Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Telma Maria Gonçalves Menicucci

Ciências Humanas

Ciência Política
  • o que explica as ações governamentais na gestão da pandemia da covid-19 e quais os seus efeitos?
  • O projeto tem como tema a pandemia da Covid-19 e pretende comparar as ações governamentais para o gerenciamento da pandemia em uma amostra de países. O objetivo principal é identificar os fatores que explicam essas escolhas governamentais, bem como seus efeitos epidemiológicos, econômicos e políticos. Embora existam estudos que descrevam essas ações e seus efeitos epidemiológicos, a exploração dos fatores associados às escolhas governamentais de uma perspectiva comparada, são escassos. Neste sentido, o projeto aponta para uma contribuição relevante para o estudo de políticas e ações governamentais em situação de crise e que podem desvelar características da sociedade e do governo, dentro de contextos econômico-sociais e institucionais específicos. Além de permitir a identificação das ações mais efetivas no controle da pandemia. Parte-se da seguinte hipótese: As ações governamentais para o enfrentamento da Covid-19 são afetadas pelas condições socioeconômicas e pelas características dos sistemas de proteção social e do sistema de saúde, mas são fortemente relacionadas a fatores políticos, particularmente o perfil ideológico do chefe do Executivo nacional e da coligação governamental, e ainda pelas atitudes e pelo suporte da sociedade. Como hipótese secundária, considera-se que o percurso da pandemia e seu impacto sobre a sociedade estão relacionados prioritariamente com as ações governamentais, podendo ser constrangidas ou favorecidas por fatores socioeconômicos e institucionais prévios e pelas atitudes da sociedade, os quais têm, portanto, efeitos em duas direções. A partir dessas hipóteses, o modelo analítico articula diversos argumentos, dimensões e variáveis cujos indicadores serão agregados em categorias e ou índices sintéticos para enquadramento dos países. Para formalização da comparação e das relações entre fenômenos, condições e efeitos, pretende-se utilizar o QCA (Qualitative Comparative Analysis).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Teodiano Freire Bastos Filho

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • desenvolvimento de um robô socialmente assistivo dotado de jogos sérios e técnicas de interação baseadas em controle para crianças com transtorno do espectro autista e síndrome de down
  • Este Projeto de Pesquisa propõe o desenvolvimento de um robô socialmente assistivo dotado de jogos de reablitação (jogos sérios) e técnicas de interação baseadas em controle para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down (SD). As contribuições desta pesquisa são referentes ao desenvolvimento de um novo robô socialmente assistivo, autônomo, com capacidade de projeção de jogos sérios, e com características “afetivas”, ou seja, com vozes artificiais, expressões faciais dinâmicas (que mudam sua expressão em função das emoções detectadas nas crianças). O robô possuirá a capacidade de: movimentar-se (de acordo com a implementação de três controladores distintos: controlador de posição e orientação, controlador de formação líder-seguidor, e controlador repetitivo); aproximar-se da criança até uma distância “social” ou até uma distância “íntima” dela (utilizando os princípios da proxêmica); projetar jogos sérios (em parede, chão ou mesa); caminhar lado a lado com a criança (simulando um passeio); e de brincar com a criança (em jogos tradicionalmente utilizados com crianças com deficiência). A hipótese desta pesquisa é se os aspectos inovadores deste novo robô são capazes de melhorar a capacidade de comunicação, desenvolvimento motor e socialização dessas crianças (medidas através das métricas GAS - Goal Attainment Scale, SUS - System Usability Scale, e Lei de Fitts). Este Projeto de Pesquisa apresenta contribuições na área de robótica, jogos sérios, interação criança com deficiência-robô, controle e processamento de imagens RGB e infravermelhas.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Teresa Bernarda Ludermir

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de conhecimento em redes neurais artificiais
  • Técnicas de aprendizado de máquina, tais como redes neurais artificiais (RNA) estão resolvendo uma grande quantidade de tarefas, revolucionando muitos domínios de aplicação. Redes neurais são hoje componentes chaves da solução de muitos processos críticos de decisão ou previsão. Embora o uso de RNAs venha crescendo rapidamente, elas ainda enfrentam dificuldades que limitam seu uso em muitas áreas. As RNAs tendem a se comportar como “caixas-preta” – elas não têm mecanismos que as permitam explicar por quê uma certa saída foi gerada a partir de um dado de entrada. Este projeto se propõem a desenvolver técnicas que expliquem o conhecimento adquirido pelas RNAs.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024