade e sanidade dos tubérculos-semente, sendo posteriormente multiplicados e genotipados na plataforma Excellence in Breeding, utilizando o PotatoDArTagEiB (1.0) - Mid-density genotyping service. A fenotipagem será realizada em Piracicaba-SP, Mococa-SP e Lavras-MG, por meio da qual serão avaliadas diversas características importantes para a cultura. Com base nos dados fenotípicos e genotípicos, será possível realizar o mapeamento associativo para todas as características estudadas, estudar a estrutura populacional, variabilidade genética, heterozigosidade residual, tamanho efetivo, frequências alélicas dos marcadores, entre outros. É importante ressaltar que não há precedente de trabalhos com batata no Brasil, envolvendo uma abordagem atual em pesquisa de alto nível, utilizando ferramentas moleculares e computacionais de ponta e conhecimentos altamente específicos. Por meio desta proposta, pretendemos consolidar uma colaboração interinstitucional em pesquisa, produzindo conhecimentos e publicações científicas de qualidade, além de contribuir com informações relevantes para a cadeia produtiva da batata e para os programas de melhoramento de batata de nosso país.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando Araripe Gonçalves Torres

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • kit de diagnóstico para sars-cov-2 baseado no uso de ribozimas associado a transferência de energia ressonante por fluorescência detectável por smartphone
  • Apesar do rápido desenvolvimento de vacinas contra SARS-Cov-2, o surgimento de novas variantes com maiores taxas de infectividade e transmissibilidade faz com que a testagem em massa seja essencial para monitorar a evolução da pandemia. Atualmente, a detecção de pacientes infectados se faz principalmente por RT-qPCR e métodos sorológicos. O RT-qPCR, um método sensível que é indicado para o diagnóstico na fase inicial da doença, apresenta importantes limitações como, alto custo dos termocicladores e dos kits comerciais que requerem refrigeração devido à termossensibilidade dos reagentes. Embora existam outras técnicas alternativas de diagnóstico do vírus, nenhuma é suficientemente desenvolvida para ser implantada em hospitais nem usada para tomar decisões sobre a pandemia. É premente a necessidade de se desenvolver novos métodos diagnósticos que superem as dificuldades supracitadas ao mesmo tempo que permitam testagem em massa em todas as unidades de saúde, ou seja, seja um teste a ser realizado à beira do leito (point-of-care). A presente proposta tem como objetivo o desenvolvimento de um método de diagnóstico de SARS-CoV-2 que envolverá a detecção de fluorescência por meio de smartphones e que seja rápido, simples, barato e independente do uso de enzimas. O método é baseado em três evidências: 1) ribozimas podem clivar RNA de outros vírus relacionados ao SARS-CoV-2; 2) DNA harpins formam concatâmeros na presença do RNA de SARS-CoV-2 e 3) smartphones podem ser usados para obter imagens de fluorescência. Nossa hipótese prevê que ribozimas clivarão o RNA viral alvo fornecendo um fragmento iniciador que induzirá à hibridação espontânea com DNAs hairpins contendo fluoróforos que, quando concatenados em polímeros, permitirão a detecção RNA viral de forma sensível por transferência de energia ressonante por fluorescência (FRET-HCR) que será detectada por protótipo simples acoplado a um smartphone.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando Atique

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • prestes maia e o estado novo: grafias histórico-espaciais das transformações de são paulo (1937-1945)
  • Ampliar a compreensão da gestão de Francisco Prestes Maia na prefeitura de São Paulo (1938-1945), analisando, para tanto, sua conexão com o Estado Novo implantado por Getúlio Vargas em 1937, e que vigorou até 1945. Para tanto, produzir três categorias de “grafias” históricas: biográfica, sociográficas relacionais e cartográficas. A primeira grafia explica-se pela necessidade de averiguar algo que ainda não está plenamente compreendido pela historiografia: como Vargas se aproximou de Prestes Maia ao longo da década de 1930, a ponto de sondá-lo para ministro de governo do Estado Novo, e, por fim, indicá-lo ao interventor paulista, Adhemar de Barros, para prefeito da capital. A segunda grafia procura registrar as redes que envolveram tal relacionamento entre Vargas e Prestes Maia, e, também, ampliar a compreensão entre Prestes Maia e os proprietários de imóveis que foram atingidos pelo traçado definitivo e implantado do Perímetro de Irradiação e a parte central do Sistema Y, realizados por Prestes Maia durante sua gestão como prefeito, que coincide, quase que integralmente, com o Estado Novo. Isto se dará por meio de sociogramas relacionais graficamente produzidos. A terceira grafia insere-se nos esforços que vimos fazendo de produzir mapas em SIG. Assim, procuraremos cartografar, após levantamento, os edifícios que Prestes Maia projetou ao longo do Perímetro de Irradiação, mostrando os vínculos com proprietários de terra e imóveis servidos pelo sistema de avenidas, e aumentar a possibilidade de compreensão, quadra a quadra, dos trabalhos de desapropriação, planos de alinhamento, demolições e reconstruções, produzindo material cartográfico inédito. Com estas três “grafias”, intenta-se densificar ainda mais as informações contidas no site Pauliceia Esfacelada (www.pauliceia-esfacelada.com), introduzindo, como produto, um atlas histórico-espacial bilíngue da área central de São Paulo durante o Estado Novo. Esta proposta apresenta elementos novos de análise de SP.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando da Rocha Vaz Bandeira de Melo

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • sistemas quânticos efetivos: fundamentos e termodinâmica
  • A teoria quântica nasceu por volta de 1900 e foi prontamente empregada para descrever a escala atômica da matéria. Mais de um século depois, a mecânica quântica é uma das teorias mais testadas da ciência. O controle dos sistemas quânticos atingiu níveis sem precedentes, culminando com o Prêmio Nobel de 2012 "por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais". Nessa perspectiva, era óbvio saber qual era o sistema sendo medido (quântico) e o sistema usado para medição (clássico). Essa perspectiva está mudando. Experimentos de dupla fenda com moléculas complexas, espelhos micrométricos resfriados ao estado quântico fundamental, e computadores quânticos com 1.000 qubits já são uma realidade. A distinção entre o sistema e o aparato de medição é cada vez mais tênue. Neste projeto, exploraremos um formalismo recente que nos permite descrever sistemas quânticos em diferentes níveis de detalhamento, i.e., que nos permite mudar a perspectiva da descrição de um sistema em função do nível de resolução disponível/desejada. Fazendo uso de ferramentas da informação quântica, nosso formalismo consegue lidar com situações onde não somente os graus de liberdade do reservatório devem ser “traçados fora”, mas também permite obter descrições simplificadas de sistemas complexos que não permitem uma descrição completa. Com o formalismo de sistemas quânticos efetivos investigaremos tanto aspectos fundamentais, quanto tópicos mais aplicados. Dentre os temas básicos buscaremos entender como dinâmicas efetivas irreversíveis emergem da dinâmica quântica unitária, e generalizar resultados essenciais da física estatística para situações onde a divisão entre sistema e reservatório não é óbvia. Em uma direção mais aplicada, observaremos como computações quânticas podem ser eficientemente simuladas classicamente quando temos somente uma descrição efetiva do processamento.
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025